Вы находитесь на странице: 1из 9

Centro de Formao e Inovao dos Profissionais de Educao

Escolas do Alto Lima e Paredes de Coura

A Biblioteca Escolar 2.0


Oficina de Formao online (e-learning Moodle do Cenfipe) Formadora: Maria Raquel Medeiros Oliveira Ramos

11 de janeiro a 02 de maio de 2012 EBS Diogo Bernardes Ponte da Barca (sesses presenciais)

Formando: Lus Manuel Meira Arezes

Reflexo Crtica
Biblioteca 2.0: ela centrada no usurio; uma experincia multimdia; rica socialmente; e comunitariamente inovadora. Tambm se admite uma definio focada para o termo: A aplicao de interatividade, colaboratividade, e tecnologias multimdia baseadas em web para servios e colees de biblioteca. A melhor conceo de Biblioteca 2.0 neste momento seria uma interface de rede social que o usurio desenha. Isto , um OPAC personalizado que inclui acesso a MI, alimentadores RSS, blogs, wikis, tags, e perfis pblicos e privados dentro da rede da biblioteca. Isto realidade virtual da biblioteca, um lugar onde algum pode no apenas procurar por livros e revistas, mas interagir com uma comunidade, com um bibliotecrio, e compartilhar conhecimento e entendimento com eles. Biblioteca 1.0 levou colees e servios esparsos para um ambiente online, e Biblioteca 2.0 ir levar o pacote completo de servios de biblioteca para um meio eletrnico. A biblioteca tem tido presena na web por muitos anos, e com a Biblioteca 2.0 seus usurio sero convidados a entrar nela.
MANESS, Jack M., traduo do original Library 2.0 theory: Web 2.0 and its implications for libraries, publicado na Webology, v.3, n.2. Disponvel em: < http://www.webology.ir/2006/v3n2/a25.html > e na plataforma Moodle, materiais da 2. sesso, p 52. Traduzido por Geysa Cmara de Lima Nascimento geysa_flavia@hotmail.com e Gustavo Henrique do Nascimento Neto gustavohenn@gmail.com.

1. Motivos de interesse na ao de formao

A Biblioteca Escolar 2.0: online foi uma oficina extremamente pertinente, tantos so os desafios educativos que as novas ferramentas proporcionadas pela Internet nos colocam. No adianta fazermos de conta que nada est a acontecer e blindarmo-nos, teimosamente, na muralha das prticas pedaggicas que quase ignoram o mundo maravilhoso que a World Wide Web nos oferece distncia de um simples clique, ou numa abordagem do papel da BE que no tem nada a ver com a misso que ela atualmente chamada a exercer. Mas tambm igualmente errado que a nossa prtica docente neste domnio seja pautada pela improvisao simplista e por um amadorismo ridculo, no dominando, adequadamente, esta(s) nova(s) ferramenta(s) educativa(s), a sua linguagem, os seus processos, as suas potencialidades. Porque, se assim o fizermos, no estaremos altura da nossa responsabilidade profissional de educadores. Conhecer e e explorar ao mximo as novas tecnologias da informao e comunicao (web 2.0) na prtica docente (Grupo 300) e no trabalho desenvolvido pela BE, estrutura onde exero a tarefa de professor bibliotecrio, constitui, por isso, um desafio inadivel e um imperativo tico-profissional Ora, este um admirvel mundo sempre novo, capaz de nos surpreender, permanentemente, com novos produtos, com ferramentas inditas que desafiam novas competncias e proporcionam novos ambientes e novos contextos de trabalho e de aprendizagem.
Lus Arezes Reflexo Crtica: A BE 2.0 Page 2

No meu caso pessoal, foi o que aconteceu com esta formao que me proporcionou uma oportunidade de ouro para me familiarizar com um conjunto muito interessante de ferramentas web riqussimas em potencialidades pedaggico-didticas. O interesse da ao afigura-se, portanto, bvio, tal a necessidade de uma permanente aprendizagem, para ir aproveitando/rentabilizando, de uma forma ativa e criativa, novas ferramentas, cada vez mais ao alcance de alunos e das famlias, na dinamizao de processos educativos e na operacionalizao do plano de ao da BE. Por tudo isto, penso que este tipo de oficina de formao foi e continuar a ser muito pertinente e oportuno, no s para se cumprir a formalidade da certificao de competncias TIC, mas, sobretudo, pelo manancial de informao e de oportunidades que divulga, pelos novos horizontes que rasga e pelas implicaes pedaggico-didticas que desencadeia. Porque o professor no pode ser um analfabeto tecnolgico, nem um iletrado neste domnio! E a escola do presente j um espao em que professores, alunos e pais esto (inter)ligados ou podem estar , atravs da Internet, partilhando informao e construindo conhecimento de uma forma muito fcil, rpida e interativa.

2. Apreciao crtica das vertentes terica e prtica A Biblioteca Escolar 2.0: online foi uma experincia exigente, mas muito produtiva, porque se revestiu de uma componente eminentemente prtica. De facto, exceo das tarefas solicitadas na 2. sesso, todas as outras se traduziram em trabalhos desenvolvidos numa perspetiva prtica, situao que, em grande parte, contribuiu para que a oficina acabasse por se transformar num desafio muito estimulante. Concretamente, qualquer tarefa exigiu a integrao perfeita destas duas vertentes, pois, tendo por base uma reflexo cuidadosa a partir do estudo da bibliografia obrigatria proposta, avanava-se, depois, para o trabalho prtico que, em muitos casos, obrigou a um esforo colaborativo com colega(s) prximo(s) fisicamente, a pedidos de apoio junto de colegas de Informtica, ou, ento, partilha de informao na plataforma Moodle, recorrendo ajuda de colegas formandos e da prpria formadora. Quer dizer, o trabalho de qualquer sesso implicou, numa primeira fase, um enquadramento terico da(s) temtica(s) nuclear(es) do trabalho a desenvolver, para, numa segunda fase, se avanar para o exerccio prtico, aprendendo fazendo, isto , elaborando tarefas que exigiam uma pesquisa, reflexo e aplicao dos contedos em causa. A possibilidade da operacionalizao do trabalho acontecer em grupo, tendo como referncia os professores bibliotecrios da mesma Escola/Agrupamento, foi tambm muito feliz, no s porque como bvio proporcionou a construo de tarefas partilhadas no

Lus Arezes Reflexo Crtica: A BE 2.0

Page 3

mbito de uma abordagem colaborativa, mas tambm porque favoreceu o debate e contribuiu para aprofundar a reflexo e para desvendar novas e mais rpidas possibilidades prticas. Alm disso, os formandos foram sempre desafiados a tecer comentrios aos trabalhos dos colegas e a oferecer contributos para o debate, pelo que a grande preocupao centrouse, de facto, no aprofundamento dos conhecimentos/competncias, de uma forma dinmica e interativa, aliado a uma reflexo crtica, sria e sustentada, sobre as ferramentas a rentabilizar no quadro do novo paradigma da BE 2.0. A formadora mostrou-se sempre disponvel e atenta, nunca se poupando a esforos e reforando, permanentemente, os laos de cooperao e uma atitude favorvel ao trabalho. Alis, os relatrios sobre as tarefas desenvolvidas em cada sesso so o testemunho disso mesmo, merecendo um justo aplauso as suas consideraes no que diz respeito ao incentivo e ao enaltecimento da qualidade dos trabalhos e do empenho e dedicao dos formandos.

3. Trabalho realizado

A ao decorreu ao longo de nove sesses, com a primeira e a ltima a serem presenciais (EBS Diogo Bernardes, em Ponte da Barca). Todas as outras aconteceram em regime de formao online com suporte na plataforma de e-learning Moodle do Cenfipe: http://moodle.espl.pt/login/index.php. Na 1. sesso, presencial (2 H), realizada no dia 11 de janeiro, depois de uma apresentao do grupo, tendo em vista um melhor conhecimento recproco, a formadora deu conta dos objetivos, contedos, tarefas/trabalhos a realizar durante a oficina, critrios de avaliao e calendarizao das sesses. Num segundo momento, foram tecidas algumas consideraes sobre o funcionamento e a utilizao da plataforma Moodle e desenvolvida uma reflexo sobre a especificidade da formao online (vantagens e dificuldades) e a questo da Web 2.0 e Biblioteca Escolar 2.0, sendo ainda disponibilizado o Manifesto do Bibliotecrio 2.0. Uma semana depois, abriu a 2. sesso (3 H), agora j online, centrada no aprofundamento da temtica geral da oficina a Web 2.0 e a Biblioteca Escolar 2.0 , destacando-se a definio de conceitos e suas implicaes na mudana da organizao, gesto e prestao de servios da BE e tambm o contacto com diversas ferramentas da Web e suas potencialidades, novos servios e novas formas de trabalho e espaos de aprendizagem, para proporcionar uma resposta em ambientes digitais adequada s novas solicitaes dos utilizadores. Foram propostas duas tarefas, devendo o formando realizar apenas uma. No meu caso, optei pela primeira, produzindo uma dissertao sobre a seguinte temtica: Que passos poderiam dar as nossas bibliotecas para se aproximarem de um modelo de Biblioteca 2.0?.
Lus Arezes Reflexo Crtica: A BE 2.0 Page 4

Posteriormente, numa segunda fase, participei no forum, comentando a reflexo da colega Lcia Barros e agradecendo o comentrio que Ana Barbosa fez minha dissertao. Na semana seguinte, 25 de janeiro, arrancou a 3. sesso (3 H), em que se estudou a operacionalizao dos diferentes aplicativos da Web 2.0, explorando-se os vrios indicadores de qualidade de stios educativos e ainda as questes dos contedos e servios que devem fazer parte de um stio de uma BE e da avaliao de pginas web de bibliotecas escolares, de acordo com os indicadores de qualidade de stios educativos. Foram levadas a cabo duas tarefas: construo de uma grelha de avaliao de stios, incluindo os diferentes parmetros de anlise indicados nos documentos disponibilizados para leitura e reflexo, e escolha de um stio de uma biblioteca escolar e respetiva avaliao, utilizando a referida grelha (esmiucei o stio da BE da EB 2.3 Padre Alberto Neto: http://www.percursos.net/becre/); seleo do trabalho de avaliao de um stio elaborado por um colega (escolhi o trabalho da Sandra Soares) e identificao sucinta de todos os aspetos passveis de serem melhorados. Para alm disto, indicao do endereo de um stio de uma biblioteca escolar considerado de qualidade (apresentei o da BE da EB 2.3 Padre Alberto Neto http://www.percursos.net/becre/). A 4. sesso (8 de fevereiro 3 H) continuou a trabalhar a operacionalizao dos diferentes aplicativos da Web 2.0, mas, agora, dedicando a ateno produo de contedos e conceo ou melhoria de um stio para a BE, aplicando conhecimentos previamente adquiridos e utilizando as ferramentas Google Sites ou Webnode. Das trs propostas de trabalho apresentadas, optei pela segunda e, considerando a possibilidade de a tarefa ser em grupo, realizei-a juntamente com o colega Renato Ferreira: partindo da informao fornecida sobre os indicadores de qualidade de stios educativos, identificamos os aspetos a melhorar no blogue da BE onde exero funes, procedendo, de seguida, s alteraes necessrias. O trabalho foi realizado, assim como a lista de itens que foram alvo de melhoria (cfr. http://www.bibliobarca.blogspot.com). A sesso seguinte teve incio a 23 de fevereiro (3H) e prosseguiu a temtica da operacionalizao dos diferentes aplicativos da Web 2.0: agregao de contedos e respetivas ferramentas, de um modo especial o Google Reader, compreenso das potencialidades destas ferramentas para o trabalho da BE e identificao do conceito de rede social virtual e suas potencialidades na educao e no trabalho da BE foram os aspetos trabalhados. Nesta sesso, foram realizadas duas tarefas. Na primeira, de carter prtico, acedendo ao Google Reader, subscrevemos, eu prprio e o professor Renato Ferreira, alguns stios interessantes, colocando, em seguida, no blogue da BE do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca onde somos bibliotecrios, uma aplicao que permite ao leitor subscrever feeds. A segunda tarefa, que pretendeu fomentar a interao entre o grupo, consistiu na participao num debate subordinado temtica Porqu usar uma rede social na biblioteca?. Neste contexto, dei o meu contributo, intervindo ativamente com um tpico para discusso que,
Lus Arezes Reflexo Crtica: A BE 2.0 Page 5

alis, despertou interesse junto dos colegas Jos Adriano Alves, Maria do Cu Igrejas, Ana Jlia Marques e Renato Ferreira (a todos respondi!), e comentando as posies apresentadas pelos colegas Paulo Bento e Paula Cerqueira. A 6. sesso (3H) comeou a 7 de maro, subordinada ao tema comunidades de aprendizagem e de prtica, tendo sido estudadas as questes relacionadas com a construo de atividades de aprendizagem com recurso aos dispositivos da Web em aplicao direta com o ambiente de sala aula, e ainda o wiki como plataforma de escrita colaborativa. Nesta sesso, houve a possibilidade de escolher uma de duas tarefas, ambas dizendo respeito participao ativa num wiki. Escolhi a primeira e, depois de me inscrever no Wikispaces, aceitei o convite para ser membro do wiki Clube de Leitura. Criei uma pgina nova com o meu nome e frente o tipo de leituras preferido (Literatura), editando a recenso, com foto da capa, do livro O Bom Inverno de Joo Tordo, da autoria da vencedora da fase distrital do CNL, uma vez que este romance entrou no concurso na fase final do ano passado. Inseri ainda um vdeo do youtube sobre o livro da minha vida de Carlos Pinto Coelho e uma rea de discusso. Numa outra fase, acedi pgina de colegas, nomeadamente, da Regina Azevedo, e participei no forum de discusso, expressando a minha opinio em relao ao livro O ltimo Segredo, de Jos Rodrigues dos Santos. Na 7. sesso (21 de maro 3 H), aprofundou-se a integrao dos RED (recursos educativos digitais) nas prticas de processo de ensino aprendizagem, bem como a disponibilizao da coleo ao pblico, atravs dos marcadores sociais e do catlogo coletivo. Para alm da familiarizao com os conceitos de social bookmarking, tags, tagging e folksonomias, trabalhou-se ainda a compreenso das potencialidades do social bookmarking na educao em geral e no trabalho da biblioteca em particular e exploraram-se as potencialidades do marcador social Diigo. No que diz respeito ao trabalho solicitado, foi pedida uma tarefa entre duas possveis. Optei pela que dizia respeito organizao e disponibilizao de RED, explorando as potencialidades do Diigo para organizar os recursos. Apesar de terem sido solicitados 50 recursos, devidamente indexados/etiquetados, de interesse para os utilizadores da BE, adicionei quase uma centena e meia, organizados de acordo com a CDU, e, depois, inseri-os, em nuvem, no blogue da biblioteca: http://www.bibliobarca.blogspot.com. A penltima sesso (11 de abril 3 H) foi dedicada elaborao do trabalho final, isto , produo da reflexo crtica e construo do porteflio digital, ilustrando, atravs de uma das ferramentas apresentadas (optei pelo Wikispaces), o processo de aprendizagem realizado ao longo da formao. A derradeira sesso (2 H), de novo presencial, est agendada para o dia 2 de maio, na Escola Bsica e Secundria Diogo Bernardes (Ponte da Barca), para apresentao dos trabalhos finais e avaliao da ao de formao.
Lus Arezes Reflexo Crtica: A BE 2.0 Page 6

4. Dificuldades sentidas e perspetivas de superao

O calendrio do curso distribuiu as sesses de uma forma equilibrada no tempo, ao longo de quase quatro meses, caindo por terra o risco de poder sair beliscada a sua produtividade, em virtude de os formandos, eventualmente, no terem o tempo adequado para a reflexo, para a pesquisa e para a realizao das tarefas prticas. Quanto ao trabalho propriamente dito, presenteou-me com as dificuldades prprias desta modalidade de formao baseada na autoaprendizagem e na autogesto e predominantemente centrada no trabalho individual, solitrio e autnomo. Uma vez ou outra, apareceu alguma dificuldade acrescida, como foi o caso, por exemplo, da tarefa em que fui solicitado a proceder ao aperfeioamento do blogue da BE, de acordo com os indicadores de qualidade de um stio educativo. Num determinado momento, sabia o que fazer, mas no como o fazer, por falta de pr-requisitos tecnolgicos e de competncias que me facultassem o uso de determinados ambientes online, pelo que surgiu alguma desmotivao. As dificuldades, no entanto, foram superadas, mediante a partilha e o trabalho colaborativo com o colega bibliotecrio do Agrupamento, o professor Renato Ferreira, com o recurso interao e comunicao com os restantes formandos e com a formadora e, tambm, atravs do pedido de apoio junto de um docente de Informtica. De qualquer forma, evidente que, nesta fase, o domnio das ferramentas web trabalhadas continua bastante rudimentar. Dir-se-ia que apenas foi dado o primeiro passo. Mesmo assim, est aberto o caminho, foram rasgados horizontes e traadas perspetivas, e, a partir de agora, sei o que devo fazer e o que quero, e sei onde posso ir buscar informao que me ajude a aprender, mais depressa e com mais segurana.

5. Apreciao global da ao de formao e implicaes

A explorao da Web, e sobretudo da Web 2.0, exige uma nova forma de pensar e de utilizar a Biblioteca Escolar, que se traduz numa gesto diferente dos recursos de informao e na possibilidade de oferta de novos servios: produo e partilha de contedos, comunicao, organizao e gesto.
RAMOS, Maria Raquel Medeiros Oliveira, AN2- A BE 2.0, p. 1. Trabalho disponibilizado na plataforma, 1. sesso.

Concluda a ao de formao, considero que o balano final muito positivo, j que se tratou de um trabalho oportuno e de uma experincia extremamente proveitosa, na medida em que me proporcionou uma preciosa iniciao num conjunto de ferramentas web, abrindome um leque diversificado de possibilidades a explorar no dia-a-dia da minha atividade profissional.
Lus Arezes Reflexo Crtica: A BE 2.0 Page 7

A reflexo e os trabalhos prticos desenvolvidos no mbito desta temtica da BE 2.0 certamente que deixaro e j esto a deixar marcas positivas, no sentido de prosseguir, de uma forma cada vez mais (cons)ciente e sustentada, o trabalho de reforo da promoo de novos ambientes digitais e de dispositivos tecnolgicos, tendo em vista o favorecimento de novos ambientes de aprendizagem, atravs, nomeadamente, da comunicao em rede, numa perspetiva ativa de partilha de recursos, trabalho colaborativo, experincias e construo coletiva do conhecimento. O paradigma da BE 2.0 , de facto, altamente potenciador de novas dinmicas pedaggico-didticas, pelo que, obviamente, novas prticas resultaro desta formao. E outras sero cada vez mais reforadas, porque fruto de uma consciencializao mais aprofundada. Todos os dias, temos de repensar estratgias e de reformular prticas pedaggico-didticas e os conhecimentos adquiridos e as reflexes partilhadas nesta oficina seguramente que vo potenciar novas e mais ricas abordagens no contexto do trabalho a desenvolver, sobretudo, no mbito da interveno a dinamizar pela Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos, para alm de terem sido apontados caminhos a aprofundar no mbito da opo estratgica de investimento prioritrio e cada vez mais consistente na promoo das literacias, ajudando os nossos alunos a aprofundarem a sua autonomia na construo do conhecimento, ao longo da vida. As implicaes/melhorias far-se-o sentir, preferencialmente, na prestao de servios da BE, ora criando, ora consolidando oportunidades de aprendizagem virtuais e ainda um trabalho em rede favorvel aprendizagem coletiva. A utilizao progressiva dos aplicativos da Web 2.0, tais como blogue, wiki, redes sociais, agregao e publicao de contedos, passaro a ser, cada vez mais, uma opo prioritria, tratando de os integrar nas prticas de sala de aula, em articulao com a Biblioteca. E o mesmo se diga da produo de contedos com recurso aos dispositivos da Web 2.0, de forma a difundir a informao para dentro e para fora do Agrupamento. No que diz respeito seleo de recursos educativos digitais a enriquecer a coleo Diigo disponvel no blogue da BE, continuarei, regularmente, a auscultar os diferentes grupos disciplinaares, para que indiquem os recursos de qualidade relacionados com as reas de ensino que lecionam. Em termos genricos, a Biblioteca Escolar 2.0: online serviu tambm para confirmar, ainda mais, a ideia de que fundamental aprender, diariamente, a usar a Internet e a tirar partido desta poderosa ferramenta, enquanto recurso de ensino-aprendizagem de grandes potencialidades. Neste contexto, no posso deixar de realar, em abono da verdade e da mais elementar justia, o notvel manancial de documetao disponibilizado na plataforma, ao longo da oficina, sobre as temticas abordadas. Trata-se de um conjunto de materiais muito rico que ser extremamente til na minha atividade profissional.
Lus Arezes Reflexo Crtica: A BE 2.0 Page 8

Enfim, so cada vez mais fascinantes os desafios e as potencialidades que o novo paradigma da web 2.0 nos proporciona. H pouco mais de 35 anos, um retalhista de microcomputadores de Dallas lanou um vaticnio que, na altura, pareceu demasiado arrojado: Um dia, em breve, todas as casas tero um computador. Ser to estandarte como uma retrete1. Esse dia j est a Que surpresas, agradveis, nos reservar o amanh?

6. Autoavaliao Da minha parte, concretizaram-se as expectativas, pelo que entendo que o balano da oficina de formao excelente. Foi extremamente gratificante a qualidade do meu desempenho, no s em termos de participao atempada, ativa e positiva em todas as sesses e nos diversos fora (forum caf, forum dvidas e forum social), mas tambm ao nvel do empenho e da dedicao que coloquei na elaborao dos trabalhos individuais e em grupo no caso com o colega Renato Ferreira, tambm professor bibliotecrio no Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca , na redao desta reflexo crtica e na construo do porteflio digital. Em sntese, tal como meu hbito nestas circunstncias, termino parafraseando Fernando Pessoa: claro que valeu a pena! At porque o admirvel mundo novo e sempre surpreendente das TIC e da BE 2.0 no coisa pequena. Bem pelo contrrio! Constitui um enorme desafio no contexto da escola actual

Ponte da Barca, 27 de abril de 2012.

O formando, Lus Manuel Meira Arezes (Professor bibliotecrio do Grupo 300)

Cfr. TOFFLER, Alvin, A Terceira Vaga, Edio Livros do Brasil, Lisboa, 1999, p. 140.

Lus Arezes Reflexo Crtica: A BE 2.0

Page 9

Вам также может понравиться