Вы находитесь на странице: 1из 6

Projecto Copos quem decide s tu

O projecto Copos quem decide s tu, resulta de uma parceria protocolada entre a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), atravs da Juventude Cruz Vermelha (JVC), e o Instituto da Droga e da Toxicodependncia (IDT, IP). Inserido na rea geral de Promoo e Educao para a Sade, rea privilegiada do trabalho da Juventude Cruz Vermelha, trata-se de um projecto de preveno universal que visa sensibilizar e informar os jovens entre os 14 e os 20 anos de idade, para os riscos inerentes ao abuso de lcool. Enquanto projecto de preveno dirigida a um grupo especfico da populao escolar visa resultados a mdio e longo prazo, pressupe uma actividade contnua no tempo e a necessria colaborao dos docentes e da comunidade educativa. Neste sentido a edio de 2008 do projecto Copos quem decide s tu, da qual se ocupa o presente relatrio, vem na sequncia da edio piloto do projecto, aplicada em 2007, e ter continuidade na edio de 2008/09, que se encontra j em fase de preparao. Tratando-se de um projecto de mbito nacional, foi aplicado por diversas Delegaes da CVP em vrios pontos do territrio nacional e coordenado pelo Gabinete de Juventude da CVP, em estreita colaborao com o Ncleo de Preveno dos servios centrais do IDT e pelos CRI envolvidos nas aces locais. Desde o incio o projecto contou com a colaborao da Direco-Geral da Sade, nomeadamente no apoio cientfico produo dos materiais, atravs do Dr. Joo Breda. O Ministrio da Educao, atravs do NESASE da DirecoGeral de Inovao e Desenvolvimento Curricular, acompanhou tambm a implementao e o alargamento do projecto.

DIAGNSTICO/ANTECEDENTES

A pertinncia de um projecto de preveno do consumo abusivo de bebidas alcolicas entre a populao jovem portuguesa encontra a sua fundamentao em diversos factores, designadamente, o aumento significativo do nvel de consumo de bebidas alcolicas na populao juvenil portuguesa e a precocidade dos primeiros consumos, sendo que a idade mdia em que se ingere pela primeira vez bebidas contendo lcool tem seguido, nos ltimos anos, uma tendncia para diminuir.
2 1

Tendo em conta estas premissas, a misso da CVP em geral e a especificidade do trabalho da JCV, justifica-se um projecto de preveno universal, destinada a adolescentes e jovens adultos, educando para uma maior responsabilizao em matria de consumos de lcool, e promovendo a sade enquanto resultado ou efeito de decises individuais. Nestas questes, os adolescentes e jovens constituem um grupo com comportamentos de risco
Cf. Matos, M., Carvalhosa, S., Reis, C., & Dias, S. (2002). Os jovens portugueses e o lcool. FMH/PEPT/GPT; Inqurito Nacional em Meio Escolar, 2006; European School Survey Project on Alcohol and other Drugs, 2003 2 Ibidem, pp. 12.
1

ao nvel do consumo nocivo de bebidas alcolicas, associado ou no a outras substncias psicoactivas e como tal, um grupo sobre o qual a interveno se torna imperiosa e prioritria. Assim, o projecto Copos quem decide s tu direccionado para a preveno do consumo abusivo de bebidas alcolicas na populao juvenil portuguesa, considerando os seus actuais padres de consumo e os contextos em que tais consumos ocorrem, ao invs da preveno da dependncia do lcool, que tem sido o paradigma dominante deste tipo de intervenes em Portugal. Trata-se portanto de um projecto em que se substitui a aproximao repressiva e paternalista do no podes e no deves, pela responsabilizao individual do tu decides. Tal opo est na linha das mais recentes estratgias preventivas em matria de consumos de substncias psicoactivas, que, superando o velho pendor repressivo do trabalho de preveno em geral, muitas vezes ineficaz, assentam na disseminao por entre as comunidades e os grupos de risco, de uma informao cientfica, imparcial e cientfica, que esclarea decises e fundamente comportamentos mais responsveis, no em contedos morais que procurem moldar, determinar e inculcar esses mesmos comportamentos e decises, como correctos, bons e justos. Do ponto de vista interno ao Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, o projecto em questo, procura cumprir as respectivas directrizes tcnicas e polticas da Federao Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (FICV) , baseando-se em boas prticas referenciadas, na rea especfica da preveno do consumo de substncias psicoactivas, dentro da rea geral da promoo e educao para a sade.
3

PRESSUPOSTOS Os pressupostos que justificam e orientam o modelo de interveno adoptado neste projecto assentam em trs pilares fundamentais: Educao inter paris, ou interveno pelos pares: a JCV enquanto brao jovem da CVP, constitudo por voluntrios jovens, uma estrutura privilegiada para a prossecuo de projectos de promoo da sade cujos pblicos destinatrios sejam crianas e jovens, precisamente os pares dos nossos voluntrios. nesta paridade, no facto do portador da mensagem, o educador, ser reconhecido como membro do grupo que se pretende alcanar, como um de ns, que reside a eficcia desta opo metodolgica. A interveno pelos pares vem sendo reconhecida, inclusivamente pela FICV , como estratgia eficiente em vrias reas da interveno social e em particular, no trabalho de preveno do consumo de substncias psicoactivas; Interveno em meio escolar: o espao escolar torna-se um ponto de excelncia para atingirmos os nossos destinatrios, deste projecto em particular, do trabalho da JCV em geral. Deste modo, na linha daquilo que a misso da CVP enquanto auxiliar dos poderes pblicos , possvel complementar uma interveno na instituio escola atravs de uma componente de educao informal, neste caso, na rea da Promoo e Educao para a Sade, contribuindo assim para um projecto educativo global e eclctico, que, acontecendo no espao fsico da escola, vai muito para do ensino institucionalizado. A interveno educativa de organizaes exteriores, leia-se instituio escola, inclusivamente preconizada por directrizes do prprio Ministrio da Educao ; Flexibilidade territorial: apangio dos projectos da JCV de mbito nacional, a preocupao com a diversidade dos contextos de eventual aplicao destes mesmos projectos. Torna-se necessrio que o modelo de interveno do projecto seja susceptvel de se adaptar ao polimorfo conjunto das realidades territoriais do nosso pas. No entanto, esta flexibilidade no pode significar uma desvirtuao, uma distoro dos pilares dos respectivos projectos. Numa palavra, o que se procura que os projectos se adeqem e
3 4 6 5 4

International Federation Red Cross and Red Crescent, Spreading the light of science, Geneva, 2002, pp. 8 Ibidem, pp.24. 5 Estatutos da CVP, Cap. I, art. 5, decreto-lei n. 281/2007 de 7 de Agosto 6 Para o que concerne em particular a rea da Promoo da Sade cf. vv., coord. M. Isabel Machado Baptista e ngelo Sousa, Consumo de substncias psicoactivas e preveno em meio escolar, Ministrio da Educao, Lisboa, 2007, pp. 9 e ss.

respondam s necessidades locais de cada territrio, heterogneas, conservando a essncia daqueles: objectivos, metodologias e aces. Por exemplo, no caso do presente projecto, a interveno em meio escolar a forma privilegiada da aplicao do projecto, no entanto no a nica, atendendo a sinergias, parcerias, contextos locais, susceptvel de ser aplicado em outros mbitos que no o escolar, como associaes juvenis, centros recreativos, etc.

OBJECTIVOS Objectivo geral Sensibilizar os jovens para a problemtica do consumo nocivo de bebidas alcolicas. Promover estilos de vida e comportamentos saudveis entre os jovens. Objectivos especficos Aumentar nos jovens os conhecimentos sobre as consequncias associadas ao consumo nocivo de bebidas alcolicas. Prevenir o consumo nocivo de lcool entre a populao jovem portuguesa. Aumentar os nveis de percepo dos riscos associados ao consumo de lcool. Fomentar comportamentos e hbitos de consumo de bebidas alcolicas mais responsveis. Capacitar os jovens de modo a que possam actuar como agentes de mudana, na qualidade de educadores informais, dentro das comunidades e/ou grupos em que esto inseridos.

PLANO DE INTERVENO Sesses de preveno / sensibilizao Estas aces consistiram na realizao de encontros de informao/preveno dirigidos, por um a dois voluntrios da JCV, preferencialmente em meio escolar, acerca das questes relacionadas com os consumos de lcool nos jovens, com especial enfoque para os riscos associados ao consumo nocivo desta substncia, fornecendo informao de cariz cientfico de forma a fundamentar a tomada de deciso. As sesses foram, por inerncia, pouco expositivas, fazendo uso de metodologias activas. Questionrio Foi aplicado um pequeno questionrio de respostas fechadas, com a dupla funo de instrumento de recolha de dados e de dispositivo didctico, abordando vrios preconceitos e/ou ideias pr-formadas acerca do consumo de bebidas alcolicas. Site Foi criado um site especfico do projecto no sentido de acompanhar e registar o seu desenvolvimento a nvel nacional, atravs de foto-notcias e/ou de pequenas reportagens sobre as actividades organizadas no mbito do prprio projecto e outras que com ele se relacionem directamente. Foram tambm introduzidos no site outros contedos, sempre subordinados temtica do projecto, tal como jogos e actividades interactivas, informao, espao de debate, etc. Desafio / Concurso Atravs das aces de sensibilizao do projecto os jovens que nelas participam, foram desafiados a exprimir os seus pareceres e reflexes sobre lcool e juventude, um assunto premente na sociedade civil. Deste modo, e atravs do envolvimento e participao dos jovens neste desafio, procurou-se que a participao dos jovens no estivesse reduzida mera presena numa sesso de informao/preveno acerca do consumo de lcool, promovendo-se um posterior empenho pessoal, do ponto de vista intelectivo e grupal. Foi proporcionada aos jovens envolvidos nas aces de sensibilizao uma forma de participao directa no projecto, atravs da elaborao de

trabalhos de grupo, em que fossem estimuladas as faculdades de criatividade, investigao, sociabilidade e esprito crtico. O funcionamento do concurso/desafio foi especificado em regulamento.

Actividades Espao Copos Foram ainda propostas s escolas aderentes a execuo das vrias actividades que constituram o Espao Copos , estas actividades ldico-pedaggicas foram pensadas e planificadas de modo a permitir aos jovens uma aprendizagem informal e divertida e so susceptveis de serem aplicadas em contexto escolar.
7

CD -ROM Comeou-se a trabalhar num CD-ROM do projecto de modo a fornecer s prprias escolas e respectivas comunidades mais um recurso didctico sobre esta problemtica. Este dispositivo constituiu um material didctico com maior densidade e consistncia relativamente aos panfletos e postais. No obstante ter ficado inacabado na presente edio do projecto, pensamos contar com este instrumento para o prximo ano. Reformulao em 2008 A edio de 2007 do projecto Copos quem decide s tu, edio piloto, foi implementada em 4 Delegaes com estruturas de JCV , em articulao com os CRI locais do IDT, no sentido, no s de testar a funcionalidade, como de melhorar o projecto partindo da experincia no terreno. Numa descrio muito breve, o projecto em 2007 consistia numa visita das escolas a um espao montado, concebido e gerido pela JCV, em que os alunos, divididos em grupos, percorriam um circuito de actividades ldico pedaggicas nos quais tomavam contacto com os contedos cognitivos do projecto. Com o intuito de aligeirar o aparato logstico do projecto, de difcil implementao, as actividades do primeiro ano do projecto foram substitudas por sesses de preveno/sensibilizao, dirigidas por voluntrios da JCV nas prprias escolas. As sesses foram agendadas com as escolas, de acordo com as respectivas disponibilidades. Com esta alterao, no se correram riscos de alterao dos materiais de comunicao que j existiam , ou de desperdcio de trabalho, visto que os fundamentos e objectivos do projecto se mantiveram intactos. Quanto planificao do Espao Copos, foi usada como um pacote de actividades, mais um recurso do projecto, disponibilizado s escolas, de modo a que as interessadas poderiam, obviamente em estreita colaborao com as respectivas estruturas de JCV, implementar as actividades Espao Copos. Divulgao do projecto Nesta fase de preparao, a divulgao do projecto foi feita a trs nveis: i) Interno CVP o Gabinete de Juventude da sede nacional da CVP procedeu divulgao do nas Delegaes CVP de Amadora, Aveiro, Braga, Bragana, Castelo Branco, Estremoz, vora, Figueira da Foz, Leiria, Lisboa, Portalegre, Porto, Setbal, Vila Real, Alij, Cadaval, Caldas da Rainha, Covilh, Elvas, Ermidas do Sado, Fafe, Faial, Fuzeta, Guimares, Matosinhos, Ovar, Pereira, Sabrosa, Santar, Sobreira, Vale de Cambra e Vilela; ii) interno ao IDT atravs de informao do DIC/NP dos servios centrais para as Direces Regionais do Instituto e respectivas unidades Locais -CRI; iii) externo (apresentao e convite s escolas) as Delegaes que responderam afirmativamente ao apelo do Gabinete de Juventude, procederam apresentao e convite participao no projecto s escolas das respectivas reas de influncia. Formao
10 9 8

Braga, Guimares, Fafe e Lisboa, sendo aquelas estruturas que mostraram maior interesse e que reuniam melhores condies para uma implementao piloto do projecto. 9 Para a descrio e planificao das actividades do Espao Copos vide Dossier de Avaliao Actividades do Espao Copos. 10 Vide Dossier de Avaliao Materiais de comunicao

Houve dois momentos de formao: o primeiro a nvel central, em que se procurou prover s exigncias, a nvel nacional, da implementao do projecto, e o segundo, de carcter local, imps-se pela necessidade de resposta de algumas delegaes adeso das escolas nos respectivos territrios de influncia. Central A formao central decorreu no dia 19 de Janeiro de 2008, nas instalaes da Delegao de Lisboa, tendo sido ministrada por tcnicos do Ncleo de Preveno do IDT, e do Gabinete de Juventude da CVP. Os formandos voluntrios foram seleccionados pelas coordenaes locais para a implementao do projecto. Estiveram representadas 20 delegaes, perfazendo um total de 56 formandos; Local As sesses de formao de carcter local realizaram-se mediante solicitao das respectivas delegaes, tendo sido ministradas a 59 formandos por um tcnico do Gabinete de Juventude da CVP. Com vista aplicao do projecto Copos quem decide s tu, foi ministrada formao especfica a um total de 115 membros da CVP, entre tcnicos e voluntrios. Distribuio dos materiais durante as sesses O Gabinete de Juventude procedeu distribuio, a nvel nacional, do material informativo da campanha s Delegaes que o solicitaram. Estas solicitaes eram feitas mediante uma estimativa do nmero de jovens que iriam ser abrangidos pelo projecto nas respectivas reas de influncia destas Delegaes, tendo em conta a adeso das escolas convidadas participao. Os materiais informativos destinam-se a ser distribudos aos jovens envolvidos nas sesses de preveno / sensibilizao, sob a forma de kits, cada um destes contendo um copo, trs postais e um panfleto . Foram distribudos 4438 kits. Implementao O arranque oficial do projecto foi dia 25 de Fevereiro do ano corrente, com uma sesso de preveno / sensibilizao que decorreu na Escola Secundria Martins Sarmento do concelho de Guimares. A ltima destas sesses decorreu na Covilh, na Escola Sec. de S. Domingos, no dia 18 de Junho do mesmo ano. Foi portanto este o arco temporal correspondente fase de implementao do projecto, tendo sido acolhido por um total de 17 Delegaes, e implementado em 23 escolas, num total de 134 aces. Desafio / Concurso Copos Foram recebidos, a nvel nacional, de 40 trabalhos para o Desafio / Concurso Copos, nas Delegaes CVP de Alij, Guimares e Leiria, tendo sido seleccionados, pelas respectivas coordenaes JCV locais, 5 trabalhos a serem submetidos final nacional, 1 de Alij, 3 de Guimares e 1 de Leiria. O jri foi constitudo por 2 membros do Gabinete de Juventude da CVP, 1 representante do IDT e 1 representante do Barclays Bank. Foi esta ltima instituio que patrocinou o concurso, atravs da doao dos respectivos prmios. Actividades Espao Copos Na presente edio do projecto houve duas escolas que mostraram interesse e dinamizaram as actividades do Espao Copos, a Escola S de Miranda de Braga e a Escola EB 2/3 Lus Sttau Monteiro de Lisboa (concelho de Loures), o que demonstrou um elevado grau de envolvimento e interesse pelo projecto. As respectivas estruturas locais da JCV acompanharam o desenvolvimento destas actividades, prestando apoio logstico e tcnico, atravs da presena de voluntrios durante a realizao das actividades.
11

11

Ver Dossier de Avaliao Materiais de comunicao

AVALIAO A avaliao desenvolveu-se de forma contnua nos diferentes momentos do projecto. Foi realizada pelo Gabinete da Juventude e pelos tcnicos do IDT associados ao projecto, atravs da informao prestada pelas Delegaes locais, que estavam a trabalhar no terreno, e tambm pelas escolas, que, na sua maioria, acolheram com muito agrado este projecto. Os dados recolhidos atravs dos questionrios permitiram tambm avaliar, junto de uma amostra significativa, os nveis de informao e percepo de risco em matria de consumos de lcool dos jovens portugueses, e consequentemente, a pertinncia e o grau de necessidade de projectos de preveno como o Copos quem decide s tu.

Documentos de referncia: Carta de Misso Relatrio Anuais - A Situao do Pas em Matria de Drogas e Toxicodependncias Relatrio de Actividades do IDT Cf. Matos, M., Carvalhosa, S., Reis, C., & Dias, S. (2002). Os jovens portugueses e o lcool. FMH/PEPT/GPT. International Federation Red Cross and Red Crescent, Spreading the light of science, Geneva, 2002, pp. 8 coord. M. Isabel Machado Baptista e ngelo Sousa, Consumo de substncias psicoactivas e preveno em meio escolar, Ministrio da Educao, Lisboa, 2007, pp. 9 e ss Inqurito Nacional em Meio Escolar, 2006 European School Survey Project on Alcohol and other Drugs, 2003

Вам также может понравиться