Вы находитесь на странице: 1из 7

EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 2 VARA CVEL DA COMARCA DE SETE LAGOAS (MG).

Processo n 0672.11.555.55-5 T. Servios LTDA, pessoa jurdica de direito privado, j qualificada nos Autos, representada por seu advogado e procurador ..........OAB/MG 122.555, conforme instrumento de mandato incluso, com escritrio na Rua Emlio Vasconcelos n 2000, em Sete Lagoas (MG), vem na AO DECLARATRIA DE NULIDADE COM PEDIDO DE LIMINAR movida por MMLP, apresentar a indispensvel CONTESTAO, aduzindo, para tanto, os fatos e fundamentos jurdicos a seguir expostos:

PRELIMINARMENTE ILEGITIMIDADE PASSIVA Em face da autonomia das relaes jurdicas estabelecidas pela circulao da duplicata, h de se destacar, primeiramente, que a argumentao que fundamenta o pedido da autora diz respeito to somente relao mantida pela mesma com a emitente do ttulo, que figura nesta ao como 2 (segunda) r. A relao que se estabeleceu entre a empresa emitente (endossante) e ru-contestante (endossatrio) autnoma e independente de fatos articulados pela autora, os quais seriam oponveis apenas contra o segundo ru. O entendimento jurisprudencial nesse sentido bastante claro: "A duplicata ttulo autnomo quando o portador terceiro de boa-f, a quem no pode ser oposta em falta de causa ou obrigao." (STF - RE 11.263 - Rel. Min. Lauro Camargo).

MEDIDA CAUTELAR ESPECFICA - SUSTAO DE PROTESTO EFEITOS CONTRA ENDOSSATRIO. Contra o endossatrio de cambial no tem efeito medida cautelar entre o criador do ttulo e o tomador (RT 516/110). A relao estabelecida entre o ru-contestante e o primeiro ru , portanto, fundamentada em negcio jurdico autnomo, no lhe sendo oponvel a argumentao apresentada pela autora da ao, que somente se justificaria em face da relao existente entre esta e a emitente dos ttulos, conforme ser melhor analisado no prximo tpico. Justamente por esse motivo deve o contestante ser prontamente excludo da presente ao, por ser parte manifestante ilegtima. DO MRITO Com a presente ao pretende a autora a declarao de nulidade das duplicatas n 0000, 0001 e 0002 no valor de R$ 22.000,00, vencida em 10 de agosto de 2010, emitida pela empresa ...., e endossada ao ora contestante, na forma operacional de desconto de ttulos. Alega a autora a inexistncia de vnculo comercial com a empresa endossante, afirmando que o mencionado ttulo no tem origem, eis que no efetiva a correspondente aquisio de mercadorias, alegando tratar-se de duplicata indevida e ilegal. Atravs de medida cautelar requereu e obteve a concesso de liminar determinando a sustao do protesto dos ttulos. Em decorrncia de uma operao bancria de desconto de ttulos, atravs o contrato n .... (em anexo) a empresa emitente (2. r), ...., endossou ao ru contestante diversas duplicatas, dentre as quais a referida anteriormente. A empresa autora, devidamente notificada para pagamento da crtula, deixou de adimplir a obrigao no vencimento, no restando ao endossatrio outra alternativa, seno encaminhar o ttulo para protesto, o

qual, em face da liminar concedida por esse Juzo, foi tempestivamente sustado. In casu, os argumentos que fundamentam a argio de ilegitimidade passiva se confundem com o prprio mrito da causa, o que enseja um maior aprofundamento da matria. Assim, para que a questo possa ser devidamente considerada, importante reafirmar a autonomia das relaes cambiarias, que ocorrem no caso in foco. Trata-se a duplicata de um ttulo cambial que circula livremente atravs de simples endosso, o que lhe d autonomia plena, pois o portador - terceiro de boa-f - deve ter resguardado seu direito lquido e certo de satisfazer o seu crdito. No presente caso, o ru-contestante portador do ttulo na condio de endossatrio, mediante operao de desconto celebrada com a empresa emitente (2 r). Assim, o direito do contestante em receber o valor consignado no ttulo pautado na autonomia das relaes cambiarias, sendo-lhe permitido encaminhar a crtula para protesto caso esta no seja paga no vencimento. DO DIREITO Nesse sentido, doutrina e jurisprudncia so pacficas. Fran Martins, em sua obra "Ttulos de Crdito", destaca: "A autonomia das obrigaes assumidas uma das maiores garantias dos ttulos de crdito, dando ao portador a segurana do cumprimento dessas obrigaes por qualquer uma das pessoas que tenham lanado suas assinaturas no mesmo. Assim, quanto mais o ttulo circule recebendo assinaturas, tanto mais segurana ter o portador de que, no memento aprazado, poder reembolsar-se da importncia (...)." (Martins, Fran Ttulo de Crdito, 3. ed. pg. 11/12). A jurisprudncia por sua vez, assim estabelece: ENDOSSO -

DUPLICATAS NEGOCIADAS - RESCISO DO CONTRATO ORIGINRIO DAS

CAMBIAIS - CIRCUNSTNCIA QUE NO RETIRA A EFICCIA DOS TTULOS, NEM IMPEDE O PROTESTO E A COBRANA DOS MESMOS INOPONIBILIDADE DE EXCEES PESSOAIS AO ENDOSSATRIO - DIREITO LITERAL E AUTNOMO DECORRENTE DO TTULO. ENDOSSO - DUPLICATA SEM ACEITE - DECLARAO DE NULIDADE PEDIDO IMPROCEDENTE, ANTE A EXISTNCIA DE ENDOSSATRIO.

Declaratria. Nulidade de duplicatas. Ttulos negociados. Endossatrio. Resciso do negcio. Devoluo das cambiais sem aceite. Improcedncia. 1. - "O endossatrio adquire o direito literal e autnomo resultante do ttulo, completamente imune s excees que na pessoa do antecessor, poderiam paralisar a eficcia da promessa nela contida." Por isso, eventual resciso do negcio, que deu origem s duplicatas, sem a participao do endossatrio, no retira a eficcia dos ttulos, nem impede que estes sejam protestados. 2. - Nesse caso, invivel a declaratria de nulidade das cambiais, face a existncia do endossatrio. Apelao desprovida." (Ap. Civ. 1.995/88 - Mandaguari - Rel. Juiz Acccio Cambi - j. 14/11/88 - TAPR). Alis, para que os direitos do endossatrio sejam resguardados, inclusive no que diz respeito ao exerccio do direito de regresso contra a endossante do ttulo, o protesto deste obrigatrio. De acordo com a doutrina, o protesto admite a seguinte classificao: Protesto Obrigatrio e Protesto Facultativo. No presente caso notria a obrigatoriedade do protesto, a fim de assegurar ao .... endossatrio o direito de regresso contra o endossante, segundo o ensinamento de Alfredo Palermo, em sua obra. O Protesto Cambial - Sustao e Cancelamento, pg. 15, conforme a seguir se expe: "... Necessrio ou obrigatrio, insubstituvel para assegurar a coobrigao dos demais intervenientes no ttulo. a prpria lei que diz: o protesto deve ser feito tempestivamente sob pena de se perder a responsabilidade subsidiria do sacador, dos endossadores e avalistas."

Tal afirmao encontra respaldo na Jurisprudncia: ENDOSSO - DUPLICATA MERCANTIL SEM ACEITE - MERCADORIA NO ENTREGUE - BOA-F DO TERCEIRO BENEFICIADO - POSSIBILIDADE DE SER O TTULO LEVADO A PROTESTO, PARA O FIM DE GARANTIR AO ENDOSSATRIO AO REGRESSIVA CONTRA O ENDOSSANTE - LEI N 5.474/68, ART. 13, 4. Ementa oficial: Protesto de ttulo de crdito. Ainda que no aceita, a duplicata, desde que endossada a terceiro de boa-f, possibilita o protesto para o fim de garantir ao endossatrio a ao de regresso contra o endossante. No significa isso, contudo, que, no tendo havido efetiva compra e venda de mercadoria, no possa o sacado postular a nulidade do ttulo de crdito junto ao sacador. Sentena confirmada. (Ap. Civ. 12.990 TA/RS - in JURISPRUDNCIA BRASILEIRA, 148/91 - Juru Editora). ENDOSSO - DUPLICATA SEM ACEITE - EXIGNCIA DO PROTESTO REGULAR A CAMBIAL PARA O EXERCCIO DO DIREITO DE REGRESSO PELO PORTADOR - REQUISITO IMPRESCINDVEL TAMBM PARA CASO DE EXECUO CONTRA O SACADOR DO TTULO - EXEGESE DA LEI N 5.474/68 ART. 13 4.

O protesto regular de duplicata endossada requisito essencial para execuo de ttulo pelo portador, sendo exigido para os casos em que o direito de regresso se volta contra o sacador da cambial. (Apelao Cvel 355043 - 1 TACSP - in JURISPRUDNCIA BRASILEIRA, 148/159 - Juru Editora). AO DE INDENIZAO PROTESTO DE DUPLICATA E ENDOSSO CAUO.

BANCRIO,

ENDOSSO-MANDATO

SIMPLES

ENDOSSO

No endosso decorrente de desconto bancrio, o protesto do ttulo pode ser considerado necessrio ao resguardo da pretenso regressiva, a teor do art. 13, pargrafo, 4., da Lei n 5.474. No simples endosso-mandato, responsvel exclusivamente o mandante pelos atos praticados por sua ordem pelo Banco endossatrio (...) (STJ - Ac. unn. Da 4. T. Resp.

12.128-RJ - Rel. Min. Athos Carneiro - ADV COAD 1993 - Jurisprudncia pg. 143). Desse modo, a relao jurdica existente entre a autora e a empresa emitente do ttulo no alcana o ora contestante, em face da demonstrada autonomia cambial da duplicata endossada e da obrigatoriedade do protesto. DOS PEDIDOS Ex positis, vem respeitosamente perante Vossa Excelncia requerer: a) A excluso do processo do primeiro ru, em face preliminar de ilegitimidade passiva argida, condenando-se a autora aos nus da sucumbncia; b) Ou, no mrito, seja julgada improcedente a presente ao, com relao ao primeiro ru, diante da ausncia de direito da autora em acion-lo, devido demonstrada autonomia das relaes cambiarias e de obrigatoriedade de protesto do ttulo, de acordo com o art. 13, 4., da Lei n 5.474/68, suspendendo-se os efeitos da liminar concedida, condenandose a autora ao pagamento de custas processuais e honorrios advocatcios; c) A manifestao da autora, a fim de informar se houve equvoco quanto numerao e valor da duplicata indicada na exordial, ou se trata de duplicata diversa; d) Produo de todas as provas em direito admitidas, inclusive depoimento pessoal do representante legal da autora, oitiva de testemunhas, percia, e demais que se fizerem necessrias, e que sero oportunamente especificadas.

Termos em que

Pede deferimento

Sete Lagoas 25 de agosto de 2011

_____________________________________ OAB/MG 12.555

Вам также может понравиться