Вы находитесь на странице: 1из 18

Redes ATM X Gigabit Ethernet

Joseane Barbosa de Farias Karina Karla Cavalcante de Oliveira {jbf, kkco}@di.ufpe.br Departamento de Informtica Centro de Cincias Exatas e da Natureza Universidade Federal de Pernambuco Setembro, 1998

RESUMO
No ambiente local e corporativo h uma demanda por redes de alta velocidade com a finalidade de se prover a interconexo de servidores a diversas redes locais, ou simplesmente a interconexo das prprias redes de uma forma quase que transparente. Neste contexto destacam-se as tecnologias ATM e Gigabit Ethernet. Este trabalho tem por objetivo fazer um estudo destas tecnologias, levantando suas caractersticas e realizando uma comparao entre as mesmas sob diversos aspectos, bem como uma anlise da aplicabilidade de cada uma delas no mercado atual.

ABSTRACT
In the local and corporate environment there is a demand for high-speed networks with the purpose of providing the interconnection of servers to several local networks, or simply the interconnection of the own networks in a way almost transparent. In this context they stand out the technologies ATM and Gigabit Ethernet. This paper has for objective to do a study of these technologies, lifting its characteristics and accomplishing a comparison among the same ones under several aspects, as well as an analysis of the applicability of each one in the current market.

1. Introduo
Modernas organizaes utilizam suas redes locais (LANs) para fornecer conectividade entre um grande nmero de desktops computando novas e sofisticadas aplicaes que unem dados, voz, vdeo e imagem. Enquanto o volume do trfego aumenta, a largura de banda oferecida por Legacy Networks rapidamente se torna inadequada para manter um desempenho aceitvel nestes ambientes. Alm das aplicaes, servidores Web de Intranets, server farms centralizados, groupwares esto tambm forando os limites das redes de computadores. Surge, portanto, a demanda por novas tecnologias que atendam as necessidades de desempenho, segurana, confiabilidade e qualidade de servio impostos por estes novos cenrios. Vrias tecnologias esto disponveis hoje com propostas diferentes para atender estas necessidades. Entre elas, encontramos ATM e Gigabit Ethernet.

Para entender ATM (Asynchronous Transfer Mode) necessrio uma breve explanao sobre STM (Synchronous Transfer Mode). STM a antiga tecnologia usada pelo backbone das redes de telecomunicaes para transferir pacotes de voz e dados atravs de longas distncias. STM uma tecnologia de comutao de circuitos, onde uma conexo estabelecida antes do incio da transferncia de dados, sendo liberada s aps o trmino de tal transferncia, com desperdcio de banda devido a impossibilidade de se transmitir dados de outra conexo quando a conexo corrente no est sendo usada mas ainda est ativa. Visando uma tecnologia mais flexvel e eficiente, surgiu ATM, que pode ser definida como comutao rpida de pacotes com pacotes de tamanho fixo e pequeno, permitindo uma alta flexibilidade e poder de manipulao de trfego a uma taxa constante (udio e vdeo) e varivel (dados). Gigabit Ethernet constitui um novo padro que promete entregar dados Ethernet a uma taxa de 1Gbps, ou cem vezes a taxa tradicional do Ethernet que domina as redes locais no mundo inteiro. O Gigabit Ethernet apresenta uma abordagem evolucionria e simples para melhoria das redes locais hoje existentes, oferecendo suporte do tipo "melhor esforo" para diferentes mdias, com perfeita integrao com as aplicaes e protocolos hoje existentes e herdando vrias caractersticas e limitaes da famlia Ethernet da qual se originou.

2. Redes ATM
A idia bsica de ATM transmitir toda a informao em pacotes pequenos e de tamanho fixo, chamados clulas. uma tecnologia, escondida dos usurios, e potencialmente um servio, visvel aos usurios, algumas vezes chamada de cell relay. ATM foi projetada prioritariamente para a substituio do sistema telefnico e para transmisso de vdeo de alta qualidade e contedo multimdia, o que no impediu sua larga utilizao para transmisso primria de dados. ATM alcanou uma maior aceitao e adoo em redes de grandes empresas, companhias telefnicas, campus universitrios e provedores de servios, principalmente como backbone.

2.1. Modelo de Referncia ATM

O Modelo de Referncia ATM baseado em padres desenvolvidos pela ITU, sendo dividido em trs camadas, a camada fsica, a camada ATM e a camada de adaptao ATM (AAL ATM Adaptation Layer), conforme figura abaixo. 2.1.1. A Camada Fsica em Redes ATM Define um mtodo de transporte para clulas ATM entre duas entidades ATM. Possui uma subcamada dependente do meio de transmisso, responsvel pela correta transmisso e recepo de bits no meio fsico chamada PMD (Physical medium dependent sublayer) e uma outra subcamada de convergncia de transmisso responsvel pelo mapeamento de clulas ATM para o sistema de transmisso usado. responsvel tambm pela gerao e processamento de HEC (Header Error Check) e monitorao de desempenho. Dois tipos de conexes so oferecidas: circuitos virtuais permanentes e circuitos virtuais comutados. Os circuitos virtuais permanentes so requisitados pelo cliente manualmente e tipicamente permanecem no lugar por meses ou anos; j os circuitos virtuais comutados so configurados dinamicamente como necessrio e desfeitos imediatamente aps o uso. Numa rede de circuitos virtuais como ATM, quando um circuito estabelecido, o que realmente ocorre a escolha de uma rota da fonte ao destino e todos os switches (roteadores) ao longo do caminho fazem entradas nas tabelas, podendo ento rotear qualquer pacote naquele circuito virtual, com a possibilidade de reservar recursos para o novo circuito. Num circuito virtual permanente, os switches sempre iro guardar entradas nas tabelas para um determinado destino, mesmo se no houver trfego por meses, com possvel reserva de banda e buffers, havendo uma carga mensal (custo e desperdcio de recursos) para tais circuitos; como vantagem no existe o tempo de configurao da rota, possibilitando o movimento instantneo dos pacotes. O meio de transmisso para ATM normalmente fibra tica, onde cada link vai de um computador para um switch ATM ou de um switch ATM para outro switch ATM. Ou seja, os links so ponto-a-ponto, no possuindo meio compartilhado como muitas LANs, o que uma vantagem na segurana da rede, uma vez que as estaes no podem trabalhar em modo espio, entretanto, no podem efetuar broadcast. O problema do broadcast solucionado via multicast para todas as estaes, com uma clula entrando

numa linha do switch e saindo em mltiplas linhas.

2.1.2. A Camada de Enlace em Redes ATM Na transmisso de clulas o primeiro passo a ser efetuado o checksum do cabealho. A deciso de s se ter checksum no cabealho foi tomada para reduzir a probabilidade de clulas serem entregues incorretamente devido a um erro no cabealho, mas sem pagar o preo de checksum num campo muito maior que o de dados; e porque ATM foi projetada para usar fibra tica, que altamente confivel. funo das outras camadas realizar tal checksum caso elas queiram. No envio de dados o trabalho da subcamada TC (Transmission Convergence Sublayer) pegar uma seqncia de clulas, adicionar um HEC a cada uma, converter o resultado para uma stream de bits e coloc-las no meio fsico, numa velocidade compatvel com a velocidade do meio fsico. Para isso, usam um tipo especial de clulas de controle chamadas OAM (Operation and Maintenance). Na recepo dos dados realizam a tarefa inversa.

2.1.3. A Camada de Rede em Redes ATM Embora no haja reconhecimentos de pacotes (acknowledgments), a camada ATM assegura que clulas enviadas ao longo de um circuito virtual nunca iro chegar desordenadas. A subrede ATM permite descartar clulas em caso de congestionamento, mas sob nenhuma condio permite reordenar clulas enviadas num circuito virtual simples. Todavia, nenhuma ordenao feita para clulas enviadas em diferentes circuitos virtuais. Redes ATM permitem diferentes tipos de categorias de servios:

CBR (Constant Bit Rate) no faz checagem de erros, controle de fluxo ou outro tipo de processamento de controle, como exemplo, temos o sistema telefnico; VBR (Variable Bit Rate) dividido em duas subclasses: RT (Real Time) sem atraso mas com possvel perda, como videoconferncia; e NRT (No Real Time) o tempo de entrega importante mas uma certa quantidade de atraso pode ser tolerada pela aplicao, como email multimdia; ABR (Available Bit Rate) utilizado em trfego de rajadas cuja banda fortemente conhecida. a nica categoria de servio em que a rede prov feedback da taxa para o transmissor, pedindo a ele para diminuir o trfego quando ocorre congestionamento. Assumindo que o transmissor concorda com tais requisies, a perda de clulas esperada baixa, como exemplo temos o trfego de browsers na Web; UBR (Unspecified Bit Rate) no faz nenhuma promessa de taxa de trfego nem d feedback sobre congestionamento. Se h congestionamento as clulas so descartadas. Como exemplo, temos transferncia de arquivos e email.

Para ser possvel ter contratos de trfego concretos, o padro ATM define um nmero de parmetros de QoS cujos valores so negociados entre transmissores e receptores. Entre estes parmetros podemos citar:

Parmetros que estabelecem o quo rpido o usurio deseja enviar as clulas: PCR (Peak Cell Rate), SCR (Sustained Cell Rate) e MCR (Minimum Cell Rate), especificando, respectivamente, a taxa mxima, mdia e mnima em que as clulas sero entregues; Parmetros que estabelecem quanta variao estar presente nos tempos de transmisso das clulas: CDVT (Cell Delay Variation Tolerance); Parmetros que estabelecem taxas de erros aceitveis na transmisso das clulas: CER (Cell Error Ratio) e CMR (Cell Misinsertion Rate), respectivamente, a frao das clulas que so entregues com um ou mais bits errados e a frao das clulas entregues num destino errado, originados de erros no detectados no cabealho.

O mecanismo para usar e forar os parmetros de QoS baseado num algoritmo especfico GCRA (Generic Cell Rate Algorithm), que funciona pela checagem de cada clula para ver se os parmetros conferem com os especificados para o seu circuito virtual. Tal mecanismo conhecido como Traffic Shaping and Policing. Redes ATM devem lidar com congestionamento a longo termo, causado por mais trfego entrante no sistema do que pode manipular, e a curto termo, causado por rajadas no trfego. Dessa forma, algumas estratgias so usadas, entre as quais podemos citar o controle de admisso e a reserva de recursos. 2.1.4. A Camada de Transporte em Redes ATM O objetivo da camada AAL prover servios teis para programas de aplicaes e esconder destes os mecanismos de fragmentao de dados em clulas na fonte e reagrupamento dessas clulas no destino, permitindo que usurios enviem pacotes maiores que uma clula. Diferentes aplicaes possuem diferentes requerimentos. Para suportar tais diferenas foram criados quatro classes de servio (Classe A D) na camada AAL, implementados por quatro protocolos (AAL1 AAL4). Todavia, foi descoberto depois que os requerimentos para as classes C e D eram similares e, AAL3 e AAL4 foram combinadas em AAL3/4. Logo em seguida a indstria de computao descobriu que nenhuma destas implementaes eram boas e definiu um novo protocolo AAL5. AAL5 suporta servio confivel e no-confivel, unicast e multicast, onde multicast no prov entrega garantida. A principal vantagem de AAL5 sobre AAL4 a maior eficincia. 2.1.5. Objetivos e Fatos ATM um servio orientado conexo, mas assume o compromisso de assumir servios orientados e no orientados conexo. 2.1.6. Escalabilidade

Escalabilidade uma das caractersticas mais valiosas de ATM, tendo como fatores chave sua arquitetura comutada, que permite largura de banda dedicada e o crescimento de nodos da rede de uma forma simples atravs da adio de portas aos switches; e sua estrutura comum de clula, que permite que pacotes no sejam reencapsulados a cada rede que atravessem. 2.1.7. Trfego Integrado Com um formato de clula uniforme, dados de diferentes fontes podem ser facilmente integrados em Redes ATM. Pela dedicao de recursos por um breve perodo de tempo por clula, dados de diferentes fontes parecem ser transmitidos de maneira concorrente. Por outro lado, no sempre desejvel ter dados com diferentes QoS juntos, pois pelos mecanismos existentes acaba-se usando tcnicas que no iro atender s QoS especificadas. 2.1.8 Simplicidade da Rede Redes de alta velocidade necessitam ser simples para no desperdiar a capacidade de velocidade de comunicao inerente estas. Em Redes ATM, as funcionalidades dos nodos da rede so simplificadas de trs formas:

Em decorrncia das baixas taxas de erros de transmisso em fibra tica, erros de transmisso no so monitorados nos nodos da rede, exceto pela checagem do cabealho das clulas ATM, e a manipulao dos erros realizada somente no destino ou nos dispositivos do usurio final; Como ATM tem um tamanho fixo de clula e garante a ordenao, os separadores de quadros so transparentes ao destinatrio, no sendo necessrias funes de delimitao de quadros nos nodos da rede; O roteamento das clulas feito simplesmente pela pr-alocao de labels de roteamento para o caminho completo atravs da rede, eliminando a necessidade de reagrupamento e reencapsulamento na rede. Por outro lado, como a responsabilidade da escolha do roteamento completo est nos nodos fontes, pode-se ter problemas devido a falta de feedback, como em casos de congestionamento.

2.2. Estado da Arte


Dois importantes padres ATM provem suporte s redes existentes consolidadas, tambm conhecidas como Legacy Networks:

LAN Emulation (LANE): habilita uma rede ATM a agir como backbone LAN para hubs, LAN Switches, brigdes e roteadores. Em efeito, LANE permite o estabelecimento de uma VLAN (Virtual LAN) especfica ATM que permite estaes finais Ethernet se comunicar com um servidor ATM sem ter que atravessar um roteador. Cada emulao de LAN requer um servidor de emulao LAN, que traduz endereos MAC em endereos ATM e abre uma conexo entre dois pontos finais. Multiprotocol Over ATM (MPOA): habilita protocolos tais como IP enviar dados diretamente para dispositivos ATM, mapeando endereos IP em endereos

ATM, estabelecendo atalhos para estaes finais em diferentes subredes que permitem a conexo direta atravs de ATM. Em ATM ainda temos outros protocolos importantes que auxiliam a interoperabilidade com os protocolos, redes e tecnologias existentes, como IP Switching, Tag Switching e NHRP. Estes no sero abordados por questes de limitao de espao e por serem muito especficos, fugindo um pouco dos objetivos do trabalho presente.

2.3. Obstculos
Redes ATM tem sido foco de muita pesquisa desde seu surgimento, e alguns problemas devem ser entendidos e superados para que novas aplicaes possam tirar todas as vantagens que a tecnologia oferece. Entre os obstculos a serem superados, podemos citar:

Custo: o custo dos equipamentos ATM ainda alto, apesar de j ter diminudo substancialmente ao longo da existncia de ATM; Falta de gerenciamento dos recursos da Rede ATM; Testes so uma outra rea onde h a necessidade de progressos adicionais; Outro fator que atrasou a adoo de ATM em algumas reas foi a alta disponibilidade de tecnologias de alta velocidade, como as variaes de Ethernet, que oferecem uma fcil migrao. Entretanto, o resultado das variaes Ethernet como substitutas para ATM esto longe de estar bem definidos, pois apesar das vantagens que estas oferecem, ATM tem conseguido pression-las bem com sua banda dedicada e caractersticas de QoS; Interoperabilidade: Equipamentos de vrios fornecedores ainda no conseguem trabalhar em completa harmonia, o que est sendo superado com a adoo dos padres feitos pelo Frum ATM e normas de recomendaes da ITU.

3. Gigabit Ethernet
Gigabit Ethernet uma extenso para os padres IEEE 802.3 de 10 Mbps e 100 Mbps. Em julho de 1996, aps meses de estudo, o IEEE 802.3 criou o grupo 802.3z. Este grupo tinha o objetivo de desenvolver o padro Gigabit Ethernet com as seguintes caractersticas:

Permitir operao half- e full-duplex a velocidade de 1000 Mbps; Usar o formato do quadro Ethernet 802.3; Usar o mtodo de acesso ao meio CSMA/CD com suporte a um repetidor por domnio de coliso; Ser compatvel com as tecnologias 10Base-T e 100Base-T.

Este grupo identificou trs objetivos especficos para as distncias dos links: um link multimodo de fibra tica com tamanho mximo de 550 metros; um link monomodo de fibra tica com tamanho mximo de 3 quilmetros (depois estendido para 5 quilmetros); e um link de cobre com tamanho mximo de pelo menos 25 metros. O IEEE est tambm investigando a tecnologia que deveria suportar distncias de links de

pelo menos 100 metros sobre par tranado no blindado categoria 5 (UTP Cat 5). Este trabalho deve ser concludo ainda neste ano de 1998.

3.1. Gigabit Ethernet: Uma alternativa para LANs e Intranets de Alta Velocidade
O crescimento acelerado do trfego da LAN est fazendo com que os administradores da rede procurem por tecnologias de rede de mais alta velocidade para resolver o problema da largura de banda. Gigabit Ethernet uma alternativa atraente pelos seguintes critrios:

Migrao direta e fcil para nveis de desempenho mais altos sem rompimento da rede; Baixo custo - incluindo os custos de suporte e de aquisio; Capacidade para suportar novos tipos de aplicaes e dados; Flexibilidade de projeto de rede.

3.1.1. Fcil Migrao para Desempenhos mais Altos Uma das mais importantes questes com a qual os administradores de rede se preocupam como obter uma maior largura de banda sem romper a rede existente. Gigabit Ethernet segue a mesma forma e funo dos seus precursores 10Mbps e 100Mbps Ethernet, permitindo uma migrao direta e incremental para uma interconexo de mais alta velocidade. Todas as trs velocidades do Ethernet (Ethernet, Fast Ethernet e Gigabit Ethernet) usam o mesmo formato de quadro IEEE 802.3, operao full-duplex e mtodos de controle de fluxo. No modo half-duplex, Gigabit Ethernet usa o mesmo mtodo de acesso CSMA/CD para resolver o problema de conteno ao meio compartilhado. E ela ainda, usa os mesmos objetos de gerenciamento definidos pelo grupo IEEE 802.3.

3.1.2. Formato do Quadro Ethernet simples conectar dispositivos Ethernet existentes de mais baixa velocidade a dispositivos Gigabit Ethernet usando switches e roteadores que adaptam a velocidade de uma linha fsica a outra. Gigabit Ethernet usa o mesmo tamanho varivel (pacotes de 64 a 1514 bytes) do quadro Ethernet e Fast Ethernet (Figura 1). Devido ao fato de que o formato e tamanho mximo e mnimo do quadro so os mesmos para todas as tecnologias Ethernet, nenhuma outra mudana necessria.

3.1.3. Operao Half-Duplex e Full-Duplex

Gigabit Ethernet inclui ambos os mtodos half- e full-duplex. Um repetidor half-duplex Gigabit Ethernet atua como um tradicional hub de meio compartilhado, usando CSMA/CD para controlar o acesso entre usurios. O modo de comunicao full-duplex, no qual dois nodos podem simultaneamente enviar e receber pacotes, no requer CSMA/CD porque uma conexo deste tipo dedicada a um nico sistema, tais como um servidor ou um switch. Quase todos os produtos no mercado em 1998 so full-duplex. O mtodo CSMA/CD do Gigabit Ethernet foi melhorado para manter um dimetro de coliso de 200 metros a velocidades gigabit. Sem este melhoramento, pacotes Ethernet de tamanho mnimo poderiam completar a transmisso antes que a estao transmissora percebesse a coliso, violando assim o mtodo CSMA/CD. Para resolver este problema, ambos o carrier time do CSMA/CD e o slot time do Ethernet tm sido estendidos dos seus valores de 64 bytes para um novo valor de 512 bytes. Pacotes menores do que 512 bytes tm sido aumentados com um novo campo de extenso seguindo o campo CRC. Pacotes maiores do que 512 no so estendidos. Estas mudanas que podem causar impacto no desempenho de pequenos pacotes, tm sido compensadas por incorporar uma nova caracterstica, chamada packet bursting, no algoritmo CSMA/CD. Packet bursting permitir servidores, switches e outros dispositivos enviar rajadas de pequenos pacotes para utilizar completamente a largura de banda disponvel. Gigabit Ethernet tambm emprega mtodos de controle de fluxo padres Ethernet para evitar congestionamento e sobrecarga. 3.1.4. Objetos de Gerenciamento SNMP define um mtodo padro para coletar informaes a nvel de dispositivos Ethernet. SNMP usa estruturas de base de informao de gerenciamento (MIB) para registrar estatsticas principais tais como pacotes transmitidos e recebidos, taxa de erro e outras informaes do prprio dispositivo. Informao adicional coletada por agentes de monitorao remota (RMON). Gigabit Ethernet usa as mesmas MIBs e agentes RMON do Ethernet para fazer o gerenciamento da rede.

3.1.5. Custo O custo total de uma nova tecnologia inclui no apenas o custo associado a aquisio de equipamentos, mas tambm o custo de treinamento, manuteno e de ferramentas de diagnstico da rede. Como os produtos Fast Ethernet sofreram uma reduo de preos nos ltimos dois anos, Gigabit Ethernet tende a seguir essa mesma tendncia. O objetivo do IEEE fornecer conexes Gigabit Ethernet a duas ou trs vezes o custo de uma interface 100Base-FX, e a medida que o volume de compras aumenta, o custo associado as interfaces Gigabit Ethernet declinaro.

3.1.6. Suporte a Novas Aplicaes e Tipos de Dados

O grande nmero de aplicaes emergentes conduz a uma migrao para novos tipos de dados, incluindo vdeo e voz. Ethernet permite hoje, misturar dados e vdeo atravs de uma combinao dos seguintes fatores:

Aumento da largura de banda atravs de Fast Ethernet e Gigabit Ethernet, melhorada pela comutao de LAN; Emergncia de novos protocolos, tais como Resource Reservation Protocol (RSVP), que prov servio de reserva de largura de banda; Emergncia de novos padres, tais como 802.1Q e 802.1p, que prov LAN virtual (VLAN) e informao de prioridade explcita para pacotes na rede; Uso em larga escala de compresso de vdeo avanada como MPEG-2.

Estas tecnologias e padres combinados permitem entrega de vdeo e trfego multimdia em redes Gigabit Ethernet.

3.1.7. Flexibilidade de Projeto de Rede Gigabit Ethernet permite redes comutadas, roteadas e compartilhadas. Todas tecnologias de interconexo de hoje, tais como IP switching e Layer 3 switching, so completamente compatveis com Gigabit Ethernet e Fast Ethernet. Portanto, a escolha de Gigabit Ethernet como uma rede de alta velocidade, no restringe a escolha da tecnologia de interconexo ou a topologia da rede.

3.2. Migrao para Gigabit Ethernet


Devido ao fato de que Gigabit Ethernet usa os mesmos protocolos de baixo nvel como o tradicional Ethernet, roteadores, switches e hubs existentes no necessitaro ser substitudos. Os switches e hubs necessitaro de alteraes como a adio de mdulos de ligao a Gigabit Ethernet e os grandes servidores (server farms) precisaro de novos adaptadores de rede. Dessa forma, Gigabit Ethernet pode facilmente ser incorporado em redes j existentes. A tecnologia ser aplicada em conexes do tipo, switch-to-switch, switch-to-router, switch-to-server e repeater-to-switch. Em todos estes cenrios, o sistema operacional de rede (NOS), aplicaes e drivers de interface de rede (NIC) dos computadores desktop permanecero inalterados.

3.2.1. Atualizando Conexes Switch-to-Switch

Neste cenrio, conexes de 100 Mbps entre switches Fast Ethernet ou repetidores so atualizadas para conexes de 1000 Mbps entre switches de 100/1000. A figura 2a mostra a rede antes da atualizao, enquanto a figura 2b mostra a rede aps a atualizao. 3.2.2. Atualizando Conexes Switch-to-Server Neste cenrio, os switches Fast Ethernet so atualizados para switches Gigabit Ethernet e a conexo entre os server farms e o switch atualizada atravs da instalao de NICs Gigabit Ethernet nos server farms. A figura 3a mostra a rede antes da atualizao, enquanto a figura 3b mostra a rede aps a atualizao.

3.2.3. Atualizando um Backbone Fast Ethernet Comutado

Um backbone Fast Ethernet que agrega mltiplos switches de 10/100 pode ser atualizado para um switch Ethernet suportando mltiplos switches de 100/1000, bem como outros dispositivos tais como roteadores e hubs com interfaces Gigabit Ethernet. Repetidores gigabit podem ser instalados quando necessrio. Uma vez que o backbone atualizado, server farms podem ser conectados diretamente ao backbone com NICs Gigabit Ethernet, aumentando assim, o throughput aos servidores para usurios com aplicaes de alta largura de banda. Tambm a rede pode agora suportar um nmero maior de segmentos, mais largura de banda por segmento, e consequentemente, mais nodos por segmento. A figura 4a mostra a rede antes da atualizao, enquanto a figura 4b mostra a rede aps a atualizao.

3.2.4. Atualizando um Backbone FDDI Compartilhado

Um backbone FDDI de um campus ou de um edifcio pode ser atualizado pela substituio do concentrador FDDI ou do hub ou do roteador Ethernet-to-FDDI por um switch ou repetidor Gigabit Ethernet. Alguns usurios, como um passo intermedirio, migram para um switch FDDI antes de instalar um switch Gigabit Ethernet. requerida tambm a instalao de novas interfaces Gigabit Ethernet nos roteadores, switches ou repetidores. Todo o investimento no cabeamento de fibra tica mantido, e a largura de banda agregada aumentada de pelo menos dez vezes para cada segmento. A figura 5 mostra as possveis atualizaes desse cenrio.

3.2.5. Atualizando Workgroups de Alto Desempenho Nas ltimas fases de adoo do Gigabit Ethernet, NICs Gigabit Ethernet sero usados para atualizar computadores desktop de alto desempenho que sero, ento, conectados a switches Gigabit Ethernet. A figura 6a mostra a rede antes da atualizao, enquanto a figura 6b mostra a rede aps a atualizao.

4. Comparao
Para uma melhor anlise das tecnologias aqui apresentadas, uma comparao realizada sob diversos aspectos considerados importantes para ambas as tecnologias.

4.1. Complexidade
uma tendncia natural do mercado escolher solues simples em detrimento de outras mais complexas. Gigabit Ethernet considerado um padro simples, j que constitui-se numa extenso de um padro tambm bastante simples, apesar de usar algumas tcnicas avanadas de transmisso e codificao de dados e Processamento Digital de Sinal (DSP). ATM uma tecnologia bastante complexa, o que agravado por ser uma tecnologia nova e revolucionria.

4.2. Amadurecimento
A tecnologia Gigabit Ethernet, mais uma vez se vale do fato de ser uma extenso de uma slida e madura tecnologia, o Ethernet. Neste aspecto, Gigabit Ethernet herda os fundamentos de uma tecnologia madura, apesar de herdar tambm suas limitaes. Os padres ATM para trfego de dados esto completos, o que significa que produtos de diferentes fabricantes que aderiram aos padres iro interoperar sem maiores problemas.

4.3. Preo
Este aspecto muitas vezes determinante na escolha de uma tecnologia. Gigabit Ethernet a 1 Gbps uma soluo significativamente mais barata que ATM a 622Mbps. Mas, deve-se levar em considerao no apenas o custo associado a uma ou outra e sim a relao custo-benefcio. Dessa forma, deve ser analisado o cenrio da rede a ser implementada, as aplicaes a serem utilizadas, o que determinar a importncia de parmetros como QoS, largura de banda e escalabilidade dentro do contexto, e portanto permitir a escolha de uma ou outra tecnologia.

4.4. Base Instalada


Considerando a base instalada, propriamente dita, ATM estaria a frente de Gigabit Ethernet, j que produtos ATM esto no mercado desde 1994. Porm, mais uma vez Gigabit Ethernet favorecida pela sua famlia Ethernet, herdando dela toda a base instalada. O IDC prev para este ano de 1998 que 86% dos equipamentos de rede sero Ethernet.

4.5. Pessoal Treinado


Mais uma vez por herdar de uma tecnologia madura e solidificada, Gigabit Ethernet, conta com uma slida base de pessoal treinado e capacitados nas tecnologias Ethernet e Fast Ethernet. Uma outra vantagem do Gigabit Ethernet a existncia de uma variedade de ferramentas de teste, anlise e projeto de redes (simuladores, analisadores de protocolo, software de gerenciamento) para a tecnologia Ethernet, que com algumas adaptaes podero ser utilizadas nas redes Gigabit Ethernet. Isto influencia tambm no custo da tecnologia, pois h uma economia na aquisio e desenvolvimento destas ferramentas. Para ATM, novas ferramentas ou novos mdulos adicionais para as ferramentas existentes esto sendo desenvolvidos, implicando em um custo adicional de desenvolvimento e suporte. Entretanto, devido a pesquisa intensa, tais problemas tendem a ser resolvidos muito em breve.

4.6. Suporte a diferentes mdias (dados, voz, vdeo e imagem) QoS.


Apesar de no ter sido concebida com o conceito de QoS em mente, Gigabit Ethernet suporta vdeo e trfego multmidia, atravs da combinao de alguns fatores como mecanismos de prioridade de trfego, uso do protocolo RSVP, assim como o uso dos novos padres 802.1Q e 802.1p. Como uma tecnologia de transporte, os atributos de ATM superam os de Gigabit Ethernet. ATM pode ser usado indistintamente em LANs e WANs. Suas clulas de tamanho fixo e pequeno e seus parmetros de QoS as torna capaz de manipular todos os tipos de meios, incluindo dados, grficos, imagens, vdeo e voz.

4.7. Escalabilidade
Escalabilidade est relacionada a capacidade de crescimento das redes de modo fcil e simples. Neste fator, Gigabit Ethernet sofre as limitaes de sua matriarca, a tecnologia Ethernet, apesar desta oferecer vrias opes de redes. Tais limitaes so especialmente visveis quando se torna necessrio ampliar os limites de velocidade da famlia Ethernet e esto relacionados a velocidade, a aspectos de temporizao e distncia.

Quando ATM est usando aplicaes nativas ATM, ela oferece garantia de QoS, sendo ento infinitamente escalvel. Em decorrncia de sua arquitetura comutada e banda dedicada, altamente escalvel tanto em nmeros de nodos na rede como em largura de banda.

5. Concluses
Numa breve comparao dos pontos fortes de ambas as tecnologias realizada anteriormente, restam poucas dvidas que Gigabit Ethernet a tecnologia a ser adotada nas instalaes cujo trfego na rede em grande maioria de dados. Por outro lado, o ATM especialmente indicado para ambientes de domnios de aplicao como transferncias de imagens mdicas de alta definio, vdeoconferncia, vdeo sob demanda, emulao de circuitos, implementao de backbones e trfego sensvel a atrasos, que se beneficiariam das caractersticas de QoS do ATM. Dessa forma, concluise que Gigabit Ethernet e ATM no so tecnologias concorrentes e sim complementares, onde os requisitos da rede sero os fatores determinantes para a escolha da tecnologia mais adequada.

Abreviaes
AAL ATM Adaptation Layer ATM - Asynchronous Transfer Mode ABR - Available Bit Rate CBR - Constant Bit Rate CDVT - Cell Delay Variation Tolerance CER - Cell Error Ratio CMR - Cell Misinsertion Ratio CS - Convergence Sublayer CSMA/CD - Carrier Sense Multiple Access with Collision Detection FDDI - Fiber Distributed Data Interface GCRA - Generic Cell Rate Algorithm IEEE - Institute of Electrical and Eletronic Engineers IP - Internet Protocol ITU - International Telecommunication Union LAN - Local Area Network LANE - Lan Emulation MCR - Minimum Cell Rate MIB - Management Information Base MPOA - Multiprotocol Over ATM NIC - Network Interface Card NOS - Network Operating System NRT - Non Real Time

OAM - Operation and Maintenance PCR - Peak Cell Rate PMD - Physical Medium Dependent Sublayer QoS - Quality of Service RMON - Remote Monitoring RT - Real Time RSVP - Resource Reservation Protocol SAR - Segmentation and Reassembly SCR - Sustained Cell Rate SNMP - Simple Network Management Protocol STM - Synchronus Transfer Mode TC - Transmission Convergence Sublayer TCP/IP - Transmission Control Protocol/Internet Protocol UBR - Unspecified Bit Rate VBR - Variable Bit Rate VLAN - Virtual LAN

Referncias Bibliogrficas
Monteiro, Jos Augusto Suruagy. Rede Digital de Servios Integrados de Faixa Larga (RDSI-FL). IX Escola de Computao, Recife, 1994. Tanenbaum, A. S. Redes de Computadores. Editora Campus, terceira edio, So Paulo, 1997. Karv, Anita. Ethernet's Next Frontier. LAN the Network Solutions Magazine, Vol. 12, No. 1, pags. 40 - 47, Janeiro 1997. Myslewski, R., "Gigabit Ethernet Dims ATM's Future," MacUser, November 1996, p. 25. Wallace, B., "Gigabit-gaga," Computerworld, 26 August 1996, p. 57. Hardie, C., "ATM Challenger Surfaces," Electronic News, 13 May 1996, p. 4. ATM state of the art LAN Emulation A Brief Tutorial on Atm, Zahir Ebrahim, March 1992. ATM Internetworking, Anthony Alles, Cisco Systems, March 1995. Whetten, F., "Introductory Computer Networking," 9 September 1996, pp. 39-40. Gigabit Ethernet accelerating the standard for speed. Whitepaper, julho de 1998. URL: http://www.gigabit-Ethernet.org/technology/whitepapers. Death to ATM. URL:http://www.herring.com/mag/issue33/atm.html. Gigabit Ethernet, por Jos grilo, IBM.

URL: http://www.fbento.pt/red/0397/a02-00-00.html. Gigabit Ethernet: The Difference Is In the Details. URL: http://www.data.com/tutorials/gigabit.html. Inside Gigabit Ethernet. URL: http://www.byte.com/art/9705/sec5/art2.htm. ATM Lan Emulation In Workgroup Networks. URL: http://www.zeitnet.com An Overview of ATM LAN Emultion, by Interphase Corporation, 1995. URL: http://www.iphase.com ATM Tutorial by Newbridge Networks Corporation. URL: http://www.newbridge.com Switching, Ursula Schwantag, Jun 1997. URL: http://network-services.uoregon.edu/~ursula/thesis/node54.html The ATM Forum Home Page. URL: http://www.atmforum.com "Frequently Asked Questions About Gigabit Ethernet," URL: http://www.gigabit-ethernet.org/faq.html, Gigabit Ethernet Alliance. "Gigabit Ethernet Migration," URL: http://www.gigabit-ethernet.org/migrate.html, Gigabit Ethernet Alliance.

Вам также может понравиться