Вы находитесь на странице: 1из 2

A Educao e a Imagem

Atualmente vivemos numa sociedade extremamente imagtica; a todo o momento estamos tendo contato com figuras, fotos e smbolos; em nosso trabalho, na escola, na internet, no lazer e entre outros. Saber interpretar este mundo imagtico nos dias de hoje fundamental, pois, muitos se aproveitam delas para apresentarem e convencerem de suas ideologias. Por isso, a escola deve trabalhar com este tipo de comunicao, pois, os estudantes vivem e respiram este tipo de linguagem. Eles devem saber interpretar e identificar seus diversos elementos, a fim de que compreendam de maneira geral o que tal imagem quer comunicar. Poderamos perguntar a um estudante, qual seria o tempo que ele permanece conectado na internet. E veramos que seria extremamente alta, pois eles acessam sites de relacionamento, e-mails, blogs, sites de vdeo e entre outros afins; usam para o estudo, para se relacionarem, para se divertirem e at alguns usam para o trabalho. E hoje, no necessrio ter um computador para ter acesso internet, basta ter um celular que tenha este recurso. E podemos ver que grande parte da internet alimentada por vdeos, fotos, desenhos, smbolos e outros afins. Os prprios produtores dos sites procuram construir seus espaos virtuais com o mnimo de escrita e mais imagens, pois, atrai o olhar do usurio. Os estudantes desta gerao esto mergulhados neste mundo-imagem e torna-se difcil trabalhar aulas que no favoream este tipo de mundo. Quando a aula se resume a lousa e giz, desconstrumos este mundo-imagem que comum aos alunos, promovendo uma grande indiferena ou desinteresse por parte deles. A questo tambm no resumir as aulas em leituras de imagens em geral, fundamental tambm trabalhar outros meios de comunicao, especialmente a escrita. O fato que por viver uma sociedade-imagem imprescindvel trabalharmos com esta perspectiva porque no basta ver a imagem preciso tambm saber interpret-la. O significado mais profundo da imagem no se encontra necessariamente explcito (KOSSOY, 2001, p.116-118). Desta forma podemos perceber a necessidade dos professores compreenderem o valor da imagem em suas aulas, pois, torna-se fundamental que os docentes exercitem competncias e habilidades que favoream uma boa interpretao para os alunos. Segundo Comenius, educador e pedagogo do sculo XVI, afirmava que um bom aprendizado se fundamenta na utilizao de mais de um dos sentidos, quanto

mais sentidos forem utilizados, melhor ser o aprendizado. Se o professor s ensina por meio da explicao oral, o aluno depender exclusivamente dos ouvidos, mas se o professor trabalhar com imagens, ele proporcionar o uso da viso. Desta forma, a capacidade de percepo dos elementos tratados ser melhor absorvida. Portanto, no podemos mais trabalhar com aulas que se limitam ao sentido da audio, na qual, o professor fala e o aluno escuta, necessrio que trabalhemos com o visual, pois, alm das imagens serem um elemento comum em nossa sociedade fundamental que saibamos interpret-las. Para isso necessrio que tais, sejam trabalhadas nas escolas.

Por Cleber Xavier

Bibliografia SONTAG, Susan. Sobre fotografia. So Paulo: Companhia das Letras, 2004, p. 169170. KOSSOY, Boris. Fotografia e Histria. So Paulo: Ateli Editorial, 2001, p. 116-118.

Вам также может понравиться