Вы находитесь на странице: 1из 3

CAPTULO 15 MDIA, OPINIO PBLICA E POLTICA. 15.

.1 CONCEITO E PAPEL DA MDIA NA SOCIEDADE COMTEMPORNEA O termo mdia refere-se ao conjunto de todos os meios de informao e comunicao, do qual fazem parte todos os tipos de veculos, recursos e tcnicas comunicacionais, ou seja, qualquer instrumento que lide com a informao voltada para as aes comunicativas. Atualmente, a mdia desempenha uma importante funo na sociedade: seleciona, organiza, sistematiza e difunde informaes. A mesma propaga assuntos referentes cultura, politica e s relaes, normas e regras da economia de mercado. 15.2 MDIA E OPINIO PBLICA Na sociedade contempornea, existe uma relao complexa entre mdia, opinio pblica, instituies e poder poltico medida que nenhum deles age sem tomar os outros como referncias de impacto de suas aes e reaes. Ao que diz respeito ao conceito de opinio pblica, o Dicionrio Aurlio define: o conjunto das ideias e dos juzos partilhados pela maioria dos membros de uma sociedade, naquilo que concerne s mais variadas reas de atividades, como, por exemplo, o campo politico, social, moral, cultural, econmico, esportivo, etc.. Esse conceito, porm, se enfraquece de frente ao argumento de que a opinio pblica, na realidade, fictcia, pois impossvel traduzir os pensamentos de um pblico diversificado o qual possui um numero amplo de opinies diferentes e contraditrias. O que existe, na verdade, uma tendncia para considerar que essas opinies majoritrias representam a opinio pblica. Contudo, existe tambm um grande problema em saber qual a opinio majoritria partilhada pelo pblico, visto que muitas pessoas no comunicam suas opinies o que faz com que pensem ser uma minoria enquanto fazem parte da maioria. Isso abre espao para a verdadeira minoria poderosa, com acesso aos meios de comunicao, imponha um falso consenso. Assim, a populao passa a ser manipulada pela vontade de poucos, no mbito politico e econmico do capitalismo monopolista, por meio da publicidade e propaganda. Ou seja, essa suposta verdade miditica fundada apenas no paradigma da lei da oferta e da procura.

15.3 MDIA, INSTITUIES E PODER POLTICO As mudanas na vida social, regradas pela mdia acarretou mudanas tambm no campo politico, sobretudo nas campanhas eleitorais. Cada vez mais, so encontradas praticas como a politica comercial que so candidatos selecionados pela imagem televisionada, homens miditicos contratados para produzir material eleitoral apelativo e o consequente aumento nos custos das campanhas de massa. Os Estados Unidos tem sido o lder dessas novas praticas no sistema de informao, inventando estratgias de publicidade e propaganda que determina campanhas e influencia todo o resto do mundo. A adoo desses mtodos americanizados tem levado a uma serie de mudanas sociais radicais incluindo mudanas nas formas e prticas democrticas. As democracias, atualmente, so marcadas pelo avano de grupos e organizaes que agem com o objetivo de arrecadar recursos pblicos, capitais sociais e conquistar seus interesses. Nesse contexto, a ateno e influencia concedida pela mdia a tais grupos caracteriza seu maior ou menos poder politico, ou seja. O sistema de comunicao de massa atua na socializao, o que antes era funo dos partidos polticos. Outro efeito, politicamente articulado, da modernizao miditica o maior poder que vem sendo conferido a figuras polticas individuais, o que produz um fenmeno que pode ser chamado de personalizao da poltica, o que reflete no enfraquecimento do poder, na perda de autoridade dos partidos. A comunicao de massa tem estabelecido, por meio principalmente da televiso, o contato pessoal entre os lderes polticos e seus eleitores. Logo, v-se que a funo da imprensa tem deixado de ser somente um canal de comunicao para ter um posto influente no processo de campanha, pois seleciona e modela a imagem dos lderes. Ou seja, o uso da televiso para buscar o apoio pblico considerado como imprescritvel para o sucesso na carreira poltica. Alm disso, em democracias onde permitida a propagando eleitoral, a exposio televisiva aumenta significativamente o custo das campanhas eleitorais. Logo, os candidatos e partidos com maiores recursos possuem uma absurda vantagem na atrao de eleitores.

Ao mesmo tempo, os polticos se tornam cada vez mais dependentes da mdia, e precisam se adaptar s prioridades e s convenes desta, visto que a rpida aprovao obtida pela influncia miditica pode ser perdida to rapidamente quanto sua conquista, e sua imagem se tornar desagradvel aos olhos do pblico, se assim a imprensa desejar. Outro aspecto importante da influncia da mdia relaciona-se com o processo de desenvolvimento dos valores, formatos e cultura de uma sociedade, os quais tambm so determinados por propagandas e comerciais em diversos veculos de comunicao. Nesses termos ento, o acesso mdia deveria ser homogneo e mais ou menos gratuito para, assim, assegurar de uma forma ou de outra, a imparcialidade e o pluralismo poltico.

Вам также может понравиться