Вы находитесь на странице: 1из 9

UNIVERSIDADEFEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CINCIA POLTICA TPICOS EM POLTICA

Professor Hlio de Couto Alves

A justia igualitria

Aluna: Micha Velho Schtz

Porto Alegre, julho de 2011

Introduo

As questes sobre a justia, a igualdade e a equidade tratadas no texto sobre a teoria de Rawls, apresentadas por mim no incio do semestre foram estimulantes. Ainda que a teoria de Rawls seja, algumas vezes, tratada como inexeqvel, sua importncia evidente. As discusses acerca desses temas todos no permitem concluses e nem todos os debates sobre eles so suficientes para dar conta da complexidade de se levar uma teoria, de certo modo hipottica e idealizada, a uma prtica real satisfatria. Ainda assim, a teoria da justia de Rawls parece encabear todas as discusses sobre a possibilidade de uma sociedade justa existir e ser base para as prticas de distribuio de recursos escassos de forma igualitria.

A enormidade de conceitos e temas tratados por Rawls em sua obra em busca de uma justia igualitria aplicvel de maneira consciente e clara requer um aprofundamento alm do obtido neste documento. Ainda assim, baseada nas discusses em sala aula e nos textos sugeridos, pretendo fazer um levantamento desses temas partindo do conceito principal que incitou Rawls a desenvolver a sua teoria, o utilitarismo. Posteriormente, discorro sobre a teoria da justia propriamente dita e suas crticas para, enfim, concluir este exerccio.

Ficar claro que a sequncia deste documento segue a mesma dos textos sugeridos. Optei por no fazer alteraes por considerar que este estudo cronolgico facilita o entendimento. Acho interessante concluir que o ensaio de De Vita em muito se assemelha ao de Gargaralla, possivelmente, aquele tambm foi influenciado pelo desenvolvimento claro e simples deste, ainda que no tenha alcanado esses predicados. De todo modo, a leitura possibilitou um melhor entendimento sobre a teoria da justia e seus tons.

Utilitarismo

Durante algum tempo, o utilitarismo dominou a tradio filosfica poltica juntamente com o institucionalismo. Deste ltimo ficou apenas o reconhecimento s intuies, j o primeiro tem um direcionamento atraente primeira vista por diversas razes. Uma delas a considerao de um ato como correto quando este atende felicidade geral, ou seja, o bem-estar e os interesses gerais tm mais valor que os particulares. Os interesses individuais de cada um so tratados com igualdade e imparcialidade. Tambm por seu mtodo que permite a ordenao de alternativas s controvrsias morais. Assim como por sua razo mais objetada da teoria rawlsiana: a teleologia ou o consequencialismo.

Com essas razes, que mostram um utilitarismo igualitrio que tende a contar como iguais as distintas preferncias em jogo, de atitudes livres de preconceitos, de propostas de no-censura a certos tipos de comportamento censurveis, de clculos de custos e benefcios, de aceitao de sacrifcios presentes em prol de maiores benefcios no futuro, compreensvel sua aceitao imediata.

No entanto, essa postura igualitria que se prope neutra acaba por permitir a entrada de preferncias externas, ou seja, aquelas preferncias que no so relativas aos bens e direitos que reclamo para mim, no clculo maximizador do bem-estar, como ocorre em casos de racismo, por exemplo. E essas violaes de direitos ou qualquer outra preferncia de origem questionvel em nome do bem-estar geral no so nada neutras. Para Harsanyi a compaixo humana em que se funda a moralidade utilitarista torna legtima a excluso de todas as preferncias nitidamente anti-sociais. Tambm as propostas de no-censura a comportamentos censurveis podem acarretar uma justificao para qualquer atitude j que leva em conta o bem-estar geral. Comportamentos como o no pagamento de uma dvida ou at mesmo um crime pode acabar justificado por essa proposta.

Assim como a valorizao das consideraes agregativas em nome das distributivas dentro deste mesmo clculo maximizador, no trazem o carter igualitrio da teoria. As bases defendidas pelo utilitarismo permitem a possibilidade de que os

menos favorecidos sejam obrigados a abrir mo de seus bens, direitos e/ou vantagens em nome de um bem coletivo maior.

A satisfao de preferncias individuais no um guia adequado s decises de poltica pblica porque o que as pessoas preferem , em grande medida, resultado dos bens, recursos e direitos que lhes foram promovidos, em primeiro lugar, pelas instituies sociais e pela ao pblica.

O relativismo moral tambm no d conta de fugir desse subjetivismo e ainda traz uma concepo muito errada de justia social, pois tende a prejudicar a posio doa fracos, marginalizando tambm seu pensamento, subordinando-o e o oprimindo nas ordens j estabelecidas.

As tentativas de se opor a essas concepes criou uma teoria da lista objetiva onde est a idia de Rawls sobre o bem-estar individual dever estar estimado pelos bens primrios, a de Sen que prope um foco nas capacidades humanas e na de Doyal e Gough que avaliam o bem-estar pelas necessidades humanas bsicas. Ainda que vrias tentativas de objetivar as questes de bem-estar tenham sido desenvolvidas, apenas as relativas a Rawls sero tratadas aqui.

Rawls consegue pegar essas razes que parecem pontos positivos do utilitarismo e quebr-las, mostrando que, quando aprofundadas na prtica, essas razes no se mostram to interessantes. Como em relao aos clculos que no levam em conta a pluralidade dos indivduos ou os sacrifcios presentes que podem durar uma gerao inteira ou ainda a aplicao de recursos escassos da sociedade a gostos caros.

Essas quebras so as razes pelas quais Rawls defende uma mtrica objetiva na determinao de distribuio de recursos da sociedade de modo justo e igualitrio. A equidade de uma distribuio no pode justificar-se pelas preferncias que os indivduos so levados a cultivar por essa mesma distribuio. O problema de se tratar todas as preferncias com igualdade a subjetivao para a estimao e a comparao de nveis de bem estar individual. Esse objetivismo tem como ponto de partida um contrato hipottico chamado por ele de posio original.

A justia igualitria

O ponto de partida da teoria de Rawls a posio original, ou a assinatura do contrato social hipottico. A partir desse momento, os indivduos aprovam a proposta e concordam em ser determinados por ela, tornando-a plausvel. esse contrato, ainda que hipottico, que consegue responder s perguntas mais bsicas da teoria moral: o que a moral exige de ns e por que obedecemos s regras. primeira, o contratualismo diz que a moral exige que cumpramos as obrigaes que nos comprometemos a cumprir e segunda, que obedecemos s regras porque nos comprometemos a isso. O seja, o contrato um compromisso assumido e que deve ser respeitado.

Anteriormente, esses compromissos morais que o contrato responde eram determinados pela religio. Agora, so firmados em condies ideais onde nosso carter de seres livres e iguais respeitado. Essa igualdade no se d s pela igualdade de capacidades fsicas, mas tambm em relao igualdade de vulnerabilidades. Por esse motivo, as vulnerabilidades devem ser levadas em conta e protegidas. Mas o que est sendo tratado mais especificamente em relao igualdade no contrato a igualdade moral que nos leva imparcialidade acerca das preferncias individuais.

Uma das caractersticas que distinguem a teoria da justia rawlsiana que a posio original tem como objetivo estabelecer certos princpios bsicos de justia que se destinam aplicao na estrutura bsica da sociedade e em sociedades bem ordenadas onde a justia tenha papel principal. Assim, esses procedimentos imparciais dessa sociedade conduzidos por sujeitos livres e racionais vo levar a uma justia como equidade que permite que os indivduos possam discutir e eleger os princpios sociais que devero organizar a sociedade.

Embaixo do vu da ignorncia, esses indivduos, a partir da posio original se orientam para chegar a um acordo onde todas as posies so consideradas imparcialmente. Isso preciso para se saber mais sobre as motivaes dos sujeitos e para definir o critrio de racionalidade que ser aplicado nas questes dbias como as relacionadas distribuio dos bens primrios que devem ser distribudos pelas instituies sociais como a riqueza, as oportunidades e os direitos. Essa distribuio igualitria deve ser feita para que todos tenham condies de ir atrs do seu projeto de

vida, independente de qual projeto seja esse. As pessoas devem ser to iguais quanto possvel no grau de satisfao que alcanam de suas prprias preferncias

Para garantir que estas questes dbias se definam, Rawls se utiliza da regra maximin, que vai hierarquizar as melhores opes a partir do menor pior resultado que elas podem apresentar. Assim, com essas definies, os sujeitos estariam comprometidos com os princpios de justia bsicos de liberdade e igualdade. No que se refere liberdade, as instituies bsicas sociais devem garantir que, independente da noo de bem que o indivduo tenha ele no seja prejudicado ou discriminado. E no que diz respeito igualdade, ou o princpio da diferena, deve haver uma garantia de que cada um obtenha o justo onde as vantagens dos mais beneficiados melhorem as expectativas dos menos beneficiados.

O compromisso com a igualdade vai permitir que as pessoas sejam prejudicadas ou beneficiadas, unicamente, por circunstncias ligadas sua vontade e que o resultado disso seja de sua responsabilidade. Essa responsabilidade evita que os sujeitos se vejam como vtima do destino e se apiem nisso para se livrar das responsabilidades das suas escolhas. Rawls tambm defende que essa responsabilidade em cultivar preferncias individuais explica porque no preciso se preocupar com a questo dos gostos caros.

Ainda que a natureza possa ser injusta com as pessoas, dando a algumas vantagens naturais e a outras desvantagens, no podemos dizer isso das instituies sociais. Elas devem ser, primordialmente, justas para garantir que os indivduos que assinaram o contrato social possam viver em um sociedade igualitria e justa. Somente a garantia da igualdade distributiva na estrutura bsica da sociedade torna possvel evitar os juzos sobre o mrito intrnseco de preferncias e escolhas individuais.

Para evitar o paternalismo nos julgamentos de justia social, o foco deve estar nas condies institucionais de proviso de recursos e oportunidades que so valiosos a uma diversidade de concepes individuais de bem e no mais s preferncias, atitudes e interesses individuais diretamente. preciso deixar de lado a subjetividade.

Crticas teoria da justia de Rawls

A primeira grande crtica teoria de Rawls se d pelo carter utpico de seu desenvolvimento. As exigncias feitas aos indivduos e sociedade para que a justia igualitria se faa mais prxima ao idealismo. Como desenvolveu Nagel: O grande problema no-resolvido da teoria poltica igualitria, da social-democracia e da esquerda antiautoritria o de projetar instituies que sirvam a um ideal de imparcialidade igualitria sem exigir demasiada imparcialidade dos indivduos que nelas ocuparo posies instrumentais.

A interpretao liberal-igualitria sobre o que uma considerao igual pelo bem estar de todos faz exigncias muito mais fortes de imparcialidade moral, s instituies bsicas da sociedade, do que aquelas que qualquer sociedade liberal do presente foi capaz de fazer. A ideia de Rawls de sociedade liberal-igualitria uma utopia, da tica da teoria poltica normativa, o problema principal no o da exiquibilidade poltica, mas sim saber se possvel conceber instituies substancialmente mais igualitrias que as de hoje e que no faam exigncias motivacionais alm do que os indivduos possam honrar.

Uma teoria poltica normativa que tenha a pretenso de apresentar uma viso plausvel dos fundamentos ticos de um Estado liberal-democrtico, no pode se fundar, como o libertarianismo e o contratualismo hobbesiano, exclusivamente em razes morais relativas ao agente. De Vita defende ento que temos que partir de um ponto de vista de neutralidade em relao ao agente ou de imparcialidade moral, questes defendidas por Rawls e pelo liberalismo igualitrio de maneira melhor que do que o utilitarismo de preferncias.

Segundo De Vita, o debate terico sobre o contraturalismo defendido por Rawls no est no rumo certo pois as questes de igualdade distributiva passaram a ser tratadas como questes de ideal de tolerncia liberal. Esse rumo, pode estar sendo mudado pelas crticas comunitaristas ou multiculturalistas que vo questionar a igualdade, a justia e a equidade que seguem posio original.

Alm disso, De Vita acredita que o componente igualitrio da teoria de Rawls uma questo em aberto j que Rawls no consegue explic-la de forma convincente, clara, objetiva e prtica. Nesse sentido, a questo fundamental a de saber se e como os princpios liberal-igualitrios de justia podem ser justificados, sobretudo aos membros mais privilegiados da sociedade. Voltando s crticas comunitaristas e multiculturalistas, como esses princpios podem ser justificados a pessoas que professam doutrinas religiosas, filosficas ou polticas distintas e que tero de restringir a forma como as praticam de acordo com aqueles princpios de igualdade e liberdade contatados na posio inicial. Nos dois casos, a justia igualitria impe um nus motivacional considervel.

Bibliografia

DE VITA, lvaro. A justia igualitria e seus crticos. 2000

GARGARELLA, Roberto. As teorias da justia depois de Rawls., 1999

Вам также может понравиться