Вы находитесь на странице: 1из 10

EEEFM Hildebrando Lucas Vitria - ES Projeto Interdisciplinar Meio Ambiente e Sustentabilidade

Educar o melhor caminho para prevenir !!!

Apresentao
Este projeto ser desenvolvido de forma interdisciplinar nas 3 etapas da Educao de Jovens e Adultos do turno noturno, abrangendo as 3 reas do conhecimento do Ensino Mdio. Ser desenvolvido durante o perodo de 23 de maro at o seu perodo de culminncia nos dias 4, 5 e 6 de junho de 2012, com a participao efetiva dos alunos mediada pela ao do professor. Desperdcio 1A - Fbio, Guanair e Nynnia. Fumo Sabo 1B - Jos Antonio e Mrio. gua 1C Yara e Marco. Aquecimento Global 2A - Magno e Almir. 2B - Marta e Juan. Sustentabilidade 3A - Ana Elisa, Amanda e Rose. 3B - Ana Elisa, Amanda e Rose.

Justificativa
Ao considerar as questes referentes aos problemas ambientais existentes na sociedade como: poluio, aquecimento global, desmatamento, acmulo de lixo, desperdcio, etc. Torna-se necessria a tentativa de buscar alternativas para minimizar as dificuldades encontradas no meio ambiente. Cabe ressaltar a importncia do processo de conscientizao quanto aos fatores apresentados no que tange a questo do desenvolvimento sustentvel. A importncia deste projeto efetiva-se com a participao dos alunos mediada pela ao do corpo docente e comunidade educativa.

Objetivo geral
Possibilitar uma educao voltada para os problemas concretos do meio ambiente atravs de enfoques interdisciplinares e de uma participao ativa e responsvel de cada indivduo.

EEEFM Hildebrando Lucas Vitria - ES Desperdcio


1A - Fbio, Guanair e Nynnia. Fumo Sabo Todos concordam que a Escola tem um papel fundamental em nossa sociedade, e certo que a sua importncia tem aumentado cada vez mais nas ltimas dcadas pela ampliao das possibilidades de melhorias que o espao escolar tem proporcionado em nossa sociedade. Por isso escolhemos o tema Desperdcio. 1- Tema: Desperdio 2- Subtema: O cigarro como desperdio Consumo, sade, economia e sustentabilidade 3-Objetivo Geral Promover um amplo trabalho de educao para prevenir e reduzir os problemas decorrentes do uso e comercializao do fumo nossa cidade e regio. 4- Objetivos Especficos 4.1 Levar ao aluno a uma maior conscientizao do uso de cigarro como um fator prejudicial a sade; 4.2 Enriquecer o currculo escolar com atividades prticas e tericas na explorao do tema transversal Educao Antidrogas; 4.3 Incentivar aos alunos a adoo de posturas e hbitos que valorizem uma vida saudvel, seja em casa, seja na Escola, e por onde eles forem; 4.4 Melhorar a qualidade do ensino, reduzindo os problemas dentro e fora da Escola; 4.5 Oferecer atividades voltadas para o desenvolvimento integral do ser humano, estimulando o aprendizado e o desenvolvimento de atitudes sociais positivas, tais como: disciplina, hierarquia, respeito ao prximo, tica, cooperao mtua, amizade, cidadania, entre outras;

EEEFM Hildebrando Lucas Vitria - ES


4.6 Despertar nos alunos o reconhecimento de valores positivos associados famlia, vida espiritual, aos estudos escolares, ao trabalho profissional, sade fsica e mental, ao respeito ao patrimnio pblico, s pessoas de modo geral, e s leis e demais normas; 4.7 Caracterizar o consumo de cigarro como desperdio econmico; 5- Atividade que sero executadas so: Trabalhar a questo do cigarro como um problema ambiental (1) leitura de textos de jornais e revistas para a sensibilizao; (2) debates e discusses; (3) vdeos sobre o tema; (4) amostra de cartazes. (5) Propagandas de cigarro para consumo e Propaganda de combate ao fumo para uma sade melhor Nos trabalhos que antecedem as aulas, assim como nas atividades posteriores, os professores deve estimular o pensamento crtico em relao ao assunto nessas discusses. Muitos alunos s vo ser sinceros se houver estmulo e sensao de que eles sero aceitos mesmo se tiverem opinies diferentes 6 -Estratgias de Ao: Diviso dos trabalhos em quatro grupos com os temas: consumo, sade, economia e sustentabilidade para pesquisas e apresentao em forma de exposio.

EEEFM Hildebrando Lucas Vitria - ES Desperdcio


gua-1B - Jos Antonio e Mrio. I-Objetivos 1- Estimular a mudana prtica de atitudes e a formao de novos hbitos com relao utilizao da gua e favorecer a reflexo sobre a responsabilidade tica de nossa espcie com o prprio planeta como um todo. 2- Divulgar a importncia da preservao dos recursos hdricos como estratgia para garantir a vida. 3- Demonstrar que as reservas de gua potvel correspondem apenas 1% de toda gua existente. 4- Identificar os nmeros do desperdcio atravs de clculos matemticos de volume e m3. 5- Caracterizar os clculos do desperdcio atravs de grficos para melhor visualizao e entendimento. II-Metodologia Identificar atravs de vdeos, textos, ilustraes a importncia da nossa participao no processo do uso racional da gua. Confeco de painis e/ou murais divulgando a importncia dos recursos hdricos (rios, aqferos, mares, lagos e outros) com ecodicas contra o desperdcio. Demonstrao atravs de grficos a proporcionalidade correspondente das reservas de gua potvel com as demais. Observao de uma torneira pingando e calcular o quanto de gua desperdiado (aula prtica). Demonstrao atravs de grficos e frmulas matemticas do volume de gua em metros cbicos ou litros desperdiados por uma torneira pingando. III- Desenvolvimento O Projeto Desperdcio de gua produzir ganhos pedaggicos, econmicos e ambientais, pois, ser um eficiente instrumento para obteno de novas posturas e mentalidades. A sensibilizao dos alunos para o projeto ser feita pelos professores, prevendo-se a exibio de sobre as reservas e ciclo da gua, textos referente ao desperdcio, clculos do desperdcio e das experincias individuais dos participantes, com afixao de cartazes com

EEEFM Hildebrando Lucas Vitria - ES


ecodicas contra o desperdcio e grficos demonstrativos dos clculos realizados. IV- Pblico Alvo . Alunos da 1 Etapa da modalidade EJA da turma B do turno noturno e de forma indireta toda a comunidade da EEEFM. HILDEBRANDO LUCAS. V- Avaliao . Ocorrer durante todo o processo, atravs da observao da participao e do empenho na realizao das tarefas propostas. . Apresentao dos trabalhos. . Avaliao da prpria turma sobre o tema e a prtica desenvolvidos.

Desperdcio
1C Yara e Marco.

A Arte como denncia do desperdcio


rea de Conhecimento: Linguagens e Cdigos Arte e Lngua Portuguesa Professores: Marco (Arte) e Yaralice (Lngua Portuguesa) Pblico alvo: Alunos da 1 etapa C do turno noturno Objetivos especficos - Trabalhar com os alunos a interpretao das diversas linguagens. - Buscar produzir textos escritos e imagticos de uma maneira mais elaborada e crtica. - Saber construir uma argumentao consistente em seus textos a partir da pesquisa do tema do presente projeto pelo vis da Arte Contempornea de ViK Muniz e sua produo artstica com o lixo a partir do desperdcio. - Dar aos alunos a oportunidade de refletir sobre sua prpria realidade e debater acerca do tema. - Iniciar o aluno no campo da pesquisa e da apresentao de trabalhos acadmicos. Metodologia A partir da leitura de alguns textos e reportagens sobre o desperdcio, desencadear o debate, a reflexo e a pesquisa de temas, dividindo a sala em cinco grupos distintos para a apresentao de seus trabalhos. Outro momento ser a apresentao de vdeos e o uso do laboratrio de informtica para dar apoio na preparao dos trabalhos.

EEEFM Hildebrando Lucas Vitria - ES


O terceiro momento ser da construo de objetos artsticos, textos e vdeos para a exposio. Avaliao A proposta de avaliao formativa visa acompanhar o processo de pesquisa dos alunos, do aproveitamento e crescimento do aluno com o desenvolvimento do presente projeto. A avaliao somativa ter o valor de 15 pontos, sendo que 10 pontos para a ao individual do aluno e 05 pontos para a apresentao de grupo. Organograma 26/04 Apresentao do projeto, fazendo uma avaliao diagnstica com os alunos para as escolhas de temas especficos que j sejam de interesse do grupo. Diviso da turma em grupos de trabalho. Pesquisa no laboratrio de informtica sobre o desperdcio e as conseqncias. Apresentao a partir da pesquisa. Pesquisa sobre o artista plstico Vik Muniz no laboratrio de informtica. Apresentao a partir da pesquisa. Textos sobre as diversas formas de desperdcio: leitura, debates, interpretao, produo. Mostra de vdeos sobre o desperdcio. Mostra de vdeos sobre as obras do artista pesquisado. Aula prtica I: comentrios sobre as obras. Filme: Lixo extraordinrio (documentrio com depoimentos de coletores de material reciclado). Reflexo oral. Aula prtica: orientao individual do trabalho. Reflexo oral e escrita (relatrio) sobre o filme Lixo extraordinrio. Aula prtica II: organizao dos trabalhos e incio das produes Apresentao oral e escrita do relatrio. Aula prtica III: orientao aos grupos e confeco das produes. Apresentao oral e escrita do relatrio. Atendimento ao grupo e trmino das produes. Montagem da exposio, apresentao dos grupos e apreciao da comunidade escolar.

27/04 03/05 04/05 10/05 11/05 17/05 18/05 24/05 25/05 31/05 01/06 08/06 14/06

Aquecimento Global
2A - Magno e Almir. Objetivos especficos:

EEEFM Hildebrando Lucas Vitria - ES


1) Apresentar o consumo de Fast-Food no mundo e identificar o quanto esse consumo influncia no aquecimento global. 2) Diminuir o consumo de Fast Food para gerar menos lixo (copo descartvel garrafas pet, sacos plsticos) no meio ambiente. 3) Usar o lixo seco para outras funes

Estratgia: 1) Pesquisar sobre Fast Food e sua relao com o aquecimento global. 2) Mostrar o lixo seco e molhado gerado pelo Fast-Food. 3) Apresentao de grficos com dados com ferramentas matemticas.
4) Trabalhar a conscientizao dos alunos como

diminuir o consumo do

Fast- food para combater o aquecimento global. Desenvolvimento: Os alunos iro realizar atividades com a disciplina de portugus e matemtica com interpretao de textos e ferramentas matemticas (fraes, porcentagens, e construo de grficos) para apresentarem o consumo do Fast Food no mundo esse como e consumo influncia diretamente no aquecimento global com utilizao de Power Point.

Aquecimento Global
2B Marta e Juan.

Objetivo especfico: Apontar a evoluo do efeito estufa e sua incidncia sobre o


homem, comparando o homem pr e ps efeito estufa.

Abordagem estratgica: Pesquisa sobre a origem do efeito estufa.


2 LINHA DO TEMPO ILUSTRADA
Objetivo especfico: Identificar o desenvolvimento da tecnologia associada ao efeito estufa atravs do tempo e anlise dos perodos e marcos histricos. Abordagem estratgica: Pesquisa nas diversas mdias acerca do desenvolvimento tecnolgico da humanidade e construo de material grfico.

EEEFM Hildebrando Lucas Vitria - ES 3 CICLO ENERGTICO ILUSTRADO


Objetivo especfico: Demonstrar graficamente a produo energtica natural tendo como foco o ciclo energtico humano, observando os nveis de mobilidade do homem e o avano tecnolgico. Abordagem estratgica: Ilustrao grfica do ciclo energtico e da produo de energia do homem.

4 ALTERAO PROVOCADA PELO EFEITO ESTUFA


Objetivo especfico: Associar o processo de acelerao da devastao do planeta s prticas e interferncias da humanidade no equilbrio natural. Abordagem estratgica: Pesquisa e ilustrao dos diversos fenmenos e desastres ambientais com origem no efeito estufa.
Pesquisa 1 Efeito estufa, aquecimento global, inverso trmica, ciclo energtico 2 histria do desenvolvimento tecnolgico e efeitos ambientais 3 A mobilidade humana antes e aps a tecnologia. Funcionamento do corpo humano antes e aps o efeito estufa 4 Desastres naturais provocados pelo efeito estufa Atividade a ser elaborada demonstrao dos conceitos e produo de quadro comparativo do ciclo energtico normal X ciclo energtico com emisso de gases do efeito estufa. produo de linha do tempo ilustrada. Produo de quadros comparativos: mobilidade humana antes da tecnolia X aps a tecnologia; funcionamento do organismo humano fora do efeito estufa X sob efeito estufa Produo de vdeo com explicao e casos concretos.

Sustentabilidade
3 A ,B Fsica, Qumica e Biologia- Amanda, Ana Elisa e Rose I-Objetivos
1- Debater e compreender o tema sustentabilidade. 2- Conhecer recursos enrgicos existentes no Esprito Santo.
3- Apontar pontos positivos, negativos e impactos ambientais da explorao dos

recursos energticos disponveis no Esprito Santo.

EEEFM Hildebrando Lucas Vitria - ES


4- Desenvolver e/ou incentivar a preocupao com o meio ambiente e a prtica de

atitudes sustentveis. 5- Compreender a importncia e finalidade de uma audincia pblica. 6- Realizar as apresentaes e anlises da viabilidade da explorao energtica em uma simulao de audincia pblica.

II-Metodologia
Separao de grupos que ficaro responsveis pelos seguintes temas: energia elica, energia solar, energia maremotriz, produo de petrleo e gs natural, ambientalistas, ministrio pblico.

Realizao de pesquisas dos pontos positivos, negativos, viabilidade e impactos ambientais da explorao de alguns recursos energticos disponveis no Esprito Santo, cada grupo responsvel por um tema.

Compreenso e debate da funo e importncia de uma audincia pblica. Confeco, realizada pelos grupos, do material a ser apresentado na simulao. Preparao dos grupos para a apresentao na simulao de audincia pblica. Realizao de uma simulao de audincia pblica onde sero apresentadas alternativas energticas disponveis no Esprito Santo para avaliao e parecer final da opinio pblica que sero os que assistirem simulao.

III- Desenvolvimento
A responsabilidade destinada educao de ajudar na formao de indivduos crticos e reflexivos no se restringe a um currculo de disciplinas especficas a serem trabalhadas em um tempo determinado em sala de aula, esta transpassa o currculo prescrito e se estende a compreenso da realidade e sociedade em que se vive para poder, ento, contribuir com ela. Com vistas atual preocupao em torno dos impactos ambientais desfavorveis e a crescente discusso em torno da sustentabilidade e meio ambiente torna-se de suma importncia abordagem desses temas no contexto escolar, pois, muitas vezes destinamos esta preocupao s grandes empresas e indstrias poluentes e esquecemos que todos ns podemos adotar atitudes que iro contribuir positivamente com a natureza. Sei que o ensino no a alavanca para a mudana ou a transformao da sociedade, mas sei que a transformao social feita de muitas tarefas pequenas e grandes, grandiosas e humildes! Estou incumbido de uma dessas tarefas. Sou um humilde agente da tarefa global de transformao. Muito bem, descubro isso, proclamo isso, verbalizo minha opo. (FREIRE, 2001, p.60).

IV- Pblico Alvo

EEEFM Hildebrando Lucas Vitria - ES


. Alunos da 3 Etapa da modalidade EJA das turmas A e B do turno noturno e de forma indireta toda a comunidade da EEEFM. HILDEBRANDO LUCAS.

V- Avaliao
. Ocorrer durante todo o processo, atravs da observao, participao e empenho dos alunos na realizao das tarefas propostas. . Apresentao dos trabalhos. . Avaliao da prpria turma e comisso julgadora sobre o tema e a prtica desenvolvidos.

Вам также может понравиться