Вы находитесь на странице: 1из 7

Mdulo 6 PRATICANDO A ORDEM MANTIDA MDULO 6: PRATICANDO A ORDEM MANTIDA. Unidade 1: CONSTRUINDO A ORDEM MANTIDA Ol, caro(a) aluno(a).

Este material destina-se ao seu uso como aluno(a) inscrito(a) no curso D-Olho na Qualidade - 5s para os Pequenos Negcios, pela Internet, promovido pelo Sebrae. Conforme voc j leu no Guia do curs o, este um recurso adicio nal do qual voc dispe par a apo i-lo(a) e est d isponibilizado para do wnload. Pa ra fac ilitar o manuse io do material, seguir-se- a seqnc ia estabeleci da para o curso em m dulos e unida des. O material es t dispon ibilizado por tema, na 1 unid ade de cada assunto, in dicando-se as unidades a que se refere. Nas atividades educacionais propostas e realizadas com recursos tecnolgicos especiais, voc deve navegar no curso pela internet. Neste material, ao encontrar a palavra Ateno! v ao ambiente do c urso e loc alize a unid ade e passo indicados. Voc deve per correr todos os passos e clicar em Concluir no final de cada unidade. Quando todas as unidades de um mesmo assunto estiverem concludas no ambiente do curso na internet , voc ter ac esso aos textos do prximo assunto para download.

APRESENTAO Ol! Esse o ltimo senso*, antes da etapa final do curso. At aqui voc j estudou 4(quatro) sensos*: Senso* de Descarte* Senso* de Utilidade, separar objetos teis dos inteis e dar um destino para aqueles que no tem utilidade naquele momento e ambiente. Senso* de Organizao Busca manter a ordem encontrando um lugar ideal para cada coisa, mantendo-as em seus devidos lugares. Senso* de Limpeza Respeito pelo ambiente em que vivemos, objetos, pessoas, e tudo que est a nossa volta. Senso* de Higiene Senso* que procura melhorar a qualidade de vida das pessoas, tanto no aspecto pessoal quanto profissional. Agora, chegou a vez do Senso* de Ordem mantida.Vamos l? Ao estudar a Ordem mantida, voc ter condies de: - Implantar a ltima fase do Programa D-Olho na Qualidade Ordem Mantida; - Perpetuar a mudana de hbitos, posturas, rotinas e atitudes pessoais na empresa. Enfim, voc ter condies de dar cont inuidade ao Programa 5Ss*, co m solues para manuteno do combate ao des perdcio, manuteno da limpeza e higiene, da organizao, da definio de normas e, princ ipalmente, de um am biente agradvel e significativo p ara os relacionamentos e produtividade de que toda empresa precisa. Vamos em frente?!
Unidade 1: Construindo a ordem mantida.

Mdulo 6 PRATICANDO A ORDEM MANTIDA Voc j estudou 04 (quatro) sensos* e as a es a serem implantadas durante cada uma das fases. Mas, e agora, como mant-los? As leituras a serem realizadas, ajudaro na compreenso e implantao* da Ordem Mantida. Mas, antes , pense sobre as seguintes questes: O que Ordem Mantida? Qual a sua importncia e a sua prioridade dentro do Programa D-Olho na Qualidade 5Ss* para os pequenos negcios. Para voc, o que significa a expresso ordem mantida? Ser que tem alguma relao com: Organizao, disciplina, comprometimento? Certamente, organiz ao, disc iplina e comprometimento so f atores essenciais para a manuteno da ordem. Mas, ser que s omente esses elementos so suficientes para garantir a Ordem mantida? Nas empresas que obtiveram xito na im plantao* do programa, esses e outros fatores foram determinantes no sucesso dessa fase. Disciplina; Educao; Continuidade, aperfeioamento e consolidao* do Descart e*, Organizao, Limpeza e Higiene; Motivao para aprender novas tarefas e evoluir em conhecimento; Padronizao das atividades rotineiras par a que sejam exec utadas sempr e da mesma maneira; Respeito aos horrios; Conhecimento e obedincia aos regulamentos; Manuteno dos padres de qualidade; Reduo da burocracia; Cumprimento dos prazos de entrega e do s compromissos as sumidos c om clientes, colegas e superiores; Observncia das normas de segurana, especificaes dos servios/produtos e do cdigo do consumidor. tudo isso e muito mais. a consolidao* de uma grande mudana no ambiente da empresa. Vamos conhec-la de perto!

CONSTRUINDO A ORDEM MANTIDA Foi possvel perceber, com as reflexes anteriores, que a Ordem Mantida est relacionada a vrios fatores que, certamente, sero determinantes na concretizao de novas prticas ambientais em sua empresa. Enquanto no houv er mudana na mentalidade e no compor tamento das pessoas, e enquanto no forem melhoradas as instalaes que so fontes de sujeira, o retorno antiga situao apenas uma questo de tempo. O lugar que melhora rpido tambm piora rpido.

Unidade 1: Construindo a ordem mantida.

Mdulo 6 PRATICANDO A ORDEM MANTIDA Estabelecer na empresa a orde m mantida educar t odos para o cumprimento daquilo que todos j sabem que o certo. Ou seja, cump rir rigorosamente os padres ticos, morais, tcnicos, e com evoluo contnua nos nveis pessoal e interpessoal*. preciso desenvolver valores como: controle, determinao, ordem, organizao, pontualidade, fora e verdade. Conquistar a si mesmo uma vitria maior que a conquista de milhares numa batalha. Buda ( 568-488 a.C.) E ento, a sua prtica est de ac ordo com as suas concepes sobre ordem mantida? Est preparado para fazer a sua parte? Para conquistar a ordem mantida e preciso m udar o discurso: Faa o que eu falo, mas no o que eu fao, exigindo de c ada pessoa uma autodisciplina constante, muita determinao para manter as novas situae s criadas pelas etap as anterior es (Descar te*, Organizao, Limpeza e Higiene) e, principalmente, a pontualidade nos compromissos assumidos. comum pensar que a Ordem M antida seja o oposto da liberda de ou uma contradio da criatividade. , no entanto, uma facilita dora para lib ertar a energia criativa, dando oportunidade de chegar ao obj etivo, pois a falta de disciplina resulta em desperdcio de recursos, insatisfao entre as pessoas e ru dos na comunicao. O respeito a si mesmo fundamental para o sucesso do trabalho em equipe, que exige o respeito aos outros. O cumprimento das normas e padres acordados por todos durante todas as etapas do D-Olho na Qualidade um indicador positivo da O rdem Mantida individual e, por c onseguinte, dos grupos da organizao. A Ordem Mantida tem como objetivo lev ar realizao plena das cois as comuns , pois realizar plenamente as coisas comuns impulsiona a realiz ao das coisas incomuns. Tudo isso parec e bvio, mas, para que acontea, preciso que se continue o processo de mudana no indivduo e no grupo. Voc concorda que a Ordem mantida seja o oposto de liberdade? Vrias experincias em empresa demonstraram que a Ordem Mantida est sempre ligada ao significado mais puro da liberdade, que estabelecer limites ticos para as aes. Quando todos estabelecem os s eus prprios limites, o resultado um ambiente no qu al a liberdade o valor que facilita as interaes das pessoas com os objetos e com elas mesmas. Fatores que influenciam o resultado das atividades dirias: - mtodo (a forma de fazer, os procedimentos, as boas prticas); - meio ambiente (instalaes, rudos, odores, ventilao, claridade); - material (matria-prima, formulrios, relatrios); - mquinas (equipamentos e aparelhos). Com a aplicao das trs primeiras fase s do Progr ama D-Olho na Qualidade, no meio ambiente, na mquina, no material, e da etapa de higiene na mo-de-obra e no meio ambiente, o processo educacional ser facilitado.

Unidade 1: Construindo a ordem mantida.

Mdulo 6 PRATICANDO A ORDEM MANTIDA Para a consolidao* do programa, imprescindvel a aplicao de padres do Programa DOlho na Qualidade na forma de realizar as prin cipais atividades (mtodos) e a verificao independente e construtiva do cumprimento desses padres. PLANO DE EXECUO DA ORDEM MANTIDA Para que s e possa cumprir rigorosamente aquilo que foi definido, o primeiro passo definir coisas que possam ser cumpridas; sendo importante, ainda, que possam ser aperfeioadas no sentido de facilitar o cumprimento. Crie uma equipe para ajudar na anlise em c ada uma das fases do Programa D-Olho na Qualidade. Qual a sit uao at ual do que foi definido nas fases de Descarte*, Organizao, Limpeza e Higiene quanto: - s questes internas de cada um? - ao seu ambiente de trabalho? - ao ambiente geral da organizao? - incorporao da filosofia* ao dia-a-dia? O Tdy Oyo teve uma experincia bastante positiva. Veja o que ele tem a dizer: Pois , tive uma experincia muito positiva e quero compartilhar: Relacione os aspectos que ainda no foram totalmente cumpridos. Faa uma reunio por rea de responsabilidade para uma anlise desses aspectos, observando o roteiro a seguir. - Quais foram as provveis caus as (d ificuldades) do no cumprimento do que foi proposto? Utilize o Brainstor ming* (que consta no Manual de Ferramentas da Qualidade na biblioteca) - Rena as causas provveis em grupos lgicos. Utilize o Diagrama de causa e efeito*. - Busque gerar aes que eliminem as causas. Utilize o Brainstorming*. - Discuta essas aes at que o grupo chegue ao consenso. Uma vez aceita por todos uma soluo, torna-se um compromisso individual que deve ser rigorosamente cumprido. Ah, tenho outras sugestes que podero ser teis (vejo o texto a seguir).

Sugestes: Com o auxlio de uma cmera fotogrfica ou f ilmadora, documente no vamente a situao das dependncias da empresa, para avaliar a evoluo at o momento. Esse material filmado ou fotografado e a primeira documentao, feita no lanamento do Programa D-Olho na Qualidade, podem ser apresentados equi pe, para que todos tenham condies de compar-los e tirar suas prprias concluses.

Unidade 1: Construindo a ordem mantida.

Mdulo 6 PRATICANDO A ORDEM MANTIDA Voc pode utilizar esse recurso tambm no momento em que julgar que foi atingido um nvel satisfatrio no Programa D-Olho na Qualidade, expondo as im agens de antes e depois, para que todos reconheam os avanos obtidos. conveniente, em algumas situaes, a ela borao de padres para facilitar o cumprimento dos diversos aspectos, como no exemplo a seguir. Padro D-Olho da cozinha do restaurante O que Quem Quando Por qu Utilizar Evita acidentes Dirio/7:00h Faxineira equipamento de pessoais e 5 min proteo individual contaminao Limpar o piso Faxineira Dirio/7:05h 5min Semanal/ sexta 18:00h Elimina sujeiras e agentes infecciosos Como Utilizando luvas de borracha e touca nos cabelos Passando pano mido com detergente e gua

Limpar equipamentos fixos Auxiliar de (geladeiras, foges, balanas cozinha etc.) Limpar as roupas/EPI

Verifica o estado dos equipamentos e os Seguindo o manual deixa em condies do fabricante seguras de uso

Garante Lavando as roupas e apresentao EPI's com gua e Semanal/teras e adequada e evita detergente. Faxineira quintas-feiras s acmulo* e transporte Secando, passando 17:00h de agentes e guardando nos infecciosos armrios

VERIFICAO DA ORDEM MANTIDA E ento, como est a situao de sua empresa depois da aplica o dos sensos * de Descarte*, Organizao, Limpeza e Higiene? Na Ordem Mantida, o di agnstico*, assim como nas outras fa ses, essencial. Ele possibilita a percep o sobre a prtica do programa 5S, at o presen te momento; bem como, o envolvimento das pessoas, no sentido de contriburem para uma nova filosofia* ambiental. Prepare este diagnstico utilizando o arquivo que est no link abaixo.

Ateno! Voc tem 1 ARQUIVO para baixar no link que consta no ambiente do curso, no passo 10 da Unidade 1 Construindo a ordem mantida, do Mdulo 6 - Praticando a ordem mantida.

Unidade 1: Construindo a ordem mantida.

Mdulo 6 PRATICANDO A ORDEM MANTIDA

Voc perc ebeu que nessa fase importante no s manter o que foi realizado, como tambm repensar as aes que foram planejadas , porm no executadas. Por isso, o plano de exec uo deve contemplar a manuteno dos sensos*;bem como o aprimoramento de sua prtica. Esse o momento oportuno para tornar a prt ica dos 5Ss* , definitivamente, vitoriosa! Apesar do sucesso, que voc conseguiu at aqui, no se d por satisfeito. Detalhes podero fazer a diferena! Por isso, fundamental reafirmar a importncia da Ordem mantida. Veja como fiz em minha empresa, no texto abaixo (dicas):

DICAS: Crie todos os cartazes referentes aos c onceitos e benefcios da ordem mantida; essa uma maneira de envolver todas as pessoas da organizao; Crie uma equipe de apoio para ajud-lo no planejamento e na exec uo da ordem mantida. Ela ser responsvel pelas definies de aes estratgicas; Organize, com a equipe de apoio, pr opostas de horrios, regulamentos, compromissos, normas de segur ana, mtodos de trabalho, tudo , enfim, que possa contribuir para melhor ar as condies e o ambiente de trabalho, sua produtividade, a qualidade dos produtos, servios e da vida das pessoas; Divulgue os resultados da implantao* do Programa D-OLHO na qualidade em um placar afixado em ponto central e visve l da organizao, d e forma que todos possam acompanhar a evoluo dos resultados at o momento; Realize reunies peridicas c om a equipe de apoio, tendo co mo objetivo avaliar os resultados referentes a consolidao* do Programa D-OLHO na Qualidade.

EXERCCIO Ateno! Voc tem 1 EXERCCIO no ambiente do cu rso, no passo 12 da Unidade 1 Construindo a ordem mantida, do Mdulo 6 - Praticando a ordem mantida.

CONSIDERAES FINAIS Chegamos ao fim do mdulo 6. Nele v oc desc obriu o que a Ordem Mantida e quais os procedimentos adequados para implement-la, mant-la e c omo fazer as alteraes necessrias ao bom andamento da implantao* do Programas 5Ss*.

Unidade 1: Construindo a ordem mantida.

Mdulo 6 PRATICANDO A ORDEM MANTIDA No prximo mdulo, voc descobrir so perpetuando* o sucesso. At l! lues para a manuteno do programa,

Um lembrete para voc! No ambiente do curso pela internet, voc deve c licar em todos os passos da unidade que est estu dando e, no ltimo passo (final da unidade), clicar no boto Concluir. um proc edimento que lhe permitir ter acesso a uma nov a unidade, deste mesmo assunto e possibilidade de fazer o download deste novo contedo.

Unidade 1: Construindo a ordem mantida.

Вам также может понравиться