Вы находитесь на странице: 1из 5

DOS CRIMES CONTRA O SENTIMENTO RELIGIOSO E CONTRA O RESPEITO AOS MORTOS:

1 Dos crimes contra o sentimento religioso: 1.1 - Ultraje a culto e impedimento ou perturbao de ato a ele relativo:
Ultraje a culto e impedimento ou perturbao de ato a ele relativo Art. 208 - Escarnecer de algum publicamente, por motivo de crena ou funo religiosa; impedir ou perturbar cerimnia ou prtica de culto religioso; vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso: Pena - deteno, de um ms a um ano, ou multa. Pargrafo nico - Se h emprego de violncia, a pena aumentada de um tero, sem prejuzo da correspondente violncia.

nico dispositivo do captulo I (dos crimes contra o sentimento religioso). Tutela o sentimento religioso e a liberdade de culto (direito fundamental previsto no art. 5, VI e VII, CF). Ateno: se o sujeito ativo for funcionrio pblico, a conduta pode configurar abuso de autoridade (art. 3, d e e, da Lei 4.898/65).
Art. 3. Constitui abuso de autoridade qualquer atentado: d) liberdade de conscincia e de crena; e) ao livre exerccio do culto religioso;

Ateno: se a vtima for ndio ou comunidade indgena, a conduta ser tipificada no art. 58, I, da Lei 6.001/73:
Art. 58. Constituem crimes contra os ndios e a cultura indgena: I - escarnecer de cerimnia, rito, uso, costume ou tradio culturais indgenas, vilipendi-los ou perturbar, de qualquer modo, a sua prtica. Pena - deteno de um a trs meses;

Majorante do pargrafo nico: entende-se que a majorante se aplica tanto para a violncia praticada contra a pessoa quanto aquela utilizada em face da coisa, sem prejuzo da pena correspondente violncia. Nucci discorda, entendendo que a violncia aplica-se apenas pessoa. Ateno: o tipo penal cumulativo. A prtica de todas as condutas nele descritas implicar na punio por trs delitos em concurso.

2 Dos crimes contra o respeito aos mortos: 2.1 Impedimento ou perturbao de cerimnia funerria:
Art. 209 - Impedir ou perturbar enterro ou cerimnia funerria: Pena - deteno, de um ms a um ano, ou multa. Pargrafo nico - Se h emprego de violncia, a pena aumentada de um tero, sem prejuzo da correspondente violncia.

Tutela-se o sentimento de respeito aos mortos. O tipo descreve dois ncleos: impedir (evitar que comece ou prossiga o ato) ou perturbar (atrapalhar, transtornar, provocar balburdia) enterro ou cerimnia funerria. Majorante do pargrafo nico: alm da majorante, aplica-se o cmulo material com a pena respectiva violncia.

2.2 Violao de Sepultura:


Violao de sepultura Art. 210 - Violar ou profanar sepultura ou urna funerria: Pena - recluso, de um a trs anos, e multa.

Tutela-se o sentimento de respeito aos mortos. Qualificado doutrinariamente como um crime vago. O tipo descreve dois ncleos que abrangem as mais varias condutas: violar (abrir, quebrar, devassar) e profanar (ofender, ultrajar, desrespeitar) sepultura ou urna funerria. Ateno: a subtrao de objetos sobre sepultura configura qual crime? A jurisprudncia divergente entre furto e crimes dos arts. 210 ou 211. Concurso com outros delitos: - calnia contra os mortos: se o ato de profanao de traduzir em calnia contra o morto, haver concurso formal de delitos - furto: se o agente violar a sepultura no intuito de subtrair objetos enterrados junto ao cadver, o delito em anlise ser absorvido, por se tratar de crime-meio. Note-se que outro ato de desrespeito ao morto no ser absorvido,

nem mesmo a profanao, que no se trata de meio necessrio ao alcance do fim visado pelo agente. Nesse caso haver concurso material. - subtrao ou destruio de cadver (art. 211): na hiptese em que o agente viola a sepultura com a finalidade de subtrair ou destruir o cadver que ali se encontra, aplica-se o mesmo raciocnio do item anterior, vez que a primeira conduta constitui meio necessrio ao alcance da finalidade pretendida. 2.3 Destruio, subtrao ou ocultao de cadver:
Destruio, subtrao ou ocultao de cadver Art. 211 - Destruir, subtrair ou ocultar cadver ou parte dele: Pena - recluso, de um a trs anos, e multa.

Tutela-se o sentimento de respeito aos mortos. No basta ao corpo humano estar sem vida para ser considerado um cadver, sendo imprescindvel que mantenha os traos mnimos identificadores da aparncia humana, ou seja, que no tenha sido atingido pela decomposio cadavrica. Assim, no so objetos do crime em estudo o esqueleto, as cinzas e as partes do corpo incapazes de se reconhecer como tal. As partes do corpo do cadver a que se refere o dispositivo so aquelas separadas em razo das circunstncias da morte (exploso, por exemplo), bem como as retiradas do corpo humano aps a morte. Ateno: admite concurso material com o homicdio e infanticdio. Portanto, aquele que mata e depois oculta o cadver responder por dois crimes. Ateno: de acordo com o STF, absorve o delito de fraude processual quando este for utilizado como crime meio. Ateno: aquele que esquarteja corpo humano para facilitar remoo e ocultao responder apenas pelo crime em tela, sendo absorvido o delito do art. 212 (vilipndio a cadver). Parte da doutrina entende que na modalidade ocultao trata-se de crime permanente.

2.4 Vilipndio a cadver:


Vilipndio a cadver Art. 212 - Vilipendiar cadver ou suas cinzas: Pena - deteno, de um a trs anos, e multa.

Tutela-se o sentimento de respeito aos mortos.

Vilipendiar: desprezar, desdenhar, aviltar, menoscabar, rebaixar o cadver ou suas cinzas. crime de execuo livre, podendo ser praticado pelo escarro, pela conspurcao, desnudamento, colocao do cadver em posies grosseiras ou irreverentes, pela aposio de mscaras ou de smbolos burlescos e at mesmo por meio de palavras; pratica o vilipndio quem desveste o cadver, corta-lhe um membro com propsito ultrajante, derrama lquidos imundos sobre ele ou suas cinzas. Ateno: caso as palavras proferidas imputarem ao morto, falsamente, fato definido como crime, haver concurso formal entre os delitos. Tipo subjetivo: dolo. Para a maioria, necessrio o desejo de desprezar o corpo sem vida, com inteno de depreci-lo. Necessidade de dolo especfico. Confira-se:

13 Apelao / Estatuto da Criana e do Adolescente n. 2008.038625-8, de Concrdia Relator: Torres Marques Juiz Prolator: Ana Karina Arruda Anzanello rgo Julgador: Terceira Cmara Criminal Data: 16/10/2008 Ementa: APELAO. ESTATUTO DA CRIANA E DO ADOLESCENTE. REPRESENTAO JULGADA PROCEDENTE PELA PRTICA DO ATO INFRACIONAL DE HOMICDIO TRIPLAMENTE QUALIFICADO (ART. 121, I, III E IV, DO CP) E IMPROCEDENTE QUANTO AOS ATOS INFRACIONAIS DE VILIPNDIO A CADVER (ART. 212 DO CP) E CORRUPO DE MENORES (ART. 1 DA LEI N. 2.252/54). RECURSO DO MINISTRIO PBLICO PRETENDENDO A PROCEDNCIA TOTAL DA REPRESENTAO. ATO INFRACIONAL DE VILIPNDIO A CADVER (ART. 212 DO CP). AGENTES QUE APS MATAREM A VTIMA, RETIRARAM-LHE PARTE DO BRAO COM O INTUITO DE EVITAR QUE AS IMPRESSES DIGITAIS DO ORA REPRESENTADO FOSSEM DESCOBERTAS. TIPO QUE EXIGE A VONTADE DE ULTRAJAR O CADVER. AUSNCIA DE DOLO ESPECFICO. ATO INFRACIONAL NO CONFIGURADO. IMPROCEDNCIA DA REPRESENTAO MANTIDA.

Ateno: pode ocorrer concurso material entre homicdio e os crimes dos arts. 211 e 212:
12 Recurso Criminal n. 2008.040938-1, de Cricima Relator: Salete Silva Sommariva Juiz Prolator: Manoel Donisete de Souza rgo Julgador: Segunda Cmara Criminal Data: 20/05/2009 Ementa: RECURSO CRIMINAL - HOMICDIO TRIPLAMENTE QUALIFICADO (CP, ART. 121, 2, I, III E IV) C/C FURTO QUALIFICADO PELO CONCURSO DE PESSOAS (CP, ART, 155, 4, IV) E OCULTAO E

VILIPNDIO A CADVER (CP, ARTS. 211 E 212) - PRELIMINAR - NULIDADE PROCESSUAL AUSNCIA DE INTIMAO DA DECISO DE PRONNCIA - INOCORRNCIA - PREFACIAL AFASTADA. (....) TEORIA DA CONSUNO EM RELAO AO CRIME DE OCULTAO E VILIPNDIO A CADVER (CP, ARTS. 211 E 212) PELO DE HOMICDIO QUALIFICADO (CP, ART. 121, 2, II, III E IV) INAPLICABILIDADE - MOMENTO CONSUMATIVO E OBJETIVIDADE JURDICA DIVERSOS - RECURSO DESPROVIDO. No h de se aplicar o princpio da consuno quando restar devidamente comprovado nos autos que o crime de homicdio qualificado consumou-se anteriormente ao de ocultao e VILIPNDIO a CADVER. Este no absorve aquele, mormente pelo fato de que os objetos jurdicos tutelados pelas normas em questo so completamente diferentes, bem como na hiptese de os momentos consumativos se operarem em situaes diversas e em contextos destacados, de modo a se vislumbrar concurso material de crimes.

Вам также может понравиться