Вы находитесь на странице: 1из 9

O MINISTRIO PBLICO

I CONCEITO: UMA ORGANIZAO CONSTITUCIONAL DOTADA DE AUTONOMIA ORGNICA E FUNCIONAL, QUE DESEMPENHA AS FUNES DE PROMOVER A DEFESA DA ORDEM JURDICA, DO REGIME DEMOCRTICO E DOS INTERESSES SOCIAIS E INDIVIDUAIS INDISPONIVIS

II O MINISTRIO PBLICO DA UNIO E DOS ESTADOS


1. ORIGEM A existncia dos ministrios pblicos estaduais decorre do fato de o Brasil ser um Estado federal, formado, portanto, de estados membros aos quais a Constituio Federal outorga competncia para organizarem os poderes locais e tambm o ministrio pblico. 2. ATRIBUIES: Defesa da ordem jurdica Defesa do regime democrtico

Defesa dos interesses sociais e individuais indisponivis

3. O MINISTRIO PBLICO DA UNIO SE COMPE: A. Da Justia Federal que atua junto Justia Federal e Justia Eleitoral( nesta juntamente com o ministrio pblico dos estados)

B. O Ministrio Pblico do Trabalho (atua junto Justia do Trabalho) C. O Ministrio Pblico Militar( atua Junto Justia Militar) D. O Ministrio Pblico do Distrito Federal e Territrios ( atua junto Justia do Distrito Federal e Territrios) 4. FUNES DO MINISTRIO PBLICO NO PROCESSO O Ministrio Pblico exerce funes processuais e extra processuais. S trabalharemos as funes processuais. Tanto no Processo Penal quanto no Processo Civil o Ministrio Pblico funciona: A. Como Parte: Esclarea-se que o Ministrio Pblico s parte em sentido processual j que promove a ao penal ou civil na defesa da legalidade objetiva ou de interesses privados dignos de especial tutela. Queremos dizer com isso que o Ministrio Pblico titular, apenas, do poder de ao, mas no o da situao jurdica afirmada no processo. Enquanto Parte o Ministrio Pblico pode atuar: - COMO PARTE PRINCIPALNO PROCESSO PENAL ATUA COMO PARTE PRINCIPAL e apenas como parte principal e o faz quando exerce a ao penal que sua funo bsica.

NO PROCESSO CIVIL- Atua como Parte Principal quando, por exemplo, promove a ao civil pblica na defesa,entre outros, dos interesses difusos e coletivos e a ao de nulidade de casamento. - COMO SUBSTITUTO PROCESSUAL: Atua como Substituto Processual quando exerce a ao civil para a defesa dos direitos alheios. Ex. Quando promove no cvel a execuo da sentena penal condenatria para efeito de reparao do dano; quando atua como curador especial do ru revel, citado por edital ou com hora certa. B. COMO RGO INTERVENIENTE: Neste caso o Ministrio Pblico atua para fiscalizar a aplicao da lei. Da dizer-se que o fiscal da lei. NO PROCESSO PENAL o Ministrio Pblico atua como interveniente nos casos de aes penais privadas e nas aes penais privadas subsidirias da ao pblica. NO PROCESSO CIVIL o Ministrio Pblico atua como interveniente nos casos de Mandado de Segurana, ao de usucapio, uniformizao da jurisprudncia, Ao Recisria, Falncia ou sempre que esteja em litgio o interesse pblico. 5. PRINCPIOS DE ATUAO DO MINISTRIO PBLICO A atuao do Ministrio Pblico est sujeita a dois princpios: A. O PRINCPIO DA LEGALIDADE- Que significa que o Ministrio Pblico

Em sua atuao est subordinado ao ordenamento estatal, sobretudo, Constituio. S pode atuar se a lei o permitir.
Este princpio, traduz-se no deve do M.P. de motivar sues atos e fundament-los objetivamente, no ordenamento jurdico B. PRINCPIO DA IMPARCIALIDADE: A imparcialidade pode se compreendida em dois sentidos: COMO IMPARCIALIDADE SUBJETIVA- Significando eqidistncia do agente que desempenha funes pblicas, em geral em relao s outras partes processuais.

IMPARCIALIDADE OBJETIVA- entendida como indiferena a respeito dos interesses que constituem o objeto do processo.
Pela lei o M.P. imparcial apenas do ponto de vista subjetivo. No o do ponto de vista objetivo j que, defende no processo interesses cuja proteo lhe incumbe por determinao constitucional ou legal.

6. O MINISTRIO PBLICO NO SISTEMA DO ESTADO: AUTONOMIA ADMINISTRATIVA, FINANCEIRA E FUNCIONAL: A. INTRODUO: Vamos tratar agora do M.P. no como Parte ou no seu papel interveniente de promover os interesses sociais e individuais indisponveis, bem como a defesa da ordem jurdica e do regime democrtico.

Vamos tratar agora da posio do M.P. no sistema estatal e de sua estrutura interna. Quanto a isso, a primeira coisa a ressaltar que: -O M.P. no constitui um poder do Estado como o so o Judicirio, o Executivo e o Legislativo. E no o , justamente, porque poder so, apenas as organizaes constitucionais que exercitam as funes jurdicas fundamentais que so as funes de criar, atuar e observar o direito e o M.P. no exercita nenhuma dessa funes seno a funo de colaborao com a funo jurisdicional. -- A instituio do M.P. goza de autonomia administrativa, financeira e funcional. Isso quer dizer que, o M.P, no est inserido na estrutura burocrtica de nenhum dos trs poderes do Estado, O M.P. uma instituio funcional autnoma, funcionalmente destinada defesa dos interesses enunciados na Constituio, os quais esto muito mais prximos da sociedade civil do que do Estado enquanto esfera poltica dos governantes. B AUTONOMIA ADMINISTRATIVA DO M.P.- A independncia administrativa do M.P. frente aos Poderes do estado manifesta-se nop poder de criar, prover e extinguir seus cargos e servios auxiliares. A nomeao dos Procuradores -Gerais pelo Poder Executivo uma restrio independncia administrativa. C- AUTONOMIA FINANCEIRA - Esta se explicita na prerrogativa de elaborar sua proposta oramentria nos limites da lei de diretrizes oramentrias. A posse dos dinheiros pblicos pelo Executivo constitui, no entanto, um obstculo ao exerccio da autonomia financeira.

D. AUTONOMIA FUNCIONAL: Quer dizer que os membros do M.P. no desempenho das funes que lhe so prprias, s esto submetidos lei. No entanto, aos estudarmos a carreira do M.P., veremos que constitui um srio entrave ao exerccio autnomo das funes.
7. A ESTRUTURA INTERNA DO MINISTRIO PBLICO

A. PROCURADOR GERAL o Chefe do M.P.


NO PLANO FEDERAL- nomeado pelo Presidente da Repblica, aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado Federal, dentre integrantes da Carreira, maiores de 35 anos, para mandato de 2 anos, admitida a reconduo.

A destituio pelo Presidente da Repblica dever ser precedida de autorizao da maioria absoluta do senado Federal.
NO PLANO DOS ESTADOS, DO DISTRITO FEDERAL E TERRITRIOS- Os Procuradores Gerais so nomeados pelos chefes dos poderes executivos dentre integrantes da Carreira, vista de listas trplices elaboradas pelos prprios Ministrios Pblicos, para mandato de 2 anos, admitida a reconduo. S podero ser destitudos por deliberao da maioria absoluta do respectivo Poder Legislativo. B. CARREIRA DO M.P. - INGRESSO: Faz-se mediante concurso pblico de provas e ttulos e os respectivos cargos esto organizados em carreira. Isso significa que o ingresso

Se faz nos cargos da classe inicial e a ascenso aos cargos das classes mais elevadas se faz por promoo pelos critrios de merecimento e antiguidade, alternadamente. Os superiores hierrquicos tm o poder de promov-los, vez que a acesso na carreira se d por promoo. 8. GARANTIAS DA INDEPENDNCIA DOS MEMBROS DO M.P. A. INTRODUO: Os membros do M.P. gozam das mesmas garantias asseguradas magistratura. B. FINALIDADE: So mecanismos destinados a tornar concreta e operante a independncia funcional C. GARANTIAS FUNDAMENTAIS DO M.P -Vitaliciedade -Inamovibilidade -Irredutibilidade de vencimentos. D. AS VEDAES ( ART.128,II, a,b,c,d,e,e fda Constituio Federal)

-Proibido receber a qualquer ttulo e sob qualquer pretexto, honorrios, percentagens ou custas processuais
-Proibido de exercer a advocacia -Proibido de participar de sociedade comercial, na forma da lei

Proibir de exercer, ainda que em disponibilidade, qualquer outra funo pblica, salvo uma de magistrio

Proibido de exercer atividade poltico-partidria


Proibido de recebe a qualquer ttulo ou pretexto, auxlios ou contribuies de pessoas fsicas, entidades pblicas ou privadas, ressalvadas as excees previstas em lei.

9. DA INSITUIO: PRINCPIOS DA UNIDADE E INDIVISIBILIDADE

A. A UNIDADE DO M.P.- Significa que as funes atribudas pela Constituio federal instituio so desempenhadas por um nico corpo de agentes, constituindo, pois uma unidade. B. INDIVISIBILIDADE- Segundo este princpio as pessoas que integram a instituio enquanto seus membros ou agentes no so distintos dela. Ao atuarem o fazem como rgos da instituio, logo, como instrumento de expresso da vontade da organizao. Por isso os membros da instituio podem substituir-se uns aos outros,s em nenhum prejuzo para a validade dos atos processuais, pois atuam como se fosse a instituio e no em sua qualidade pessoal.

Вам также может понравиться