Вы находитесь на странице: 1из 9

Reviso da Formao Java

Vamos para o nosso primeiro cdigo! O programa que imprime uma linha simples. Para mostrar uma linha, podemos fazer:

System.out.println("Minha primeira aplicao Java!");

Cdigo para Imprimir Alguma coisa na tela.


Mas esse cdigo no ser aceito pelo compilador java. Veremos os detalhes e os porqus adiante. O mnimo que precisaramos escrever algo como:

class Principal { public static void main(String[] args) { System.out.println("Minha primeira aplicao Java!"); } } Essa classe e considerada principal porque ela contem o Metodo main(). Em um aplicativo Java essa e classe que gerencia como sero executada as outras classes do aplicativo. Exerccio para Fixar: 1) Altere seu programa para imprimir uma mensagem diferente. 2) Altere seu programa para imprimir duas linhas de texto usando duas linhas de cdigo System.out. 3) Sabendo que os caracteres \n representam uma quebra de linhas, imprima duas linhas de texto usando uma nica linha de cdigo System.out.

Muitos erros podem ocorrer no momento que voc rodar seu primeiro cdigo. Vamos ver alguns deles:

Cdigo: class Principal { public static void main (String[] args) { System.out.println("Falta ponto e vrgula") } }

Obs: Ao construir algo usando uma ferramenta de desenvolvimento como o Netbeans cada linha e verificada em tempo de execuo , alguns erros como a falta de um ponto e virgula no fim do programa define erro na linha.

Erro: X.java:4: ; expected }

Esperava um ; antes da } de fechamento.

Declarando variveis:
Dentro de um bloco, podemos declarar variveis e us-las. Em Java, toda varivel tem um tipo que no pode ser mudado, uma vez que declarado: tipoDaVariavel nomeDaVariavel; Por exemplo, possvel ter uma idade que guarda um nmero inteiro:

int idade;
Com isso, voc declara a varivel idade, que passa a existir a partir daquela linha. Ela do tipo int, que guarda um nmero inteiro. A partir da, voc pode us-la, primeiramente atribuindo valores.

Int = 30;

Declarao de varivel sendo setada com um valor. Obs: Ao declarar um varivel como por exemplo int IDADE ela no esta setada com nenhum valor , s foi determinado e criado um lugar na memoria mas no h nenhum valor contido dentro dessa varivel. O cdigo a seguir declara novamente a varivel idade com valor 15 e imprime seu valor na sada padro atravs da chamada a System.out.println. // declara a idade int idade; idade = 15; // imprime a idade System.out.println(idade); Por fim, podemos utilizar o valor de uma varivel para algum outro propsito, como alterar ou definir uma segunda varivel. O cdigo a seguir cria uma varivel chamada idadeNoAnoQueVem com valor de idade mais um. // calcula a idade no ano seguinte int idadeNoAnoQueVem; idadeNoAnoQueVem = idade + 1; No mesmo momento que voc declara uma varivel, tambm possvel inicializ-la por praticidade: int idade = 15; Voc pode usar os operadores +, -, / e * para operar com nmeros, sendo eles responsveis pela adio, subtrao, diviso e multiplicao, respectivamente. Alm desses operadores bsicos, h o operador %(mdulo) que nada mais que o resto de uma diviso inteira. Veja alguns exemplos: int quatro = 2 + 2; int tres = 5 2; int oito = 4 * 2; int dezesseis = 64 / 4; int um = 5 % 2; // 5 dividido por 2 d 2 e tem resto 1; // o operador % pega o resto da diviso inteira

Veja o cdigo:

class TestaIdade { public static void main(String[] args) { // imprime a idade int idade = 20; System.out.println(idade); // gera uma idade no ano seguinte int idadeNoAnoQueVem; idadeNoAnoQueVem = idade + 1; // imprime a idade System.out.println(idadeNoAnoQueVem); } } Repita o cdigo! Representar nmeros inteiros fcil, mas como guardar valores reais, tais como fraes de nmeros inteiros e outros? Outro tipo de varivel muito utilizado o double, que armazena um nmero com ponto flutuante (e que tambm pode armazenar um nmero inteiro). double pi = 3.14; double x = 5 * 10; O tipo boolean armazena um valor verdadeiro ou falso, e s: nada de nmeros, palavras ou endereos, como em algumas outras linguagens. boolean verdade = true; true e false so palavras reservadas do Java. comum que um boolean seja determinado atravs de uma expresso booleana, isto , um trecho de cdigo que retorna um booleano, como o exemplo: int idade = 30;

boolean menorDeIdade = idade < 18; O tipo char guarda um, e apenas um, caractere. Esse caractere deve estar entre aspas simples.

No se esquea dessas duas caractersticas de uma varivel do tipo char! Por exemplo, ela no pode guardar um cdigo como pois o vazio no um caractere! char letra = a; System.out.println(letra); Exercicio: 1) Na empresa onde trabalhamos, h tabelas com o quanto foi gasto em cada ms. Para fechar o balano do primeiro trimestre, precisamos somar o gasto total. Sabendo que, em Janeiro, foram gastos 15000 reais, em Fevereiro, 23000 reais e em Maro, 17000 reais, faa um programa que calcule e imprima o gasto total no trimestre. Siga esses passos:

a) Crie uma classe chamada BalancoTrimestral com um bloco main, como nos exemplos anteriores; b) Dentro do main (o miolo do programa), declare uma varivel inteira chamada gastosJaneiro e inicialize-a com 15000;

c) Crie tambm as variveis gastosFevereiro e gastosMarco, inicializandoas com 23000 e 17000, respectivamente,utilize uma linha para cada declarao; d) Crie uma varivel chamada gastosTrimestre e inicialize-a com a soma das outras 3 variveis:

int gastosTrimestre = gastosJaneiro + gastosFevereiro + gastosMarco; e) Imprima a varivel gastosTrimestre. 2) Adicione cdigo (sem alterar as linhas que j existem) na classe anterior para imprimir a mdia mensal de gasto, criando uma varivel mediaMensal junto com uma mensagem.

Para isso, concatene a String com o valor, usando "Valor da mdia mensal = "+ mediaMensal.

O If-Else(Se-seno)
A sintaxe do if no Java a seguinte: if (condicaoBooleana) { codigo; } Uma condio booleana qualquer expresso que retorne true ou false. Para isso, voc pode usar os operadores <, >, <=, >= e outros. Um exemplo: int idade = 12; if (idade < 18) { System.out.println("No pode entrar"); } Alm disso, voc pode usar a clusula else para indicar o comportamento que deve ser executado no casoda expresso booleana ser falsa: int idade = 12; if (idade < 18) { System.out.println("No pode entrar"); } else { System.out.println("Pode entrar"); }

O While (Enquanto)
O while um comando usado para fazer um lao (loop), isto , repetir um trecho de cdigo algumas vezes. A idia que esse trecho de cdigo seja repetido enquanto uma determinada condio permanecer verdadeira. int idade = 12; while (idade < 18) { System.out.println(idade); idade = idade + 1; } O trecho dentro do bloco do while ser executado at o momento em que a condio idade < 18 passe a ser falsa. E isso ocorrer exatamente no momento em que idade == 18, o que no o far imprimir 18. int i = 0; while (i < 10) { System.out.println(i); i = i + 1; } J o while acima imprime de 0 a 9.

O For(Para)
Outro comando de loop extremamente utilizado o for. A idia a mesma do while: Fazer um trecho de cdigo ser repetido enquanto uma condio continuar verdadeira. Mas, alm disso, o for isola tambm um espao para inicializao de variveis e o modificador dessas variveis. Isso faz com que fiquem mais legveis, as variveis que so relacionadas ao loop:

for (inicializacao; condicao; incremento) { codigo; } Um exemplo o a seguir: for (int i = 0; i < 10; i = i + 1) { System.out.println("ol!"); } Repare que esse for poderia ser trocado por: int i = 0; while (i < 10) { System.out.println("ol!"); i = i + 1; } Exercicio: 1) Imprima todos os nmeros de 150 a 300. 2) Imprima a soma de 1 at 1000. 3) Imprima todos os mltiplos de 3, entre 1 e 100. 4) Imprima os fatoriais de 1 a 10. O fatorial de um nmero n n * n-1 * n-2 ... at n = 1. Lembre-se de utilizar os parnteses. O fatorial de 0 1 O fatorial de 1 (0!) * 1 = 1 O fatorial de 2 (1!) * 2 = 2 O fatorial de 3 (2!) * 3 = 6 O fatorial de 4 (3!) * 4 = 24 Faa um for que inicie uma varivel n (nmero) como 1 e fatorial (resultado) como 1 e varia n de 1 at 10: for (int n = 1, fatorial = 1; n <= 10; n++) { } 5) Imprima os primeiros nmeros da srie de Fibonacci at passar de 100. A srie de Fibonacci a seguinte: 0, 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, etc...

Para calcul-la, o primeiro e segundo elementos valem 1, da por diante, o n-simo elemento vale o (n-1)-simo elemento somado ao (n-2)-simo elemento (ex: 8 = 5 + 3).

7) Escreva um programa que, dada uma varivel x (com valor 180, por exemplo), temos y de acordo com a seguinte regra: - se x par, y = x / 2 - se x impar, y = 3 * x + 1 - imprime y - O programa deve ento jogar o valor de y em x e continuar at que y tenha o valor final de 1. Por exemplo, para x = 13, a sada ser: 40 -> 20 -> 10 -> 5 -> 16 -> 8 -> 4 -> 2 -> 1 Imprimindo sem pular linha Um detalhe importante que uma quebra de linha impressa toda vez que chamamos println. Para no pular uma linha, usamos o cdigo a seguir: System.out.print(variavel);

Desafios
8) Imprima a seguinte tabela, usando fors encadeados: 1 24 369 4 8 12 16 n n*2 n*3 .... n*n 10) Faa o exerccio da srie de Fibonacci usando apenas duas variveis.

Вам также может понравиться