Вы находитесь на странице: 1из 7

1.2.

A IMPLANTAO DO MARXISMO-LENINISMO NA RSSIA: A CONSTRUO SOVITICA


1. O Atraso da Rssia Imperial e a crise do Imperialismo Russo (incio do sc. XX) Atraso Econmico: Agricultura a actividade dominante, ocupa 85% da populao activa em 1917. A terra propriedade do Estado, da Igreja Ortodoxa e da Nobreza. Indstria atrasada. A economia est dependente do apoio financeiro de outros pases. Situao econmica debilitada, em contraste com a Europa Ocidental industrializada. Poltica autocrtica do Czar: Nicolau II governa desde 1894. Regime autocrtico, baseado no poder pessoal do Czar. Apoio da Igreja Ortodoxa e da Nobreza. A Corte marcada por grande ostentao e corrupo. Agravamento com a participao da Rssia na I Guerra (1914-1917): A guerra agravou a situao de crise. Fez cair a produo agrcola e industrial. Aumentou a inflao, a carestia e a misria. Alm disso, derrotas terrveis nas batalhas contra os alemes fizeram um elevado nmero de mortos, provocaram humilhao, desnimo e levaram muitos a desertar. Contestao Social e Poltica: As ideias liberais e marxistas penetram na Rssia, sendo adoptadas pela burguesia, nobreza liberal, proletariado, camponeses, soldados e marinheiros. O descontentamento geral leva Revoluo popular de 1905 esmagada pelas tropas do Czar que disparou contra os manifestantes que, junto ao Palcio de Inverno, pediam po ao Czar. Morreram duas mil pessoas e este episdio ficou conhecido como o Domingo Sangrento. Reforo do Czarismo e aumento da represso: O Czar aceita a convocao da DUMA (Parlamento Russo), mas continua a governar de forma autocrtica, com o apoio da nobreza, da Igreja, da burocracia e do exrcito. Reforou a censura, a polcia poltica e reprimiu a oposio violentamente.

Cresce a Contestao Social e Poltica. Surgem novos partidos: P.K.D. (Partido Constitucional Democrata) Apoio da burguesia e da nobreza liberal (democracia liberal). Socialistas-Revolucionrios Apoio dos camponeses. Partido Operrio Social-Democrata Russo (Mencheviques/Bolcheviques) marxistas que defendiam a tomada do poder pelo operariado.

A Revoluo de Fevereiro de 1917 Atraso econmico Misria camponesa e operria Autocracia czarista e aumento da represso Participao da Rssia na I Guerra Mundial e agravamento das condies econmicas e sociais. Fracassos militares que leva desmoralizao e a deseres Insatisfao da Burguesia e Nobreza liberal. Motivos Desejo de reformas. Oposio dos partidos Constitucionaldemocrata, Socialistas-revolucionrios Contestao do Partido Social- democrata que prepara a revoluo operria. Manifestaes de mulheres Greves de operrios Protagonistas Motins de soldados e marinheiros Soviete de Petrogrado Queda do Czarismo Efeitos Entrega do poder a um Governo Provisrio, de cariz burgus, Imediatos que vai realizar reformas liberais. Contestao do Soviete de Petrogrado ao Governo Provisrio, na sequncia do domnio do Partido Bolchevique no Soviete. Problemas Duas perspectivas: Governo Provisrio: visava criar um regime de democracia Levantados representativa na Rssia e manter o pas na Guerra ao lado dos Aliados. Sovietes: Visavam uma nova revoluo que levasse a Rssia Ditadura do Proletariado para a construo do Socialismo. Desenvolvimento A Queda do Czarismo 23 de Fevereiro Greve das Operrias Txteis de Petrogrado que aproveitam o Dia Internacional da Mulher para se manifestarem. Grita-se Abaixo a Guerra, Abaixo a Autocracia. Greve de operrios. Manifestaes de operrios, soldados, marinheiros, estudantes contra a guerra, a fome e a falta de abastecimentos. Motins de soldados e marinheiros que ocupam arsenais e edifcios governamentais.

Do-se vivas aos Sovietes (conselhos de operrios, soldados e marinheiros, criados em 1905, extintos depois e que reaparecem agora). O Czar ordena s tropas que atirem sobre a populao e manda encerrar a Duma. As tropas do Czar recusam-se a obedecer e obedecem aos revoltosos.

27 de Fevereiro Os revoltosos tomam o edifcio da Duma. Constitui-se o Soviete de Deputados Operrios e Soldados de Petrogrado, dominado pelos socialistas-revolucionrios e mencheviques. Karensky foi o seu presidente. 2 de Maro O Czar abdica. Fim do Czarismo A Duma forma um Governo Provisrio para governar o pas at as eleies legislativas que devero ter lugar em 1918 para que os deputados eleitos possam elaborar uma Constituio que transforme a Rssia numa Repblica Parlamentar. O Governo Provisrio dirigido inicialmente por Lvov (prncipe liberal, constitucional- democrata), tendo Karensky como Ministro da Justia DUALIDADE DE PODERES ENTRE FEVEREIRO E OUTUBRO DE 1917

Governo Provisrio
Foi presidido inicialmente por Lvov e, posteriormente, por Karensky (um socialista-revolucionrio). Visava criar um regime de democracia parlamentar e representativo. Para isso, vai preparar as eleies para uma Assembleia Legislativa, para que os deputados para ela eleitos possam elabora uma constituio democrtica para a Rssia. Legisla nesse sentido, decretando: - estabelecimento das liberdades pblicas - a amnistia para os presos polticos - as 8 horas de trabalho dirio para os operrios - separao entre a Igreja Ortodoxa e o Estado - o sufrgio universal e o voto das mulheres Mantm a Rssia na I Grande Guerra, recusando uma paz precipitada em que o pas saia humilhado e que traga percas territoriais. Apoios: Burguesia liberal Partido Constitucional - Democrata Socialistas Revolucionrios Mencheviques Soviete de Petrogrado (apoia de incio, mas volta-se contra ele por influncia dos bolcheviques).

Soviete de Petrogrado
Os Bolcheviques que lutavam na clandestinidade, aproveitam a amnistia do Governo Provisrio e reforam a sua aco poltica. Muitos regressam do exlio, outros das prises. Ingressam em massa nos Sovietes que influenciam e passam a dominar. Destaca-se Lenine, dirigente bolchevique, que chega do exlio da Suia e que se torna muito influente no Soviete de Petrogrado. Destaca-se tambm Trotsky que se torna Presidente do Soviete de Petrogrado e nele organiza os Guardas Vermelhos, milcias armadas de operrios. O Soviete e os Bolcheviques contestavam o Governo Provisrio e exigiam que o poder fosse entregue aos Sovietes, por serem os mais legtimos representantes do povo russo. A sua palavra de ordem era: Todo o Poder aos Sovietes

Paz imediata Nacionalizao das terras, bancos, grandes indstrias Controle da produo pelos operrios

Ditadura do Proletariado Socialismo Comunismo Existncia de um regime duplo baseado em dois poderes paralelos

Clima de caos e de desordem agravado com sucessivos fracassos na guerra e deseres e com ocupaes de terras nos campos e greves nas indstrias.

3. A Revoluo de Outubro de 1917 A Democracia dos Sovietes (1917/1918) A Guerra Civil (1918/ 1920) O Comunismo de Guerra (1918/1920)

Protagonistas

Acontecimentos

Efeitos imediatos

Perodo da Democracia dos Sovietes

Sovietes Bolcheviques (Lenine e Trotsky, principais dirigentes) Os Bolcheviques assumem a liderana nos Sovietes Trotsky torna-se Presidente do Soviete de Petrogrado e arma os Guardas Vermelhos. A 25 de Outubro, do cruzador Aurora saem marinheiros revolucionrios que ocupam lugares estratgicos da cidade. Os Guardas Vermelhos ocupam outros pontos estratgicos e assaltam o Palcio de Inverno, onde se fixara o Governo Provisrio. Ocupao pacfica, sem derramamento de sangue. O II Congresso dos Sovietes legitima a revoluo. Queda do Governo Provisrio. Formao de um novo governo. O II Congresso dos Sovietes entrega o poder poltico ao Conselho dos Comissrios do Povo (composto por Bolcheviques). Entre os 18 comissrios destacam-se Lenine (Presidncia), Trotsky (Pasta da Guerra) e Staline (Pasta das Nacionalidades). Legislao revolucionria: - Decreto sobre a Paz: negociaes visando retirar a Rssia da Guerra (s em 1918 com o Tratado de Brest-Litovk); - Decreto sobre o controle operrio (gesto e controle das fbricas pelos operrios); - Decreto sobre a terra (expropriao da grande propriedade e sua entrega aos sovietes de camponeses); - Decreto sobre as nacionalidades (criao da Carta das Naes Russas que concedia igualdade e soberania aos diferentes povos da Rssia). Resistncia dos proprietrios e empresrios s expropriaes Desorganizao da economia Aumento do desemprego com os desmobilizados de guerra Perda das eleies pelos Bolcheviques para a Assembleia Constituinte Guerra Civil (1918 1920) com 10 milhes de mortos Brancos contra Vermelhos Bolcheviques e Sovietes

Problemas levantados (Depois de 3 meses de entusiasmo e adeso de operrios e camponeses)

Opositores internos e exrcitos estrangeiros

Concretizao da Ditadura do Proletariado e do Comunismo de Guerra

Os Bolcheviques, para fazerem face situao, puseram de parte os decretos revolucionrios e implantaram a Ditadura do Proletariado com medidas muito duras. Foi o Comunismo de Guerra que ps fim Democracia dos Sovietes. Medidas: Nacionalizao de toda a economia (terras, fbricas, comrcio interno e externo, transportes, bancos) Trabalho obrigatrio dos 16 aos 50 anos Proibio das greves Dissoluo da Assembleia Constituinte (reuniu um s vez) Proibio dos partidos polticos, excepo do Partido Comunista (ex-bolchevique) Represso contra os opositores: polcia poltica (Tcheca), censura, prises, campos de trabalho forado. A Ditadura do Proletariado transforma-se na Ditadura do Partido Comunista. 1919: Convocao da III Internacional Comunista (Komitern) com o objectivo de unir todos os partidos comunistas e operrios de todo o mundo num organismo internacional que promova a revoluo a nvel mundial. 1922: Criao da U.R.S.S. Torna-se um Estado federalista e multinacional, organizado segundo o centralismo democrtico, assente nos sovietes, mas controlados pelo Partido Comunista, a elite revolucionria.

Concretizao da Ditadura do Proletariado e do Comunismo de Guerra

Triunfo do Marxismo-Leninismo na U.R.S.S. Principais conceitos: Ditadura do Proletariado

Segundo o marxismo, era a forma assumida pelo Estado no perodo de transio entre a sociedade capitalista e o comunismo. Seria a etapa em que o proletariado, atravs da sua vanguarda revolucionria (P. C.), esmagaria a resistncia capitalista e burguesa, criando condies para a implantao do socialismo e depois do comunismo. um regime de ditadura para os opressores, exploradores e capitalistas. Pelo contrrio, um regime de democracia para a maioria do povo.

Marxismo-Leninismo

Sistema poltico e doutrinrio aplicado por Lenine na Rssia aps a revoluo de Outubro. Tendo como base o marxismo (Marx e Engels), adapta-o s condies histricas da Rssia em 1917, introduzindo algumas alteraes: - apelo participao activa dos camponeses - reforo do aparelho de Estado - uso da fora poltica do Estado para aniquilar toda a resistncia.

Sistema organizativo de tipo novo em que os rgos governativos eram eleitos democraticamente por etapas e degraus, ficando subordinados s directivas do poder central, numa cadeia hierrquica que se exercia das cpulas at s bases. Assentava numa linha democrtica que estabelecia o voto popular por etapas e degraus de baixo para cima e numa linha autoritria e centralizadora que determinava o cumprimento, sem contestao, das decises tomadas pelos rgos superiores que tinham sido eleitos. As decises eram impostas de cima para baixo.

Centralismo Democrtico

Conselho dos Comissrios do Povo

Presidium

Comit Executivo Central Congresso dos Sovietes Sovietes Locais e regionais Cidados da U.R.S.S. (voto secreto) No havia separao dos poderes. O Estado identificava-se com o P.C. 4. A Nova Poltica Econmica (1921 -1927)
A Nova Poltica Econmica (1921 -1927) Milhes de mortos Cidades despovoadas Runa da economia (indstrias paralisadas, campos devastados) Fome Resistncias s nacionalizaes e Ditadura do Partido Comunista Revoltas da populao Grita-se: Morte aos Bolcheviques! Vivam os Sovietes! Substituio do Comunismo de Guerra pela N.E.P. (introduo de medidas capitalistas, numa tentativa de relanamento da economia atravs da coexistncia de um sector privado e de um sector socialista): Interrupo da colectivizao agrria; Os camponeses passaram a poder produzir e a vender os seus excedentes no mercado; Desnacionalizao das empresas mais pequenas; Investimento estrangeiro. Recuperao da economia sovitica com crescimento das produes agrcola e industrial

Motivos

Medidas tomadas pelo P.C. e Congresso dos Sovietes

Resultados

Вам также может понравиться