Вы находитесь на странице: 1из 9

Ttulo: Doena mental e Estado Novo: a construo social da doena mental no discurso mdico, do doente e do familiar nota de pesquisa

a Janis Alessandra Pereira Casslia*


Resumo: Este trabalho apresenta resultados parciais de pesquisa que analisa a construo social da doena mental pelo cruzamento dos discursos mdico-psiquitrico, do paciente e de seu familiar. Utiliza como fontes primrias documentos clnicos de internos femininos e masculinos da Colnia Juliano Moreira no incio dos anos de 1940, cujas internaes esto relacionadas a delrios, confabulaes e/ou alucinaes sobre os acontecimentos polticos do Estado Novo e da Segunda Guerra mundial, e publicaes da rea psiquitrica sobre temas e diagnsticos encontrados na documentao analisada. Em nosso estudo de caso possvel verificar a existncia tanto de concepes opostas quanto de correlaes entre os discursos dos personagens envolvidos. Palavras-chaves: Histria, Psiquiatria, Estado Novo. Abstract: This paper presents partial results of research that examines the social construction of mental illness through the intersection of discourses medical-psychiatric patient and his family. Utilizes clinical documents as primary sources of internal male and female of Juliano Moreira Colony in the early 1940s, whose admissions are related to delusions, confabulations and / or hallucinations about the political events of the New State and the Second World War, and publications area about issues and psychiatric diagnoses found in the documents examined. In our case study is possible to verify the existence of both opposing views regarding the correlation between the speeches of the characters involved. Keywords: History, Psiquiatry, New State.

Introduo Este trabalho analisa a construo social da doena mental atravs do cruzamento do discurso mdico, do doente e do familiar. Utilizamos como fontes primrias os documentos clnicos de internos de ambos os sexos da Colnia Juliano Moreira (CJM) no incio dos anos de 1940, cujas internaes esto relacionadas a delrios, confabulaes e/ou alucinaes sobre os acontecimentos polticos do Estado Novo e da Segunda Guerra mundial, bem como publicaes da rea psiquitrica.

Mestranda pelo Programa de Ps-Graduao em Histria das Cincias e da Sade (PPGHCS), Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz). Agncia financiadora Capes.

Nossa finalidade apresentar os resultados parciais de pesquisa de mestrado em andamento. Os documentos clnicos dos internos da CJM investigados so aqueles cuja entrada ocorreram nos anos de 1937, 1940, 1941 e 1942, sendo analisados 36 documentos clnicos. A anlise realizada qualitativa, privilegiando aspectos que permitem investigar uma das faces da relao entre poltica e psiquiatria, isto , o adoecimento correlacionado aos eventos da poca. A deciso de analisar apenas essa face parte do pressuposto que cada perodo produz alucinaes, confabulaes e delrios especficos, que podem ser instrumento de investigao sobre sua poca. Segundo Roy Potter, o que o louco diz esclarecedor porque apresenta um mundo atravs de um espelho, refletindo a lgica (e a psico-lgica) da sociedade s (PORTER, 1987: 9). Para ele, os escritos dos loucos so uma comunicao coerente em si mesma, apresentando uma integibilidade, pois so produtos de seu tempo e de sua situao, revelando (ainda que em uma linguagem distorcida e no-convencional), as idias, valores, aspiraes, esperanas e medos de seus contemporneos (PORTER, op. cit.: 8). Durante o Estado Novo estabeleceu-se uma nova poltica psiquitrica assistencial brasileira: ocorreram reestruturaes da assistncia sade por parte do governo federal com a criao do Servio Nacional de Doenas Mentais (SNDM), criado em 1941e responsvel pela execuo da expanso da assistncia psiquitrica para todo o territrio nacional. Fundada em 1924, como colnia agrcola para atendimento a pacientes masculinos crnicos, a CJM nas dcadas de 1930 e 1940 foi alvo da interveno direta do SNDM, tornando-se lugar privilegiado da aplicao das novas polticas assistenciais, sofrendo ampliao estrutural e incremento nas suas formas de atendimento com o atendimento a pacientes crnicos e agudos de ambos os sexos.
Esto sendo analisados 23 documentos clnicos de internos da CJM e 13 documentos clnicos de internas. Para a pesquisa o recorte temporal analticos so os anos de 1942 e 1943, poca em que ocorreu o maior nmero de entrada de pacientes na CJM. Tambm utilizamos alguns casos de 1937, 1940 e 1941, pois apresentam elementos essenciais para nossa anlise. Tais consideraes sobre o atendimento prestado na Colnia Juliano Moreira na dcada de 1940 so resultados da pesquisa de Iniciao Cientfica no qual participei dentro do Departamento de Pesquisa (DEPES/COC/Fiocruz) sob orientao de Ana Teresa A. Venancio. Estas pesquisas foram realizadas nos perodos de 2006-2007 e 2007-2008, com os respectivos ttulos: Colnia Juliano Moreira: suas unidades assistenciais e pacientes (1944-1955) e Doena Mental e Gnero Feminino: as internas da Colnia Juliano Moreira (1940-1941). Maiores informaes ver VENANCIO, Ana T. A.; CASSILIA, Janis A. P. Poltica assistencial psiquitrica e o caso da Colnia Juliano Moreira: excluso e vida social (1940-1954) In: WADI, Yonissa M; SANTOS, Ndia Maria W.. (Org.). Histria e Loucura: saberes, prticas e narrativas. Uberlndia: EDUFU, 2010 (no prelo); VENANCIO, Ana T. A. ; CASSLIA, Janis Alessandra Pereira . Histria da poltica

Para este trabalho temos como objetivo: investigar a viso mdica a respeito dos pacientes internados na Colnia Juliano Moreira que proferiam narrativas sobre os acontecimentos polticos da poca; investigar a narrativa destes pacientes sobre sua prpria doena e sobre os acontecimentos polticos da poca; investigar a presena e discurso de familiares destes pacientes ao longo de suas histrias de internao.

O discurso mdico A primeira observao constatada so as sintticas informaes encontradas nos casos de doentes mulheres. Essa diminuta documentao existente nos casos femininos se comparados aos casos masculinos, tambm foi constatada por Engel (2001). Para a autora, esta postura seria reflexo da concepo sobre o feminino como inferior ao masculino, mais predisposto doena mental e relacionada sua condio mais fisiolgica. Para o saber mdico, os casos de doena mental feminina ofereciam menos desafios, j que a disseminao da doena mental na mulher era condicionada sua prpria predisposio, enquanto no homem seria reflexo de situaes mais complexas. (ENGEL, 2001) O diagnstico que ser aqui analisado a esquizofrenia, que em suas diversas formas (parafrnica, hebefrnica e paranide) o diagnstico mais encontrado nos documentos. A esquizofrenia o diagnstico mais comum, reunindo todas as referncias fisiologia feminina e masculina. A puberdade a idade em que os sintomas de esquizofrenia se manifestariam, coincidindo com o incio das prticas de onanismo, com a menstruao e com os distrbios dos ovrios e testculos. (ROXO, 1946: 19) M. L., casada, branca, 41 anos, domstica, internada em 1942, falecida em 1944, diagnstico esquizofrenia forma paranide. Trata-se de uma paciente internada na CJM por aderir campanha nazista, aps alucinaes visuais e auditivas. Segundos os mdicos:
Menarca aos 12 anos, com catamnios posteriores normais. Tem 5 filhos vivos e fortes. Dois filhos falecidos na 1 infncia. Um aborto.

assistencial doena mental (1941-1956): o caso da Colnia Juliano Moreira no Rio de Janeiro. In: XXIV Simpsio Nacional de Histria, 2007, So Leopoldo. XXIV Simpsio Nacional de Histria . Histria e Multidisciplinaridade - territrios e deslocamentos - Anais complementares, 2007. Segue o nmero de ocorrncia dos diagnsticos, para homens e mulheres: parania (n=1/homem), epilepsia (n= 1/homem, n=2/mulheres), demncia paraltica (n=1/homem), esquizofrenia (n=4/homens, n=1/ mulher), esquizofrenia- forma paranide (n=3/homens, n=3/mulheres), esquizofrenia-forma parafrnica (n=2/homens), esquizofrenia-forma hebefrnica (n=2/homens), psicose manaco-depressiva (n=2/homens, n=1/mulher), debilidade mental (n=1/homem), parafrenia (n=1/homem, n=1/mulher), desajustado social (n=1/homem), sfilis cerebral ou neuro-sfilis (n= 4/homens, n=1/mulher), sfilis (n=1/homem) e no consta diagnstico (n=1/homem, n=4/mulheres).

(...) Afirma ser protetora de Hitler e Mussolini, sendo por esse motivo perseguida pela 5 coluna. Recebe ordens de Mussolini no sentido de se agitar e dar por paus e por pedras que assim conseguir tudo que desejar. Conheceu o Funher Adolf Hitler em Nova Iguass, que estava com uma capa de borracha preta. No achando to mal como o pintavam resolveu tomar a sua defesa. Foi dona da Light que uma companhia atmosfrica particular cujos pontes esto sujeitos aos furacos.

(CASO N 1, ano 1942, caixa 9, envelope 1). Assim nas anlises de Engel (1997, 2001, 2008), Nunes (1991) e Wadi (2003), sobre a psiquiatria do sculo XIX e incio do XX, a importncia da fisiologia ainda muito presente dentro do pensamento psiquitrico. A sexualidade um dos elementos principais para o acometimento da doena mental em mulheres (Cf. Nunes, 1991; Engel, 1997; Wadi, 2003). Na observao da paciente a meno ao perodo menstrual, a regularidade dos catamnios, aos abortos e aos filhos so expresses da preocupao com a fisiologia feminina e da importncia do papel da maternidade para uma concepo do que deveria ser o feminino na dcada de 1940. A.C., 21 anos, branco, solteiro, estudante, internado por Servio Aberto em 1940, recebendo alta logo aps. Sua internao foi ocasionada pela sua periculosidade (agredir pessoas), e pelos discursos sobre a mstica integralista. Em sua observao destacam-se as referncias sua sexualidade: mantem-se sempre a esfregar os orgos genitais e quando se coincide lhe aproximar algum doente de idade juvenil ele o domina e procura beijar-lhe a boca, chupando-lhe, bestialmente, os lbios. (CASO N2, ano 1940, caixa 1, envelope 3). Na narrativa de M.L., podemos perceber o descrdito do mdico considerando o delrio como sintoma da loucura. O pronturio uma construo mdica, portanto os relatos ali descritos so selecionados pelos mdicos. As referncias aos eventos da poca, modernidade, religio, personalidades polticas e violncia, convivem com o modo de vida da paciente (dar por paus e por pedras que assim conseguir tudo o que quiser), tornando-se para o saber mdico expresses de sua doena mental. Ainda que outros fatores tenham sido importantes para a definio deste diagnstico, como a perda da afetividade e do declnio do nvel intelectual, o discurso dos doentes se mostrou de valor majoritrio para a configurao do diagnstico. Sobre a teraputica empregada nos casos de esquizofrenia, os medicamentos e tratamentos utilizados so os mais variados. O Luminal como sedativo e o Choque por Cardiazol so os mais utilizados.

Quanto a categoria raa, at o presente momento no h associao entre raa/doena mental, porm no caso de A.S., negro, 49 anos, pedreiro, internado em 1940, h a descrio detalhada do fentipo e da constituio do doente, o que no ocorre em casos de brancos ou estrangeiros. (CASO N 1, ano 1940, caixa 1, envelope 1)

O discurso do doente Assim como os discursos mdicos psiquitricos, os doentes apresentam tanto vises sobre a doena mental, suas internaes e a sociedade. A.O., homem, internado em1942, 42 anos, branco, casado, mecnico, com procedncia da polcia, diagnstico esquizofrenia e alta experimental em 1943, enviou uma carta ao mdico responsvel:
Meu bom Sr Dr. Esta minha Dr de Caba, eu no sei o que ser, mas, eu tinha mais ou menos 22 anos, quando sofri uma gripe muito forte, (...) e em 37 tomei uma engeo Demelcs com estomago um pouco cheio e a reao foi uma fbre frmidavel, que comecei a congestonar e dr de cabea, foi orrivel, e dahi para c nunca mais fquei sem dr de cabea. (CASO N 4, ano 1942, caixa 1, envelope 54)

Esse doente apresenta uma noo de doena mental como consequncia de tratamento inadequado, ao contrrio da noo mdica de doena mental expressa no diagnstico de esquizofrenia. Sobre suas internaes, os pacientes apresentam diversas vises, desde a idia de priso e inferno at a internao como benefcio social. Este o caso de P.F, mulher, alem, solteira, domstica, 49 anos, branca e internada em 1942 por Servio Fechado. A sua justificativa para continuar sua internao que j trabalhou uns tempos, mas agora diz que o governo obrigado a sustent-la. (CASO N 10, ano 1942, caixa 10, envelope 4) Nesse trecho fica explicito a nova ideia construda pelo Estado Novo e bem aceita pela populao em geral: a sade um dever estatal. (FONSECA, 2001) A paciente interpretou a sua maneira esse aspecto da poltica sade inaugurada no Estado Novo. A internao como priso pode ser vista em casos como o de A.M., internada em 1942, diagnstico de epilepsia, branca, viva, domstica e com procedncia da CGR. A paciente compreende que no possui doena mental e que sua internao uma priso, tanto que envia um telegrama para o Presidente Getlio Vargas, pedindo sua liberdade. Tal carta suscitou uma troca de correspondncias entre o governo e a CJM, j que o primeiro

interrogava sobre a possibilidade da paciente, enquanto o segundo argumentava que no. O envio da carta denota a interiorizao da paciente do discurso governamental de acessibilidade do presidente com o povo. Sobre as missivas encaminhadas a Getlio Vargas, Jos Reis, diz que ao manusearem as polticas de controle e organizao social do Estado Novo, a populao a interpretou segundo seus interesses, procurando alcanar seus objetivos, como a realizao de justia, que parece ser o caso da paciente. (REIS, 2002: 3) Ainda que tenha utilizado este recurso, A.M. no ganhou sua liberdade, vindo a falecer em 1975. (CASO N 01, ano 1941, caixa 01, envelope 38) O gnero, at o momento, parece ser uma categoria de influencia na constituio dos discursos dos doentes. Para as pacientes mulheres corriqueira a presena de narrativa que descreva parentesco com pessoas importantes poca, e tambm de casamentos ou proteo perante a figura de Getlio Vargas. Essas pacientes procuravam apresentar no apenas que detinham uma posio favorvel e de importncia social, mas tambm de proteo; no por membros de suas famlias, muitas vezes os requerentes da internao, mas sim de figura de destaques poca, como o protetor dos pobres: o presidente da repblica. J para os pacientes masculinos h grande nfase nas questes sobre trabalho, alcoolismo e vadiagem, configurando seus discursos procurando ressaltar ou negar a presena destes trs elementos em seus passados. Na maioria dos casos, ainda que sua internao tenha sido provocada pela prtica da vadiagem, os pacientes procuram descrever seus empregos anteriores, e negar o uso abusivo de bebida alcolica. Em alguns casos, a trade trabalhoalcoolismo-vadiagem est associada com as preocupaes com a guerra e com personalidades da poca, porm num nvel de demonstrao de importncia social, e no de proteo.

O discurso do familiar O discurso familiar compreende a viso dos parentes sobre o paciente, seu modo de vida, sua doena e, nos casos de internao por Servio Aberto, a justificativa da internao. Para as internas mulheres, o cumprimento dos deveres de esposa e de me eram o necessrio para que a famlia as considerassem normais. M.G., 42 anos, parda, casada, brasileira, com entrada na CJM em 1942 e com procedncia do 26 Distrito Policial. Inquirido pelo Servio de Assistncia Social, onze dias aps a internao de M.G., seu marido comparece CJM e declara que a doena j havia se manifestado antes por razo do primeiro

parto e dizia coisas desencontradas, via uma coisa e outra, falava sozinha, e conversava com pessoas que no estavam presentes (sic). Diz o informante que passada esta crise, ficou boa, no notando qualquer anormalidade. (CASO N 6, ano 1942, caixa 10, envelope 19) Segundo o marido, a doena j havia se manifestado antes, e que aps a cura, M.G. havia desempenhado seu papel de me, pois criou 6 filhos, como afirma o prprio, vivos e sadios. O incio da doena em 1942 impossibilitou a continuidade desse papel, e o marido, questionado pelos mdicos, aponta para outras caractersticas da esposa que inicialmente no havia comentado: seu temperamento calado, seu impacto pela guerra, sua menstruao constante, a frigidez sexual e a no obedincia ao marido, pois freqentava o baixo espiritismo sem seu consentimento. Assim, para o marido a doena da cabea estaria relacionada suspenso das regras e ao puerprio, onde a paciente no poderia desempenhar suas atividades de me e esposa. Para os internos homens, nos discursos dos familiares, a normalidade estava relacionada ao cumprimento do papel de provedor da famlia, em uma clara associao entre trabalho/normalidade e vadiagem/doena mental. E.C., internado por conta prpria em 1937, alcolatra, diagnosticado desajustado social, um caso exemplar dessa associao: no trabalhava (era intermedirio comercial), e queria provar aos tios que queria se reabilitar. (CASO N 3, ano 1937, caixa 2, envelope 31) J as justificativas da internao de pacientes pelos familiares tende a serem as mesmas: incapacidade de medicar o doente e a agitao que acomete o doente em seus perodos de excitao. Assim, a documentao confirma o argumento de Engel (2001) que para os familiares a internao uma opo em que a entrega do doente, supe a transferncia das responsabilidades sobre o doente. Como fonte mdica, a Ficha de Observao tende a apresentar apenas os sintomas que se relacionam doena mental. Assim, se est presente o discurso do familiar, esse est relacionado doena do interno. Portanto, no foi possvel encontrar vises e idias dos familiares a respeito de sua sociedade e dos eventos da poca.

Concluso Enquanto para o discurso mdico, o adoecimento destes internos se deu principalmente pela fadiga, exausto, a guerra e o Estado Novo, os mesmos relatos indicam uma noo de doena na tica dos pacientes, contrria da psiquiatria, assim como

apresentam seus relatos como discursos sobre o seu meio e poca, ainda que de forma no convencional. Assim, podemos perceber que a construo social da doena mental se d em vrios nveis da sociedade, sendo, neste trabalho, investigados trs atores que compem e constroem um documento clnico de ampla importncia para a psiquiatria. As vrias noes de doena mental esto associadas, interagindo e compartilhando algumas vises oriundas de outros nveis sociais. O discurso de gnero, sobre trabalho masculino e feminino e sobre casados e solteiros, no o mesmo entre psiquiatras, doentes e familiares, porm seus traos fundamentais (como definio de trabalhador para homens que j trabalharam e de domstica para mulheres, ainda que trabalhem fora) so compartilhados pelos trs atores, e interpretados de modo diferenciado. Referncias Bibliogrficas: CUNHA, M. C. P. O espelho do mundo: Juquery, a histria de um asilo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986. ENGEL, Magali G. Psiquiatria e feminilidade In Del Priori, M e Bassanezi, C. (org.) Histria das Mulheres no Brasil. SP, Contexto, 1997, p. 322-361. _________. Os delrios da razo: mdicos, loucos e hospcios. Rio de Janeiro, 1830-1930 Rio de Janeiro, Editora Fiocruz, 2001. _________. Sexualidades interditadas: loucura e gnero masculino. In: Histria, Cincias, Sade Manguinhos, Vol. 15, suplemento, Rio de Janeiro, 2008. Disponvel em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext%pid=S0104-597... Acesso: 28/07/200 FONSECA, Cristina M. Oliveira. Sade no Governo Vargas (1930-1945): dualidade institucional de um bem pblico. Rio de Janeiro, Editora Fiocruz, 2007. NUNES, Slvia A. A Medicina Social e a questo feminina. PHYSIS Revista de Sade Coletiva. Rio de Janeiro, Vol. 1, n. 1, pp. 49-76, 1991. PORTER, Roy. Uma Histria Social da Loucura.[1987] Traduo Angela Melim. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1990, 2 edio. REIS, Jos Roberto Franco. No existem mais intermedirios entre o governo e o povo: correspondencias a Getlio Vargas o mito e a verso (1937-1945). (Tese de doutorado), Campinas, Unicamp, 2002.

VENANCIO, Ana Teresa A. Da colnia agrcola ao hospital-colnia: modelos para a assistncia psiquitrica no Brasil na primeira metade do sculo XX. Trabalho apresentado no Seminrio Internacional Estado Filantropia e Assistncia. Rio de Janeiro: Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, novembro de 2009. VENANCIO, Ana T. A.; CASSILIA, Janis A. P. Poltica assistencial psiquitrica e o caso da Colnia Juliano Moreira: excluso e vida social (1940-1954) In: WADI, Yonissa M; SANTOS, Ndia Maria W.. (Org.). Histria e Loucura: saberes, prticas e narrativas. Uberlndia: EDUFU, 2010 (no prelo); __________. Histria da poltica assistencial doena mental (1941-1956): o caso da Colnia Juliano Moreira no Rio de Janeiro. In: XXIV Simpsio Nacional de Histria, 2007, So Leopoldo. XXIV Simpsio Nacional de Histria. Histria e Multidisciplinaridade - territrios e deslocamentos Anais complementares, 2007.: http://snh2007.anpuh.org/resources/content/anais/Ana%20Teresa%20Venancio.pdf WADI, Yonissa. A histria de Pierina e as interpretaes sobre sade e doena no Rio Grande do Sul/Brasil, do incio do sculo XX. Trabalho apresentado no 51 Congresso Internacional de Americanistas - Simpsio Ciencia, Salud Y Sociedade em Amrica Latina y El Caribe. Siglos XIX y XX, Santiago Chile, 2003.

Вам также может понравиться