Вы находитесь на странице: 1из 31

A.R. FILHO & CIA LTDA. SUPERMERCADO BR 156 P. P. R. A.

PROGRAMA DE PREVENO DE RISCOS AMBIENTAIS AVALIAES AMBIENTAIS 15/12/2009 A 15/12/2010 SILVIA LETICIA

0 P. P. R. A. PROGRAMA DE PREVENO DE RISCOS AMBIENTAIS

DADOS DA EMPRESA Nome da Empresa Nome de Fantasia Endereo Bairro Cidade Telefone / Fax: CNPJ CNAE Agrupamento Setor Econmico Ramo de Atividade Tipo Horrio de Trabalho Numero de funcionrios A. R. FILHO & CIA. LTDA SUPERMERCADO FORTALEZA BR 156 BR 156 JARDIM FELICIDADE MACAPA AMAP BRASIL (96) 3217-7020 04842563/0002-69 04/12/52 C 21 COMERCIO DE GNEROS ALIMENTCIOS. FILIAL 07h00min s 21h00min. HOMEMS = 63 MULHER = 77 TOTAL GERAL = 140

DOCUMENTO BASE 1 1.1 1.2 2 3 3.1 3.1.1 3.1.2 3.1.3 3.1.4 3.2 3.2.1 3.2.2 3.3 3.4 3.5 3.6 3.7 4 4.1 4.2 4.3 4.4 4.5 4.6 4.6.1 4.6.2 4.6.3 5 5.1 5.2 6

DATA: 15/12/2009.

Introduo e Objetivos Conceito de Riscos Ambientais Definio de Higiene Industrial Poltica da Empresa Organizao Atribuio de Responsabilidades Responsabilidades do Gerente da Empresa Do Setor Administrativo Dos funcionrios Da CIPA Integrao Integrao Interna Integrao Externa Participao dos Funcionrios e Comunicao de Riscos Documentao e Manuteno dos Registros Treinamento de Pessoal Assessoramento e Servios pr Especialistas Estrutura do PPRA Desenvolvimento do PPRA Antecipao dos Riscos Reconhecimento dos Riscos Avaliao dos Riscos e Indicao de Prioridades de Aes Tomada de Decises e Elaborao do Plano de Ao Anual Implementao das Aes Programadas, Avaliaes Quantitativas e Medidas de Controle. Monitorao das Exposies Inspeo e Avaliao da Eficcia das Medidas de Controle Investigao de Acidentes ou Doenas Ocupacionais Medidas de Controle Periodicidade e Forma de Avaliao do PPRA Exame Peridico da Situao Avaliao Anual Declarao 1. INTRODUO E OBJETIVOS.

Este o documento base do Programa de Preveno de Riscos Ambientais PPRA, da Empresa A.R FILHO & CIA LTDA SUPERMERCADO FORTALEZA BR. Conforme disposio na NR-9 da Portaria N3. 214 do Ministrio do Trabalho. O Programa de Preveno de Riscos Ambientais PPRA visa preservar a sade e a integridade fsica dos funcionrios atravs da antecipao, reconhecimento, avaliao e conseqente controle da ocorrncia dos riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em considerao a proteo do meio ambiente e dos recursos naturais. O Documento Base tem o objetivo de simplificar o conjunto das principais etapas relativas ao gerenciamento dos riscos ambientais que possam afetar a sade e a integridade fsica dos funcionrios, bem como, apresentar e documentar o contedo do PPRA em seu mbito geral. 1.1 CONCEITO DE RISCOS AMBIENTAIS:

Riscos Ambientais ou Agentes Ambientais so elementos ou substancias presentes nos diversos ambientes humanos, que quando encontrados acima dos limites de tolerncia, podem causar danos sade dos trabalhadores. Esses agentes so estudados por uma cincia conhecida como Higiene Industrial. Os agentes ambientais estudados pela Higiene Industrial so Fsicos, Qumicos, Biolgicos, Ergonmicos e Mecnicos (ou riscos de acidentes). a) Agentes Fsicos: De acordo com a definio dada pela Portaria n25, que alterou a NR-9, so diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: Rudos, Vibraes, Presses Anormais, Temperaturas Extremas, Umidades, Radiaes Ionizantes e no Ionizantes. b) Agentes Qumicos: So as substancias, compostas e/ou produtos que possam penetrar no organismo humano pela via respiratria, nas formas de poeira, fumos, nvoa, neblinas, gases ou vapores, ou que pela natureza da atividade de exposio, possam ser absorvidos atravs da pele ou por ingesto. c) Agentes Biolgicos: Consideram-se Agentes Biolgicos ou Microrganismos (Bactrias, Fungos, Protozorios, Bacilos, Vrus, etc...), geneticamente modificados ou no; As Culturas de Clulas; As Parasitas; As Toxinas e os Prons. d) Agentes Ergonmicos: De acordo com a Norma Regulamentadora (NR 17), entende-se por Ergonomia o conjunto de parmetros que devem ser estudados e implantados de forma a permitir a adaptao das condies de trabalho s caractersticas psicofisiolgicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar o Mximo de conforto, segurana e desempenho eficiente. e) Agentes Mecnicos: So os Agentes que se originam das atividades mecnicas, que envolvem mquinas e equipamentos, responsveis pelo surgimento das leses nos trabalhadores quando da ocorrncia dos acidentes de trabalho. 1.2 Definio de Higiene Industrial. a cincia e a arte devotada ao reconhecimento, avaliao e o controle dos fatores ou sobrecargas de riscos ambientais, originadas nos locais de trabalho, que possam causar doenas, prejudicando a sade e o bem estar do trabalhador, causando desconforto ou diminuindo a sua eficincia. (American Industrial Hygiene Association AIHA). 2 POLTICAS DA EMPRESA. O compromisso de estar em conformidade com todas as leis relativas segurana e sade no trabalho, bem como, proteo do meio ambiente e dos recursos naturais. A segurana e a sade pessoal de cada funcionrio so de importncia fundamental. A preveno de danos ou doenas ocupacionais de tal importncia que ser dada precedncia sobre a produtividade, sempre que necessrio.

Na maior extenso possvel, a administrao ir proporcionar todas as atividades mecnicas e fsicas necessrias para a segurana e sade das pessoas que trabalham na empresa, observando-se os mais elevados padres. Nosso programa de preveno de riscos ambientais ir incluir: Providncias quanto eliminao ou minimizao na maior extenso possvel dos riscos ambientais; Conduo de inspees peridicas para encontrar, eliminar e controlar riscos sade e segurana, assim como, condies e prticas de trabalho inseguras, para estar completamente em conformidade com a lei; Treinamento para todos os empregados em boas prticas de sade e segurana; Desenvolvimento e execuo de regras de sade e segurana e a exigncia para que os empregados cooperem no cumprimento dessas regras, como condio de emprego; Investigao imediata e completa de todo acidente ou doena ocupacional para encontrar a causa e corrigir o problema de forma a eliminar sua reincidncia; Participao dos funcionrios no reconhecimento dos riscos e proposio de medidas preventivas. 3 - ORGANIZAO 3.1 Atribuio de Responsabilidade. Considerando que a empresa possui o Servio Especializado em Segurana e Medicina do Trabalho (NR 4), o PPRA ser coordenado conjuntamente pela Coordenadora de Recursos Humanos e pelo Tcnico de segurana do Trabalho da empresa, e as atividades sero desenvolvidas por eles ou por funcionrios designados pelos mesmos para desempenharem tarefas especficas deste programa.

3.1.1 Responsabilidades da Diretoria. Providenciar direo, poltica e planejamento; Coordenar em conjunto com o R. H. e o SESMT da empresa o desenvolvimento e implantao do PPRA; Delegar responsabilidades e autoridade; Alocar recursos financeiros necessrios execuo do programa; Proporcionar suporte ativo ao programa, em particular, servios especializados externos, quando necessrio; Supervisionar a execuo das atividades deste programa. Observao Importante: A coordenadora deste programa, juntamente com o SESMT dever indicar por escrito, os responsveis pelas diferentes atividades do Programa e estas indicaes devero estar constantemente atualizados. 3.1.2 Do Setor Administrativo Manter sob sua guarda toda documentao relativa a este Programa; Assegurar a todos os funcionrios, treinamento adequado s funes realizadas pelos mesmos; Manter os recursos disponveis para a execuo das atividades do Programa; Providenciar a contratao de servios ou aquisio de materiais e equipamentos de segurana individual recomendados pelos setores ou pelo coordenador do Programa.

3.1.3 Dos Funcionrios Relatar ao seu supervisor ou gerente, fatos ou situaes consideradas de risco, bem como, os acidentes ocorridos; Cumprir e fazer cumprir todas as regras e procedimentos da Empresa; Usar mquinas, equipamentos e materiais, somente se autorizados; Seguir os procedimentos de sua tarefa em conformidade com o treinamento recebido; Cooperar com a CIPA na execuo de suas tarefas; Utilizar equipamentos de proteo individual, quando necessrio. 3.1.4 Da CIPA Realizar reunies regularmente e elaborar atas, conforme previsto em Lei (NRs); Acompanhar e avaliar o desenvolvimento deste Programa; Realizar as investigaes de acidentes ou quase-acidente e doenas ocupacionais, com ou sem afastamento. 3.2 Integrao. 3.2.1 Integrao Interna Este documento parte complementar de outros programas e aes na rea de segurana e sade dos funcionrios desenvolvidos na empresa, incluindo o Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional PCMSO - previsto na NR-7 e o Programa de Qualidade da Empresa. O PPRA articula-se principalmente com o PCMSO de modo a se completarem, uma vez que aquele tem foco no ambiente de trabalho e este, no funcionrio. O Programa de Medicina Ocupacional que atualmente desenvolvido pelo mdico do trabalho, Dr. Hlio Grott Filho, passar a ser articulado juntamente com o trabalho de avaliao ambiental. Para tanto, os riscos ambientais identificados, sero informadas e discutidas com o mdico do trabalho, objetivando assim, a otimizao do conjunto de exames e acompanhamento necessrios para a adequada avaliao da sade dos funcionrios. Concomitantemente, os principais desvios da sade encontrados nos exames peridicos, fornecero indicativos das provveis reas de riscos mais crticas para a empresa. Deste modo, maximiza-se o uso de informaes disponveis em prol de uma efetiva preveno de ocorrncia de desvios de sade, atravs de um bem sucedido controle de riscos ambientais. 3.2.2 Integrao Externa O PPRA, alm de representar um dispositivo legal, est disponvel para os rgos fiscalizadores, para o representante dos funcionrios e para o sindicato da classe. 3.3 Participao dos Funcionrios e Comunicao de Riscos. A participao dos funcionrios no processo de identificao de situaes de risco e proposio de medidas de controle ser garantida atravs do dilogo contnuo com seu supervisor, gerente de produo ou membros da CIPA. Nas etapas de reconhecimento de riscos e priorizao das aes, sero consideradas as percepes de riscos dos funcionrios expressas no mapa de risco elaborado pela CIPA. Cada funcionrio ser informado dos riscos relacionados com suas atividades por ocasio de sua contratao e durante os treinamentos recebidos, bem como atravs de orientaes de seus supervisores. As alteraes e complementaes que por ventura possam vir a ser

realizadas no Documento-Base devero ser apresentadas e discutidas em reunies da CIPA, sendo sua cpia anexada ao livro de atas desta comisso. 3.4 Documentao e Manuteno dos Registros. Todos os documentos relativos ao PPRA sero arquivados no setor de Recursos Humanos e devero estar sempre acessveis aos membros da CIPA, dos funcionrios ou seus representantes e aos rgos de fiscalizao. Devero Ser mantidos em arquivo os seguintes documentos: Documento-base do PPRA e seus anexos: Relatrio tcnico de identificao e avaliao dos riscos ambientais: Plano de ao anual; Procedimentos escritos contendo normas de segurana; Relatrios de inspees internas; Registro dos treinamentos recebidos; Relatrios de inspees ou auditorias externas; Relatrios de avaliaes ambientais. Cada setor dever ter sua disposio os procedimentos escritos especficos sobre segurana e sade. 3.5 Treinamento de Pessoal. Em relao ao pessoal, todos os funcionrios recebero treinamento de forma a assegurar que todos estejam informados sobre os materiais e equipamento com os quais esto trabalhando. 3.6 Assessoramento e Servio por Especialistas. Para a avaliao geral do Programa e atividades especficas que extrapolem a capacidade dos recursos humanos disponveis na empresa, a Coordenadora do Programa contratar servios especializados de Segurana no Trabalho. 3.7 Estrutura do PPRA. - Antecipao e reconhecimento de riscos ambientais, usando como estratgia e metodologia de ao a coleta de informaes junto aos empregados sobre seu local de trabalho, condies ou esforos que possam gerar efeitos adversos sua sade. - Avaliao qualitativa e quantitativa dos agentes agressivos, sua concentrao no ambiente de trabalho, propriedades fsico-qumicas, limites de tolerncia etc. - Auditoria e inspees nos locais de trabalho. - O PPRA ser atualizado anualmente ou sempre que houver alterao significativa dos riscos existentes; - Estabelecimento de prioridades para minimizao dos riscos, suas metas e respectivo cronograma. Observao: Caso no sejam identificados riscos ambientais na etapa inicial de antecipao e reconhecimento, o PPRA reunir-se- ao Documento-Base e ao Relatrio Tcnico de Reconhecimento e Avaliao de Riscos. 4 DESENVOLVIMENTOS DO PPRA 4.1 Antecipao dos Riscos.

A antecipao dos riscos ser efetuada atravs da avaliao e do estudo de todas as modificaes e novos projetos que venham ocorrer no ambiente ocupacional. Esta avaliao dever ser feita com enfoque dos riscos ocupacionais e, quando necessrios, envolver uma pessoa com conhecimento tcnico do assunto. O responsvel da empresa dever assegurar que toda modificao e/ou novo projeto a ser implantado seja avaliado preliminarmente com relao aos riscos potencialmente presentes.

4.2 Reconhecimento dos Riscos. O reconhecimento e identificao dos riscos ambientais requerem a aplicao de uma ferramenta especfica que auxilia a sistematizar os riscos no ambiente de trabalho e apresente como resultado as prioridades de controle ambiental do ponto de vista tcnico. O reconhecimento dos riscos ser um processo contnuo da empresa. Ele inclui dois componentes: a caracterizao dos processos e atividades e dos riscos a eles associados e a caracterizao das exposies para cada funo. a) Caracterizao do Processo: Consiste na descrio do processo desde a entrada da matria prima at sua expedio final, indicando para cada etapa os riscos associados (caracterizando os agentes, possveis fontes e trajetrias de contaminao, medidas preventivas adotadas e a adequao das mesmas). b) Caracterizao das Funes: Para cada funo sero relacionados s diferentes atividades ou tarefas, os riscos associados (caracterizando as exposies a agentes ambientais) e as medidas preventivas adotadas ou recomendadas para se evitar ou minimizar as exposies, quer sejam de carter coletivo ou individual. 4.3 Avaliao dos Riscos e Indicao de Prioridades de Aes. Neste primeiro momento, as sugestes contidas no plano seguiro critrios estritamente tcnicos, no sero considerados os aspectos de viabilidade econmica ou disponibilidade de solues no mercado. Tais aspectos sero considerados quando da definio do Plano de Ao Anual efetivo, com a indicao de cronograma e responsveis pela implementao. 4.4 Tomada de Decises e Elaborao do Plano de Ao Anual. Do ponto de vista tcnico e de preveno da ocorrncia de leses e doenas ocupacionais, as recomendaes que constam da sugesto do Plano de Ao Anual representam as possveis solues tendo em vista a caracterizao dos riscos ambientais realizada e a priorizao dos mesmos. Com base no documento acima, aliado perspectiva de negcios da empresa e as regulamentaes atuais, ser gerado um Plano de Ao Anual que representar o compromisso da empresa em relao ao gerenciamento e controle dos riscos ambientais existentes. Neste plano sero indicados o cronograma de execuo das aes e os seus responsveis. 4.5 Implementao das Aes Programadas, Avaliaes Quantitativas e Medidas de Controle. As aes relativas ao gerenciamento e controle dos riscos ambientais sero

implantadas de acordo com o cronograma, a alocao de recursos e a atribuio de responsabilidades (de realizar e/ou gerenciar e acompanhar), discriminadas no Plano de Ao Anual. O acompanhamento das medidas implantadas ser feito atravs da planilha que conste o Plano de Ao. 4.6 Monitorao das Exposies. O Relatrio Tcnico de Reconhecimento e Avaliao dos Riscos Ambientais identifica quais agentes, situaes, tarefas e/ou grupos homogneos de risco que necessitem de avaliao quantitativa (monitorao ambiental do agente) para confirmar e/ou documentar a eficincia da medida adotada, que ser realizada atravs dos seguintes critrios: 4.6.1 Inspeo e Avaliao da Eficcia das Medidas de Controle. As inspees sobre as condies de higiene e segurana, bem como a observncia dos procedimentos implantados ser feita: Rotineiramente, pelos responsveis de cada setor no que diz respeito aos riscos nele existentes; No mnimo, a cada seis meses pela CIPA, buscando identificar a existncia de novas situaes de risco e a observncia dos procedimentos propostos. Anualmente, pelo coordenador do PPRA ou quem for designado para checar as avaliaes anteriores e identificar novas situaes de risco; Relatos simplificados destas inspees devem ser registrados e arquivados como um documento do Programa. 4.6.2 Investigao de Acidentes ou Doenas Ocupacionais. Cada acidente ou quase-acidente e doenas ocupacionais (identificadas pelo PCMSO), sero objetos de investigao e relato. Esta atitude ser feita em cooperao com a CIPA. 4.6.3 Medidas de Controle. Sempre que for identificado, agentes que de alguma forma possam prejudicar a sade ou bem estar do trabalhador, sero tomadas medidas necessrias para a sua eliminao, atravs de programas especficos, descritos a seguir. Quando no for possvel a sua eliminao, sero utilizados Equipamentos de Proteo Individual EPI para neutralizar ou minimizar a ao desses agentes. As eficcias dessas medidas sero avaliadas tecnicamente com a utilizao de equipamentos especficos e acompanhado pelo Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional PCMSO. A investigao dever responder s seguintes perguntas: . O que aconteceu? . Por que o incidente aconteceu (identificar as causas)? . O que deve ser feito para se evitar ocorrncias semelhantes no futuro? . Que medidas corretivas so necessrias? 5 PERIODICIDADE E FORMA DE AVALIAO DO PPRA 5.1 Exame Peridico da Situao. O acompanhamento do programa dever ser feito pela Gerencia

Administrativa da Empresa, que promover pelo menos uma reunio geral a cada seis meses com todos os funcionrios e a quem delegou competncia para o desempenho das atividades especficas no Programa, com o objetivo de fazer ajustes necessrios no Plano de Ao. 5.2 Avaliao Anual. Pelo menos uma vez por ano dever ser feita uma auditoria do programa a critrio do coordenador do programa do PPRA e demais membros da diretoria. Aps a auditoria ser feito uma reunio anual com todos os envolvidos para rever os elementos do Programa, determinar prioridades para aes futuras e estabelecer os objetivos para o ano seguinte. 6 - DECLARAO Este o documento base do planejamento anual do Programa de Preveno de Riscos Ambientais, conforme as exigncias do item 9.2 da Norma Regulamentadora Nmero 09 (NR 09), da Portaria n3. 214 do Ministrio do trabalho. Representa o compromisso da empresa no perodo indicado, visando preservao da sade e da integridade fsica de seus funcionrios. Descreve as aes principais a serem desenvolvidas pela empresa com indicao das metas, prioridades, estratgia e metodologia da ao, cronograma e responsveis pela execuo. O planejamento dessas aes teve como base o relatrio inicial de Identificao de Riscos Ambientais. O acompanhamento da implementao das aes programadas ser feito utilizando o cronograma de aes. As alteraes feitas ao plano original durante o perodo de sua vigncia sero descritas e anexadas a este documento, que estar acessvel a todos os funcionrios da empresa e autoridades. Este relatrio anual ser apresentado e discutido na CIPA.

___________________________ LIZIANE COSTA BANDEIRA Coordenadora de R. H.

_________________________________ SILVIA LETICIA SILVA TEIXEIRA


TCNICA EM SEGURANA NO TRABALHO

RG: 465-AP

RELATRIO DE RECONHECIMENTO AMBIENTAIS EM 15/12/2009

AVALIAO

DOS

RISCOS

Empresa: A.R FILHO & CIA LTDA SUPERMERCADO FORTALEZA Endereo: BR 156 S/N Bairro: JARDIM FELICIDADE CEP: 6890000 MACAP AMAP BRASIL Caracterizao do Processo/Atividade e / ou funes: A empresa A.R FILHO & CIA LTDA SUPERMERCADO FORTALEZA BR 156. Atua no Comercio de gneros alimentcios, no Estado do Amap. Atualmente a empresa conta com 140 (CENTO E QUARENTA ) funcionrios. O presente documento foi elaborado para complementar o documento base do PPRA Programa de Preveno de Riscos Ambientais. As informaes aqui contidas foram colhidas dentro das reas de operaes e est de acordo com o PPRA Documento Base Este trabalho foi realizado no perodo de 15/10 a 15/11/2010. Portanto, algumas medidas de controle j foram implementadas e outras esto sendo implantadas, bem antes do cronograma indicado. E para atendimento s normas gerais de segurana no trabalho o mesmo dever ser amplamente divulgado a todos os funcionrios, atravs da pessoa indicada como Coordenador, bem como, pela CIPA, com reunies mensais.

DESCRIO DAS FUNES Setor: Aougue Quantidade: 01 Cargo: lder de Seo Descrio: Dessoar Classificar as peas de carne. Separar as peas de carne para a venda. Organizar os produtos para exposies dos balces Fazer reposio dos produtos. Manter a organizao e higiene do local RECONHECIMENTO DOS RISCOS AMBIENTAIS DA FUNO: NATUREZA CLASSE DO DOS RISCO RISCOS FONTE DO RISCO RISCOS EXISTENTES MEDIDAS CRONOGRAM DE A CONTROLE

FISICO QUIMICO BIOLOGICO

INEXISTENTE INEXISTENTE CARNES CONTAMINAO EXAMES DIRIO E ANUAL INFECO CLINICOS USO DE EPIs. ARTRITE PERTUBAO DO SISTEMA ESQUELETICO CORTES E CONTUSES EXAME CLIN. DIRIO E ANUAL SISTEMA DE LEVANTAMENTO TRANSPORTE DAS CONDIES TREINAMENTO EPIs LUVAS MALHA DE AO

FUNGOS E BACTEIRAS

QUARTO CONDIES INSEGURAS

POSIES FACAS E ERGONOMI INADEGUADAS MAQUINRIOS CO

ACIDENTE

LESO CORPORAL

Setor: Aougue Quantidade: 07 Cargo: Aougueiro / Ajudantes. Descrio: Dessoar Classificar as peas de carne. Separar as peas de carne para a venda. Organizar os produtos para exposies dos balces Fazer reposio dos produtos. Manter a organizao e higiene do local RECONHECIMENTO DOS RISCOS AMBIENTAIS DA FUNO: NATUREZA CLASSE DO DOS RISCO RISCOS FISICO QUIMICO BIOLOGICO
INEXISTENTE FUNGOS E BACTEIRAS CARNES CONTAMINAO EXAMES DIRIO E ANUAL INFECO CLINICOS USO DE EPIs. ARTRITE PERTUBAO DO SISTEMA ESQUELETICO CORTES E CONTUSES EXAME CLIN. DIRIO E ANUAL SISTEMA DE LEVANTAMENTO TRANSPORTE DAS CONDIES TREINAMENTO EPIs LUVAS MALHA DE AO

FONTE DO RISCOS MEDIDAS DE CRONOGRAM RISCO EXISTENTES CONTROLE A

POSIES ERGONOMI INADEGUADAS CO

QUART CONDIES INSEGURAS

ACIDENTE

LESO CORPORAL

FACAS E MAQUINRIOS

Setor: Cozinha Quantidade: 01 Cargo: Lder de Seo Descrio Selecionar os alimentos para o trabalho das refeies. Preparo refeies e lanches. Fazer a Limpeza do mobilirio e utenslios utilizados: RECONHECIMTENTO DOS RISCOS AMBIENTAIS DA FUNO: NATUREZA CLASSE DO FONTE DO RISCOS MEDIDAS DE CRONOGRAM DOS RISCO RISCO EXISTENTES CONTROLE A RISCOS FISICO QUIMICO BIOLOGICO
INEXISTENTE INEXISTENTE FUNGOS CARNE CONTAMINAO EXAMES DIRIO E ANUAL CLINICOS USO DE EPIs TEMPO PARA DESCANO CONSTANTE

ERGONOMI ATIVIDADE EM P CO ACIDENTE


LESO CORPORAL

POSIO INADEQUADA

PERTUBAO DO SISTEMA MUSCULO ESQUELETICO

FOGO QUEIMADURAS, MICROONDAS CORTES FACAS

USO DE EPIs

CONSTANTe

Setor: Cozinha Quantidade: 13 Cargo: Cozinheiros/ Auxiliares. DESCRIO: Selecionar os alimentos para o trabalho das refeies. Preparo refeies e lanches. Fazer a Limpeza do mobilirio e utenslios utilizados: RECONHECIMTENTO DOS RISCOS AMBIENTAIS DA FUNO: NATUREZA CLASSE DO FONTE DO RISCOS MEDIDAS DE CRONOGRAM DOS RISCO RISCO EXISTENTES CONTROLE A RISCOS FISICO QUIMICO
INEXISTENTE INEXISTENTE

BIOLOGICO INEXISTENTE ERGONOMI ATIVIDADE P CO


EM POSIO INADEQUADA PERTUBAO TEMPO PARA CONSTANTE DO SISTEMA DESCANO MUSCULO ESQUELTICO

ACIDENTE LESO

CORPORAL

FOGO MICROONDAS FACAS

QUEIMADURAS USO DE EPIs CORTES

CONSTANTE

Setor: Frios e Laticnios e Horti-fruti Quantidade: 02 Cargo: Lder de Seo Descrio: Fazer reposio de material na loja, mercadorias e hortifrtis; Fazer limpeza das gndulas; Fazer mudanas de gndulas solicitadas; Exposio de louas; Fazer limpeza das vitrines; RECONHECIMENTO DOS RISCOS AMBIENTAIS DAS FUNES: NATUREZA CLASSE DOS FONTE DO RISCO MEDIDAS DE CRONOGRAM DOS RISCO RISCO EXISTENTES CONTROLE A RISCOS FISICO QUIMICO BIOLOGICO
INEXISTENTE INEXISTENTE INEXISTENTE CONSTANTE ANUAL

POSIES MOVMENTAO PERTUBAO TREINAMENTO ERGONOMI INADEQUADAS DE CARGA DO SISTEMA EXAME CLINICO CO MUSCULO ESQUELETICO

ACIDENTE

LESO CORPORAL

PRATELEIRAS E BATIDA CONTRA TREINAMENTO GNDULAS OU DESMORONAME NTO

CONSTANTE

Setor: Frios e Laticnios e Horti-frti. Quantidade: 15 Cargo: Repositores Descrio: Fazer reposio de material na loja, mercadorias e hortifrtis; Fazer limpeza das gndulas; Fazer mudanas de gndulas solicitadas; Expor as verduras e frutas Fazer limpeza das vitrines; Expor os laticinios RECONHECIMNTO DOS RISCOS AMBIENTAIS DA FUNO:

NATUREZA CLASSE DOS FONTE DO RISCO MEDIDAS DE CRONOGRAM DOS RISCO RISCO EXISTENTES CONTROLE A RISCOS FISICO QUIMICO BIOLOGICO
INEXISTENTE INEXISTENTE INEXISTENTE CONSTANTE ANUAL

POSIES MOVIMENTA PERTUBAO TREINAMENTO ERGONOMI INADEQUADAS O DE CARGA DO SISTEMA EXAME CLINICO CO MUSCULO ESQUELTICO BATIDA CONTRA

ACIDENTE

LESO CORPORAL

PRATELEIRAS E GNDOLAS

TREINAMENTO

CONSTANTE

Setor: Frios, Padaria e Cozinha Quantidade: 13 Cargo: Balconistas Frios, Padaria, e cozinha. Descrio: Atender clientes cordialmente. Nas vendas de frios. Nas vendas de pes. Nas vendas de comidas. Manter a higiene e limpeza do local. Fazer reposio nos setores da loja. RECONHECIMENTO DOS RISCOS AMBIENTAIS DAS FUNES: NATUREZA DOS RISCOS FISICO QUIMICO BIOLOGICO CLASSE DO RISCO
INEXISTENTE INEXISTENTE INEXISTENTE POSTURA INCORRETA PERTUBAO EXAME DO SISTEMA CLINICO MUSCULO ESQUELTICO TREINAMENTO CANSAO PALESTRAS FISCO QUEDAS BAQUES E FERIMENTOS TREINAMENTO USO DE EPIs CONSTANTE ANUAL CRONOGRAMA

FONTE DO RISCOS MEDIDAS DE CRONOGRAM RISCO EXISTENTES CONTROLE A

POSIES ERGONOMI INADEQUADAS CO

ACIDENTE

LESO CORPORAL

MQUINA DE FATIAR, UTENSILIOS UTILIZADOS

CONSTANTE

Setor: Padaria, Frios e Cozinha Quantidade: 03

Cargo: Lder de seo Descrio: Atender clientes cordialmente. Nas vendas de frios. Nas vendas de pes. Nas vendas de comidas. Manter a higiene e limpeza do local. Fazer reposio nos setores da loja. RECONHECIMENTO DOS RISCOS AMBIENTAIS DAS FUNES: NATUREZA DOS RISCOS FISICO QUIMICO BIOLOGICO CLASSE DO RISCO
INEXISTENTE INEXISTENTE INEXISTENTE POSTURA INCORRETA PERTUBAO EXAME CONSTANTE DO SISTEMA CLINICO MUSCULO ANUAL ESQUELTICO TREINAMENTO CRONOGRAMA CANSAO PALESTRAS FISCO QUEDAS BAQUES E FERIMENTOS TREINAMENTO USO DE EPIs CONSTANTE

FONTE DO RISCOS MEDIDAS DE CRONOGRAM RISCO EXISTENTES CONTROLE A

POSIES ERGONOMI INADEQUADAS CO

ACIDENTE

LESO CORPORAL

MQUINA DE FATIAR, UTENSILIOS UTILIZADOS

Setor: Gerencia quantidade: 5 Cargo: Gerente de Loja / Assistente de gerente . Abrir a loja todos os dias,planejar e coordenar a execuo dos planos de vendas internas ou externas, visando assegurar o comprimento das metas estabelecidas, em termos de mix de produtos, participao de mercado e lucratividade. Descrio: Abertura de loja. Inicializao dos equipamentos de Vendas. Liberao de senhas, para preos e lanamentos que precisam de senhas. Atendimento ao publico Reunio com equipe de vendas. Supervisionar atendimento de subordinados em loco. Contato com grandes clientes da loja, para fidelizao dos mesmos. Analisar processos de locao. Prestar esclarecimentos tcnicos a clientes.

Prestar auxilio na superviso de exposio de produtos. Recolhimento dos numerrios dos ltimos caixas, atravs de malotes. Superviso de uniformes de subordinados. Coordenar limpeza da loja. Repasse de numerrios aos caixas, atravs de malote da tesouraria, para facilitao do troco. Fechamento de loja. RECONHECIMENTO DOS RISCOS AMBIENTAIS DA FUNO: NATUREZA DOS RISCOS FISICO QUIMICO BIOLOGICO CLASSE DO FONTE DE RISCOS MEDIDAS DE CRONOGRAM RISCO RISCO EXISTENTES CONTROLE A
INEXISTENTE INEXISTENTE INEXISTENTE MOVEIS E ASSENTOS INADEQUADO S PERTUBAO ASSENTOS DIRIO E ANUAL DO SISTEMA REGULAVEIS E MUSCULO EXAME CLINICO ESQUELTICO ORIENTAO DIRIO

POSIES ERGONOMI INADEQUADAS CO

ACIDENTE

LESO CORPORAL

ATOS E QUEDAS E CONDIES BATIDA CONTRA INSEGURAN AS

Setor: Frente de Loja Quantidade: 01 Cargo: moto boy Executar srvios da rotina administrativa, envolvendo recepo e distribuio de correspondncias e documentos, confeco de cpias servios externos e outros tarefas de apoio administrativo. Descrio: Fazer servios externos de banco. Fazer servios de pagamento, cobrana e compras. Receber e transmitir recados. Auxiliar em servios simples de escritrios. Confeco de cpias de documentos. Realizar tarefas de apoio administrativo. Executar outras tarefas correlatas de padro administrativo. RECONHECIMENTO DOS RISCOS AMBIENTAIS DA FUNO: NATUREZA DOS RISCOS CLASSE DO RISCO FONTE DO RISCOS RISCOS EXISTENTES MEDIDAS CRONOGRAM DE A CONTROLE

FSICO QUIIMICO BIOLOGICO ERGONOMI CO

INEXISTENTE INEXISTENTE INEXISTENTE POSIES INADEQUADAS MOTOCICLETA PERTUBAO ORIENTAO DO SISTEMA NO MUSCULO POSICIONAMEN ESQUELETICO TO CORRETO AO DIRIGIIR O VECULO QUEDAS E BATIDA CONTRA ORIENTAO E DIREO DEFENSIVA DIARIO ANUAL

ACIDENTE

LESO

MOTOCICLETA

DIARIO ANUAL

Setor: Salo Cargo: Servios Gerais / Auxiliar de servios gerais Quantidade: 6 Manter a loja sempre limpa e arrumada para receber os clientes e colaboradores internos. Descrio Fazer limpeza na copa. Fazer limpeza nos banheiros. Fazer limpeza no salo de vendas. Fazer limpeza das salas dos colaboradores e diretores. Passar sempre produtos de limpeza que a loja disponibiliza. Conferir o estoque de materiais de limpeza. Passar nota de conferncia para o setor competente. Limpeza geral da loja. RECONHECIMENTO DOS RISCOS AMBIENTAIS DA FUNO: NATUREZA DOS RISCOS FSICO QUMICO CLASSE DO RISCO
INEXISTENTE QUIAMDURAS PRODUTOS DE LIMPEZA ALERGIA ORIENTAO DIARIO E ANUAL CORRETAS AO MANIPULAR PRODUTOS CONTAMINADO S DIRIO E ANUAL

FONTE DO RISCOS MEDIDAS DE CRONOGRAM RISCO EXISTENTES CONTROLE A

BIOLOGICO

FUNGOS E BACTRIAS

P, POEIRAS E CONTAMINO INSTALAES SANITARIAS

POSIES MA POSTURA E PERTUBAO EXAMES DIRIO E ANUAL ERGONMI INADEQUADAS USO DE DO SISTEMA CLINICOS USO CO EQUIPAMENTO MUSCULO S ESQUELTICO EPIs.

ACIDENTE

LESO CORPORAL

ATOS E QUADAS E EQUIPAMENTO CONDIES BATIDA CONTRA S REGULAVES INSEGURAS E EXAME

DIRIO

CLINICO

Setor: Frente de Loja Cargo: Operadora de caixa Quantidade: 17 Atender clientes cordialmente no caixa da loja, receber pagamentos manter organizados e limpo seu local de trabalho. Descrio: Ligar as maquinas para entrar no sistema, para fazer registro de todos os produtos que vo ser vendidos durante o dia. Sangria, conferido valores para ser transferido para o financeiro por medida de segurana. Tirar leitura x para conferir malote que comea com o valor de R$100,00 para repassar o troco para o cliente. Quando e solicitada fazer limpeza em outros setores da loja. Ajuda os outros colaboradores a fazer reposio nos setores da loja. Quando trocar as bobinas, separar e colocar a data e n do caixa, para organizar e por ordem nos documentos no setor de trabalho. Separar as notas fiscais(grandes)colocar em ordem, protocolar e uma pasta individual fazer o processo de organizao para que no haja contratempo. Atender os clientes cordialmente no caixa da loja, informando prazos, promoes, formas de pagamentos. RECONHECIMENTO DOS RISCOS AMBIENTAIS DA FUNES: NATUREZA DOS RISCOS FSICO QUMICO BIOLOGICO CLASSE DO FONTE RISCOS MEDIDAS DE CRONOGRAM RISCO DO RISCO EXISTENTES CONTROLE A
INEXISTENTE INEXISTENTE INEXISTENTE MOVIS E ASSENTOS INADEQUADO PERTUBAO ASSENTOS DIRIO E ANUAL DO SISTEMA REGULAVEIS E MUSCULO EXAME ESQUELETICO CLINICO ,TEMPO DE DESCANO QUEDAS E BATIDAS CONTRA ORIENTAO DIRIO

POSIES ERGONMI INADEGUADOS CO

ACIDENTE

INEXISTENTE

MOVIMENTO REPETITIVO E POSTURA INADEQUADA TECLADO E CADE IRA E BALCO

Setor: Deposito Cargo: Conferente

Quantidade: 02 Descrio: Espera de mercadoria no box. Confere as mercadorias separadas pelos auxiliares de deposito. passar os pedidos conferidos para tirar as notas: RECONHECIMENTO DOS RISCOS AMBIENTAIS DAS FUNES: NATUREZA DOS RISCOS FSICO QUMICO BILOGIC O CLASSE DO RISCO
INEXISTENTE INEXISTENTE INEXISTENTE ORIENTAO DIRIO E ANUAL

FONTE DO RISCOS MEDIDAS DE CRONOGRAM RISCO EXISTENTES CONTROLE A

POSIES MOVIMENTA PERTUBAO ERGONMI INADEGUADOS OE DO SISTEMA CO

LEVATAMENTO MUSCULO DE CARGA ESQUELTICO QUEDAS E BATIDAS CONTRA ORIENTAO DIRIO

ACIDENTE

LESO CORPORAL

EMPILHADEIRA PALETAS

Setor: Deposito Cargo: Operador de empilhadeira. Quantidade: 01 Descrio: Operar a empilhadeira, separando a reposio; Separar o material de venda, separando o endereamento; Carregar material; Arrumar e organizar o depsito; Realizar vistoria na empilhadeira; Descer paletes para reposio das filiais: Separar mercadorias para as filiais RECONHECIMENTO DOS RISCOS AMBIENTAIS DAS FUNES: NATUREZA DOS RISCOS FSICO QUMICO BIOLOGICO CLASSE DO RISCO
INEXISTENTE INEXISTENTE INEXISTENTE ORIENTAO DIRIO E ANUAL

FONTE DO RISCOS MEDIDAS DE CRONOGRAM RISCO EXISTENTES CONTROLE A

POSIES MOVIMENTA PERTUBAO ERGONMI INADEGUADOS OE DO SISTEMA CO

LEVATAMENTO MUSCULO DE CARGA ESQUELTICO

ACIDENTE

LESO CORPORAL

EMPILHADEIRA PALETAS

QUEDAS E BATIDAS CONTRA

ORIENTAO

DIRIO

Setor: Frente de Loja Cargo: Encarregado de frente de Loja / Fiscal de Caixa Quantidade: 08 Descrio: Abertura do caixa; Atender clientes com mercadorias; Emitir notas fiscais para clientes; Fazer recebimento de carne, faturas, cheques e boletos; Separar notas fiscais para mandar para a contabilidade; Fazer relao de material de limpeza e escritrio. Recolhimento dos numerrios dos ltimos caixas, atravs de malotes. Superviso de uniformes de subordinados. Coordenar limpeza da loja. Repasse de numerrios aos caixas, atravs de malote da tesouraria, para facilitao do troco. Fechamento de loja. RECONHECIMENTO DOS RISCOS AMBIENTAIS DA FUNO: NATUREZA DOS RISCOS FSICO QUMICO BIOLOGICO CLASSE DO RISCO
INEXISTENTE INEXISTENTE INEXISTENTE MOBILIRIO PERTUBAO DO SISTEMA MUSCULO ESQUELTICO CANSAO FISCO QUEDAS ASSENTOS REGULVEIS TEMPO DE DESCANO E EXAME CLINICO TREINAMENTO TREINAMENTO CONSTANTE ANUAL LAY-OUT

FONTE DO RISCOS RISCO EXISTENTES

MEDIDAS CRONOGRAM DE A CONTROLE

POSIES ERGONMI INADEQUADAS CO

REPETITIVIDADE

ACIDENTE

INEXISTENTE

ATOS INSEGUROS.

CONSTANTE

Setor: frente de loja Quantidade: 04 Cargo: Recepcionista Descrio: Atender clientes no pagamento de compras. Recebimentos de contas. Efetuar fechamento do caixa.

RECONHECIMENTO DOS RISCOS AMBIENTAIS DAS FUNES: NATUREZA DOS RISCOS FSICO QUMICO BIOLOGICO CLASSE DO RISCO
INEXISTENTE INEXISTENTE INEXISTENTE MOBILIRIO PERTUBAO ASSENTOS DO SISTEMA REGULVEIS E MUSCULO EXAME CLINICO ESQUELTICO TREINAMENTO CANSAO FISCO QUEDAS TREINAMENTO CONSTANTE ANUAL LAY-OUT

FONTE DO RISCOS MEDIDAS DE CRONOGRA RISCO EXISTENTES CONTROLE MA

POSIES ERGONMI INADEQUADAS CO

REPETITIVIDADE

ACIDENTE

LESO CORPORAL

ATOS INSEGUROS.

CONSTANTE

Setor: Frente de loja. Quantidade: 27 Cargo: Embalador. Descrio: Embalar as compras dos clientes. Conduzir no carrinho at o carro ou residncia dos clientes. Quando e solicitado fazer limpeza em outros setores da loja. Ajudar os outros colaboradores a fazer reposio nos setores da loja. RECONHECIMENTO DOS RISCOS AMBIENTAIS DAS FUNES: NATUREZA DOS RISCOS FSICO QUMICO BIOLOGICO CLASSE DO FONTE RISCO DO RISCO
INEXISTENTE INEXISTENTE INEXISTENTE POSTURA PERTUBAO DO SISTEMA MUSCULO ESQUELTICO CANSAO FISCO QUEDAS EXAME CLINICO TREINAMENTO CONSTANTE ANUAL

RISCOS MEDIDAS DE CRONOGRA EXISTENTES CONTROLE MA

POSIES ERGONMI INADEQUADAS CO

ACIDENTE

LESO CORPORAL

RAMPA.

TREINAMENTO

CONSTANTE

Setor: Frente de Loja Cargo: Auxiliar de operaes

Quantidade: 02 Descrio: Emitir notas fiscais. Verificar preo dos produtos no sistema; Entrada e sada de notas fiscais; Tirar preos de mercadorias+* RECONHECIMENTO DOS RISCOS AMBIETAIS DAS FUNES: NATUREZA DOS RISCOS FSICO QUMICO BILOGICO ERGONMI CO ACIDENTE CLASSE DO FONTE RISCOS MEDIDAS DE CRONOGRA RISCO DO RISCO EXISTENTES CONTROLE MA
INEXISTENTE INEXISTENTE INEXISTENTE POSIES INADEQUADAS INEXISTENTE POSTURA CANSAO FISICO E MENTAL EXAME MDICO DIARIO E ANUAL E DESCANO

Setor: Frente de Loja. Quantidade: 14 Cargo: Repositor de salo Descrio: Atender os cliente cordialmente fazendo demonstrao dos produtos; Fazer limpeza das gndulas quando solicitadas: Exposies dos produtos para clientes fazerem degustao; Manter a higiene e limpeza dos setores. RECONHECIMENTO DOS RISCOS AMBIENTAIS DAS FUNES:

NATUREZA DOS RISCOS FSICO QUMICO BILOGICO ERGONMI CO

CLASSE DO FONTE RISCOS MEDIDAS DE CRONOGRA RISCO DO RISCO EXISTENTES CONTROLE MA


INEXISTENTE INEXISTENTE INEXISTENTE POSIES INADEQUADAS POSTURA INCORRETA PERTUBAO DO SISTEMA MUSCULO ESQUELTICO CANSAO FISCO QUEDAS BATIDAS EXAME CLINICO CONSTANTE

ANUAL TREINAMENTO CRONOGRAMA PALESTRAS ORIENTAO CONSTANTE

ACIDENTE

LESO CORPORAL GNDOLAS, PRATELEIRA

S ESCADAS

CONTRA

Setor: Magazine Cargo: Recepcionista Quantidade:02 Descrio: Atender clientes no pagamento de compras. Recebimentos de contas. Efetuar fechamento do caixa. RECONHECIMENTO DOS RISCOS AMBIENTAIS DAS FUNES: NATUREZA DOS RISCOS FSICO QUMICO BILOGICO ERGONMI CO CLASSE DO FONTE RISCOS MEDIDAS DE CRONOGRA RISCO DO RISCO EXISTENTES CONTROLE MA
INEXISTENTE INEXISTENTE INEXISTENTE POSIES INADEQUADAS REPETITIVIDADE MOBILIRIO PERTUBAO ASSENTOS DO SISTEMA REGULVEIS E MUSCULO EXAME CLINICO ESQUELTICO TREINAMENTO CANSAO FISCO CONSTANTE ANUAL LAY-OUT

ACIDENTE

INEXISTENTE

Setor: Magazine Cargo: Servios Gerais / auxiliares de Servios Gerais Quantidade: 2 Descrio: Fazer limpeza nos banheiros. Fazer limpeza no salo de vendas. Fazer limpeza das salas dos colaboradores. Passar sempre produtos de limpeza que a loja disponibiliza. Conferir o estoque de materiais de limpeza. Passar nota de conferncia para o setor competente. Limpeza geral da loja. RECONHECIMENTO DOS RISCOS AMBIENTAIS DAS FUNES: NATUREZ A DOS RISCOS FSICO CLASSE DO FONTE RISCOS MEDIDAS DE CRONOGRA RISCO DO RISCO EXISTENTES CONTROLE MA
INEXISTENTE

QUMICO BILOGIC O

INEXISTENTE FUNGOS E BACTRIAS P, CONTAMINO EXAMES DIRIO E ANUAL POEIRAS E CLINICOS USO INSTALAE DE EPIs S SANITARIAS MA PERTUBAO POSTURA E DO SISTEMA USO DE MUSCULO EQUIPAMENT ESQUELTICO OS EXAMES DIRIO E ANUAL CLINICOS USO EPIs.

ERGONMI CO

POSIES INADEQUADAS

ACIDENTE LESO CORPORAL

ATOS E QUADAS E EQUIPAMENTOS CONDIES BATIDA CONTRA REGULAVES E INSEGURAS EXAME CLINICO, EPIs

DIRIO

Setor: Magazine Cargo: Vendedor Interno Quantidade: 32 Descrio: Atender clientes cordialmente. Fazer reposio de mercadorias no salo. Limpeza das mercadorias. Passar as roupas a serem expostas. Pegar mercadorias no deposito. Quando solicitado fazer limpeza em outros setores da loja. Ajudar os outros colaboradores a fazer reposio nos setores da loja. RECONHECIMENTO DOS RISCOS AMBIENTAIS DAS FUNES: NATUREZA DOS RISCOS FSICO QUMICO BILOGICO ERGONMIC O CLASSE DO FONTE RISCOS MEDIDAS DE CRONOGRA RISCO DO RISCO EXISTENTES CONTROLE MA
INEXISTENTE INEXISTENTE INEXISTENTE POSIES POSTURA INADEQUADAS INCORRETA PERTUBAO EXAME CLINICO DO SISTEMA TREINAMENTO MUSCULO ESQUELTICO CANSAO FISICO QUEDAS E BATIDAS CONTRA TREINAMENTO CONSTANTE ANUAL

ACIDENTE

LESO CORPORAL

ESCADAS GNDULAS, PRATELEIRA S

CONSTANTE

Setor: Magazine Cargo: Estoquista

quantidade: 03 Descrio: Da entrada de mercadorias no sistema atravs de notas ficais: fazer contagem do estoque fsico; Identificao dos matrias no estoque: Estocar mercadorias; RECONHECIMENTO DOS RISCOS AMBIENTAIS DAS FUNES: NATUREZA DOS RISCOS FSICO QUMICO BILOGICO ERGONMIC O ACIDENTE CLASSE DO FONTE RISCOS MEDIDAS DE CRONOGRA RISCO DO RISCO EXISTENTES CONTROLE MA
INEXISTENTE INEXISTENTE INEXISTENTE POSIES MOVMENTA PERTUBAO TREINAMENTO INADEQUADAS O DE DO SISTEMA EXAME CLINICO CARGA MUSCULO ESQUELETICO LESO CORPORAL PRATELEIRA BATIDA CONTRA TREINAMENTO SE GNDULAS CONSTANTE ANUAL

CONSTANTE

Setor: Magazine Cargo: Operadora de Caixa Quantidade: 11 Descrio: Ligar as maquinas para entrar no sistema, para fazer registro de todos os produtos que vo ser vendidos durante o dia. Sangria, conferido valores para ser transferido para o financeiro por medida de segurana. Tirar leitura x para conferir malote que comea com o valor de R$100,00 para repassar o troco para o cliente. Quando e solicitada fazer limpeza em outros setores da loja. Ajuda os outros colaboradores a fazer reposio nos setores da loja. Quando trocar as bobinas, separar e colocar a data e n do caixa, para organizar e por ordem nos documentos no setor de trabalho. Separar as notas fiscais(grandes)colocar em ordem, protocolar e uma pasta individual fazer o processo de organizao para que no haja contratempo. Atender os clientes cordialmente no caixa da loja, informando prazos, promoes, formas de pagamentos. RECONHECIMENTO DOS RISCOS AMBIENTAIS DAS FUNES: NATUREZA DOS RISCOS FSICO CLASSE DO FONTE RISCOS MEDIDAS DE CRONOGRA RISCO DO RISCO EXISTENTES CONTROLE MA
INEXISTENTE

QUMICO BILOGICO

INEXISTENTE INEXISTENTE MOVIS E PERTUBAO ASSENTOS DIRIO E ANUAL ASSENTOS DO SISTEMA REGULAVEIS E INADEQUAD MUSCULO EXAME CLINICO O ESQUELETICO INEXISTENTE MOVIMENTO REPETITIVO E POSTURA INADEQUADA TECLADO E CADE IRA E BALCO QUEDAS E BATIDAS CONTRA ORIENTAO

POSIES ERGONMIC INADEGUADOS O

ACIDENTE

LESO CORPORAL

Setor: Magazine Cargo: Fiscal de Preveno de Perdas Quantidade: 02 Descrio: Prestar ateno ao cliente na hora da compra. Ligar e desligar as centrais. Auxiliar na fiscalizao da loja. RECONHECIMENTO DOS RISCOS AMBIENTAIS DAS FUNOES: NATUREZA DOS RISCOS FSICO QUMICO BILOGICO ERGONMICO CLASSE DO RISCO
INEXISTENTE INEXISTENTE INEXISTENTE POSIES INADEQUADAS POSTURA PERTUPAO EXAME CLINICO CONSTANTE E DO SISTEMA TREINAMENTO ANUAL MUSCULO ESQUELTICO CANSAO FISICO QUEDAS TREINAMENTO CONSTANTE

FONTE RISCOS MEDIDAS DE CRONOGRA DO RISCO EXISTENTES CONTROLE MA

ACIDENTE

LESO CORPORAL

ATOS INSEGUROS

AGENTES ERGONMICOS 1-NVEIS DE ILUMINAMENTO Fatores que devem ser considerados, de modo em geral, para obteno de uma iluminao adequada: -A. Providenciar a imediata reposio das lmpadas queimadas e/ou danificadas. -B. Realizar limpeza peridica nas luminrias, janelas, vidraas, telhas translcidas etc., evitando acmulo de poeira/sujeira/folhas, reduzindo o fluxo luminoso emitido. -C. Verificar luminrias danificadas ou com algum problema eltrico D. As luminrias devem ser

dispostas no ambiente de forma a proporcionar uma iluminao homogenia e uniforme, devendo ser adequada ao arranjo fsico do local, previamente estabelecido (depende principalmente das caractersticas do ambiente a ser iluminado e das atividades a serem desenvolvidas); as luminrias devem, ainda, ser localizadas de forma a no criar sombras, ofuscando ou contrastes nos locais onde se objetiva iluminar. Os nveis de iluminao das reas de trabalho devero ser corrigidos, a fim de proporcionar aos empregados condies satisfatrias para o exerccio de suas atividades. Vantagens do bom nvel de iluminamento: aumento de produo, melhor acabamento do trabalho, diminuio do desperdcio do material, reduo do numero de acidentes, diminuio da fadiga ocular e geral, maior rendimento dos indivduos idosos e portadores de defeitos visuais, melhor superviso do trabalho, mais ordem, limpeza e melhor aproveitamento do espao.

1.

EXPOSIAO AO CALOR. No detectado. 2. UMIDADE. No detectado. 3. FRIO. No detectado.

AGENTES BILGICOS No trabalho de limpeza dos banheiros h presena dos agentes biolgicos, portanto e necessrio a utilizao de luvas de PVC ou similar e botas de borracha para neutralizar os mesmos. AGENTES ACIDENTES No trabalho do pessoal do estoque existe risco de queda de material empilhado verticalmente, vendedores ficam expostos a este risco. -Isolamento de rea; O risco de queda de material sobre os membros inferiores (ps) quando do manuseio de embalagens deve haver orientao de preveno de acidentes nos membros inferiores.

AGENTES ERGONOMICOS Nas funes de cozinheiro, auxiliares de servios gerais, fiscal de preveno, foi identificada postura incomoda (diria/intermitente) com esforo fsico de leve a moderado. Nas funes de vendedores (postura de p) e escritrio (postura sentada). AGENTES FISICOS

RUIDO: No detectado UMIDADE: No detectados AGENTES QUIMICOS No detectado AGENTES DE ACIDENTES Leses corporais, Queimaduras (cozinheiro e auxiliares)

A-

FICHA DE ENTREGA DOS EPIS

A implantao devera ser feita atravs de Ordem de Servio, informando os riscos a que os funcionrios esto expostos e suas responsabilidades no cumprimento das normas de segurana adotadas pela empresa (NR-1 - item 1.8). A empresa devera: Fornecer os EPIS gratuitamente e notificar a entrega (vide modelo de ficha de controle/termo de responsabilidade). Manter um fichrio prprio, onde devero ser registradas todas as substituies de EPIS de cada funcionrio. Esclarecer quanto a sua necessidade e importncia, educar, motivar e supervisionar. Caso seja constatadas resistncias podero ser aplicadas medidas disciplinares: -ADVERTENCIAS VERBAL E ESCRITA. -SUSPENSAO. -DEMISSAO POR JUSTA CAUSA. Observaes: 1. Constatado que os funcionrios no utilizam os equipamentos de proteo individual, a fiscalizao poder multar a empresa. 2. Empresas que utilizam servios de terceiros devem exigir dos prestadores, o uso dos equipamentos de segurana cabveis. Esta obrigao poder ser explicitada no contrato. 3. Aps o desligamento do funcionrio, a ficha de controle de entrega de EPIS devera ser guardada juntamente com o pronturio do funcionrio, visando comprovao da entrega/treinamento/uso dos mesmos em eventuais reclamaes trabalhistas.

B-

OBSERVAOES IMPORTANTES EM RELAAO AOS EPIS LEGISLAAO. De acordo com a 6.6 da Norma Regulamentadora NR 6 EQUIPAMENTO DE PROTEAO INDIVIDUAL EPIS da portaria 3214 do MTb: Os itens 6.6.1 e 6.7.1 da NR 06 prescrevem:

OBRIGA-SE O EMPREGADOR QUANTO AO EPI: a) Adquirir o tipo adequado a atividade do empregador; b) Fornecer ao empregado somente EPI aprovado pelo MTE a de empresas cadastradas no DNSST/MTA; c) Treinar o trabalhador sobre o seu uso adequado;

d) e) f) a) b) c)

Tornar obrigatrio o seu uso; Substitu-lo, imediatamente, quando danificado ou extraviado; Comunicar ao MTE qualquer irregularidade observada no EPI.

OBRIGA-SE O EMPREGADO, QUANTO AO EPI: Us-lo apenas para a finalidade a que se destina; Responsabilizar-se por sua guarda e conservao; Comunicar ao empregador qualquer alterao que o torne imprprio para uso. Obs. Na compra dos EPIS a empresa devera solicitar copias do C.A (certificado de aprovao), C.R.F (certificado de registro do importador) de cada equipamento adquirido. Todo o EPI devera apresentar, em caracteres indelveis e bem visveis, o nome comercial da empresa fabricante ou importador, e o numero do C.A (item 6.9.3 da Norma Regulamentadora NR06).

A-

OBSERVAAO IMPORTANTES EM RELAAO AOS EPIS. USO.

Adequao dos EPIS, conforme as caractersticas ambientais dos locais de trabalho e/ou das atividades a serem executadas: -CALADOS DE PROTEAO: contra riscos de origem mecnica; calados impermeveis, para trabalhos realizados em lugares midos, lamacentos ou encharcados; calados impermeveis e resistentes a agentes qumicos agressivos; calados de proteo contra riscos de origem trmica; calados de proteo contra agentes biolgicos agressivos; calados de proteo contra riscos de origem eltrica; (carregadores, servios gerais, motorista e auxiliar de estoque). -PROTEAO DO TRONCO: Aventais, jaquetas, capas e outras vestimentas especiais de proteo para trabalhos em que haja perigo de leses provocadas por: riscos de origem trmica, riscos de origem mecnica, agentes qumicos, operaes de lavagem: (operadores de maquinas). -OCULOS DE SEGURANA: Para trabalhos que possam causar ferimentos nos olhos, provenientes de impacto de partculas, contra respingos, para trabalhos que possam causar irritao nos olhos e outras leses decorrentes da ao de lquidos agressivos e trabalhos que possam causar irritao nos olhos, provenientes de poeiras, trabalhos que possam causar irritao nos olhos. (operadores de maquinas quando se fizer necessrio). -PROTEAO RESPIRATORIA: Para trabalhos executados em ambientes contendo aerodispersides slidos, solventes e outros agentes, capazes de provocar danos a sade dos funcionrios. (operadores de maquinas). -CAPACETE DE SEGURANA: Para proteo do crnio nos trabalhos sujeitos a: agentes meteorolgicos, trabalhos a cu aberto, impactos provenientes de quedas, proteo de objetos ou outros, queimaduras ou choque eltrico, (Auxiliar de estoque, encarregado de almoxarifado, operador de empilhadeira e outros que circulem neste setor). -LUVAS E /OU MANGAS DE PROTEAO E/OU CREMES PROTETORES: Devem ser usados em trabalho em que haja perigo de leso provocada por: matrias ou objetos escoriantes, abrasivos, cortantes ou perfurantes; produtos qumicos corrosivos, custicos, txicos, alergnicos, oleosos, graxos, solventes orgnicos e derivados de petrleo; matrias ou objetos aquecidos; choque eltrico, radiaes perigosas, frio e agente biolgicos. (Operadores de maquinas, carregadores e auxiliar de estoque).

-PROTEAO CONTRA QUEDAS COM DIFERENA DE NIVEL: Cinto de segurana para trabalho em altura superior a 2 (dois metros) que haja risco de queda; cadeira suspensa para trabalho em alturas em que haja necessidade de deslocamento vertical, quando a natureza do trabalho assim o indicar, trava-queda de segurana acoplado ao cinto de segurana ligado a um cabo de segurana independente, para os trabalhos realizados com movimentao vertical em andaimes suspensos de qualquer tipo. (auxiliares de estoque). -UNIFORME: Optativo. obrigatrio o uso do uniforme como parte do conjunto dos EPIs. XII DAS RESPONSABILIDADES O autor deste PPRA e responsvel somente pelo levantamento/avaliaes dos riscos ambientais determinados pela NR-09 da Portaria 3214 do MTb. A minimizao e/ou eliminao dos riscos, bem como demais recomendaes registradas neste Programa de Preveno de Riscos Ambientais PPRA so de responsabilidade, nica e to somente da empresa contratante, cabendo a esta prover os recursos, tanto humanos como materiais, para a regularizao da situao. Os prazos estipulados no Cronograma de Aes desta PPRA, para a minimizao e/ou eliminao dos riscos foram estipulados pela prpria empresa.

XVII CONSIDERAES FINAIS Este Programa permanecer valido enquanto forem mantidas as condies existentes na Empresa por ocasio da vistoria. Quaisquer alteraes que venham a ocorrer nas atividades, planta fsica e equipamentos exigiro novas analises. O Programa de Preveno PPRA foi digitado no anverso de Quarenta e Trs (43) paginas, devidamente rubricadas, datado e assinado na ultima folha. Colocamo-nos a disposio para qualquer esclarecimento que se faam necessria.

CRONOGRAMA

PLANO DE AO ANUAL

Atividade
Palestras sobre DST Treinar todos quanto a preveno de

jan

fev mar Abr Mai Jun Jul Ago Set x X X

Out Nov Dez jan x X

acidentes e doenas ocupacionais Curso de reciclagem para operador de empilhadeira Reviso eltrica de instalao Treinar pessoal preveno de incndio
Inspeo de rotina nos dependncias da empresa Realizao de SIPAT(Semana Interna de Preveno de Acidentes Inspeo de extintor de incndio e rede de hidrantes Fazer manuteno peridica nos aparelhos de ar condicionado

X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X

CONCLUSO Este um relatrio de reconhecimento e avaliao de riscos ambientais presentes nas atividades da empresa A.R FILHO & CIA LTDA - SUPERMERCADO BR. Onde Registramos as principais situaes de riscos de acidentes encontrados nos diversos setores da mesma. A eliminao dos riscos do modo geral requer mudanas ou reparos em instalaes fsicas ou equipamentos, dependendo, em muitos casos de investimento financeiro. Fica evidente, portanto a necessidade de uma analise cuidadosa pr parte da empresa de cada situao apresentada, visando definir estratgias, considerando os recursos disponveis. Alguns EPIS bsicos, recomendados foram especificados de forma genrica tendo em vista a necessidade de buscar a participao e consenso dos trabalhadores na seleo dos modelos mais adequados s condies de servio. Sugerimos que esse assunto seja discutido nas reunies da CIPA.

_________________________________________ SILVIA LETICIA SILVA TEIXEIRA TCNICO EM SEGURANA NO TRABALHO RG: 465 - AP MCP, 15/12/2009.

Вам также может понравиться