Вы находитесь на странице: 1из 90

Ensino a Distncia Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica

Mdulo 6 Prescrio Diettica em Esttica

Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

Vdeo-aula 01: Prescries Dietticas de acordo com cada tratamento Esttico

O termo celulite foi descrito pela primeira

Celulite

vez em 1920. Palavra de origem latina Cellulite, foi utilizada para descrever uma alterao esttica da superfcie da pele.

Celulite no seria o termo mais apropriado, pois a derivao da palavra significa inflamao celular e estudos sugerem que no foram encontrados sinais de inflamao no tecido em questo. Diversos so os termos utilizados para definir estas alteraes do tecido subcutneo, na tentativa de adequar as alteraes histomorfolgicas, sendo eles: Lipodistrofia, Lipoedema, Fibro Edema Geloide, Hidrolipodistrofia, Hirolipodistrofia Ginoide, Paniculopatia edemato fibro esclertica, Paniculose, Lipoesclerose Nodular, Lipodistrofia Ginoide. Destaca-se a terminologia Hidrolipodistrofia que define uma alterao patolgica da hipoderme (Lipodistrofia), com presena de edema (Hidro) e com funo veno-linftica alterada. A celulite ocorre principalmente em mulheres na regio plvica, membros inferiores e abdmen. Podendo acometer qualquer parte do corpo, exceto couro cabeludo, palmas das mos e dos ps. caracterizada por um aspecto acolchoado ou casca de laranja. Definida, ainda, como uma desordem metablica localizada no tecido subcutneo que provoca uma alterao na forma do corpo feminino. Estima-se que a celulite afete a maioria das mulheres. Esta condio no propriamente considerada um estado patolgico, porm pode causar perturbaes estticas, logo de ordem psicossocial, originados pela cobrana dos padres estticos da atualidade. Contudo, considerando relatos da Organizao Mundial de Sade, o

Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

indivduo saudvel num quadro de equilbrio biopsicossocial, tendo em vista isto, a hidrolipodistrofia pode ser considerado um problema de sade. No deve ser confundida com obesidade, onde ocorre hipertrofia e hiperplasia de adipcitos. Embora isso, da mesma forma, ocorra em indivduos com celulite, h tambm vrias alteraes estruturais na derme e microcirculao.

Escala Validada para Avaliao da Celulite:

Hexsel et al., em um estudo baseado em fotografias padronizadas de 55 pacientes com celulite verificou os cinco principais aspectos morfolgicos da celulite, e desenvolveu uma escala de gravidade fotonumrica. Esta amplia a classificao j existente, adicionando quatro itens com caractersticas morfolgicas adicionais, para um melhor diagnstico atravs da aparncia da pele.

Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

Prescrio Diettica na Celulite E Gordura Localizada:

Objetivos Gerais: Perda de peso quando necessrio: o tratamento para celulite e gordura localizada no ter o efeito previsto se a paciente estiver nos parmetros de sobrepeso ou obesidade, e assim aps mobilizao de gordura subcutnea podemos aplicar demais tratamentos. Reduzir o sdio e aumentar potssio: Sdio e potssio regulam a bomba sdio/potssio nas clulas, estes dois eletrlitos atuam como reguladores de gua no organismo: o potssio como diurtico e o sdio provocando reteno de lquidos. Aumentar ingesto hdrica: alm de hidratar, reduzem a reteno hdrica e favorecem a eliminao de toxinas pelo corpo. Qualidade do carboidrato: Vrios fatores influenciam a lipognese e contribuem na diminuio ou aumento da espessura adipcita. A glicose plasmtica quando em alta concentrao, tratando-se de dieta hiperglicdica, estimula a lipognese por agir no processo de liberao de insulina, e este hormnio provavelmente, o mais importante fator hormonal que afeta a lipognese, por ativar enzimas glicolticas e lipognicas. A fundamentao terica da reduo na ingesto de carboidratos, que, em resposta a uma diminuio de glicose sangunea, juntamente com alteraes nas concentraes de insulina e glucagon, o metabolismo ir promover a oxidao de cidos graxos e, consequentemente, reduo do seu armazenamento, tendo em vista mobilizao no tecido subcutneo. Assim, o predomnio de carboidratos complexos ou

Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

a insero de fibras alimentares aos carboidratos no planejamento diettico, parece ser uma alternativa interessante para evitar o pico glicmico. Rica em fibras: As fibras dietticas atuam na preveno de doenas intestinais, em especfico da constipao, causa resistncia nos vasos sanguneos e aumento da permeabilidade vascular. Alm disso, contribuem na preveno e coadjuvantes no tratamento do excesso de peso ou obesidade, reduo dos nveis de colesterol srico e glicemia ps prandial, contribuindo no controle de cardiopatias. Alimentao desintoxicante: O estilo de vida da sociedade atual expe-nos diariamente aos graves efeitos da poluio, do estresse, das radiaes e toxinas. medida que o tempo passa, o nosso corpo tende a acumular todas estas agresses, manifestando-se sob variados desequilbrios orgnicos. Como a dificuldade em emagrecer, baixo metabolismo (conjunto de reaes no organismo que permitem transformar os alimentos em energia e, consequentemente, queimar gordura), perturbaes hormonais, aparecimento de problemas digestivos, vrios tipos de alergias, pele precocemente envelhecida, alterao do funcionamento dos rins e do fgado, cansao geral, sistema imunitrio deprimido, doenas degenerativas, entre muitas outras complicaes na sade e bem-estar geral.

IMPORTANTE: A DIETA DESINTOXICANTE DEVE TER A DURAO MXIMA DE 7 DIAS!

Bases da Dieta Desintoxicante:

1. Evite industrializados Na desintoxicao, at mesmo a verso light dos molhos industrializados deve ser eliminada do cardpio, pois tem grande quantidade de sdio e gordura. Fique com os temperos naturais. O vinagre de ma e o de limo, por exemplo, trazem substncias antioxidantes e fortalecem a imunidade, deixando o organismo mais ativo contra as
Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

toxinas. J o azeite de oliva lubrifica o intestino, otimizando a eliminao dessas toxinas, e ainda acelera as funes metablicas.

2. Experimente a farinha de banana verde Pois favorece a flora intestinal, relacionado com o tipo de amido, que chega intacto ao intestino e produz substncias que alimentam as bactrias probiticas. Com isso, os nutrientes so bem absorvidos e garante a saciedade. Recomendar o uso da farinha de banana verde no lugar da tradicional, no preparo de pratos como bolo e torta.

3. Aposte em frutas ctricas Acerola, kiwi, caju, limo e laranja, por meio de um composto chamado limonide, faz com que o fgado libere mais toxinas do organismo. Esse efeito pode ser conseguido com a fruta consumida in natura ou usada no preparo de peixes, sucos ou saladas.

4. Coma alimentos crus Pelo menos 50% do prato de uma refeio deve ter opes frescas e cruas. Dessa forma, voc garante a ingesto de uma boa quantidade de itens desintoxicantes, como fibras e gua.

5. Coloque uma folha de couve no cardpio Na salada, no suco ou refogada, ela estimula as enzimas que neutralizam as toxinas. A verdura ainda rica em vitaminas do complexo B, que facilitam o metabolismo da protena, do carboidrato e da gordura.

6. Tome ch de chapu de couro, cavalinha ou ch verde As bebidas ajudam a reduzir a reteno de lquido. Recomende colocar 1 col. (ch) de ch em 1 xcara (ch) de gua quente e abafar por cinco minutos. Depois, coar e beber em jejum no caf da manh.

Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

7. Beba muito lquido Ao longo do dia, o hbito fundamental na eliminao de toxinas por meio do suor, das fezes e da urina. Aqui, vale gua, ch ou suco natural, sopa e at alimentos aquosos, como melancia, melo, alface e pepino.

8. Adicione ma e brcolis dieta Eles amenizam os efeitos causados pelas toxinas. Tanto a ma quanto o brcolis so boas fontes de antioxidantes, que evitam a formao dos radicais livres e diminuem os efeitos do envelhecimento e o aparecimento de doenas degenerativas, como o cncer.

Cardpio desintoxicante:

Caf da manh Opo 1 1 copo (200 ml) de suco de ma com 1 col. (caf) de linhaa triturada Opo 2 1 xc. (ch) de ch de hibisco 1 fatia fina de bolo simples Opo 3 1 pote de iogurte natural desnatado com 7 morangos picados Opo 4 1 copo (200 ml) de suco de acerola 2 fatias de po de centeio light com 1 fatia mdia de queijo branco Opo 5 1 frasco de leite fermentado 2 torradas integrais com 1 queijo fundido light (tipo Polenguinho) Opo 6 1 copo (200 ml) de leite de soja 4 biscoitos integrais com 1 col. (sobrem.) de requeijo light
Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

Opo 7 1 pote de iogurte natural desnatado com 2 fatias mdias de abacaxi picadas e 1 col. (sopa) de aveia em flocos

Lanche da manh Opo 1 1 fatia grande de melo Opo 2 5 ameixas secas Opo 3 1 kiwi Opo 4 1 pote de iogurte de frutas light Opo 5 1 taa de salada de frutas Opo 6 1 laranja Opo 7 1/2 papaia

Almoo Opo 1 1 prato de salada de alface com 4 tomates -cereja e 1 col. (sopa) de abobrinha grelhada (tempere com um fio de azeite, limo e sal) 2 col. (sopa) de arroz integral 1 fil mdio de peixe ou frango grelhado 2 col. (sopa) de abbora no vapor Opo 2 1 prato de salada de escarola com agrio e 2 col. (sopa) de milho (tempere com um fio de azeite, limo e sal) 2 pegadores de macarro integral com 2 col. (sopa) de molho de tomate
Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

1 fil mdio de carne vermelha grelhado Opo 3 1 prato de salada de acelga com 1/4 de pepino e 2 palmitos picados 2 col. (sopa) de arroz integral 1/2 concha de feijo 1 pedao grande de peixe ensopado ou 1 fil mdio de peixe ou frango grelhado 2 col. (sopa) de couve-refogada Opo 4 1 prato de salada de alface com rcula, repolho e 1 col. (sopa) de cenoura ralada crua (tempere com um fio de azeite, limo e sal) 1 batata mdia cozida 1 fil grande de peixe assado ou 1 fill mdio de peixe ou frango grelhado Opo 5 1 prato de salada de brcolis com 1/4 de pepino, 1/2 talo de salso, 2 col. (sopa) de chuchu no vapor (tempere com um fio de azeite, limo e sal)

3 col. (sopa) de gro-de-bico cozido 2 col. (sopa) de vagem refogada 1 fil mdio de peixe ou frango grelhado Opo 6 1 prato de salada de agrio com broto de alfafa e 1 tomate (tempere com um fio de azeite e aceto balsmico) 3 col. (sopa) de arroz integral 4 col. (sopa) de frango ensopado com raspas de gengibre 5 floretes de couve-flor no vapor Opo 7 1 prato de salada de folhas verdes variadas com1/4 de manga picada (tempere com um fio de azeite, limo e sal) 6 col. (sopa) de mix de legumes refogados 1 fil mdio de peixe ou frango grelhado

Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

Lanche da tarde Opo 1 1 pote de iogurte natural desnatado Opo 2 1 caixinha de gua de coco Opo 3 1 fatia fina de bolo simples Opo 4 1 taa de gelatina diet com pedacinhos de fruta Opo 5 1 fatia mdia de melancia Opo 6 1 ma Opo 7 1 barra de cereais light

Jantar Opo 1 1 prato de sopa de ervilha com hortel e queijo branco Opo 2 1 prato de sopa de legumes com carne Opo 3 1 prato de salada de alface com 3 col. (sopa) de gro-de-bico cozido, 2 col. (sopa) de cenoura crua ralada, 1 tomate picado, 1 fatia mdia de ricota picada e 1 torrada integral picada (tempere com um fio de azeite, limo e sal) Opo 4 1 prato de sopa de quinua com tofu Opo 5

Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

1 prato de salada de folhas verdes variadas com 1 tomate picado, 1 col. (sopa) de cottage, 3 col. (sopa) de feijo-branco cozido Opo 6 2 fatias de po integral light com 1 fatia de queijo branco, 2 fatias de peito de peru, 2 rodelas de tomate e alface vontade 1 copo (200 ml) de suco de uva light Opo 7 Omelete feita com 2 claras e 1 gema, 1 col. (sopa) de tomate picado, 4 col. (sopa) de brcolis no vapor, 1 col. (sopa) de milho, 1 col. (sopa) de ervilha, 1 fatia de mussarela picada e organo a gosto

Para que o programa seja mais eficaz, dever abster-se de: 1 - Fumar - Bastam oito horas sem fumar para que os nveis de monxido de carbono baixem e os de oxignio aumentem no organismo. 2 - Ingerir lcool - O lcool absorvido pelo sangue e levado a todos os rgos irrigados do corpo, como o fgado, crebro e corao. 3 - Tomar medicamentos (exceto quando prescritos pelo mdico) - O abuso de medicamentos pode criar resistncia no organismo, para alm de ser uma das principais fontes txicas. 4 - Praticar exerccio fsico em reas poludas - Os veculos libertam partculas inalveis compostas por poluentes, como metais pesados, nitratos, que podem conduzir a doenas cardiorrespiratrias. 5 - Usar cosmticos compostos por qumicos txicos - A maioria dos desodorizantes, por exemplo, contm uma substncia qumica denominada cloridrato de alumnio que txica e pode causar irritaes na pele. Correo do aumento da permeabilidade intestinal e da disbiose: O trato gastrointestinal (TGI) um dos maiores meios de ligao entre o mundo externo e o ambiente intestinal no homem. A alimentao promove enorme exposio, no momento da digesto e absoro de nutrientes, a antgenos alimentares, aos
Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

microorganismos viveis e aos metablicos de bactrias, que so apresentados ao sistema imune intestinal. O intestino humano possui aproximadamente 100 trilhes de bactrias (a chamada microbiota intestinal), dentre as quais mais de 400 espcies diferentes vivem num delicado balano. O desequilbrio dessa flora microbiana chamado de Disbiose Intestinal. Situaes como alimentao inadequada, stress, envelhecimento, uso

indiscriminado de alguns medicamentos, propiciam o quadro de disbiose intestinal. A presena de sinais e sintomas como alteraes do ritmo intestinal, flatulncia, eructaes, acne, fadiga, falta de concentrao e depresso sugerem o desequilbrio da microbiota intestinal. A alterao na digestibilidade dos alimentos e da permeabilidade intestinal provocada pela disbiose predispe o organismo a uma srie de problemas de sade. Porque passam a chegar ao sangue, nutrientes mal digeridos e outras substncias qumicas, em propores imprprias. Isso acarreta um aumento das alergias cutneas e respiratrias, alm de hipersensibilidades alimentares A disbiose altera o pH sanguneo, vaginal, da bexiga e de outros locais, predispondo o organismo a quadros de infeco urinria e candidase vaginal recorrente, herpes labial, cutneo e vaginal recorrentes, alm de outras infeces bacterianas ou virticas recorrentes. A alterao da flora bacteriana faz com que essas bactrias patolgicas reajam com os cidos biliares formando substncias

carcinognicas e liberando substncias txicas que estavam neutralizadas O tratamento indicado deve priorizar Fibras, Glutamina, Lactobacilos, Alimentao rica em frutas, verdura, legumes e cereais integrais.

Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

Nutrientes e sua correlao na celulite e gordura localizada: Investigadores/Estudo


Velasco et al, 2008 Hexsel et al, 2005 Hexsel et al, 2005 Hexsel et al, 2005 Westman et al, 2007 Leite, 2003

Nutriente
Cafena Ginkgo Biloba Castanha da ndia Centella Asitica Carboidratos Simples Bebidas Gaseificadas

Correlao
Liplise (Uso tpico) - Recomendado Vasoconstrio (Uso oral) - Evitar Ao na microcirculao perifrica Reduo do edema Estmulo de Colgeno Estimula a lipognese por agir no processo de liberao de insulina Induz alteraes de permeabilidade e resistncia dos capilares sanguneos - Reduo Glicemia Ps Prandial e estmulo liplise - Quando em falta pode ser causador de constipao intestinal, onde h aumento da permeabilidade capilar Excesso armazenado na forma de triglicerdeos no tecido adiposo Reteno Hdrica Antioxidante, atua na peroxidao lipdica e sistema vascular e linftico Efeito antiinflamatrio e edema

Malett et al, 2002 Rossi & Vergnanini, 2000

Fibra Alimentar

Schutz, 2004 Rossi & Vergnanini, 2000 Croda, 2002 Hexsel et al, 2005 Dweck, 1995 Hexsel et al, 2005

Lipdeos Sdio (Sal) Uvas Vermelhas Mamo e Abacaxi

a falta de tonicidade da pele gerada

Flacidez

por fatores genticos, ambientais e de maus hbitos, como falta de exerccios fsicos.

Tratamentos: Accent: Trata-se de um aparelho de radiofreqncia (similar ao Thermacool), que emite radiao eletromagntica de alta frequncia (40,68 MHz), promovendo a melhora da celulite, gorduras localizadas e da flacidez. Tambm recomendado para o rejuvenescimento da face (flacidez e elasticidade da pele). Carboxiterapia: a moderna tcnica na qual o gs carbnico injetado no tecido subcutneo e intra-drmico utilizando-se uma agulha muito fina, melhorando a

Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

circulao e oxigenao dos tecidos, promovendo o combate da flacidez, celulite e gordura localizada. Peeling de Cristal + Ac. Retinico: Tratamento moderno que promove uma renovao celular progressiva, atravs de um jato de cristais na pele. A associao ao cido retinico promove um excelente peeling qumico conjunto, resultando num rejuvenescimento profundo da pele. Intradermoterapia: aplicao loco-regional de medicamentos auxiliares que iro promover a maior formao de fibras elsticas e colgenas de sustentao, melhorando assim a flacidez cutnea.

Prescrio Diettica para Flacidez

Primeiramente, devemos entender que para garantir a firmeza da pele necessrio o colgeno, que sintetizado a partir dos aminocidos (protenas) lisina, prolina e glicina e de outros nutrientes como vitamina C, cobre, zinco, mangans e o silcio.

Partindo desse princpio, devemos inserir na conduta diettica: Lisina, prolina e glicina: Para obter essas protenas, pode-se adicionar na alimentao a gelatina sem sabor preparada com suco natural. importante usar a gelatina sem sabor pela ausncia de corantes e edulcorantes artificiais, que so substncias que desgastam nutrientes do organismo. Vitamina C: Esse nutriente encontrado em abundncia nas frutas cidas como laranja, limo e acerola. Tambm est presente na goiaba, tomate, kiwi, abacaxi, morango, salsa e pimento. Cobre: Os frutos do mar, gros integrais, feijes, nozes e batatas so boas fontes de cobre. Outras fontes importantes so folhas verde-escuras, os frutos secos (ameixa, damasco e figo secos), o cacau e a levedura. Zinco: Presente em alimentos ricos em protenas como carnes magras, frango, peixe, amendoim, leite e derivados, leguminosas (feijo, lentilha, soja), nozes e cereais
Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

integrais. Lembrar que o zinco proveniente de protenas vegetais no to bem aproveitado pelo organismo quanto o zinco de origem animal. Mangans: As melhores fontes so abacaxi, oleaginosas (amendoim, castanhas, nozes), aveia, arroz integral, farinha de trigo integral, espinafre, batata doce, ch preto e ch verde. Silcio: Mineral encontrado na aveia, cevada, salsa, nabo, avel e feijo.

importante salientar que da mesma forma como existem alimentos que auxiliam na manuteno de uma pele firme e saudvel, existem outros que atuam de modo contrrio, provocando ou agravando a flacidez. So eles: refrigerantes, doces, frituras, gorduras de origem animal, embutidos (salsicha, linguia, calabresa, hambrguer), frios, queijos amarelos e alimentos ricos em sdio como sal, caldos prontos, temperos prontos e salgadinhos. Esses alimentos exercem efeito txico sobre a pele e devem ser evitados. Alm de cuidar da alimentao, necessria a prtica de exerccio fsico para garantir o tnus muscular.

Caracterizam-se

por

um

Estrias

rompimento das fibras elsticas que sustentam a camada intermediria da pele, formada por colgeno e elastina (responsveis pela sua

elasticidade e tonicidade). As estrias afetam homens, mulheres em idade adulta ou durante a adolescncia, mulheres no transcorrer da gestao, e at mesmo crianas. As estrias geralmente so comuns nas mamas, quadris, culotes, coxas e ndegas. Cerca de 90% das mulheres atuais desenvolvem estrias durante a gravidez. Estudos mostram que a ingesto de flor interfere na sntese do colgeno. As estrias podem surgir de diversas formas, dentre elas: Efeito Sanfona Crescimento rpido Tempestade hormonal
Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

Excesso de exerccios Gravidez Ressecamento da pele

Tratamentos estticos para diminuir estrias Laser: um tratamento moderno para reduo das estrias. Os tipos de lasers utilizados para o tratamento de estrias tm afinidade pela gua da pele e, ao atingir a pele, promovem a sua vaporizao localizada. Isso estimula uma nova organizao desse tecido, com formao de novas fibras de colgeno e elastina. Um tipo muito utilizado o Laser Fracionado de CO2, por promover grande melhora, com poucos efeitos colaterais. Dermoabraso: realizado um tipo de lixamento da pele que, ao escoriar a pele, elimina uma boa parte da camada superficial. Isso tambm estimula um processo cicatricial na pele, ajudando na produo de colgeno e elastina. cidos: O tratamento realizado com aplicao de cremes ou gis base de cido retinico ou alfa-hidroxi-cidos (AHA) que aceleram a renovao celular e atua na formao de colgeno novo. Os resultados comeam a ser percebidos aps um ano e deve ser interrompido se a pessoa for para o sol. Lipoaspirao: Para alguns casos a aspirao da gordura superficial na regio onde no h estrias estimula a produo de colgeno da pele, melhorando sua elasticidade. Peeling: Este tratamento realizado atravs do lixamento da pele feito com o Skin Lifting, um aparelho italiano que promove um tipo de peeling profundo, ou dermoabraso, devido ao abrasiva de um jato de microcristais de xido de alumnio. O peeling elimina de forma suave e uniforme as camadas superficiais da epiderme. O que leva a regenerao celular, resultando no surgimento de uma nova pele.
Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

Prescrio Diettica para Estrias

Evite prescrio de dietas muito restritivas: para reduzir "efeito sanfona" no

prescreva planos de muito baixo valor calrico (abaixo de 1000 Kcal), pois no fornecem todos os nutrientes, prejudicando assim, a manuteno do peso e, consequentemente, a firmeza e elasticidade da pele.

Reeducao Alimentar: baseada em uma dieta equilibrada contendo todos os

grupos de alimentos (cereais integrais, frutas, verduras, legumes, leite e derivados, e as carnes magras em geral), permitindo que se alcance os resultados desejados com a manuteno de hbitos alimentares saudveis por toda a vida. Com isso, a manuteno do peso fica mais fcil. Diminuir consumo de sal que causa reteno de lquidos e edemas e de alimentos gordurosos e frituras; reduzir o consumo de bebidas alcolicas, cafeinadas e refrigerantes que diminuem o calibre das artrias, dificultando a circulao.

Hidratao: a gua componente essencial dos tecidos. Tem papel importante nas

funes do organismo como um todo, e principalmente na hidratao da pele, evitando celulites e estrias. Calcule a quantidade ideal de 1,0 a 1,2 ml por kcal prescrito. Esse consumo deve aumentar nos perodos em que as temperaturas aumentam muito (vero); antes, durante e depois de exerccios fsicos e quando apresentar febre e resfriados. Gestantes e nutrizes tambm devem consumir mais gua.

Colgeno Alimentar: a reposio de colgeno alimentcio atua nova ferramenta

para tratamentos de osteoartrites e manuteno da esttica e beleza. Estudos recentes comprovam que a ingesto diria de 10g de colgeno, proporciona um aumento significativo na elasticidade e hidratao da pele, alm de auxiliar na sade das articulaes. Os alimentos de origem animal, tais como as carnes, principalmente as
Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

vermelhas, so excelentes fontes de protenas e colgeno. Cuidar nos casos de indivduos com formao de quelides. A preveno a melhor forma de tratamento. Hidratando e nutrindo a pele ao mximo para garantir sua elasticidade e impedir a ruptura de suas camadas internas. Evitar roupas apertadas uma maneira de evitar estrias. A prtica de exerccios fsicos regularmente, evitar engordar e emagrecer repentinamente e a preferncia por alimentos saudveis so fundamentais para evitar estrias.

So dilataes ou tortuosidades de veias do corpo humano. As

Varizes

mais comuns so as varizes dos membros inferiores, sendo estas as alteraes patolgicas mais vivenciadas pela Angiologia e pela Cirurgia vascular.

Varizes so mais comuns em mulheres e esto vinculadas a hereditariedade. Gravidez, obesidade, menopausa e envelhecimento so fatores que contribuem para seu aparecimento. 10% da populao feminina padecem dessa enfermidade, contra apenas 3% da populao masculina. Geneticamente problema ligado as vlvulas internas as veias cuja funo principal evitar o refluxo e facilitar o esforo do corao. Tanto no caso do envelhecimento como na obesidade a musculatura no tem tnus suficiente para atuarem como paracorao eficiente.

Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

Prescrio Dietticas para Varizes

Alimentao rica em fibras Aumente a frequncia alimentar de hortalias, frutas frescas, cereais integrais, nozes e sementes.

Os flavonides fortalecem as paredes dos vasos sanguneos e aumentam a sua elasticidade. So as frutas de cor avermelhada e azuladas como as cerejas, mirtilos e amoras pretas.

Para melhorar a circulao sangunea, utilize em suas refeies como tempero o alho, gengibre ou pimenta de caiena (pimenta vermelha). A vitamina E excelente para a circulao e ajuda a prevenir cogulos sanguneos. Principais fontes: Grmen de trigo, folhas verdes e soja.

Tem por objetivo a reconstituio de

Cirurgia Plstica

uma parte do corpo humano por razes mdicas ou estticas. A cirurgia plstica se desenvolve sob duas facetas: a cirurgia plstica reparadora e a esttica.

Prescrio Diettica na Cirurgia

essencial a garantia da cicatrizao e um dos fatores mais influentes o estado nutricional. Por isso, o ideal que o processo de reeducao alimentar, com introduo

Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

de alimentos funcionais e suplementos adequados (se necessrio) se inicie antes da cirurgia.

A cicatrizao um processo com trs etapas diferentes: fase inflamatria, fase proliferativa e a fase final, que determinar a elasticidade da cicatriz: - Na primeira etapa essencial que estejam disponveis as quantidades adequadas de protenas e de gorduras do tipo mega-3, que faro a imunomodulao e preveniro que o organismo faa uma resposta inflamatria exagerada. O mineral zinco fator primordial na dieta e que ajuda a manter sistema imune saudvel. Vitaminas A, E, C, juntamente com o mineral selnio, so importantes para a funo antioxidante, j que um processo cirrgico pode gerar uma grande quantidade de radicais livres. O ferro tambm um componente do sistema de transporte de oxignio e pode afetar a capacidade de cicatrizao de feridas, mas somente em deficincias graves, como anemia. - Na fase seguinte: importante que estejam presentes todos os nutrientes citados, e tambm boas doses de protenas magras e alimentos funcionais. A desnutrio e a fome oculta podem ter um impacto grave sobre os resultados de traumas e feridas cirrgicas. Garantir refeies fracionadas e bom aporte lquido fundamental. Glutamina, arginina e probiticos podem ser prescritos se necessrio, para garantir a integridade intestinal, inclusive ao uso de algumas medicaes utilizadas no procedimento, que perduram no ps-cirrgico, como antiinflamatrios (Arnold & Barbul, 2006).

Tratamentos Faciais

Visam restabelecer a hidratao e o vio da pele, clareamento de manchas, envelhecimento (rugas de expresso e flacidez), causados por fatores fisiolgicos (stress, menopausa e climatrio) e fatores externos (vento, frio, poluio, radiao solar e artificial).

Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

Prescrio Diettica para Esttica Facial

Vrias pesquisas vm mostrando a importncia das substncias antioxidantes e outros nutrientes especficos para a sade da pele. Quando combinados com uma dieta natural e equilibrada, estes suplementos realmente ajudam a dar uma aparncia mais saudvel e jovem.

Vitamina C Estudos demonstram que a aplicao tpica de vitamina C e E capaz de oferecer uma fotoproteo considervel. O uso de suplementos orais de vitamina E tambm mostrou os mesmos efeitos, alm de aliviar rugas e melhorar a textura da pele. Tanto a vitamina C quanto a E ajudam a reduzir os danos causados pelos radicais livres, atravs das propriedades antioxidantes. Da mesma forma que indica-se a aplicao tpica da vitamina C na estimulao da produo de colgeno.

Vitamina A Participa de vrios processos de reparo tecidual, e sua deficincia pode deixar a pele ressecada e frgil. Estudos mostram que a abordagem em uso tpico reduz rugas e marcas de expresso, alm de ajudar no controle da acne e da psorase.

Vitaminas do Complexo B A vitamina do Complexo B mais importante para a pele a biotina, um nutriente que forma a base da pele, das unhas e dos plos. Pessoas com deficincia de biotina podem apresentar dermatite ou perda de cabelos. Presente em vrios alimentos, incluindo bananas, ovos, aveia e arroz. Recentemente, tem havido um grande interesse nos medicamentos de uso tpico contendo vitaminas do complexo B. Estes cremes so capazes de hidratar as clulas da
Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

pele e aumentar seu tnus muscular. A niacina, um tipo especfico de vitamina B, ajuda a pele a reter umidade, conferindo um aspecto rejuvenescido ctis.

Vitamina K Esta vitamina, envolvida no processo de coagulao, pode ser utilizada de modo externo para reduzir olheiras e tratar pequenos arranhes na pele. Estudos recentes tambm esto avaliando o potencial da vitamina K tpica no tratamento de rugas e marcas de expresso.

Sais Minerais e Oligoelementos Alguns estudos sugerem que at mesmo lavar seu rosto com gua mineral pode ser til para reduzir irritaes comuns na pele.

Selnio Vrios cientistas acreditam que este mineral possui um papel-chave na preveno do cncer de pele. Quando tomado como suplemento ou utilizado na forma de creme, este mineral ajuda a proteger a pele dos danos causados pelo sol. Em estudos publicados na American Medical Association, os pesquisadores descobriram que pessoas que ingeriam regularmente 200 mcg de selnio por dia apresentavam uma incidncia 37% menor de cncer de pele. As principais fontes alimentares de selnio incluem cereais integrais, frutos do mar, alho e ovos.

Cobre Associado vitamina C, o cobre est envolvido na produo de elastina, as fibras que oferecem suporte estrutura da pele. A deficincia de cobre rara e suplementos dietticos deste mineral devem ser utilizados com extrema cautela.

Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

Zinco O zinco um dos minerais mais importantes no tratamento da acne. Algumas vezes a prpria acne pode ser um sintoma da deficincia de zinco. As principais fontes alimentares de zinco incluem ostras, carnes magras e frango.

cido Alfa-Lipico Antioxidante, penetrar na pele, neutralizando os danos causados pelos radicais livres e ajudando a ao de outras vitaminas rejuvenescedoras da pele. O cido alfa-lipico pode ser encontrado na forma de suplementos ou cremes.

DMAE (Dimetilaminoetanol) Antioxidante potente, capaz de consumir radicais livres e estabilizar as membranas nas clulas cutneas, reduzindo o efeito nocivo da radiao solar e da poluio sobre a pele. O DMAE pode ser encontrado na forma de suplementos e cremes tpicos.

cidos Graxos Em indivduos com pele ressecada e com propenso para inflamao, os cidograxos essenciais representam a melhor opo. Estas substncias ajudam a formar uma barreira natural na pele, protegendo-a contra secrees sebceas irritantes. Um dos dois cidos graxos principais, o mega-6, obtido a partir de carnes de aves, gros, leos e outros alimentos. O mega-3, encontrado em peixes de guas frias (salmo, sardinha), linhaa e leo de girassol. Suplementos contendo estes cidos graxos, como cpsulas de leo de peixe ou de prmula, podem ser interessantes no auxlio alimentar.

Referncias: Bensoussan A. Complementary medicine. Searching for the evidence, 2000. Bratman S, Kroll D. Natural Health Bible, 2005.

Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

Vdeo-aula 02: ndice Glicmico, Carga Glicmica e Inflamao na Sade e na Esttica

O ndice Glicmico (IG), conceito proposto por Jenkins e colaboradores em 1981, visa classificar os alimentos de acordo com a resposta glicmica produzida em condies padronizadas. Consiste em uma escala de resposta glicmica, aps ingerir uma quantidade fixa de carboidrato (50g), quando comparado a resposta glicmica de um alimento padro, geralmente glicose ou pes.

Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

Estudo relacionado obesidade relata que esta pode estar associada ao consumo de alimentos de alto ndice glicmico e, que o consumo de alimentos de alto IG parece desencadear uma seqncia de eventos hormonais, que limita a disponibilidade de combustvel metablico no perodo ps-prandial, levando fome e ingesto alimentar excessiva. Constatou-se que dietas de alto IG apresentam menor poder de saciedade, resultando em excessiva ingesto alimentar, favorecendo o aumento do peso corporal. Alm disso, o consumo de tais dietas pode alterar o perfil lipdico e a secreo insulnica, sendo fator de risco para doenas cardiovasculares e DM2. Tem sido sugerido que tal ingesto aumenta a secreo de insulina, a qual considerada como um fator de risco independente para o ganho de peso. A hiperinsulinemia e a hipoglucagonemia observadas aps a ingesto de alimentos de alto IG tendem a acelerar o metabolismo muscular e heptico, reduzindo a produo de glicose heptica e suprimindo a liplise. O ndice glicmico, como a hiperinsulinemia, promovem ganho de peso excessivo, provavelmente, por diminuir os nveis circulantes de combustveis metablicos, por estimular a fome e por favorecer a estocagem de gordura. Segundo alguns autores, a regulao da massa de gordura corporal associada ingesto de dietas de baixo IG, pode estar relacionada ativao de genes como o ob. Argumenta-se que a ingesto de tais dietas parece diminuir a expresso desses genes, diminuindo a secreo insulnica ps-prandial. Por esse motivo, observou-se que a ingesto de alimentos de baixo IG tende a aumentar o teor de massa magra e a diminuir, significativamente, o teor de massa gordurosa corporal.
Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

A ingesto de alimentos de baixo IG pode tambm diminuir a secreo de hormnios contra-regulatrios proteolticos como o cortisol, hormnio do crescimento e glucagon, estimulando a sntese protica. O consumo dos alimentos com baixo IG da mesma forma podem ser benficos no controle de peso por dois caminhos: por promover a saciedade e por promover oxidao lipdica e gasto na oxidao de carboidratos. Assim sendo, de grande valia indicar alimentos com baixo IG no tratamento das doenas crnico no transmissveis. Mesmo alguns resultados na literatura sendo controversos, autores so favorveis utilizao do ndice glicmico na preveno primria de doenas crnicas, bem como no tratamento de cardiopatias e sndrome metablica. Os estudos que atribuem benefcios ao IG dos alimentos sobre o apetite e a composio corporal so experimentos de curta durao, ou realizados com ratos, e na maioria destes a quantidade de macronutrientes e fibras variou entre as dietas testadas. Por outro lado, os estudos que buscaram controlar os fatores dietticos que comprovadamente exercem um efeito modulador do apetite, retratando ao mximo os eventos que ocorrem em condies de vida livre e que foram conduzidos durante um perodo de tempo mais longo, no confirmam os efeitos benficos do IG no controle do apetite, da saciedade e da composio corporal.

Reduzir a adipognese e aumentar a termognese parece ser rotas primrias e tambm melhorar a microcirculao e a sntese de colgeno no Fibro Edema Gelide, popularmente conhecida como celulite. Os autores sugerem que as sinergias entre a via oral e tpica pode ser a melhor interveno para melhorar os sinais e sintomas da celulite.

Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

A celulite pode ser tratada, amenizada e prevenida por meio de uma alimentao saudvel, prtica de exerccios fsicos e cuidados dermatolgicos. Os tratamentos locais com lipolticos serem eficientes, absolutamente necessrio diminuio da ingesto de gorduras e carboidratos associada exerccios fsicos, mesmo em pacientes magras. Sugere-se substituir os carboidratos simples pelos complexos de baixo ndice glicmico como conduta nutricional. Tambm a ingesto de alimentos de baixo IG por aumentar o teor de massa magra e a diminuir, significativamente, o teor de massa gordurosa corporal. As respostas hormonais, associadas s dietas com elevado ndice glicmico, como a hiperinsulinemia, promovem ganho de peso excessivo, provavelmente, por diminuir os nveis circulantes de combustveis metablicos, por estimular a fome e por favorecer a estocagem de gordura. Dieta com alta carga glicmica aumenta a concentrao plasmtica de protena C-reativa de alta sensibilidade. Este pode ser um marcador da inflamao e como j mencionado nesta obra, a fisiopatologia da celulite envolve liberao de mediadores inflamatrios devido ao comprometimento do tecido. Assim, como preveno e promoo da sade implementar na rotina do atendimento clnico o consumo e a orientao nutricional de uma dieta com baixa carga glicmica.

O aumento de alimentos fonte de carboidrato e o aparecimento da acne: As elevaes de glicose do plasma ocorrem em consequncia da ingesto de uma carga significativa de glicose, e estas elevaes podem causar um aumento da testosterona e
Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

uma diminuio dos hormnios sexuais, envolvidos no controle da secreo das glndulas sebceas. Em estudo realizado adolescentes que reduziram o consumo de acar de adio ou tiveram ingesto de fibra aumentada mostraram reduo dos fatores de risco para diabetes tipo 2, mais especificamente na secreo de insulina e diminuio da gordura visceral. Uma dieta de baixa carga glicmica mostrou-se ser benfica nos pacientes com acne, diminuio do nmero de leses de acne. Na dieta ocidental promove um perfil de citocinas pr-inflamatrias e eicosanides que sustenta o aparecimento de uma variedade de doenas inflamatrias, incluindo a acne. Dieta no-ocidental que supostamente tem um efeito benfico na acne livre de alimentos processados, cereais, laticnios, acar refinado e leo refinado, e quase inteiramente composto inalterado frutas frescas, legumes, carnes magras, peixes e frutos do mar. Sugere-se que os padres dietticos caracterizados por elevado consumo de alimentos de alto ndice glicmico, pobres em fibra e ricos em gordura trans, causem ativao do sistema imune inato, levando excessiva produo de mediadores prinflamatrios, com concomitante reduo dos antiinflamatrios. Apesar de os resultados serem controversos, a adoo de hbitos alimentares saudveis, com reduo da ingesto de gordura (em especial as trans e as saturadas), e o aumento do consumo de frutas, hortalias e cereais integrais parecem estar associados com a melhora do estado inflamatrio subclnico. Dieta com baixa carga glicmica teve um efeito positivo na sensibilidade insulina, reduo da gordura corporal juntamente com a reduo da acne quando comparada a dieta de alta carga glicmica. A cascata hormonal desencadeada pela hiperinsulinemia induzida pela dieta provoca uma resposta endcrina que, simultaneamente, promove a sntese de andrgenos. Portanto, dietas hiperinsulinmicas podem representar um fator ambiental no desenvolvimento da acne.

Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

Dentre as teorias do envelhecimento, a teoria da glicao aceita no meio cientfico. As molculas de glicose naturalmente presentes na pele aderem s fibras de colgeno e elastina. Estes acares criam pontes rgidas entre as fibras de colgeno e elastina chamadas de A.G.Es (advanced glycation end products). A formao destes compostos esto associados alterao na estrutura e formao de protenas como colgeno e elastina e o acmulo dos mesmos na pele causa perda da elasticidade e promoo de rugas. Assim, a reao qumica de glicao ou caramelizao pode comprometer as funes de nossas clulas ao danificar suas protenas e deix-las menos flexveis e elsticas. Recentes pesquisas apontam como o consumo de carboidratos de alto ndice glicmico promover a glicao no organismo por meio de ligaes cruzadas (Cross-link ou Mailard). O estresse-oxidativo induzido pela hiperglicemia promove tambm a formao de produtos finais de glicao avanada e a ativao da protena quinase-C, ou seja, no so mecanismos independentes. H relao entre liberao de mediadores inflamatrios com o estresse oxidativo e consequentemente o envelhecimento cutneo. A infiltrao de neutrfilos estimulada por estes mediadores especialmente prostaglandinas, fator de necrose tumoral (TNF)-a, interleucina (IL)-1b e IL-6. Neutrfilos e, posteriormente, moncitos e linfcitos so recrutados para o local de inflamao, onde produzem Espcies Reativas de Oxignio e enzimas proteolticas. A dieta de alta carga e ndice glicmico promove o acmulo de gordura, contribuindo para a obesidade. O tecido adiposo, por sua vez, secreta adipocinas e estas contribuem para o processo inflamatrio.

Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

Alm disso, a resistncia insulina promovida tambm por dieta de alta carga glicmica poderia refletir na liberao de fatores inflamatrios como Tumor Necrosis Factor a (TNF-a) e a Interleucina 6 (IL-6). Sugere-se que o consumo com refeies de baixo ndice glicmico e uma baixa carga glicmica, oferece longevidade e qualidade de vida.

ENTO...

O ndice glicmico dos alimentos uma ferramenta fundamental a ser utilizada na rotina do nutricionista, porm faz se necessrios mais estudos a fim de padronizar os mtodos de determinao e tabelas de IG dos alimentos. A utilizao do ndice glicmico na preveno e no controle de doenas crnicas ou na melhora de seus fatores de risco permanece controversa, mesmo visto a influncia na cascata hormonal relacionada elas. Em relao desordens estticas, como a celulite, h pouca evidncia mas dietas de baixo ndice glicmico parecem ser uma opo complementar ao tratamento. Na acne a recomendao do IG tem sido positiva e por isso, merece uma ateno maior na conduo dietoterpica. No envelhecimento, da mesma forma, por ativar diferentes rotas metablicas, a dieta BIG deve ser orientada. Portanto, evidencio a importncia dos alimentos de baixo ndice glicmico na melhoria esttica e com isso, na otimizao da qualidade de vida de uma forma geral. Referncias:
Efeitos do ndice Glicmico no Balano Energtico. Arq. Bras Endocrinol Metab 2007;51/3. Ana P.M. Guttieres, Rita de Cssia G. Alfenas. ndice glicmico e carga glicmica de dietas consumidas por indivduos obesos. Nutr. Campinas, 20(6):615-624, Nov./dez., 2007. Helena Alves de Carvalho SAMPAIO, Bruna Yhang da Costa SILVA, Maria Olgan Dantas SABRY, Palo Csar de AMEIDA. Jenkins DJ, Wolever TM, Taylor RH, Barker HM, Fielden H, Baldwin JM, et al. Glycaemic index of foods: a physiological basis for carbohydrate exchange. Am J Clin Nutr 1981; 34:362-366. Jenkins DJA, Kendall CWC, Augustin LSA, Franceschi S, Hamidi M, MArchie A, et al. Glycemic index: overview of implications in health and disease. Am J Clin Nutr 2002; 76:266-273. Ludwig DS. Dietary glycemic index and obesity. J Nutr. 2000; 130 (Suppl 2):S280-3. WHO. World Health Organization. Obesity: preventing and managing the global epidemic. Report of a WHO consultation on obesity. WHO: Geneva, 1998. Livro Nutrio aplicada Esttica. Editora Rbio. 2011.

Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

Vdeo-aula 03:

Intestino e Inflamao na Sade e na Esttica

Anatomia do Sistema Gastrointestinal


O sistema gastrintestinal, tambm chamado de sistema alimentar, trato digestrio ou gastrointestinal seria um sistema com funes mais complexas do que simplesmente relacionado com a digesto. Seria um canal muscular, revestido por uma tnica mucosa, que se estende dos lbios at o orifcio anal e que apresenta, em nveis sucessivos, uma srie de estruturas acessrias, dentais, glandulares e musculares, para a ingesto mastigao, transporte, digesto e absoro de matria alimentcia de qualquer espcie e para a eliminao de resduos no absorvidos. Alm das funes descritas acima, o trato gastrointestinal (TGI) desempenharia outras funes fundamentais, participando para o bom funcionamento do sistema imunolgico, para o processo de detoxificao do organismo e para a sntese de hormnios e de neurotransmissores. Do ponto de vista anatmico, o tubo digestivo pode ser compreendido e estudado como sendo (...) um longo tubo de pouco mais de 10 metros, muito

Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

irregular, apresentando pores mais dilatadas e outras mais estreitadas e aberto nas duas extremidades. Este canal ou tubo apresenta diversos segmentos que sucessivamente so designados por boca, faringe, esfago, estmago, intestino delgado e intestino grosso. Alm disso, neste tubo se abrem os ductos das glndulas anexas ou rgos anexos, atravs dos quais so secretadas as enzimas digestivas. Os rgos anexos compreendem as glndulas salivares maiores (partida, submandibular e sublingual) e as menores, o fgado e o pncreas. Ao introduzirmos o alimento na boca, tem-se o incio do processo de mastigao, empreendido pelos 32 dentes, que so encontrados no homem adulto. Os dentes tm a funo de cortar, dilacerar, esmagar e moer o alimento ingerido. So auxiliados pela lngua que desempenha funes importantes, j que participa na movimentao do alimento dentro da boca, o que favorece a ao mecnica dos dentes, alm de misturar a saliva com o alimento e participar na deglutio destes para a faringe, que um tubo msculo-mucoso vertical, que conduz os alimentos em direo ao esfago.

Esfago

Esfago, por sua vez, um tubo muscular (com aproximadamente 25 cm de comprimento) com um dimetro mdio de dois cm que se estende da faringe at o estmago, e que permite que o alimento deglutido seja ingerido pelo estmago.

Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

Estmago

Na maioria das pessoas a forma do estmago assemelha-se letra J; contudo, a forma e a posio do estmago variam em pessoas diferentes e mesmo no prprio indivduo por causa dos movimentos do diafragma durante a respirao, dos contedos do estmago e da posio da pessoa. Sua capacidade mdia varia de aproximadamente 30ml ao nascimento, aumentando para 1000ml na puberdade e aproximadamente 1.500ml nos adultos. O estmago apresenta dois orifcios, um de entrada denominado stio cardaco ou crdia localizado profundamente articulao esternocostal da 7 costela esquerda. E, o stio pilrico, que significa porteiro em grego, e que constitui um verdadeiro esfncter para a sada das substncias alimentares. Pode-se afirmar que o processo de digesto, que o desdobramento das substncias alimentares em suas molculas mais simples, se realiza no estmago e na primeira poro do intestino delgado.

Intestino Delgado
Os intestinos so a continuao do tubo digestivo a partir do estmago e consiste em duodeno, jejuno e leo que se estende do piloro at a juno ileocecal onde o leo une-se ao ceco. Seu comprimento mdio nos adultos vivos talvez seja de aproximadamente 5 m.

Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

O duodeno mede de 20 a 25 cm de comprimento (12 polegadas, da o nome) e uma estrutura que alm de participar ativamente no processo da digesto dos alimentos, a sede principal da absoro das partculas que se encontram em condies de passar a integrar a economia orgnica. Na parte descendente do duodeno, importante citar a existncia da papila maior do duodeno, onde desemboca o ducto coldoco, que vem do fgado e o ducto pancretico (ou canal de Wirsung) que provm do pncreas, junto com o ducto pancretico acessrio que desemboca na papila menor do duodeno, situada logo acima. Descreve-se que o jejuno comea na flexura duodenojejunal e o leo termina na juno ileocecal a unio da parte terminal do leo e o ceco. O jejuno tem dimetro de aproximadamente 4 cm, possui paredes espessas, mais vermelhas e mais vasculares. Suas pregas mucosas circulares so grandes e freqentes e suas vilosidades, maiores. Folculos linfticos agregados so quase ausentes da parte proximal (superior) do jejuno; distalmente, eles ainda so em menor nmero e menores do que no leo. J o leo possui um dimetro de 3,5 cm; sua parede mais fina do que no jejuno. Umas poucas pregas circulares ocorrem proximalmente, mas estas so pequenas e desaparecem quase que inteiramente na sua poro distal.

Intestino Grosso
Em sua poro distal, o leo desemboca perpendicularmente no intestino grosso num orifcio que recebe o nome de stio ileocecal. Este guarnecido por duas pregas mucosas (superior e inferior) que impedem at certo ponto o retorno do bolo alimentar do intestino grosso, e que formam a valva ileocecal.

Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

A disposio do intestino grosso no abdmen poderia ser definida como a de uma moldura, que contorna o intestino delgado. Este rgo pode ser dividido em partes que seriam: o ceco; o apndice; os colos ascendente, transverso, descendente e sigmide; o reto; e o canal anal. Vale ressaltar a presena no ceco do apndice vermiforme (do lat. vermis, em forma de verme), que um divertculo cego do intestino (6-10cm de comprimento). Alm de constituir uma barreira para impedir que os cidos formados nas fezes ataquem a parede intestinal. Este muco mantm um pH alcalino de 8,0, pois, contm bicarbonato de sdio, que secretado por algumas clulas epiteliais no-secretoras de muco.

rgos anexos ao aparelho digestivo

Fgado

O fgado a maior glndula do organismo, e, tambm, a mais volumosa vscera abdominal. Pesa cerca de 1.500 g. Alm das inmeras e fundamentais atividades metablicas que desempenha, como a funo antitxica e a produo dos fatores de coagulao sangunea, o fgado armazena glicognio e secreta a bile. E, em menor escala, armazena ferro, cobre e vitaminas. A bile uma secreo verde amarelada e imprescindvel para a saponificao (digesto) das gorduras. A vescula biliar armazena e concentra a bile, reabsorvendo gua e sais. Esta enzima heptica constantemente produzida pelo fgado. Quando gorduras entram no duodeno, a bile drenada atravs dos ductos csticos e do ducto coldoco para o duodeno. Em relao circulao sangunea heptica, vale salientar o seguinte, que a artria heptica prpria se bifurca em ramo direito (heptica direita) e ramo esquerdo (heptica esquerda). Atravs destes ramos, o fgado recebe sangue arterial que nutre

Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

suas clulas, desempenhando uma funo trfica. Alm disso, temos a Veia porta, que leva ao fgado sangue venoso proveniente do bao, estmago e intestinos.

Pncreas
O pncreas uma glndula de secreo mista (anfcrina), ou seja, de secreo excrina e endcrina. Ele pode ser considerado uma glndula excrina pela secreo do suco pancretico, que despejado na poro descendente do duodeno e que participa nos processos digestivos. E uma glndula endcrina, por apresentar as ilhotas pancreticas, que so agrupamentos celulares fartamente vascularizados, que secretam um produto hormonal principal, que a insulina, e outro secundrio denominado glucagon. Estes hormnios so secretados diretamente na corrente sangunea. O suco pancretico levado ao duodeno por dois ductos. O principal denominado ducto pancretico ou conduto de Wirsung que desemboca numa dilatao, onde tambm se abre o ducto coldoco na ampola hepatopancretica (ampola de Vater). O outro, secundrio, o ducto pancretico acessrio ou conduto de Santorini. Comumente, o ducto pancretico acessrio liga-se ao ducto pancretico, servindo como garantia para a drenagem do suco pancretico no duodeno.

Caractersticas anatmicas da parede gastrintestinal


Em relao s caractersticas da parede gastrintestinal, retrata-se que: Em um corte transversal tpico da parede intestinal, incluindo as seguintes camadas, de fora para dentro: (1) a serosa, (2) uma camada muscular longitudinal, (3) uma camada muscular circular, (4) a submucosa, e (5) a mucosa. Alm disso, feixes esparsos de fibras de msculos lisos, a muscular da mucosa, encontram-se nas camadas mais profundas da mucosa.

Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

Barreira mucosa intestinal e superfcie de absoro


Em relao camada submucosa, importante citar que nos primeiros centmetros de duodeno encontramos um grande nmero de glndulas mucosas compostas, que so as glndulas de Brunner, e que secretam grandes quantidades de muco alcalino. Este muco tem a funo de proteger a parede duodenal da digesto pelo suco gstrico e de neutralizar o cido clordrico. Alm das funes de proteo contra a corroso da mucosa intestinal, seja em relao ao quimo cido do estmago, seja em relao aos produtos da fermentao bacteriana. O muco normal, que rico em glicoprotenas e que recobre os microvilos elaborado pelos entercitos tem a funo, tambm, de proteo da mucosa atravs de diversos mecanismos como o processamento de macromolculas, da difuso de molculas estranhas, da modificao e/ou apresentao do contedo luminal s clulas absortivas devido as suas atividades enzimticas e ao bloqueio dos stios receptores para as bactrias e os vrus. J em relao mucosa deste rgo, podemos identificar dois tipos de salincias: as pregas circulares e as vilosidades intestinais. As pregas circulares ou vlvulas coniventes, que so pregas transversas, paralelas e permanentes, que fazem salincias como crculos, elevando a mucosa, em toda a extenso do intestino delgado. Estas pregas teriam a funo de retardar a passagem dos contedos e de aumentar a superfcie de absoro. Estas vlvulas coniventes (ou pregas de Kerckring), aumentam a rea superficial da mucosa absortiva em at trs vezes. Alm das pregas circulares temos as salincias denominadas de vilosidades intestinais, que so processos altamente vasculares, quase visveis a olho nu, e que se projetam a partir de toda a tnica mucosa do intestino, conferindo a esta um aspecto aveludado. Estas estruturas aumentam a rea absortiva total em mais de dez vezes, o que favorece a secreo glandular e a absoro dos nutrientes. Nas vilosidades encontramos uma clula epitelial caracterizada por uma borda em escova, consistindo em at 1.000 microvilosidades com um micrmetro de comprimento e 0,1 micrmetro de dimetro, projetando-se na luz intestinal. Estas

Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

microvilosidades presentes nas vilosidades aumentam a rea superficial exposta aos materiais intestinais em pelo menos mais 20 vezes. Entre as vilosidades intestinais encontramos as criptas de Lieberkhn que so glndulas intestinais. Tanto a superfcie das criptas quanto das vilosidades, so formadas por um epitlio caracterstico, constitudo por dois tipos de clulas: (1) um nmero moderado de clulas caliciformes, que secretam muco que lubrifica e protege as superfcies intestinais, e (2) um grande nmero de entercitos, que, nas criptas, secretam grandes quantidades de gua e eletrlitos e, sobre as superfcies das vilosidades adjacentes, absorvem gua, eletrlitos e produtos finais da digesto. Ainda em relao tnica mucosa, que o nome dado por Gray para a camada mucosa, este nos informa que esta possui trs lminas: (1) a lmina muscular da mucosa; (2) internamente a esta temos a lmina prpria e a (3) membrana basilar que interna a lmina prpria. Na lmina prpria encontramos um tecido de conexo que contm os fibroblastos e as fibras do tecido conectivo, linfcitos (Placas de Peyer), eosinfilos, macrfagos, mastcitos, plasmcitos, capilares, vasos linfticos e fibras nervosas amielnicas.

O papel da saliva

Em relao a saliva, podemos dizer que esta contm dois tipos principais de secrees proticas: (1) uma secreo serosa, que contm a enzima ptialina (uma iamilase), que vai dar incio a digesto dos amidos, e (2) secreo mucosa, contendo

Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

mucina para a lubrificao e proteo das superfcies. Esta enzima tem um pH entre 6,0 e 7,0, uma faixa favorvel ao digestiva da ptialina. Alm disso, desempenha um papel muito importante para a manuteno da sade bucal, seja lavando a boca das bactrias patognicas, bem como das partculas de alimentos, que servem de alimento para estas; seja por conter fatores bactericidas como os ons tiocianato e diversas enzimas proteolticas como a lisozima. Alm de quantidades significativas de anticorpos proticos que podem destruir bactrias orais.

A importncia da mastigao para o processo digestivo


A mastigao tem a sua importncia por permitir que o alimento seja misturado com a saliva e sofra a sua ao enzimtica, alm de favorecer a deglutio, mas, tambm, por uma outra razo muito simples: as enzimas digestivas s agem nas superfcies das partculas de alimentos; conseqentemente, uma digesto adequada depende essencialmente da rea de superfcie exposta s secrees digestivas. Isto especialmente importante quando se trata da digesto de alimentos como as frutas e os vegetais crus, j que estes possuem membranas de celulose indigerveis. Depois de ser devidamente triturado e misturado saliva na boca, o alimento deglutido atravs da Faringe, pelo esfago at o estmago.

A etapa da digesto estomacal


Quando o alimento chega no estmago, o bolo alimentar vai encontrar um ambiente preparado para aprofundar o processo de transformao deste em nutrientes aproveitveis pelo organismo. Novamente, pode-se repetir a resposta autonmica descrita em relao salivao na boca. No caso do estmago, este processo chamado de fase ceflica da secreo gstrica e ocorre antes do alimento entrar no estmago, seja por vermos, cheirarmos ou simplesmente por lembrarmos de comida. Esta fase, que a primeira de trs, responsvel por cerca de 20% das secrees deste rgo a cada refeio. As outras duas fases so: a fase gstrica, que ocorre quando o alimento entra no estmago e que corresponde por cerca de 70% da secreo gstrica total, (algo em torno de 1.500ml por dia). Vale frisar que o gasto
Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

calrico do corpo bastante elevado para produzir um litro de suco gstrico so necessrias mais de 1.500 calorias de energia. O tempo em que o alimento permanece no estmago, sofrendo ao das enzimas digestivas bem como dos movimentos de mistura, de cerca de 1 hora. O suco gstrico tem na pepsina sua enzima principal, com sua ao proteoltica, especialmente sobre a protena colgeno, que pouco afetada por outras enzimas digestivas. Esta enzima ativa em meio altamente cido, sendo que o seu pH ideal de atuao em torno de 1,8 a 3,5. A criao do ambiente cido responsabilidade do cido clordrico, que colabora para criar um ambiente inspito para muitos microorganismos patognicos e parasitas. Alm disso, participa de forma discreta na digesto das protenas. Vale frisar que as mesmas clulas que liberam o cido clordrico, liberam o fator intrnseco, que ser essencial para a absoro de vitamina B12 no leo. Freqentemente na gastrite crnica, o paciente desenvolve acloridria (ausncia da secreo de cido estomacal), e anemia perniciosa, porque a maturao das hemcias no se d na ausncia de estimulao da medula ssea por vitamina B12. A mucosa estomacal precisa de proteo contra a ao corrosiva do cido clordrico, e as clulas da mucosa deste secretam um tipo de muco viscoso que tem esta funo, alm de secretarem o hormnio gastrina", que estimula a liberao de cido clordrico, atravs da liberao de histamina que age diretamente nas glndulas produtoras deste cido.

A digesto e absoro no intestino delgado


Depois de muito bem misturado pelo suco gstrico o bolo alimentar passa lentamente atravs do esfncter pilrico para o duodeno. No duodeno esta mistura recebe o nome de quimo. A velocidade com que se esvazia o estmago no ultrapassa a capacidade de digesto e absoro do intestino delgado. A presena de quimo no duodeno gera uma srie de respostas hormonais, qumicas e nervosas que vo estimular a liberao de enzimas digestivas pelo intestino delgado, pncreas e vescula biliar. Estas secrees vo ser liberadas atravs do ducto pancretico e ducto heptico, respectivamente. Habitualmente o ducto pancretico se
Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

une ao ducto heptico, imediatamente antes de esvaziar-se no duodeno, atravs da papila de Vater, que circundada pelo esfncter de Oddi. Em relao regulao da secreo do intestino delgado, temos que os estmulos locais, especialmente, os reflexos desencadeados por estmulos tteis ou irritantes do quimo sobre os intestinos, conhecidos como reflexos nervosos entricos locais, so os mais importantes para a regulao do mesmo. Sobre as secrees intestinais, j descrevemos anteriormente que as glndulas de Brunner secretam um muco protetor, assim como algumas clulas das criptas de Lieberkhn. Alm disso, os entercitos secretam grandes quantidades de gua e eletrlitos, numa taxa aproximada de 1.800 ml/dia. Estas secrees so semelhantes ao lquido extracelular e tm um pH ligeiramente alcalino, na faixa de 7,0 a 8,0 e proporcionam um veculo aquoso para absoro de substncias do quimo, sendo rapidamente absorvidas pelas vilosidades intestinais. Desta forma, o intestino cumpre com a sua funo primordial que a de absorver nutrientes e seus produtos digestivos para o sangue. As secrees intestinais no contm enzimas, entretanto, os entercitos presentes nas vilosidades contm de fato enzimas digestivas que digerem substncias alimentares especficas enquanto eles esto sendo absorvidos atravs do epitlio intestinal. Estas enzimas so formadas por diversas peptidases para a hidrlise de pequenos peptdeos e aminocidos. Outras quatro enzimas sucrase, maltase, isomaltase, e lactase para a hidrlise de dissacardeos e monossacardeos, e pequenas quantidades de lpase intestinal para clivagem de gorduras neutras em glicerol e cidos graxos.

A absoro dos carboidratos, protenas e gorduras


Praticamente todos os carboidratos nos alimentos so absorvidos sob a forma de monossacardeos. Sendo que o mais abundante a glicose, normalmente responsvel por mais de 80% das calorias absorvidas sob a forma de carboidratos. As protenas, por sua vez, so absorvidas sob a forma de dipeptdeos, tripeptdeos e alguns aminocidos livres. Neste sentido, vale ressaltar que mais de 99% dos produtos finais da digesto das protenas absorvidos so aminocidos; raramente peptdeos e ainda mais raramente protenas inteiras so absorvidas. Mesmo essas rarssimas molculas
Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

de protenas absorvidas podem, por vezes, causar srios distrbios alrgicos ou imunolgicos. J as gorduras so digeridas formando monoglicerdeos e cidos graxos livres e so absorvidos com o auxlio das micelas de sais biliares que desempenham uma funo fundamental como carreadoras dos monoglicerdeos e cidos graxos livres para as clulas de borda em escova das vilosidades. Se as micelas esto presentes em abundncia, 97% da gordura absorvida; na ausncia delas, a absoro de apenas 40 a 50%.

Flora normal do corpo humano ou microbiota

O ser humano normal apresenta uma flora de microrganismos muitas vezes mais numerosa do que o nmero de clulas que possui, convivendo com esta, na maior parte dos momentos, de forma harmnica. Esta microbiota distribui-se pelas partes do corpo, pele e mucosas, que esto em contato com o meio externo, e cada regio corporal apresenta a sua flora com caractersticas prprias. O termo flora normal utilizado para descrever vrias bactrias e fungos que residem de forma permanente em certos locais do corpo, especialmente na pele, orofaringe, clon e vagina. Em relao microbiota intestinal, pode-se dizer que sua composio bastante dinmica, pois uma grande quantidade das bactrias intestinais eliminada nas fezes diariamente, do que se pode concluir que a colonizao do trato gastrointestinal temporria e no permanente.

Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

Disbiose intestinal

O conhecimento mdico tem avanado de forma explosiva no ltimo sculo. Assim como, o conhecimento sobre a importncia da microbiota intestinal para a sade humana. Em 1877, o famoso cientista Louis Pasteur afirmou que os microorganismos so necessrios para a vida humana normal, e comprovou a existncia do antagonismo bacteriano. O cientista Escherich, contemporneo de Pasteur, afirmou que a interao entre o hospedeiro e as bactrias muito importante e que a composio da microbiota intestinal essencial para a sade e bem-estar do ser humano. Em 1908, o cientista russo Elie Metchnikof ganhou o prmio Nobel de medicina ao observar, estudar e comprovar os benefcios dos probiticos, no caso o lactobacillus bulgaricus, sobre a populao camponesa da Bulgria. Metchinikof relacionou o consumo dos probiticos com a alta longevidade e os baixos ndices de morbidade encontrados neste povo. Tambm, foi o primeiro a conceituar Disbiose como um estado em que microorganismos de baixa virulncia se tornariam patognicos em virtude do desequilbrio qualitativo e quantitativo que est instalado. Disbiose foi conceituada como um antnimo para simbiose que expressa uma convivncia harmnica entre os seres. O conceito atual de disbiose intestinal diz que: disbiose um estado no qual a microbiota produz efeitos nocivos via: (1) mudanas qualitativas e quantitativas na prpria microbiota intestinal; (2) mudanas na sua atividade metablica; e (3) mudanas em sua distribuio no trato gastrointestinal.

Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

Fatores que favorecem o desenvolvimento da disbiose intestinal Diversos fatores podem alterar a flora intestinal e comprometer o seu delicado equilbrio. Os fatores que podem influenciar e desequilibrar a flora intestinal so: - baixa disponibilidade de material fermentvel; - aumento no tempo de trnsito intestinal; - dispepsia, especialmente, para gorduras e protenas, o que favorece a fermentao anormal intestinal; - alcalinizao do pH Intestinal o que favorece a proliferao de microrganismos potencialmente patognicos; - jejum prolongado; - estresse fsico e emocional; - suscetibilidade do indivduo para doenas infecciosas; - estados de imunodepresso do hospedeiro causados por diminuio na secreo de IgA, estresse crnico e, ou, sobrecarga de alrgenos; - o uso de antibiticos e imunossupressores, como os quimioterpicos e corticides; - infestaes e infeces intestinais por parasitas, vrus, bactrias patognicas ou fungos; e, - os desequilbrios nutricionais como: um baixo consumo de legumes, verduras e frutas associado a um consumo maior de derivados do leite, gorduras saturadas, protena de origem animal, acar refinado, alimentos industrializados e lcool.

Em relao idade do hospedeiro, ocorrem mudanas estruturais significativas na microbiota com o envelhecimento, principalmente, em relao s bifidobactrias que supostamente, apresentam uma funo protetora. As redues nestes organismos no intestino grosso podem estar relacionadas ao risco aumentado da doena em populaes idosas. Outros fatores podem favorecer o desenvolvimento da disbiose como: - a presena de xenobiticos (substncias estranhas ao organismo), na dieta; - resseco da vlvula ileocecal; - gastrectomia e, ou, cirurgia baritrica;
Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

- diverticulose (principalmente duodenal e jejunal); - fstulas; e, pancreatite crnica.

Tipos de Disbiose A Disbiose pode ser organizada em quatro padres que so os padres putrefao, fermentao, deficincia e a de sensibilizao.

Tratamento essencial buscar o reequilbrio da microbiota intestinal e a restaurao da barreira mucosa intestinal. Os alimentos, especialmente os funcionais e os suplementos nutricionais como os probiticos e prebiticos (ou, simbiticos), so auxiliares importantes neste sentido. Alm disso, pode ser importante realizar modificaes na dieta que visem remover ou evitar alimentos que favoream a proliferao de bactrias patognicas, como muitos dos alimentos industrializados ricos em compostos sulforados (enxofre) e dietas ricas em protena animal. O acar e os carboidratos refinados colaboram para tornar o trnsito intestinal lento, aumentando o tempo de exposio da mucosa as substncias potencialmente txicas. Como medida profiltica em relao antibioticoterapia, quando o paciente tiver uma real necessidade de utilizar esta classe de medicamentos, este poderia receber a indicao, concomitante, de simbiticos (probiticos e prebiticos) para amenizar os impactos sobre a microflora intestinal. O aumento na ingesta hdrica, especialmente de gua, associado a uma atividade fsica regular e a manuteno do equilbrio emocional so ingredientes fundamentais para a manuteno de uma boa sade para as pessoas em geral.

Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

Probiticos, prebiticos e simbiticos

A definio internacional atualmente aceita a de que os probiticos so microrganismos vivos que administrados em quantidades adequadas, conferem benefcios sade do hospedeiro. Os prebiticos, por sua vez, so os carboidratos nodigerveis, que afetam beneficamente o hospedeiro ao estimularem seletivamente a proliferao e/ou a atividade de populaes de bactrias desejveis no clon. A combinao entre um produto probitico com um prebitico resulta em um produto ou alimento chamado de simbitico. Os benefcios sade do hospedeiro atribudos ingesto de culturas probiticas que mais se destacam so: controle da microbiota intestinal; estabilizao da microbiota intestinal aps o uso de antibiticos; reduo da freqncia e durao da diarria associada a antibiticos, rotavrus, quimioterapia ou diarria do viajante; promoo da resistncia gastrintestinal colonizao por patgenos; aumento das znulas de adeso (thight junctions) epiteliais, restaurando a permeabilidade intestinal; diminuio da populao de patgenos atravs da produo de cidos actico e ltico, de bacteriocinas e de outros compostos antimicrobianos; reduo de metablitos bacterianos indesejveis, como amnia, agentes alquilantes, componentes nitrosos e enzimas procarciognicas no clon; promoo da digesto da lactose em indivduos
Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

intolerantes lactose; estimulao do sistema imune; alvio da constipao; aumento da absoro de minerais e produo de vitaminas. Os probiticos podem reduzir a expresso de citocinas pr-inflamatrias, como TNF-i, IL-1. IFN-o, xido ntrico sintetase indutvel, e a atividade da matriz metaloproteinase na mucosa inflamada de pacientes com doena ativa. Parece que este efeito se relaciona com a inibio do fator de transcrio nuclear NF-Kappa B. Outros efeitos, embora ainda no devidamente comprovados incluem a diminuio do risco de cncer de clon e da doena cardiovascular e a reduo dos sintomas alrgicos. Alm disso, sugere-se a diminuio das concentraes plasmticas de colesterol, efeitos antihipertensivos, reduo da atividade ulcerativa de Helicobacter pylori, controle da colite induzida por rotavrus e por Clostridium difficile, preveno de infeces urogenitais, alm de efeitos inibitrios sobre a mutagenicidade. Em relao aos prebiticos, alguns efeitos benficos atribudos so: favorecer a absoro de clcio e o metabolismo lipdico; a modulao da composio da microbiota intestinal; e a reduo do risco de cncer de clon. Conseqentemente, o sistema imune do hospedeiro estimulado, as bactrias patognicas intestinais so reduzidas, pode-se obter um alvio para a constipao; o risco de osteoporose resultante da absoro diminuda de minerais, particularmente o clcio, pode ser diminudo. Alm disso, pode-se observar uma reduo do risco de arteriosclerose, atravs da diminuio na sntese de triglicrides e cidos graxos no fgado e, conseqente, diminuio dos nveis desses compostos no sangue.

Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

Legislao em Suplementao e Fitoterapia: Insero na Prtica do Nutricionista

Confira a nota do Conselho Federal de Nutricionistas frente Prescrio Fitoterpica pelo Nutricionista de plantas in natura frescas, ou como droga vegetal nas diferentes formas farmacuticas.

O nutricionista no desenvolvimento de suas atividades privativas conferidas pela Lei n. 8.234, de 17/09/1991, especialmente nos artigos: 2. "comprovao de habilitao profissional do nutricionista"; 3. inciso VIII, "assistncia dietoterpica hospitalar, ambulatorial e a nvel de consultrio de nutrio e diettica, prescrevendo, planejando analisando,

supervisionando e avaliando dietas para enfermo"; 4. inciso VII, "prescrio de suplementos nutricionais, necessrios complementao da dieta", deve observar rigorosamente o disposto na Resoluo CFN N. 402/2007, DOU 06/08/2007, Seo I, pg. 121, que regulamenta a prescrio fitoterpica pelo nutricionista.

Destacamos que a prescrio referida na Resoluo supracitada se refere s plantas in natura frescas ou como droga vegetal nas diferentes formas farmacuticas e, portanto, o art. 2. define os termos tcnicos, nela utilizados, para efeito da sua interpretao e aplicao.

No art.3. fica estabelecido o contedo obrigatrio da prescrio Fitoterpica, como por exemplo nomenclatura botnica, dosagem e freqncia de uso e o pargrafo nico estabelece as formas farmacuticas, exclusivamente de uso oral.

O art. 6. impe que o nutricionista no poder prescrever aqueles produtos cuja legislao vigente exija prescrio mdica e o art. 7. autoriza somente a prescrio de
Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

produto que tenham indicao teraputica relacionada ao seu campo de conhecimento especfico.

Informamos aos profissionais, que a ANVISA editou a Instruo Normativa da ANVISA N. 5, de 11/12/2008, que determina: - publicao da "Lista de Medicamentos Fitoterpicos de Registro Simplificado" com 36 medicamentos, estabelecendo os de venda sob prescrio mdica e sem prescrio mdica. Esta IN revogou o disposto na Resoluo ANVISA RE N. 89, de 16/03/2004, que tratava da "Lista de Registro Simplificado de Fitoterpicos". Quanto s substncias encapsuladas, estas no so sinnimas de medicamentos, pois para isto deve-se observar a matria-prima de fabricao do contedo, bem como sua concentrao e a UL (Tolerable Upper Intake Levels).

RDC

N.

48,

de

16/03/2004,

em

seu

anexo

define:

"Fitoterpico - medicamento obtido empregando-se exclusivamente matrias-primas ativas vegetais. caracterizado pelo conhecimento da eficcia e dos riscos de seu uso, assim como pela reprodutibilidade e constncia de sua qualidade. Sua eficcia e segurana validada atravs de levantamentos etnofarmacolgicos de utilizao, documentaes tecno-cientficas em publicaes ou ensaios clnicos fase 3. No se considera medicamento fitoterpico aquele que, na sua composio, inclua substncias ativas isoladas, de qualquer origem, nem as associaes destas com extratos vegetais. Matria prima vegetal: planta medicinal fresca, droga vegetal ou derivados de droga vegetal. Medicamento: produto farmacutico, tecnicamente obtido ou elaborado, com finalidade profiltica, curativa, paliativa ou para fins de diagnsticos.

Destacamos que o Ministrio da Sade editou a Portaria Ministerial n. 971, em 03 de maio de 2006, aprovando a Poltica Nacional de Prticas Integrativas e Complementares (PNPICC) no SUS que inclui a Fitoterapia. No item 3. Diretrizes, subitem 3.1 - define sua estruturao mediante o "desenvolvimento das Prticas Integrativas e Complementares em carter multiprofissional, para as categorias
Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

profissionais presentes no SUS, e em consonncia com o nvel de ateno;".

O CFN recomenda que devido complexidade da prescrio fitoterpica e a opo pelo uso das plantas in natura, pelo nutricionista, que o mesmo procure a capacitao necessria.

Cabe ressaltar a Lei N. 11.343, de 23/08/2006, que institui o Sistema Nacional de Polticas Pblicas sobre Drogas, que em seu art. 38., estabelece: "Prescrever ou ministrar, culposamente, drogas, sem que delas, necessite o paciente, ou faz-lo em doses excessivas ou em desacordo com determinao legal ou regularmente", constitui crime, com pena de deteno de seis meses a dois anos.

O nutricionista deve ainda observar o disposto na resoluo CFN N. 334/2004, "Cdigo de tica do Nutricionista", especialmente os seguintes artigos: "Art.2. Ao nutricionista cabe a produo do conhecimento sobre a Alimentao e a Nutrio nas diversas reas de atuao profissional, buscando continuamente o aperfeioamento tcnico-cientfico, pautando-se nos princpios ticos que regem a prtica cientfica e a profisso." "Art.6. No contexto das responsabilidades profissionais do nutricionista constituem seus deveres: VI - analisar, com rigor tcnico e cientfico, qualquer tipo de prtica ou pesquisa, abstendo-se de adot-la se no estiver convencido de sua correo e eficcia;" "Art. 7. No contexto das responsabilidades profissionais do nutricionista so-lhe vedadas as seguintes condutas: IV - praticar atos danosos aos indivduos e coletividade sob sua responsabilidade profissional, que possam ser caracterizados como impercia, imprudncia ou negligncia; X - divulgar, fornecer, anunciar ou indicar produtos, marcas de produtos e/ou subprodutos, alimentares ou no, de empresas ou instituies, atribuindo aos mesmos benefcios para a sade, sem os devidos fundamentos cientficos e de eficcia no comprovada, ainda que atendam legislao de alimentos e sanitria vigentes;"
Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

Parte da Resoluo CFN n 402, de 2007 onde estabelece diretrizes para a prescrio do profissional nutricionista: Este profissional no pode prescrever o fitoterpico que dependa de prescio mdica. Voc pode consultar a lista dos fitoterpicos que so sujeitos ou isentos de prescrio na Resoluo RE n 89, de 16 de maro de 2004. A prescrio deve ser de acordo com a indicao em seu campo de conhecimento especfico. A prescrio so exclusivamente as de uso oral. Deve ser conter: I - nomenclatura botnica, sendo opcional o nome popular II - parte da planta III- forma farmacutica / modo de preparo IV-tempo de utilizao V - frequncia de uso VI- horrios Os fitoterpicos devem ser de origem conhecida, quando industrializado e quando in natura deve ser observada as condies higinico-sanitrias da espcie vegetal.

Portanto, as definies contidas na Resoluo CFN N. 402/2007, bem como as recomendaes nela estabelecidas devem ser rigorosamente observadas, cabendo ao nutricionista a responsabilidade e a liberdade constitucional para o exerccio das suas atividades profissionais legalmente fixadas em lei.

Fonte: UNIDADE TCNICA DO CONSELHO FEDERAL DE NUTRICIONISTAS

Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

Vdeo-aula 04:

Dietas Estticas e Suplementos Para Pele

Nutrientes a observar na prescrio do suplemento para a pele e fotoproteo:

Vitamina C Estudos demonstram que a aplicao tpica de vitamina C e E capaz de oferecer uma fotoproteo considervel. O uso de suplementos orais de vitamina E tambm mostrou os mesmos efeitos, alm de aliviar rugas e melhorar a textura da pele. Tanto a vitamina C quanto a E ajudam a reduzir os danos causados pelos radicais livres, atravs das propriedades antioxidantes. Da mesma forma que indica-se a aplicao tpica da vitamina C na estimulao da produo de colgeno.

Vitamina A Participa de vrios processos de reparo tecidual, e sua deficincia pode deixar a pele ressecada e frgil. Estudos mostram que a abordagem em uso tpico reduz rugas e marcas de expresso, alm de ajudar no controle da acne e da psorase.

Beta-caroteno: Carotenide polinico insaturado, encontrado na natureza sob a forma de pigmento em vrios vegetais, como cenoura, tomate, laranja etc. Precursor da vitamina A, que produz duas molculas de retinol na clivagem, classificado como totalmente no txico at valores de 5 mg/kg de peso corporal. A principal indicao do betacaroteno no tratamento da protoporfiria eritropoitica. Alguns autores, porm, o consideram como um absorvente de radicais livres e, portanto, como fotoprotetor, por sua capacidade de fixar oxignio singleto. Sua faixa de absoro da radiao solar situa-se entre 360 nm e 500 nm, com pico em 450 nm. A maior tolerncia ao sol ocorre de 6 a 8 horas aps a ingesto do medicamento, aumentando assim a dose mnima eritematosa (DME) tolerada pelo indivduo. H
Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

trabalhos realizados com animais e avaliaes clnicas em que os danos agudos causados pela radiao UV - e, possivelmente, tambm a degradao do DNA - so atenuados com a administrao de betacaroteno.

Vitaminas do Complexo B A vitamina do Complexo B mais importante para a pele a biotina, um nutriente que forma a base da pele, das unhas e dos plos. Pessoas com deficincia de biotina podem apresentar dermatite ou perda de cabelos. Recentemente, tem havido um grande interesse nos medicamentos de uso tpico contendo vitaminas do complexo B. Estes cremes so capazes de hidratar as clulas da pele e aumentar seu tnus muscular. A niacina, um tipo especfico de vitamina B, ajuda a pele a reter umidade, conferindo um aspecto rejuvenescido ctis.

Vitamina K Esta vitamina, envolvida no processo de coagulao, pode ser utilizada de modo externo para reduzir olheiras e tratar pequenos arranhes na pele. Estudos recentes tambm esto avaliando o potencial da vitamina K tpica no tratamento de rugas e marcas de expresso.

Sais Minerais e Oligoelementos Alguns estudos sugerem que at mesmo lavar seu rosto com gua mineral pode ser til para reduzir irritaes comuns na pele.

Selnio Vrios cientistas acreditam que este mineral possui um papel-chave na preveno do cncer de pele. Quando tomado como suplemento ou utilizado na forma de creme, este mineral ajuda a proteger a pele dos danos causados pelo sol. Em estudos publicados na American Medical Association, os pesquisadores descobriram que pessoas que ingeriam regularmente 200 mcg de selnio por dia apresentavam uma incidncia 37% menor de cncer de pele.
Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

Cobre Associado vitamina C, o cobre est envolvido na produo de elastina, as fibras que oferecem suporte estrutura da pele. A deficincia de cobre rara e suplementos dietticos deste mineral devem ser utilizados com extrema cautela.

Zinco O zinco um dos minerais mais importantes no tratamento da acne. Algumas vezes a prpria acne pode ser um sintoma da deficincia de zinco. As principais fontes alimentares de zinco incluem ostras, carnes magras e frango.

cido Alfa-Lipico Antioxidante, penetrar na pele, neutralizando os danos causados pelos radicais livres e ajudando a ao de outras vitaminas rejuvenescedoras da pele. O cido alfalipico pode ser encontrado na forma de suplementos ou cremes.

DMAE (Dimetilaminoetanol) Antioxidante potente, capaz de consumir radicais livres e estabilizar as membranas nas clulas cutneas, reduzindo o efeito nocivo da radiao solar e da poluio sobre a pele. O DMAE pode ser encontrado na forma de suplementos e cremes tpicos.

cidos Graxos Em indivduos com pele ressecada e com propenso para inflamao, os cidograxos essenciais representam a melhor opo. Estas substncias ajudam a formar uma barreira natural na pele, protegendo-a contra secrees sebceas irritantes. Um dos dois cidos graxos principais, o mega-6, obtido a partir de carnes de aves, gros, leos e outros alimentos. O mega-3, encontrado em peixes de guas frias (salmo, sardinha), linhaa e leo de girassol. Suplementos contendo estes cidos graxos, como cpsulas de leo de peixe ou de prmula, podem ser interessantes no auxlio alimentar.
Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

SUGESTO DE FRMULAS

1) Antienvelhecimento
Ativo Resveratrol Semente de uva Quercetina Pomegranate Licopeno Quantidade 100 mg 100 mg 100 mg 100 mg 5 mg

2) Clareamento de pele e olheiras


Ativo Selnio Zinco Fsforo Magnsio ascorbato Quantidade 30 mcg 5 mg 50 mg 150 mg

3) Antioxidante e Antienvelhecimento Ativo Quantidade Vitamina C 500 mg Vitamina E 100 UI Betacaroteno 10 mg Cobre 2 mg Zinco 20 mg Coenzima Q10 30 mg Selnio 200 mcg

4) Antioxidante e Antienvelhecimento
Ativo Exsynutriment Vitamina C Licopeno Magnsio Vitamina E Quantidade 100 mg 200 mg 5 mg 100 mg 100 UI

Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

5) Antioxidante e Antienvelhecimento
Ativo Bio-Arct Exsynutriment Vitamina C Licopeno Resveratrol Quantidade 150 mg 100 mg 150 mg 5 mg 10 mg

6) Estimuladora do Bronzeado
Ativo Urucum Beterraba Betacaroteno Licopeno Quantidade 150 mg 150 mg 10 mg 5 mg

Nutrientes e Acne
A alimentao pode contribuir para uma melhora da acne em graus mais leves e tambm na preveno delas atravs do consumo de alimentos ricos em vitaminas e minerais, alm de adequada ingesto de gua e lquidos diariamente. Consumir alimentos fontes de vitamina C, A e do complexo B podem ajudar na luta contra as espinhas, veja a funo de cada nutriente: Vitamina A: reduz a produo de sebo. Vitamina C: antioxidante e antiinflamatria. Vitamina B2: controla a oleosidade da pele. Vitamina B6: regula o metabolismo hormonal. Vitamina B5: atua no metabolismo dos AG e hormnios sexuais. Fibras: eliminam toxinas. Clorofila: desintoxicante.

Os minerais tambm possuem papel importante nesta batalha: Clcio, fsforo e magnsio: mantm o equilbrio hidroeletroltico.
Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

Enxofre: cicatrizante. Selnio: antioxidante + vit E. Mangans: ao antiinflamatria. Zinco: cicatrizao e regenerao de tecidos, ao antiinflamatria.

Acne e ndice Glicmico


Muito j se especulou sobre a influncia da dieta na etiologia e no tratamento da acne, mas nenhum alimento foi comprovadamente envolvido. Talvez porque a metodologia das pesquisas foi inadequada, com os conceitos vigentes representando muitas vezes meros achados observacionais. Recentemente, no entanto, tem sido demonstrada, atravs de pesquisas com metodologia mais adequada, uma melhora no quadro clnico da acne quando so adotadas dietas com baixa CG. A esses achados foram atribudas justificativas metablicas e bioqumicas pertinentes, vislumbrando-se, a partir de ento, uma nova possibilidade de preveno e tratamento da acne. Autores avaliaram os nveis sricos de andrgenos, IGF-1, SHBG, insulina basal e insulina estimulada pela administrao de glicose, em 30 mulheres com acne e 30 sem acne. Como resultado, encontraram que os nveis de testosterona livre, dihidrotestosterona e sulfato de dehidroepiandrosterona foram significativamente maiores em mulheres com acne do que no grupo sem acne, porm no foi observada correlao positiva entre os nveis de insulina ou IGF-1 e testosterona, testosterona livre, diidrotestosterona e SHBG, apesar de existir correlao positiva entre insulina e IGF-1. Observou-se que as pacientes com acne apresentaram maior hiperinsulinemia aps a ingesto da glicose, reforando a hiptese da relao entre a hiperinsulinemia e a ocorrncia de acne. A CG da dieta habitual parece estar envolvida com a ocorrncia e gravidade da acne vulgar, apresentando-se como elo de ligao entre hiperinsulinemia e desenvolvimento de acne. Em um ensaio clnico randomizado duplo-cego, realizado por Smith et al. com 43 participantes, observaram-se os efeitos de uma dieta experimental de baixa CG versus uma dieta convencional com alta CG (grupo controle). O grupo interveno foi instrudo a manter uma dieta de baixa CG durante 12 semanas, atravs da reduo da ingesto de carboidratos e aumento da ingesto de protenas, alm da
Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

substituio de alimentos de alto IG por outros de baixo IG, constituindo uma dieta composta por 25% de protenas, 45% de carboidratos de baixo IG e 30% de lipdios. Aps 12 semanas, o grupo interveno apresentou reduo significativa do nmero total de leses de acne, das leses inflamatrias, do peso corporal, do percentual de gordura corporal, da circunferncia da cintura, dos nveis sricos de testosterona e das concentraes de S-DHEA, quando comparado ao grupo controle. No grupo interveno houve ainda um aumento da sensibilidade insulina (mtodo de HOMA-IR), em contraste a uma tendncia diminuio da mesma no grupo controle, assim como aumento nos nveis de SHBG e IGFBP-1.

SUGESTO DE FRMULA

1) Acne
Quantidade Propriedade Zinco 5 mg Antiinflamatrio Vitamina A 2500 UI Baixo nvel Vitamina E 250 UI Biodisponibilidade Vit A Modo de Uso: 1 dose 2x ao dia, depende grau Ativo

Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

Hipermelanose comum, adquirida, simtrica, caracterizada por maculas acastanhadas, mais ou menos escuras, de

MELASMA

contornos irregulares, mas limites ntidos, nas reas fotoexpostas, especialmente, face, fronte, tmporas e, mais raramente, superiores. no nariz, plpebras, mento e membros

Trata-se de doena dermatolgica facilmente diagnosticada ao exame clnico, porm apresenta uma cronicidade caracterstica, com recidivas freqentes, grande refratariedade aos tratamentos existentes e ainda muitos aspectos fisiopatolgicos desconhecidos. O nome melasma deriva do grego melas, significando negro. Cloasma e um termo que e usado com o mesmo sentido, sendo tambm derivado do grego cloazein, de: estar esverdeado. A denominao melasma constitui, portanto, uma designao mais adequada para a doena. Embora possa acometer ambos os sexos e todas as raas, favorece fototipos intermedirios e indivduos de origem oriental ou hispnica que habitam reas tropicais. E mais comum em mulheres adultas em idade frtil, podendo, porm iniciar-se ps-menopausa. A idade de aparecimento situa-se entre 30-55 anos e o sexo masculino representa apenas 10% dos casos. Ainda que melasma seja mais frequente entre latinos, a exata prevalncia e desconhecida. Aproximadamente 66% das mulheres mexicanas desenvolvem melasma durante a gravidez, e um tero dessas mulheres mantm a pigmentao pelo resto da vida.

Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

No h um consenso sobre a classificao clnica do melasma. So reconhecidos dois principais padres de melasma da face: centrofacial, porque acomete a regio central da fronte, regio bucal, labial, regio supralabial e regio mentoniana; e malar, acomete regies zigomticas. Alguns autores acrescentam ainda um terceiro padro, menos frequente, chamado mandibular. H inmeros fatores envolvidos, na etiologia da doena, porm nenhum deles pode ser responsabilizado isoladamente pelo seu desenvolvimento. Dentre estes: influncias genticas, exposio a RUV, gravidez, terapias hormonais, cosmticos, drogas fototxicas, endocrinopatias, fatores emocionais, medicaes anti

convulsivantes e outros com valor histrico. Porm, parece que predisposio gentica e exposio s radiaes solares desempenham um papel importante, tendo em vista que as leses de melasma so mais evidentes, durante ou logo apos perodos de exposio solar. O tratamento do melasma tem como principal objetivo o clareamento das leses e a preveno e reduo da rea afetada, com o menor nmero possvel de efeitos adversos. Os principais agentes utilizados e seu provvel mecanismo de ao so descritos na Tabela 1. Recomendaes adicionais incluem descontinuao de plulas anticoncepcionais, suspenso do uso de produtos cosmticos perfumados e de drogas fototxicas. Outras formas de tratamento podem ser utilizadas, como peelings qumicos, microdermoabraso, luz intensa pulsada e lasers.

Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

Nutrientes a observar na prescrio da frmula para Melasma: Antioxidantes: Vitamina C, E, e betacaroteno Fotoprotetores orais: Polypodium leucotomus, cido firlico e cido elgico. Niacina: transporte do melanossomo. Zinco: antioxidante

SUGESTO DE FRMULAS
1) Melasma
Ativo Quantidade Vitamina C 100 mg Polypodium 200 mg Niacina 30 mg Zinco 10 mg Modo de Uso: 1 dose 1x ao dia 2) Melasma Ativo Quantidade Propriedade Vitamina A 2500 UI Antioxidante Vitamina D 250 UI Diferenciao clulas basais Zinco 10 mg Antioxidante Selnio 100 mcg Ativa glutationa peroxidase Modo de uso: 1 dose 2x ao dia (nunca noite) Propriedade Antioxidante Fotoprotetor, esstrutura tec Transporte melanossomo Antioxidante

3) Melasma
Ativo Quantidade Propriedade Zinco 5 mg Antioxidante Selnio 30 mcg Ativa glutationa peroxidase Fsforo 50 mg Dispersar depsito ferro Magnsio 150 mg Dispersar depsito ferro Modo de uso: 1 dose 2x ao dia por 6 meses
Evans JR. Antioxidant vitamin and mineral supplements. Cochrane Database Syst Rev 2006. Richelle M, Sabatier M, Steiling H, Williamson G. Skin bioavailability of dietary vitamin E, caratenoids, polyphenols, vitamin C, zinc and selenium. Br J Nutr 2006. Khoosal D, Goldman RD. Vitamin E for treating childrens scars. Does it help reduce scarring. Can Farm Physician 2006. Heinrich U, Tronnier H, Sathl W, Bejot M, Maurette JM. Antioxidant supplements improve parameters related to skin structure in humans. Skin Pharmacol Physiol 2006. Cataps MLP, Santa Maria MLS, Lubiano A, Romero W, Gonzles S. Manifestaciones cutaneas de deficiencias nutricionales. Rev Chil Dermatol 2005.

Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

Vdeo-aula 05:

Dietas Estticas e Suplementos para Unhas e Cabelos

Nutrientes a observar na prescrio da frmula para unhas e cabelos: Aminocidos sulfurados: na sntese das protenas estruturais. Zinco: fundamental para a oxigenao celular e reconstituio da membrana celular. Protege os cidos nuclicos (RNA-DNA), das clulas e ao mesmo tempo garante a integridade molecular e celular do cabelo. Protenas fibrosas (colgeno hidrolisado): efeito regenerativo em ossos e articulaes. Glicosaminoglicanas: manuteno da hidratao na matriz extracelular. Biotina: nutriente essencial necessrio para o crescimento das clulas e para a produo de cidos graxos, anticorpos, enzimas digestivas e metabolismo da niacina (vitamina B3). cido ortosilcico: a forma hidrossolvel do silcio que se encontra, indispensvel para uma sntese ideal do colgeno e da elastina. igualmente crucial para a ativao das enzimas de hidroxilao que intervm nas ligaes cruzadas do colgeno, responsveis pela resistncia e pela elasticidade das protenas fibrosas.

SUGESTO DE FRMULAS
1) Unhas
Ativo Quantidade Propriedade Vitamina C 1000 mg Formao colgeno Biotina 2,5 mg Crescimento celular Cistena 300 mg Formao estrutural Modo de Uso: 1 dose ao dia

Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

2) Unhas - sache
Ativo Quantidade Propriedade Acido Ortosilcico 150 mg Sntese colgeno e elastina Colgeno hidrolisado 5g Regenerao e estrutural Modo de uso: 1 sache por dia

3) Unhas e Cabelo
Ativo Metionina Cistena Cistina Quantidade Propriedade 200 mg Estrutural na matriz 80 mg Estrutural na matriz 25 mg Afeta positivamente os processos melano-genticos Biotina 0,2 mg Crescimento celular Gelatina 25 mg Regerenao e estrutural Vitamina B2 1 mg Modo de uso: 2 cpsulas por dia
Fonte: Livro Suplementos Dietticos para profissionais da sade, 2008.

Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

Vdeo-aula 06:

Aplicao de Compostos Bioativos, Nutricosmticos e Alimentos Funcionais em Esttica

OXIDAO E ANTIOXIDANTES
A oxidao pode ser definida como o processo no qual o oxignio adicionado, ou o hidrognio ou eltrons so removidos do componente oxidado por um oxidante. Antioxidantes, por isso, so substncias que, em concentraes menores que a do substrato oxidvel, inibem significativamente a oxidao, adiando seu incio ou reduzindo sua taxa.

Radicais Livres, Oxidantes e Mecanismos de Oxidao

Os radicais livres (RL) podem ser definidos como tomos ou molculas que contem um nmero impar de eltrons em sua ultima camada eletrnica. Essa configurao torna-os molculas altamente instveis, com meia-vida curtssima e quimicamente muito reativas. O oxidante mais comum em alimentos o oxignio, mas outras substncias qumicas, endgenas ou adicionadas, podem ser tambm oxidantes. O oxignio e suas espcies reativas, nos ltimos anos, vem recebendo destaque em investigaes em sistemas biolgicos e os resultados tem mostrado que reaes com radicais so prejudiciais sade. Esto envolvidos no processo de envelhecimento, bem como na patognese de vrias doenas humanas. Os termos agente oxidante, radical livre, espcie radicalar, espcie ativada e espcie reativa so frequentemente utilizados para designar, de forma genrica as espcies reativas de oxignio (ROS) de importncia biolgica. Entretanto, nem sempre so usados adequadamente, uma vez que apresentam diferentes caractersticas

Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

qumicas. Radical pode ser compreendido, sob o ponto de vista qumico, como um grupo de tomos que se comporta como uma unidade. ROS so uma parte inerente do anabolismo e catabolismo dos tecidos, incluindo a pele. Muito oxignio o corpo usa no metabolismo celular. A sobrevivncia de organismos aerbicos num ambiente oxigenado envolve uma interao complicada entre a produo biolgica de espcies muito reativas, chamadas de radicais livres e a habilidade do organismo em controlar essas substncias. O controle o resultado de alteraes bioqumicas que culminam em leso celular e apoptose. Estudos sugerem que o oxignio txico em todas as concentraes e que os produtos acumulados de reaes de radicais livres, em excesso provenientes de fontes endgenas ou exgenas podem desempenhar um papel em muitas doenas como o envelhecimento. O radical nion superxido e outras espcies reativas e oxignio (ROS) so formados em todos os organismos aerbicos por reaes enzimticas e no enzimticas. A reatividade do radical livre explicada pela forte tendncia do eltron solitrio em interagir atravs de uma reao qumica com outros para formar um par de eltrons. Alguns so mais reativos como OH- que reage com a primeira molcula com a qual colidir.

As meias-vidas das ROS so muito diferentes, necessitando de diferentes tipos de mecanismos de defesa. O organismo humano possui dois tipos de sistemas antioxidantes para proteo contra radicais livres. Um desses sistemas inclui
Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

antioxidantes endgenos, formados por enzimas, como a catalase, a peroxidase e a superxido dismutase. Tambm participam desse sistema a glutationa, a histidina, protenas como a transferrina e a ferritina, melatonina, protenas do plasma e outras substncias. O outro sistema exgeno com antioxidantes obtidos pela dieta. A oxidao turados ocorre por diferentes vias em funo do meio e dos catalisadores, por meio de mecanismos qumicos, como a fotoxidao e a autoxidao, ou por mecanismo enzimtico. A autoxidao uma reao de baixa energia de ativao, bastante complexa, que abrange um grande nmero de reaes interrelacionadas, no sendo significantemente inibida pela diminuio da temperatura de armazenamento. A reao envolve a formao de radicais livres e pode ocorrer na ausncia de luz. A fotoxidao um mecanismo alternativo formao de radicais livres. A presena de fotossensores nos tecidos animal e vegetal, como a mioglobina, hemoglobina, riboflavina e clorofila, na presena de luz e oxignio, d incio ao processo de transferncia de energia para a formao de perxido. H tambm o processo de oxidao por enzimas, onde diversas que catalisam a oxidao em seus componentes durante o armazenamento e processamento. Essas enzimas tambm podem formar radicais livres, os quais atacam outros constituintes. A formao de RL in vivo ocorre atravs da ao cataltica de enzimas, durante os processos de transferncia de eltrons que ocorrem no metabolismo celular e pela exposio a fatores exgenos. A tabela abaixo apresenta as fontes exgenas e endgenas na formao de RL:

Tabela: Fontes exgenas e endgenas na formao de RL Fonte: Adaptado de Sies (1993).

Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

Antioxidantes e Mecanismos de Ao

A produo ininterrupta de RL durante os processos metablicos acarreta o desenvolvimento de muitos mecanismos de defesa antioxidante para impedir a induo de danos. Os antioxidantes so definidos como substncias presentes em baixas concentraes, comparadas as concentraes do substrato oxidante, que previnem ou atrasam a oxidao de substratos susceptveis. Esses agentes que protegem as clulas contra os efeitos dos RL podem ser classificados em antioxidantes enzimticos ou noenzimticos. Os antioxidantes agem em diferentes nveis para proteo dos organismos. O primeiro mecanismo de defesa contra os RL e impedir a sua formao, principalmente pela inibio das reaes em cadeia com o ferro e o cobre. As principais enzimas deste sistema no enzimtico so a catalase, que transforma o H2O2 em gua e oxignio molecular, a glutationa peroxidase, enzima selnio dependente que inativa o H2O2, os perxidos lipdicos, e a SOD, que tem sua atividade maior voltada para o O2 e mantm os radicais superxidos em baixos nveis. J os antioxidantes enzimticos so, em sua maioria, de natureza exgena e precisam ser ingeridos sob forma de antioxidantes ou precursores. Eles capturam os RL, evitando as reaes em cadeia. Alm disso, o sistema antioxidante e capaz de interceptar os RL gerados pelo metabolismo celular ou por fontes exgenas, impedindo o ataque sobre os lipdeos, os aminocidos das protenas, a dupla ligao dos cidos graxos poliinsaturados e as bases do DNA, evitando a formao de leses e perda da integridade celular. Outro mecanismo de defesa antioxidante e o reparo das leses causadas pelos radicais, sendo constitudo pelo acido ascrbico, pela Glutationa-Redutase (GSHRd) e pela GlutationaPeroxidase GSHPx, entre outros. Esse processo esta relacionado com a remoo de danos da molcula de DNA e a reconstituio das membranas celulares danificadas. O controle do nvel das enzimas antioxidantes nas clulas e extremamente importante para a sobrevivncia no ambiente aerbico. Os organismos eucariotos possuem enzimas antioxidantes como a SOD, a Catalase 20 (CAT) e a glutationa peroxidase que reagem com os compostos oxidantes e protegem as clulas e os tecidos
Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

do EO. Em adio aos efeitos protetores dos antioxidantes endgenos, a incluso de antioxidantes na dieta e de grande importncia e o consumo de frutas e vegetais esta relacionado com a diminuio do risco do desenvolvimento de doenas associadas ao acumulo de RL. Os estudos sobre os antioxidantes tm ressaltado o uso de nutrientes isolados no tratamento e preveno de doenas.

A Tabela abaixo apresenta os principais agentes de defesa antioxidante.

Tabela: Principais agentes de defesa antioxidante. Fonte: Adaptado de Sies (1993).

As substncias antioxidantes fazem parte do sistema de defesa dos organismos vivos, com ao intracelular e extracelular, em meio hidroflico e hidrofbico, sendo produzidos pelo organismo ou obtidos dos alimentos. O efeito do antioxidante consiste na inativao de radicais livres, na complexao de ons metlicos ou na reduo de hidroperxidos para produtos incapazes de formar radicais livres e produtos de decomposio ranosos. O antioxidante (AH) funciona removendo radicais livres (ROO e R) assim que so formados, sendo eficiente somente quando a concentrao desses radicais baixa. Outro mecanismo de ao consiste na formao do complexo entre o radical peroxil e o antioxidante, sendo esse complexo capaz de reagir com outro radical. Dentre os testes que medem a capacidade de sequestrar radicais, existem diferenas quanto aos tipos de radicais livres gerados, indicadores de oxidao escolhidos e mtodos usados para deteco e quantificao.

Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

Mecanismos Antioxidantes na Ingesto Oral

Vrias substncias contidas nos alimentos so ditas mutagnicas por atuar na formao de radicais livres, tais como, aflatoxinas, Aminas Heterocclicas (AHs), Hidrocarbonetos Aromticos Policclicos (HPAs) e N-Nitrosaminas, sendo estes os micronutrientes. Os macronutrientes que tambm podem influenciar a carcinognese so os lipdios e a ingesto calrica total. A hiptese relatada por pesquisadores desta informao de que a digesto, absoro, metabolismo e excreo dos depsitos de gordura exigem metabolismo oxidativo e produzem mais RL capazes de causar danos ao DNA. As aflatoxinas so micotoxinas que podem ser produzidas por trs espcies de fungos Aspergillus: A. flavus, A. parasiticus e A. nomius. A presena de aflatoxinas tem sido reportada principalmente em milho, nozes, amendoim, frutas secas, temperos, figo, leos vegetais, cacau, arroz e algodo. A contaminao dos alimentos pode ocorrer no campo, antes e depois da colheita, e durante o transporte e o armazenamento do produto. Estudiosos analisaram 366 amostras de alimentos consumidos no Distrito Federal (DF), como amendoim e derivados, castanhas, milho, produtos de trigo e/ou aveia, arroz e feijo. Foram detectadas aflatoxinas em 19,6% das amostras, em amendoins crus e derivados, milho de pipoca, milho em gro e castanha-do-par, sendo que o amendoim e derivados apresentaram maior incidncia de contaminao por aflatoxinas (34,7%). Pensando na formao de Aminas Heterocclicas (AHs), o elevado consumo de carnes submetidas a processos de coco que utilizam altas temperaturas participam do processo. As AHs so substncias qumicas mutagnicas e carcinognicas formadas devido reao aminocarbonila e creatinina a temperaturas acima de 130 C ou quando ocorre pirolise dos aminocidos a temperaturas acima de 200 C. Elas so encontradas em carnes cozidas do tipo bovino, suno e peixes. Outras fontes de protena, como leite, ovos, tofu e carne de fgado tem muito pouco ou

Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

nenhuma quantidade de AHs, tanto naturalmente, como cozidas. Estas substncias no so encontradas em carnes cruas.

Os Hidrocarbonetos Aromticos Policclicos (HPAs), entretanto, so substncias amplamente distribudas no ambiente, formados principalmente em processos de combusto e pirolise de matrias orgnicas, como carvo e petrleo (CAMARGO et al.,2006), constituindo um grupo considerado altamente carcinognico. As principais fontes de HAPs em alimentos so divididas em quatro: fontes naturais (como queimadas em florestas), poluio ambiental (contaminao de solo e de gua), materiais de embalagens e alguns tipos de processamento. Entre os processamentos de alimentos em que ocorrem produo de HAPs incluem-se defumao, secagem direta com madeira ou carvo (churrasco e parrillada, por exemplo) e torrefao. Por ltimo entre as substncias mutagnicas formadoras de radicais livres, h as N-nitrosaminas, compostos N-nitrosos que podem ser produzidos durante o processamento de alimentos. Dentre estes, as nitrosaminas constituem o grupo mais numeroso e mais estudado. De modo geral, os alimentos crus, tais como vegetais, carnes, peixes, frutas, cereais e produtos lcteos contem baixos teores de N-nitrosaminas. No entanto, o processo de cura, onde se adiciona nitrito e/ou nitrato, para evitar o desenvolvimento de bactrias patognicas do gnero Clostridium, e conferir a carne uma cor rsea, pode aumentar o nvel de nitrosaminas, sendo que os seres humanos esto expostos a compostos N-nitrosos nos alimentos de uma variedade de carnes curadas, como salames e salsichas, alguns embutidos e enlatados e produtos da pesca.
Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

Os vrios tipos de agentes alimentares formadores de radicais livres, o mecanismo de ao, e os rgos afetados so apresentados na Tabela:

Tabela: Vrios tipos de agentes formadores de RL, mecanismo de ao, e rgos afetados. Fonte: Adaptado de Sutandyo (2010).

Visto isso, a presena dos antioxidantes benfica e indispensvel para a preservao e suprimento de antioxidantes in vivo. Esses podem estar presentes naturalmente nos alimentos ou serem adicionados. Os alimentos, principalmente as frutas, verduras e legumes, contem agentes antioxidantes, tais como as vitaminas C, E e A, os flavonides, carotenides, e outros que so capazes de restringir a propagao das reaes em cadeia e as leses induzidas pelos radicais livres. As enzimas antioxidantes, dependentes dos minerais selnio e zinco, que antagonizam esse processo esto em nveis baixos nas clulas tumorais.

Vitamina A
Vitamina A um termo genrico para um grupo de compostos com atividade biolgica similar, como retinol, retinal e cido retinico. J o termo retinoides, abrange tanto estas trs formas naturais da vitamina quanto os muitos anlogos sintticos do retinol. Esta vitamina atua em dois nveis no organismo: o primeiro, na retina, participando no ciclo visual, o segundo, em todos os tecidos do corpo onde
Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

sistematicamente mantm o crescimento e a integridade das clulas. Desta forma, indispensvel para o funcionamento normal do sistema visual; crescimento, diferenciao e manuteno da integridade celular epitelial, funo imune e reprodutor. As necessidades dietticas so normalmente contempladas na forma de vitamina A pr-formada e de carotenoides pr-vitamina A, ambas apresentando absoro em nvel de mucosa intestinal (BELLOVINO, 2003). Por ser uma vitamina lipossolvel, para o seu metabolismo timo, depende de todos os componentes lipdicos envolvidos com a formao micelar, assim como das funes pancreticas e biliares (JACKSON et al, 1997). O retinol absorvido pode ser liberado diretamente nos tecidos extra-hepticos ou capturado pelo fgado, onde poder ser armazenado nas clulas estreladas ou lanado de volta corrente sangunea para suprir as necessidades do organismo (DEBIER et al, 2005).. O transporte plasmtico do retinol viabilizado por sua ligao a uma protena com funo especfica de transporte, a RBP, retinol-binding protein. Alm desta funo, a RBP serve para solubilizar a vitamina lipossolvel no soro, para proteg-la contra a destruio oxidativa e mant-la em concentrao constante na circulao (BELLOVINO, 2003). A vitamina A, contudo, um fator importante no crescimento e na diferenciao celular. Alm disso, tem apresentado ao preventiva no desenvolvimento de tumores da bexiga, mama, estmago e pele, em estudos realizados com animais. Estudos epidemiolgicos tambm mostraram que o consumo regular de alimentos ricos em vitaminas A e C podem diminuir a incidncia de cncer retal e de clon. O betacaroteno, o mais importante precursor da vitamina A, est amplamente distribudo nos alimentos e possui ao antioxidante (BIANCHI et al, 1999). Os resultados de um estudo com suplementao de 4,5mg de betacaroteno natural, sugerem que o mesmo possui propriedades antioxidantes ao proteger a poro LDL - colesterol e outras lipoprotenas dos danos provocados pelos radicais livres. Esta descoberta demonstra que a suplementao com betacaroteno natural ajuda a normalizar os nveis de oxidao de LDL freqentemente observados em pessoas com risco de doenas cardacas (CIMA, 2000).

Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

Vitamina E
A vitamina E um componente dos leos vegetais encontrada na natureza em quatro formas diferentes a, b, g e d-tocoferol, sendo o a-tocoferol a forma antioxidante amplamente distribuda nos tecidos e no plasma. Encontra-se em grande quantidade nos lipdeos, e evidncias recentes sugerem que essa vitamina impede ou minimiza os danos provocados pelos radicais livres associados com doenas especficas, incluindo o cncer, artrite, catarata e o envelhecimento (HEINONEN et al., 1998). A vitamina E tem a capacidade de impedir a propagao das reaes em cadeia induzidas pelos radicais livres nas membranas biolgicas. Os danos oxidativos podem ser inibidos pela ao antioxidante dessa vitamina, juntamente com a glutationa, a vitamina C e os carotenides, constituindo um dos principais mecanismos da defesa endgena do organismo (RILEY, 1994). A vitamina E ocorre naturalmente em alimentos de origem vegetal, principalmente nos vegetais verde-escuros, nas sementes oleaginosas, nos leos vegetais e no germe de trigo. A ocorrncia natural dos ismeros da vitamina E diferencia-se entre os vegetais (SETIADIA, 2003). Alm de presente em alimentos vegetais, a vitamina E tambm encontrada em alimentos de origem animal, como gema de ovo e fgado. Os nveis plasmticos de vitamina E so dependentes da ingesto de alimentos que naturalmente contm essa vitamina, de alimentos fortificados e de suplementos de vitamina E e C. Estudo observou que indivduos de ambos os sexos, que ingeriam suplementos de vitamina E ou consumiam frutas frescas ou sucos naturais, apresentavam altos nveis de a-tocoferol plasmtico. Apesar de as frutas frescas e os sucos naturais no serem fontes de vitamina E, seu alto contedo de vitamina C, que tem a capacidade de regenerar a vitamina E que foi oxidada, aumenta o nvel plasmtico dessa vitamina (KANG et al, 2004). Para alcanar a atual recomendao (DRI, 2000) necessrio ingerir grande quantidade de alimentos ricos em cidos graxos insaturados, o que,

conseqentemente, aumentar a necessidade de vitamina E para prevenir a oxidao.


Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

Uma dieta rica em frutas e hortalias e reduzida em gorduras, provavelmente, contm menos de 15mg de a-tocoferol, a no ser que haja aumento da ingesto de leos, nozes e cereais integrais (TRABER, 1997). Estudos epidemiolgicos e clnicos vm evidenciando a eficcia da ingesto de doses de vitamina E acima das recomendaes na preveno e no tratamento de doenas. Contudo, os resultados ainda so inconsistentes e a dose supra nutricional que leva aos efeitos desejados ainda no foi estabelecida, embora se suponha que a dose necessria para alcanar tais efeitos seja muito maior que a recomendao da DRI de 2000 (KANG et al, 2004).. Segundo Schwenke (1998), os estudos populacionais sugerem que os nveis de vitamina E capazes de reduzir o risco de doena cardiovascular podem ser obtidos apenas por suplementao. A necessidade de alta ingesto contnua de vitamina E, via suplementao com cpsulas, vem sendo estudada na preveno do estresse oxidativo. Entretanto, alm da dose de vitamina E ingerida devem-se considerar as diferenas dos seus vitmeros, no que condiz biopotncia e ao metabolismo (SETIADIA, 2003).

Vitamina C
A vitamina C e um antioxidante hidrossolvel, que remove radicais O2 -, H2O2. A vitamina C tambm e importante na reduo do radical alfa-tocoferil em alfa-tocoferol (NAMIKI, 1990). Durante sua funo antioxidante o ascorbato sofre uma oxidao ate cido dehidroascrbico (forma oxidada da vitamina C) com a formao intermediaria do radical ascorbil, que relativamente pouco reativo. O cido ascrbico (vitamina C) um dos antioxidantes mais importantes em tecidos de mamferos, tendo sido demonstrado que ele eficiente na reduo da toxicidade de vrios xenobiticos (BANHEGYI, G. et. al 1997). A ingesto de vitamina C, entretanto comprovado como potente antioxidante encontrado em alimentos frescos, pela preveno do acmulo de radicais livres no organismo, que so os principais causadores do envelhecimento. Esta afirmao pde ser confirmada em um estudo realizado nos Estados Unidos, sobre ingesto alimentar e envelhecimento da pele. Foi mostrado que mulheres com menor ingesto de alimentos
Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

ricos em vitamina C, tinham a pele mais enrugada, seca e atrofiada, do que mulheres que tinham uma boa ingesto de alimentos com o nutriente. Maior ingesto de vitamina C, por isso, demonstrou um aumento na fotoproteo da pele. O estudo foi realizado com 4.025 mulheres com idade entre 40 e 74 anos (COSGROVE et al, 2007). Outra pesquisa com mulheres vegetarianas e no-vegetarianas avaliou qual dieta mais eficiente no controle aos danos oxidativos. O resultado encontrado foi que a dieta vegetariana, mais rica em antioxidantes, entre eles a vitamina C. O aumento do nvel plasmtico de vitamina C no organismo diminuiu os nveis de danos oxidativos, que so os maiores responsveis pelo envelhecimento. Tambm foi avaliado, que antioxidantes ingeridos atravs do consumo de alimentos, so mais eficazes na reduo dos danos no DNA, do que com a suplementao (KRAJOVIOV-KUDLKOV et al, 2008). A ingesto inadequada desta vitamina est vinculada com maior probabilidade no desenvolvimento de doenas relacionadas ao envelhecimento, como acidente vascular cerebral e problemas cardacos. O cido ascrbico diminui a glicao de protenas, com esta diminuio o processo de envelhecimento torna-se mais lento (BARTALI et al, 2003; NELSON et al, 2003; KRONE et al, 2004). Em um estudo realizado na Finlndia com uma populao de idosos fumantes do sexo masculino, observou-se que a suplementao de vitamina E associada a uma dieta com altos nveis de vitamina C, tornou-se benfica para este grupo populacional. Esta juno de vitaminas diminuiu os riscos de doenas relacionadas ao envelhecimento, refletindo em menores ndices de mortalidade. Os benefcios na combinao destas vitaminas ocorrem provavelmente, por ambas serem potentes antioxidantes, neutralizando assim processos de estresse oxidativo que so as principais causas do envelhecimento humano (HEMIL et al, 2009). Suplementao de antioxidantes por via oral, entre eles a vitamina C, na forma de cpsulas, so consideradas potentes seqestradoras de radicais livres. Este mtodo bastante utilizado pelas pessoas que no conseguem manter uma alimentao balanceada, necessitando desta maneira, suplementar os nutrientes que esto em carncias no seu organismo. Porm, a suplementao de vitamina C e outros antioxidantes, podem no ser benficos para o metabolismo (HERCBERG et al, 2007).
Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

Estudo relata que h uma maior incidncia de cncer de pele em mulheres que aderem a este tipo de suplementao, diferente dos homens. Isto pode ocorrer por causa da diferena metablica entre os sexos ou pela ingesto diettica diferenciada de ambos. Outra hiptese, que a suplementao de vitamina C em nveis elevados, quantidade no mostrada no estudo, podem fazer a vitamina agir como um proxidante, que desencadeia a produo de efeitos oxidativos, tendo assim, um efeito contrrio do esperado, causando assim danos na pele (HERCBERG et al, 2007). Em alimentos, Couto et al (2010) concluiu que as diferentes variedades de laranjas e tangerinas possuem variao significativa nos teores de vitamina C e capacidade antioxidante, e que as laranjas so mais ricas em vitamina C e possuem maior poder antioxidante que as tangerinas.

Flavonides
Estudos tm demonstrado que os compostos fenlicos so responsveis pela capacidade antioxidante de vrios frutos e vegetais, alm das vitaminas C, E e betacaroteno. (MCDONALD et al, 2001). Dentre os compostos fenlicos com propriedade antioxidante, destacam-se os flavonides que, quimicamente, englobam as antocianinas e os flavonides noantocianinas. As antocianinas so pigmentos solveis em gua, amplamente difundidas no reino vegetal e conferem as vrias nuances de cores entre laranja, vermelha e azul encontradas em frutas, vegetais, flores, folhas e razes (FRANCIS, 1989). Os flavonides no-antocianinas so pigmentos de cores branca ou amarela clara encontradas nos alimentos, que so importantes por atuarem na co-pigmentao das antocianinas (BOBBIO & BOBBIO,1995). Atualmente, existe uma tendncia mundial em usar pigmentos naturais como corantes para alimentos e entre eles destacam-se as antocianinas. Esse interesse tambm influenciado pelas observaes promissoras de seu potencial benfico sade decorrente de sua ao antioxidante (WANG et al., 2004). Embora o mecanismo de ao antioxidante dos flavonides no esteja totalmente esclarecido e possa variar de acordo com a estrutura qumica do composto
Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

(GUO et al., 1999), de modo geral, os flavonides so capazes de doar hidrognio para os radicais livres, estabilizando-os e impedindo o estresse oxidativo capaz de gerar danos tissulares ou morte celular (JOVANOVIC et al., 1998). Considerando que a gerao de radicais semiquinonas e quinonas pela apomorfina mediada por metais de transio (MILLER et al., 1990), possvel que a capacidade quelante dos flavonides tenha contribudo para sua atividade antioxidante. A ingesto diria de flavonides na populao brasileira (cerca de 23 mg/dia) excede quela de outros antioxidantes como a de b-caroteno (2-3 mg/dia) e vitamina E (7-10 mg/dia) (HERMANN, 2002). Assim sendo, os flavonides representam uma contribuio importante ao potencial antioxidante da dieta. Estudos epidemiolgicos mostraram relao entre o consumo de frutas e verduras e a proteo contra vrios tipos de cncer, doenas isqumicas e diabetes (COLDITZ, 1992). Embora outros estudos sejam necessrios, principalmente acerca do mecanismo de ao, absoro, metabolizao, excreo e toxicidade, a importncia dos flavonides como antioxidantes, tanto em dietas como em terapias de suplementao antioxidante deve ser evidente.

mega 3
Os componentes lipdicos, especialmente os cidos graxos, esto presentes nas mais diversas formas de vida, desempenhando importantes funes na estrutura das membranas celulares e nos processos metablicos. Em humanos, os cidos linolico (18:2n-6, AL) e alfa-linolnico (18:3n-3, AAL) so necessrios para manter sob condies normais, as membranas celulares, as funes cerebrais e a transmisso de impulsos nervosos. Esses cidos graxos tambm participam da transferncia do oxignio atmosfrico para o plasma sangneo, da sntese da hemoglobina e da diviso celular, sendo denominados essenciais por no serem sintetizados pelo organismo a partir dos cidos graxos provenientes da sntese de novo (YEHUDA et al, 2003). Os cidos graxos das famlias Omega-6 (-6) e Omega-3 (-3) so obtidos por meio da dieta ou produzidos pelo organismo a partir dos cidos linolico e alfalinolnico, pela ao de enzimas alongase e dessaturase. As alongases atuam
Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

adicionando dois tomos de carbono parte inicial da cadeia, e as dessaturases agem oxidando dois carbonos da cadeia, originando uma dupla ligao com a configurao cis. Os cidos graxos das famlias Omega 3 e 6 competem pelas enzimas envolvidas nas reaes de dessaturao e alongamento da cadeia. Embora essas enzimas tenham maior afinidade pelos cidos da famlia -3, a converso do cido alfa-linolnico em AGPI-CL fortemente influenciada pelos nveis de cido linolico na dieta (EMKEN et al, 1994). Assim, a razo entre a ingesto diria de alimentos fontes de cidos graxos -6 e -3 assume grande importncia na nutrio humana, resultando em vrias recomendaes que tm sido estabelecidas por autores e rgos de sade, em diferentes pases. Estima-se que a razo -6/-3 na dieta das pessoas que viveram no perodo que antecedeu a industrializao, estava em torno de 1:1 a 2:1, devido ao consumo abundante de vegetais e de alimentos de origem marinha, contendo cidos graxos -3. Com a industrializao, ocorreu um aumento progressivo dessa razo, devido, principalmente, produo de leos refinados oriundos de espcies oleaginosas com alto teor de AL e diminuio da ingesto de frutas e verduras, resultando em dietas com quantidades inadequadas de cidos graxos -3 (EMKEN et al, 1994). Estudos de interveno sugerem que suplementao de leo de peixe contendo 4.1g de EPA e 3.6g de DHA, por dia, em pacientes portadores de plipos adenomatosos, reduz a porcentagem de clulas na fase S da cripta da mucosa do clon (YEHUDA et al, 2003).

Nutriente Antioxidante Vitamina A Vitamina E

Vitamina C

Flavonides Omega 3 DMAE

Ingesto Oral - Diferenciao celular - Preveno cncer - Reduz risco cardiovascular - Preveno estresse oxidativo - Fotoproteo pele - Diminuio danos oxidativos - Impede estresse oxidativo - Diminuio trigliceridemia -

Uso tpico - Combate mudanas do envelhecimento - Antioxidante em filtro solares (danos UV) - Clareamento pele - Sntese colgeno - Antienvelhecimento - Ao lipoltica - Previne envelhecimento - Efeito lifting na pele

Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

Ch Verde CoffeeBerry Pycnogenol Genistena

- Reduo eritema -

- Fotoprotetora - Hiperpigmentao - Linhas de expresso - Reduo rugas - Fotodano

Tabela: Nutrientes antioxidantes estudados e possvel ao via ingesto oral e/ou cosmtica

NUTRICOSMTICOS
Legalmente considerados como produtos alimentcios, mas funcionando como cosmticos, os suplementos de beleza orais representam uma grande parte do mercado de suplementos dietticos, os quais so caracterizados como produtos constitudos de, pelo menos, um dos seguintes ingredientes: vitaminas, minerais, ervas e botnicos, aminocidos, metablicos, extratos ou combinaes dos ingredientes acima.

Durante dcadas, as empresas de cosmticos fabricaram cremes faciais e outros cosmticos que ofereciam a esperana em um pote. Mas, atualmente, um nmero cada vez maior de marcas de produtos de beleza est lanando a esperana em uma plula, em uma garrafa dgua ou at mesmo em um doce em barra. Os especialistas em mercado se referem a essa nova categoria de produtos para a pele como produtos de beleza interna ou nutricosmticos. Esses produtos incluem plulas, lquidos e lanches elaborados com substncias como a biotina, a niacina, os cidos graxos mega-3, a rom e o ch verde, entre outros, que prometem melhorar a aparncia da pele, do cabelo e das unhas, ou simplesmente, ter poder emagrecedor.

Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

Muitas definies e expresses tm sido usadas para descrever estes produtos que pertencem a uma categoria pouco clara entre cosmticos, medicina e alimentao. A Diretiva Europia 2002/46/EC os classifica na categoria dos gneros alimentcios e inclui uma lista de vitaminas e minerais autorizados, com seus devidos critrios de pureza; as doses maximais sero fixadas ulteriormente e, at o momento, a diretiva especifica apenas o conceito que explica como as dosagens sero determinadas. Um projeto para definir padres e harmonizar as alegaes oferecidas por esses complementos ainda est em discusso. Os suplementos dietticos com funes de cosmticos, tambm chamados de nutricosmticos tm como proposta melhorar o estado e as condies da pele, preparar a pele para exposio solar ou promover o emagrecimento. O seu objetivo no substituir os produtos cosmticos tpicos, cuja aplicao in situ propicia um efeito imediato e insubstituvel, mas sim, favorecer um contexto global condizente com a melhora da sade cutnea. Na realidade, o seu efeito mais freqentemente obtido aps um tratamento que dura de um a trs meses. Para apoiar as suas reivindicaes cosmticas, a sua efetividade na pele deve ser visvel, mensurvel e comprovada.

Os nutricosmticos solares
A exposio moderada ao sol fundamental para a sade, pois permite a formao da importante vitamina D, que ajuda na absoro do clcio pelos ossos. Por outro lado, a exposio excessiva radiao ultravioleta do sol promove graves alteraes cutneas, como o envelhecimento precoce, atrofia da epiderme ou hiperqueratose e doenas de pele, como o cncer de pele, alm de propiciar a reduo da imunidade da pele e de todo o corpo. Enquanto a sociedade relaciona pele bronzeada sade e beleza, necessrio enfatizar a importncia da preveno e uso dos fotoprotetores externos e internos (nutricosmticos); antes de se expor ao sol muito importante, tanto aplicao tpica de uma loo fotoprotetora quanto o uso dos novssimos filtros solares em cpsulas. Segundo as mais recentes pesquisas publicadas, o uso da terapia combinada fotoprotetor externo e interno a nova alternativa para o combate dos malefcios da exposio excessiva, especialmente para a populao que j apresenta algum risco.
Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

Os benefcios do uso dos filtros solares em cpsulas, segundo os estudos, to benfico que j est se tornando rotina obrigatria para quem se expe demasiadamente ao sol nos pases mais desenvolvidos.

Um mercado em ascenso
Um estudo realizado pela Kline & Company estima que o mercado global para nutricosmticos esteja na faixa de US$ 1 bilho e cresce rapidamente; nos prximos 5 anos, a taxa anual de crescimento dever continuar acima dos 10%. A fora motriz deste mercado no se trata, como poderia se esperar, de pessoas mais envelhecidas, mas sim a famosa gerao baby boomer, um grupo disposto a gastar bilhes anualmente em um esforo de manter uma aparncia jovem e saudavel. No Japo, existem lojas especializadas e lojas de departamento com sesses inteiras dedicadas exclusivamente aos suplementos cosmticos; na Europa, os nutricosmticos j so amplamente disponveis em farmcias. As grandes marcas de nutricosmticos so europias. Uma delas a Imedeen, fabricada pela empresa dinamarquesa Ferrosan A/S, desde 1991, e a outra a Innov, resultado de um casamento comercial, em 2004, entre os gigantes da cosmetica, LOral, e da alimentao, Nestl. A criao dos Laboratoires Innov por essas duas marcas mundiais mostra o quanto o mercado futuro deve ser promissor. Existem vrias outras empresas atuando neste mercado sendo que, as francesas esto se destacando mais, provavelmente pela tradio cosmtica.

A ANVISA enquadra os produtos nutricosmticos na categoria de alimentos funcionais, porque produzem efeitos metablicos ou fisiolgicos por meio da atuao de um nutriente na manuteno do organismo.

Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

Nutricosmticos no Mercado
Produto: Beautyin Imagem:

Utilizao:
Balas de colgeno, com vitaminas, com quatro diferentes sabores e benefcios. Caixinhas com 12 unidades. Bebidas com diferentes sabores sem acar, baixo sdio, nutrientes antioxidantes Preo mdio: Pacote Balas R$ 18,00 e Bebida R$ 7,00

Produto: Bioinova Imagem:

Utilizao:
Com licopeno: anti envelhecimento e da ao dos radicais livres Gelia real: rica em aminocidos, vitaminas C e E e colgeno hidrolisado, que hidrata a pele Preo mdio: R$ 48,00
Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

Produto: Imedeen Classic Imagem:

Utilizao:
Recomendado para usurias acima dos 25 anos de idade Vitamina C, zinco e um complexo biomarinho, melhora a qualidade da pele, deixando-a mais firme, hidratada, macia e luminosa. Suavizar linhas finas, rugas de expresso e manchas da pele. 2 comprimidos ao dia com gua Preo mdio: R$ 180,00 para 1 ms

Produto: Imedeen Time Perfection Imagem:

Utilizao:
Recomendado para usurias acima dos 40 anos de idade Associao de protenas de origem marinha, Lycophence GS (Licopeno + Procianidinas da Uva) e vitamina C. Protege e reestrutura a pele, estimulando a formao das fibras de colgeno e elastina presentes na derme. Preo mdio: R$ 230,00 para 1 ms

Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

Produto: Imedeen Tan Optimizer Imagem:

Utilizao:
Prepara a pele para a exposio ao sol e a protege envelhecimento precoce Melhora bronzeado, reduz a vermelhido e a sensibilidade durante a exposio solar, protege a pele contra o envelhecimento causado pelo sol, acelera o processo de bronzeamento Preo mdio: R$ 170,00 para 1 ms

Produto: Innov Imagem:

Utilizao:
LOral com a Nestl, concentrado com mega 3: refora e protege a pele contra as agresses de dentro para fora e ameniza consideravelmente a queda capilar, envelhecimento Contem Extrato de soja, Lactolicopeno (protenas do leite + licopeno) e Vit C. Preo mdio: R$ 110,00 para 1 ms

Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

Produto: Slim Shots Imagem:

Utilizao:
Cpsula feita base de leo de palma, que promete reduzir o apetite em at 30%, produzindo a sensao de saciedade no organismo. Preo mdio: R$ 130,00 para 1 ms

Produto: Nutryorac Imagem:

Utilizao:
Composto antioxidante apresentado em p, em caixas de 450 gramas, e sua frmula exclusiva contm vrios extratos botnicos concentrados. Consumido diludo em gua, sucos ou outros lquidos ou adicionados alimentos slidos. Preo mdio: R$ 48,00

Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

Produto: Rennovee Imagem:

Utilizao:
Nutrientes que estimulam a produo de colgeno, o aumento da sntese de queratina e fornece zinco quelado, selnio, vitaminas C, E e B6, fatores responsveis em proporcionar maior firmeza da pele e fortalecimento do cabelo e das unhas. Preo mdio: R$ 100,00 (para 1 ms)

Produto: Mustela Ps Parto Imagem:

Utilizao:
Para a mulher grvida, em cpsulas, aps dar a luz, readquirir o contorno e a firmeza do corpo. Vitaminas, minerais, leo de borragem (rico em mega 3) e extrato de abacaxi: drenante (inchao e o acmulo de lquidos) Preo mdio: R$ 50,00 (para 1 ms)
Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

Produto: Gelape Imagem:

Utilizao:
Colgeno hidrolisado, vitaminas e minerais. Pele: ingredientes que estimulam a sntese do colgeno dando sustentao, elasticidade e beleza sua pele. Cabelos: hidrata e melhora a estrutura dos cabelos, aumentando o brilho, reduzindo as pontas e estimulando seu crescimento. Unhas: hidrata e melhora a estrutura das unhas, propiciando uma melhora de sua aparncia, estimulando seu crescimento e tornando-as mais fortes. Preo mdio: R$ 40,00

Produto: Maxxi 30 Imagem:

Utilizao:
Cpsulas de Colgeno, com Vitamina C, Vitamnina E e Zinco que nutrem a pele de dentro para fora Recuperao da beleza e da tonacidade; Pele mais hidratada e uniforme; Melhor disposio fsica. Preo mdio: R$ 90,00
Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

Produto: Actmax Imagem:

Utilizao:
Potencializar a ao do Linolen AGE, otimizando ainda mais a queima de gorduras atravs do processo de metabolismo ativo 24 horas. Possui a ao de Agentes Lipotrficos e dos Ativos do Extrato de Gengibre que mantm o metabolismo totalmente ativado e que controlam o apetite, promete corpo mais definido e firme. Preo mdio: R$ 90,00

Produto: Nutrasil Imagem:

Utilizao:
Suplemento Bioativo a base de colgeno hidrolizado que tem como principal funo a formao de fibras que do sustentao pele. Assimilado pelo organismo, ajudando a retardar o envelhecimento e manter a elasticidade da pele. Preo mdio: R$ 95,00

Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

Produto: Viviscal Imagem:

Utilizao:
Potencializar o crescimento do cabelo existente, nos casos de queda de cabelo temporria nas mulheres. Principal ingrediente o AminoMarC um composto proteico de extractos marinhos misturados com slica orgnica solvel e fortificado com Vitamina C. Preo mdio: R$ 110,00

Produto: Nutricap Anti-queda Imagem:

Utilizao:
Para fortalecer e evitar a queda do cabelo. Suplemento alimentar base de activos vegetais e de minerais que ajudam a travar a queda dos cabelos e favorecem o seu crescimento. Preo mdio: R$ 55,00

Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

Referncias:
PEYREFITTE et al. Cosmetologia Biologia Geral. 1998. Martin RH: Relationship between risk factors, knowledge and preventive behaviour relevant to skin cancer in general practice patients in south Australia. Br J Gen Pract. 1995. De Benedictis et al., Mech. Ageing Dev. 122: 909-920, 2001. OBAGI, Zein. Restaurao e rejuvenescimento da pele. Rio de Janeiro: Revinter, 2004. McKEE, P. H.; CALONJE, E.; GRANTER, S. R. Psoriasis. In:_____. Pathology of the skin with clinical correlations. 3. ed. Philadelphia: Elsevier-Mosby,2005. Taylor, S.C. Skin of color: biology, structure, function, and implications for dermatologic disease. J. Am. Acad. Dermatol. 2002. Bailey, A.J. Molecular mechanisms of aging in connective tissues. Elsevier 2001. Steiner, D. As Influncias raciais e a pele. Cosmetics & Toiletries 1996. ARACTINGI, S. et al. Langerhans' cells are depleted in chronic graft versus host disease. Journal of Clinical Pathology, v. 50, n. 4, pp. 305-9, 1997. Uitto, J. Regulation of collagen gene expression. In Biochemistry of Collagen in Diseases. J. Uitto, moderator. Ann. Intern. 1986. Uitto, J., B. A. Booth, and K. L. Polak. Collagen biosynthesis by human skin fibroblasts. II. Biochim. Biophys. Acta. 1980. Juva, K., and D. J. Prockop. Modified procedure for the assay of 3H- or C'4-labeled hydroxyproline. Anal. Biochem. 1966. Bradford, M. M. 1976. A rapid and sensitive method for the quantitation of microgram quantities of protein utilizing the principle of protein-dye binding. Anal. Biochem. 72:248-254. Peterkofsky, B., and R. F. Diegelmann. 1972. Use of a mixture of proteinase-free collagenase for the specific assay of radioactive collagen in the presence of other proteins. Biochemistry. 10:988-994. CHIARELLO, Berenice; DRIUSSO, Patrcia; RADI, Andr Luis Maier. Fisioterapia Reumatolgica. Barueri SP: Editora Manole, 2005. REBELATTO, Jos Rubens; MORELLI, Jos Geraldo da Silva. Fisioterapia Geritrica. Barueri So Paulo: Editora Manole, 2005. RODRIGUES MR, ALMEIDA RT. Papel do responsvel pelos cuidados sade do paciente no domiclio um estudo de caso. Acta Paul Enferm, 18(1):20-4, 2005. Shuster S, Black MM, McVitie E. The influence of age and sex on skin thickness, skin collagen and density. Br J Dermatol 1975. Smith L. Histopathologic characteristics and ultrastructure of aging skin. Cutis 1989. Imayama S, Braverman IM. A hypothetical explanation for the aging of skin. Chronologic alteration of the three-dimensional arrangement of collagen and elastic fibers in connective tissue. Am J Pathol 1989. Yamauchi M, Prisayanh P, Haque Z, Woodley DT. Collagen cross-linking in sun-exposed and unexposed sites of aged human skin. J Invest Dermatol 1991. Pinell SR. Cutaneous photodamage, oxidative stress, and topical antioxidant protection. J Am Acad Dermatol 2003. Evans JR. Antioxidant vitamin and mineral supplements. Cochrane Database Syst Rev 2006. Richelle M, Sabatier M, Steiling H, Williamson G. Skin bioavailability of dietary vitamin E, caratenoids, polyphenols, vitamin C, zinc and selenium. Br J Nutr 2006. Khoosal D, Goldman RD. Vitamin E for treating childrens scars. Does it help reduce scarring. Can Farm Physician 2006. Heinrich U, Tronnier H, Sathl W, Bejot M, Maurette JM. Antioxidant supplements improve parameters related to skin structure in humans. Skin Pharmacol Physiol 2006. Cataps MLP, Santa Maria MLS, Lubiano A, Romero W, Gonzles S. Manifestaciones cutaneas de deficiencias nutricionales. Rev Chil Dermatol 2005.

Apostila Aperfeioamento em Nutrio Aplicada Esttica Mdulo 6 Ensino a Distncia

Вам также может понравиться