Вы находитесь на странице: 1из 4

1 Lei de Mendel Lei da segregao dos fatores independentes

Cada caracterstica determinada por dois fatores que se separam na formao dos gametas, onde ocorrem em dose simples

As caractersticas hereditrias so determinadas por fatores herdados dos pais e das mes na

mesma proporo; Tais fatores se separam na formao dos gametas; Conceitos importantes: - Gentipo e Fentipo - Diferena entre genes e alelos - Quadro de Punnett (Noes de estatstica) - Noes bsicas de meiose - Heredograma - Noes bsicas de estatstica (A regra do e e do ou) - Diferena entre heterozigoto e homozigoto 1 Sobre a relao entre gentipo, fentipo e ambiente correto dizer que o: a) Fentipo determinado exclusivamente pelo gentipo b) Fentipo determinado pelo gentipo em interao com o ambiente c) Gentipo determinado exclusivamente pelo fentipo d) Gentipo determinado pelo fentipo em interao com o ambiente 2 No cruzamento de dois indivduos heterozigotos Aa espera-se obter a) Apenas indivduos Aa b) Indivduos AA e aa, na proporo de 3:1, respectivamente c) Indivduos A e aa, na proporo 1:1, respectivamente d) Indivduos AA, Aa e aa, na proporo de 1:2:1, respectivamente 3 O cruzamento de dois indivduos heterozigticos para um gene com um alelo dominante e outro recessivo produzir descendncia constituda por: a) 100% de indivduos com o trao dominante b) 75% de indivduos com o trao dominante e 25% com o trao recessivo c) 50% de indivduos com o trao dominante e 50% com o trao recessivo

d) 25% de indivduos com o trao dominante, 25% com o trao recessivo e 50% com traos intermedirios. 4 - O Gene autossmico, que condiciona plos curtos em cobaias, dominante em relao ao gene que determina plos longos. Do cruzamento de cobaias heterozigotas nasceram 300 cobaias, das quais 240 tinham pelos curtos. Entre as cobaias de plos curto o nmero esperado de heterozigotos : (Justifique) a) 45 b) 60 c) 90 d) 160 e) 180 5 - Um homem normal, apresentando pais normais e um irmo albino, casou-se com uma mulher normal, cujo pai era albino. Considerando os casos familiares de albinismo, a probabilidade do casal ter um filho albino : (Justifique) a) 1/6 b) 1/4 c) 1/2 d) e) 2/3 6 - Primos em primeiro grau, aparentemente normais, casam-se e tm uma criana. Qual a probabilidade desta criana ser homozigota para determinado gene recessivo e raro, sabendo-se que o av comum aos seus pais era homozigoto para esse gene? (Justifique) a) 1/8 b) 1/32 c) d) 1/16 e) Nenhuma das anteriores 7 - O senhor Silva destro. De um primeiro casamento, com uma mulher tambm destra, teve um filho canhoto. O Sr. Silva casa-se, agora pela segunda vez, com uma mulher de gentipo idntico ao de sua primeira esposa, e deseja saber qual a probabilidade de, tendo dois filhos, serem ambos destros e do sexo masculino. Essa probabilidade : (Justifique)

a) b) 9/16 c) d) 9/64 e) 8 - (UnB 1992) O gene recessivo a mata os indivduos homozigotos aa ainda na fase embrionria. Sabendo-se que do cruzamento entre indivduos heterozigotos nasceram 60 descendentes, calcule o nmero esperado de filhotes heterozigotos. 09) (Osec-SP) Um gene : a) uma molcula de DNA. b) uma molcula de protena. c) um segmento de DNA que codifica uma enzima. c) um segmento de DNA que codifica uma molcula protica. d) uma seqncia de trs bases nitrogenadas.

10) (Cesgranrio) Um indivduo apresenta alelos para olhos azuis. Isso significa que esses alelos so encontrados: a) apenas nos gametas. b) apenas nas clulas das gnadas. c) em todas as clulas do corpo. d) em todas as clulas do globo ocular. e) apenas nas clulas da ris. 11 (Unb - 1993) A cor da pelagem em ratos condicionada por um par de genes alelos. Quando presente em dose dupla, o gene dominante, que produz a cor amarela, determina a morte do embrio. Analise as figuras abaixo:

Julgue os itens: (0) Pode dizer-se que a me cinza. (1) A proporo fenotpica encontrada na descendncia (2 :1) corresponde proporo 3 :1 modificada pelo gene letal. (2) O animal morto teria a cor amarela. (3) A segregao dos genes representados obedece 2 lei de Mendel. (4) O retrocruzamento de um indivduo amarelo F1 implicaria o aparecimento de um mesmo fentipo em todos os descendentes.

Вам также может понравиться