Вы находитесь на странице: 1из 30

Minuta para audincia pblica

Pronunciamento Tcnico CPC 02 Converso de Demonstraes Contbeis

Correlao s Normas Internacionais de Contabilidade IAS 21 (IASB)

Apresentao

Este Pronunciamento Tcnico composto de trs partes: - Sumrio do Pronunciamento; - Pronunciamento propriamente dito; e - Anexo. O Anexo introduz um exemplo sobre a converso de demonstraes contbeis de uma moeda estrangeira para o real e tambm integra este Pronunciamento. O Sumrio serve apenas para dar uma idia bastante geral do contedo do Pronunciamento e no , formalmente, parte dele.

Pgina 1

Minuta para audincia pblica

Sumrio do Pronunciamento Tcnico CPC 02 - Converso de Demonstraes Contbeis


Objetivo e alcance

1. O objetivo do Pronunciamento Tcnico CPC 02 Converso das Demonstraes Contbeis definir procedimentos visando converso de demonstraes elaboradas numa determinada moeda para outra moeda. A nfase principal est na converso de moedas estrangeiras para o real brasileiro, mas tambm se aplica para o inverso ou para a converso de uma moeda para outra sendo ambas estrangeiras. 2. O Pronunciamento no cuida dos ajustes necessrios para que as demonstraes contbeis tenham que se adaptar s normas e aos padres contbeis de outro pas, partindo do princpio de que, antes da converso, tais ajustes tenham j sido implementados. 3. Essas converses so normalmente necessrias para que a investidora registre, via equivalncia patrimonial, seu investimento e os resultados dele derivados em outra empresa no exterior, bem como para que possa proceder consolidao, plena ou proporcional, das demonstraes de controlada no exterior. 4. H situaes, todavia, em que se faz necessria a converso das demonstraes de uma empresa sem que haja quaisquer relaes societrias entre ela e qualquer usurio. As tcnicas dispostas neste Pronunciamento so tambm aplicveis a essas situaes, se bem que, nesse caso, sem qualquer fora normativa.
Essncia sobre a forma na determinao de como tratar as demonstraes de uma entidade no exterior

5. O Pronunciamento determina que prevalea a essncia dos fatos, e no a forma jurdica, quando da caracterizao de uma entidade no exterior como filial, agncia, ou controlada. Assim, poder ocorrer que uma filial tenha tanta autonomia que dever ser tratada como controlada e, conseqentemente, reconhecida por equivalncia patrimonial. Ou uma controlada poder ter tanta caracterstica de filial que precise ter suas contas incorporadas s da controladora, ao invs de ser reconhecida por equivalncia patrimonial. Dividendos 6. No recebimento dos dividendos de investida no exterior, no caso de incidncia de tributos no pas de origem sobre distribuio de dividendos, a investidora dever considerar no s a legislao desse pas como tambm as condies de efetiva incidncia e efetiva recuperao desse tributo no pas da investidora.
Pgina 2

Minuta para audincia pblica

Moeda funcional e investimento lquido 7. preciso definir qual a moeda funcional da investidora e qual a de cada investida, antes de se proceder converso. Os princpios bsicos definidos so a considerao do ambiente econmico onde se insere a empresa, a existncia de claras condies que evidenciem que a moeda funcional no a moeda corrente do pas onde est essa empresa e a da consistncia, ao longo do tempo, na utilizao dessa moeda. 8. No caso de moeda funcional em economia hiperinflacionria necessria a aplicao da correo monetria integral antes de qualquer converso para outra moeda. 9. Os valores a receber e a pagar que se caracterizem como complemento de investimento ou de desinvestimento devem ser considerados como parte do investimento lquido. Variaes cambiais de investimento no exterior e de suas contas de hedge 10. As variaes cambiais de investimento no exterior tratados como entidades independentes devero ser registradas no patrimnio lquido da empresa investida em suas demonstraes convertidas e no patrimnio lquido da investidora, de forma que esses ganhos ou perdas desacompanhados de entrada ou sada financeira em uma e em outra no sejam reconhecidos no resultado at que se tenha a baixa, total ou parcial do investimento, normalmente via venda ou liquidao da investida. 11. As variaes cambiais de entidades no exterior que sejam extenses da investidora estaro incorporadas s demonstraes individuais da prpria investidora, diretamente em seu resultado. 12. As variaes cambiais de emprstimos tomados pela investidora na mesma moeda que o investimento, e destinados formalmente a financi-los, sero tambm tratados como parte dessa conta especial de equivalncia patrimonial no patrimnio lquido da investidora. Converso das demonstraes contbeis 13. As contas de ativo e passivo da sociedade investida sero convertidas pela taxa cambial da data do balano de fim de perodo, mantendo-se as contas do patrimnio lquido inicial pelos mesmos valores convertidos no balano do final do perodo anterior; as mutaes do patrimnio lquido que no o resultado sero convertidas pelas taxas das datas dessas mutaes.

Pgina 3

Minuta para audincia pblica

14. As contas de resultado podero ser convertidas pela taxa cambial mdia do perodo, mas no caso de receitas ou despesas no homogeneamente distribudas ou no de cmbio com oscilaes significativas ter que a converso ser com base na data da competncia de tais receitas e despesas. 15. As diferenas cambiais entre as receitas e despesas convertidas como no item anterior e os valores obtidos pela sua converso pela taxa de fechamento do perodo, bem como as variaes entre os valores originais convertidos do patrimnio lquido inicial e seus valores convertidos pela taxa de final de perodo sero reconhecidas diretamente no patrimnio lquido. As mutaes patrimoniais que no o resultado geraro ganhos ou perdas cambiais entre a data de sua ocorrncia e o final do perodo, se aumentos (como o aumento de capital), e entre a data de fechamento do perodo anterior e a data de sua ocorrncia, se diminuies (como distribuio de dividendos). No caso de presena de scios minoritrios na investida, sua parte proporcional nesses ganhos ou perdas ser a eles alocada. 16. No caso de demonstraes em moeda funcional de pas com economia hiperinflacionria, primeiramente aplicam-se as tcnicas da correo integral para depois se efetuar a converso. Esta ser feita com a aplicao da taxa de encerramento do perodo a todos os componentes do balano e do resultado. Registros na investidora 17. O resultado de equivalncia patrimonial da investidora ser desdobrado em duas parcelas: uma no resultado, representando o efetivo resultado da investida devidamente convertido, e outra no patrimnio lquido dessa investidora para alocao ao seu resultado no futuro, correspondente s variaes cambiais tratadas em conta especial no patrimnio lquido das demonstraes convertidas da investida. Realizao dos Ganhos e Perdas Cambiais Acumulados no Patrimnio Lquido 18. As variaes cambiais de um investimento lquido no exterior, juntamente com as de contas que lhe sirvam de hedge, sero reconhecidas no resultado convertido da investida e no da controladora quando da baixa, parcial ou total, do investimento, por alienao, liquidao etc. e quando de recebimento de dividendos; neste caso, as variaes cambiais abrangero todo o perodo entre o registro dos respectivos lucros e a data de seu recebimento na investidora.

Pgina 4

Minuta para audincia pblica

Divulgao 19. Devero ser divulgadas a movimentao da conta especial de patrimnio lquido, a data desde quando esse procedimento est sendo utilizado, a moeda funcional e sua eventual mudana, bem como opes utilizadas quanto a adoo antecipada do Pronunciamento.

Pgina 5

Minuta para audincia pblica

COMIT DE PRONUNCIAMENTOS CONTBEIS


CPC 02 - MINUTA M4 CPC 02 - Converso de Demonstraes Contbeis

OBJETIVO 1. O objetivo deste Pronunciamento Tcnico determinar como converter as demonstraes contbeis de entidade no exterior para a moeda de apresentao das demonstraes contbeis no Brasil para fins de registro da equivalncia patrimonial, de consolidao das demonstraes contbeis e de consolidao proporcional e de como elaborar as demonstraes contbeis de entidade no Brasil em outra moeda. DEFINIES 2. Os seguintes termos so usados neste Pronunciamento com os significados abaixo descritos: Taxa de fechamento a taxa de cmbio vigente na data do balano, para operaes a vista. Variao cambial a diferena resultante da converso de um valor em uma moeda para outra moeda, a diferentes taxas cambiais. Valor justo o valor pelo qual um ativo pode ser negociado, ou um passivo liquidado, entre partes interessadas, conhecedoras do negcio e independentes entre si, com a ausncia de fatores que pressionem para a liquidao da transao ou que caracterizem uma transao compulsria. Moeda estrangeira uma moeda diferente da moeda funcional de uma entidade. Moeda funcional a moeda do ambiente econmico principal no qual a entidade opera. Conglomerado o conjunto da entidade controladora e todas as suas controladas. Itens monetrios so representados por dinheiro ou direitos e obrigaes a serem realizados e liquidados em dinheiro. Itens no monetrios so representados por ativos e passivos que no sero realizados ou liquidados em dinheiro. Investimento lquido em uma entidade no exterior o valor da participao detida pela entidade investidora que reporta no patrimnio lquido da entidade investida, adicionado (ou diminudo) de crdito ou (dbito) junto a essa investida que tenha natureza de investimento. Moeda de apresentao a moeda na qual as demonstraes contbeis so apresentadas. Taxa de cmbio a vista a taxa normalmente utilizada para liquidao das operaes de cmbio; no Brasil, a taxa oficial divulgada pelo Banco Central do Brasil.

Pgina 6

Minuta para audincia pblica FILIAIS, AGNCIAS, SUCURSAIS OU DEPENDNCIAS NO EXTERIOR 3. As filiais, agncias, sucursais ou dependncias que no se caracterizam como empresas independentes mantidas por investidoras brasileiras no exterior, ou mesmo uma controlada no exterior, que no possuir corpo gerencial prprio, autonomia administrativa, no contratar operaes prprias, utilizar a moeda da investidora como sua moeda funcional e funcionar, na essncia, como extenso das atividades da investidora, devem normalmente ter seus ativos, passivos e resultados integrados s demonstraes contbeis da matriz no Brasil como qualquer outra filial, agncia, sucursal ou dependncia mantida no prprio Pas. 4. Quando, todavia, tais filiais, agncias, sucursais ou dependncias se caracterizarem na essncia, como uma controlada por possurem, por exemplo, suficiente corpo gerencial prprio, autonomia administrativa, contratarem operaes prprias, inclusive financeiras, caracterizando-se, assim, como entidade autnoma nos termos do item 12, a matriz, no Brasil, deve reconhecer os resultados apurados nas filiais, agncias, dependncias ou sucursais pela aplicao do mtodo de equivalncia patrimonial e inclu-las nas suas demonstraes consolidadas, observando os critrios contbeis de converso previstos no presente pronunciamento. DIVIDENDOS RECEBIDOS 5. Os dividendos de investimentos no Exterior reconhecidos pelo mtodo de equivalncia patrimonial devem ser registrados como reduo da conta de investimento pelo valor do dividendo recebido em moeda estrangeira convertido para reais taxa de cmbio vigente na data do recebimento. 6. Na hiptese de os dividendos estarem sujeitos tributao por impostos no pas de origem, a contabilizao dever ser a seguinte: a) se tais impostos forem recuperveis, constituiro crditos; b) se tais impostos no forem recuperveis, representam um nus da entidade investidora, devendo ser registrados como despesas. 7. Dever-se- analisar cada caso em particular quanto incidncia de impostos sobre dividendos remetidos entidade no Brasil, verificando se os mesmos so ou no recuperveis. Nessa anlise deve-se considerar que, pelo regime de competncia, tal nus e conseqente despesa estaro melhor refletidos se registrados no mesmo perodo em que for reconhecido o resultado da equivalncia patrimonial relativo aos lucros que do origem aos dividendos, e no ao perodo em que dividendos so efetivamente remetidos, gerando tais impostos. 8. Todavia, h que se analisar que nem todo resultado apurado se converter em dividendos, no havendo a correspondente incidncia do imposto de renda na fonte, se for essa a legislao do Pas. Assim, tais impostos no devem ser reconhecidos quando relativos a lucros que se pretenda manter na entidade no Exterior, por capitalizao atravs de reinvestimento ou manuteno em reservas. Nessa hiptese, se houver mudana posterior de deciso e forem distribudos dividendos relativos a tais lucros passados, o imposto dever ser registrado quando os dividendos forem declarados. Por outro lado, quando houver prvio conhecimento de dividendos futuros relativos a lucros apurados no exerccio presente, em face da determinao estatutria legal, ou por deliberao da entidade, o imposto de renda correspondente deve ser reconhecido no mesmo exerccio. Ou seja, o princpio o de que sempre se constitua imposto, a menos que num futuro previsvel, e de acordo com a poltica de distribuio de dividendos, seja muito provvel que tais lucros no sero distribudos.

Pgina 7

Minuta para audincia pblica 9. Esses fatores devem ser considerados na determinao do tratamento contbil aplicvel a tal nus, o qual deve ser indicado nas notas explicativas.

DETERMINAO DA MOEDA FUNCIONAL 10. O ambiente econmico principal no qual uma entidade opera , em geral, e com raras excees, aquele em que ela fundamentalmente gera e desembolsa caixa. Uma entidade considera os seguintes fatores na determinao de sua moeda funcional: (a) a moeda: (i) que mais influencia os preos de bens e servios (geralmente, ser a moeda na qual o preo de venda de seus produtos e servios est expresso e acertado); e (ii) do pas cujas foras competitivas e regulamentos mais influenciam na determinao do preo de venda de seus produtos ou servios. (b) a moeda que mais influencia mo-de-obra, material e outros custos para o fornecimento de produtos ou servios (geralmente ser a moeda na qual tais custos esto expressos e liquidados). 11. Os seguintes fatores tambm evidenciam a moeda funcional de uma entidade: (a) a moeda na qual so gerados substancialmente os recursos de atividades financeiras (i.e., emisso de ttulos de dvida ou aes). (b) a moeda na qual so acumulados valores recebidos de atividades operacionais. 12. Os seguintes fatores adicionais so ainda considerados para a determinao da moeda funcional de uma entidade no exterior e se a moeda funcional a mesma que a da entidade que reporta (a entidade que reporta, neste contexto, aquela entidade que possui operao no exterior por meio de controladas, filiais, coligadas ou joint ventures): (a) se as atividades da entidade no exterior so desenvolvidas como um prolongamento da entidade que reporta e no com um grau significativo de autonomia. Um exemplo do primeiro caso uma entidade no exterior que vende somente produtos importados da entidade que reporta e remete o resultado das transaes. Um exemplo de uma entidade no exterior autnoma quando h acmulo de caixa e outros itens monetrios, despesas, gerao de receita e emprstimos, todos substancialmente na moeda local do pas onde ela opera. (b) se a proporo das transaes com a entidade que reporta for alta ou baixa. (c) se fluxos de caixa das atividades da entidade no exterior afetam diretamente os fluxos de caixa da entidade que reporta e se esto prontamente disponveis para imediata remessa para essa entidade. (d) se fluxos de caixa das atividades da entidade no exterior so suficientes para cobrir dvidas existentes e esperadas. 13. Quando os indicadores acima esto presentes e a moeda funcional no evidente, a administrao usa seu julgamento para determinar a moeda funcional que represente de forma mais fiel os efeitos econmicos das transaes, dos eventos e das condies correspondentes. Como parte dessa abordagem, a administrao prioriza os indicadores primrios do item 10 antes de considerar os indicadores dos itens 11 e 12, elaborados para fornecer evidncias-suporte adicionais para determinar a moeda funcional da entidade. Pgina 8

Minuta para audincia pblica

14. A moeda funcional de uma entidade reflete as transaes, os eventos e as condies relacionados a ela. Portanto, uma vez determinada, a moeda funcional no deve ser trocada a no ser que haja uma mudana nas transaes, nos eventos e nas condies correspondentes. Por exemplo, uma mudana na moeda que influencia principalmente os preos de venda de bens e servios poder causar uma mudana na moeda funcional da entidade. 15. Se houver mudana da moeda funcional de uma entidade, a mesma dever utilizar prospectivamente os procedimentos de converso aplicveis nova moeda funcional a partir da data da mudana. 16. O efeito de uma mudana na moeda funcional ser contabilizado prospectivamente, ou seja, uma entidade efetua a converso de todos os itens para a nova moeda funcional utilizando a taxa cambial na data da mudana. Os valores resultantes da converso de itens no monetrios so tratados como se fossem seu custo histrico. Variaes cambiais decorrentes da converso das demonstraes contbeis de uma entidade no exterior, previamente classificadas em patrimnio lquido conforme os itens 19 a 21 e 22(d), devero ser mantidos no patrimnio lquido at a baixa do investimento, momento no qual sero reconhecidos no resultado. 17. Se a moeda funcional da investida no exterior for de uma economia hiperinflacionria, suas demonstraes contbeis devem ser monetariamente atualizadas. As prticas contbeis adotadas no Brasil, nesse tocante, esto alinhadas com a norma internacional que trata de economias hiperinflacionrias. Essa atualizao no pode ser evitada por exemplo, adotando como sua moeda funcional uma moeda diferente da moeda funcional determinada com base neste Pronunciamento (como a moeda funcional de sua controladora). INVESTIMENTO LQUIDO EM UM INVESTIMENTO NO EXTERIOR 18. Uma entidade pode ter, diretamente ou atravs de uma investida, um item monetrio a receber ou a pagar junto a uma entidade no exterior. Um item cuja liquidao no est planejada nem h probabilidade de ocorrer no futuro previsvel , essencialmente, uma parte do investimento lquido da entidade naquela entidade no exterior, devendo ser contabilizado de acordo com o item 20 . Tais itens monetrios podem incluir, por exemplo, contas a receber ou emprstimos a longo prazo, mas no incluem contas a receber ou a pagar decorrentes de transaes comerciais. RECONHECIMENTO DE VARIAES CAMBIAIS DE UM INVESTIMENTO NO EXTERIOR 19. Nas demonstraes contbeis da entidade que possui investimento no exterior: (a) Na forma definida no item 4, as variaes cambiais de tal investimento lquido (item 18) devero ser registradas em conta especfica do patrimnio lquido representativa de resultado,de equivalncia patrimonial, ainda no realizada e reconhecidas em receita ou despesa,de equivalncia patrimonial, (realizada) na venda ou baixa do investimento lquido, de acordo com o item 31; (b) na forma definida no item 3, as variaes cambiais de tal investimento lquido devero ser registradas como receita e despesa do perodo, ou seja, como resultados integrados contabilidade da matriz no Brasil como qualquer outra filial, agncia, sucursal ou dependncia mantida no prprio Pas. 20. As variaes cambiais resultantes de itens monetrios que fazem parte do investimento Pgina 9

Minuta para audincia pblica lquido da entidade em uma entidade no exterior (item 18) devero ser registradas conforme item 19a, desde que a moeda funcional da investida seja diferente da moeda funcional da investidora. RECONHECIMENTO DE VARIAES CAMBIAIS DE OPERAES DE PROTEO (HEDGE) 21. Ser tambm registrada em conta especfica no patrimnio lquido a variao cambial de passivo em moeda estrangeira contabilizado como proteo (hedge), parcial ou total, de investimento lquido (item 18) no patrimnio lquido de coligada ou controlada no exterior. Ser o passivo de que trata este item considerado como proteo (hedge) de investimento no patrimnio lquido de investida no exterior quando houver, desde o seu incio, a comprovao dessa relao de proteo (hedging) entre o passivo e o ativo, explicitando a natureza da transao protegida, do risco protegido e do instrumento utilizado como proteo. CONVERSO PARA A MOEDA DE APRESENTAO DAS DEMONSTRAES CONTBEIS 22. Os resultados e os balanos de uma entidade no exterior cuja moeda funcional no de economia hiperinflacionria, aps ajustados para eliminar diversidade de critrios, princpios e prticas contbeis em relao entidade que reporta, sero convertidos para a moeda de apresentao por meio dos seguintes procedimentos: (a) Os ativos e passivos para cada balano patrimonial apresentado (i.e., incluindo os comparativos) sero convertidos utilizando a taxa de fechamento na data do respectivo balano; (b) o patrimnio lquido inicial de cada balano corresponder ao patrimnio lquido final do perodo anterior conforme convertido poca e suas mutaes sero convertidas pela taxa de suas respectivas datas;. (c) as receitas e despesas para cada demonstrao do resultado (i.e., incluindo as comparativas) sero convertidas utilizando as taxas cambiais em vigor nas datas das transaes; e (d) as variaes cambiais resultantes sero reconhecidas em conta especfica no patrimnio lquido (item 24). 23. Por razes prticas, uma taxa que se aproxime das taxas cambiais em vigor nas datas das transaes, por exemplo, uma taxa mdia para o perodo, normalmente utilizada para converter itens de receita e despesa. Entretanto, se as taxas cambiais flutuarem significativamente, o uso da taxa mdia do perodo inapropriado. 24. As variaes cambiais mencionadas no item 22(d) so decorrentes de: (a) diferena entre a converso de receitas e despesas pelas taxas cambiais em vigor nas datas das transaes e a de converso de ativos e passivos pela taxa de fechamento. Tais variaes cambiais decorrem tambm dos registros efetuados diretamente no patrimnio lquido. (b) diferena entre a converso do patrimnio lquido inicial pela taxa atual de fechamento e pela taxa anterior de fechamento . Essas variaes cambiais no so reconhecidas no resultado pois as mudanas nas taxas cambiais tm pouco ou nenhum efeito direto sobre os fluxos de caixa atuais e futuros de operaes.

Pgina 10

Minuta para audincia pblica 25. Quando as variaes cambiais so relacionadas a uma entidade no exterior consolidada, mas que no seja uma controlada integral, as variaes cambiais acumuladas resultantes da converso e atribuveis a participaes minoritrias ou de no controladores so apropriadas e reconhecidas como parte da participao minoritria no balano patrimonial consolidado. 26. As contas dos resultados e balanos de uma entidade cuja moeda funcional de uma economia hiperinflacionria sero convertidos para a moeda de apresentao por meio dos seguintes procedimentos: (a) os valores (i.e., ativos, passivos, itens do patrimnio lquido, receitas e despesas, incluindo saldos comparativos) sero atualizados monetariamente para a moeda de capacidade aquisitiva da data do balano mais recente, com o uso da metodologia da correo integral conforme j utilizada no Brasil. (b) a seguir, todos esses valores (i.e., ativos, passivos, itens do patrimnio lquido, receitas e despesas, incluindo saldos comparativos) sero convertidos pela taxa de cmbio em vigor na data do balano patrimonial mais recente. (c) quando valores so convertidos para a moeda de uma economia no-hiperinflacionria, os valores comparativos sero aqueles apresentados nas demonstraes contbeis do ano anterior (i.e., no so ajustados para mudanas subseqentes no nvel de preos ou mudanas subseqentes nas taxas cambiais). 27. Quando a economia deixa de ser hiperinflacionria, a entidade no mais atualiza monetariamente suas demonstraes contbeis e os valores atualizados, ao nvel de preos da data em que a entidade deixou de efetuar a atualizao monetria, devero ser usados como se fossem o custo histrico da converso para a moeda de apresentao. CONVERSO DAS DEMONSTRAES DE UMA ENTIDADE NO EXTERIOR 28. Os itens 29 a 31, alm dos itens 22 a 27, se aplicam quando os resultados e os balanos so convertidos para uma moeda de apresentao das demonstraes contbeis para que a entidade no exterior possa ser includa nas demonstraes contbeis da entidade que reporta por consolidao, consolidao proporcional ou pelo mtodo da equivalncia patrimonial, devendo, tambm, ser observado que: (a) Na aplicao da equivalncia patrimonial, a investidora reconhecer diretamente em seu patrimnio lquido o resultado de equivalncia correspondente sua participao na conta de que trata o item 22d. (b) O saldo dessa conta ser baixado conforme os itens 31 e 32. 29. A incorporao dos resultados e dos balanos de uma entidade no exterior quelas da entidade que reporta segue os procedimentos normais de consolidao, tais como a eliminao de saldos intragrupo e transaes intragrupo de uma controlada. Entretanto, um ativo (ou passivo) monetrio intragrupo, seja ele de curto ou longo prazo, no pode ser eliminado contra o passivo (ou ativo) intragrupo correspondente, sem apresentar o resultado das flutuaes da moeda nas demonstraes contbeis consolidadas. Isso ocorre porque o item monetrio representa um compromisso para converter uma moeda em outra e expe a entidade que reporta a uma receita ou uma despesa devido s flutuaes da moeda. Portanto, nas demonstraes contbeis consolidadas da entidade que reporta, tal

Pgina 11

Minuta para audincia pblica variao cambial continua a ser reconhecia no resultado ou, se resultante das circunstncias descritas no item 20, ser classificada no patrimnio lquido at a baixa do investimento. 30. O gio decorrente da aquisio de uma entidade no exterior e qualquer ajuste ao valor justo dos valores contbeis de ativos e passivos, decorrentes da aquisio daquela entidade no exterior, devem ser tratados como ativo e passivo da entidade no exterior. Portanto, sero expressos na moeda funcional da entidade no exterior e convertidos pela taxa de fechamento, de acordo com os itens 22 e 26. BAIXA DE INVESTIMENTO NO EXTERIOR POR VENDA OU OUTRA FORMA DE ALIENAO 31. As variaes cambiais acumuladas que tiverem sido registradas em conta especfica de patrimnio lquido e que se referirem a entidade no exterior que est sendo baixada devem ser reconhecidas no resultado do perodo em que o ganho ou a perda de equivalncia patrimonial da referida baixa for realizado. 32. Uma entidade pode se desfazer de seus investimentos numa entidade no exterior por meio de alienao, liquidao, reembolso de aes do capital ou abandono de toda ou parte daquela entidade no exterior. No caso de uma baixa parcial por uma dessas razes, somente a parte proporcional da respectiva variao cambial acumulada ser includa no ganho ou na perda. 33. O recebimento de um dividendo forma parte desse desinvestimento somente quando constitui uma devoluo do investimento (por exemplo, quando o dividendo for pago com lucros da pr-aquisio.) e pela parte relativa variao cambial entre o reconhecimento do resultado originrio desse dividendo na investidora e a data de seu recebimento, devendo ainda ser obedecido o disposto no item 6,. EFEITOS FISCAIS DAS VARIAES CAMBIAIS 34. Quando aplicvel, nos termos deste pronunciamento, as variaes cambiais que decorrem do investimento de uma entidade no exterior, se resultarem em diferenas temporrias para efeitos tributrios, sero contabilizadas de acordo com as regras prprias sobre tributos sobre o resultado, tais como o Imposto de Renda e a Contribuio Social. Se existente, o efeito tributrio sobre a parcela da variao cambial registrada no patrimnio lquido deve, tambm, ser registrado como redutor da conta especfica do patrimnio lquido a que se referir. DIVULGAO 35. Nos itens 37 e 39 a 41, as referncias "moeda funcional" se aplicam, no caso de um conglomerado, moeda funcional da controladora. 36. Uma entidade deve divulgar as variaes cambiais lquidas, classificadas em conta especfica de patrimnio lquido, e uma conciliao do montante de tais variaes cambiais, no comeo e no fim do perodo e mencionar a partir de que data est aplicando esse procedimento (item 45). 37. Quando a moeda de apresentao das demonstraes contbeis for diferente da moeda funcional, esse fato dever ser citado, juntamente com a divulgao da moeda funcional e a razo para a utilizao de uma moeda de apresentao diferente.

Pgina 12

Minuta para audincia pblica 38. Quando houver uma mudana na moeda funcional da entidade que reporta ou de uma entidade significativa no exterior, esse fato e a razo para a mudana da moeda funcional devero ser divulgados. 39. Quando uma entidade apresentar suas demonstraes contbeis em uma moeda que seja diferente da sua moeda funcional, ela dever mencionar que essas demonstraes esto de acordo com as prticas contbeis adotadas no Brasil somente se estiverem de acordo com todas as exigncias de cada Pronunciamento aplicvel e cada Interpretao aplicvel, incluindo o mtodo de converso descrito neste Pronunciamento. 40. Uma entidade algumas vezes apresenta suas demonstraes contbeis ou outras informaes financeiras em uma moeda que no a sua moeda funcional sem cumprir as exigncias do item 39. Por exemplo, uma entidade poder converter para outra moeda somente itens selecionados de suas demonstraes contbeis ou, ento, uma entidade, cuja moeda funcional no seja a moeda de uma economia hiperinflacionria, poder converter as demonstraes contbeis para outra moeda, convertendo todos os itens pela taxa de fechamento mais recente. Essas converses no esto de acordo com as prticas contbeis adotadas no Brasil e as divulgaes especificadas no item 41 sero exigidas. 41. Quando uma entidade apresenta suas demonstraes contbeis ou outras informaes financeiras em uma moeda que no a sua moeda funcional ou a moeda de apresentao das demonstraes, e as exigncias do item 39 no so cumpridas, ela dever: (a) identificar claramente as informaes como sendo informaes suplementares para distingui-las das informaes que esto de acordo com as prticas contbeis adotadas no Brasil; (b) divulgar a moeda utilizada para essas informaes suplementares; e (c) divulgar a moeda funcional da entidade e o mtodo de converso utilizado para determinar as informaes suplementares. DATA DE VIGNCIA E TRANSIO 42. A entidade dever adotar este Pronunciamento para perodos anuais com incio em ou aps 1 de Janeiro de 2008. A sua adoo para perodos anteriores recomendvel. Se uma entidade utilizar este Pronunciamento para um perodo iniciado antes de 1 de janeiro de 2008, ela dever divulgar tal fato. 43. A entidade dever adotar prospectivamente o item 30 a todas as aquisies posteriores ao incio do perodo para o qual este Pronunciamento se aplica. permitida a adoo retrospectiva do item 30 a todas as aquisies anteriores, devendo ser feita a divulgao desse fato. Para a aquisio de uma entidade no exterior tratada de forma prospectiva, mas que tenha ocorrido antes da data de adoo deste Pronunciamento, a entidade no dever retificar os anos anteriores e, dessa forma, poder, quando apropriado, tratar o gio e os ajustes ao valor justo resultantes da aquisio como ativos e passivos da entidade, ao invs de ativos e passivos da entidade no exterior. Portanto, o gio e os ajustes ao valor justo j estaro expressos na moeda funcional da entidade ou, ento, sero itens no monetrios em moeda estrangeira, os quais so contabilizados utilizando-se a taxa cambial em vigor na data da aquisio. 44. Os passivos em moeda estrangeira que vierem a ser contabilizados como proteo (hedge)

Pgina 13

Minuta para audincia pblica quando da implantao das disposies deste Pronunciamento Tcnico podero ter a comprovao de que trata o item 21 efetuada nessa data, e no necessariamente desde o seu incio. 45. A entidade dever adotar prospectivamente o uso de contas destacadas no patrimnio lquido (itens 19 e 21) e divulgar esse fato. Se adot-lo retroativamente dever divulgar essa deciso e no poder se utilizar do autorizado no item 44, divulgando tambm essa condio. 46. Todas as outras mudanas decorrentes da adoo deste Pronunciamento sero contabilizadas de acordo com as exigncias das regras sobre Prticas Contbeis, Mudanas em Estimativas Contbeis e Correo de Erros.

Pgina 14

Minuta para audincia pblica

ANEXO
Exemplo Introduo

Para um melhor entendimento deste Pronunciamento, apresentamos um exemplo simplificado de converso. O exemplo no abrange todas as hipteses previstas no Pronunciamento nem outras que podem surgir e tambm no estar contidas nesse documento. Admitamos que uma Investidora M brasileira seja criada com capital de R$ 2.000.000 e com a nica finalidade de investir numa Investida F nos EEUU. O investimento feito com a taxa cambial a R$ 2,00 por dlar norte-americano. No mesmo dia a Investida efetua algumas aquisies e ambas apresentam os seguintes balanos que consideraremos como iniciais para o nosso exemplo: Quadro 1
Investidora M no Brasil Investimento em F R$ 2,000,000 R$ 2,000,000 Capital Lucro Acumulado R$ 2,000,000 1/1/x1 R$ 2,000,000

Quadro 2
Investida F nos EEUU Caixa Clientes Estoques Imobilizado Dep. Acumulada USD 1,000,000 USD 300,000 USD 500,000 Patrimnio Lquido: Capital Lucro Acumulado USD 1,000,000 USD 1,000,000 USD 1,000,000 USD 200,000 Contas a Pagar 1/1/x1 -

Pgina 15

Minuta para audincia pblica

O primeiro ano de atividade

Aps o primeiro ano de atividade da investida no exterior, ela apresenta a seguinte demonstrao e o seguinte balano patrimonial: Quadro 3
Investida F - Resultado em USD Vendas CMV Lucro Bruto Despesas Operacionais Lucro Antes Tributos Tributos Lucro Lquido Ano x1 USD 3,000,000 -USD 1,700,000 USD 1,300,000 -USD 700,000 USD 600,000 -USD 300,000 USD 300,000

Quadro 4
Balano da Caixa Clientes Estoques Imobilizado Dep. Acumulada USD 510,000 USD 750,000 USD 340,000 USD 500,000 -USD 100,000 USD 2,000,000 Patrimnio Lquido: Capital Lucro Acumulado USD 1,300,000 USD 1,000,000 USD 300,000 USD 2,000,000 Investida F Contas a Pagar 31/12/x1 USD 700,000

Converso do resultado do primeiro perodo

O modelo de converso de demonstraes contbeis do IASB e deste Pronunciamento parte da premissa de que o resultado deve ser convertido pela taxa de quando ele foi formado, para medir o desempenho efetivo da entidade ao longo do perodo. Assim, cada receita e despesa deve ser convertida pela taxa da data de seu reconhecimento contbil. Mas o IASB e este Pronunciamento admitem o uso de uma taxa mdia para as receitas e as despesas todas caso elas sejam distribudas de maneira relativamente homognea ao longo do tempo e caso o cmbio tambm no tenha tido mutaes abruptas. Admita-se que isso tenha ocorrido e que a taxa mdia de cmbio para o perodo seja de R$ 2,10. A converso do resultado ser feita ento de
Pgina 16

Minuta para audincia pblica

forma muito simples, convertendo-se todas as receitas e despesas pelo cmbio mdio (o que, neste caso, corresponde converso do lucro lquido tambm pela taxa mdia): Quadro 5
Investida F - Resultado em Reais Vendas CMV Lucro Bruto Despesas Operacionais Lucro Antes Tributos Tributos Lucro Lquido USD 3,000,000 -USD 1,700,000 USD 1,300,000 -USD 700,000 USD 600,000 -USD 300,000 USD 300,000 x R$ 2.10 = x R$ 2.10 = x x R$ 2.10 R$ 2.10 = = Ano x1

R$ 6,300,000 R$ (3,570,000) R$ 2,730,000 R$ (1,470,000) R$ 1,260,000 R$ R$ (630,000) 630,000

Com isso tem-se o desempenho da administrao local medida por quanto produziu de resultado em dlares, convertido taxa de cmbio de quando esse resultado foi gerado. A investidora brasileira aplica a equivalncia (100% neste exemplo) sobre o resultado e registra sua participao nesse resultado, gerando: Quadro 6
Investidora M - Resultado Receita Equivalncia Patrimonial Lucro Lquido Ano R$ R$ x1 630,000 630,000

S que, sendo dada a taxa de fechamento de cmbio em 31 de dezembro de x1 em R$ 2,20 por dlar, o valor do patrimnio lquido final da Investida F, de US$ 1.300.000 conforme Quadro 4, mostra um valor convertido de US$ 1.300.000 x R$ 2,20/US 1,00 = R$ 2.860.000. E ocorre que, na Investidora M, o seu investimento original em F de R$ 2.000.000 foi acrescido, at agora, de apenas R$ 630.000 pelo lucro da investida. A anlise mostra que o cmbio subiu, e o investimento original de R$ 2.000.000, cotado agora a R$ 2,20, mostra um ganho para a Investidora de R$ 200.000. S que esse de fato um ganho econmico para a investidora M, mas ainda financeiramente no realizado, nem realizvel a no ser que o capital de F seja devolvido. Por isso a no considerao ainda desse ganho como parte do resultado da investidora M conforme este Pronunciamento, contrariamente ao que vimos praticando at hoje no Brasil. No
Pgina 17

Minuta para audincia pblica

h, na investida, qualquer gerao de caixa a mais por causa dessa flutuao; ou seja, ela no est, por causa do aumento de cmbio, gerando qualquer recurso financeiro adicional. E no h tambm na investidora qualquer gerao de recurso financeiro adicional, qualquer disponibilidade para pagamento, por exemplo, de dividendos e tributos ou para aquisio de ativos, j que, na realidade, ainda um ganho potencial, que poder inclusive desaparecer total ou parcialmente em variaes cambiais futuras, j que se trata de investimento de longo prazo. S ser realizado, na investidora, quando o capital for repatriado. Assim, esse ganho potencial reconhecido por este Pronunciamento, mas em conta especial de patrimnio lquido para transitar pelo resultado apenas quando financeiramente disponibilizado. H tambm um outro ganho cambial por parte da investidora, porque o lucro lquido da Investida F, se distribudo agora no final do perodo, produz R$ 300.000 x R$ 2,20 = R$ 660.000 de ingresso no caixa de M, mas essa investidora, at agora, registrou resultado de apenas R$ 630.000, porque converteu todos os componentes do resultado pelo cmbio mdio de R$ 2,10. O fato de agora esses US$ 300.000 equivalerem a R$ 660.000 no mrito da gesto da investida ou da investidora, e sim derivado de uma flutuao cambial. Assim, a investida registra, na sua demonstrao do resultado convertida, que produziu US$ 300.000 de lucro que equivaleram, poca de sua gerao, em reais, a R$ 630.000, ficando os R$ 30.000 tambm em conta especial de patrimnio lquido. E a investidora faz o mesmo, reconhecendo uma receita de equivalncia no resultado de R$ 630.000 referente a um resultado realizado pela investida e, no seu prprio patrimnio lquido, uma receita de equivalncia em potencial derivada apenas de mutao de cmbio de R$ 30.000. Se de fato M receber os R$ 660.000 com o cmbio a R$ 2,20, a sim reconhecer o resultado adicional de R$ 30.000 porque agora esse ganho cambial estar financeiramente realizado. claro que se pode argumentar que os R$ 630.000 de resultado reconhecido por equivalncia patrimonial na Investidora M tambm no esto nela, Investidora M, realizados financeiramente, mas ocorre que esse resultado est financeiramente realizado na investida, e quando se realizou, realizou-se quando a taxa de cmbio produzia esses R$ 630.000 na moeda brasileira; a investida de fato produziu isso de dinheiro ou de realizvel em dinheiro (se faltar parte a receber). O ganho adicional dos R$ 30.000 no mrito dela. No deixa de haver, claro, um certo conservadorismo no no reconhecimento desse resultado, mas visvel, por outro lado, que, do ponto de vista da Investidora M, fica muito bem evidenciado o seguinte: sua investida produziu resultados realizados equivalentes a R$ 630.000 quando gerados, e esse nmero no mais passvel de mudana, mas h um potencial de ganho maior neste momento, mas que ainda depende, para sua efetivao, de uma efetiva transformao em reais, o que no est ocorrendo. claro que at poder de o cmbio cair e a Investidora receber os US$ 300.000 convertidos em reais num valor inferior aos originais R$ 630.000. Mas mostrar, ento, que o que ela havia ganho, poca, era R$ 630.000, mas que por problemas de cmbio, ter sofrido uma perda.
Formalizao do clculo dos ganhos e perdas cambiais no realizados e do seu reconhecimento via equivalncia patrimonial

Seguindo o raciocnio exposto no item anterior, constri-se ento o seguinte quadro de clculo dos ganhos e perdas de converso para o primeiro ano de atividade da investida F:
Pgina 18

Minuta para audincia pblica

Quadro 7
Ganhos e Perdas na Converso, No Realizados: No Patrimno Lquido Inicial USD 1,000,000 USD 1,000,000 x x R$ 2.20 R$ 2.00 a) No Resultado do Perodo: USD USD 300,000 300,000 x x R$ 2.20 R$ 2.10 b) Total a) + b) = = = = R$ 2,200,000 R$ 2,000,000 R$ R$ R$ R$ R$ 200,000 660,000 630,000 30,000 230,000

O investimento original de US$ 1.000.000, ao cmbio original de R$ 2,00, correspondia a R$ 2.000.000; agora, com o cmbio a R$ 2,20, corresponde a R$ 2.200.000,00 com o ganho j comentado de R$ 200.000. E o resultado do perodo, quando gerado, a R$ 2,10, correspondia a R$ 630.000, e no final, a R$ 660.000. O ganho total decorrente da mutao cambial ento registrado, na investidora, em sua conta de investimento, via equivalncia patrimonial, mas diretamente a crdito de seu patrimnio lquido, em conta de Ganhos e Perdas Cambiais No Realizados. (Obs: H outras formas de montar-se esta tabela, mas aqui vai-se seguir sempre esse mecanismo.) Assim, a conta Investimento em F, na Investidora M, fica com a seguinte movimentao no perodo: Quadro 8
Movimentao, em Investimento em F: Saldo Inicial Rec. Equiv. Patrimonial na DRE Rec. Equiv. G/P na Converso Saldo Final M, da conta Ano R$ R$ R$ R$ x2 2,000,000 630,000 230,000 2,860,000

Pgina 19

Minuta para audincia pblica Os Balanos do final do primeiro exerccio, em Reais

O balano da Investidora M fica assim: Quadro 9


Investidora M no Brasil Investimento em F R$ 2,860,000 Capital Lucro Acumulado R$ 2,860,000 G/P Conv. Acum. 31/12/x1 R$ 2,000,000 R$ R$ 630,000 230,000

R$ 2,860,000

Conforme este Pronunciamento, todas as contas de ativo e passivo (com exceo de situao de economia hiperinflacionria) so convertidas pela taxa da data de balano. Assim, o balano da Investida F, transposto para Reais, fica (o em dlares est no Quadro 4): Quadro 10
Investida F - Balano em Reais Caixa USD 510,000 x R$ 2.20 = R$ 1,122,000 Contas a Pagar USD 700,000 x R$ 2.20 = Clientes USD 750,000 x R$ 2.20 = R$ 1,650,000 Patrimnio Lquido: USD 1,300,000 x R$ 2.20 = Estoques USD 340,000 x R$ 2.20 = R$ 748,000 Capital USD 1,000,000 x R$ 2.00 = Imobilizado Dep. Acumulada USD 500,000 -USD 100,000 x x R$ 2.20 R$ 2.20 = = R$ 1,100,000 R$ (220,000) Lucro Acumulado G/P Converso Ac. USD 300,000 R$ R$ 630,000 230,000 R$ 2,000,000 R$ 2,860,000 31/12/x1 R$ 1,540,000

USD 2,000,000

R$ 2.20

R$ 4,400,000

USD 2,000,000

R$ 4,400,000

Repare-se que todas as contas de ativo e passivo foram convertidas pela taxa de final de R$ 2,20; j a conta Capital foi mantida pela taxa histrica, com o valor original conforme mencionado no item 22b (sua atualizao, como visto, est dentro da conta de ganhos e perdas cambiais no realizados). A conta de Lucro Acumulado o nico lucro at agora obtido e a de Ganho ou Perda de Converso o que foi mostrado no Quadro 7.

Pgina 20

Minuta para audincia pblica Distribuio, durante o segundo ano, de parte do lucro do primeiro

Admita-se agora a distribuio de dividendos de US$ 100.000, quando o cmbio est em R$ 2,18, referente a parte do lucro obtido no ano x1. Com isso, o valor em reais recebido pela Investidora M de R$ 218.000. Repare-se que esses US$ 100.000, quando gerados, correspondiam a R$ 210.000 (converso a R$ 2,10, conforme Quadro 5); no final de x1, a R$ 220.000, com potencial de ganho de R$ 10.000 (parte dos R$ 30.000 de ganho sobre o resultado conforme Quadro 7); mas, no ano x2, como o cmbio caiu de R$ 2,20 para R$ 2,18, esses US$ 10.000 sofreram perda de R$ 2.000. Como havia o ganho de R$ 10.000 durante x1, o ganho total acumulado, agora efetivamente realizado, de R$ 8.000 entre a gerao desse lucro de US$ 100.000 e sua distribuio. Essas informaes sero usadas mais frente.
Resultado, Mutao do Patrimnio Lquido e Balano da Investida F no segundo exerccio

Admita-se o seguinte resultado da Investida F em x2, j convertido para reais, admitindo-se que a taxa mdia desse segundo perodo seja de R$ 2,14: Quadro 11
Investida F - Resultado em Reais Vendas CMV Lucro Bruto Despesas Operacionais Lucro Antes Tributos Tributos Lucro Lquido USD 4,000,000 -USD 2,200,000 USD 1,800,000 -USD 1,000,000 USD 800,000 -USD 400,000 USD 400,000 x x x x x x x R$ 2.14 R$ 2.14 R$ 2.14 R$ 2.14 R$ 2.14 R$ 2.14 R$ 2.14 = = = = = = = Ano x2

R$ 8,560,000 R$ (4,708,000) R$ 3,852,000 R$ (2,140,000) R$ 1,712,000 R$ R$ (856,000) 856,000

Como as nicas mutaes do total do patrimnio lquido da Investida F so os dividendos e o lucro lquido, e considerando a transformao dos j comentados R$ 8.000 no item anterior de ganho no realizado em realizado por causa dos dividendos distribudos, tem-se a seguinte mutao patrimonial da Investida convertida para reais:

Pgina 21

Minuta para audincia pblica

Quadro 12
Investida F - Mutao do Pat. Lquido em Reais Capital Lucro Acumulado R$ R$ 630,000 (218,000) R$ R$ R$ 2,000,000 R$ 8,000 856,000 R$ R$ (138,000) (8,000) 84,000 G/P Ac. R$ Converso Ano Total x2

Saldos Iniciais Dividendos

R$ 2,000,000

230,000

R$ 2,860,000 R$ (218,000) R$ (138,000) R$ R$ 856,000

Ganhos e Perdas na Converso do Ano Realizao de G/P no Dividendo Lucro Lquido Ano x2 Saldos finais

R$ 1,276,000

R$ 3,360,000

Os dividendos esto convertidos pela taxa do dia de sua transformao em reais (itens 5 e 22b do Pronunciamento). E o ganho realizado nos dividendos, de R$ 8.000, so transferidos, no balano da Investida F, de no realizados para Lucro Acumulado realizado. Esse valor, j explicado, deriva de: Quadro 13
Dividendos quando recebidos Dividendos quando registrados Ganho/(Perda) Cambial nos dividendos recebidos USD 100,000 USD 100,000 x x R$ 2.18 R$ 2.10 = = R$ R$ R$ 218,000 210,000 8,000

Esse valor de R$ 8.000 acumulado desde meado de x1, quando registrado o lucro, at a data do efetivo pagamento como dividendo. O clculo dos ganhos e perdas de converso do ano x2 o seguinte, seguindo os mesmos raciocnios j vistos, e que produz o valor registrado na mutao patrimonial no Quadro 12:

Pgina 22

Minuta para audincia pblica

Quadro 14
Ganhos e Perdas na Converso: No Patrimno Lquido Inicial ex- Dividendos USD 1,200,000 x R$ 2.10 = Ano x2

R$ 2,520,000

USD 1,200,000

R$ 2.20

R$ 2,640,000 R$ (120,000)

No Dividendo

USD 100,000 USD 100,000

x x

R$ 2.18 R$ 2.20

= =

R$ R$ R$

218,000 220,000 (2,000)

No Resultado do Perodo: USD 400,000 USD 400,000 x x R$ 2.10 R$ 2.14 = = R$ R$ R$ Total do ano x2 840,000 856,000 (16,000)

R$ (138,000)

O clculo que mostra uma perda de R$ 2.000 no lucro acumulado distribudo na forma de dividendo diz respeito, esse sim, apenas parte de x2. Como j mostrado, em x1 esse lucro gerara um ganho de $ 10.000 e, em x2, uma perda de R$ 2.000. Da a transferncia do saldo acumulado de R$ 8.000 para Lucros Acumulados. E seja o seguinte o balano em 31/12/x2, em reais e em dlares: Quadro 15
Investida F - Balano em Reais Caixa Clientes Estoques Imobilizado Dep. Acumulada USD 620,000 USD 1,000,000 USD 880,000 USD 500,000 -USD 200,000 USD 2,800,000 x x x x x x R$ 2.10 R$ 2.10 R$ 2.10 R$ 2.10 R$ 2.10 R$ 2.10 = = = = = = R$ 1,302,000 R$ 2,100,000 R$ 1,848,000 R$ 1,050,000 R$ (420,000) Contas a Pagar Patrimnio Lquido: Capital Lucro Acumulado G/P Converso Ac. USD 2,800,000 USD 1,200,000 USD 1,600,000 USD 1,000,000 USD 600,000 x x x R$ 2.10 R$ 2.10 R$ 2.00 = = = 31/12/x2 R$ 2,520,000 R$ 3,360,000 R$ 2,000,000 R$ 1,276,000 R$ 84,000

R$ 5,880,000

R$ 5,880,000

Pgina 23

Minuta para audincia pblica Registros e Demonstraes da Investidora M

A Investidora M, no Brasil, deve reconhecer, por equivalncia patrimonial, toda a mutao do patrimnio lquido da Investida F, mas em duas partes: uma contra o seu resultado e outra contra seu prprio patrimnio lquido, na conta especial de resultados de converso no realizados. Assim, ela reconhece no seu resultado os R$ 856.000 correspondentes ao lucro lquido de US$ 400.000 taxa mdia de R$ 2,14 em x2 (Quadros 11 e 12), mas a perda cambial no realizada no perodo, de R$ 138.000 (Quadros 12 e 14) registrada contra seu patrimnio lquido. E, por causa do recebimento dos dividendos, como a diferena acumulada desde que gerados at que efetivamente recebidos pela Investidora esto agora devidamente realizados em seu caixa, ela registra tambm, complementarmente, em seu prprio resultado esses R$ 8.000. Assim, sua demonstrao do resultado fica: Quadro 16
Investidora M - Resultado Receita Equivalncia Patrimonial Rec. Eq. Pat. s/ G/P Cambial Realiz. Lucro Lquido R$ R$ R$ Ano x2

856,000 8,000 864,000

E a movimentao da conta de Investimento em F, no balano da Investidora M, fica: Quadro 17


Movimentao na conta Investimento em F: Saldo Inicial Dividendos Rec. Equiv. Patrimonial s/ Resultado Equiv..Pat. s/ G/P Conv. Acumulado Saldo Final Ano x2 R$ R$ R$ R$ R$ 2,860,000 (218,000) 864,000 (146,000) 3,360,000

O valor lquido da perda registrada na Equivalncia sobre Ganhos e Perdas Acumulados pode ser entendido como a diferena entre o saldo final dessa conta no balano da Investida F (R$ 84.000 - Quadros 12 e 15) e seu saldo inicial no perodo (R$ 230.000 - Quadros 10 e 12). Tambm pode ser explicado como a soma da perda de converso no perodo, de R$ 138.000, acrescentada da diminuio de R$ 8.000 que se

Pgina 24

Minuta para audincia pblica

transformaram em resultado realizado e foram computados como parte do resultado da Investidora M. A mutao patrimonial e o balano de M ficam: Quadro 18
Investidora M - Mutao do Patrimnio Lquido Capital Saldos Iniciais Dividendos Lucro Lquido Ano x2 Ganhos e Perdas na Converso do Ano Realizao de G/P no Dividendo Saldos finais R$ 2,000,000 R$ 1,494,000 R$ 2,000,000 Lucro Acumulado R$ R$ R$ 630,000 864,000 R$ R$ R$ (138,000) (8,000) 84,000 G/P Converso Ac. R$ 230,000 R$ 864,000 Ano Total R$ 2,860,000 x2

R$ (138,000) R$ (8,000)

R$ 3,578,000

Quadro 19
Investidora M no Brasil Caixa Investimento em F R$ R$ 218,000 3,360,000 R$ 3,578,000 Capital Lucro Acumulado G/P Conv. Acum. 31/12/x2 R$ 2,000,000 R$ 1,494,000 R$ 84,000

R$ 3,578,000

Comentrios Especiais Sobre Dividendos

O IASB, em seu IAS 21, determina que o recebimento de dividendos no deve dar origem realizao de resultados acumulados de ganhos e perdas no realizados, diferentemente do que foi efetuado no Exemplo introduzido neste Anexo. Como este Pronunciamento est totalmente alinhado com o IAS 21, a menos desse ponto, chama-se a ateno para crticas sobre o assunto. Para se ter uma idia melhor da diferena entre os dois procedimentos, feita a complementao do Exemplo com a seguinte hiptese: o que ocorreria se no ano x3 a Investida F simplesmente no operasse, mantendo o mesmo balano inicial intocado e,
Pgina 25

Minuta para audincia pblica

quando o dlar estivesse em R$ 2,30, no final do perodo, distribusse todo o lucro acumulado at ento? No haveria movimentao no resultado da Investida F, e seus ganhos e perdas no realizados, sua mutao patrimonial e seu balano ficariam como a seguir. (Primeiramente sero mostradas as demonstraes conforme proposto neste Pronunciamento e, depois, como elaborados exatamente como o IAS 21.)
Demonstraes convertidas conforme este Pronunciamento

Quadro 20
Investida F - Resultado Lucro Lquido Ano x3 USD 0

Quadro 21
Ganhos e Perdas na Converso: No Patrimno Lquido Inicial ex-Dividendos USD 1,000,000 x R$ 2.30 = Ano x3

R$ 2,300,000

USD 1,000,000

R$ 2.10

R$ 2,100,000 R$ 200,000

No Dividendo

USD 600,000 USD 600,000

x x

R$ 2.30 R$ 2.10

= =

R$ 1,380,000 R$ 1,260,000 R$ 120,000 320,000

No Resultado do Perodo:

USD 0 USD 0 x

R$ 2.30 R$ 2.15

= =

R$ R$ R$

Total do ano x3

R$

Pgina 26

Minuta para audincia pblica

Quadro 22
Investida F - Balano em Reais Caixa Clientes Estoques Imobilizado Dep. Acumulada USD 20,000 USD 1,000,000 USD 880,000 USD 500,000 -USD 200,000 USD 2,200,000 x x x x x x R$ 2.30 R$ 2.30 R$ 2.30 R$ 2.30 R$ 2.30 R$ 2.30 = = = = = = R$ 46,000 Contas a Pagar Patrimnio Lquido: Capital Lucro Acumulado G/P Converso Ac. USD 2,200,000 USD 1,200,000 USD 1,000,000 USD 1,000,000 USD 0 x x x R$ 2.30 R$ 2.30 R$ 2.00 = = = 31/12/x3 R$ 2,760,000 R$ 2,300,000 R$ 2,000,000 R$ R$ (0) 300,000

R$ 2,300,000 R$ 2,024,000 R$ 1,150,000 R$ (460,000)

R$ 5,060,000

R$ 5,060,000

Quadro 23
Investida F - Mutao do Pat. Lquido em Reais Capital Saldos Iniciais Dividendos Ganhos e Perdas na Converso do Ano Realizao de G/P no Dividendo Lucro Lquido Ano x2 Saldos finais R$ 104,000 R$ 2,000,000 R$ (0) R$ 300,000 R$ 2,300,000 R$ 2,000,000 Lucro Acumulado R$ 1,276,000 R$ (1,380,000) R$ R$ 320,000 (104,000) G/P Converso Ac. R$ 84,000 R$ Total R$ 3,360,000 R$ (1,380,000) R$ 320,000 -

R$ (104,000) R$ 104,000

A realizao do ganho de R$ 104.000 seria assim demonstrada: Quadro 24


Dividendos de x1 quando recebidos Dividendos de x1 quando registrados Ganho no dividendo de x1 Dividendos de x2 quando recebidos Dividendos de x2 quando registrados Ganho no dividendo de x2 Ganho Total realizado nos Dividendos USD 400,000 USD 400,000 x x R$ R$ 2.30 2.14 = = USD 200,000 USD 200,000 x x R$ R$ 2.30 2.10 = = R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ 460,000 420,000 40,000 920,000 856,000 64,000 104,000

Pgina 27

Minuta para audincia pblica

Os dividendos relativos a todo o lucro acumulado de US$ 600.000 dlares distribudos referem-se a duas origens: US$ 200.000 remanescentes do lucro do ano x1, e todos os US$ 400.000 de x2. Assim, o clculo do valor do ganho realizado acumulado tem que ser feito de forma desdobrada como no Quadro 24. O resultado da Investidora M dever ento ficar como a seguir: Quadro 25
Investidora M - Resultado Receita Equivalncia Patrimonial Rec. Eq. Pat. s/ G/P Cambial Realiz. Lucro Lquido Ano x3 R$ -

R$ 104,000 R$ 104,000

Ou seja, a Investidora registra, como nico componente de seu resultado, o ganho agora realizado (e no seu caixa) de R$ 104.000 desde a gerao de cada parcela do lucro recebido em dividendos. E as demais informaes e demonstraes ficam: Quadro 26
Movimentao na conta Investimento em F: Saldo Inicial Dividendos Rec. Equiv. Patrimonial s/ Resultado Rec. E.Pat. s/ G/P Conv. Acumulado Saldo Final R$ R$ R$ R$ R$ 3,360,000 (1,380,000) 104,000 216,000 2,300,000

Pgina 28

Minuta para audincia pblica

Quadro 27
Investidora M - Mutao do Patrimnio Lquido Capital Saldos Iniciais Dividendos Lucro Lquido Ano x2 Ganhos e Perdas na Converso do Ano Realizao de G/P no Dividendo Saldos finais R$ 2,000,000 R$ 1,598,000 R$ 2,000,000 Lucro Acumulado R$ R$ R$ 1,494,000 104,000 R$ R$ R$ 320,000 (104,000) 300,000 G/P Converso Ac. R$ 84,000 R$ R$ 104,000 320,000 Total R$ 3,578,000 Ano x3

R$ (104,000) R$ 3,898,000

Quadro 28
Investidora M no Brasil Caixa Investimento em F R$ R$ 1,598,000 2,300,000 R$ 3,898,000 Capital Lucro Acumulado G/P Conv. Acum. Balano em 31/12/x3 R$ 2,000,000 R$ 1,598,000 R$ 300,000

R$ 3,898,000

Deve ser notado que, com o reconhecimento no resultado dos ganhos e perdas de converso realizados na distribuio dos dividendos, nos anos x2 e x3, o balano da Investida F e o da Investidora M so totalmente correlatos; e em M se tem, no caixa, o exato valo de seus Lucros Acumulados. E na conta de ganho acumulado de converso no realizado, os R$ 300,000 representam o ganho pelo investimento de R$ 2.000.000 expostos ao aumento do cmbio de R$ 2,00 para R$ 2,30.
Demonstraes convertidas conforme o IAS 21

O IAS 21 veda, em seu item 49, que se reconhea como parte do resultado o ganho ou a perda de converso realizados via dividendos. Apenas admite a realizao desses ganhos ou perdas quando da baixa do investimento por alienao, liquidao etc. Assim, em x2 os R$ 8.000 de resultado realizado na distribuio dos dividendos de US$ 300.000 no seriam baixados da conta especial do patrimnio lquido, nem os R$ 104.000 relativos aos dividendos de US$ 600.000. Sem refazer todas as demonstraes, so mostrados apenas os resultados de x2 e x3 da Investidora M e o seu balano patrimonial ao final de x3:

Pgina 29

Minuta para audincia pblica

Quadro 29
Investidora M - Resultado Receita Equivalncia Patrimonial G/Perda Variao Cambial Dividendos Lucro Lquido Ano R$ R$ R$ x2 856,000 856,000

Confronte-se esse resultado com o do Quadro 16. Quadro 30


Investidora M - Resultado Receita Equivalncia Patrimonial Perda Variao Cambial Dividendos Lucro Lquido Ano x3 R$ R$ R$ -

Confronte-se com o Quadro 25 Quadro 31


Caixa Investimento em F R$ R$ 1,748,000 2,300,000 R$ 4,048,000 Capital Lucro Acumulado G/P Conv. Acum. R$ 2,000,000 R$ 1,486,000 R$ 562,000

R$ 4,048,000

Confrontando-se com o Quadro 28 v-se que o ativo exatamente o mesmo, claro, pois representa o caixa fisicamente existente e a equivalncia sobre o patrimnio lquido de F formado s pelo seu capital social. Mas o patrimnio lquido formado por valores diferentes nas contas de Lucros Acumulados e Ganhos ou Perdas de Converso Acumulados. E o saldo de Lucros Acumulados no corresponde ao que existe no Caixa, apesar de todo o lucro obtido por F ter distribudo para M. Se M quiser distribuir todo o lucro obtido por sua Investida e dela recebido em dinheiro no poder faz-lo por limitao de saldo na conta Lucro Acumulado.

Pgina 30

Вам также может понравиться