Вы находитесь на странице: 1из 3

NEUROCINCIA FUNDAMENTAL DUANE E.

. HAINES CAPTULO 1 ORIENTAO ESTRUTURA E IMAGEM DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL Sistemas nervosos central, perifrico e visceromotor: O sistema nervoso central aquele presente no crnio e coluna vertebral (encfalo e medula espinal respectivamente), enquanto o SNP formado por nervos que conectam o SNC estruturas perifricas (msculos, glndulas etc). Deve-se lembrar que as vias (SNP) sensoriais adentram a medula posteriormente (raiz dorsal) e as vias motoras saem da medula anteriormente (raiz ventral), formando em sua unio nervos espinais (OBS: nervos cranianos possuem uma nica raiz misturada). E por fim, h o sistema visceromotor, mais conhecido como autnomo, que controla muitas das funes glandulares e motoras do sistema gastrointestinal, por exemplo. Neurnios: as clulas do sistema nervoso, formadas por corpo (pericrio/soma) e projees (axnios e dendritos). A substncia cinzenta do SN formada principalmente por pericrios, enquanto a substncia branca formada pelos axnios envoltos por mielina. Ao final do axnio, est a sinapse (com outro neurnio), ou juno neuromuscular (com msculo), onde h liberao de neurotransmissores e assim estimulao ou inibio da conduo eletroqumica subsequente. Reflexos e vias: ao realizar sinapses h formao de circuitos neuronais, que podem ser simples (2 neurnios), como exemplo o arco reflexo tendinoso (estiramento muscular). Reflexos so respostas involuntrias geradas por um estmulo sensorial, e caminho pelo qual o estmulo percorre chamado de via, bem como sistema. Dessa maneira temos vias/sistemas que transmitem impulsos que chegam nossa conscincia, e outros de resposta inconsciente. Como exemplo h o sistema anterolateral, sistema coluna dorsal (ou posterior) lemnisco medial etc. Regies do SNC: Medula espinal dentro do canal vertebral uma ligao entre o encfalo e o SNP (com seus 31 pares de nervos espinais). Possui fibras aferentes (sensoriais) e eferentes (motoras). Medula oblonga ao nvel de forame magno, a poro caudal do encfalo, tambm chamada de bulbo. Possui fibras aferentes e eferentes, bem como neurnios que realizam funes no prprio bulbo. Aglomerados de corpos neuronais se formam no bulbo, criando ncleos, como os dos nervos glossofarngeo (IX), vago (X), hipoglosso (XII), e parte dos ncleos trigeminal (V), vestbulococlear (VIII) e acessrio (XI). Ponte e cerebelo possuem a mesma origem embriolgica, mas a ponte forma parte do tronco enceflico, com fibras aferentes e eferentes, e ncleos como abducente (VI) e facial (VII), e parte dos ncleos trigeminal (V), e vestbulococlear (VIII); enquanto o cerebelo se torna supra-segmentar e realiza funes principalmente motoras. Mesencfalo presente acima da ponte, a ligao entre o tronco enceflico e prosencfalo; possui fibras aferentes e eferentes, bem como ncleos oculomotor (III) e troclear (IV), e parte do ncleo trigeminal (V). Possui ainda relaes com vias auditivas, visuais, dolorosas e viscerais.

Tlamo presente acima e rostralmente ao mesencfalo, faz parte do prosencfalo (juntamente com hemisfrios cerebrais), e composto por regies como hipotlamo, epitlamo, etc. Pode ser chamado de diencfalo, e faz passagem com toda informao que se dirija ao crtex cerebral (exceto olfao). Hemisfrios cerebrais em nmero de dois, possui uma subdiviso, que o divide em trs regies: crtex cerebral, substncia branca subcortical e os ncleos da base.

OBS: deve-se sempre ter em mente que, muitas vezes, os neurnios de certa via possuem eferncias para variados locais, com variadas aes. Usando deste conhecimento tem-se o diagnstico de doenas neurolgicas que parecem sem relao, mas podem ter origem comum. OBS 2: outra informao que ajuda no momento da identificao do local da leso neurolgica baseada nos dficits presentes. Dficits (motores ou sensoriais) no mesmo lado da cabea e corpo leva uma leso do hemisfrio cerebral; dficits cruzados onde um lado da cabea afetado, e o outro do corpo significam leso no tronco enceflico; e leses apenas no corpo significam leso na medula espinal. Isso, em termos gerais. Aferente e Eferente: estes termos so utilizados para se dar direo conduo naquela fibra neuronal; deste modo, aferente a conduo que se dirige estrutura referncia (ex: um sinal sensorial da ponta do dedo para o crtex cerebral, onde o CC a referncia central), enquanto eferente a conduo que sai dessa estrutura referncia (ex: resposta enviada do crtex cerebral para a ponta do dedo). Direes do SNC: de um modo geral, os termos anterior, posterior; rostral e caudal seguem: Prosencfalo e diencfalo: anterior inferior; posterior superior; rostral para frente e caudal para trs. Medula espinal: anterior para frente; posterior para trs; rostral superior e caudal para baixo.

Imagens clnicas do crebro e crnio: Tomografia Computadorizada (TC): tcnica de imagem por raio-x onde a refrao ou no dos raios dita a cor presente nas diferentes estruturas do crnio. Nela, +1000 o nmero mximo, representado em branco, dado aos ossos; -1000 dado ao ar presente nos ventrculos, representado em negro. 0 dado gua, +100 ao sangue, +30 ao tecido cerebral e +5 ao LCR, trazendo todos tons de cinza mais claros, ou mais escuros. So extremamente teis para deteco de hemorragias subaracnideas recentes. Ainda pode-se usar contraste para realar reas de inflamao, neoplasias etc. Imagem por Ressonncia Magntica (IRM): neste exame, o foco a concentrao de H+ presente nas estruturas do corpo. Nele, um estmulo magntico externo dado ao corpo, fazendo com que esses prtons alinhem-se, transformando o corpo em um grande im (polarizado). Retirando-se o estmulo, energia liberada, na forma de um eco, que captado, e ento transformado em imagem. Duas constantes so

encontradas na IRM, T1 e T2, relacionadas ao tempo de relaxamento para liberao de energia dos prtons H+, dando a IRM diferentes pontos de sensibilidade. OBS: em imagens neurolgicas, deve-se prestar ateno quanto aos pontos de referncia anterior/posterior, bem como eixo coronal e axial. Ainda, tomar cuidado com a ponto com o qual examinador v o exame, onde coronal visto como se olhasse para o paciente, enquanto axial visto como se examinador olhasse para os ps do paciente.

Вам также может понравиться