Вы находитесь на странице: 1из 4

Motor eltrico 03

Prof. Luiz Ferraz Netto leobarretos@uol.com.br

Introduo Para ilustrar o princpio de funcionamento dos motores eltricos, o bom professor simplesmente coloca um fio de cobre entre os plos de um m em forma de U e faz passar por aquele uma corrente eltrica. O campo magntico do m interage com a corrente eltrica. A fora magntica, exercida pelo campo sobre a corrente, faz o fio se mover. assim que o motor funciona. Agora, faa voc mesmo esse motor eltrico. Material l Rolha cilndrica, l agulha de tric (pequena), l 6 alfinetes, l 4 metros de fio de cobre esmaltado 26 ou 28, l 2 ims retangulares (2x3x1)cm (obtidos de fechos magnticos de armrios de cozinha), l base de madeira de (10x15x1)cm, l 2 percevejos, porta-pilhas e 2 pilhas grandes. Montagem 1. Passe a agulha de tric (de duas pontas) bem no centro da base da rolha cilndrica; espete os dois alfinetes na base da rolha, num mesmo dimetro, a 0,5cm da agulha, um de cada lado dela (figura 2, vista de frente). Deixe apenas 0,5cm dos alfinetes salientes. Faa dois sulcos rasos e estreitos diametralmente opostos na lateral da rolha. Esses sulcos, onde ser enrolado o fio de cobre, deve ter largura de 1cm e profundidade 0,5 cm (figura 2, vista de frente).

A figura 1 mostra essa etapa da montagem; a figura 2 mostra a rolha cilndrica vista de frente. Para passar corretamente a agulha pelo centro da rolha recomendvel passar primeiro uma broca de dimetro ligeiramente menor que o da agulha.

Os alfinetes, que serviro de coletores, devero ficar um de cada lado da agulha. 2. Raspe uma das extremidades do fio de cobre, com faca ou lixa, cerca de 2cm e enrole essa extremidade lixada em um dos alfinetes. Aperte bem para garantir bom contato eltrico. Comece o enrolamento do fio ao redor da rolha, passando pelo sulco; coloque cerca de 50 voltas de fio. Raspe a extremidade final do fio e enrole no outro alfinete. Est pronto o rotor do motor. As figuras 3 e 4 ilustram essa fase da montagem.

3. Espete os quatro alfinetes (dois pares em cruz) restantes na base de madeira, como indicado na figura 5, para fazer os mancais do motor. Coloque os ms, um de cada lado da rolha, com plos opostos se defrontando. Use calos para que os ms fiquem na altura correta e bem prximos da rolha. Esse o estator do motor. Use cola tipo supercola para fixar calos e ms. Onde os alfinetes dos mancais se cruzam coloque tambm uma gota de cola para mant-los sempre juntos. Os dois percevejos devem fixar os fios que vm da pilha (escovas do motor), mantendo-os encostados nos alfinetes coletores da rolha, um em cada alfinete coletor (veja Detalhes).

Detalhes: Use um pouquinho de cola para prender os ms bem prximos dos dois lados da rolha, com plos opostos voltados um para o outro. Use calos para centralizar, se necessrio. Ligue os fios que saem dos percevejos aos terminais do porta-pilhas (com duas pilhas grandes) e d rolha um pequeno impulso inicial. As ilustraes acima mostram como devem ficar as escovas em funo das posies onde foram espetados os alfinetes coletores. Se os coletores foram colocados no mesmo dimetro dos sulcos, fixe as escovas como se indica no segundo desenho. Que est acontecendo? Existem dois campos magnticos diferentes no motor, um produzido pelos ms e outro produzido pela corrente eltrica que circula pelo fio enrolado na rolha. As figuras do quadro (+ detalhes) mostram como so esses campos. Imagine que o fio que transporta a corrente, na rolha, est saindo da pgina, dirigindo-se a seus olhos.

Na figura a da ilustrao acima, os dois ms, colocados frente a frente, produzem um campo magntico uniforme no espao entre eles. O campo dirigido da face Norte (vermelha) para a face SUL (verde). Na figura b, temos o campo magntico produzido apenas pela corrente eltrica. As linhas de induo so circunferncias concntricas com o fio.

Em c temos o par de foras que o campo magntico dos ms exerce sobre as correntes do rotor, na posio em que as escovas esto encostadas nos alfinetes coletores. Em d, temos o aspecto do campo resultante naquela regio. O que faz o motor girar o par de foras (torque) ilustrado na figura c. Estas foras so denominadas foras magnticas de Lorentz.

Вам также может понравиться