Вы находитесь на странице: 1из 15

Business Intelligence no SQL Server 2008

Artigo Tcnico do SQL Server

Autor: Graeme Malcom Revisor Tcnico: Julie Strauss Editor do projeto: Joanne Hodgins Publicado em: Agosto de 2007 Aplica-se ao: SQL Server 2008 Resumo: O Microsoft SQL Server 2008 disponibiliza business intelligence a todos atravs de profunda integrao com o Microsoft Office, proporcionando a ferramenta certa, ao usurio certo, pelo preo certo. O resultado que os funcionrios de todos os nveis de uma organizao podero ver e ajudar a influenciar a atuao do negcio utilizando ferramentas ao mesmo tempo fceis de usar e poderosas. A integrao com o 2007 Microsoft Office System permite que os usurios enxerguem o desempenho do negcio de uma maneira que eles entendam e com a qual se sintam confortveis; e a introduo do PerformancePoint Server 2007 ajuda os consumidores a ganhar uma percepo acionvel em toda a organizao, de forma que possam monitorar, analisar e planejar seus negcios, assim como seu direcionamento e sua prestao de contas.

Filename: 95245155.doc

Direitos Autorais
Este um documento preliminar e pode ser alterado substancialmente antes do lanamento comercial final do software aqui descrito.

As informaes contidas neste documento representam a viso atual da Microsoft Corporation sobre os temas discutidos na data da publicao. Como a Microsoft deve responder s mudanas das condies de mercado, este documento no deve ser interpretado como um compromisso da parte da Microsoft, e a Microsoft no pode assegurar a exatido de qualquer informao apresentada aps a data da publicao.

Este white paper destina-se a fins informativos apenas. A MICROSOFT NO FORNECE NENHUMA GARANTIA, EXPRESSA OU IMPLCITA, QUANTO S INFORMAES NESTE DOCUMENTO.

O cumprimento de todas as leis pertinentes de direitos autorais de responsabilidade do usurio. Sem limitar os direitos sob o direito autoral, nenhuma parte deste documento pode ser reproduzida, armazenada em ou inserida em um sistema de recuperao de dados ou transmitido de qualquer forma ou por qualquer meio (eletrnico, mecnico, fotocpia, gravao ou outro) ou para qualquer fim, sem a permisso expressa por escrito da Microsoft Corporation

A Microsoft pode deter as patentes, as solicitaes de patentes, as marcas comerciais, os direitos autorais ou outras propriedades intelectuais pertinentes ao objeto deste documento. Salvo expressamente disposto em qualquer contrato de licena escrito da Microsoft, o fornecimento deste documento no confere a voc qualquer licena em relao a essas patentes, marcas comerciais, direitos autorais ou outras propriedades intelectuais.

Salvo indicao em contrrio, os exemplos de empresas, organizaes, produtos, nomes de domnio, endereos de e-mail, logotipos, pessoas, lugares e eventos aqui mencionados so fictcios e nenhuma associao com qualquer empresa, organizao, produto, nome de domnio, endereo de email, logotipo, pessoa, lugar ou evento real intencional ou deve ser deduzida como tal.

2007 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

Microsoft e SQL Server so marcas registradas ou comerciais da Microsoft Corporation nos Estados Unidos e/ou outros pases.

Os nomes de empresas e produtos reais aqui mencionados podem ser marcas comerciais de seus respectivos proprietrios.

Business Intelligence in SQL Server 2008

Contedo
Introduo........................................................................................................1 Tecnologias Microsoft de Business Intelligence .....................................................1 Integrao com o 2007 Microsoft Office System...................................................2 Unificando o Acesso e Armazenamento de Dados ..............................................4 Consolidando dados Corporativos para Anlise e Relatrio.....................................4 Trabalhe com Todos os Seus Dados Como Quiser ...........................................5 Integre todas as fontes de dados da empresa.................................................5 Gerencie os recursos de hardware de forma eficiente.......................................6 Otimize o desempenho do Banco de Dados.....................................................7 Aumentando o Alcance de sua Soluo de BI ...................................................11 Concluso........................................................................................................12 .

Introduo
Em um mercado crescentemente competitivo, as empresas esto percebendo que s podem atingir o sucesso identificando proativamente as oportunidades e tendncias de mercado e reagindo rapidamente s novas exigncias do consumidor. Adicionalmente, os funcionrios precisam priorizar as atividades e os gastos do negcio para assegurar uma utilizao mais eficiente dos recursos disponveis e tomar decises efetivas de negcios. Para superar esses desafios, os funcionrios precisam obter percepo acionvel dentro do negcio, para que possam tomar decises inteligentes e informadas e contribuir para o sucesso da empresa. As organizaes querem incorporar essa percepo nas atividades do dia-a-dia, de forma que todos os funcionrios se tornem compromissados, de forma explcita ou implcita, em agir sobre os resultados da anlise de uma verso completa e consistente de todos os dados da empresa.

Tecnologias Microsoft de Business Intelligence


A Microsoft fornece uma oferta abrangente de BI (Business Intelligence), baseada numa plataforma de dados escalonvel para armazenamento, relatrios e anlise de dados, alm de oferecer ferramentas poderosas e intuitivas que usurios finais podem utilizar para acessar e analisar informaes de negcios. No centro do Microsoft BI end-tooffering est o Microsoft SQL Server 2008, uma plataforma completa de servios de dados que permite a voc: - Unificar armazenamento e acesso aos dados para toda a empresa. - Criar e gerenciar complexas solues de BI. - Estender o alcance de sua soluo de Business Intelligence para capacitar os funcionrios.

Microsoft Corporation 2007

Business Intelligence no SQL Server 2008

As tecnologias especficas do SQL Server 2008 que formam a base desta poderosa oferta de BI esto descritas na seguinte tabela Componente SQL Server Database Engine Descrio Oferece um mecanismo de armazenamento de dados escalonvel e de alto desempenho para volumes de dados extremamente grandes. Isso o torna a escolha ideal para consolidao de dados de toda a empresa em um data warehouse central para anlise e relatrios. uma plataforma abrangente para extrair, transformar e carregar (ETL) operaes, o que permite a populao e sincronizao de seu data warehouse com dados das diversas fontes usadas pelos aplicativos comerciais em toda a empresa. Fornece um mecanismo analtico para solues OLAP (Online Analytical Processing Processamento Analtico Online), incluindo agregao de avaliao de negcios sobre mltiplas dimenses e KPIs (Key Performance Indicators - Indicadores Principais de Desempenho), e para solues de data mining que usam algoritmos especializados para identificar padres, tendncias e associaes em dados de negcios. uma extensa soluo para relatrios que torna fcil criar, publicar e distribuir relatrios detalhados de negcios, dentro ou fora da empresa.

SQL Server Integration Services

SQL Server Analysis Services

SQL Server Reporting Services

Enquanto o SQL Server oferece uma abrangente plataforma de BI, atravs da profunda integrao com ferramentas de produtividade, como o Microsoft Office System 2007, que voc poder fazer com que os funcionrios de toda a empresa usem esta plataforma e transformem a viso de negcios em aes efetivas.

Integrao com o 2007 Microsoft Office System


A plataforma de BI do SQL Server 2008 atinge os funcionrios de informao atravs dos seguintes componentes 2007 Office System: Microsoft Office Excel. Um poderoso aplicativo de planilhas que voc pode usar como uma interface para anlises OLAP, data mining e processamento de relatrios. Por meio da profunda integrao entre o SQL Server 2008 e o Excel 2007 voc pode: - Aprimorar a habilidade do usurio final de acessar e analisar dados do SQL Server 2005 Analysis Services. Com o Excel 2007, usurios finais podem buscar informaes armazenadas em cubos OLAP multidimensionais no Analysis Services. O Excel 2007 permite que os usurios facilmente criem modos de exibio dinmicos

Microsoft Corporation 2007

Business Intelligence no SQL Server 2008

Microsoft PivotTable para fatiar e usar os dados da forma que desejarem com as ferramentas que j esto instaladas na maioria dos computadores. - Obter maior valor da implementao de seu Excel atravs da forte integrao entre o Excel e o Analysis Services, integrao que permite aos usurios finais usar facilmente os recursos do Analysis Services, como tradues, Key Performance Indicators (KPIs), membros calculados, conjuntos nomeados e as aes de servidor do Excel que o tornam um cliente analtico. - Disponibilizar previses analticas para todos e capacitar os usurios notcnicos a armar os altamente sofisticados algoritmos de data mining do SQL Server 2005 Analysis Services dentro do ambiente familiar do Office. Criado com os usurios finais em mente, os Add-Ins de Data Mining para o Office 2007 capacita-os a realizar complexas anlises diretamente no Excel e Microsoft Office Visio. - Acrescentar recursos automticos de anlise, como destacar excees onde os dados parecem diferir dos padres em outras reas da tabela ou zona de dados, prever valores futuros baseando-se em tendncias atuais, analisar cenrios e se e determinar o que precisa mudar para que certo objetivo seja alcanado. - Entregar relatrios no formato preferido pela maioria dos usurios finais usando a nova e aprimorada capacidade de processamento Reporting Services Excel, que permite aos usurios finais receber os relatrios diretamente em Excel. Microsoft Office Word. Um aplicativo de processamento de texto que voc pode usar como um formato para relatrios. Utilize o novo e mais requisitado processador de relatrios para Microsoft Word, que lhe permite processar relatrios SQL Server 2008 Reporting Services no formato Word. Microsoft Office Visio. Um aplicativo de desenho e diagramao que voc pode usar para anotar, aprimorar e apresentar sua viso grfica da data mining. Com o SQL Server 2008 e o Visio 2007 voc pode: - Processar rvores de deciso e de regresso, diagramas de grupos e redes de dependncia. - Salvar modelos de data mining como documentos Visio incorporados a outros documentos do Office, ou como pginas da Web. Microsoft Office SharePoint Server. Uma soluo abrangente de colaborao, publicao e painel que voc pode usar como pea fundamental para fornecer uma localizao central para todos seus contedos e ferramentas de BI corporativo, de forma que todos na sua organizao possam visualizar e interagir com os mais atualizados e relevantes relatrios, vises analticas e KPIs. A integrao do SQL Server 2008 Reporting Services com o Office SharePoint Server 2007 lhe permitir: - Usar apenas uma interface consistente para gerenciar e visualizar relatrios. - Rastrear verses e fluxo de relatrios quando eles estiverem armazenados nas bibliotecas de documentos do Office SharePoint Server 2007. - Gerenciar um nico modelo de segurana para relatrios atravs da biblioteca de documentos do SharePoint. - Usar o Reporting Center nativo do Office SharePoint Server 2007 para facilmente construir um site de armazenamento de relatrios. Microsoft Office PerformancePoint Server. Um aplicativo integrado de gerenciamento de desempenho que os funcionrios podem usar para monitorar, analisar e planejar as atividades do negcio com base nos dados analticos fornecidos pelo SQL Server 2008. Ao longo do restante desta Nota de Produtos, voc aprender como o SQL Server 2008 e sua integrao com o Office System 2007 podem ajud-lo a unificar acesso e

Microsoft Corporation 2007

Business Intelligence no SQL Server 2008

armazenamento de dados de business intelligence, criar e gerenciar complexas solues de BI e estender o alcance dessas solues a todos os seus funcionrios. .

Unificando o Acesso e Armazenamento de Dados


A maioria das organizaes tem vrios sistemas de negcios, cada um com seu prprio armazenamento de dados. Mesmo que voc possa gerar relatrios de diferentes aplicativos e realizar anlises nos dados que eles contm, voc s atingir uma percepo consistente e complexa do negcio consolidando os diferentes dados de toda a empresa para criar uma fonte central de dados para relatrios e anlises.

Consolidando dados Corporativos para Anlise e Relatrio


O SQL Server 2008 oferece duas abordagens comuns na unificao dos dados para anlise e relatrios: - Data warehouse. Um armazenamento dedicado para dados de negcios, que preenchido e sincronizado com as diferentes fontes de dados em toda a empresa. A principal vantagem desta abordagem que voc pode desenhar o data warehouse para um desempenho otimizado de anlises e relatrios, sem impacto no desempenho dos aplicativos na linha de negcio que originou os dados. Outra vantagem deste mtodo que voc pode limpar e consolidar os dados provenientes de diversas fontes em uma nica e consistente verso da verdade. - Abstrao de fonte de dados. O SQL Server 2008 Analysis Services permite a criao de exibies de fontes de dados para oferecer uma camada de abstrao sobre uma ou mais fontes de dados. Voc pode ento usar a exibio da fonte de dados como uma fonte nica Analysis Services, Integration Services e Reporting Services. Com essa exibio, os dados so recuperados dos sistemas de base quando ocorre uma anlise ou um relatrio gerado. A principal vantagem desta abordagem que ela permite anlise em tempo real dos dados em seus aplicativos de negcios. Adicionalmente, a exibio da fonte de dados atravs de sua camada adicional de abstrao pode ser usada para criar nomes amigveis em substituio a nomes longos ou criptogrficos. Estas abordagens so mostradas na Figura 1. Com o SQL Server 2008 voc pode utilizar qualquer uma delas, ou uma combinao das duas.

Microsoft Corporation 2007

Business Intelligence no SQL Server 2008

Figura 1

Trabalhe com Todos os Seus Dados Como Quiser


Independentemente de qual abordagem voc escolha para unificar seus dados, o SQL Server 2008 traz um forte legado de suportar dados relacionais ou no-relacionais, fornecendo tipos de dados que permitem aos desenvolvedores e administradores armazenar e gerenciar eficientemente dados no construdos, como documentos e imagens, de maneira que voc possa armazenar, gerenciar e analisar os dados no formato que mais se encaixe na sua empresa. O SQL Server 2008 inclui suporte aprimorado para data storage XML, assim como um tipo de dado FILESTREAM, que permite o armazenamento de grandes dados binrios no sistema de arquivos e ainda assim manter-se parte integral do banco de dados com consistncia transacional. Adicionalmente, foram removidas as restries no tamanho dos tipos de dados definidos pelo usurio, o que possibilita exceder o limite de 8 KB imposto nas verses anteriores do SQL Server. Suporte para tipos de dados regionais e de locao tornam possvel armazenar e analisar dados geogrficos que obedecem aos padres da indstria.

Integre todas as fontes de dados da empresa


As exibies de fontes de dados do SQL Server 2008 oferecem integrao e acesso a dados originrios de armazenamentos distintos de toda a empresa, como SQL Server, Oracle, DB2 e Teradata. Essas exibies tambm proporcionam um armazenamento OLAP de escala corporativa, e a largura do suporte para fontes diversas de dados em SQL Integration Services significa que voc pode extrair dados de todos os tipos de aplicativos de negcios existentes. Portanto, unificar os dados de todas as fontes de sua empresa simples, no importando se voc prefere criar uma camada de abstrao atravs de uma exibio de fonte de dados ou usar um processo de ETL para
Microsoft Corporation 2007

Business Intelligence no SQL Server 2008

sincronizar um data warehouse dedicado a anlise e relatrios. Adicionalmente, atravs do suporte para servios Web e o Microsoft .NET Framework, o SQL Server 2008 sustenta interoperabilidade com mltiplas plataformas, aplicativos e linguagens de programao, para que voc possa maximizar seu investimento em sistemas novos ou j existentes pela integrao e conexo de suas diversas fontes de dados. A aceitao de padres existentes e emergentes, como HTTP, XML, SOAP, XQuery e XSD, facilita ainda mais a comunicao entre seus sistemas estendidos de negcios.

Desempenho do Data Warehouse


O SQL Server 2008 oferece uma plataforma de data warehouse abrangente e escalonvel que permite sua organizao integrar dados ao data warehouse mais rapidamente, para que voc dimensione e gerencie volumes de dados e usurios crescentes.

Otimize os Processos ETL


Os data warehouses geralmente so preenchidos e atualizados com dados de sistemas de origem atravs de um processo ETL. Depois da carga inicial de dados no data warehouse, ocorrem atualizaes peridicas com dados novos e alterados desde o sistema de origem para assegurar que o data warehouse esteja atualizado. O SQL Server Integration Services proporciona uma abrangente plataforma que voc pode usar para extrair dados de diversos sistemas de origem, realizar qualquer transformao requerida aos dados ou sua estrutura e formato, e ento carregar os dados alterados no data warehouse. Realizar pesquisas para comparar registros do sistema de origem com registros j existentes no data warehouse uma operao comum em processos ETL, e no SQL Server 2008 o desempenho das pesquisas foi significantemente aprimorado para que essas operaes se dimensionem em tabelas extremamente grandes. Para ajudar no monitoramento das mudanas de dados e assegurar a consistncia do data warehouse, o SQL Server 2008 introduz a funcionalidade Change Data Capture (CDC) para logar atualizaes em tabelas de mudanas, facilitando a identificao de linhas que foram alteradas e para determinar os detalhes da alterao e sua causa.

Gerencie os recursos de hardware de forma eficiente


Por aceitar a compresso de dados, o SQL Server 2008 permite que voc armazene seus dados de forma mais efetiva e reduza os custos de armazenamento. Alm disso, a compresso melhora significativamente o desempenho de cargas de trabalho de entrada/sada ligadas. O SQL Server 2008 tambm oferece suporte nativo a compresso de backup. Adicionalmente, o tipo VARDECIMAL de dados e as novas colunas esparsas no SQL Server 2008 ajudam-no a atingir a maior eficincia de seus recursos de armazenamento em disco, ao reduzir a quantidade de espao necessria para as grandes tabelas que contm os predominantes valores numricos ou NULL constantemente encontrados em data warehouses. Alm das eficincias em armazenamento de dados, o SQL Server 2008 aceita a alocao dinmica da memria mapeada Address Windowing Extensions (AWE), que suporta at 64 gigabytes de memria com Windows Server 2003, Datacenter Edition, e 2 terabytes com a verso 64-bit, para suportar grandes ambientes de data warehouse. O SQL Server 2008 tambm introduz o Resource Governor, que permite aos administradores definir limites de recursos e prioridades para diferentes cargas de trabalho, de maneira que cargas coexistentes possam fornecer um desempenho
Microsoft Corporation 2007

Business Intelligence no SQL Server 2008

consistente e tornar possvel um gerenciamento de assuntos de conteno de recursos de forma proativa.

Otimize o desempenho do Banco de Dados


O SQL Server 2008 inclui um mecanismo de banco de dados relacional de alta performance que o permite construir solues altamente efetivas de data warehouse. Inovaes, como otimizaes de consulta e ferramentas para ajud-lo a sintonizar ndices e estruturas de dados, fazem do SQL Server a escolha natural para um data warehouse fortemente pesquisado. Com a introduo do demonstrativo MERGE Transact-SQL no SQL Server 2008, desenvolvedores podem manusear os cenrios mais comuns de data warehouse de forma mais efetiva, como conferir se uma linha existe e ento executar inseres ou atualizaes. Adicionalmente, uma extenso clusula GROUP BY permite que os usurios definam agrupamentos mltiplos na mesma pesquisa. O Grouping Sets produz um nico grupo de resultados que equivalente a um UNION ALL de linhas diferentemente agrupadas, tornando as pesquisas de agregao e criao de relatrios mais rpidas e simples. O SQL Server 2008 suporta tabelas com parties para ajud-lo a otimizar o desempenho e gerenciamento de grandes tabelas, e com novo suporte para o paralelismo de tabelas com parties, voc pode otimizar significantemente um data warehouse ao usar tais tabelas.

Construindo e Gerenciando Solues Complexas de BI


Enquanto as organizaes demandam anlises cada vez mais complexas, a necessidade de construir e entregar solues de BI efetivas e reduzir a sobrecarga de gerenciamento de sua infra-estrutura de BI tornou-se uma grande preocupao. O SQL Server 2008 inclui ferramentas inovadoras que aumentam a produtividade e ajudam no gerenciamento do desenvolvedor, permitindo uma capitalizao mais rpida na capacidade de anlise e relatrios enquanto reduz a sobrecarga administrativa.

Produtividade do Desenvolvedor

O SQL Server 2008 simplifica o desenvolvimento de solues de business intelligence. Desenvolvedores de BI beneficiam-se com as utilidades de uso simples e ferramentas que aumentam o controle e mecanizam a rotina, tarefas que consomem tempo, e podem usar os recursos de produtividade do SQL Server 2008 para criar solues de anlise e relatrios efetivas mais rpido do que nunca; dessa maneira sua empresa pode aproveit-las mais cedo.

Use um ambiente de programao rico e moderno.


Atravs de uma estreita interoperabilidade com o Microsoft Visual Studio, os desenvolvedores podem criar e manter aplicativos de BI robustos, seguros e escalonveis. O SQL Server Business Intelligence Development Studio oferece uma nica ferramenta que cobre mltiplos tipos de solues de BI, proporcionando um ambiente consistente para desenvolvimento de solues de anlise, relatrio e ETL. Assistentes de BI intuitivos, entregues como parte do Business Intelligence Development Studio, tornam fcil a criao de projetos e modelos avanados de Business Intelligence at mesmo para novatos.
Microsoft Corporation 2007

Business Intelligence no SQL Server 2008

Incorporando o Common Language Runtime no mecanismo de banco de dados, o SQL Server 2008 permite que os desenvolvedores escolham entre uma variedade de linguagens para criar aplicativos, incluindo Transact-SQL, Visual Basic, e C#. Este ambiente flexvel faz com que os desenvolvedores possam usar suas habilidades j existentes para desenvolver aplicativos de banco de dados. Quando integrado com o Visual Studio, a experincia de desenvolvimento atravs das tecnologias de BI do SQL Server 2008 otimizada por proporcionar um verdadeiro ambiente de desenvolvimento de aplicativos que suporta o ciclo de vida completo de desenvolvimento de projetos (desenvolver, testar, implementar, modificar e testar).

Implemente as Melhores Prticas

Entretanto, capacitar os desenvolvedores a criar solues mais rapidamente s efetivo se essas solues so desenhadas da melhor forma possvel. Para ajudar a assegurar o melhor desempenho possvel e a funcionalidade correta, o SQL Server 2008 inclui os seguintes recursos de ambiente de desenvolvimento, que promovem as melhores prticas e ajudam os desenvolvedores a criar solues de anlise efetivas: - Um ambiente de desenvolvimento consistente para todas as solues de BI, incluindo Analysis Services, OLAP e aplicaes de data mining. - Suporte interno para o ciclo de vida completo de desenvolvimento, incluindo operaes de design, construo, depurao e implementao; e suporte para desenvolvimento em equipe atravs de suporte integrado para controle de origem. - Uma quantidade de designers e assistentes que facilitam a criao de solues Analysis Services mais rapidamente. - Um designer de relacionamento com atributos que inclui validaes internas para ajudar na criao de designs de dimenso. - Um editor de dimenses que foi refinado para oferecer melhor produtividade e a presena de relaes entre pais e filhos automaticamente detectada. - Um designer de cubo que tambm foi simplificado e aprimorado para oferecer melhor deteco e classificao de atributos juntamente com a identificao de propriedades do membro. - Agregao de parties individuais, que lhe permitem otimizar medidas de diferentes perodos ou reas. - O designer de agregao tem um novo algoritmo para ajudar nas agregaes iniciais. O designer de agregao otimizado para trabalhar com agregaes comandadas pelo uso. Agora voc pode olhar para as agregaes criadas e adiciona-las s primeiras, ou remove-las. fornecido suporte inteligente para ajudar na consolidao de novos e j existentes designs de agregaes. Adicionalmente, o SQL Server 2008 proporciona avisos AMO para avisar os desenvolvedores quando seu design foge de uma das mais de 40 prticas. Estes avisos so integrados em verificadores de designer em tempo real, e oferecem uma maneira no-intrusiva para o desenvolvedor detectar potenciais problemas com seu design.

Aumente a flexibilidade dos relatrios

Criar relatrios um elemento significante de qualquer soluo de BI, e usurios em empresas esto exigindo relatrios cada vez mais complexos. O SQL Server Reporting Services oferece os seguintes recursos para facilitar as solues de criao de relatrios: - Uma interface de desenvolvimento de relatrios baseada no Visual Studio dentro do Business Intelligence Development Studio, que os desenvolvedores podem usar para construir, depurar e implantar relatrios.
Microsoft Corporation 2007

Business Intelligence no SQL Server 2008

- Uma ferramenta de desenvolvimento de relatrios focada em negcios chamada Report Builder, que os usurios corporativos podem usar para criar e implantar relatrios. - Uma ampla variedade de estruturas de visualizao de dados, incluindo tabelas, matrizes, listas e grficos. Adicionalmente, o SQL Server 2008 inclui muitos avanos ao Reporting Services, o que melhora o desempenho dos relatrios e fornece uma maior flexibilidade para formatar e publicar relatrios. Um dos avanos feitos ao Reporting Services pelo SQL Server 2008 aceitar uma nova estrutura de layout que combina as reas de dados Table e Matrix na nova rea Tablix. O Tablix permite aos desenvolvedores criar relatrios que combinam linhas fixas e dinmicas. Anteriormente, layouts desse tipo tinham de ser desenvolvidos com o uso de rea de dados de matrizes mltiplas e encolhendo os cabealhos de linhas. Aceitar as reas de dados Tablix simplifica a incluso de dados estticos e dinmicos combinados em relatrios, e estende significantemente as capacidades de formato e layout do Reporting Services.

Capacidade de Gerenciamento
Atravs de inovaes como uma ferramenta unificada de administrao, capacidades de auto-ajuste aprimoradas e um poderoso modelo de programao administrativa, o SQL Server 2008 estende a liderana fcil-de-usar do SQL Server e aumenta a produtividade de administradores de bancos de dados (DBAs). Estes avanos permitem que DBAs foquem em tarefas de valor, como arquitetura de banco de dados, enquanto gastam menos tempo em manutenes de rotina, configuraes e ajustes.

Use uma nica ferramenta unificada

O SQL Server 2008 proporciona aos DBAs o SQL Server Management Studio; uma ferramenta unificada que oferece administrao integrada do Analysis Services, Reporting Services, Integration Services e mltiplas verses do SQL Server, da mesma interface para aumento na produtividade, flexibilidade e capacidade de gerenciamento dos DBAs nas implementaes estendidas do SQL Server.

Monitore os recursos de Data warehouse


O SQL Server tambm inclui o Performance Studio, que fornece uma ferramenta centralizada de administrao para monitorar e reportar o uso de recursos na sua soluo de servios de dados.

Escalabilidade Corporativa
Outro fator-chave relacionado ao sucesso na entrega de solues de BI verdadeiramente complexas requer produtividade e capacidade de gerenciamento sustentadas do desenvolvedor, mesmo atravs de implementaes em larga escala. Alm disso, a infra-estrutura precisa oferecer escalabilidade relacionada ao desempenho, que, no SQL Server 2008, alcanou uma ampla variedade de investimentos focados em assegurar esta sustentabilidade em escala corporativa, mesmo atravs da mais larga escala de implementao de BI.

Anlise Escalonvel

A premissa de Online Analytical Processing (OLAP) que o acesso instantneo a informao acurada permite que os usurios finais respondam at mesmo s mais
Microsoft Corporation 2007

Business Intelligence no SQL Server 2008

10

complexas perguntas na rapidez no pensamento. Por isso, o objetivo de buscar continuamente a excelncia em fornecer tempos de pesquisa e taxas de atualizaes de dados ainda mais rpidos uma prioridade durante o processo de desenvolvimento de qualquer lanamento Microsoft SQL Server Analysis Services, um objetivo que naturalmente tambm direcionou o lanamento do SQL Server 2008 Analysis Services. O SQL Server inclui Analysis Services que lhe permitem realizar anlises mais amplas com capacidades avanadas, incluindo computaes e agregaes complexas. O Analysis Services proporciona um desempenho em escala corporativa atravs de: - Um modelo de cache flexvel. Com o Analysis Services voc pode controlar como feito o cache de dados e agregaes para otimizar o desempenho de pesquisas, ao mesmo tempo em que mantm um nvel aceitvel de latncia entre o cache e seu banco de armazenamento de dados. - Relaes de atributos declarativos. Numa dimenso de Analysis Services, voc pode declarar explicitamente relaes entre atributos numa hierarquia. Isso permite que o Analysis Services pr-gere agregaes quando um cubo ou uma dimenso so processados, o que melhora o tempo de execuo da pesquisa. - Computao de bloco. A computao de bloco elimina clculos de agregaes desnecessrios (por exemplo, quando os valores a ser agregados so NULL) e proporciona uma melhora significativa em anlise de desempenho de cubo, o que permite aos usurios aumentar a profundidade de suas hierarquias e a complexidade das computaes. - Write-back para o MOLAP. O Analysis Services 2008 remove a necessidade de pesquisar parties ROLAP ao realizar um write-back, resultando em enormes ganhos de desempenho. - Dimensionamento do Analysis Services. Uma nica cpia somente leitura de um banco de dados Analysis Services pode ser compartilhada entre muitos Analysis Servers atravs de um endereo de IP virtual. Isso cria uma opo de implantao altamente escalonvel para uma soluo Analysis Services. - Persistncia do plano de execuo. O SQL Server fornece funcionalidade para bloquear planos de pesquisa para que, mxima extenso possvel de exatido, os planos de pesquisa sobrevivam reinicializao, atualizao de servidor e implantaes de produo.

Relatrios escalonveis

Para muitas organizaes, conseguir a informao certa, para as pessoas certas e no tempo certo, um desafio significante. O SQL Server 2008 oferece um mecanismo de alta performance para processar e formatar relatrios, juntamente a uma gama completa de ferramentas para cri-los, gerenci-los e visualiz-los. Sua arquitetura extensvel e interface aberta permitem uma fcil integrao de solues de relatrios em ambientes de TI. Voc pode gerar relatrios a partir de mltiplas fontes de dados diversos, incluindo SQL Server, DB2 e Oracle, sem criar primeiro um data warehouse centralizado. Voc pode entregar relatrios interna ou externamente por toda a organizao atravs das simples capacidades de implantao e configurao fornecidas pelo Reporting Services. Isso permite que os usurios facilmente criem e compartilhem relatrios de qualquer tamanho ou complexidade. Voc tambm pode entregar relatrios a clientes e fornecedores implantando relatrios pela internet. O Reporting Services oferece suporte e a habilidade de controlar o comportamento do servidor com gerenciamento de memria, consolidao de infra-estrutura e configurao direta atravs de um armazm centralizado e uma API para todas as definies de configurao.

Microsoft Corporation 2007

Business Intelligence no SQL Server 2008

11

Aumentando o Alcance de sua Soluo de BI


No passado, solues de BI eram usadas por um pequeno grupo de analistas de negcios. Agora, cada vez mais organizaes esto percebendo os benefcios de estender a viso de BI para todos os funcionrios e incorporando essas percepes nas operaes dirias do negcio. O SQL Server 2008 lhe permite criar uma soluo de BI que pode ser dimensionada a milhares de usurios e entregar uma experincia de usurio avanado a todos atravs de uma arquitetura extensvel, aberta e incorporvel, que otimizada pela interoperabilidade com o Microsoft Office.

Estendendo viso de negcios a todos atravs de ferramentas familiares

O Microsoft Office tornou-se um conjunto de produtividade onipresente, que a maioria dos trabalhadores de informao em organizaes ao redor do mundo utiliza para suas tarefas dirias. Atravs da estreita integrao com o Office, o SQL Server 2008 permite que voc capacite seus funcionrios com informaes de negcios crticas e atualizadas, personalizadas para suas necessidades especficas de informao. A justa integrao com o Microsoft Office System 2007 e o Microsoft Office PerformancePoint Server 2007 permite que as organizaes economizem tempo e dinheiro usando tecnologia que trabalha bem em conjunto. Essa integrao tambm proporciona um retorno mais rpido sobre o investimento em termos de escala de usurio final, ao entregar vises aprofundadas de negcios a todos atravs de ferramentas familiares, j instaladas em todos os computadores desktop.

Estendendo sua soluo de Relatrios com o Microsoft Office

O Reporting Services 2008 aceita processamento tanto com os formatos do Microsoft Excel quanto com os do Microsoft Word. Relatrios renderizados so totalmente editveis na aplicao Microsoft Office apropriada, o que estende sua soluo de relatrios a que os usurios possam criar documentos customizados baseados em relatrios de empresas.

Use o Excel para Anlise


O Excel a ferramenta de escolha para muitas tarefas financeiras e de anlise de negcios. Ao combinar o Excel com o SQL Server Analysis Services, voc pode trazer toda a fora de sua soluo OLAP aos usurios corporativos atravs das visualizaes dinmicas do PivotTable e do Microsoft PivotChart em uma planilha Excel. Voc tambm pode utilizar o SQL Server Data Mining Add-Ins for Excel 2007 para capacitar analistas de negcios e executivos a atravessar todo o ciclo de vida de um projeto de data mining, incluindo a preparao de dados, a construo, avaliao e gerenciamento de modelos de minerao, e a previso de resultados usando dados de planilhas ou dados externos, acessveis atravs de seu banco de dados Analysis Services.

Divulgue as vises de negcios em toda a Empresa


Microsoft Corporation 2007

Business Intelligence no SQL Server 2008

12

O SQL Server 2008 integra-se estreitamente com o SharePoint Services para facilitar a publicao e o gerenciamento de relatrios de maneira centralizada num local SharePoint e criar painis especficos de usurios, que fornecem visualizaes customizveis de relatrios relevantes. Adicionalmente, o Microsoft Office PerformancePoint Server oferece uma interface central para anlise de dados que construda no SQL Server Analysis Services e permite que os clientes monitorem, analisem e planejem seus negcios, assim como direciona o alinhamento e proporciona uma viso aprofundada acionvel por toda a organizao.

Capacitando os usurios finais atravs de flexibilidade nos relatrios


O SQL Server 2008 oferece muitos aprimoramentos em relatrios, que lhe permitem rpida e facilmente gerar os relatrios que sua empresa precisa, no formato que voc quer e num layout que faa sentido com os dados neles contidos.

Crie relatrios Ad Hoc com o Report Builder


O Report Builder foi extensivamente aprimorado no SQL Server 2008, de forma a permitir que os usurios criem relatrios ad hoc facilmente com qualquer estrutura. A interface com design intuitivo facilita para os no-desenvolvedores criar documentos de negcios, como ordens de compra, pedidos e contratos, com base nos dados de relatrios.

Inclua dados com formatao avanada


A formatao avanada pode fazer os documentos e relatrios mais intuitivos e significativamente mais simples de entender. O componente rich text do SQL Server 2008 permite caixas de texto com formatao mista e a importao de cadeias de texto marcadas, e aceita os novos formatos de grficos e a rea de dados Tablix, de forma que os usurios possam gerar relatrios com altos padres de design visual para transmitir informaes da empresa de maneira clara e lgica.

Beneficie-se do aumento da capacidade de resposta


Enquanto os relatrios ganham importncia na maneira como as empresas distribuem informao comerciais, assegurar os mais altos nveis de desempenho e escalabilidade de sua soluo de relatrios tornou-se mais crtico. O mecanismo Reporting Services do SQL Server 2008 sofreu uma significativa reengenharia para resolver as limitaes atuais, e agora inclui processamento sob demanda e renderizao baseada na instncia para proporcionar o melhor desempenho possvel na gerao de relatrios.

Concluso
O SQL Server 2008 gera um grande momento no mercado de business intelligence ao gerar uma infra-estrutura escalonvel que permite tecnologia da informao direcionar BI a toda sua organizao e entregar inteligncia onde o usurio a quer.

Microsoft Corporation 2007

Business Intelligence no SQL Server 2008

13

O SQL Server 2008 traz grandes progressos ao armazenamento de dados, pois oferece uma plataforma abrangente e escalonvel que permite que as organizaes integrem dados dentro do data warehouse mais rapidamente, alm de dimensionar e gerenciar os dados enquanto entrega uma viso aprofundada a todos os usurios. Com a infraestrutura de business intelligence mais escalonvel proporcionada pelo SQL Server 2008, relatrios e anlises de qualquer tamanho ou complexidade podem ser facilmente gerenciados, e ao mesmo tempo capacitam os usurios atravs de uma mais profunda integrao com o Microsoft Office. O SQL Server 2008 tambm apresenta desempenho aprimorado em muitas reas, incluindo data warehousing, gerao de relatrios e anlises. Para mais informaes, visite: Informao geral de produtos: http://www.microsoft.com/brasil/sql Para desenvolvedores: http://msdn2.microsoft.com/sqlserver Para profissionais de TI e administradores: http://technet.microsoft.com/sqlserver Este white paper foi til? Envie-nos seus comentrios. Informe, em uma escala de 1 (insatisfatrio) a 5 (excelente), como voc classificaria este white paper e por que voc usou essa classificao. Por exemplo: Voc deu uma nota alta porque ele tem bons exemplos, capturas de tela excelentes, uma redao clara ou outra razo? Voc deu uma nota baixa devido aos exemplos insatisfatrios, s capturas de tela difusas ou redao confusa? Esse feedback nos ajudar a melhorar a qualidade dos white papers que lanamos. Enviar comentrio.

Microsoft Corporation 2007

Вам также может понравиться