Вы находитесь на странице: 1из 33

Aula 2 Fundamentos e Metodologia do Ensino da Lngua Portuguesa

Aula 2 Aquisio da Escrita e Importncia do Conhecimento Fonolgico

Profa. Ma. Rosemeire Farias

Para incio de conversa


Pergunto Vocs j pensaram em: 1) Como difcil ensinar a Lngua Portuguesa para falantes nativos? 2) Como difcil o professor saber trabalhar em sala de aula com a gramtica apresentada pelos compndios gramaticais e a gramtica usada pelos alunos (gramtica dos usos)?

O que gramtica dos usos?


O que gramtica dos usos? H vrios estudiosos e linguistas, um exemplo Maria Helena Moura Neves, que publicaram textos que abordam a gramtica dos usos.

O que isso? a gramtica que tem como objetivo descrever como os falantes fazem uso do seu vernculo, quais so:

4
4

Eu no posso, prof., vou na aula de ginstica.

Quem v, pensa! No d no, nesse sbado, no.

Alguns de vocs podem participar da reunio do sbado?

Vou ver, eu lhe aviso.


5

Dimenso Heterognea da Lngua


fato que o ensino da lngua/linguagem deve ser entendido como um dos indutores que levam ao conhecimento, produo de conhecimento, considerando a necessidade de interao social entre as pessoas e a relao destas com o conhecimento. O ensino da Lngua Portuguesa deve ser trabalhado levando-se em conta a dimenso heterognea da lngua.

O que significa isso?


6
6

Gramtica X Gramticas
Gramtica conjunto de princpios que regem a lngua, o estudo sistemtico dos elementos que compem uma lngua. Gramtica dos Usos vernculo. como os falantes fazem uso do seu
O que esses meninos faz na escola? Ns vai, me?!

Me, a gente vamos viajar?


7
7

Gramtica Prescritiva ou Gramtica Normativa

Gramtica Prescritiva ou Gramtica Normativa: determinao de um estado da lngua considerado como correto, o conjunto de normas para o uso da lngua. Regras de concordncia, regncia, acentuao etc. impossvel encontrar um falante que faa uso de todas as regras prescritas pela gramtica.

Gramtica Descritiva
Objetiva descrever as observaes lingusticas atestadas entre os falantes de uma determinada lngua. Importante: no prescreve normas ou define padres em termos de julgamento de correto-incorreto, busca-se documentar uma lngua tal como ela se manifesta no momento da descrio. (SILVA, 2011, p. 15). Uma descrio lingustica pode ter o carter diacrnico ou sincrnico. Diacrnico Sincrnico

Pergunto a vocs:
Como a gramtica descritiva trataria o exemplo abaixo? E como a gramtica normativa o trataria?

Os menino fez as tarefas direitinho.

10

Um milagre: a Capacidade da Linguagem


O ser humano, diferente dos demais seres vivos, possui uma habilidade de comunicao to incrvel e, ao mesmo tempo, to natural que, muitas vezes, no d a ela seu devido valor. As pessoas, em geral, no param para pensar no milagre que a capacidade da linguagem. (GOMES, 2010, p. 20).

11

O Enigma de Kaspar Hauser


Direo: Werner Herzog. Gnero: Arte. Durao: 109 minutos. Elenco: Bruno S., Brigitte Mira, Walter Ladengast, Herbert Achternbush, Reinhard Hauff, Henry van Lyck, Enno Patalas, Kidlat Tahimik, Florian Fricke, Herbert Fritsch. Sinopse: baseando-se em registros histricos, Werner Herzog nos conta o estranho caso de Kaspar Hauser, um jovem encontrado perdido numa praa em 1828. Ele no falava e no conseguia ficar em p. Passara a vida inteira trancado num poro.
Fonte: HERZOG, Werner, Alemanha, 1974.

12
12

O Enigma de Kaspar Hauser


(HERZOG, Werner, Alemanha, 1974).

O filme O Enigma de Kaspar Hauser nos leva a uma reflexo sobre o papel da linguagem nos aspectos social e cultural.

13

Aquisio da Escrita

A criana chega escola com uma gramtica adquirida e com um vocabulrio que, enquanto ela estava apenas inserida no seu meio social e lingustico, era suficiente, pois atendia as suas necessidades. Na escola, a realidade outra. H um choque de realidades.

14

Ao Professor
cabe a responsabilidade de, respeitando a lngua j adquirida, mostrar aos alunos a importncia de conhecer as diversas possibilidades de uso da lngua, em suas mais variadas vertentes. (GOMES, 2011, p. 43). Qual o objetivo do ensino de portugus para todas as sries? demonstrar a maneira como funciona a linguagem humana e, principalmente, a Lngua Portuguesa.

15

Lngua Falada X Lngua Escrita


preciso mostrar para a criana que h uma lngua falada e outra escrita e estas so diferentes.
Fala Escrita Como acontece sempre em um Deve ser bem especificada para criar determinado contexto, as referncias um contexto prprio. so claras (Isto aqui, aquela coisa l). O falante e o ouvinte esto em O leitor no est presente quando se contato direto, e a interao acontece escreve e no h interao, exceto na por troca de turnos. conversa via internet ou telefone celular, embora no to imediata quanto a oral. O interlocutor , geralmente, algum Muitas vezes, o leitor no conhecido especfico. pelo escritor.

16

Domnio da Lngua Falada e da Lngua escrita


A sociedade cobra da escola um ensino dentro dos padres determinados pela classe dominante. Para uma participao social efetiva, em especial, no mundo acadmico, fundamental dominar a lngua falada e escrita. H diferentes situaes de comunicao que exigem habilidades igualmente diferentes. O aluno precisa entender esses aspectos.

17

Preocupao de Todo Professor


Ns, professores, deparamo-nos com duas questes importantes no processo de aprendizado da lngua materna na escola. A primeira que a criana traz consigo uma lngua falada que influenciar na aquisio da escrita. A segunda que essa lngua ser modificada com o passar do tempo pela reflexo sobre os diversos gneros, contextos de uso e o prprio funcionamento da linguagem. (GOMES, 2011, p. 45).

18

A Importncia do Conhecimento Fonolgico


Reao negativa do professor aos erros dos alunos. Falta de conhecimento dos professores sobre o fenmeno natural, qual seja, a interferncia da fonologia na escrita. A atitude negativa causa educacional do aluno. srios transtornos para a vida

O aluno no comete erros de maneira irrefletida, mas justamente o contrrio: todos os enganos demonstram o uso inadequado de recursos possveis do prprio sistema ortogrfico de escrita. (CAGLIARI, 2002, p. 124).
19

O Sistema Sonoro do Portugus


Segmentos Fonolgicos: sons voclicos e consonantais (Fonemas). Subsegmentos: tonicidade, ritmo, entonao. Fonemas Voclicos: /a/, /e/, /i/, /o/, /u/ (o ar passa livremente pela cavidade bucal ou buconasal). Fonemas Semivoclicos: /y/, /w/. Fonemas Consonantais: /b/, /k/, /d/, /f/, /g/, /r/, /s/ etc. (caracterizados pela obstruo total ou parcial da passagem de ar nas cavidades farngeas ou bucais, quando articuladas).

20

Conhecimento Fonolgico
Posio da vogal nas slabas. Posio das consoantes. Ncleo da slaba. A posio da semivogal: ocupam a posio onset ou coda na slaba, como as consonantes. M A R coda ncleo
21

Onset ou ataque

22

As vogais classificam-se:
quanto zona de articulao; quanto ao timbre ou grau de abertura; quanto ao papel das cavidades oral e nasal; quanto intensidade. Quanto zona de articulao: Anteriores ou palatais: rir, p, v. palatais: Mdias ou centrais: tomo, nsia. centrais: Posteriores ou velares: rumba, av, domin. velares:

23
23

Quanto ao timbre ou grau de abertura:


Abertas: [ ] como em l; [ ] como em f; [ ] como em p. Quanto ao timbre ou grau de abertura: Fechadas: [i] como em riso; [u] como em urso; [e] como em beira; [o] como em poro.
24

Quanto ao timbre ou grau de abertura:


Tambm todas as nasais [], [], [] [], [] como em: inverno, lenda, s, ponto, untar. Reduzidas: so as vogais reduzidas no timbre; so vogais tonas (orais ou nasais, finais ou internas). Exemplos: (para, dancei).

25

Quanto ao papel das cavidades oral e nasal:


Orais: temos vogais orais quando a corrente de ar escapa somente pela boca. Nasais: temos vogais nasais quando a corrente de ar escapa parte pela boca e parte pelas fossas nasais.

26

Agora com vocs!

Pergunto: Qual a importncia desses conhecimentos para a formao de um pedagogo?

27

Processos Comuns na Fala dos Brasileiros


1) Monotongao dos ditongos /ow/, /ey/ e /ay/, em que se pronuncia apenas a vogal. Pouco = poco; outro = otro; roupa = ropa. Beijo = bejo; manteiga= mantega; caixa = caxa; queijo = quejo.

28

Outros Casos

Hipercorreo

Bandeja : bandeija Caranguejo: carangueijo

Chcara: chacra Supresses e assimilaes Fsforo: fosfu Falando: falanu

29

Processos Fonolgicos
Crianas em processo de aquisio da lngua materna produzem a lngua diferentemente do padro sonoro real. Processos de estrutura silbica: a) Reduo de encontro consonantal: elimina-se uma consonante. Placa /paka/. Brao /basu/. b) Apagamento de slaba tona: trisslaba ou polisslaba. Televiso /livizu/, /tevisu/, telizu/. c) Apagamento da fricativa final de slaba: apagamento do /s/. Dois /doi/.

30

Processo de Substituio
Durante a aquisio da linguagem, a criana efetua a substituio de um som por outro, podendo realizar os seguintes processos: 1) Desvozeamento: substituio de consoantes vozeadas por no vozeadas. Dedo [tetu]. Zebra [sepra]. 2) Substituio de lquida pela outra. Cadeira [kadela]. Carro [kalu]. Trator [tatol].

31

A Variao Lingustica: os Dialetos e os Registros A criana utiliza um dialeto, que diferente do dialeto ensinado pela escola, uma vez que h incontveis possibilidades de uso da lngua que uma comunidade usa, pois ela (a lngua) um sistema aberto e em construo.

Ensino da lngua materna

gramtica normativa variao lingustica

32

Aula 2 Fundamentos e Metodologia do Ensino da Lngua Portuguesa

Вам также может понравиться