Вы находитесь на странице: 1из 3

Fsica Enem

Movimento Uniforme:
S = S0 + V t

Movimento Uniformemente Variado:


Movimento com acelerao constante. V = V0 + a t -------> Utilizada para calcular distncia percorrida

Movimento Circular:
Acelerao Centrpeta Velocidade angular o ngulo (), medido em radianos, percorrido em um intervalo de tempo (t). Notao: =velocidade angular.

http://educar.sc.usp.br/fisica/muteoria.html

Quantidade de Movimento:
Impulso:

http://educacao.uol.com.br/fisica/quantidade-de-movimento-impulso-econservacao.jhtm Torque (Momento de uma Fora):


(Fora x Distncia)

Fora de Atrito: Hidrosttica:


-Presso em um lquido:

-Vasos Comunicantes: -Empuxo: Todo corpo mergulhado num fluido (lquido ou gs) sofre, por parte do fluido, uma fora vertical para cima, cuja intensidade igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo. A intensidade do empuxo igual do peso dessa massa deslocada:

Para corpos totalmente imersos, o volume de fluido deslocado igual ao prprio volume do corpo. Neste caso, a intensidade do peso do corpo e do empuxo dada por: Pascal: Prensa hidrulica:

D = deslocamento http://www.fisica.net/hidrostatica/

Leis de Newton:
Enunciado da 1a Lei de Newton: "A resultante das foras que atua sobre um corpo nula se ele estiver em repouso ou em movimento retilneo uniforme". Enunciado da 2a Lei de Newton: "A fora ou a resultante de foras que atua sobre um corpo de massa m igual ao produto da massa pela acelerao, tendo a acelerao a mesma direo e o mesmo sentido da fora". Expresso: Enunciado da 3a Lei de Newton: "Quando um corpo A exerce uma fora sobre um corpo B, este exerce sobre A uma fora de mesmo mdulo, mesma direo e sentido contrrio sobre A..

Trabalho: Energia:
Energia Mecnica Soma das energias cintica e potencial: Energia Cintica Energia associada ao movimento. uma grandeza escalar que depende da massa e do quadrado da velocidade do corpo:

Energia Potencial Energia armazenada associada posio do corpo; pode permanecer armazenada indefinidamente, ou ser utilizada a qualquer momento na produo de movimento, ou seja, pode ser transformada, no todo ou em parte, em energia cintica:

Teorema da Energia Cintica O trabalho da fora resultante igual variao de energia cintica: =

Leis de Kepler:
1a Lei de Kepler: Qualquer planeta gira em torno do Sol, descrevendo uma forma elptica da qual o Sol ocupa um dos focos. 2a Lei de Kepler: A reta que une um planeta ao Sol "varre" reas iguais em tempos iguais

3a Lei de Kepler: Os quadrados dos perodos de revoluo dos planetas so proporcionais aos cubos dos raios de suas rbitas. Expresso: (constante) Onde: T: perodo de revoluo do planeta R: raio da rbita do planeta A terceira lei de Kepler nos diz que quanto mais afastado estiver o planeta do Sol, maior o tempo que leva para dar uma volta completa (maior o perodo), e vice-versa.

Lei da Gravitao Universal:


"Dois corpos quaisquer se atraem com uma fora proporcional ao produto de suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distncia entre eles." Expresso:

Onde: F: fora de atrao M1 e M2: massas dos corpos estudados D: distncia entre os corpos

G: constante de gravitao universal

Вам также может понравиться