Вы находитесь на странице: 1из 10

Desenvolvimento Epidemiologia

Na primeira metade da decada de 80, a epidemia HIV/aids manteve-se basicamente restrita as regies metropolitanas do Sudeste e Sul do pais, tendo como principais vias de transmissao a sexual (entre homens que fazem sexo com homens) e a sanguinea (por transfuso de sangue e hemoderivados e uso de drogas injetaveis). Nesse periodo, a velocidade de seu crescimento de incidencia e taxas de mortalidade eram elevadas, a estrutura assistencial encontrava-se em fase de implementacao e foram priorizadas medidas dirigidas a melhoria da qualidade e controle do sangue e seus derivados. Nos ultimos anos da decada de 80 e inicio dos anos 90, a epidemia assume outro perfil. A transmissao heterossexual passou a ser a principal via de transmissao do HIV, a qual vem apresentando maior tendencia de crescimento em anos recentes, acompanhada de expressiva participacao das mulheres na dinamica da epidemia e de um importante percentual de casos por transmissao materno-infantil. Observa-se, ainda, nos ultimos anos, um desigual processo de interiorizacao, com maiores ritmos de crescimento nos municipios pequenos (menos de 50 mil habitantes).

A partir de 1996, com a distribuicao universal e gratuita de anti-retrovirais, vem-se registrando reducao na velocidade de crescimento da incidencia e taxas de mortalidade da doenca. E importante ressaltar que a epidemia de aids no Brasil e, de fato, o somatorio de subepidemias microrregionais, em interacao permanente, devido aos diferentes momentos de introducao do HIV no territorio nacional, as diferentes condicoes de vida das populacoes atingidas, as distintas composicoes das populacoes regionais, aos padroes de mobilidade da populacao e a diversidade de arranjos e padroes de comportamento sexual. Desde o incio da epidemia at junho de 2011 o Brasil tem 608.230 casos registrados de AIDS. Em 2010, foram notificados 34.218 casos da doena e a taxa de incidncia de AIDS no Brasil foi de 17,9 casos por 100 mil habitantes. Atualmente, ainda h mais casos da doena entre os homens do que entre as mulheres, mas essa diferena vem diminuindo ao longo dos anos. A incidncia de AIDS no Brasil est diminuindo entre homens que fazem sexo com homens (HSH), exceto entre 13 e 19 anos e a feminizao mais intensa entre adolescentes. A faixa etria em que a AIDS mais incidente, em ambos os sexos, a de 25 a 49 anos de idade. De acordo com a pesquisa realizada por Toquete e colaboradores, foram analisados 656 casos, com incidncia crescente at 1998 e verificou-se que, desde 1996, ocorrem mais casos no sexo feminino do que no masculino. A categoria de exposio homo/bissexual predominante nos rapazes (50,8%) e a heterossexual nas moas (88,9%).

O que AIDS?
A Aids, ou Sndrome da Imunodeficincia adquirida, uma doena emergente, que representa um dos maiores problemas de sade da atualidade em virtude de seu carter pandmico e gravidade.

Ela se manifesta em pessoas que adquiriram o vrus HIV (Vrus da Imunodeficincia Humana). Este vrus causa uma grande disfuno do sistema imunolgico , devido destruio dos glbulos brancos, linfcitos TCD4+,

uma das principais clulas-alvo do vrus. A contagem de linfcitos T CD4+ importante marcador dessa imunodeficincia, sendo utilizada tanto na avaliao do tratamento e prognstico quanto em uma das definies de caso de aids, com fim epidemiolgico. A histria natural da aids vem sendo alterada, consideravelmente, pela terapia anti-retroviral (ARV) que retarda a evoluo da infeco, at o seu estdio final, em que surgem as manifestaes definidoras de aids. Juntamente com as campanhas de preveno, os ARV parecem estar contribuindo para a estabilizao do crescimento da epidemia de aids no Brasil. A transmisso vertical, uma das prioridades do Programa Nacional de DST e Aids (PN-DST/Aids), tambm vem sendo reduzida com a instituio do tratamento/quimioprofilaxia da gestante/parturiente e criana exposta, que alm da quimioprofilaxia com o AZT ser alimentada desde o nascimento com frmula infantil O enfraquecimento das defesas do organismo contribui para que a pessoa infectada pelo vrus HIV adquira fique mais vulnervel e assim adquire mais facilmente uma srie de doenas, que so chamadas de doenas oportunistas. Elas podem aparecer diversas vezes e at mesmo simultaneamente. Diferente do que muitos pensam, no a AIDS que provoca a morte do indivduo e sim as doenas oportunistas. J que o organismo no est forte suficiente para se defender sozinho, as infeces trazem srios riscos sade do portador de AIDS. importante destacar que ter o vrus HIV no significa que a pessoa tenha AIDS. A presena do vrus HIV indica que, no sangue, foram detectados anticorpos contra o vrus. Em todo o mundo, h milhares de pessoas soropositivas que vivem durante anos sem desenvolver a doena. Porm, mesmo sem manifestar a doena, elas podem transmitir o vrus para outras pessoas.

Fisiopatologia
Os infectados pelo HIV evoluem para grave disfuno do sistema imunolgico, medida que vo sendo destrudos os linfcitos T CD4+, uma das principais clulas-alvo do vrus. A contagem de linfcitos T CD4+ importante marcador dessa imunodeficincia, sendo utilizada tanto na avaliao do tratamento e prognstico quanto em uma das definies de caso de aids, com fim epidemiolgico. Agentes etiolgicos HIV-1 e HIV-2, retrovrus com genoma RNA, da famlia Lentiviridae. Pertencem ao grupo dos retrovrus citopticos e no-oncognicos, necessitando, para multiplicar-se, de uma enzima denominada transcriptase reversa, responsvel pela transcrio do RNA viral para uma cpia DNA, que pode ento integrar-se ao genoma do hospedeiro. Bastante hbeis no meio externo, estes vrus so inativados por uma variedade de agentes fsicos (calor) e qumicos (hipoclorito de sdio, glutaraldedo). Em condies experimentais controladas, as partculas virais intracelulares parecem sobreviver no meio externo por at no mximo um dia, enquanto que partculas virais livres podem sobreviver por 15 dias em temperatura ambiente, ou at 11 dias a 37C.

Etiologia

Os agentes etiolgicos da Aids so os vrus HIV-1 e HIV-2, retrovrus com genoma RNA, da famlia Lentiviridae. Pertencem ao grupo dos retrovrus citopticos e no-oncognicos, necessitando, para multiplicar-se, de uma enzima denominada transcriptase reversa, responsvel pela transcrio do RNA viral para uma cpia DNA, que pode ento integrar-se ao genoma do hospedeiro. Bastante hbeis no meio externo, estes vrus so inativados por uma variedade de agentes fsicos (calor) e qumicos (hipoclorito de sdio, glutaraldedo).

Sinais e sintomas
O tempo entre a exposicao ao HIV e o aparecimento dos sintomas na fase aguda de cinco a 30 dias. O periodo de latencia clinica, aps a infeco aguda e ate o desenvolvimento da imunodefi ciencia longo. Independente da fase, os sinais bsicos da infeco por HIV so perda de peso rpido, febre recorrente ou suores noturnos profundos, aumento de linfonodos e manchas brancas ou incomuns na boca e pneumonia. Infeco aguda esta fase da doena tambm chamada de sndrome da infeco retroviral aguda ou infeco primria, manifestando-se clinicamente em cerca de 50% a 90% dos pacientes. Caracteriza-se tanto por viremia elevada quanto por resposta imune intensa e rpida queda na contagem de linfcitos T CD4+ de carter transitrio. Os sintomas aparecem durante o pico da viremia e da atividade imunolgica. As manifestaes clnicas podem variar desde um quadro gripal at uma sndrome similar mononucleose. Os pacientes podem apresentar sintomas de infeco viral como febre, adenopatia, faringite, mialgia, artralgia, rash cutneo maculopapular eritematoso; ulceraes mucocutneas, envolvendo mucosa oral, esfago e genitlia; hiporexia, adinamia, cefalia, fotofobia, hepatoesplenomegalia, perda de peso, nuseas e vmitos. Alguns podem ainda apresentar candidase oral, neuropatia perifrica, meningoencefalite assptica e sndrome de Guillain-Barr ( doena desmielinizante caracterizada por uma inflamao aguda com perda da mielina). Os sintomas duram, em mdia, 14 dias, sendo o quadro clnico autolimitado. Aps a resoluo da fase aguda ocorre a estabilizao da viremia em nveis variveis (set points), definidos pela velocidade da replicao e clareamento viral. O set point fator prognstico de evoluo da doena. A queda progressiva da contagem de linfcitos T CD4+ est diretamente relacionada velocidade da replicao viral e progresso para a aids. Fase assintomtica a infeco precoce pelo HIV, tambm conhecida como fase assintomtica, pode durar de alguns meses a alguns anos e seus sintomas clnicos so mnimos ou inexistentes. Os exames sorolgicos para o HIV so reagentes e a contagem de linfcitos T CD4+ pode estar estvel ou em declnio. Alguns pacientes podem apresentar linfoadenopatia generalizada persistente, flutuante e indolor. Fase sintomtica inicial nessa fase, o portador da infeco pelo HIV pode apresentar sinais e sintomas inespecficos de intensidade varivel, alem de processos oportunsticos de menor gravidade, que por definio no so definidores de aids, conhecidos como ARC (Complexo Relacionado a Aids). So indicativos de ARC: candidase oral; testes de hipersensibilidade tardia negativos e a presena de mais de um dos seguintes sinais e sintomas, com durao superior a 1 ms, sem causa identificada: linfadenopatia generalizada, diarreia, febre, astenia sudorese noturna e perda de peso superior a 10%. Ha uma elevao da carga viral e a contagem de linfcitos T CD4+ j se encontra abaixo de 500 cel/mm3.

Alteraes neurolgicas induzidas pelo HIV alem da ao primria sobre linfcitos e macrfagos, o HIV apresenta um neurotropismo bastante acentuado, levando, frequentemente, ao aparecimento de sndromes neurolgicas especficas, particularmente nas fases mais avanadas da infeco. As manifestaes neurolgicas mais frequentes so as neuropatias perifricas, a mielopatia vacuolar e um quadro de atrofi a cerebral e demncia progressiva, todas relacionadas com a ao do HIV e do prprio sistema imune no tecido nervoso central e perifrico. A medida que a infeco se agrava, a carga viral se eleva e a contagem de linfcitos T CD4+ diminui de forma significativa, podendo, no estagio mais avanado, chegar a valores abaixo de 50 cels/mm3. Aids/doenas oportunstas

Uma vez agravada a imunodepresso, o portador da infeco pelo HIV apresenta infeces oportunsticas (IO) causadas por microrganismos no considerados usualmente patognicos, ou seja, incapazes de desencadear a doena em pessoas com sistema imune normal. As doenas oportunsticas associadas aids so vrias, podendo ser causadas por vrus, bactrias, fungos, protozorios e certas neoplasias: vrus citomegalovirose, herpes simples, leucoencefalopatia multifocal progressiva; bactrias micobacterioses (tuberculose e complexo Mycobacterium avium-intracellulare), pneumonias (S. pneumoniae), salmonelose; fungos pneumocistose, candidase, criptococose, histoplasmose; protozorios toxoplasmose, criptosporidiose, isosporiose. Os tumores mais freqentemente associados so sarcoma de Kaposi, linfomas noHodgkin, neoplasias intra-epiteliais anal e cervical. importante assinalar que o cncer de colo do tero compe o elenco de doenas indicativas de aids em mulher.

Transmisso
O HIV pode ser transmitido pelo sangue (via parenteral e vertical), esperma, secreo vaginal (via sexual) e leite materno (via vertical).O indivduo infectado pode transmitir o HIV durante todas as fases da infeco, risco esse proporcional magnitude da viremia, principalmente na infeco aguda e doena avanada. Alm dos estdios clnicos acima mencionados, os processos infecciosos e inflamatrios favorecem a transmisso do HIV. Cite-se, em primeiro lugar, a presena das doenas sexualmente transmissveis DST. As que cursam com lcera como a sfilis, o herpes genital e o cancro mole esto associadas com o aumento no risco de infeco pelo HIV cerca de 8 a 18 vezes mais. As DST no ulcerativas, tais como gonorria, infeco por clamdia e tricomonase, bem como outras infeces freqentes do trato genital inferior, como, por exemplo, a vaginose bacteriana e candidase, e processos inflamatrios, como vaginites qumicas causadas por espermicidas e outras substncias, tambm aumentam o risco de adquirir e/ou transmitir o HIV. As cervicites, alm do processo inflamatrio adjacente, cursam quase que invariavelmente com a presena de ectopias, o que lhes confere soluo de continuidade entre o ambiente vaginal e a circulao sangnea, favorecendo a aquisio e/ou transmisso do HIV. Igualmente, as verrugas genitais causam friabilidade da mucosa ou pele infectada, levando formao de microfissuras e, portanto, a maior risco de aquisio

e/ou transmisso do HIV. Durante a gestao h maior concentrao do HIV no fluido crvico-vaginal, o que potencialmente aumenta o risco de transmisso sexual desse vrus. Outros fatores de risco associados aos mecanismos de transmisso do HIV so: Tipo de prtica sexual relaes sexuais desprotegidas, durante o perodo menstrual ou que ocasionam sangramento, e sexo anal desprotegido (receptivo e/ou insertivo) Utilizao de sangue ou seus derivados, no testados ou tratados inadequadamente; e recepo de rgos ou smen de doadores no triados e testados essas prticas, em descumprimento s normas de triagem, acondicionamento e controle de qualidade, esto hoje praticamente banidas no Brasil. Reutilizao de seringas e agulhas o compartilhamento de agulhas e seringas entre os usurios de drogas injetveis aumenta muito a transmisso do HIV. Comentar sobre a poltica de reduo de danos Transmisso ocasionada por acidente com material biolgico, sem a utilizao de equipamentos de proteo individual (EPI) durante a manipulao com instrumentos perfurocortantes contaminados com sangue e secrees de pacientes portadores do HIV, por profissionais da rea da sade. Estima-se que o risco mdio de contrair o HIV aps uma exposio percutnea ao sangue contaminado seja de aproximadamente 0,3%. Nos casos de exposio de mucosas, de aproximadamente 0,1%. Os fatores de risco identificados como favorecedores desse tipo de contaminao so profundidade e extenso do ferimento, presena de sangue visvel no instrumento que produziu o ferimento, procedimento que envolve agulha instalada diretamente na veia ou artria de indivduo infectado e, finalmente, o paciente, fonte da infeco, apresentar evidncias de imunodeficincia avanada (sinais clnicos da doena, carga viral elevada, CD4 baixo). Transmisso vertical Vertical o concepto filho de mulher portadora do HIV pode adquirir esse vrus durante a gestao, trabalho de parto e parto, pelo contato com o sangue e/ou a secrecao vaginal, e pelo leite materno (pos-parto). Varios estudos tem evidenciado que a maioria dos casos de transmissao materno-infantil (vertical) do HIV (cerca de 65%) ocorre durante o trabalho de parto e no parto propriamente dito, e que os 35% restantes ocorrem intra-utero, principalmente nas ultimas semanas de gestacao. O aleitamento materno representa risco adicional de transmissao, que se renova a cada exposicao (mamada), de 7% a 22%.[

Diagnsticos
Diagnstico ps-exposio: A doena pode ou no ter expresso clinica logo aps a infeco, sendo importante que o profissional saiba conduzir a investigao laboratorial aps a suspeita de risco de infeco pelo HIV. Assim, deve-se atentar para o fato de que, com os testes atualmente disponveis, o tempo necessrio para que a sorologia anti-HIV se torne positiva e de 6 a 12 semanas aps a aquisio do vrus, com perodo mdio de aproximadamente 2 meses.

Esse tempo, compreendido entre a aquisio da infeco e a deteco da soroconverso, chamado de janela imunolgica ou biolgica. Os testes utilizados apresentam, geralmente, niveis de ate 95% de soroconverso nos primeiros 6 meses aps a transmisso. Soroconverso e a positivao da sorologia para o HIV. Acontece quando o sistema imunolgico produz anticorpos em quantidades detectadas pelos testes sorolgicos. A fim de maximizar o grau de confiabilidade na emisso dos laudos e minimizar a ocorrncia dos resultados falso-negativos ou falso-positivos, o Ministrio da Sade estabelece a obrigatoriedade de um conjunto de procedimentos sequenciados (Portaria no 59/GM, de 28/1/03, Ministerio da Saude).

Guia de Vigilncia Epidemiolgica, Ministrio da Sade, 2006

Notificao
Notifica-se como caso confirmado de aids aquele que atende aos criterios definidos Pelo Ministrio da sade. A notificao feita pelo preenchimento e envio da Ficha de Investigacao Epidemiologica de Caso de Aids, adulto ou crianca, disponivel no Sinan, que deve ser preenchida pelo medico ou outro profissional de saude capacitado para tal, no exercicio de sua funcao. A Portaria n 2.325/GM, de 8 de dezembro de 2003, regulamenta a notifi cacao de doencas compulsorias em todo o pais, inclusive da AIDS

Tratamentos- adeso ao tratamento


A abordagem clinico-teraputica do HIV tem se tornado cada vez mais complexa, em

virtude da velocidade do conhecimento acerca deste agente. O tratamento objetiva prolongar a sobrevida e melhorar a qualidade de vida, pela reduo da carga viral e reconstituio do sistema imunolgico, e garantido pelo Sistema Unico de Saude, por meio de ampla rede de servios. Para oferecer e garantir o alcance desses objetivos, o Ministerio da Saude, por meio do Programa Nacional de DST e Aids, instituiu o Comite Assessor para Terapia Anti-retroviral em Adultos e Adolescentes Infectados pelo HIV, o Comite Assessor para Terapia Antiretroviral em Crianas Infectadas pelo HIV e o Comite Assessor para Recomendacoes da Profi laxia da Transmissao Vertical do HIV e Terapia Anti-retroviral em Gestantes, que se reune periodicamente para definir as diretrizes do tratamento para HIV/aids, disponibilizadas no site www.aids.gov.br.

Preveno
Preveno da transmisso sexual: o uso do preservativo masculino e feminino nas relaes sexuais. Seu uso recomendado em todas as relaes sexuais e deve constituir o principal insumo nas aes de ateno bsica, nas clnicas de DST, nas aes das organizaes da sociedade civil, nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) e nos servios que atendem pacientes HIV/aids. Preveno da transmisso sangunea: Injees e instrumentos perfurocortantes recomendaes especfi cas , tais como: mxima ateno durante a realizao dos procedimentos; jamais utilizar os dedos como anteparo; as agulhas no devem ser reencapadas, entortadas, quebradas ou retiradas da seringa com as mos; no utilizar agulhas para fixar papis; todo material perfurocortante (agulhas, scalp, lminas de bisturi, vidrarias, entre outros), mesmo que estril, deve ser desprezado em recipientes com tampa e resistentes perfurao; os recipientes especfi cos para descarte de material no devem ser preenchidos acima do limite de 2/3 de sua capacidade total, e devem ser colocados sempre prximos do local onde o procedimento realizado; todo lixo proveniente de servios de sade deve, obrigatoriamente, ser reco lhido para incinerao. Transfuso de sangue e hemoderivados: Todo doador deve ser cuidadosamente triado, sendo afastados os que apresentem risco de infeco pelo HIV; e todo sangue aceito para ser transfundido dever ser obrigatoriamente testado para a deteco de anticorpos anti-HIV. Essas medidas aumentam a segurana da transfuso mas no eliminam totalmente seu risco, em virtude do perodo de janela imunolgica. A conscientizao dos doadores, no sentido de auto-avaliar os riscos de infeco pelo HIV a que possam ter sido submetidos, evitando ser identificados, constitui a melhor medida de preveno da transmisso do HIV por essa via.

Cuidados de Enfermagem
Dar informaes claras e adequadas Oferecer apoio psicolgico ou encaminhar Fortalecer sua capacidade de enfrentamento Observar ingesta alimentar, peso; Observar temperatura corprea; Orientar sobre o convvio social e cuidados, principalmente com relao ao ato sexual; Observar a cavidade oral e leses cutneas; Comunicar a equipe mdica imediatamente se alteraes do quadro clnico do paciente. Conforme o quadro do paciente, devero ser acrescidos novos cuidados. Abordar os benefcios dos medicamentos antivirais e os riscos da falta de adeso no caso dos medicamentos para o HIV. Salientar que o HIV pode ser uma doena crnica Descrever as aes dos medicamentos sobre o vrus Explicar e acompanhar as contagens CD4 e da carga viral Explicar como se d a resistncia aos medicamentos ( por exemplo doses no tomadas) Elaborar com o cliente um esquema e horrios a fim de diminuir o esquecimento das doses Aconselhar o cliente, se ele deixar de tomar as doses com regularidade, a parar de tomar todos os medicamentos contra o HIV e procurar o enfermeiro.

Curiosidade lacinho vermelho (em outro doc)


O lao vermelho visto como smbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a aids. O projeto do lao foi criado, em 1991, pela Visual Aids, grupo de profissionais de arte, de New York, que queriam homenagear amigos e colegas que haviam morrido ou estavam morrendo de Aids. O lao vermelho foi escolhido por causa de sua ligao ao sangue e idia de paixo, afirma Frank Moore, do grupo Visual Aids, e foi inspirado no lao amarelo que honrava os soldados americanos da Guerra do Golfo. Foi usado publicamente, pela primeira vez, pelo ator Jeremy Irons, na cerimnia de entrega do prmio Tony Awards, em 1991. Ele se tornou smbolo popular entre as celebridades nas cerimnias de entrega de outros prmios e virou moda. Por causa de sua popularidade, alguns ativistas ficaram preocupados com a possibilidade de o lao se tornar apenas um instrumento de marketing e perdesse sua fora, seu significado. Entretanto, a imagem do lao continua sendo um forte smbolo na luta contra a aids, reforando a necessidade de aes e pesquisas sobre a epidemia. Hoje em dia, o esprito da solidariedade est se espalhando e vem criando mais significados para o uso do lao. Inspirado no lao vermelho, o lao rosa se tornou smbolo da luta contra o cncer de mama. O amarelo usado na conscientizao dos direitos humanos dos refugiados de guerra e nos movimentos de igualdade. O verde utilizado por ativistas do meio ambiente preocupados com o emprego da madeira tropical para a construo de sets na indstria cinematogrfica. O lils significa a luta contra as vtimas da violncia urbana; o azul promove a conscientizao dos direitos das vtimas de crimes e, mais recentemente, o azul vem sendo adotado pela campanha contra a censura na internet.

Concluso
Saber precocemente da doena fundamental para aumentar ainda mais a sobrevida da pessoa. Por isso, o Ministrio da Sade recomenda fazer o teste sempre que passar por alguma situao de risco e usar sempre o preservativo.

H alguns anos, receber o diagnstico de aids era uma sentena de morte. Mas, hoje em dia, possvel ser soropositivo e viver com qualidade de vida. Basta tomar os medicamentos indicados e seguir corretamente as recomendaes mdicas.

Referncias
http://www.aidshiv.com.br/ http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/32aids.html http://www.aidsbrasil.com/ http://www.aids.gov.br/
Brasil. Ministrio da Sade. Secretaria de Vigilncia em Sade. Guia de vigilncia epidemiolgica / Ministrio da Sade, Secretaria de Vigilncia em Sade. 6. ed. Braslia : Ministrio da Sade, 2005. 816 p. (Srie A. Normas e Manuais Tcnicos)

Carpenito, L J M. Diagnsticos de Enfermagem- Aplicao prtica clnica. Artmed, 13 2012, p 428. Remor, E A. Psicologia Reflexo Crtica. Abordagem psicologia da AIDS atravs do enfoque cognitivo comportamental. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1999, volume 12, n 001.

Вам также может понравиться