Вы находитесь на странице: 1из 6

Testes diagnsticos

Os anticorpos contra o HIV aparecem no soro ou plasma de indivduos infectados, em mdia, 3 a 12 semanas aps a infeco. Em crianas com at 18 meses, o resultado dos testes so de difcil interpretao, j que freqentemente os anticorpos detectados contra o vrus so decorrentes da transferncia passiva de anticorpos maternos. Nesses casos, os testes imunolgicos no permitem a caracterizao da infeco. Os testes para deteco da infeco pelo HIV podem ser divididos em quatro grupos: testes de deteco de anticorpos, testes de deteco de antgenos, tcnicas de cultura viral e testes de amplificao do genoma do vrus. As tcnicas usualmente empregadas no diagnstico da infeco pelo HIV se baseiam na deteco de anticorpos contra o vrus e so usadas para triagem inicial. Detectam a resposta do hospedeiro ao vrus, e no o vrus. Os testes de deteco de anticorpos so:

o ELISA (Enzime Linked Immunosorbent Assay, ou

ensaio de imunoadsoro ligado enzima), que o mais usado, por sua facilidade e de automao, custo e

relativamente especificidade,

baixo

elevada

sensibilidade

Imunofluorescncia

indireta,

utilizada

na

confirmao sorolgica,

o Western-blot, considerado "padro ouro" para

confirmao do resultado na etapa de triagem. Tem alta especificidade e sensibilidade mas seu custo alto.

os Testes rpidos e testes simples que dispensam

equipamentos para a sua realizao, sendo de fcil execuo e leitura visual. Aplica-se em inquritos epidemiolgicos. A sensibilidade comparvel dos testes de ELISA.

Testes de deteco do vrus ou suas partculas, so

mais complexos e caros e por isso restritos a ensaios clnicos e pesquisas. Alguns so empregados na rotina de tratamento e acompanhamento do doente e no para diagnstico. Dentre estes os principais so:

Testes de amplificao do genoma do vrus (carga

viral): a anlise quantitativa da carga viral por tcnicas baseadas na amplificao de DNA em de cidos nuclicos, e

amplificao

cadeia

ramificada

amplificao seqencial de cidos nucleicos. Tm alta sensibilidade, permitindo o acompanhamento da resposta teraputica anti-retroviral.

contagem de TCD4+ em sangue perifrico: a contagem

de clulas TCD4+ em sangue perifrico mede a

imunocompetncia celular; til no acompanhamento de soropositivos. Habitualmente, o teste ELISA o primeiro exame de sangue feito para verificar se a pessoa est infectada com HIV. Se este teste der positivo, outro teste mais especfico, normalmente teste WESTERN BLOT, feito para confirmar os resultados.

Testes diagnsticos: quando e onde fazer Qualquer pessoa que passou por uma situao de risco pode submeter-se ao teste, que sigiloso e gratuito, e est disponvel nos Centro de Sade. importante lembrar que o teste detecta a presena de anticorpos contra o HIV e no o HIV, por isso necessrio que decorra algum tempo entre o contato de risco e a formao de anticorpos. S haver anticorpos circulantes no sangue depois de decorrido este perodo, chamado janela biolgica, varia de trs a doze semanas (1 ms a 3 meses, com mdia de aproximada de 2,1 meses) aps a exposio de risco e aquisio do vrus. Se quiser pode tambm solicitar no Centro de Sade um aconselhamento sobre fazer ou no o teste e como enfrentar um resultado positivo. Procure um servio pblico ou se informe no Disque-AIDS. Lembre-se este exame s pode ser feito com o consentimento da pessoa.

Estes testes, so obrigatrios apenas em doadores de sangue ou de rgos e gestantes, de preferncia no incio do

acompanhamento pr-natal.

Diagnstico Sorolgico da Infeco pelo HIV Resultado positivo Resultado positivo significa que a pessoa portadora do vrus, um soropositivo e pode ou no estar com AIDS. A procura de tratamento mdico necessria pois a infeco controlvel. Portadores assintomticos podem transmitir o vrus para outras pessoas, razo pela qual importante comunicar o resultado aos parceiros que devem tambm realizar o teste anti-HIV. necessria a adoo de prticas seguras para a reduo de riscos de re-infeco pelo HIV e outras DST. Resultados falso-positivos decorrem de problemas tcnicos ou alteraes biolgicas no indivduo que determinam reatividade, independente da condio investigada. Os de origem tcnica so: contaminao de ponteiras ou da reao por soros vizinhos fortemente positivos, troca de amostras, ciclos repetidos de congelamento e descongelamento, pipetagens de baixa acercea, inativao da amostra a 56C e transporte ou armazenamento inadequado das amostras ou kits. Como causas biolgicas de resultados falso-positivos so, entre outras, semelhanas antignicas entre microrganismos, doenas auto-imunes, infeces por outros vrus, uso de drogas endovenosas,

aquisio passiva de anticorpos anti-HIV. Nem todas as reaes falso-positivas tm causa definida ou podem ser evitadas. Resultado negativo: O resultado negativo significa que a pessoa no est infectada ou que foi infectada to recentemente que ainda no produziu anticorpos necessrios para deteco pelo teste utilizado e , neste caso um falso-negativo. Influem nos resultados falso-negativos, a sensibilidade do teste, em funo das diferentes capacidades de deteco dos kits, da ocorrncia do perodo de janela imunolgica ou da variabilidade na constituio antignica dos conjuntos de diagnstico. Entre os fatores de ordem tcnica que levam a resultados falso-negativos, esto: troca da amostra, uso de reagentes fora do prazo de validade, equipamentos desajustados, pipetagem incorreta e transporte ou armazenamento inadequado das amostras ou dos kits. importante destacar que um resultado negativo no significa imunidade. Resultado indeterminado Um resultado indeterminado pode significar um falso-positivo devido a razes biolgicas ou um verdadeiro positivo de infeco recente que ainda no desenvolveu anticorpos.

Janela imunolgica: o tempo compreendido entre a aquisio da infeco e a soroconverso (tambm chamada de janela biolgica). Varia de seis a

doze semanas (um ms e meio a trs meses) aps a aquisio do vrus, com o perodo mdio de aproximadamente 2,1 meses. Os testes utilizados apresentam geralmente nveis de at 95% de

soroconverso nos primeiros 5,8 meses aps a transmisso.

Soroconverso: a positivao da sorologia para o HIV, que ocorre entre 6 a 12 semanas aps o contgio (perodo conhecido como janela imunolgica). Como os testes diagnsticos detectam a presena de anticorpos para o HIV, s devem ser realizados aps este perodo.

Вам также может понравиться