Вы находитесь на странице: 1из 7

breve histria dos sapatos e sandlias de salto alto

A origem dos sapatos e sandlias de salto alto se perde em sculos de histria. Os primeiros modelos de saltos altos foram encontrados em uma tumba do Antigo Egito e datam do ano 1000 aC. Esses saltos, provavelmente, caracterizavam a alta posio social de quem os utilizava. O gosto por saltos altos predominou tambm na Grcia Antiga. squilo, o primeiro grande autor trgico da histria grega, fazia os atores de suas peas usarem sapatos plataformas de diferentes alturas para, assim, indicar a posio social de cada personagem. A mesma idia existiu no Oriente. Por exemplo, no Japo o imperador Hirohito foi coroado, em 1926, calando sapatos com plataforma de 30 cm de altura. Mas a histria tambm revela que saltos altos esto associados sexualidade. As cortess japonesas usavam tamancos com alturas entre 15 e 30 cm. J as concubinas chinesas e as odaliscas turcas eram obrigadas a usar sandlias altas provavelmente para impedir que fugissem dos harns. Na Antiga Roma, as prostitutas eram identificadas pelos saltos que usavam.

Na poca Moderna, a moda europia dos saltos altos teve incio com os chopines italianos, sandlias com plataformas de altura variando entre 15 e 42 cm. Algumas chegavam a alcanar 75 cm e as mulheres que os calavam tinham que se apoiar em bengalas ou bastes para conseguir equilbrio ao andar. Em 1430 os chopines foram proibidos em Veneza, mas como se sabe, nada pode impedir uma tendncia da moda. A histria atribui a inveno dos saltos altos a Catarina de Mdici, no sculo XVI. Devido a sua baixa estatura, ela os utilizou quando se casou com Henrique II, da Frana. Ao chegar a Paris ela trazia em sua bagagem uma srie de sapatos com saltos produzidos por um arteso italiano para deix-la mais alta. E, assim, acabou por introduzir a moda dos saltos altos na histria da aristocracia europia. No sculo XVII, o parlamento ingls punia como feiticeiras todas as mulheres que usassem sapatos de salto alto para seduzir ou atrair homens ao casamento. E por falar em seduo,

Giovanni Casanova, em sua biografia, declarou seu amor pelos saltos altos que, segundo ele, levantavam as armaes das saias-balo, usadas poca, desta forma mostrando as pernas femininas.

No sculo XIX, os saltos altos foram introduzidos nos Estados Unidos importados diretamente dos bordis de Paris. O sucesso dos saltos altos na capital francesa era enorme, pois a maioria dos clientes preferia contratar os servios de prostitutas que usavam saltos. Os designers de sapatos no existiam como tais antes do sculo XX. A criao de sapatos de salto alto era mais uma atividade, dentre muitas, dos modestos sapateiros. A indstria de produo em massa de calados teve incio nos Estados Unidos, onde comeou como uma atividade familiar exclusiva de colonos do leste do pas (a Nova Inglaterra) e acabou se tornando as primeiras grandes lojas por volta da metade do sculo XVIII. Mas a tradio dos sapatos confeccionados mo em grande parte um fenmeno europeu, especialmente em pases como a Inglaterra, Itlia e Frana, onde o design de calados estava intimamente associado ao design de moda. A indstria caladista parisiense foi fundada pelo ingls Charles Worth, em 1858. Worth foi o mais destacado estilista do mundo da moda na poca, a ponto de ter sido ele o responsvel por vestir toda a realeza da Europa. Em torno de Worth outros estilistas surgiram, como por exemplo, Paquin, Chernit e Doucet, o que transformou Paris na capital mundial da moda. Alguns estilistas que trabalhavam para estes mestres, com o tempo foram se tornando independentes. Dentre estes podemos citar Pinet que chegou em Paris em 1855 para trabalhar para Worth e que acabou criando o salto que leva seu nome: o salto Pinet, que mais fino e mais reto que o popular salto Louis. Outro importante designer de renome a poca foi Pietro Yanturni que se auto-denominava o mais caro estilista de calados do mundo, com uma clientela exclusiva de apenas 20 clientes e cujos sapatos atualmente se encontram expostos no Metropolitan Museum of Art de Nova York. Andr Perugia seguiu os passos de Yanturni: seus sapatos esto no Musee de La Chaussure, em Romans, Frana. Em 1900, ainda havia resqucios de preconceito do sculo anterior. Muitas pessoas consideravam indecentes mulheres que mostrassem suas extremidades desnudas. Por isso, o conforto prevaleceu em detrimento do estilo, que ficava relegado privacidade domstica. Em pblico, botas e botinas apertadas e abotoadas prevaleciam. A histria mudou aps a

Primeira Guerra Mundial. Com o desenvolvimento da economia, os calados de tiras entraram em cena: pontudos e com saltos altos modelo Louis. Havia uma verdadeira profuso de cores e os saltos eram at mesmo utilizados para danar.

Mas os anos 30 trouxeram a Grande Depresso e isto teve repercusses na moda. Os saltos se tornaram mais baixos e mais largos. Nessa poca muitas mulheres condenavam os saltos altos, mas foi a partir da Segunda Guerra Mundial que os saltos passaram por uma fase de verdadeiro desprezo devido ao racionamento do couro. Mas o designer italiano Salvatore Ferragamo encontrou a soluo ao desenvolver um modelo de calado com salto anabela em cortia. Aps a guerra esse modelo tornou-se moda, quando muitos estilistas passaram a copi-lo. Saiba mais sobre a vida e a obra de Salvatore Ferragamo. Em 1914, Ferragamo j exportava calados femininos feitos mo para os Estados Unidos, onde ficou conhecido como o estilista dos calados das estrelas do cinema. O ingls David Evins, durante os anos 40, continuou o trabalho de Ferragamo criando colees para os mais famosos designers de Nova York (Bill Blass, Oscar de la Renta). Ferragamo, Andr Perugia e Charles Jourdan competiam entre si para desenvolver o mais refinado e elegante salto, mas, no processo de produo no podiam utilizar materiais frgeis como madeira que poderia no suportar o peso de uma mulher. Muitos designers projetaram saltos em forma de pino de ao recobertos com material plstico, buscando solucionar os problemas de resistncia dos saltos. Os italianos Del Co e Albanese criaram uma sandlia para noite com duas minsculas tiras e um salto baixo sob o arco do p. Roger Vivier, que ento trabalhava para Christian Dior, em Paris, aperfeioou este salto, dandolhe a forma de uma vrgula e acabou por receber todo crdito pela inveno do salto stiletto, em 1955. Saiba mais sobre o salto stiletto.

Contudo, enquanto os franceses, de fato, no tinham competidores altura no que diz respeito a moda de vesturio, os italianos, por sua vez, eram os mestres da produo em massa da moda caladista. Graas aos contatos de Ferragamo em Hollywood, esses calados italianos se tornaram muito populares entre as estrelas hollywoodianas nos anos 50 (Jane Mansfield tinha mais de 200 pares). O salto stiletto era, ento, sinnimo de sex appeal. Enquanto isso, os mdicos responsabilizavam os sapatos de salto alto por todos os tipos de problemas. E no s quanto sade da mulher. Muitos atribuam o crescimento da delinqncia juvenil aos saltos altos. Nos anos 60, teve incio a transferncia da moda de Paris para Londres e a moda das ruas ditava o que era para ser usado. Com o preo do couro em alta, os materiais sintticos entraram em cena. Vivier, Herbert Levine e Miller foram os pioneiros na histria da utilizao de material plstico transparente.

No incio dos anos 70 as plataformas retornaram por um breve perodo na histria, especialmente aquelas botas extravagantes de cano alto. Muitas destas botas tinham designs psicodlicos. Era o estilo andrgino do Glam Rock. Foi o designer Terry de Havilland quem as popularizou e encontrou adeptos no apenas entre as mulheres, mas tambm entre gays e lsbicas.

Nos anos 80, mulheres executivas passaram a adotar o salto stiletto como um complemento aos seus vesturios para projetarem uma imagem de eficincia e de

autoridade. Os saltos altos simbolizavam glamour e extravagncia, alm de um modo de expressar feminilidade nunca antes vista na histria dos saltos altos. Na ltima dcada do sculo XX, as plataformas reapareceram pelas mos de Vivienne Westwood e Jean-Paul Gaultier. Nos anos 90, conceitos antigos foram reciclados. Assim como os estilistas de moda, os estilistas de calados femininos passaram a ser estrelas do mundo fashion, com Manolo Blahnik sendo, ento, o seu maior expoente. Como na dcada anterior, o nome de marca era a coisa mais importante. Ao lado, uma sandlia de Blahnik. Atualmente, existe uma nova gerao de designers. Requisitados por clientes e por estilistas de moda, os sapatos de salto alto de designers como Joan Halpern, Maud Frizon, Beth e

Herbert Levine, Andrea Pfister, Jan Jansen, Patrick Cox e Christian Louboutin algum dia sero apreciados como autnticas obras de arte. A tecnologia tem acrescentado novas opes de materiais (microfibras, tecidos elsticos etc) o que otimiza o processo de produo, que parece indicar que os sapatos e sandlias de salto alto continuaro a fazer muito sucesso na histria da moda.

Ao lado, uma sandlia Louboutin com salto alto com solado em vermelho, marca inconfundvel das obras de arte deste excepcional designer.

Bibliografia: Linda O'Keeffe. Shoes: A Celebration of Pumps, Sandals, Slippers and More. Nova York: 1996. Workman Publishing. Caroline Cox. Stiletto. Nova York: 2004. Harper Design International Crdito de algumas fotos: Foto n 3: Fotgrafo: Fox Photos/Hulton Archives/Getty Foto n 4: Marilyn Monroe. 1952. Fotgrafo: Hulton Archive/Getty Foto n 5: Fotgrafo: James Burke/Time Life Pictures/Getty

alto stilleto
O salto stiletto pode ser considerado um dos mais belos. Tambm conhecido como salto agulha ou salto espigo, o stiletto surgiu no mundo da moda l pelos anos de 1950.

No se sabe exatamente quem teve a idia original.

Alguns atribuem a concepo a Salvatore Ferragamo, outros a Albanese de Roma ou a Dal C que apresentaram modelos de saltos agulha por volta de 1953, na Itlia. Porm, a maioria dos historiadores acredita que foi o designer Roger Vivier quem, em Paris, desenvolveu o primeiro modelo do salto stiletto. O conceito simples: uma estrutura longa e delgada de plstico com um espigo de metal no seu interior, tal como um pilar ou coluna para suportar o peso da mulher. Os sapateiros adoram os saltos stiletto porque as capas tm de ser substitudas frequentemente. J os mdicos desaprovam estes saltos devido s tores de tornozelos que podem provocar. Mas, ns amamos estas agulhas ambulantes. Considerado smbolo de agressividade, sexualidade e seduo, os saltos stiletto transmitiram, durante dcadas, uma imagem de mulheres mal comportadas. A estrela de Hollywood Jayne Mansfield, a quem a designao assenta-se como uma luva, possua mais de 200 pares. Nos anos de 1960, a popularidade do salto stiletto diminuiu por conta das botas de meio salto. Contudo, o modelo voltaria a surgir no final dos anos 70 e tem apreciadores at hoje, desde os (as) fetichistas at Madonna ou Eva Longoria (foto). E com a atual tendncia dos saltos ultra-altos, os saltos stiletto so indispensveis. Confira tambm a Coleo Carbon, do designer italiano Gianvito Rossi. Leia a histria dos sapatos e sandlias de salto alto. Bibliografia: Linda O'Keeffe. Shoes: A Celebration of Pumps, Sandals, Slippers and More. Nova York: 1996. Workman Publishing.

Вам также может понравиться