Вы находитесь на странице: 1из 4

A violncia na infncia como uma questo cultural

- 151 -

A VIOLNCIA NA INFNCIA COMO UMA QUESTO CULTURAL


THE VIOLENCE IN THE CHILDHOOD LIKE A CULTURAL MATTER LA VIOLENCIA EN LA INFANCIA COMO UNA CUESTIN CULTURAL

Janete Ricas1, Miguir Terezinha Vieccelli Donoso2, Mona Lisa Maria Gresta3

Mdica pediatra. Mestre e doutora em Pediatria. Docente do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 2 Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutoranda em Cincias da Sade (Sade da Criana e do Adolescente) pela Faculdade de Medicina da UFMG. Docente do Departamento de Enfermagem Bsica da Escola de Enfermagem da UFMG 3 Enfermeira do Centro de Terapia Intensiva Peditrica do Hospital das Clnicas da UFMG. Especialista em Terapia Intensiva. Mestre em Enfermagem.
1

PALAVRAS-CHAVE: Vio- RESUMO: Este texto discorre sobre como os diferentes padres culturais e os costumes que vigoram em pocas variadas impem s crianas realidades nem sempre justas. As autoras consideram que o lncia. Cultura. Criana. modelo de famlia construdo socialmente, a partir de determinadas crenas, que resultam em algumas situaes que podem ser caracterizadas como violncia. Por fim, sugerem que a cultura deva ser partilhada em consonncia com os diversos atores sociais e no, ser preservada de forma arbitrria.

KEYWORDS: Culture. Child.

Violence. ABSTRACT: This paper is about how the several cultural patterns and prevailing customs at different times impose on children realities that are sometimes unfair. The authors consider that the family model is socially constructed based on some beliefs which then result in some situations that can be characterized as violence. Finally, the authors suggest that the culture needs to be shared in harmony among the various social actors, rather than being preserved in an arbitrary way.

PALABRAS CLAVE: Violen- RESUMEN: Este artculo trata de como los diferentes patrones culturales y las costumbres que adquieren en diferentes epocas imponem a los nios realidades ni siempre justas. Las autoras consideran cia. Cultura. Nio. que el modelo de la familia s construida socialmente, a apartir de ciertas creencias, que resultan en situaciones que pueden ser caracterizadas como violencia. Finalmente, sugieren que la cultura deve ser compartida en concordancia con los diversos actores sociales, y no preservarse de forma autoritria.

Endereo: Janete Ricas Av. Alfredo Balena, 190 30.130-100 - Santa Efignia, Belo Horizonte, MG. E-mail: janricas@medicina.ufmg.br

Artigo original: Reflexo terica Recebido em: 05 de agosto de 2005 Aprovao final: 20 de fevereiro de 2006

Texto Contexto Enferm, Florianpolis, 2006; 15(1): 151-4.

- 152 -

Ricas J, Donoso MTV, Gresta MLM

INTRODUO
Em diferentes partes do mundo, a violncia na famlia vem assumindo um crescente papel nas estatsticas de morbi-mortalidade de mulheres, crianas e adolescentes.1 No Brasil, a violncia contra estes segmentos da sociedade atinge todas as camadas sociais, em toda sua diversidade cultural. Considerando-se que a violncia domstica e os maus tratos criana so relatos comuns ao longo da histria da civilizao ocidental, este aumento pode no ser real, mas sim, devido a mudanas culturais das ltimas dcadas e ao desenvolvimento da organizao dos sistemas de sade e social. As mudanas culturais tm sido no sentido de valorizao da mulher e da criana e de diminuio do poder do homem sobre a mulher e dos pais sobre a criana, o que leva mudana da percepo da violncia como algo natural e um direito legitimamente exercido do homem sobre a mulher e dos pais sobre a criana. O desenvolvimento da organizao dos sistemas de sade e social contribui para o aumento dos registros e da comunicao da violncia. Ao lado do aumento do acesso, a perspectiva de resposta social ao problema estimula a comunicao individual e coletiva das situaes de maus tratos. A lei do silncio vem lentamente sendo quebrada. A idia de que o lar o local de maior segurana e que confere proteo criana nem sempre correta. A literatura aponta que a maioria dos casos de maus tratos na infncia ocorre no ambiente familiar e permanece, em grande parte, silenciosa, inacessvel a observaes superficiais, no dirigidas para o problema.2,3 Esses fatos reforam a necessidade de aumento e aprofundamento nos estudos sobre violncia domstica. Paradoxalmente pensar que possa haver qualidade de vida em uma criana que vivencia ou j experimentou um trauma e pode-se afirmar que a preocupao com esse aspecto incomoda os profissionais que lidam com crianas.4 A violncia domstica tem determinao complexa, sendo conseqncia de interao entre fatores culturais, sociais e caractersticas individuais dos cuidadores e da criana. No mbito cultural, alm da aceitao da idia de propriedade da criana pelos pais, vem prevalecendo, ao longo da histria, a compreenso do castigo fsico como recurso pedaggico. Culturalmente, ainda parece ser aceita a concepo de que o filho uma espcie de propriedade dos pais, e tudo o que estes fizerem ser em legtimo benefcio da prole.5 Este padro cultural contrape-se idia de reconhecimento da criana como um indivduo, com suas vontades prprias e seu direito ao exerccio da cidadania.

Historicamente, a idia de cidadania foi construda concomitantemente idia de excluso social. Fazendo-se uma leitura do que tem sido considerado como crime, observa-se que as definies e as punies no so as mesmas, quando se trata de indivduos de diferentes raas, classes sociais, escolaridade, gnero, etc.6 Sem condies de defender por si mesma os seus direitos, a criana nitidamente apresenta desvantagens em relao ao adulto. O exerccio de seu direito cidadania encontra-se dependente do comportamento do adulto. Hoje se sabe que as situaes social, emocional e comportamental de uma criana no so simplesmente um resultado inexorvel de caractersticas inatas, mas tambm dependem de influncias do meio social, histrico e cultural nos quais esto inseridas. O respeito criana e a garantia de seu reconhecimento como cidad perpassa por questes que vo alm da no utilizao do castigo corporal. Muitas vezes, so aplicados castigos sob formas veladas, com alto grau de violncia psquica, em nome da manuteno de costumes e bons hbitos, arraigados em determinadas sociedades. Este texto tem o objetivo de promover reflexes acerca da violao dos direitos da criana como ser humano, praticada sob diferentes formas e vista sob diferentes ticas.

VIOLAO DOS DIREITOS DA CRIANA VERSUS CULTURA


Os diferentes padres de tica e esttica, as crenas religiosas e os costumes vigentes em determinadas pocas e locais, historicamente impuseram s crianas - principalmente s do sexo feminino, realidades nem sempre justas. Atitudes simples, como por exemplo, perfurar as orelhas de menina recm nascida para introduo de brincos comuns no nosso meio - podem ser interpretadas como violao dos direitos da criana, uma vez que ela no foi consultada sobre sua concordncia em sentir dor para parecer mais bonita, aos olhos dos adultos. Relembra-se que, ao contrrio do que se pensava h dcadas atrs, atualmente sabese que o recm nascido sente dor. O sentimento de pleno poder dos pais sobre a criana formado na sociedade em que estes se inserem, pois o modelo de relao intrafamiliar socialmente construdo a partir de exigncias, padres e permisses de determinada poca em determinado local. Podem-se tomar como exemplo as meninas chinesas, no incio do sculo XX. As mesmas tinham seus ps
Texto Contexto Enferm, Florianpolis, 2006; 15(1): 151-4.

A violncia na infncia como uma questo cultural

- 153 -

amarrados, para que se mantivessem pequenos.7 Na Roma antiga, a criana era considerada propriedade do pai, e tal como defendia Aristteles na Grcia antiga, como no era possvel ser-se injusto com a sua prpria propriedade, nenhum comportamento do pai para com os filhos poderia ser interpretado como injusto. O pai detinha sobre eles o direito de vida e de morte. Sendo assim, o infanticdio era uma prtica bastante recorrente, quer por motivos religiosos atravs do sacrifcio das crianas, quer para eliminao de filhos ilegtimos ou no desejados ou simplesmente para controle da natalidade.8 Estas concepes e hbitos permaneceram durante sculos na civilizao ocidental, sendo tolerada mesmo pela Igreja Catlica na Europa, no auge do cristianismo. At o sculo XVII, a Igreja negava a existncia da alma s crianas pequenas, que desta forma poderiam ser assassinadas sem que isto constitusse pecado.9 O abandono de bebs na Frana urbana era uma realidade no sculo XVII.10 Nessa poca, a maioria das crianas era enviada ao campo, logo aps o nascimento, aos cuidados de amas de leite. Estas crianas eram devolvidas aos pais somente trs ou quatro anos aps, quando sobreviviam. O cuidado com as mesmas na moradia das amas era extremamente precrio. Tais amas deixavam transcorrer semanas sem mudar certas roupas da criana ou a palha em que as deitavam. Como estas amas eram pobres e tinham seus prprios filhos para amamentar, a dieta das crianas confiadas a elas era complementada com qualquer alimento disponvel, como po que mastigavam previamente, castanhas trituradas ou po pesado embebido em vinho. A autora ressalta que este abandono de bebs ocorria em todas as classes sociais, sendo culturalmente aceito pela sociedade da poca. Vrios pases da frica e do Oriente Mdio ainda realizam a infibulao, prtica de mutilao sexual em meninas. Esta prtica cruel deixa sinais profundos nos aspectos fsicos e emocionais, pois alm da exposio ao ritual dolorido e isento e de normas asspticas, ainda retira da mulher o direito ao exerccio pleno de sua sexualidade. Tambm nos meninos a circunciso pode ser considerada uma forma de mutilao sexual. Esta praticada em cinco continentes, por cerca de um bilho de muulmanos, milhes de cristos, dezesseis milhes de judeus, e um nmero indeterminado de animistas.11 Os diferentes padres culturais existentes no mundo ainda dificultam as comparaes internacionais de dados sobre maus tratos, pois nem tudo o que considerado abuso no nosso meio, tambm o em
Texto Contexto Enferm, Florianpolis, 2006; 15(1): 151-4.

outros pases. Por exemplo, em 1994, a Suprema Corte Inglesa votou uma lei no sentido de permitir s babs o castigo fsico aplicado s crianas sob seus cuidados.12 Ressalta-se que na Inglaterra, somente agora que se iniciaram discusses sobre o direito dos professores de castigar fisicamente seus alunos, fato teoricamente inadmissvel no Brasil.

CONSIDERAES ACERCA DA QUESTO CULTURAL


A palavra cultura tem vrios significados. Este termo pode ser conceituado como conhecimentos adquiridos que as pessoas usam para interpretar experincias e gerar comportamentos sociais.13:55 Nos grupos culturais se concentram inmeros hbitos, princpios morais, valores, associaes e reaes emocionais partilhados pela maioria de seus membros. H ainda aspectos como linguagem, indumentria tpica, ocupaes reservadas s s mulheres, s aos homens ou s s crianas. O comportamento dos grupos sociais traduz valores, hbitos e conhecimentos de sua cultura. Embora haja indcios de que outros animais alm do ser humano possam ser portadores de cultura, nos agrupamentos humanos evidente a criao e a transmisso cultural. Os hbitos, idias e tcnicas compem um conjunto atravs do qual os diferentes membros de uma sociedade convivem e se relacionam. O homem o resultado do meio cultural em que foi socializado.14 No que se refere criana, esta, desde o momento em que nasce, est submetida aos valores culturais do grupo a qual pertence, e est exposta aos padres e hbitos pr-estabelecidos pela famlia. A cultura se renova com constante, mas lento e progressivo abandono e adoo de hbitos, crenas e idias. Mulheres, negros e crianas historicamente sempre estiveram em posio de inferioridade. At meados da dcada de 1930, as mulheres brasileiras no votavam, e essa era uma questo culturalmente aceita. A cultura escravagista tambm era bem aceita no Brasil (e ainda o , em alguns casos) at o final do sculo XIX. A cultura ocidental tem, entretanto, abandonado progressivamente a escravido humana como direito de alguns, legalmente reconhecido. Este fenmeno de adoo de novos hbitos, crenas e idias tem atingido progressivamente vrios segmentos sociais e dentre eles, o das crianas. No Brasil, embora ainda de forma tmida, vm sendo criados mecanismos para assegurar direitos definidos na dcada de 1990, no Estatuto da Criana e do Adolescente. Mesmo sendo parte de um processo to antigo, os maus-tratos criana vm des-

- 154 -

Ricas J, Donoso MTV, Gresta MLM

pertando maiores interesse e preocupao dos profissionais da sade e da educao somente a partir das ltimas dcadas. Por questes culturais e/ou conjunturais, durante muito tempo foram encarados pela humanidade como algo normal.

4 Souza LJEX, Barroso MGT. Qualidade de vida na criana acidentada. Texto Contexto Enferm. 1999 Set-Dez; 8(3): 308-17. 5 Deslandes SF. Prevenir a violncia; um desafio para profissionais de sade. Rio de Janeiro: FIOCRUZ; 1994. 6 Pitanguy J. Gnero, violncia e direitos humanos. Promoo da Sade, 6. Braslia: Ministrio da Sade; 2002. 7 Lopes MVG, Tavares Junior PA. Maus-tratos: 57 observaes em enfermarias. Pediatria Moderna. 2000. Out; 36(10): 684-8. 8 News and analysis on line publication. Exposio de motivos [citado em 2004 Set 13]. Disponvel em: http:/ /port.pravda.ru/portugal/2003/02/27/1353.html 9 Aris P. Prefcio. In: Aris P. A histria social da criana e da famlia. Rio de Janeiro: Guanabara; 1981. p.17. 10 Badinter E. Um amor conquistado: o mito do amor materno. Rio de Janeiro: Nova Fronteira; 1985. 11 Circunciso; enfibulao [citado em 2004 Set 14]. Disponvel em: http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/ 12 Parker R. A fora da fragilidade. In: Parker R. A me dividida: a experincia da ambivalncia na maternidade. Rio de Janeiro: Record: Rosa dos Tempos; 1997. p.25291. 13 Gresta MM. A espera que mata: a trajetria dos pacientes submetidos ao transplante heptico [dissertao]. Belo Horizonte (MG): Escola de Enfermagem da UFMG; 2000. 14 Laraia RB. O desenvolvimento do conceito de cultura. In: Laraia RB. Cultura: um conceito antropolgico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor; 2004. p.30-52. 15 Barison MS. Famlias envolvidas em situao de maustratos contra a criana e o adolescente [citado em 2004 Dez 15]. Disponvel em: http://www.dhnet.org.br/ denunciar/torturar/textos/nilton html

CONSIDERAES FINAIS
H uma conexo entre quase todos os casos de maus tratos contra a criana e a cultura (crenas, valores, hbitos) do grupo. No nosso meio, um trao cultural importante parece ser ainda a admisso do direito sem limites dos cuidadores sobre a criana, o que leva ao abuso de poder do mais forte sobre o mais fraco. A violncia contra a criana um fenmeno peculiar, extenso e intenso, que merece estudos aprofundados e bem contextualizados, dada diversidade cultural, social e econmica dos subgrupos, mesmo num pas de cultura considerada relativamente homognea como a nossa. Enquanto fenmeno humano assume qualidade e intensidade caractersticas num dado momento histrico dos grupos, e s pode ser entendida pela formao ideolgica da sociedade, concomitante a uma anlise de sua conjuntura social, econmica e poltica.15

REFERNCIAS
1 Reichenhein ME, Moraes CL. Adaptao transcultural do instrumento parent-child conflict tactics scales (CTSPC) utilizado para identificar a violncia contra a criana. Cadernos de Sade Pbl. 2003 Nov-Dez; 19(6): 1701-12. 2 Kristen CH, Oliveira MS, Flores RZ. Violncia contra crianas e adolescentes na Grande Porto Alegre. In: Brasil, Ministrio da Sade. Violncia domstica. Braslia: UNICEF; 2000. p.104-17. 3 Cavalcanti AL. Maus- tratos infantis: aspectos histricos, diagnstico e conduta. Pediatria Moderna. 2002 Set; 38(9): 421-6.

Texto Contexto Enferm, Florianpolis, 2006; 15(1): 151-4.

Вам также может понравиться