Вы находитесь на странице: 1из 4

O leite humano muito diferente do leite adaptado (leite em p).

. O leite materno contm todas as protenas, acar, gordura, vitaminas e gua que o seu beb necessita para ser saudvel. Alm disso, contm determinados elementos que o leite em p no consegue incorporar, tais como anticorpos e glbulos brancos. por isso que o leite materno protege o beb de certas doenas e infeces. O aleitamento materno protege as crianas de: Otites Alergias Vmitos Diarreia Pneumonias Bronquiolites Meningites

Outras vantagens do leite materno para o beb: Melhora o desenvolvimento mental do beb; mais facilmente digerido; Amamentar promove o estabelecimento de uma ligao emocional, muito forte e precoce, entre a me e a criana, designada tecnicamente por vnculo afectivo. Actualmente, sabe-se que um vnculo afectivo slido facilita o desenvolvimento da criana e o seu relacionamento com as outras pessoas; O acto de mamar ao peito melhora a formao da boca e o alinhamento dos dentes.

Amamentar tem vantagens tambm para a me: A me que amamenta sente-se mais segura e menos ansiosa; Amamentar faz queimar calorias e por isso ajuda a mulher a voltar, mais depressa, ao peso que tinha antes de engravidar; Ajuda o tero a regressar ao seu tamanho normal mais rapidamente; A perda de sangue depois do parto acaba mais cedo; A amamentao protege do cancro da mama que surge antes da menopausa; A amamentao protege do cancro do ovrio; A amamentao protege da osteoporose; A amamentao exclusiva protege da anemia (deficincia de ferro). As mulheres que amamentam demoram mais tempo para ter menstruaes, por isso as suas reservas de ferro no diminuem com a hemorragia mensal; Amamentar muito prtico! No necessrio esterilizar e preparar biberes. No necessrio levantar-se de noite para preparar o bibero.

Amamentar tambm vantajoso para a famlia: A amamentao mais econmica para a famlia. Basta multiplicar o preo de uma lata de leite em p, pelo nmero de latas necessrias ao longo da vida da criana, e somar ainda o dinheiro gasto em biberes e tetinas.

O leite adaptado (leite em p) muito diferente do leite materno e a sua utilizao tem riscos para o beb: Os leites artificiais usados habitualmente, so feitos a partir de

leite de vaca. Por essa razo, o uso de leite artificial aumenta o risco de alergia ao leite de vaca. As crianas que so alimentadas com leite artificial tm maior risco de vir a sofrer de otites, amigdalites, bronquiolites, pneumonias, diarreias, infeces urinrias e spsis. As crianas alimentadas com leite em p, alm de terem maior risco de sofrer as infeces referidas, as infeces de que sofrem surgem com maior gravidade, porque o seu sistema imunitrio no recebe a ajuda dos anticorpos, glbulos brancos e outros factores imunolgicos presentes no leite materno. As crianas alimentadas com leite artificial tm maior risco de desenvolver linfomas. As crianas que so alimentadas com leite em p tm maior risco de vir a sofrer de Diabetes tipo I (insulino-dependente). As crianas que so alimentadas com leite artificial tm maior risco de sofrer obesidade na vida adulta. As crianas alimentadas com leite em p tm maior risco de desenvolver eczema, asma e outras manifestaes de doena alrgica. A UNICEF calcula que um milho e meio de crianas morrem por ano por falta de aleitamento materno. E no se pense que s nos pases do terceiro mundo. Mesmo nos pases industrializados muitas mortes se poderiam evitar com o aleitamento materno[1].

Dez passos para o sucesso da amamentao, segundo recomendaes da OMS/UNICEF:

1.

Ter uma norma escrita sobre aleitamento materno, a qual deve ser rotineiramente transmitida a toda a equipa de

cuidados de sade. 2. Treinar toda a equipa de cuidados de sade, capacitando-a para implementar esta norma. 3. Informar todas as grvidas atendidas sobre as vantagens e a pratica da amamentao. 4. Ajudar as mes a iniciar a amamentao na primeira meia hora aps o parto. 5. Mostrar s mes como amamentar e como manter a lactao, mesmo que tenham de ser separadas de seus filhos. 6. No dar ao recm-nascido nenhum outro alimento ou bebida alm do leite materno, a no ser que seja por indicao mdica. 7. Praticar o alojamento conjunto - permitir que mes e os bebs permaneam juntos 24 horas por dia. 8. Encorajar a amamentao sob livre demanda (sempre que o beb quiser). 9. No dar bicos artificiais (tetinas) ou chupetas a crianas amamentadas. 10. Encorajar a criao de grupos de apoio amamentao, para onde as mes devem ser encaminhadas por ocasio da alta hospitalar.

Вам также может понравиться