Вы находитесь на странице: 1из 2

01. O portugus Lus Vaz de Cames (provavelmente 1525-1580) foi um dos maiores poetas do Renascimento.

Nascido numa famlia da pequena nobreza, uniu a ao com o pensamento. Lutou contra os mouros em Ceuta (no Marrocos) e perdeu um olho. Participou das grandes navegaes: combateu piratas na ndia e sobreviveu a um naufrgio no mar da China. Sua maior obra foi os poemas de Os Lusadas, onde descreve a viagem de Vasco da Gama ndia. Vamos ler um pequeno trecho: Cessem do sbio Grego e do Troiano As navegaes grandes que fizeram; Cale-se de Alexandre e de Trajano A fama das vitrias que tiveram; Que eu canto o feito ilustre lusitano, A quem Netuno e Marte obedeceram; Cesse tudo que a Musa antiga canta, Que outro valor mais se alevanta.

I Qual o principal assunto desses versos? II evidente nos versos de Cames, a forte influncia sofrida pela cultua humanista e renascentista. Identifique qual foi essa influncia. 02. J fiz planos de pontes muito leves (...). Conheo os meios de destruir seja que castelo for (...). Sei construir bombardas fceis de deslocar, carros cobertos, inatacveis e seguros, armados com canhes. Estou (...) em condies de competir com qualquer outro arquiteto, tanto para construir edifcios pblicos ou privados como para conduzir gua de um lugar para outro. E, em trabalhos de pintura ou na lavra d mrmore, do metal ou da argila, farei obras que seguramente suportaro o confronto com as de qualquer outro, seja ele quem for. (Leonardo da Vinci, retirado de Jean Delumeau, A Civlizao do Renascimento, Lisboa, Editorial Estampa, 1984, Vol. 1, p. 154). O texto acima parte da carta com que Leonardo da Vinci, em 1482, pedia emprego na corte de Ludovico, o Mouro. No trecho, esto alguns dos elementos principais que caracterizam o Renascimento como movimento cultural. I - Identifique dois desses elementos. Importante: justifique, resumidamente, os dois elementos ou caractersticas do Renascimento, que voc encontrou no trecho de Leonardo da Vinci. II - Como se dava o patrocnio dos artistas e tcnicos do Renascimento. Leia com ateno o texto abaixo e responda as questes 03 e 04. Os telogos, portanto, tinham toda a preocupao voltada para as almas e para Deus, ou seja, para o mundo transcendente, o mundo dos fenmenos espirituais e imateriais. Os humanistas, por sua vez, voltavam-se para o aqui e o agora, para o mundo concreto dos seres humanos em luta entre si e com a natureza, a fim de terem um controle maior sobre o prprio destino. Por outro lado, a pregao do clero tradicional reforava a submisso total do homem, em primeiro lugar, onipotncia divina, em segundo, em segundo orientao do clero e, em terceiro, tutela da nobreza, exaltando no ser humano, sobretudo, os valores da piedade, da mansido e da disciplina. A postura dos humanistas era completamente diferente, valorizava o que de divino havia em cada homem, induzindo-o a expandir as suas foras, a criar e produzir, agindo sobre o mudo para transform-lo de acordo com a sua vontade e o seu interesse. (Nicolau Svcenko)

03. No texto a caracterstica marcante do movimento humanista-renascentista : (A) supremacia do mundo espiritual sobre o material. (B) valorizao da piedade, da mansido e da disciplina. (C) reproduo da crena dogmtica e dos valores medievais. (D) esprito crtico voltado para o estmulo s mudanas. (E) defesa da Igreja e da cultura medieval. 04. De acordo com o texto evidente que a Igreja e o clero tradicional defendiam uma certa viso de mundo, enquanto os humanistas defendiam outra. Nesse sentido, Igreja-clero e os humanistas defendiam respectivamente o: (A) heliocentrismo - geocentrismo. (B) antropocentrismo teocentrismo. (C) heliocentrismo teocentrismo. (D) teocentrismo antropocentrismo (E) antropocentrismo geocentrismo.

Cessem do sbio Grego e do Troiano As navegaes grandes que fizeram; Cale-se de Alexandre e de Trajano A fama das vitrias que tiveram;

Que eu canto o feito ilustre lusitano, A quem Netuno e Marte obedeceram; Cesse tudo que a Musa antiga canta, Que outro valor mais se alevanta.

05. evidente nos versos de Cames, a forte influncia sofrida pela cultua humanista e renascentista. Tal influncia de origem: (A) feudal, com fortes caractersticas catlicas. (B) greco-romana ou greco-latina. (C) protestante, com fortes caractersticas calvinistas. (D) feudal, com fortes caractersticas protestantes. (E) iluminista, do sculo XVIII. 06. Entre a Idade Mdia e os Tempos Modernos desenvolveu-se, na Europa Ocidental, o Renascimento que consistia em: (A) um processo de alteraes culturais e mentais cujo objetivo era fazer renascer as prticas feudais que se tinham enfraquecido pelo nascimento das cidades a partir do sculo XIII. (B) um processo de reorganizao da autoridade religiosa, de origem catlica, atravs da constituio de uma cultura comum baseada no predomnio da vida rural. (C) um processo de secularizao, que acentua o papel central do homem e da sua conscincia como construtores de um novo tempo, e que tem definida, com um dos seus aspectos, a reinterpretaro dos valores da cultura clssica. (D) um movimento de tendncias renovadoras, anunciador de um novo tempo, marcado pela permanncia da transcendncia como forma de valorizao do homem e da sua liberdade. (E) um movimento cultural baseado nas resolues do Conclio de Trento e que se projetou pelo desenvolvimento dos estudos humansticos baseados na cultura clssica.

Вам также может понравиться