Вы находитесь на странице: 1из 5

Efeito Aleloptico do leo Essencial de Citronela (Cymbopogon winterianus) Sobre a Germinao de Sementes de Pico-Preto e de Milho em Diferentes pocas de Aplicao.

MARIA LITA PADINHA CORREA1, ANA PAULA LEITE BEZERRA1, MARIA ELANE DE CARVALHO GUERRA1, MARIA AUXILIADORA SILVA OLIVEIRA1, MARIA DA CONCEIO ALVES SAMPAIO1, AMANDA SORAYA FREITAS CALVET1, RENATO INNECCO1 Universidade Federal do Cear - Depto. de Fitotecnia - C.P. 6012, CEP 60454-970, Fortaleza-CE. E-mail: litacorrea@bol.com.br

RESUMO O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito aleloptico do leo essencial de citronela sobre a germinao de sementes de pico e de milho em diferentes pocas de aplicao. Em blocos ao acaso, esquema fatorial 2x3, sendo duas combinaes de leo por 3 pocas de aplicao: pr-plantio, plantio e ps-plantio com 4 repeties para cada tratamento, num total de 48 parcelas. As variveis analisadas foram: Porcentagem de Germinao, ndice de Velocidade de Emergncia (IVE) e Tempo Mdio de Germinao (TMG). As contagens foram realizadas diariamente at o stimo dia aps a semeadura. A germinao do pico foi afetada pela presena do leo independente do tempo de aplicao. Palavras-chave:, Cymbopogon winterianus alelopatia, Bidens pilosa, milho ABSTRACT The objective of the work was to evaluate the effect allelopathic of the essential oil of Cymbopogon winterianus about the germination of Bidens pilosa seeds and of corn in different times of application. In blocks at random, factorial outline 2x3, being two oil combinations for 3 times of application: before-planting, planting and powder-planting with 4 repetitions for each treatment, in a total of 48 portions. The analyzed variables were: Percentage of Germination, Index of Speed of Emergency (IVE) and Medium Time of Germination (TMG). The countings were accomplished daily until the seventh day after the sowing. The germination of the Bidens pilosa was affected by the presence of the independent oil of the time of application. Keyword: Cymbopogon winterianus, allelopathic, Bidens pilosa, corn A citronela uma planta aromtica parecida com a capim-cidreira e conhecida por ser retirada de suas folhas um leo com propriedades repelentes, tendo como constituintes principais mais de 80 componentes, entre eles, citronelal, geraniol, limonemo.

de grande interesse reduzir infestaes de plantas consideradas invasoras, pois elas representam um dos principais problemas da produo agrcola. Sabe-se que o efeito aleloptico provocado, em alguns casos, sobre sementes de QM Milho Causas de GL IVE TMG PGER IVE Variao Taplic (T) 2 42,14** 8,53** 944,66** 2,71 ns ns ns ns leo (O) 1 3,29 0,33 6,00 87,74** TxO 2 1,11ns 0,15 ns 38,00 ns 3,56 ns Resduo 18 0,91 0,15 242,44 3,13 Total 23 CV (%) 15,66 9,15 18,14 41,04 plantas cultivadas e de importncia econmica, no desejvel. aplicao ou concentraes distintas, devem ser realizados. Mediante o exposto, o objetivo do trabalho foi avaliar o efeito aleloptico do leo de citronela sobre a germinao de sementes de pico-preto e de milho em diferentes pocas de aplicao. MATERIAL E MTODOS O experimento foi realizado em casa de vegetao do Laboratrio de Sementes do Depto. de Fitotecnia da Universidade Federal do Cear. Utilizou-se o delineamento em blocos ao acaso com quatro repeties num esquema fatorial 2X3, sendo duas concentraes do leo essencial (1% e ausncia) com trs pocas de aplicao (plantio, pr-plantio e ps-plantio). Em cada repetio foram semeadas 25 sementes de milho e 50 sementes de pico-preto. Foram utilizados recipientes plsticos contendo areia de rio lavada e esterilizada. O substrato foi umedecido com 50 mL da soluo, exceto no tratamento psplantio, que recebeu inicialmente gua e aps 24 horas foi regado com a soluo de leo. Cada parcela recebeu duas regas dirias. As variveis analisadas foram: Porcentagem de Germinao, ndice de Velocidade de Emergncia (IVE) e Tempo Mdio de Germinao (TMG). As contagens foram realizadas diariamente at o stimo dia aps a semeadura. RESULTADOS E DISCUSSO No resumo da anlise de varincia (Tabela1), observou-se efeito significativo de todas as causas de variao para todas as variveis da cultura e da planta invasora (pico). Para a invasora, no efeito interao dos fatores, observou-se efeito diferencial quanto a poca de aplicao do leo para o tempo mdio de germinao (TMG) apenas para o psPico TMG 0,39 ns 11,01** 2,42** 0,41 PGER 73,50 ns
2992,66 ns

140,16 ns 204,77

13,17 42,71 Para atingir este objetivo,

trabalhos adicionais avaliando-se diferentes espcies vegetais, dosagens e mtodos de

plantio. A presena do leo no tratamento pr-plantio e plantio apresentou maior TMG em relao a testemunha (ausncia de leo), como se pode observar na Tabela 2.

Tabela 1 Resumo da anlise de varincia para o ndice de velocidade de emergncia (IVE), tempo mdio de germinao (TMG) e percentagem de germinao (PGER) de sementes de milho e pico-preto, em condio de casa de vegetao. Fortaleza/CE, 2004.

Tabela 2 - Mdias do efeito da interao tempo de aplicao x concentrao do leo essencial (ausncia e presena), sobre tempo mdio de germinao (TMG) de sementes de pico, em condio de casa de vegetao. Fortaleza/CE, 2004
**significativo a 1% de probabilidade ns- no significativo

Tratamentos Pr-plantio Plantio Ps-plantio .

Testemunha TMG 4,01 Ab 3,97 Ab 4,57 Aa

Citronela 5,83 Aa 6,13 Aa 4,67 Ba

A presena do leo mostrou efeito diferencial em relao a testemunha em todas as variveis avaliadas, independente da poca de aplicao para a invasora, independente do tempo de aplicao (Tabela 3). Este resultado concorda com diversos trabalhos com o de Andrade (2003); Borges, et al. (2003) e Gadelha et al. (2003) que citam o efeito dos leos essenciais de capim citronela e alecrim pimenta sobre a germinao de sementes.

A Tabela 4 mostra as mdias do efeito da poca de aplicao sobre as variveis analisadas na cultura. Observa-se que na forma de aplicao do leo pr-plantio houve efeito negativo, pois proporcionou menor IVE, maior TMG e menor percentagem de germinao.

Tabela 3- Mdias do ndice de velocidade de emergncia (IVE), tempo mdio de germinao (TMG) e percentagem de germinao (PGER) de sementes de pico-preto, do efeito do leo essencial de citronela (ausncia e presena) em condio de casa de vegetao. Fortaleza/CE, 2004. PICO TMG 4,18 A 5,54 B

Tratamentos Ausncia Presena

IVE 5,84 A 1,91 B

PGER 44,66 A 22,33 B

Comparao de mdias pelo teste de Tukey a 1%, letras iguais na coluna no diferem estatisticamente.

TABELA 4 Mdias do ndice de velocidade de emergncia (IVE), tempo mdio de germinao (TMG) e percentagem de germinao (PGER) de sementes de milho, do efeito da poca de aplicao do leo essencial de citronela, em condio de casa de vegetao. Fortaleza/CE, 2004. Tratamento Pr-plantio Plantio Ps-plantio IVE 3,53 B 6,91 A 7,91 A TMG 5,51 A 3,38 B 3,63 B PGER 73,50 B 94 A 90 AB

Comparao de mdias pelo teste de Tukey a 1%, letras iguais na coluna no diferem estatisticamente.

CONCLUSO A germinao do pico foi afetada pela presena do leo, independente do tempo de aplicao. Para controle do pico recomenda-se a aplicao do leo plantio para que a cultura no seja afetada.

LITERATURA CITADA ANDRADE, A.P.S.de. Potencial aleloptico de extratos volteis de alecrim pimenta e capim citronela em sementes de melo. 28 p. Monografia (Graduao em Agronomia). Departamento de Fitotecnia, Universidade Federal do Cear, Fortaleza, 2003. BORGES, N.S.S.; GADELHA, J.C.; NASCIMENTO, I.B. do; OLIVEIRA, M.A.S.; INNECCO, R.; MATTOS, S.H. Efeito aleloptico do leo de capim citronela na germinao e vigor de alface. Informativo ABRATES, v.13, n.3, setembro de 2003. GADELHA, J.C.; BORGES, N.S.S; NASCIMENTO, I.B. do; OLIVEIRA, M.A.S.; INNECCO, R.; MEDEIROS FILHO, S. Efeito aleloptico do leo de alecrim pimenta na germinao e vigor de alface. Informativo ABRATES, v.13, n.3, setembro de 2003.

Вам также может понравиться