Вы находитесь на странице: 1из 17

M anto

do Intemperismo:

A crosta da Terra formada por rochas que nem sempre esto aflorando sua superfcie.Mas cobertas por um manto de material inconsolidado. Esse manto chamado de regolito ou solo (sentido lato). O manto de solo produto da ao do clima (umidade, temperatura, gelo, etc.) e da ao de organismos (razes, bactrias, etc.) sobre a rocha. A esse conjunto de processos se d o nome de intemperismo. Os processos intempricos que produzem o solo so chamados de pedognese. Solum + Saprolito = Solo ou regolito (manto de alterao). O conceito de solo varia de acordo com a cincia que o utiliza: agronomia pela fertilidade (edafologia), geologia e geografia pela evoluo e com;posio (pedologia), engenharia civil pela resistncia do material. Segundo TEIXEIRA et al (2009):O intemperismo o conjunto de modificaes de ordem fsica (desagregao) e qumica (decomposio) que as rochas sofrem ao aflorar na superfcie da Terra. Os produtos do intemperismo, que so a rocha alterada (tambm chamada de alterita ou saprolito) e o solo, esto sujeitos aos outros processos do ciclo suprgeno eroso, transporte e sedimentao os quais acabam levando denudao continental, com o consequente aplainamento do relevo. Os fatores que controlam a ao do intemperismo so o clima (variao sazonal de temperatura e distribuio das chuvas), o relevo, (que influi no regime de infiltrao e drenagem das guas), a fauna e a flora (fornecem matria orgnica para reaes qumicas e remobilizam materiais), a rocha parental (com resistncia diferenciada aos processos de alterao intemprica) e, finalmente, o tempo de exposio da rocha aos agentes intempricos. Em funo dos mecanismos predominantes de atuao, os processos so normalmente classificados em intemperismo fsico e intemperismo qumico. Entretanto, quando ocorre tambm a ao (fsica ou bioqumica) de organismos vivos ou da matria orgnica, proveniente de sua decomposio, o intemperismo denominado de fsico-biolgico ou qumico-biolgico (TEIXEIRA et al, 2009).

Intemperismo : o processo pelo qual as rochas da superfcie terrestre so alteradas ou levadas a se desintegrar pela ao do vento, da gua, do clima, ou ainda, por reaes qumicas ou biolgicas. Eroso: envolve o transporte de substncias fragmentadas de um local para outro, j o intemperismo ocorre em um local no havendo transporte de substncias fragmentadas, necessitando, assim, da eroso para transporte.
Intemperismo Fsico: Acontece quando a gua em seu estado lquido preenche os espaos das falhas e fraturas, quando acontece a baixa de temperatura essa gua muda seu estado fsico se congelando, fazendo com que os espaos se expandam modificando a rocha. Logo o intemperismo fsico compreende o esforo da dilatao e contrao da rocha por meio da alterao do estado fsico da gua.

Intemperismo Qumico: Oxidao: Sua ocorrncia tpica de "ambientes oxidantes", ou seja, os mais midos. mais comum nos ons Fe++ e no Fe++++++++++++. Sua evidncia mais clara manifesta-se na colorao avermelhada e amarelada das rochas e dos solos gerados pela intemperizao dessas rochas. Reduo: o processo inverso oxidao. O on Fe++ mantm-se na forma estvel. Ocorre preferencialmente em "ambientes redutores, que tambm so bastante midos, saturados de gua. O processo resulta em rochas e solos de colorao azulada, cinzenta ou esverdeada.

Hidratao: Esse processo ocorre a partir da entrada de molculas de gua na estrutura mineral, modificando-a e dando origem a um mineral diferente. Ocorre tambm em ambientes mais midos. Hidrlise: Sendo as rochas constitudas basicamente por silicatos, quando elas entram em contato com a gua, os silicatos sofrem hidrlise e dessa reao resulta uma soluo alcalina. Em um feldspato potssico, por exemplo, o hidrognio (H+) substitui por hidrlise o potssio (K+). Intemperismo Biolgico: Agrupam-se neste tipo os processos de intemperismo de rochas por ao de organismos. 0 papel dos organismos e determinado pela sua capacidade de assimilar vrios elementos da rocha em processo de alterao e, de produzir em seus metabolismos vrios agentes qumicos bastante ativos, como por exemplo, os cidos orgnicos. So processos de natureza fsica causados por organismos, entre outros, a presso de crescimento de razes, no caso destas estarem ocupando fendas de rochas. Assim, tambm animais escavadores tem papel importante ao facilitarem a remoo de materiais alternados.

Componentes do Solo
O solo formado e transformado ao longo do tempo atravs de processos que j conhecemos, denominado intemperismo, este dividido em trs formas, podendo ser qumico, fsico e biolgico. Logo entendemos que o solo ocorrer a parti da alterao que a rocha ainda inalterada ir sofrer por algum processo intemperico. Essa rocha inalterada vai sofre degradao e comear a ser transformada por conta do intemperismo, logo vo se formando camadas, que com o tempo vo dando origem a outras novas camadas.Contudo o desenvolvimento desse solo vai depender de alguns outros fatores, como clima, material de origem, quantidade de matria orgnica disponvel, relevo, tempo.

Composio do solo . O solo composto por diversos matrias que nele existem, matria orgnica, ar, gua, minerais, ctions bsicos e cidos. A matria orgnica que proveniente de folhas de arvores ou at mesmo de restos de animais em decomposio, o ar que encontra-se no chamados vazios, a gua que pode ser dos lenis freticos, infiltrao por conta da quantidade de chuva, ctions bsicos que so os nutrientes encontrados no solo que contribuem para a fertilidade do solo, os ctions cidos que ao contrario dos bsicos que ajudam, estes fazem com que a fertilidade do solo seja reduzida e os minerais que podem ser divididos em trs de acordo com seu tamanhos. A parte mineral do solo composta de : Areia: Partcula oriunda da ao de processos fsicos na rocha que tem baixa capacidade de reter gua e nutrientes. a maior dentre as trs partculas. Silte :Partcula oriunda da ao de processos fsicos na rocha. Tamanho intermedirio entre areia e argila. Baixa capacidade de reteno de gua.

Argila :Partcula oriunda da ao de processos qumicos e fsicos na rocha do intemperismo. Dependendo do tipo de argila, pode ter de altssima a baixa capacidade de reteno de gua.Alm da capacidade de troca catinica (CTC). Contudo o solo tambm formado pela matria orgnica, o hmus. A transformao dos compostos orgnicos em hmus denomina-se humificao.A matria orgnica formada de organismos, resduos de vegetais e de animais, em decomposio dando vida ao solo.Fazendo parte de sua constituio tambm os vazios a gua, a qual preencheria esses vazios na ocorrncias de chuvas. Essas guas que infiltra e permanecem no solo so conhecidas como: gua higroscpica: gua constitui pelculas muito finas volta das partculas slidas; gua fortemente retida por adsoro (na superfcie dos colides) no tem utilidade para as plantas; s pode sofrer translocao no estado de vapor (T: 100 105 C teor de humidade do solo);

gua capilar: gua fracamente retida; constitui pelculas em torno das partculas e preenche os microporos; gua no se move por ao da gravidade mas est sujeita a fenmenos de capilaridade no solo; pode ser absorvida pelas plantas; a maior parte est disponvel para as plantas;
Rocha matriz exposta Chuva, vento e sol desgastam a rocha formando fendas e buracos, com o tempo a rocha vai esfarelando-se Microrganismos se depositam nestes espaos, ajudando a decompor a rocha Ocorre acmulo de gua e restos dos microrganismos Microrganismos comeam a se desenvolver O solo vai ficando mais espesso.

Fatores de Formao do Solo


A gnese ou formao do solo explica porque um solo difere do outro na cor , na espessura , na textura , na capacidade de fornecer nutrientes s plantas , etc. formao cor, espessura, textura, s plantas. Solos so corpos naturais, ocupam pores na superfcie terrestre, suportam plantas e as edificaes do homem e apresentam propriedades resultantes da atuao integrada do clima e dos organismos, atuando sobre o material de origem, condicionado pelo relevo, durante um perodo de tempo(Soil Survey Staff, 1951). O solo no apenas o produto de alterao das rochas, tampouco um amontoado de partculas orgnicas e inorgnicas; O solo possui zonas de acumulao e de perdas, chamadas horizontes, que no existem no material de origem; O solo possui um perfil e um aumento de anisotropia comparado com o material de origem.

Material de origem fornece o material mineral Vegetao fornece compostos orgnicos Clima Relevo Afetam os processos pedogenticos Hidrologia Tempo perodo de atuao dos processos
Fatores que controlam o intemperismo: Clima: o fator que isoladamente, mais influencia no intemperismo. Mais do que qualquer outro fator, determina o tipo e a velocidade do intemperismo numa dada regio.Os dois mais importantes parmetros climticos, precipitao e temperatura, regulam a natureza e a velocidade das reaes qumicas. Temperatura: Climas ridos ou muito frio, a decomposio da rocha ser mas lenta, fornecendo ento materiais menos intemperizados; Solos pouco espessos, com menos argila e mais minerais primrios, que pouco ou nada foram afetados pelo intemperismo; pH neutro ou alcalino; Menor quantidade de MO e maior quantidade de ctions bsicos trocveis;

Relevo: regula a velocidade do escoamento superficial das guas pluviais (que tambm depende da cobertura vegetal) e, portanto, controla a quantidade de gua que se infiltra nos perfis, de cuja eficincia depende a eliminao dos componentes solveis. As reaes qumicas do intemperismo ocorrem mais intensamente nos compartimentos do relevo onde possvel boa infiltrao da gua, percolao por tempo suficiente para a consumao das reaes e drenagem para lixiviao dos produtos solveis.

A: boa infiltrao e boa drenagem favorecem intemperismo qumico; B: boa infiltrao e m drenagem desfavorecem intemperismo qumico; C: m infiltrao e m drenagem desfavorecem intemperismo qumico e favorecem a eroso;

Tempo: necessrio para intemperizar uma determinada rocha depende,principalmente da susceptibilidade dos constituintes minerais e do clima. Em condies de intemperismo pouco agressivas, necessrio um tempo mais longo de exposio s intempries para haver o desenvolvimento de um perfil de alterao.

Quanto mas grosso for o solo, mas desenvolvido, mas velho ele . E quanto mas fino, mas jovem, logo menos desenvolvido.

Material de origem: Depende da natureza dos minerais constituintes, de sua textura e estrutura.O granito mais resistente que um mrmore.A textura (porosidade) tambm influencia.Quanto mais tempo, o mineral demora para cristalizar-se, mais resistente ele e transforma.

mineral ou orgnico: material geolgico do qual o solo se origina fator de resistncia formao do mesmo (papel passivo ao do clima e organismos); Influencia a maior ou menor velocidade com que o solo se forma; regies tropicais: difcil identificao (efeitos geomorfolgicose retrabalhamento da superfcie); provenientes do substrato rochoso ou de fontes distantes;

O material de origem pode ser classificado quanto a origem:

Formado no local da rocha (residual) Transportado-Gelo (loess)-Gravidade (colvio)-gua-Vento (loess, areia) Acmulo de plantas (orgnico)

Perfil do Solo

Com o continuo desenvolvimento do solo ocorre a formao de camadas que so chamadas de horizontes. Estes horizontes vo se forma de acordo com as caractersticas de cada regio, dando origem no somente a diferentes horizontes mas tambm a diferentes tipos de solo. importante lembrar que horizontes diferentes de perfil do solo, horizontes so as camadas sobrepostas paralelamente a superfcie do terreno e formada a parti da ao combinada da pedognese e o perfil do solo seo vertical que, partindo da superfcie, aprofunda-se at onde chega a ao do intemperismo, mostrando, na maioria das vezes os horizontes dispostos.

(Horizontes foto tirada no trabalho de campo 2011.1 em nova Friburgo,RJ)

Horizontes: Horizonte O - Camada orgnica superficial. constitudo por detritos vegetais e substncias hmicas acumuladas na superfcie. Pode ser classificado em Oo Horizonte orgnico mas superficial, quando a matria orgnica ainda no est decomposta e Od quando a matria orgnica j esta decomposta. Horizonte A - Camada mineral superficial adjacente camada O ou H. o horizonte onde ocorre grande atividade biolgica o que lhe confere colorao escurecida pela presena de matria orgnica. conhecido como a camada mineral pois a que possu maior quantidade de minerais se comparados ao outros horizontes, isso porque o primeiro horizonte a se formar. Este horizonte tambm conhecido como Ap (arado) dividido em Ap1 que a terra recm revolvida e Ap2 que fica abaixo da Ap1, logo mas compacto. Horizonte E - Esse horizonte no est presente em todos os solos, porm quando h sua ocorrncia, est situado abaixo dos horizontes O e/ou A. Normalmente o horizonte mas claro devido a perda de material mineral por translocao para o horizonte que esta abaixo. Horizonte B Situa-se abaixo do horizontes A e/ou E. ele que recebe o material translocado e possu um maximo de desenvolvimento de cor e estrutura.

Horizonte C - Camada mineral de material inconsolidado correspondente ao saprlito, sendo assim o horizonte que vai apresentar pouca expresso de propriedades identificadoras de qualquer outro horizonte principal. Horizonte R - camada mineral de material consolidado, que constitui substrato rochoso contnuo ou praticamente contnuo, a no ser pelas poucas e estreitas fendas que pode apresentar (rocha).

Morfologia do solo
Morfologia do solo consiste o estudo da sua aparncia no ambiente natural, descrio dessa aparncia segundo caractersticas visveis a olho nu, ou prontamente perceptveis. A morfologia corresponde, portanto, anatomia do solo. O conjunto de caractersticas morfolgicas constitui a base fundamental para identificao do solo, que dever ser completada com as anlises de laboratrio (LEPSCH, 2002). Caractersticas
Cor do solo:

Pode-se dizer que a cor do solo corresponde a um atributo que serve como referncia obrigatria para a descrio morfolgica dos perfis e estudos de solos desde o advento da pedologia, sendo comum a utilizao de termos referentes a cores em vrios sistemas de classificao de solos (Barrn et al., 2000). A cor do solo resultante do conjunto de raios refletidos pelos diversos materiais minerais e orgnicos com diferentes cores que constituem o referido solo. Vale lembrar que o teor de umidade encontrado no solo e o poder de revestimento e pigmentao de determinados constituintes minerais ou orgnicos influenciam na cor do solo, mascarando a natureza dos constituintes do solo. Segundo LEPSCH (2002), a cor a caracterstica normalmente mais notada.

Textura: Constitui a fase mineral slida do solo, mede, em porcentagem, as propores de argila, silte e areia, e tem sido utilizada como sinnimo de granulometria.

Areia: provoca a sensao de aspereza Silte: provoca a sensao de sedosidade (semelhante ao talco) Argila: provoca a sensao de pegajoso Solos Arenoso - so permeveis, leves, de baixa capacidade de reteno de gua e de baixo teor de matria orgnica. Altamente susceptveis eroso, necessitando de cuidados especiais na reposio de matria orgnica, no preparo do solo e nas prticas conservacionistas. So limitantes ao mtodo de irrigao por sulcos, devido baixa capacidade de reteno de gua o que ocasiona uma alta taxa de infiltrao de gua no solo e conseqentemente elevadas perdas por percolao. Solos de Textura Mdia - So solos que apresentam certo equilbrio entre os teores de areia, silte e argila. Normalmente, apresentam boa drenagem, boa capacidade de reteno de gua e ndice mdio de erodibilidade. Portanto, no necessitam de cuidados especiais, adequando-se a todos os mtodos de irrigao. Solos argilosos - Possuem baixa permeabilidade e alta capacidade de reteno de gua. Esses solos apresentam maior fora de coeso entre as partculas, o que alm de dificultar a penetrao, facilita a aderncia do solo aos implementos, dificultando os trabalhos de mecanizao. Embora sejam mais resistentes eroso, so altamente susceptveis compactao, o que merece cuidados especiais no seu preparo, principalmente no que diz respeito ao teor de umidade, no qual o solo deve estar com consistncia frivel. Apresentam restries para o uso da irrigao por asperso quando a velocidade de infiltrao bsica for muito baixa.

Estrutura: A estrutura do solo consiste na disposio geomtrica das partculas primrias e secundrias; as primrias so isoladas e as secundrias so um conjunto de primrias dentro de um agregado mantido por agentes cimentantes. O ferro, a slica e a matria orgnica so os principais agentes cimentantes.A textura e a estrutura do solo influenciam na quantidade de ar e de gua que as plantas em crescimento podem obter. Porosidade do Solo: constituda pelo espao poroso, aps o arranjo dos componentes da parte slida do solo e que, em condies naturais, ocupada por gua e ar. As areias retm pouca gua, porque seu grande espao poroso permite a drenagem livre da gua dos solos. As argilas absorvem relativamente, grandes quantidades de gua e seus menores espaos porosos a retm contra as foras de gravidade. Apesar dos solos argilosos possurem maior capacidade de reteno de gua que os solos arenosos, esta umidade no est totalmente disponvel para as plantas em crescimento. Os solos argilosos (e aqueles com alto teor de matria orgnica) retm mais fortemente a gua que os solos arenosos. Isto significa mais gua no disponvel. Muitos solos do Brasil e da regio tropical, apesar de terem altos teores de argila, comportam-se, em termos de reteno de gua, como solos arenosos. So solos com argilas de baixa atividade (caulinita e sesquixidos), em geral altamente porosos. Muitos Latossolos sob cerrado apresentam esta caracterstica. Consistncia do solo: Solo mido: Friabilidade do Solo Solto; Muito frivel; Frivel; Firme; Muito firme; Extremam. Firme; Solo Molhado: Plasticidade e Pegajosidade;No plstico; Ligeiramente plstico; Plstico; Muito plstico;No pegajoso; Lig. Pegajoso; Pegajoso; Muito pegajoso; Solo Seco: Dureza ou tenacidade Solto; Macio;Ligeiramente duro; Duro; Muito duro; Extremamente duro;

Processos de formao do solo


Quando expostas superfcie, estas rochas ficam sujeitas condies ambiente muito diferentes daquelas em que se encontravam, com temperaturas e presses mais baixas, presena de organismos vivos e ar, etc. Devido estas modificaes, as rochas sofrem uma srie de transformaes por processos fsicos, qumicos e biolgicos, no sentido de entrar em equilbrio com estas novas condies, resultando no corpo diferenciado que chamamos solo. Os processo pedogenticos so condicionados pela combinao dos fatores de formao de solos.Os processos pedogenticos podem imprimir determinadas feies aos solos, observveis em um perfil ou corte. muito importante, ento, entendermos que existe um encadeamento, uma sucesso de fenmenos desde o inicio do intemperismo sobre a rocha ate a classe em que o solo se encaixa atualmente, porque esta compreenso nos habilita a fazer previses melhores do comportamento do solo em relao a determinado manejo. No estudo dos processos pedogenticos alguns conceitos so usados para indicar o comportamento geral dos materiais que compem em o perfil e/ou horizontes. Processos pedogenticos gerais: Adio: Diz respeito ao aporte de material do exterior do perfil ou horizonte do solo. Por exemplo: areia ou cinzas vulcnicas trazidas de outro local e depositados sobre o perfil. Remoo: o contrrio da adio, ou seja, o material removido para fora do perfil. Exemplo: lixiviao.

Transformao: Ocorre quando o material existente no perfil ou horizonte muda sua natureza qumica ou mineralgica. Exemplo: montmorilonita caulinita. Translocao: Ocorre quando o material passa de um horizonte para outro, sem abandonar o perfil. Exemplo: eluviao/iluviao. Processo pedogenticos especficos: Latolizao (ou Ferralitizao) um processo em que o intemperismo qumico, especialmente a hidrlise e a oxidao, e a lixiviao so muito intensos, ou atuaram durante um perodo bastante longo, gerando dessilicao mdia (MONOSSILIALTIZAO) ou forte ( ALITIZAO). Os solos onde este processo predomina este so ricos em caulintia e/ou xidos de Ferro e Alumnio, dependendo do grau (intensidade) da dessilicao. O perfil do solo geralmente profundo e homogneo e o gradiente textual, se existente, pequeno devido estabilizao dos argilominerais pelos xidos dificultando seu transporte para outros horizontes.

Podzolizao Este processo, frequente nas nossas condies tropicais, se refere gnese de solos podzlicos, e consiste na transferncia vertical de colides (principalmente inorgnicos, mas tambm orgnico em associao) e sua deposio em horizontes subsuperficiais. Este transporte se d, geralmente, em trs fases: a) disperso; b) transporte e c) deposio. Pode produzir gradiente textural no perfil (gnese do B textural), e ainda o aparecimento do horizonte E, de perda mais intensa de material. O horizonte onde existe perda de material (geralmente o A ou E) chamado de horizonte ELUVIAL, e o horizonte onde existe ganho ( o B textural) chamado de ILUVIAL. Os solos formados por este processo so chamados podzlicos. Solos da unidade de mapeamento So Pedro, utilizados nas aulas prticas so predominantemente formados por este processo. Alguns autores empregam este termo tambm para descrever um processo, raro nas condies tropicais, que origina horizontes espdico, tpico de ambientes temperados sob florestas. A decomposio do material orgnico deposita na superfcie do solo muito cida, formando complexos com o alumnio e ferro, que se solubilizam e so o transportados para zonas mais profundas no perfil, onde a acidez menos acentuada, precipitando-se. O horizonte que se empobrece com a sada do material chamado de lbico, porque fica bastante claro devido ausncia de materiais pigmentantes (xidos de ferro e matria orgnica) e o horizonte de acmulo chamado de espdico (reveja suas anotaes de aula de morfologia). Os solos assim formados so o chamados Podzis.

Gleizao um processo tpico de ambiente com condies de reduo, o que ocorre quando h saturao por gua na maior parte do tempo, sendo ento um indicativo desta condio. quando as condies so aerbicas, o aceptor final da cadeia respiratria dos microrganismos do solo oxignio, e sua eficincia na decomposio de materiais orgnicos pode chegar decomposio completa em CO2. Quando as condies so de excesso de gua (falta de oxignio), as populaes de microrganismos aerbios so substitudas por populaes de anaerbios, com menor eficincia na decomposio de materiais orgnicos e usando outros elementos como aceptores finais dos eltrons da cadeia respiratria. este fato gera duas consequncias importantes para a gnese do solo: o aumento na concentrao de agentes complexantes orgnicos e maior abundncia de eltrons no meio, havendo ento uma reduo intensa de Nitrognio primeiramente, e logo aps de Ferro e Mangans. Com isto, estes elementos so transportados para fora do perfil, e como os principais agentes pigmentantes so os xidos e matria orgnica, os horizontes superficiais ficam com colorao acinzentada, que a colorao tpica dos outros argilominerais que permanecem no perfil. Por isto, a colorao acinzentada no perfil um forte indicativo de drenagem lenta ou impedida.

Laterizao

um caso de extrema acumulao de Ferro, envolvendo reaes de hidrlise, oxireduo e soluo. Em alguns textos, este termo usado como sinnimo de Latolizao. Neste texto, reservamos o termo laterizao o para o processo que consiste na hidrlise e liberao do Fe+2 da estrutura de minerais primrios ricos em Ferro, seu transporte em soluo at locais aerados, onde o Fe se oxida, precipita e acumula. Ciclos alternados de umedecimento e secamento podem endurecer este material, formando as chamadas lateritas. Apresentam cor de laranja, tpica da ferrihidrita. Este material foi primeiramente descrito no sculo passado por um pesquisador ingls, que em uma viagem ndia observou que as pessoas de uma determinada aldeia cortavam em blocos, com a p, um material macio, deixando-os secar ao Sol, aps o que este endurecia irreversivelmente, sendo ento o usado para construo, e da o nome laterita, do latim Lter = TIJOLO. Na regio das Misses, no RS, pode-se encontrar algumas construes com este tipo de material. Morfologicamente, este processo pode gerar vrias feies, desde apenas colorao diferenciada no perfil (manchas), chamadas de mosqueados; ndulos macios, chamados plintita; at materiais extremamente duros, a laterita ou petroplintita.

Salinizao um processo que gera acmulo de sais solveis no perfil. Em condies naturais pode ocorrer por solubilizao de depsito de sais prximos superfcie pela gua que penetra no perfil e, na estao seca, se dirige superfcie por diferena de potencial. A gua evapora, deixando os sais depositados na superfcie. A irrigao com gua de m qualidade tambm pode produzir um efeito semelhante. Este processo fica caracterizado quando mais de 2% da CTC est saturada por sais e a condutividade eltrica maior que 4mS.

Sodificao ou solonizao um processo que resulta numa alta SATURAO da CTC por sdio. Na salinizao a presena de outros ons no desestabiliza a estrutura, mas neste caso o predomnio do sdio dispersa os argilominerais gerando um horizonte B textural impermevel chamado de B ntrico. Este processo caracterizado por um valor de pH entre 8,5 e 10, saturao de sdio na troca maior que 15% e condutividade eltrica maior que 4mS. Existem ainda outros processos de formao de solos de ocorrncia mais localizada (Paludizao, Carbonatao, Turbao, Ferrlise, etc), que no sero discutidos neste texto introdutrio, mas que podem ser facilmente encontrados na literatura.

Вам также может понравиться