Вы находитесь на странице: 1из 6

Walter Torres <> Drums & Percussion www.waltertorres.com.

br

Descobrindo a interao entre tambores, tipos de peles, madeiras, afinao, e o que so harmnicos, timbres e ressonncias.
Para se ter uma boa afinao, no basta apenas pegar a chave ou tensor para afinar uma bateria, necessrio entender as caractersticas de sua bateria, madeiras, harmnicos, timbres, peles e ressonncias. Para isso, aqui vai um breve tutorial para entender melhor toda essa estrutura que faz grande diferena no resultado final de uma microfonao, gravao ou show.

Tipos de Tambores
1. Os intervalos de medida entre os tambores, fazem grandes diferenas na hora de obter uma melhor ressonncia entre eles. (Ex: Tom 8x10 / 10x12 /...). 2. O dimetro dos tambores influnciam muito mais nos harmnicos do que a profundidade. 3. Um pequeno movimento no parafuso e o tipo de aro utilizado difere drasticamente numa afinao. A mudana de som difere mais ainda se a pele que estiver afinando for a de resposta (a pele debaixo ou 2 pele). 4. Existem vriveis diversas que devero ser observadas se for tocar em um local amplo ou um local pequeno. a) A diferena do tamanho do local pode influenciar no tipo de afinao que utiliza, ou seja, a afinao de uma local pequeno poder diferir da afinao em um local grande. b) Os tipos de peles a serem utilizadas devero ser levadas em considerao. Um jogo de peles com muito *sustain poder ser ruim para seu tcnico de som. Ainda mais se o baterista estiver inspirado, o som pode parecer abafado numa sesso de gravao ou num local maior, levando em conta harmnicos prolongados e o conjunto obtido com outros instrumentos. c) A distncia dos microfones das peles dos tambores diferencia no resultado final. Em locais maiores com microfones muito prximos as peles, tipicamente os bateristas usam peles duplas (tipo Pin Stripe), pois o som fica mais abafado e controlado. H de se poupar uma poro de energia, dependendo do tamanho do local, pois a reverberao chega com atraso platia, assim como em lugares maiores requer-se um modo mais simplista ou seletivo das notas e viradas, pois o pblico no ouvir os detalhes. Por exemplo, colocar um microfone perto da borda externa de um tambor, pode captar harmnicos de

alta frequncia, mas situ-lo apenas uma polegada a mais de distancia, estes mesmos harmnicos diminuiriam dramaticamente.
d) Menos caro no significa inferior, em alguns casos, pode acontecer ao contrrio

desde que se obtenha o som desejado. 5. Voc deve esticar as peles (sem nenhum motivo) em todos os tambores. Este assentamento necessrio e muito importante no processo de se obter um som com qualidade e consistncia.

Tipos de Peles
1. Peles porosas so consideradas mais "encorpadas", anulando totalmente o harmnico agudo e deixando-a mais grave. 2. Peles transparentes so consideradas mais brilhantes e trazem mais vida e em grande parte das vezes um som mais ntido. 3. Peles chamadas Ebony (peles escuras), so consideradas o meio termo das duas anteriores. Elas cortam os agudos de alta frequncia, mas mantem o brilho dos harmnicos.

Tipos de Madeiras e Timbres


Existem vrias lendas sobre madeiras como, uma madeira z melhor que uma madeira y, cor e densidade de madeira que influncia nos timbres e etc., mas na verdade, o que influncia no produto final a escolha da melhor pea a ser trabalhada. No existe madeira melhor ou pior, existem madeiras que trabalham em timbres e *sustain diferentes. O que influncia na qualidade do instrumento a porcentagem de umidade que a madeira absorve que deve ser em torno de 12%. Cor e densidade de madeira no influncia diretamente no som (Timbres). A densidade influncia no *sustain. Quanto menor o ndice logartmico da pea ou madeira, maior o *sustain, ou seja, quanto mais fino for espessura da madeira da bateria, mas *sustain ter. Mas isso depender de N variveis como afinao, a escolha da pele e madeira. Todos esses itens devem ser abordados ao escolher uma bateria. Uma mesma madeira pode ter ndices logartmicos diferentes. (Abordarei mais detalhes sobre madeira no Artigo 2). Como exemplo utilizarei a Maple; imaginemos uma bateria com 10 folhas de maple e uma com 20 folhas. Qual ter maior *sustain? qual ter mais volume e graves? A bateria com 10 folhas ter maior *sustain, menos volume e ser mais aguda; A com 20 folhas, ter menos *sustain, mais volume e ser mais grave. Abaixo segue a lista das madeiras mais utilizadas no s em baterias como outros instrumentos diversos, para iniciar a escolha da bateria que mais agrada. 1. Mogno ou Mahogany: uma madeira de densidade mdia um pouco mais leve que a maple, tem timbre mdio-grave. 2. Maple: uma madeira tonal (tone wood) ou acstica, que transmite bem as ondas sonoras e de timbre agudo.

3. Pau Marfim: Similar ao Maple, porm, um pouco mais pesada, os especialistas dizem a Pau Marfim timbra com um pouco mais de brilho que a Maple. 4. Pau Ferro: uma madeira muito dura e pesada. pelo fato dela ser muito densa, ela nos proporciona um maior *sustain, tendendo para timbres agudos. 5. Roxinho ou Purpleheart: uma madeira pesada. Pertence a famlia do Jacarand. Possui o timbre puxado para o agudo. 6. Basswood: uma madeira de baixa densidade, respectivamente leve de baixo custo por ser mais barata no mercado de madeiras, possui uma colorao amareloacinzentado de timbre mdio-grave. 7. Rosewood ou Jacarand: uma madeira de alta densidade, muita diferena de qualidade entre o Rosewood e a nossa Jacarand ou se preferirem a nossa Brazillian Rosewood, possui grande *sustain alm de ser muito resistente e de timbre agudos estalados 8. Imbuia: uma madeira densa, possui um timbre grave profundo e bonito com bom aproveitamento de *sustain. 9. Wenge: uma madeira de origem africana muito dura e resistente de cor castanho escuro. Muito utilizada pelos instrumentos da Alembic e Warwick que por sua resistncia e rigidez tambm muito utilizada na confeco de arcos e flexas. Possui um timbre mais estalado, com brilho mdio-agudo. 10. Ash: a madeira de densidade baixa o que torna o instrumento mais leve, geralmente utilizada para compor o corpo das guitarras e baixos. uma madeira macia de timbres mdios e *sustain superior ao Alder. 11. Alder: Assim como a Ash, uma madeira de baixa densidade, ento seu peso tambm ser moderadamente leve. Ela utilizada em 90% dos baixos e guitarras da Fender USA. Seu timbre mdio e possui um mdio *sustain. 12. Cedro: uma madeira de baixa densidade, muito leve, impermevel, visualmente muito parecida com o mogno. Muito estvel, com timbre mdio-grave e aveludado. 13. Pinho: Madeira de baixa densidade, de resposta rpida, mdio *sustain, timbre agudo, muito utilizada na construo de tampo de violes, cavaco, viola, etc. 14. bano: Madeira de altssima densidade, muito *sustain, alta reflexo do som, muito estvel, timbre agudo, a madeira mais cobiada para escalas de instrumentos devido a sua dureza e alta resistncia a empenamentos. 15. Marup: madeira brasileira de baixa granulao, clara leve e ressonante, baixa densidade, sem veios, timbre mdio-agudo. 16. Poplar(Choupo): madeira do hemisfrio norte, mdia granulao, sem veios, timbre mdio.

17. Agathis: madeira do sudoeste asitico, leve e de timbre mdio, baixa granulao, sem veios. 18. Freij: madeira brasileira de mdia granulao, um pouco mais densa que o cedro, timbre mdio, sem veios.

Cuidados com a Afinao


1. A pele onde voc bate, controla o ataque do som enquanto a pele de resposta (a pele debaixo), produz ressonncia e soma sustain, contribuindo com maior efeito nos harmnicos e destaque no timbre do tambor. Quanto mais esticada for a pele debaixo menor *sustain ela ter e os harmnicos ficaro mais curtos. 2. necessrio tomar cuidado com a afinao, pois o baterista normalmente concentra-se no som produzido de sua batida (pele superior), e quem ouve de fora, por exemplo num salo, ouve de forma diferente e muitas vezes de qualidade inferior. E isso tambm se aplica se for utilizar microfonao. 3. primordial focar numa afinao os harmnicos de alta frequncia, ou seja, os mais agudos. 4. Quanto mais "conforto e maciez", os tambores estiverem como permitem a voc ouvir o ponto de claridade do tambor, isola harmnicos e pontos de ressonncia. 5. Sempre use peles iguais, onde voc bate (batedeira) com as de resposta, assim conseguir produzir o som na sua essncia. 6. Tome cuidado com a qualidade dos parafusos, buchas e canoas, pois mesmo tensionado os parafusos de forma equivalente (chave de afinao com torqumetro), problemas nos cascos por m qualidade, acabam produzindo tenses desiguais no filme da pele ou at deformando o aro desta, fazendo com que o assentamento da pele deforme a mesma, podendo at estragar a pele mesmo antes de afinar. 7. Em geral utilize peles de filme simples na resposta.

Timbres, Harmnicos e Ressonncia


1. Todo tambor tem um timbre fundamental que vria pelas medidas, peso e madeira. Mesmo que consiga afinar corretamente, talvez no consiga produzir o timbre desejado. A afinao e escolha da pele, o ajudar a chegar o mximo do timbre fundamental que ele tem ou que ele (o limite dele), e isso poder no corresponder a suas expectativas. 2. Teste tambores diversos em lojas, estdios e veja DVD's de bandas, pois assim saber definir bem o tipo de timbre que gosta. 3. Harmnicos so as notas musicais propriamente ditas, ou seja, uma nota musical D ressoa numa frequncia x. Cada nota tem sua prpria frequncia. 4. Timbre define-se como caracterstica sonora que nos permite distinguir sons de mesma frequncia produzidos por fontes sonoras diferentes (Ex: Uma nota musical F de um piano diferente de um F de uma flauta). 5. Ressonncia a tendncia de um sistema a oscilar em mxima amplitude em certas frequncias, no sentido chulo, semelhante ao eco. 6. Amortecer os tambores, a melhor forma de isolar harmnicos e pontos de ressonncia (ex: ferragens com suspenso).

Concluso
Assim, conclumos que necessrio conhecer e praticar os diferentes tipos de afinao, escolher os tambores e peles que mais se adequam ao som que deseja obter. Se aprofunde em saber os requisitos tcnicos da bateria do baterista que mais gosta para conseguir iniciar e achar o harmnico que mais o simpatiza. *Sustain - Sustentao da nota, tempo que ela dura.

BIBLIOGRAFIA 1. BARISKA, M. Holz fur musikinstruments. Forschung und Technik, no 127, pg. 49. Jun. 1976. 2. BERANEC L.L. Acoustics. Mcgraw - Hill Book Company, New York, 1954. 3. BRASIL. Departamento Nacional de Produo Mineral - Projeto RADAM BRASIL, Folha SC. 2v. Porto Velho. Rio de Janeiro. 1978. 4. BROWN, M.P., PANSHIN , A. J. e Forsaith C.C., Textbook of wood technology Mcgraw. Hill. Ed. New York. 1952. 5. CAILLIEZ, F., PAGES J.P. Introduction a l'analyse des donnes. SMASH. Paris Frana. 1976. 6. CORRA, M. P. Dicionrio das plantas teis do Brasil. M.A. Rio de J aneiro. 1931. 7. C.S.I.R.O. Division of Forest Products. Properties of timbers imported into Australia Paper no 12 - Melbourne, Australia. 1961. 8. _____ The mechanical properties of 174 Australian timbers. Paper no 25. Melbourne, Australia. 1963. 9. FOREST PRODUCTS RESEARCH LABO RATORY, Timbers used in the musical instruments industry. Princes Risborough. Aylesbury, Bucks. 1956. 10. HUTCHINS, C.M. The physics of violin. Scientific American, novembro, 1962. 11. IBDF, Madeiras da Amaznia: caractersticas e utilizao Floresta Nacional do Tapajs - Vol. I. CNPq. Braslia. 1982. 12. IBDF. Espcies Florestais da Amaznia - Caractersticas, propriedades e dados de engenharia da madeira. PRODEPEF-Srie Tcnica no 6 Braslia. 1976. 13. I BDF. Caractersticas e utilizaro das madeiras do Tucuru. LPF. Braslia. 1980. 14. IPT - Tabelas de Resultados obtidos para madeiras nacionais Boletim no 31 - So Paulo, 1956.

15. KOLLMAN, F.F.P. e Cte Jr., W.A. Principles of wood science and technology. Springer - Verlag. Berlim Heidelberg Germany, 1968. 16. LANARO, L. La liuteria clssica e it liutaio moderno. G. Zanibon Pdova Itlia 1974. 17. REVISTA VISO no 21, Editora Viso, So Paulo. pg. 45 1982. 18. RICHARDSON, B.A. Wood in construction. The construction Press Ltd. Lancaster, 1976. 19. U.S. FOREST PRODUCTS LABORATORY. Wood handbook: Wood as an engineering material. USDA Agr. Handb. 72. 1974. 20. U.S. FOREST PRODUCTS LABORATORY. Tropical timbers of the world USDA. Madison, Wisconsin. 1979. 21. http://pt.scribd.com/doc/39257383/Madeiras-musicais 22. http://economusic.blogspot.com/2010/07/as-lendas-da-madeira.html 23.http://celuthier.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=14&Item id=17 24. Txai Drums Brasil

Вам также может понравиться