Вы находитесь на странице: 1из 19

APOSTILA DE HIDROCINESIOTERAPIA

CONCEITO

A palavra hidroterapia deriva das palavras gregas hydor (gua) e therapeia (cura) (Duffield, 1976, p1). A hidroterapia um recurso da fisioterapia que utiliza a gua como agente reabilitador para vrios tipos de patologias, abrangendo e aplicando exerccios aquticos teraputicos em piscina aquecida, coberta e com orientao restrita do profissional de fisioterapia (MORINI, 2002).

HISTRICO O estudo do passado histrico da hidroterapia mostra que at mesmo nos tempos mais antigos e, ao logo dos anos, o valor da gua para o tratamento de vrias doenas acima mencionadas foi reconhecido. No sculo V a.C., os gregos reconheceram a natureza essencial de uma piscina como extenso de suas atividades esportivas e os romanos seguiram seus passos. No mesmo sculo, um romano residente no norte da frica utilizou alguns conceitos modernos de tratamento fsico quando prescreveu o uso de guas naturais, especialmente as fontes quentes, para pessoas paralisadas no intuito de reabilit-los. Hipcrates (460-375 a.C.) no s defendia o uso da gua para o tratamento de vrias patologias como tambm ensinava como ela poderia ser utilizada como um tnico ou um sedativo. A tendncia refluiu nos sculos seguintes, mas s a partir do sculo XV que o uso da gua foi sendo cada vez mais reconhecido. Sir John Floyer (1697) e John Wesley (1747) foram os primeiros autores de textos que descreviam os valores da gua no tratamento de doenas. Somente no fim do sculo XIX que comearam as pesquisas cientficas sobre este tema at que finalmente na dcada de 20 vrios estudiosos trouxeram contribuies importantssimas para o estudo dos efeitos fisiolgicos da aplicao de calor e frio, da termorregulao do corpo e da hidroterapia clnica. Esses estudos foram reconhecidos como fundamento do uso da hidroterapia como recurso de tratamento e, estabeleceram uma base fisiolgica aceitvel para a hidroterapia naquela poca (Campion, 1990, Duffield, 1983). Em 1928 foi desenvolvido o tanque de Hubbard, que seria um tanque de gua maior que um turbilho ativado por motor. A inveno do tanque de Hubbard influenciou o desenvolvimento dos programas de exerccios em piscinas. E assim, a partir da dcada de 30 comeou a se desenvolver os mtodos e tcnicas como o Bad Ragaz, Halliwick (1949) e Watsu (1980). Desde ento, as novidades no pararam de surgir e cada vez mais equipamentos tambm foram criados e adaptados para o uso da piscina. Hoje j possvel fazer bicicleta, esteira. Apesar de ser evidente que a reabilitao aqutica tenha realizado grandes avanos e progressos desde o comeo do sculo XX, ainda h um grande espao para um maior aperfeioamento e intensificao dessa prtica teraputica. Isso 2

somente pode ser realizado pelos esforos continuados dos profissionais de sade que acreditam nos benefcios positivos da incorporao da reabilitao aqutica em um programa de tratamento teraputico (Ruoti, 2000 p.14).

PRINCPIOS FSICOS DA GUA

1. Densidade Relativa ou Gravidade Especfica a propriedade que determina a flutuabilidade do objeto. A densidade relativa a relao da massa do objeto com o volume de gua deslocado por ele.

dr= mob X vol H2O desloc.

A gua tem uma densidade relativa aprox. igual a 1,0, portanto todo corpo ou objeto que apresentar: Densidade Relativa <1,0 tendncia a flutuar Densidade Relativa >1,0 tendncia a afundar 2. Flutuao fora de baixo para cima igual ao volume de gua deslocado, contrria fora da gravidade. Graas a flutuao h uma diminuio da sustentao de peso corporal, o que vai facilitar para o ajuste da quantidade do corpo em imerso. A sustentao corporal em membros inferiores vai variar de acordo com a profundidade da piscina.

C7 (8% carga sobre os MIs) T4 (30% carga sobre os MIs) EIAS (50% carga sobre os MIs)

O efeito do empuxo tambm poder ser benfico para a colocao de equipamentos aquticos, e de acordo com o objetivo proposto, posio do paciente e do equipamento, forma e material que o equipamento for feito, eles tero funes de assistncia, resistncia ou apoio ao movimento executado. 3

3. Viscosidade o tipo de atrito entre as molculas de um lquido e que causa resistncia ao seu fluxo. A pegajosidade ou a facilidade com a qual flui. S observvel quando o lquido est em movimento. Exemplo: leo espesso alta viscosidade gua baixa viscosidade A viscosidade atua como resistncia ao movimento. Exemplo: objeto movendo-se atravs de um lquido de alta viscosidade Turbulncia e resistncia. Mover-se atravs da gua da piscina oferece resistncia do que se mover fora dela (o ar menos viscoso). A elevao da temperatura do lquido reduz sua viscosidade, portanto, influencia na qualidade do tratamento. Exemplo: paciente geritrico tratado em piscina aquecida e em piscina fria.

4. Calor especfico O efeito trmico da gua na hidrocinesioterapia ser transportado ao corpo para proporcionar todos os efeitos fisiolgicos objetivados atravs da conduo (mais quente para o mais frio) e por conveco (atravs dos movimentos corporais). Em toda literatura sobre hidroterapia, no existe um consenso a respeito da temperatura em que a gua deve ser mantida nas piscina teraputicas (Campion, 2000). Skinner e Thompson (1983) afirmam que a temperatura ideal mdia ser entre 35,5C e 36,6C e que estas iro variar de acordo com as diferentes doenas tratadas. J Boldon e Goodwin (1974) sugerem que a temperatura da gua parecia estar entre 34,4C e 37,8C de acordo com os fatores ambientais. Baseando-se no texto de Koury (2000) que diz que a temperatura da gua pode afetar significativamente o sucesso fisiolgico dos pacientes, e que h um consenso entre os autores pesquisados de que a hidroterapia deve ser realizada em piscina aquecida. A temperatura ideal para a hidrocinesioterapia quando se pretende reabilitar pacientes que, em geral tenham nos seus objetivos de tratamento a analgesia, relaxamento muscular global, melhora da flexibilidade e ADM, enfim todos os objetivos que s sero alcanados em funo da gua aquecida, porm uma

piscina mais fria ser caracterizada por uma temperatura entre aproximadamente 29,1 C e 32C, e com a gua a esta temperatura que ser realizada a hidroginstica ou mesmo a reabilitao de pacientes cujos objetivos sejam, por exemplo, melhora da resistncia muscular global e resistncia crdio-respiratria. A temperatura da gua deve ser mantida na faixa termoneutra de 33 a 35C. A temperatura termoneutra aquela que no altera a temperatura central da pessoa que esta submersa na gua(OHare e cols., 1985). A sensao agradvel da gua morna torna o ambiente mais satisfatrio ao paciente, alm de promover o alvio da dor. A temperatura do ambiente local um outro fator importante. A relao entre a umidade do ar e a temperatura da gua torna mais agradvel ou no ao paciente que ali se encontra. A umidade do ar deve permanecer sempre um pouco menor que a temperatura da gua para que o paciente se sinta confortvel. A arquitetura e o material de construo pode tornar mais fcil este controle, atravs de um local arejado e o uso de telhas trmicas.

5. Movimento atravs da gua caracterizado pela quantidade de draga que um objeto experimenta ao mover-se pela gua. Ele poder ser linear ou turbulento. A turbulncia ocorre quando um objeto desalinhado move-se atravs do fluido ou quando um objeto alinhado move-se em velocidade maior que o normal. O arrasto proporcional ao quadrado da velocidade, ou seja, se dobrarmos a velocidade de um movimento a fora de arrasto ser multiplicada por quatro, portanto a resistncia ao movimento tambm ser aumentada. Quando um objeto se move atravs da gua, ocorre uma diferena de presso da gua que maior anteriormente e menor posteriormente fluxo conhecido como esteira. Exemplo: reeducao da marcha na piscina a princpio, o fisioterapeuta deve caminhar na frente do paciente para diminuir a presso e facilitar para o mesmo.

6. Presso Hidrosttica Caracterizada por uma fora de fora para dentro exercida em todas as direes a uma dada profundidade. Ela proporcional profundidade e a densidade da gua. Ter o benefcio de manter estveis as articulaes instabilizadas e ajudar na diminuio de edemas das extremidades submersas.

7. Refrao Deflao de um raio de luz em meios de densidades diferentes. o princpio que deformar a visualizao de um corpo em imerso. Por isso a importncia da realizao de avaliao fisioteraputica prvia fora dgua 5

principalmente para uma maior fidedignidade na anlise da marcha, controle de posturas, deformidades, etc. EFEITOS FISIOLGICOS DO EXERCCIO aqutico A magnitude dos efeitos fisiolgicos dentro dgua vai depender de vrios fatores como: Diferena entre a temperatura da gua e a temperatura do corpo Velocidade de aplicao da gua Durao da aplicao Tempo de aplicao Tipo de exerccios

EM GUA AQUECIDA Aumento da temperatura corporal; Aumento do suprimento sanguneo; Aumento do metabolismo; Aumento da Freqncia Cardaca (Taquicardia); Diminuio da presso arterial; Diminuio da sensibilidade dor; Diminuio da espasticidade; Diminuio de edema de extremidades submersas (em geral, MIs); Relaxamento muscular.

EM GUA FRIA Vasoconstrico perifrica Analgesia Bradicardia Estimulante Eleva a presso sangunea; Em temperaturas muito baixas e de forma prolongada causa rigidez e diminuio da capacidade funcional.

a piscina teraputica Instalaes

1) Piscina o formato deve ser o mais simples possvel e o mais comum o retangular. A rea submersa deve ser clara com uma cor contrastante indicando a entrada, a sada e as mudanas de profundidade (piscinas rampeadas). Determinadas atividades na piscina exige maior ou menor profundidade. necessrio que se tenha pelo menos trs nveis para acomodar pacientes de estaturas e faixas etrias diferentes. Deve ser circundada por corrimo para garantir a segurana nos deslocamentos pelas laterais, porm, no apropriado que o paciente entre na piscina sozinho. A entrada na piscina pode ser feita por: degraus rampa borda elevadores Barras paralelas so teis para realizao de exerccios. Um lava-ps indispensvel para que todos que entrem na piscina mergulhem os ps em gua clorada. Para os pacientes de cadeira de rodas pode-se lanar mo de uma bacia plstica ou chuveirinho para este procedimento. 2) rea ao redor da piscina a rea que circunda a piscina e os corredores devem ser largos o suficiente para comportar cadeira de rodas e macas. Corrimos devem ser instalados para ajudar pacientes incapacitados. As portas devem se abrir facilmente para permitir o livre acesso de entrada e sada assim como ser largas para permitir acesso de cadeira de rodas e macas. Os vestirios devem ser amplos para permitir a movimentao. Bancos de diferentes tamanhos tambm so necessrios para acomodar melhor o paciente. O cho deve ser antiderrapante e ter uma leve inclinao favorvel ao ralo de escoamento. 3) Iluminao e ventilao a rea deve ser bem iluminada e a temperatura do ar levemente menor que a da gua. A refrao e a reflexo da luz, natural ou artificial, devem ser levadas em conta, pois, a visibilidade assim como a profundidade vital para o tratamento e a segurana. A ventilao deve evitar a formao de condensao excessiva, pois dificulta a perda de calor pelo corpo. 4) Alarme e equipamentos de primeiros socorros um alarme deve ser instalado dentro da rea da piscina para emergncias. Cada membro da equipe deve ser treinado para prestar primeiros socorros em eventualidades, assim como o servio deve ter disposio, pelo menos, 01 amb e 01 bala de O2 porttil. 5) Equipe alm dos fisioterapeutas deve estar disposio, auxiliares na rea de banho e ao redor da piscina, alm da equipe de limpeza e manuteno.

6) Higiene tanto os pacientes quanto a equipe devem tomar banho com sabonete antes e depois do tratamento na piscina. 7) Pureza da gua apesar de no ser de sua competncia, os fisioterapeutas devem estar familiarizados com os equipamentos e sua operao, assim como as medidas de cloro residual e pH. A qualidade ideal da gua mantida pelo cloro que deve ser verificado 02 ou 03 vezes ao dia e seu residual mantido entre 1.0 e 2.0 ppm. O pH define o nvel de acidez ou alcalinidade da gua. medido por uma escala numrica de 0 a 14, sendo o pH=7 (neutro). Os valores abaixo de sete indicam acidez e acima de sete, alcalinidade. Quando o pH est muito elevado (acima de oito), o cloro tem seu poder desinfetante bastante reduzido e quando o pH est abaixo de sete, provoca irritao nos olhos e na pele. 8) Hidromassagem Hoje em dia muito comum a instalao de banheiras de hidromassagem em substituio aos turbilhes nos setores de hidroterapia. Tal procedimento benfico para o tratamento dos pacientes tendo em vista os objetivos teraputicos do banho turbilhonado citado acima. Outro procedimento muito comum a instalao de duchas dentro das piscinas para a realizao de uma massagem relaxante utilizando a turbulncia. Alguns setores adaptam as entradas e sadas de gua da piscina como duchas de massagem, relaxamento e estimulao cutnea. Equipamentos para hidroterapia Os equipamentos a serem utilizados na piscina para terapia podem ser classificados em 03 categorias: 1) De apoio ou suporte posicionam o paciente de forma segura e confortvel 2) De assistncia auxiliam na movimentao. Geralmente flutuantes. 3) De resistncia proporcionam resistncia ao movimento. Exemplos: Bias e espaguetes Cintos plvicos Colar Cervical Plataformas Halteres Pranchas de diferentes tamanhos Bastes Cavalo Pranchas P de pato Tapetes 8

Palmar ou luvas com membranas interdigitais Tornozeleiras ou caneleiras de pesos diferentes Flutuadores de duas ou trs partes Faixas elsticas Hidro Step

Perigos e Precaues Acidentes so passveis de ocorrer a qualquer paciente que se submete fisioterapia. Na hidroterapia existem riscos adicionais e alguns deles podem provocar srios acidentes. necessrio que todos da equipe, especialmente o fisioterapeuta, estejam conscientes dos possveis perigos, pois desta forma, acidentes so evitados. Os acidentes considerados de maior gravidade so: 1) Escorreges e quedas podem ocorrer dentro ou fora da piscina. Os corrimes instalados no interior da piscina minimizam estas ocorrncias. Azulejos e calados antiderrapantes tambm so teis. As quedas so mais provveis de ocorrerem nas reas anexas: ao redor da piscina e nos vestirios, pois o cho pode estar mido e escorregadio. Material acessrio como flutuadores, tambm podem provocar quedas caso sejam deixados no cho ou ao redor da piscina. A instalao de corrimes, pisos antiderrapantes e uso de calado adequado minimizam o perigo de queda. 2) Queimaduras so pouco provveis a no ser que haja tubos de gua quente exposto sem o devido isolamento trmico. 3) Imerso sbita uma experincia alarmante tanto para a equipe quanto para o paciente que poder perder a confiana no tratamento, ainda mais se j for temeroso gua. Pode ocorrer quando o paciente est na piscina ou entrando e saindo dela. a) Na piscina: escorrego empurro Efeito da fora de flutuao Uso inadequado dos flutuadores Piscinas rampeadas b) Entrando e saindo da piscina: Quedas de macas Quedas do elevador Quedas do degrau efeito da refrao

4) Afogamentos a equipe precisa estar preparada para agir imediatamente nestes casos aplicando os primeiros socorros. Respirao artificial e massagem cardaca externa podem ser necessrias e devero ser aplicadas at que o mdico chegue ao local para outros procedimentos. Outros acidentes podem ocorrer, porm mais ligados aos efeitos fisiolgicos decorrentes do uso de gua quente, como por exemplo: e da P A vmitos Resfriamento corporal sbito Fadiga tempo prolongado na gua

CONTRA-INDICAES DO EXERCCIO AQUTICO Absolutas: Infeces de pele, dermatites; Infeces transmitidas pela gua (febre tifide, desinteria, clera, etc); Forte gripe; Febre; Desordem gastro-intestinal; Obstruo crnica pulmonar; Escaras e feridas abertas.

Relativas: CV que 1000 ml Doenas renais avaliar capacidade de ajustar-se a perdas hdricas Epilpticos Menstruao; Incontinncia fecal e urinria; Medo de piscina; Tmpano perfurado e otites; Cardiopatias.

OBJETIVOS HIDROCINESIOTERAPUTICOS Aumento da resistncia muscular; Melhora da fora muscular; Aumento do ADM; Melhora da flexibilidade muscular; Analgesia;

10

Relaxamento Diminuio de descarga de peso sobre as articulaes submersas; Diminuio de espasticidade; Melhora da coordenao e do equilbrio; Melhora da moral e autoconfiana do paciente.

AVALIAO HIDROCINESIOTERAPUTICA Para se obter um resultado favorvel em um programa de reabilitao aqutica necessrio uma avaliao bem direcionada que consiga reunir as informaes subjetivas e objetivas do paciente. muito importante avaliarmos o paciente tanto dentro dgua quanto fora dela. Estas avaliaes devem ser de forma comparativa, levando sempre em conta a natureza do meio onde se encontram. A avaliao no solo fundamental e os detalhes devem ser observados pelo fisioterapeuta que conduz o paciente para o meio aqutico. Esse procedimento envolve a anamnese e o exame fsico do paciente. A anamnese deve compreender informaes do Paciente, histrico de vida atual (HDA), Histria Patolgica Pregressa (HPP) onde pode haver patologias associadas que possam interferir no tratamento, sinais e sintomas, condies sobre o pr e ps-cirrgico, se for o caso. Devem constar ainda perguntas sobre as contra-indicaes aquticas como: controle fecal e urinrio, dermatites, medo e fobias, habilidades aquticas, etc. J a avaliao objetiva que compreendida de um exame fsico do paciente, dever constar de inspeo e palpao do local da leso, observao de anormalidades posturais como hipercifoses, hiperlordoses e escolioses, anlise da marcha respeitando as fases de apoio do calcneo, apoio mdio, impulso e balanceio mdio, realizao de testes especficos nos segmentos comprometidos, testes de amplitude articular e fora muscular (Tabela 1). Alguns destes fatores podem ser adequados avaliao no meio aqutico para serem utilizados de forma comparativa, porm, certos fatores que se relacionam especificamente gua devero ser ressaltados. Neste caso, devemos observar o meio de entrada e sada do paciente na gua (escada, bordas, grua, rampas), observar o tipo de atitude do paciente na gua (calma, medo, ansiedade, euforia), o controle respiratrio e seu equilbrio dinmico e esttico. importante tambm a observncia da forma e densidade do paciente, a porcentagem de sustentao de peso no segmento comprometido e finalmente a realizao de teste de resistncia muscular atravs da escala de Oxford modificada para a gua (Tabela 2) e avaliao do tnus do paciente. Aps a avaliao devemos verificar a adequao deste paciente ao grupo de tratamento, ou seja, individual, grupo independente, semidependente ou grupo heterogneo; estabelecer o nvel da gua que deveremos trabalhar, qual mtodo ou atividade, se a temperatura da gua onde ser feito o tratamento influenciar de forma benfica ao paciente, enfim, estabelecer as condies de tratamento que se encaixem tanto nos objetivos hidrocinesioteraputicos quanto nos recursos que o fisioterapeuta ter para oferecer.

11

TABELA 1 Teste de resistncia muscular GRAU 0 1 2 3 4 DESCRIO Ausncia de contrao muscular Fibrilao da contrao muscular Arco completo de movimento anulando a fora da gravidade Arco completo de movimento contra a ao da gravidade Arco completo de movimento contra a ao da gravidade com pequena resistncia Arco completo de movimento contra a ao da gravidade com 5 grande resistncia. (Fitness & Performance Journal, v2, n.6, p.314, nov. e dez./ 2003)

TABELA 2 Escala de Potncia muscular modificada para a gua

GRAU DESCRIO Ausncia de contrao muscular 0 Contrao com assistncia da flutuabilidade 1 Contrao com flutuabilidade contrabalanada 2 Contrao contra flutuabilidade 2+ Contrao contra flutuabilidade em velocidade 3 Contrao contra flutuabilidade e bias leves 4 Contrao contra flutuabilidade e bias pesadas. 5 (Fitness & Performance Journal, v2, n.6, p.314, nov. e dez./ 2003)

UNIDADE VI - Filosofias de reabilitao aqutica mais utilizadas

BAD RAGAZ Leitura sugerida: RUOTI, 2000 REABILITAO AQUTICA

12

Durante sculos as guas de Bad Ragaz serviram de banhos para pessoas com patologias. Em 1930 profissionais de sade ofereceram exerccios ativos nestas guas, sem resultado positivo. Na dcada de 50 introduziram a tcnica colocar os pacientes em anis de flutuao e conduzi-los a se mover na gua, porm ainda sem parmetros de resistncia. Foi quando na dcada de 60 com a chegada da tcnica de facilitao neuro proprioceptiva (FNP) na Europa, os terapeutas incluram os movimentos tridimensionais desta tcnica na gua (Egger, Mc Millan). O mtodo de Anis de Bad Ragaz incorporou muitas das premissas bsicas da FNP porm modificou-as para adequ-las ao ambiente aqutico. O corpo, imerso na gua, no mais estabilizado pela gravidade e move-se livremente a no ser que estabilizado pelo terapeuta ou por equipamento de flutuao. Em 1990 foi publicada por Egger a primeira bibliografia com o ttulo de Novo Mtodo de Bad Ragaz com anis, que consiste portanto em uma coleo de tcnicas teraputicas efetuadas na gua que foram desenvolvidas atravs doa anos nas guas termais de Bad Ragaz na Sua (RUORI, 2000).

CONSIDERAES IMPORTANTES DO MTODO O paciente dever estar em posio supino com suporte de colar cervical, cinto plvico e caneleiras de borracha. O terapeuta sempre o ponto fixo e bem estvel na gua, portanto o nvel desta dever estar na altura da vrtebra T9. importante mobilizar as articulaes antes de um programa de fortalecimento como este. O paciente realiza exerccios ativos com movimentos diagonais e se desloca na gua atravs da resistncia e do comando verbal do terapeuta. A sesso deve durar, no mximo, trinta minutos com seis repeties de cada movimento para musculaturas fracas e doze para musculaturas mais fortes e com intervalos de trs minutos de um movimento para outro diferente. O paciente deve obter ponto de apoio no membro em repouso pelo terapeuta e estmulo e resistncia no membro objetivado. A tcnica atua de forma isocintica, isotnica e isometricamente alm disso o terapeuta pode mover o paciente passivamente atravs da gua para relaxamento, inibio do tnus, alongamento de tronco e trao da coluna. Em todas as quatro maneiras, o terapeuta atua como um ponto fixo durante toda a atividade (RUOTI, 2000) Indicaes Pacientes com o objetivo de fortalecimento que no estejam num quadro intenso de dor. Espondiloartropatias; 13

Osteoartrite de grandes articulaes Ps-operatrio avanado de hrnia de disco traco-lombar Artroplastias; Fraturas J CONSOLIDADAS Traumas de patologias de nervo perifrico.

Contra-indicaes Pacientes com suspeita de problemas vestibulares; Condies agudas de tronco, pescoo e extremidades; Hemiplegias; Condies agudas de dor.

Progresso do tratamento Aumento do brao de alavanca do segmento corporal de onde dado o estmulo e a resistncia pelo terapeuta; Aumento da velocidade gerada pelo movimento; Aumento da resistncia de flutuadores; Diminuio dos flutuadores de suporte; Mudanas rpidas de padres recprocos; Mudana de direo do movimento, fazendo o paciente vencer a turbulncia gerada na gua; Halliwick

Foi desenvolvido por um James Mc Millan que em 1949 comeou a estudar meninas com deficincia fsica na gua e comeou a ensin-las a nadar (Halliwick School for Cripped Girls) em Londres. O programa da Mac Millan foi desenvolvido para ensinar os incapacitados a nadar e combina informaes de muitos campos, incluindo mecnica dos lquidos (engenharia), neurofisiologia (medicina), psicologia, pedagogia (educao) e dinmica de grupo (sociologia). A maioria das pessoas apreciam a gua e querem aprender a nadar; e o sentimento de realizao quando dominam a arte enorme. Elas ganham autoconfiana, seu auto-respeito incentivado e elas adquirem um benefcio social, porque na gua so capazes de competir com seus companheiros normais. A gua como meio para atividade possui aspectos ao mesmo tempo teraputicos e recreacionais. Quando estes aspectos esto baseados no mesmo mtodo eles tornam complementares uns dos outros, e se pode promover um programa de reabilitao contnua, atravs de recreao apropriadamente estudada. Recreacionalmente so envolvidos maiores padres de movimentos, enquanto que terapeuticamente esses padres so refinados.

14

Em 1970 o mtodo tornou-se internacionalmente conhecido. Os objetivos das atividades so encorajar a aquisio de confiana, compreender, apreciar e estar seguro na gua, respirar bem e afinal, nadar.

Conceitos importantes do mtodo:

Todo mundo nadador Nadar divertido Nadar significa independncia No so necessrios flutuadores para tal Trabalho em grupo Primeiro resgata-se o equilbrio, depois se aprende a braada de nado adaptado O Instrutor dever estar dentro dgua. Programa dos dez pontos 1. Ajuste mental Primeiro a criana aprende a se manter em equilbrio achando seu ponto de flutuao. Ajuste Mental Desprendimento

2. Restabelecimento do equilbrio Agora esse ponto de flutuao encontrado s ser mantido com movimentos amplos. Controle de Rotao Vertical Controle de Rotao Lateral Controle de Rotao combinada Inverso Mental

3. Inibio Movimentos menores so adquiridos controle de flutuao e movimentos na gua. Equilbrio em Repouso Equilbrio Turbulento

para

4. Facilitao E finalmente a execuo de um movimento habilidoso Progresso Simples 15

Movimentos Bsicos do Halliwick Watsu Leitura sugerida: RUOTI, 2000 REABILITAO AQUTICA Tcnica holstica baseada nos pontos do shiatsu, foi criado em 1980 quando Harold Dull comeou a aplicar shiatsu na gua que ele havia aprendido no Japo. So utilizados neste mtodo muitos termos e conceitos estranhos medicina ocidental. Alm disso a filosofia oriental abrange uma relao mentecorpo que nem sempre aceita na reabilitao aqutica tradicional. Tcnica que integra corpo-Mente onde so utilizados movimentos passivos, mobilizao das articulaes com o objetivo de equilibrar os fluxos de energia atravs dos meridianos. A conexo da respirao fundamental assim como a integrao com a gua. Cada sesso uma meditao. O watsu no foi destinado a Pacientes, mas hoje ele aplicado a eles, em uma variedade de distrbios neuromusculares e msculo-esquelticos com sucesso. Para a prtica deste mtodo a piscina dever estar aquecida entre 34- 36C, o ambiente dever ser silencioso, apenas com uma msica relaxante ao fundo e a integrao do paciente com o terapeuta deve ser total. Um dos resultados mais benficos o alongamento eficaz. Atravs do alongamento admite-se que os meridianos fiquem mais perto da superfcie do corpo, onde a energia que eles carregam podem ser liberadas. Esses efeitos so embelezados por movimentos rotacionais que liberam energia bloqueada. O paciente permanece completamente passivo e muitas vezes experimenta um relaxamento profundo a partir da sustentao pela gua e o contnuo movimento rtmico dos vrios fluxos. Usualmente o terapeuta estabiliza ou move um segmento do corpo atravs da gua, resultando num alongamento de outro segmento em razo do efeito de arrasto. Objetivos Alongamento muscular; Relaxamento muscular profundo atravs da flutuao; Analgesia; Melhora do padro postural e respiratrio.

Movimentos bsicos do watsu 1. A dana da respirao; 2. Espiral em rotao; 3. Sanfonas (simples e rotatria); 4. Rotao da perna de dentro e de fora; 5. Perna de fora Ombro oposto 6. Vo livre (esterno-sacro) 7. Sela

16

BIBLIOGRAFIAS

1. ABRAMSON, D.I.Fisiologia bsica para o uso de agentes fsicos.Revinter, 1983. 2. BATES,A.; HANSON, N.; Exerccios aquticos teraputicos. 1 ed. ed Manole. So Paulo: 1998. 3. BASAGOITA, F. BOLANOS, O. R.Os efeitos da aplicao do frio e do calor.Manole, 1990. 4. BLADES, K. Hydrotherapy in orthopedics. In: CAMPION, M.R., ed. Adult hydrotherapy. London: Heinemann medical Books, 1990 5. CALDAS,B., CEZAR, C.S.Manual do Profissional de Fitness aqutico. 1 ed. Rio de Janeiro: Shape, 2001. 6. CALLIET, Rene. Lombalgia: Sndromes dolorosas. Ed. Manole Ltda. So Paulo, 1988. 7. CAMPION, M.R.; Hidroterapia princpios e prtica.1 ed. Ed. Manole. So Paulo:2000. 8. CAROMANO, F.A ., M.R.T., Filho, J.M. Candeloro; Efeitos Fisiolgicos da Imerso e do Exerccio na gua; Ver. Fisioterapia Brasil; Atlntica; Vol.4, n1, Jan/Fev 2003; p.60-65. 9. CAROMANO, F.A ., J.P. Nowtny; Princpios Fsicos que fundamentam a Hidroterapia; Rev. Fisioterapia Brasil; Atlntica; vol. 4, n6, Nov/Dez; p.394402. 10. CAROMANO, F.A .,M.R.Ide; Movimento na gua; Revista Fisioterapia Brasil; Atlntica; vol 4, n2, Mar/Abr 2003, p.126-128. 11. DANTAS, E. H. M. Flexibilidade, alongamento e Flexionamento. Rio de Janeiro: Shape, 1999. 12. DAVIS, B.C, HARRISON, R.A .;Hydrotherapy in Practice;Edinburg: Livingstone, 1988. 13. HALL, Jane, OHare, P.; Fisiologia da Imerso; Ver. Physiotherapy; Vol.76, n9; Setembro, 1990. 14. KAPANDJI, I. A. Fisiologia articular. 5 ed. So Paulo: Medicina Panamericana Editora Brasil, 2000. 15. KOTTKE. LEHMAN Tratado de Medicina Fsica e Reabilitao de Krusen; 4edio. Editora Manole, SP, 1994; pp 1161-1195. 16. KOURY, JOANNE, M. Programa de fisioterapia aqutica. 1 ed. So Paulo: Ed. Manole, 2000. 17. KISNER, Carolyn; COLBY, Lynn Allen. Exerccios teraputicos. Fundamentos e tcnicas. 2ed. So Paulo: Manole, 2000. 18. KRUSEN, Frank Hammond.Tratado de Medicina Fsica e Reabilitao de Krusen. Vol.2. So Paulo: Manole, 1994. 19. LAMBECK, J. info@halliwick.net Halliwick in 1986: the realities of movement in water. Berg en Dal: Stichting NDT Nijmegen, 1990. 20. LEITO, A. Histria clnica, bases fsicas, fisiolgicas e teraputicas.So Paulo: Atheneu, 1979. 21. LIANZA, S. Medicina de Reabilitao Guanabara Koogan.

17

22. MACHADO, Clayton M.Eletroterapia Prtica. 2ed. So Paulo: Pancast, 1991. p.131-134. 23. MCARDDLE, WILLIAN D., KATCH FRANK I., KATCH VICTOR L. Fisiologia do exerccio energia, nutrio e desempenho humano., 4 ed, Cap. 22, seo4, pp 426-429,1998. 24. McMILLAN, J. The role of water in rehabilitation. Fysioterapeuten, 45: 43-46, 87-90, 236-240, 1977. 25. MORINI, S.R., S.C.Adachi, S. H. C. Henriques; A Hidroterapia no tratamento da doena de Parkinson; Revista Fisioterapia Brasil, Editora Atlntica; vol 3, n2, Mar/Abr 2002. 26. NGLER, W.Manual de Fisioterapia.So Paulo: Atheneu, 1976. 27. NORM, A., Bates.Exerccios aquticos Teraputicos. 2 ed.So Paulo:Manole, 1998; p.1-7. 28. OKAMOTO. Medicina Fsica e Reabilitao.So Paulo: Manole, 1990. 29. OLIVEIRA, Paulo R. Natao Teraputica e as doenas obstrutivas bronco pulmonares. 1 ed. So Paulo: Robe, 1994. 30. RUOTTI, R.G, MORRIS, D.M, COLE, A. J. Reabilitao Aqutica. Ed. Malone. So Paulo, 2000. 31. SHESTACK, Robert. Fisioterapia Prtica. 3ed.So Paulo: Manole, 1987 p. 172. 32. SKINNER, Alison T. Duffield : Exerccios na gua. So Paulo: Manole, 1995. 33. STOKES, Maria; Neurologia para Fisioterapeutas; 1 edio; editora Premier, SP, 2000; p. 167-178. 34. SOUCHARD, Ph. E. O diafragma. 1 ed. So Paulo: Summus, 1980. 35. WHITELOCK H., B.J.hydrotherapy pools: Considerations in Planning and Design.Hydrotherapy Association of Chartered Physiotherapists.

18

19

Вам также может понравиться