Вы находитесь на странице: 1из 1

FINALIDADE DO ESTADO O Estado, como sociedade poltica, tem um fim geral, constituindo-se em meio para que os indivduos e as demais

s sociedades, situadas num determinado territrio, possam atingir seus respectivos fins (manter a ordem, assegurar a defesa, e promover o bem-estar e o progresso da sociedade). Assim, conclui-se que o fim do Estado o BEM COMUM, entendido este como conjunto de todas as condies de vida que possibilitem e favoream o desenvolvimento integral da personalidade humana.

O BEM COMUM (PBLICO), chamado de fim geral do estado assim, o complexo de condies indispensveis para que todos os membros do Estado atinjam livremente e espontaneamente suas aspiraes. Resume-se, o Bem Pblico, em 02 (dois) elementos fundamentais: SEGURANA (ORDEM) e DESENVOLVIMENTO/APERFEIOAMENTO (PROGRESSO). Quanto ao primeiro elemento (SEGURANA), no h divergncias, pois, compete ao Estado assegurar a ordem (dar proteo), quer seja interna ou externa. J em relao ao segundo elemento (PROGRESSO), que na verdade expressa-se na prosperidade material e moral dos indivduos, existem 03 (trs) correntes: 1) CORRENTE ABSTENCIONALISTA: o Estado deve restringir-se funo de manter a ordem (interna ou externa), deve, assim, deixar tudo o mais (produo de bens e circulao de riquezas) ao encargo na iniciativa privada. Ele no deve intervir na vida social (liberdade). Destaca-se, quanto a esta corrente, a Doutrina Francesa (Laissez-faire, ou seja, Deixar Fazer). 2) CORRENTE SOCIALISTA (Socialismo): A interveno do Estado deve se dar em todas as matrias, quer seja proteo ou progresso. O indivduo no pode encarregar-se de atividades que interessam a toda a sociedade. Tudo deve ser socializado. Tudo pertence ao Estado, em troca, dar aos indivduos o que precisam (proteo, bens morais e materiais). O Estado deve incumbir-se da produo e circulao dos bens, j os indivduos, do consumo. Expresso desta corrente so as Doutrinas Comunistas (o Estado Deve Fazer). 3) CORRENTE ECLTICA (Intermediria ou Realista): Na realizao do Bem Pblico deve ser utilizado o que h de melhor nas correntes extremas (abstencionalista e Socialista), ou seja, deve, o Estado, mesclar suas competncias. O Estado no deve nem deixar fazer (abstencionalista) nem fazer (soclialista), mas, ajudar a fazer. Quanto as funes do Estado, so todas as aes necessrias a execuo do bem comum (bem pblico) e, para realizar a sua finalidade e competncias est investido das seguintes funes: Funo Legislativa Exercido pelo Poder Legislativo que tem a funo de elaborar leis; Funo Executiva Exercida pelo Poder Executivo e tem como funo administrar o Estado visando seus objetivos concretos. Assim acontece quando o Estado nomeia funcionrios, cria cargos, executa servios pblicos, arrecada impostos, etc; Funo Judiciria Exercida pelo Poder Judicirio, tem a funo precpua de interpretar e aplicar a lei nos dissdios surgidos entre os cidados ou entre os cidados e o Estado. Em sntese, declara o Direito.

Вам также может понравиться