Вы находитесь на странице: 1из 12

Botnica Botnica / Farmacognosia Reino Vegetal Inclui seres pluricelulares fotossintetizantes. A reproduo tpica, nutrio autotrfica.

. Esse reino inclui os vegetais normalmente encontrados no ambiente terrestre: brifitas, pteridfitas, gimnospermas e angiospermas. Criptagamas Plantas que no possuem flores nem sementes. Fanergamas Plantas que possuem flores e sementes. Talofita Organismo cujo corpo um talo, estrutura no diferenciada em raiz, caule e folha. Espermatfita Plantas que possuem sementes. Gimnospermas Plantas que tem a semente nua, no envolvida por frutos. Anginosperma Plantas que tem a semente envolvida por frutos. - Raiz, caule, folhas, flores, frutos, sementes e plantas txicas. Sistema Radicular Origem das razes nas gimnospermas e nas dicotiledneas as razes principais derivam diretamente do desenvolvimento da radicular no embrio. Ex: Feijo. Nas monocotiledneas o radicular atrofia-se logo aps a germinao da semente, surgem s razes adventcias a partir da regio caulinar. Ex: milho. Quanto a Origem: Normais so razes que se desenvolvem a partir da radicular do embrio. Ex: Feijo. Adventcias so razes que se desenvolvem a partir do caule. Ex: milho. Epfitas Aderem casaca da planta hospedeira sem nela penetrar. Ex: orqudeas. Insuflas penetram nos tecidos de outras plantas, sugando-lhe a seiva. Ex: cip chumbo. Terrestre Corresponde a casos mais comuns. Rupcula Plantas que nascem sobre pedras. Quanto origem: Normais e adventcias. Quanto funo: Comum ou no tuberosa e de reserva. Ex: Batata, beterraba. Razes quanto ao meio: Areas Razes que se desenvolvem no meio areo. Razes fixadoras: So ricas em mucilagens, e que facilita a fixao ao suporte. Razes respiratrias: Encontrados em plantas de terrenos pantanosos e pouco arejados.

Aqutica: Nas plantas fanergamas o rgo adaptado por excelncia a absoro de sais minerais. So razes de plantas que se desenvolvem em tanques, lagos ou rios. Podem ser fixas ou flutuantes. Anatomia Coifa ou zona pilfera de proliferao celular constitudas de clulas parenquimticas (preparao e armazenamento das substancias nutritivas) e apresentam paredes mucilaginosas. Regio apical. Clulas parenquimticas zona lisa ou de alongamento de plos, clulas crescem tanto em comprimento como em largura. Aparecimento de vacolos, surgimento da epiderme xilema e floema. Xilema Transporta seiva bruta de baixo da arvore para o topo. Floema Transporta seiva elaborada de cima da arvore para baixo. Zona prolifera local onde ocorrem os plos absorventes, que se desenvolvem a partir de clulas epidrmicas. Zona de tecidos primrios ou suberosas possui clulas suberificadas (transforma celulose em suberina, substancia orgnica, cortia), nesta regio aparecem tecidos secundrios que so anexados aos tecidos primrios. Caule Qual a funo? Caule um rgo portador de folhas e de suas possveis modificaes, incluem estruturas reprodutivas, estabelecimento de ligao entre essas partes a raiz. Funo de suporte, reserva de nutrientes e de gua, resistncia contra altas e baixas temperaturas. Origem: provavelmente de parte do desenvolvimento do embrio. Ns: So regies do caule onde ocorre a insero das folhas. Nesta regio ocorrem tambm gemas auxiliares. Gema: So regies merismticas protegidas por primrdios foliares ou por escamas localizados em diversos pontos do caule. Quanto forma: Cilndricos o tipo mais comum sua seco transversal circular. Quanto ao porte: Arbreo, caule contm pouco material lignificado, geralmente de colorao esverdeada e dotada de flexibilidade. Ligninas: Que impregna a parede celulsica, resistente a agentes qumicas e microbiologia. Caule Arbustivo: Caule lenhoso ramificado freqentemente dividido desde a base, no ultrapassando trs metros de altura. Arbrea: caule geralmente bastante lignificados, alcanando dimenses entre trs e muitos metros de altura. Areo: pode ser eretos, e alguns pela deficincia em tecidos de sustentao, necessitam de suporte para seu desenvolvimento. Alguns crescem paralelamente a superfcie da terra. Subterrneos: Adaptados geralmente a funo de armazenar reservas, porm se localiza prximo a superfcie da terra.

Aqutico: Absorvem substancias solvel na gua ambiental tem aernquima bem desenvolvido, o que lhe garante reserva de ar indispensvel ao seu desenvolvimento. Caule adaptado a funo de assimilao: So caules que se adaptam e se especializam em executar a funo clorofila. Caule adaptado a funo de reproduo: Muitas plantas superiores podem se reproduzir vegetativamente por meio de caules. Anatomia: Sistema drmico: (epiderme e derme). Sistema fundamental: (parnquima, tecido celular), (colnquima tecido de sustentao) e (esclernquima parede celular morta faz parte do sistema de sustentao). Sistema vascular: Xilema e Floema. Morfologia da folha: Uma folha completa constituda de limbo ou lmina, pecolo, bainha e estipula. Qualquer uma dessas partes pode faltar sendo, entretanto, raro verificar-se a ausncia de limbo. O limbo a poro achatada e ampla, responsvel pela fotossntese. Ele pode ser simples ou dividido em vrias partes, toda com aspecto de pequenas folhas, os fololos, quando se fala em folha composta.

O limbo prende-se ao ramo caulinar por intermdio do pecolo, que pode apresentar em seu ponto de insero uma expanso denominada bainha. Esta freqentemente ausente ou pouco desenvolvida nas dicotiledneas, enquanto nas monocotiledneas ampla. A roseira um pouco raro exemplo de dicotilednea em que as folhas apresentam bainhas, embora pouco desenvolvidas. Na maioria das dicotiledneas as folhas so denominadas pecioladas, pois se prendem ao caule diretamente pelo pecolo. Nas monocotiledneas, as folhas so geralmente apeciolada e denominadas de invaginantes, pois se prendem ao caule atravs de bainhas bem desenvolvidas. Folhas sem pecolos e sem bainha de rara ocorrncia. Nelas, o limbo fixa-se, diretamente ao caule e a folha dita sssil. Ex: a folha do fumo. As folhas de dicotiledneas diferem das monocotiledneas no s pela presena do pecolo, mas tambm pelas nervuras. Nas primeiras, as nervuras so ramificadas e as folhas chamadas de peninrveas, nas segundas as nervuras so paralelas chamadas de paralelinrveas. Tambm existem excees a essa regra, a quaresmeira uma dicotilednea com folhas paralelinrveas e o copo de leite, uma monocotilednea com folha peninrvea. Adaptaes especiais das folhas: Adaptaes morfolgicas especiais permitem folha desempenhar novas funes. Algumas adaptaes so: Gavinhas: folhas modificadas com funo de prender a planta a um suporte. Ex: ervilha Espinhos: folhas atrofiadas com adaptaes a climas secos, evitando a perda de gua por transpirao. Ex: cactos. Brcteas: folhas sempre presentes na base das flores. Elas so geralmente pouco vistosas, mas podem ser coloridas, atuando como estrutura de atrao de insetos e pssaros. Ex: flor de papagaio e primavera. Catafilos: folhas reduzidas, que geralmente protege as gemas dormentes. Em alguns casos especiais, atuam como rgo de reservas como no alho e na cebola. Folhas Coletoras: folhas modificadas presentes em algumas epfitas com funo de reservatrio de gua e detritos. Ex: bromlias. Folhas de Plantas Carnvoras: Certas plantas apresentam folhas modificadas para capturar insetos e outros pequenos animais. Funo Principal da Folha: Fotossntese. A Flor da Angiosperma: Nas fanergamas, as estruturas que participam da reproduo sexuada so as flores. Nas angiospermas, as flores completas so formadas por um pednculo e um receptculo onde se inserem os verticilos florais. Este so:

Clice: formado pelo conjunto de spalas, geralmente verdes. Corola: formada pelo conjunto de ptalas, que podem apresentar vrias cores. Androceu: formado pelos estames, que constituem o sistema reprodutor masculino. Gineceu: formado pelo pistilo, que constitui o sistema reprodutor feminino. Flor Completa de Angiosperma

O conjunto clice (spalas) corola (ptalas) denominada perianto. Algumas flores apresentam s o clice ou s a corola, enquanto outras no apresentam nenhum desses dois verticilos. Existem ainda flores em que as spalas no se distinguem das ptalas, pois ambas tem a mesma cor. Nesses casos fala-se em spalas, cujo conjunto forma o perignio. A maioria das flores hermafrodita, ou seja, apresenta androceu e gineceu . So flores que geralmente possuem mecanismo que impedem a auto fecundao, pois tal processo no permite aumento significado de viabilidade gentica. Dicogamia, amadurecimento do androceu e do gineceu em pocas diferentes. Fala-se em protandria quando o androceu amadurece primeiro e em protaginia quando ocorre o inverso. Hercogamia, barreira fsica impedindo a queda de plen no estigma da mesma flor. Ex: Flor de ris.

Autoesteridade, incompatibilidade entre plen e gineceu, no ocorre germinao do gro de plen. Fruto e Sementes: Os frutos so estruturas auxiliares no ciclo reprodutivo das angiospermas, pois, protegem suas sementes em seu interior e auxiliam em sua disseminao. Eles correspondem ao ovrio amadurecido, o que geralmente ocorre aps a fecundao. Algumas plantas, entretanto formam frutos estimulados por certos fatores, sem que ocorra a fecundao. Fala-se neste caso em partenocarpia (desenvolvimento do ovrio sem fecundao). Em funo disso os frutos partenocrpicos no possuem sementes, pois estas so vulos fecundados e desenvolvidos. A banana um exemplo de fruto que normalmente se desenvolve por paternocarpia. No fruto, a parede desenvolvida do ovrio passa a ser denominada pericarpo. O pericarpo formado por: Escarpo: modificao da epiderme externado ovrio. Mesocarpo: modificao do tecido (mesofilo) localizado entre a epiderme externa e a interna do ovrio. Endocarpo: modificao da epiderme interna do ovrio. O pericarpo envolve a semente que formada por tegumento e amndoa. O tegumento constitudo de: Testa: originada da primina do ovulo. Tegmen: originado da segundina do ovulo. A amndoa formada por: Embrio: originado da cosfera fecundada. Endosperma: tecido triplide originado da fuso dos ncleos polares com o ncleo espermtico. Ovrio fecundado e desenvolvido Fruto. vulo fecundado e desenvolvido Semente. Botnica Razes com Importncia Farmacutica: Alcauz: Usos teraputicos Expectorante, emoliente. empregado em afeces das vias respiratrias, traqueobronquites e suas manifestaes, utilizado no tratamento de lceras gstricas e duodenas e como antiespamdico. Jurubeba: Usos teraputicos Colabolo, infeces do fgado, na inapetncia e diurtico. Marapuama:

Usos teraputicos Tnico, afrodisaco, neuralgias e reumatismo. Ruibarbo: Usos teraputicos Laxativos, purgativos so usados como tnico, amargo. Valeriana: Usos teraputicos Calmante do SNC, antiespasmdico e anticonvulsivo. Folhas com Importncia Farmacutica: Abacateiro As folhas tem ao diurtica e colagoga, sendo empregadas nas afeces hepticas e das vias urinarias e carminativa. Alcachofra Colagogo, diurtico, laxativo, estimula a funo antitxica do fgado, diminui o colesterol, indicado nas afeces do aparelho heptico biliar e como coadjuvante nos regimes de emagracimento. Aloe (Aloe Vera) Laxativo, purgativo, filtro solar e tambm empregado em cosmetologia e no tratamento de queimados. Beladona Sedativo, antiespasmdico, asma, tosses, reflexas, clicas intestinais e renais. Boldo Estimulante da funo digestiva, colagogo, diurtico. Eucalipto Balsmico, expectorante, antiparasitrio e bacteriosttico. Guaco Balsmico, expectorante, antitussgeno, broncodilatador. Externamente no tratamento de dermatites e micoses. Hamamelis Adstringente, hemosttico. Usado no tratamento de varizes. Jaborandi Evita a queda de cabelo. Maiva Emoliente, usado tambm nas inflamaes da boca e garganta. Maracuja Sedativo, hipntico, usado em excitaes nervosas. Sene Laxativo, purgativo. Flores com Importncia Farmacutica: Alfazema As espcies de lavanda no so empregadas na teraputica, apesar de serem reconhecidas suas propriedades cicatrizantes e anti-spticas. Na farmcia utilizada como aromatizante em loes e outras formas farmacuticas. Arnica A tintura de arnica correspondente ao remdio popular mais empregado no tratamento de traumatismo. Cacto Cardiotnico ou diurtico. Calndula Externamente empregado em contuses e em feridas/queimaduras. Camomila Antiespasmdico, na cosmetologia utilizada na elaborao de xampu.

Grindlia Balsmico, expectorante e antiespasmdico. Laranjeira (Flor) Aromatizar bebidas doces e medicamentos. Em teraputica usada como antiespasmdicos, calmante e hipntico brando. Papoula Antiinflamatrio, sedativo. Rosa Branca Aromatizante, corretivo de odor. Tlia Sedativo, antiespasmdicos. Sementes com Importncia Farmacutica: Abobora Anti-helmntica. Cacau Utilizado como tnico agente de sabor. Caf Cardiotnico, estimulante, diurtico. Castanha da ndia Tratamento de perturbaes de circulao venosa, hemorridas e varizes. Guaran Estimulante do sistema nervoso, diurtico, tnico cardaco. Ns-Moscada Estimulante, digestivo. Ns-Vmica Tnico amargo, estimulante muscular e dos nervos. Plantas Txicas: Denomina-se plantas txicas todo vegetal que introduzido no organismo do homem ou de animais seja capaz de ocasionar danos que se refletem na sade e vitalidade desses seres. Todo vegetal tem potencial txico.
Principio Txico Planta Txica Intoxicao Paciente

Princpio Txico: O princpio txico de uma planta consiste em uma substncia ou um conjunto de substncias qumicas, capazes de quando em contato com o organismo causa intoxicao. A intoxicao depende da quantidade de substncia txica absorvida, e da via de introduo. A intoxicao pode ser de dois tipos: - Aguda - Crnica A intoxicao aguda na maior parte das vezes devida a ingesto acidental de plantas, surgindo sintomas de intoxicao em tempo relativamente curto. A intoxicao crnica decorrncia da ingesto continuada de espcie vegetal txica. Este tipo de ingesto pode ser acidental ou proposital e caracteriza-se pela sintomatologia demora certo tempo pra

se manifestar. A maioria das intoxicaes causadas por vegetais do tipo acidental, sendo a faixa etria de crianas de 4 a 7 anos de idade. Preveno de Acidentes: Devemos procurar conhecer as plantas txicas para sabermos nos proteger delas no devemos ingerir plantas selvagens. Cuidados a serem seguidos no caso de acidentes com plantas: - Devemos procurar eliminar o material nocivo ao corpo quanto antes possvel. - Uma das prticas mais recomendada o esvaziamento gstrico. possvel fazer a pessoa intoxicada vomitar. - Recomenda-se a ingesto de bastante gua e estimulao do refluxo nauseoso colocando o dedo na garganta. - O paciente deve ser colocado em posio adequada para se evitar a aspirao do material vomitado. - A gua morna ligeiramente salgada recomendada para esses fins. - O contato com o ltex custico de vegetais podem ser minorado por lavagem com bastante gua, seguindo o uso de agentes demulcentes (leite, leo de oliva), no caso de irritao da mucosa bucal, faringiana ou gstrica. - A irritao dos olhos pode ser minorada lavando-as com gua corrente e empregando colrios anti-spticos. Plantas:

Trombeteira Lrio, Saia Branca, Saia Vermelha. Descrio Possui flores grandes pendentes e vistosas de colorao branca, rosa ou avermelhadas. Ocorrncia H ocorrncia principalmente nos jardins graas a sua beleza de suas flores. Ao Txica Nuseas, vmitos, diminuio das secrees, pele seca e avermelhada, rubor facial bem notado, taquicardia, confuso mental. A planta toda txica.

Estramnio Zabumba, Mata Zombando, Figueira do Inferno. Descrio As flores so eretas e medem de 7 a 10 cm, os frutos so cpsulas ovides e espinhosas. Ocorrncia Originria da sia aparece como planta daninha especialmente em lugares midos, tais como, beira de rios e lagos. Ao Txica Dilatao da pupila, agitao psicomotora, alucinaes.

Pinho Paraguaio Pinho Manso. Descrio Arbusto pequeno de 1 a 3 metros de altura, flores pequenas, os frutos quando plenamente desenvolvidos so verdes e chamativos, lembrando ameixa, cada fruto contem trs sementes ricas em leo. Ocorrncia Originria da Amrica Tropical sendo muito cultivada no Brasil como cerca viva. Ao Txica A ingesto das sementes causa intensa dor abdominal, nuseas, vmitos e diarria. A ingesto de cinco sementes pode levar a bito.

Comigo Ningum Pode Bananeira da gua, Aninga do Par. Descrio Mede geralmente ate 2 metros de altura, as folhas so verdes escuras e apresentam mculas brancas espalhadas por todo o limbo. Ocorrncia Originria da Amrica Tropical, freqentemente na Amaznia, muito cultivada como planta ornamental no interior de domicilio de residncia. Ao Txica A ingesto de qualquer parte da planta leva a irritao acentuada da mucosa da boca e da faringe, os lbios, a lngua e as gengivas assumem aspecto edematoso (incham), aparecem com os sintomas dor, salivao aumentada, podendo levar a edema de glote, podendo ocorrer serias conseqncias.

Mamona Mamoeira, Carrapateira. Descrio Arbusto ramificado, pode atingir 3,5 metros de altura. Ocorrncia Originria da frica aclimatada no Brasil e em todos os estados brasileiros cultivada visando obteno de leo. Ao Txica Causados pelas sementes mastigadas que liberam a ricina que rapidamente absorvida motivando efeitos txicos. OBS: Uma semente pode matar uma criana. Sintomas Nuseas, ardncia na boca e faringe, vomito, diarria, clicas abdominais e taquicardia. O vegetal todo txico.

Giesta ou Vassoura Espanhola Esparto, Gaiomba. Descrio Planta de porte arbustivo, derramos finos que alcana 3 metros de altura. Ocorrncia Origem da regio do mediterrneo, aclimatado no Brasil e cultivado como ornamental. Ao Txica Distrbios gastro intestinais, vomito, diarria, dores abdominais. O potencial txico est presente em quantidades maiores nas sementes porem todo vegetal txico.

Espirradeira Flor de So Jos, Loureiro Rosa.. Descrio Arbusto de at 2 metros de altura. Ocorrncia Regio Mediterrneo, cultivado no Brasil como planta ornamental. Ao Txica Clicas abdominais, diarria, nuseas, transtornos neurolgicos, podendo levar a coma e a morte. Toda planta txica, as flores e as sementes apresentam quantidade maior do principio txico.

Вам также может понравиться