Вы находитесь на странице: 1из 67

PACOTEDEEXERCCIOSPARAAGENTEADMINISTRATIVODOMINISTRIODOTURISMO

AULA 00- AULA DEMONSTRATIVA ATUALIDADES PROFESSORES RICARDO VALE E VIRGNIA GUIMARES Ol, amigos, tudo bem? uma grande satisfao estar com vocs nesse caminho rumo aprovao! Hoje estamos iniciando o curso on-line Pacote de Exerccios- Ministrio do Turismo, abordando a disciplina de Atualidades. Antes de mais nada, permitam que nos apresentemos! Meu nome Ricardo Vale e posso dizer que a minha relao com os concursos pblicos comeou bem cedo. No ano de 2001, fui aprovado na EsPCEx, onde conclu em 1o lugar o curso preparatrio de cadetes do Exrcito. No ano de 2002, ingressei na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), onde conclu em 2o lugar minha formao em Cincias Militares. Em 2008, fui aprovado em 3 lugar no concurso de Analista de Comrcio Exterior do MDIC, cargo em que atualmente exero minhas atribuies. Desde o incio de 2009, tambm dou aulas on-line aqui no site do Ponto, nas disciplinas de Comrcio Internacional, Direito Internacional e Atualidades. Meu nome Virgnia Guimares e, ao contrrio do Ricardo, a nica relao que tive com concursos pblicos foi quando fiz vestibular para a Universidade Federal e depois quando busquei o mestrado em Histria tambm numa Federal. Atualmente, estou me preparando para o doutorado e, ainda, dando aulas nas disciplinas de Atualidades e Geografia aqui no site do Ponto. Agora que j estamos apresentados, vamos dar uma olhada no que o edital diz sobre a disciplina de Atualidades: ATUALIDADES: 1. Domnio de tpicos atuais e relevantes de diversas reas, tais como: desenvolvimento sustentvel, ecologia, tecnologia, poltica, economia, sociedade, educao. 2. Atividades relativas ao turismo brasileiro. E a, o que vocs acharam? Muito amplo, no mesmo? Quando se fala em Atualidades, praticamente qualquer coisa pode ser cobrada! Todavia, alguns assuntos so muito mais provveis que outros e exatamente a que entra nossa participao. Sabemos que vocs tm inmeras disciplinas para serem estudadas com a sada do edital. Logo, precisam estudar as matrias da forma o mais objetiva possvel, no mesmo?

PACOTEDEEXERCCIOSPARAAGENTEADMINISTRATIVODOMINISTRIODOTURISMO

Bom, justamente isso o que faremos em Atualidades! E nada melhor do que resolver questes para nos preparar para um concurso aps a sada do edital. Assim, ao longo do nosso curso resolveremos inmeras questes de concursos anteriores e outras inditas. Quanto a esse ponto, gostaramos de deixar claro duas coisas: 1)- Ns vasculhamos as ltimas provas elaboradas pela FUNVERSA e encontramos vrias questes de Atualidades que so muito interessantes para a prova do Ministrio do Turismo. Todavia, devido amplitude da nossa disciplina, as questes da FUNVERSA no sero suficientes para a abordagem completa do assunto. Assim, ns utilizaremos em nosso curso questes de outras bancas examinadoras com estilo semelhante ao da FUNVERSA. 2)- Tendo em vista o dinamismo da matria de Atualidades, achamos fundamental a resoluo de questes inditas, j que os assuntos que esto em moda podem nunca ter sido cobrados em qualquer prova. Pelo que pudemos observar em provas anteriores elaboradas pela FUNVERSA, a disciplina de Atualidades cobrada em um nvel consideravelmente alto e nossa expectativa que assim tambm o seja na prova do Ministrio do Turismo. Portanto, no basta ler jornais e revistas! necessrio um aprofundamento maior nos temas relacionados economia, poltica, meio ambiente, sociedade, etc. Para que possamos cumprir nosso objetivo e, ao final do curso, todos estejam em plenas condies de acertas todas as questes da prova de Atualidades, ns seguiremos o seguinte cronograma em nossa disciplina: - AULA 00- Aula Demonstrativa - AULA 01- Panorama Internacional I - AULA 02- Panorama Internacional II - AULA 03- Panorama Nacional -AULA 04- Meio Ambiente, Tecnologia, Sociedade e Atividades Relacionadas ao Turismo Brasileiro Ao longo dessa nossa rpida participao, ns veremos as principais questes de Atualidades, isto , aquelas que esto mais em voga hoje em dia. Com disposio e constncia no objetivo, estamos certos de atingir o melhor resultado possvel. Preparados para seguirmos juntos?

PACOTEDEEXERCCIOSPARAAGENTEADMINISTRATIVODOMINISTRIODOTURISMO

Para que vocs tenham uma noo de como ser a metodologia de nosso curso, resolveremos, j nessa aula, algumas questes de concursos anteriores! Ento chega de conversa e mos obra! _________________________x________________________ 1- (FUNVERSA Tcnico em Comunicao Social -2010) - A grande crise da economia global comea a ser percebida como uma srie de eventos encadeados, mas imprevisveis, sem que se conhea onde ser o prximo ataque. A dvida pblica dos EUA, Japo, Inglaterra, dos pases da Zona do Euro, sobretudo os mediterrneos, como Portugal, Espanha, Itlia e Grcia, est entre o espanto e o terror. Antnio Machado. Europa em Chamas, in: Correio Brasiliense, 15/-5/2010, p.19 (com adaptaes) Acerca do tema abordado pelo texto e de outros a ele relacionados, assinale a alternativa correta: a) A Inglaterra mencionada separadamente dos pases da Zona do Euro pelo fato de no integrar a Unio Europia e, portanto, no utilizar o euro como moeda oficial. b) Inferem-se do texto referncias aos aspectos positivos do processo de globalizao. c) Todos os pases da Unio Europia integram a chamada Zona do Euro. d) A Irlanda, juntamente com os pases mediterrneos citados no texto, integra o grupo chamado de PIIGS, um acrnimo pejorativo semelhante ao ingls pigs, que significa porcos, e uma referncia fragilidade econmica. e) Nos Estados Unidos, as medidas anticrise tomadas por Barack Obama, logo no incio de seu mandato, ancoraram-se nos velhos dogmas do neoliberalismo das eras Regan e Bush. COMENTRIOS: E a, amigos, o que vocs acharam da questo? Ns havamos dito que no seria fcil, no mesmo? Alguns podem t-la acertado facilmente. No entanto, alguns detalhes acabam dificultando a maioria dos alunos! Para responder essa questo com tranqilidade, precisvamos ter alguns conhecimentos a respeito dos seguintes assuntos:

PACOTEDEEXERCCIOSPARAAGENTEADMINISTRATIVODOMINISTRIODOTURISMO

1) Unio Europia e o euro. 2) A crise financeira internacional 3)- O processo de globalizao Vamos a algumas noes sobre cada um desses tpicos! 1) A Unio Europia e o euro: A Unio Europia um bloco econmico constitudo em 1992 pelo Tratado de Maastricht, que forma atualmente uma unio econmica e monetria. Dentre todos os blocos regionais existentes, a U.E o que se encontra no estgio mais avanado de integrao. Mas como funciona a integrao na Unio Europia? Bem, a integrao na Unio Europia consiste em estabelecer um amplo espao de livre circulao de mercadorias, capitais e pessoas, inclusive de trabalhadores. Na Unio Europia, h uma relativizao do conceito de soberania. como se cada Estado-membro da Unio Europia concedesse uma parcela da sua soberania para que um rgo supranacional possa agir em seu nome. Isso visto por alguns como um ponto negativo, que gera perda da identidade nacional em prol de uma identidade comunitria. A moeda nica (euro) uma das grandes marcas da Unio Europia, concretizando a idia de uma unio monetria. Todavia, nem todos os pases adotaram a moeda nica. O maior exemplo de pas integrante da UE que no utiliza o euro a Inglaterra, que ainda permanece usando a libra. Atualmente, fazem parte da Unio Europia 27 membros, havendo ainda trs outros Estados em processo de adeso: Macednia, Turquia e Crocia. A Unio Europia, apesar de ser um bloco que atingiu elevado nvel de integrao, ainda apresenta fortes assimetrias internas. Isso ficou particularmente evidente com o ingresso em 2004 e 2007 de 12 (doze) novos membros Unio. Dentre estes, 10 (dez) so pases do Leste Europeu, oriundos do antigo bloco socialista, o que evidencia uma significativa mudana poltica nos destinos da regio. Paremos por aqui! Esses conhecimentos sobre a UE j so mais do que suficientes para resolver a questo. 2) A crise financeira internacional Vocs esto lembrados da crise financeira internacional que eclodiu em 2008? Pois bem, essa crise tem seus desdobramentos at os dias de hoje, o que pode ser visto na crise atravessada por pases da UE.

PACOTEDEEXERCCIOSPARAAGENTEADMINISTRATIVODOMINISTRIODOTURISMO

Mas quando que ficou evidente a crise na Europa? A crise na Europa comeou a tomar propores graves quando a Grcia pediu formalmente ao FMI e Unio Europia ajuda financeira para conter o seu elevado dficit pblico. Com efeito, a Grcia teve nos ltimos anos elevados gastos pblicos, os quais se ampliaram mais ainda com a crise financeira internacional. Quando a Grcia pede ajuda, os investidores ficam com receio de investir, isto , a averso ao risco toma conta dos investidores, que passam a retirar dinheiro do pas. O grande problema que outros pases europeus tambm passam pelos mesmo problema do elevado dficit pblico. o caso de Portugal, Irlanda, Itlia e Espanha, os quais, junto com a Grcia, passaram a ser conhecidos como PIIGS. 3)- O processo de globalizao: Primeiramente, o que seria globalizao? Bem, poderamos conceituar globalizao como um fenmeno de aprofundamento do intercmbio poltico, econmico, social e cultural entre as diversas naes do planeta, atualmente intensificado pelas profundas transformaes e inovaes cientficas e tecnolgicas na rea da comunicao e dos transportes. Mas qual seria a relao entre a globalizao e a crise financeira internacional/ crise na Europa? A relao existente que, atualmente, devido reduo das distncias entre os pases e o aumento do intercmbio financeiro decorrente da globalizao, uma crise sofrida por um pas tem seus reflexos sentidos no mundo total. Assim, podemos dizer que a globalizao criou um ambiente de instabilidade econmica mundial. Agora que j introduzimos o assunto, vamos voltar questo e examinar cada uma das assertivas: A letra A est errada. De fato, a Inglaterra no utiliza o euro como moeda. No entanto, ela integra a Unio Europia. A letra B est errada. Na verdade, a partir da leitura do texto, podemos verificar aspectos negativos do processo de globalizao. Isso fica bem claro quando o texto se refere a eventos encadeados, mas imprevisveis, sem que se conhea onde ser o prximo ataque. A letra C est errada. Nem todos os pases da Unio Europia integram a zona do euro. O maior exemplo a Inglaterra, que continua usando a libra esterlina.

PACOTEDEEXERCCIOSPARAAGENTEADMINISTRATIVODOMINISTRIODOTURISMO

A letra D est correta. Os pases que possuem altos dficits pblicos so Portugal, Irlanda, Itlia, Grcia e Espanha, os quais ficaram conhecidos como PIIGS, acrnimo de pigs, o que ressalta a fragilidade econmica destes. A letra E est errada. Diante da crise financeira internacional, Barack Obama aprovou pacotes de estmulo economia, os quais consistiram basicamente em injetar dinheiro pblico no mercado. Essas medidas anticrise so totalmente contrrias ao neoliberalismo, que prega a no-interveno do Estado na economia. 2- (FUNVERSA-CEB-2010)

A disseminao do McMundo Em seu livro Jihad versus McWorld, publicado em 1995, Benjamin Barber foi incrivelmente proftico ao descrever nosso mundo complicado, em que dois cenrios aparentemente contraditrios desenrolam-se simultaneamente: um onde cultura lanada contra cultura, pessoas contra pessoas, tribos contra tribos, e outro onde o mpeto de foras econmicas, tecnolgicas e ecolgicas exigem integrao e uniformidade e hipnotizam as pessoas em todo o planeta com o universo fast de msica, computador, comida, um McMundo unido pela comunicao, informao, entretenimento e comrcio. (Worldwatch Institute. Citado em Conexes. Lygia Terra, Regina Arajo e Raul Borges Guimares. So Paulo: Moderna, 2008.) A partir das idias expressas no texto e na figura, assinale a alternativa incorreta.

PACOTEDEEXERCCIOSPARAAGENTEADMINISTRATIVODOMINISTRIODOTURISMO

a) A intensificao dos fluxos globais de tecnologias, capitais, pessoas e servios podem ser entendidos como uma das caractersticas da globalizao. b) Benjamin Barber estabelece, no ttulo de seu livro, uma relao entre a f islmica e o modo de vida das sociedades ocidentais. c) Uma importante rede de lanchonetes citada, ainda que de forma indireta, no texto. d) O texto menciona apenas aspectos negativos da globalizao. e) A figura que acompanha o texto remete ao extraordinrio avano das comunicaes no mundo atual. COMENTRIOS: Conforme vocs podero ver ao longo do nosso curso, as questes da FUNVERSA so bastante inteligentes, fazendo o candidato pensar! Algo que podemos perceber no estilo dessa banca examinadora que ela sempre utiliza um texto como motivao, o que exige tambm um esforo de interpretao por parte do aluno. A letra A est correta. A globalizao responsvel pela intensificao dos fluxos globais de tecnologias, capitais, pessoas e servios. Com a globalizao, os mercados se tornaram mais abertos e aumentou o intercmbio comercial. O desenvolvimento dos meios de transporte e das comunicaes tambm ajudou no aumento desse intercmbio. Da mesma forma que impulsionou esse aumento dos fluxos comerciais, a globalizao causou impacto nas finanas. Com os meios de comunicao cada vez mais desenvolvidos, possvel que capitais cruzem fronteiras em questo de segundos. Assim, um investidor estrangeiro pode aplicar na BOVESPA e, de uma hora para outra, tirar seu dinheiro. A letra B est correta. O ttulo do livro Jihad x McWorldindica um choque de culturas, mais especificamente entre a cultura islmica e a cultura ocidental. Jihad um conceito da regio islmica que significa a busca pessoal pela perfeita. J no que diz respeito a Mc World, a referncia a que a autor faz a rede Mc Donalds, que acabou se tornando um smbolo do capitalismo e da globalizao devido sua grande expanso pelo mundo. A letra C est correta. Conforme comentamos, quando o autor fala em Mc World, a referncia rede de lanchonetes Mc Donalds, que se tornou um verdadeiro smbolo da globalizao. A letra D est errada. O texto faz aluso a aspectos positivos e negativos da globalizao. Fica fcil de visualizarmos isso quando feita referncia a dois cenrios aparentemente

PACOTEDEEXERCCIOSPARAAGENTEADMINISTRATIVODOMINISTRIODOTURISMO

contraditrios. O primeiro cenrio (negativo) onde ocorre o choque de culturas e pessoas so lanadas contra pessoas. O segundo cenrio (positivo), por sua vez, o que une as pessoas por meio da comunicao, informao, entretenimento e comrcio A letra E est correta. A figura que acompanha o texto mostra duas pessoas em lados opostos do globo apertando as mos, o que simboliza o estreitamento das distncias e a facilidade de comunicao decorrentes da globalizao. 3- (FCC/APOFP-2010)- Embora a Rodada de Doha, criada em 2001 para diminuir as barreiras comerciais no mundo, no tenha ainda sido finalizada, a OMC dispe de mecanismos, baseados em alguns acordos multilaterais j estabelecidos, para regulamentar a matria da concesso de subsdios s exportaes agrcolas. Em 2002, o Brasil recorreu OMC para investigar e questionar subsdios acima do permitido produo de algodo nos EUA. A OMC considerou justa a demanda brasileira. O no cumprimento pelo governo norteamericano da determinao da OMC para reduo dos subsdios culminou com a autorizao para o Brasil aplicar sanes comerciais retaliatrias contra os EUA, sobre as quais correto afirmar: a) O Brasil pode aplicar US$ 829 milhes em retaliaes, que incluem produtos, direitos de propriedade intelectual e servios. b)- A OMC autorizou retaliaes apenas sobre o algodo exportado dos EUA para o Brasil. c)- As retaliaes autorizadas pela OMC foram rejeitadas pelo governo brasileiro, para evitar a guerra comercial com os EUA. d)- A OMC excluiu das retaliaes os direitos de propriedade intelectual. e)- As retaliaes, conforme determinao da OMC, no podem envolver aumento de tarifas de importao. COMENTRIOS: Essa uma questo sobre um assunto que durante muito tempo ocupou as pginas de jornais brasileiros e do resto do mundo: a aplicao de sanes comerciais pelo Brasil contra os EUA. Para entender mais como funciona a aplicao dessas sanes comerciais, precisamos conhecer um pouco s sobre a Organizao Mundial do Comrcio (OMC). Afinal de contas, o que e quais so as atribuies da OMC?

PACOTEDEEXERCCIOSPARAAGENTEADMINISTRATIVODOMINISTRIODOTURISMO

A OMC uma organizao internacional criada em 1994 com o objetivo de regular o sistema multilateral de comrcio. Desde sua criao, a OMC se tornou o frum de discusses mais importante sobre as questes comerciais, buscando liberalizar o comrcio internacional e, com isso, promover o desenvolvimento e crescimento econmico dos pases-membros. Para que a OMC possa alcanar esse objetivo, ela possui as seguintes funes: 1)- Administrar os acordos internacionais firmados em seu mbito. So vrios os acordos firmados sob a gide da OMC. Como exemplos, citamos o GATT (que trata do comrcio de mercadorias), o GATS (que trata do comrcio de servios) e o TRIPS ( que versa sobre os direitos de propriedade intelectual relacionados ao comrcio.1 2)- Servir como frum para negociaes comerciais. Os pases se renem na OMC para discutir sobre tarifas e concesses comerciais. A filosofia dessa organizao internacional que o comrcio internacional deve ser progressivamente liberalizado. 3)- Solucionar controvrsias comerciais entre seus membros. Quando um membro da OMC julga que uma medida adotada por outro membro est afetando seu comrcio exterior, ele pode acionar a OMC para que seja aberta uma disputa comercial. 4)- Atuar em cooperao com o FMI e o BIRD na busca por maior coerncia na formulao de polticas pblicas em nvel global. Como vocs puderam ver, uma das funes da OMC solucionar disputas comerciais que porventura surjam entre seus membros. Sobre a soluo de controvrsias no mbito da OMC, podemos dizer que este um procedimento to complexo quanto importante para o comrcio internacional. Ele representa, em certa medida, a garantia de que os compromissos assumidos pelos pases nos acordos internacionais sero respeitados. Ao final de uma disputa comercial, o membro perdedor deve cumprir as recomendaes feitas pela OMC. Caso isso no seja possvel, os litigantes podero entrar em acordo quanto a compensaes a serem concedidas. Se, mesmo assim, no se chegar a uma soluo, o membro vencedor poder ser autorizado pela OMC a aplicar sanes comerciais (retaliaes) contra o membro perdedor.

GATT = General Agreement on Tariffs and Trade; GATS: General Agreement on Trade in Services; TRIPS: Trade Related Intelectual Property Rights

PACOTEDEEXERCCIOSPARAAGENTEADMINISTRATIVODOMINISTRIODOTURISMO

No caso que foi amplamente noticiado na imprensa, o Brasil acionou os EUA na OMC em razo dos subsdios que este pas estava concedendo aos exportadores e produtores de algodo. Ao final da disputa, a OMC considerou que os subsdios americanos eram ilegais. Os EUA, entretanto, no cumpriram as recomendaes dessa organizao, que, portanto, autorizou a aplicao de retaliaes pelo Brasil. Bem, dito tudo isso, vamos ao exame das assertivas! A letra A est correta. O Brasil foi autorizado a aplicar sanes comerciais contra os EUA no montante de US$ 829 milhes. Tal retaliao poder ser aplicada em relao a bens, servios e direitos de propriedade intelectual. A letra B est errada. A retaliao no se limita ao algodo exportado pelos EUA, embora este produto tenha sido o motivo da disputa comercial entre Brasil e EUA. A letra C est errada. O Brasil decidiu aplicar sanes comerciais contra os EUA, as quais comearam a ser implementadas. Todavia, em junho de 2010, os pases chegaram a um acordo provisrio que suspendeu as retaliaes. A letra D est errada. A OMC permitiu que a retaliao fosse aplicada tambm em relao a direitos de propriedade intelectual. A letra E est errada. O aumento das tarifas de importao sobre determinados produtos quando originrios dos EUA uma maneira de implementar as retaliaes comerciais. 4(FUNVERSAHFA-2009)O stio eletrnico http://pt.wikipedia.org conceitua o termo globalizao da seguinte maneira: um dos processos de aprofundamento da integrao econmica, social, cultural, poltica, com o barateamento dos meios de transporte e comunicao dos pases do mundo no final do sculo XX e incio do sculo XXI. um fenmeno gerado pela necessidade da dinmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados internos j esto saturados. O processo de globalizao diz respeito forma como os pases interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em considerao, aspectos econmicos, sociais, culturais e polticos. Tomando esse conceito como referncia, assinale a alternativa correta acerca da globalizao e suas consequncias:

PACOTEDEEXERCCIOSPARAAGENTEADMINISTRATIVODOMINISTRIODOTURISMO

a) Um dos aspectos atuais da globalizao a unio entre grandes grupos empresariais, que buscam, com essa estratgia, reduo de custos, maior eficincia e, consequentemente, maior competitividade global. So exemplos desse fenmeno as unies Renault-Nissan e Ita-Unibanco. b) Em funo da reduo dos custos de produo, a globalizao gerou, ao longo do tempo, grande produo de riquezas, significativa melhoria nas condies de vida e reduo substancial da misria na maior parte dos pases do mundo, em especial dos pases mais pobres. c) Com base no texto, correto afirmar que a integrao econmica global teve incio no final do sculo XX. d) Pases que adotam regimes fechados, como Cuba e Coria do Norte, no participam, nem mesmo de maneira perifrica, do processo de globalizao; e) Qualquer anlise acerca da globalizao s ter valor se se prender unicamente a seus aspectos econmicos, uma vez que so irrelevantes os impactos provocados por esse processo nas reas culturais, sociais e do comportamento humano. COMENTRIOS: A letra A est correta. A fuso entre empresas um fenmeno bastante comum nos dias atuais, podendo ser encarado como um dos aspectos da globalizao. A unio de grandes grupos empresariais proporciona aumento da eficincia e da competitividade em escala global. Muitas vezes, empresas concorrentes se unem como forma de evitar que sejam literalmente engolidas por um concorrente. No Brasil, destacamos como exemplo desse fenmeno a fuso entre Brahma e Antarctica, donde se originou a AMBEV. A letra B est errada. De fato, a globalizao permitiu maior desenvolvimento e crescimento econmico aos pases, mas no o fez de forma equitativa. Dessa forma, os pases mais pobres no auferiram os benefcios da globalizao na mesma medida dos pases desenvolvidos. A letra C est errada. A integrao econmica um processo que teve incio aps a Segunda Guerra Mundial, ou seja, na metade do sculo XX, quando comearam a surgir os primeiros blocos econmicos. A letra D est errada. A globalizao um fenmeno que engloba todos os pases do mundo, inclusive aqueles que possuem regimes mais fechados, como Cuba e Coria do Norte.

PACOTEDEEXERCCIOSPARAAGENTEADMINISTRATIVODOMINISTRIODOTURISMO

A letra E est errada. A globalizao um fenmeno que se evidencia no campo econmico, poltico, social e cultural. Logicamente, ela um processo intrinsecamente ligado ao aprofundamento do intercmbio comercial e financeiro, mas no se limita a isso. Assim, uma anlise sobre a globalizao no pode se restringir aos aspectos econmicos. ______________________x_________________________ Bem, pessoal, terminamos nossa aula demonstrativa por aqui! Essa foi uma pequena amostra do que teremos pela frente. Ao longo do curso, sero aproximadamente 100 questes de Atualidades a serem comentadas, o que lhes dar uma excelente bagagem para gabaritar a prova do Ministrio do Turismo nessa disciplina. Lembrem-se de que cada ponto pode fazer muita diferena no final! Um grande abrao, Ricardo Vale e Virgnia Guimares O segredo do sucesso a constncia no objetivo! LISTA DE QUESTES 1- (FUNVERSA Tcnico em Comunicao Social -2010) - A grande crise da economia global comea a ser percebida como uma srie de eventos encadeados, mas imprevisveis, sem que se conhea onde ser o prximo ataque. A dvida pblica dos EUA, Japo, Inglaterra, dos pases da Zona do Euro, sobretudo os mediterrneos, como Portugal, Espanha, Itlia e Grcia, est entre o espanto e o terror.Antnio Machado. Europa em Chamas, in: Correio Brasiliense, 15/-5/2010, p.19 (com adaptaes) Acerca do tema abordado pelo texto e de outros a ele relacionados, assinale a alternativa correta: a) A Inglaterra mencionada separadamente dos pases da Zona do Euro pelo fato de no integrar a Unio Europia e, portanto, no utilizar o euro como moeda oficial. b) Inferem-se do texto referncias aos aspectos positivos do processo de globalizao. c) Todos os pases da Unio Europia integram a chamada Zona do Euro. d) A Irlanda, juntamente com os pases mediterrneos citados no texto, integra o grupo chamado de PIIGS, um acrnimo pejorativo semelhante ao ingls pigs, que significa porcos, e uma referncia fragilidade econmica.

PACOTEDEEXERCCIOSPARAAGENTEADMINISTRATIVODOMINISTRIODOTURISMO

e) Nos Estados Unidos, as medidas anticrise tomadas por Barack Obama, logo no incio de seu mandato, ancoraram-se nos velhos dogmas do neoliberalismo das eras Regan e Bush. 2- (FUNVERSA-CEB-2010)

A disseminao do McMundo Em seu livro Jihad versus McWorld, publicado em 1995, Benjamin Barber foi incrivelmente proftico ao descrever nosso mundo complicado, em que dois cenrios aparentemente contraditrios desenrolam-se simultaneamente: um onde cultura lanada contra cultura, pessoas contra pessoas, tribos contra tribos, e outro onde o mpeto de foras econmicas, tecnolgicas e ecolgicas exigem integrao e uniformidade e hipnotizam as pessoas em todo o planeta com o universo fast de msica, computador, comida, um McMundo unido pela comunicao, informao, entretenimento e comrcio. (Worldwatch Institute. Citado em Conexes. Lygia Terra, Regina Arajo e Raul Borges Guimares. So Paulo: Moderna, 2008.) A partir das idias expressas no texto e na figura, assinale a alternativa incorreta. a) A intensificao dos fluxos globais de tecnologias, capitais, pessoas e servios podem ser entendidos como uma das caractersticas da globalizao. b) Benjamin Barber estabelece, no ttulo de seu livro, uma relao entre a f islmica e o modo de vida das sociedades ocidentais. c) Uma importante rede de lanchonetes citada, ainda que de forma indireta, no texto. d) O texto menciona apenas aspectos negativos da globalizao. e) A figura que acompanha o texto remete ao extraordinrio avano das comunicaes no mundo atual.

PACOTEDEEXERCCIOSPARAAGENTEADMINISTRATIVODOMINISTRIODOTURISMO

3- (FCC/APOFP-2010)- Embora a Rodada de Doha, criada em 2001 para diminuir as barreiras comerciais no mundo, no tenha ainda sido finalizada, a OMC dispe de mecanismos, baseados em alguns acordos multilaterais j estabelecidos, para regulamentar a matria da concesso de subsdios s exportaes agrcolas. Em 2002, o Brasil recorreu OMC para investigar e questionar subsdios acima do permitido produo de algodo nos EUA. A OMC considerou justa a demanda brasileira. O no cumprimento pelo governo norteamericano da determinao da OMC para reduo dos subsdios culminou com a autorizao para o Brasil aplicar sanes comerciais retaliatrias contra os EUA, sobre as quais correto afirmar: a) O Brasil pode aplicar US$ 829 milhes em retaliaes, que incluem produtos, direitos de propriedade intelectual e servios. b)- A OMC autorizou retaliaes apenas sobre o algodo exportado dos EUA para o Brasil. c)- As retaliaes autorizadas pela OMC foram rejeitadas pelo governo brasileiro, para evitar a guerra comercial com os EUA. d)- A OMC excluiu das retaliaes os direitos de propriedade intelectual. e)- As retaliaes, conforme determinao da OMC, no podem envolver aumento de tarifas de importao. 4(FUNVERSAHFA-2009)O stio eletrnico http://pt.wikipedia.org conceitua o termo globalizao da seguinte maneira: um dos processos de aprofundamento da integrao econmica, social, cultural, poltica, com o barateamento dos meios de transporte e comunicao dos pases do mundo no final do sculo XX e incio do sculo XXI. um fenmeno gerado pela necessidade da dinmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados internos j esto saturados. O processo de globalizao diz respeito forma como os pases interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em considerao, aspectos econmicos, sociais, culturais e polticos. Tomando esse conceito como referncia, assinale a alternativa correta acerca da globalizao e suas consequncias: a) Um dos aspectos atuais da globalizao a unio entre grandes grupos empresariais, que buscam, com essa estratgia, reduo de

PACOTEDEEXERCCIOSPARAAGENTEADMINISTRATIVODOMINISTRIODOTURISMO

custos, maior eficincia e, consequentemente, maior competitividade global. So exemplos desse fenmeno as unies Renault-Nissan e Ita-Unibanco. b) Em funo da reduo dos custos de produo, a globalizao gerou, ao longo do tempo, grande produo de riquezas, significativa melhoria nas condies de vida e reduo substancial da misria na maior parte dos pases do mundo, em especial dos pases mais pobres. c) Com base no texto, correto afirmar que a integrao econmica global teve incio no final do sculo XX. d) Pases que adotam regimes fechados, como Cuba e Coria do Norte, no participam, nem mesmo de maneira perifrica, do processo de globalizao; e) Qualquer anlise acerca da globalizao s ter valor se se prender unicamente a seus aspectos econmicos, uma vez que so irrelevantes os impactos provocados por esse processo nas reas culturais, sociais e do comportamento humano.

GABARITO 1-D 2-D


3- A 4- A

PACOTEDEEXERCCIOSPARAAGENTEADMINISTRATIVODOMINISTRIODOTURISMO

SAUDAES E APRESENTAO PESSOAL


Seja bem-vindo a este curso de exerccios para o cargo de agente administrativo (nvel mdio) do Ministrio do Turismo. Permita-me uma breve apresentao. Sou o professor Albert Iglsia, formado em Letras (Portugus/Literatura) pela Universidade de Braslia (UnB) e ps-graduado em Lngua Portuguesa pelo Departamento de Ensino e Pesquisa do Exrcito Brasileiro em parceria com a Universidade Castelo Branco. Ministro aulas de Lngua Portuguesa desde o ano de 2001. Iniciei minhas atividades docentes no Rio de Janeiro meu estado de origem. Atualmente moro em Braslia, onde dou aulas de gramtica, interpretao de texto e redao oficial voltadas para concursos pblicos. Por mais de cinco anos estive cedido Casa Civil da Presidncia da Repblica e atuei no setor de capacitao de servidores do Censipam, onde ministrei cursos de atualizao em gramtica e redao oficial para seus servidores. Integro o quadro de instrutores da Esaf e, recentemente, ministrei o curso de Redao de Correspondncias Oficiais e Atualizao Gramatical para auditores fiscais e analistas tributrios da Receita Federal. Aqui no Ponto j participei de diversos trabalhos. Em 2010, por exemplo, j me envolvi com os seguintes preparatrios: CGU, Susep, Anvisa, Incra, TCM-CE, TCU, MinC, MPOG, DPU, Sefaz-SP, Seplag-RJ. Meu endereo eletrnico albert@pontodosconcursos.com.br. Sempre que precisar, faa contato comigo. Se eu no lhe responder imediatamente, provvel que esteja envolvido com aulas ou at mesmo esclarecendo outras dvidas dos demais alunos.

LNGUA PORTUGUESA E O CONCURSO DO MINISTRIO DO TURISMO Como o edital do concurso j foi publicado, temos condies de fazer um trabalho bem especfico. A definio da instituio organizadora do concurso e do contedo programtico permite-nos um estudo seguro e focado nos aspectos que ultimamente tm

PACOTEDEEXERCCIOSPARAAGENTEADMINISTRATIVODOMINISTRIODOTURISMO

sido relevantes para a Fundao Universa (Funiversa). Eis abaixo o programa de Lngua Portuguesa: 1. Compreenso e inteleco de textos; 2. Tipologia textual; 3. Coeso e coerncia; 4. Figuras de linguagem; 5. Ortografia; 6. Acentuao grfica; 7. Emprego do sinal indicativo de crase; 8. Formao, classe e emprego de palavras; 9. Sintaxe da orao e do perodo; 10. Pontuao; 11. Concordncia nominal e verbal; 12. Colocao pronominal; 13. Regncia nominal e verbal; 14. Equivalncia e transformao de estruturas; 15. Paralelismo sinttico; 16. Relaes de sinonmia e antonmia; 17. Redao de correspondncias oficiais/comerciais. Caso voc tenha ficado espantado com a extenso do contedo programtico, fique sabendo que as ltimas provas da Funiversa foram mais fceis do que voc pensa. Isso voc comprovar no decorrer das aulas, medida que formos resolvendo as questes de provas selecionadas especialmente para este curso. Como de costume, nossa disciplina ficou no grupo Conhecimentos Bsicos, que se divide ainda entre mais duas reas do conhecimento. Esse grupo contar com 25 questes de mltipla escolha. A prova de Lngua Portuguesa dever conter cerca de dez questes, quantidade que vem surgindo nas provas da instituio (compare com o quadro abaixo e com outras disponveis na internet; as que apresentam mais de doze so excees). O CURSO QUE PROPONHO A respeito do nosso curso, esclareo que teremos quatro aulas alm desta, que a demonstrativa. Elas sero ministradas a partir de resoluo de provas de concursos anteriores, com comentrios objetivos acerca dos assuntos abordados. Acredito que essa forma ideal para um curso de exerccios, em que se presume haver alunos desejosos de adquirirem destreza na aplicao dos contedos tericos j assimilados. Nossa disciplina comum a quase todos os concursos, o certame acontecer na sequncia de outros recentemente elaborados pela Funiversa (Adasa-DF/2009, HFA/2009, PCDF/2009, MPGO/2010, Sejus-DF/2010, Terracap-DF/2010 etc.), portanto ingenuidade pensar que voc, aluno(a) de um curso de exerccios e interessado(a) em conquistar uma vaga de agente administrativo do Ministrio do Turismo, j no detm uma base terica que lhe possibilite enfrentar a prova da Funiversa. No se trata de menosprezar a instituio responsvel por elaborar a prova (por favor, no caia nessa besteira!), mas sim de valorizar os

PACOTEDEEXERCCIOSPARAAGENTEADMINISTRATIVODOMINISTRIODOTURISMO

conhecimentos que voc traz consigo e que vm sendo adquiridos ao longo dessa maratona de estudos voltados para concursos pblicos.
Meu resolveremos aqui: Aula 0 rgo/Entidade MP-GO Adasa/DF 1 Sejus/DF TJ-RO 2 Sesi/DF CEB 3 Terracap HFA 4 IPHAN Administrativo 18 2009 Tcnico Administrativo Assist. Tc.-Administ. 12 7 2010 2009 Cargo Tcnico em Arquivo Tcnico em Regulao Tcnico Administrtivo Tcnico Judicirio Assistente Pedaggico Ag. de Sup. Administ. Nvel Questes 8 8 7 10 30 8 Ano 2010 2009 2010 2008 2010 2010 objetivo aqui aproxim-lo(a) da instituio examinadora por meio das ltimas provas que ela elaborou. Eis as que

Ao finalizarmos este curso, teremos resolvido 98 questes elaboradas pela Funiversa. As dez questes restantes foram elaboradas pela Cesgranrio e so da prova do TJ-RO (aula 1). Por qu? Porque no edital consta redao oficial e a Funiversa no tem costume de cobrar essa matria em prova. Nas raras vezes em que a Fundao cobrou isso, ela colocou apenas uma questo sobre o assunto. J a prova que escolhi da Cesgranrio contm os principais tpicos de redao oficial que voc precisa saber. Multiplique o nmero de questes por cinco (quantidade de itens de cada uma) e veja que nos exercitaremos satisfatoriamente. Ressalto que, em um curso de exerccios, importante o aluno j ter um conhecimento prvio e razovel dos temas que estudar,

PACOTEDEEXERCCIOSPARAAGENTEADMINISTRATIVODOMINISTRIODOTURISMO

pois a parte terica ainda que no seja negligenciada, obviamente no constitui a nfase do curso. Espero que aproveite cada questo e cada comentrio da melhor forma possvel. Suplico que voc interaja comigo por meio de mensagens eletrnicas no frum de discusso. A sua participao fundamental para o bom rendimento do curso. No mais, vamos ao que interessa! Texto I, para responder s questes de 1 a 4.
1

A a de sade se

violncia e a

intrafamiliar de

e vida

institucional de milhares

sempre de

afetou e

qualidade so

crianas por erros Mas e

jovens no Brasil. Em nosso pas, formas agressivas e cruis


4

relacionar e para de

frequentemente por e e que de violar, abrigos para essa

usadas ou corrigir

pais, como de est esse so e

educadores estratgias
7

responsveis educar

internatos,

comportamento reconhecido tipo de nocivos. abusar infncia

crianas alm

adolescentes.

cientificamente ferir, da

mentalidade

atuao, Bater, e

serem

contraproducentes, negligenciar ser usados no por vrios

10

menosprezar,

so verbos que no devem adolescncia

trato da motivos:

13

muitos estudos mostram que a violncia, da qual a pessoa vtima nos primeiros anos de vida, deixa sequelas por toda a existncia;

16

a criana e o jovem no so objeto ou propriedade dos pais ou de qualquer adulto pela e, sim, sujeitos de direitos e pelo especiais reconhecidos Constituio Brasileira

19

Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA); essa violncia que ocorre silenciosamente dentro das

famlias e na sociedade, como se fosse um fenmeno banal,


22

potencializadora da violncia social em geral;

PACOTEDEEXERCCIOSPARAAGENTEADMINISTRATIVODOMINISTRIODOTURISMO

as

pessoas quando

vtimas se

de

violncia adultas,

na

infncia

podem seus

repeti-la
25

tornam

especialmente

com

prprios filhos ou com outras crianas e adolescentes com as quais se relacionam socialmente. Enfim, quando a violncia e os uma forma de relao

28

que se estabelece no interior das famlias ou na convivncia social, como um que preciso de os denunci-la a ser com so desnaturaliz-la, resolvido, conflitos. e normais Nunca at tratando-a formas demais na problema buscando

31

civilizadas lembrar

trabalhar conflitos

desejveis

sociedade, pois indicam a pluralidade de vises, de desejos e


34

projetos. O mal, portanto, no est em express-los, mas em suprimir a oportunidade do debate, do dilogo e do exerccio da tolerncia. No caso das crianas e dos adolescentes, geralmente os pais, responsveis e adultos tendem a acabar com as divergncias de ideias e de comportamentos e com o conflito de geraes, por meio da dominao adultocntrica, da imposio de sua vontade, ou por meio de gestos e aes violentos.
Brasil. Ministrio da Sade. Secretaria de Assistncia Sade. Notificao de maus-tratos contra crianas e adolescentes pelos profissionais de sade: um passo a mais na cidadania em sade. (Srie A. Normas e Manuais Tcnicos, n. 167). Braslia, 2002, p. 10-11 (com adaptaes).

37

40

1.

Com relao s ideias do texto I, assinale a alternativa correta.

(A) As consequncias da violncia contra crianas e adolescentes so ainda resultantes de especulaes, pois no h estudos cientficos relacionados ao grau de nocividade de agresses fsicas e psicolgicas sobre a mente jovem. (B) Estudos cientficos constatam que o adulto em geral no afetado pelos maus-tratos sofridos durante sua infncia, uma vez que as

PACOTEDEEXERCCIOSPARAAGENTEADMINISTRATIVODOMINISTRIODOTURISMO

agresses so, aos poucos, apagadas da memria, assim como as boas lembranas. (C) A violncia, no seio familiar, chaga nascida da inexistncia de amor

nas sociedades modernas, passa a afetar at mesmo a sade e a qualidade de vida de milhares de crianas e jovens no Brasil. (D) As agresses criana que ocorrem dentro do silncio das famlias e da sociedade podem produzir vtimas que, quando adultos, as multiplicaro, no s com seus prprios filhos, mas com outras pessoas, nas relaes sociais. (E) Os pais brasileiros recorrem, por vezes, a meios violentos para punir exemplarmente comportamento. Resposta D Comentrio Alternativa A: j existem estudos cientficos relacionados a esse tipo de violncia e suas consequncias, conforme se l em Mas est reconhecido cientificamente que essa mentalidade e esse tipo de atuao, alm de serem contraproducentes, so nocivos. (linhas 7 a 10). Item errado. Alternativa B: lemos a partir da linha 13 que muitos estudos mostram que a violncia, da qual a pessoa vtima nos primeiros anos de vida, deixa sequelas por toda a existncia, o que contraria a argumentao do examinador. Alternativa C: esse problema sempre afetou a sade e a qualidade de vida de milhares de crianas e jovens no Brasil (linhas 1-3); ele no est circunscrito nas sociedades modernas, como afirmou a banca. Alternativa D: aqui est a resposta, fundamentada nas linhas 23-26: as pessoas vtimas de violncia na infncia podem repeti-la quando se tornam adultas, especialmente com seus prprios filhos ou com outras crianas e adolescentes com as quais se relacionam socialmente. crianas e adolescentes que apresentam mau

PACOTEDEEXERCCIOSPARAAGENTEADMINISTRATIVODOMINISTRIODOTURISMO

Alternativa

E:

no

primeiro

pargrafo,

encontramos

informaes que desarticulam a ltima proposio. Nele, o texto afirma que os pais utilizam formas agressivas e cruis para educar e para corrigir erros de comportamento. O texto diz mais: essa mentalidade e esse tipo de atuao, alm de serem contraproducentes, so nocivos. Portanto no h nada de exemplar nesses mtodos.

2.

Quanto aos aspectos gramaticais e semnticos do trecho Enfim, quando a violncia uma forma de relao que se estabelece no interior das famlias ou na convivncia social, preciso denunci-la e desnaturaliz-la, tratando-a como um problema a ser resolvido, buscando formas civilizadas de trabalhar com os conflitos. (linhas de 27 a 31), assinale a alternativa correta.

(A) O verbo desnaturalizar (linha 29) empregado como antnimo de naturalizar e com o sentido de privar ou abrir mo de nacionalidade ou de cidadania. (B) A sequncia tratando-a como um problema a ser resolvido, sem prejuzo gramatical, pode ser reescrita da seguinte forma: considerando-a como um problema a resolver. (C) A vrgula logo aps a palavra social opcional e foi adotada no texto como recurso de nfase. (D) O emprego das aspas em desnaturaliz-la e em civilizadas tem a mesma razo: ironia. (E) Em preciso denunci-la e desnaturaliz-la, os trs acentos grficos so usados em virtude da aplicao da mesma regra de acentuao. Resposta B Comentrio Alternativa A: o verbo analisado deve ser entendido, no contexto, como o contrrio de espontneo, habitual, corriqueiro (que ocorre naturalmente), peculiar. Item errado.

PACOTEDEEXERCCIOSPARAAGENTEADMINISTRATIVODOMINISTRIODOTURISMO

Alternativa B: note que aqui o foco sobre o aspecto gramatical. Nesse sentido, no h muito o que dizer da substituio de tratando por considerando, ambos os verbos esto no gerndio e so transitivos diretos. Merece destaque o emprego do infinitivo ser regido pela preposio a que forma locuo verbal com resolvido (note a correta concordncia de gnero e nmero entre o particpio e o substantivo a que se refere: problema). Na reescritura, abriu-se mo da locuo verbal; o verbo resolver figura s e regido pela mesma preposio existente no original. Alternativa C: negativo! A vrgula serviu para isolar segmento de valor adverbial sob a forma de orao. Nesse caso o emprego da vrgula obrigatrio. No confunda o emprego da vrgula com adjunto adverbial antecipado ou intercalado que no constitui uma orao. Veja a diferena: Quando anoiteceu, fui ao cinema. (a vrgula

obrigatria, pois o trecho sublinhado uma orao adverbial antecipada); noite, fui ao cinema. (a vrgula, ainda que

recomendada, facultativa; o trecho sublinhado no uma orao, embora seja adjunto adverbial). Alternativa D: ironia se caracteriza por ser o contrrio daquilo que se realmente pensa: Trabalhou to bem, que foi demitido em menos de um ms! Na passagem, no se percebe esse sentido. Em vez disso, as aspas foram utilizadas para enfatizar tais palavras. Costuma-se aspear expresses ou conceitos que se deseja pr em evidncia: Desde os cinco anos merecera eu a alcunha de menino diabo. (Machado de Assis); Pas algum sobrevive sob o insensato refro de que proibido proibir. (Dom Eugnio Sales). Alternativa E: as trs palavras referidas so:

PACOTEDEEXERCCIOSPARAAGENTEADMINISTRATIVODOMINISTRIODOTURISMO

monosslaba tnica (so acentuadas as que

terminam em a(s), e(s) e o(s)); denunci-la e desnaturaliz-la oxtonas

terminadas em a (so acentuadas as que terminam em a(s), e(s), o(s), em e ens). Tenha um pouco de cuidado quando formas verbais surgirem com pronomes tonos, pois voc ter que analisar cada parte separadamente. Veja alguns exemplos: denunci-la-amos: o primeiro acento decorre da regra das oxtonas, como expliquei acima; o segundo deve ser enquadrado na regra das proparoxtonas (-a-mos): todas so acentuadas. denunci-la-emos: a ltima parte do verbo no recebe acento porque as paroxtonas (e-mos) terminadas em o(s) no so acentuadas; isso regra das oxtonas.

3.

Considere o seguinte trecho: Nunca demais lembrar que os conflitos so normais e at desejveis na sociedade, pois indicam a pluralidade de vises, de desejos e projetos. O mal, portanto, no est em express-los, mas em suprimir a oportunidade do debate, do dilogo e do exerccio da tolerncia. (linhas de 31 a 36). Quanto aos aspectos gramaticais e semnticos desse trecho, assinale a alternativa correta.

(A) O trecho uma sequncia narrativa. (B) O trecho construdo com dois perodos, estabelecendo adversidade do primeiro em relao ao segundo. (C) O pronome os em express-los pode ser substitudo por lhes sem alterao de sentido e sem ferir as normas gramaticais. (D) No segundo perodo, h elipse do sujeito para evitar repetio desnecessria, dando maior leveza e conciso construo.

PACOTEDEEXERCCIOSPARAAGENTEADMINISTRATIVODOMINISTRIODOTURISMO

(E)

Em O mal, portanto, no est em express-los, o termo mal tem o mesmo sentido e pertence mesma classe de palavra que mal na seguinte frase: Expressa-se mal o conflito.

Resposta D Comentrio Alternativa A: uma sequncia narrativa a modalidade de redao na qual contamos um ou mais fatos que ocorrem em determinado tempo e lugar, envolvendo certos personagens. Leia um exemplo: Em uma noite chuvosa do ms de agosto, Paulo e o irmo caminhavam pela rua mal-iluminada que conduzia sua residncia. Subitamente foram abordados por um homem estranho. Pararam, atemorizados, e tentaram saber o que o homem queria, receosos de que se tratasse de um assalto. Era, entretanto, somente um bbado que tentava encontrar, com dificuldade, o caminho de sua casa. Como no se percebe isso no trecho em anlise, a alternativa est errada. Na verdade, o trecho um exemplo de dissertao argumentativa, tipo de composio na qual expomos ideias seguidas da apresentao de argumentos que as comprovem. Tem por objetivo a defesa de um ponto de vista, por meio da persuaso. O enunciador argumenta a favor dos conflitos na sociedade. Para ele, a supresso do debate, do dilogo e da tolerncia ruim. Alternativa B: de fato, o trecho constitudo por dois perodos: Nunca... projetos. e O mal... tolerncia.; mas a relao estabelecida entre eles de concluso. A conjuno portanto corrobora esse entendimento e enfatiza que o segundo perodo expressa a deduo, a consequncia, o desfecho natural do que foi dito anteriormente. Alternativa C: o pronome os complementa o sentido da forma verbal express e funciona como objeto direto dela. O pronome lhe(s) nunca exercer idntica funo sinttica. Como complemento verbal, ele funcionar como objeto indireto; e os pronomes o(s) e a(s) funcionaro como objetos diretos.

PACOTEDEEXERCCIOSPARAAGENTEADMINISTRATIVODOMINISTRIODOTURISMO

Alternativa D: a elipse referida a do termo O mal, observe: O mal, portanto, no est em express-los, mas [o mal est] em suprimir a oportunidade.... Item correto. Alternativa E: no trecho, o vocbulo mal substantivo (repare o artigo antes dele, que concorre para a substantivao) e foi usado para denominar o que ocorre para o dano ou runa. Na frase em negrito, o vocbulo um advrbio e foi usado para indicar a maneira como o conflito expresso. Convm lembrar que um advrbio associa-se a um verbo, a um adjetivo (Ela muito bonita.) e a um advrbio (Moro muito longe.).

4.

As ideias do texto I sero mantidas e a correo gramatical ficar preservada ao se substituir

(A) intrafamiliar (linha 1) por entre famlias. (B) para educar e para corrigir erros (linha 6) por para educao e correo de erros. (C) no devem ser usados (linha 11) por no se deve usar. (D) da qual (linha 13) por cuja. (E) das e dos (linha 36) por de as e de os.

Resposta B Comentrio Alternativa A: o prefixo intra- significa dentro de, indica algo interno; no texto, expressa que a violncia ocorre dentro da famlia. A preposio entre notoriamente daria outro sentido ao texto: o de que a violncia praticada por uma famlia em relao a outra. Alternativa B: optou-se aqui por substituir os verbos educar e corrigir pelas formas nominais correspondentes: educao e correo. Com isso, o termo erros deixou de complementar o sentido do verbo corrigir para complementar o nome correo. Ressalte-se que um complemento nominal surge preposicionado.

PACOTEDEEXERCCIOSPARAAGENTEADMINISTRATIVODOMINISTRIODOTURISMO

Alternativa C: o verbo usar flexionou-se na voz passiva analtica (ou verbal): devem ser usados. Repare que a forma plural se deve concordncia com o termo verbos, representado semanticamente pelo pronome relativo que. A substituio por no se deve usar, no singular, desrespeita as normas de concordncia. Alternativa D: O pronome relativo CUJO(S)/CUJA(S)

estabelece uma relao de posse/dependncia entre os substantivos antecedente e consequente. Concorda em gnero e nmero com a coisa possuda. Muito cuidado quando a banca lhe propuser a substituio dele por outro relativo (que, a/o qual, quem), ou vice-versa, a pretexto de que sero mantidas a correo gramatical e a coerncia argumentativa. ISSO NO VERDADE. NO POSSVEL FAZER TAL SUBSTITUIO. No confunda este caso com a correspondncia entre que e o/a qual. Observe esta construo: O professor cujo o filho nasceu est feliz. O que acha dela? Certa ou errada? ERRADA. A norma gramatical no abona o emprego de artigo antes (...o cujo...) ou depois (...cujo o...) do relativo CUJO, da o motivo de no se empregar o acento indicativo de crase diante dele. Veja como ficaria a reescritura: ...cuja a pessoa... (construo errada). Alternativa E: a contrao da preposio com o artigo no deve ser levada a efeito quando o artigo integra o sujeito da orao. Nos demais casos, como os que ocorreram na linha 36, a contrao surge naturalmente. Veja dois exemplos: Apesar de a polcia ter chegado rapidamente ao local do crime, os ladres fugiram. (certo) Apesar da polcia ter chegado rapidamente ao local do crime, os ladres fugiram. (errado)

Texto II, para responder s questes de 5 a 7.


1

CASO 1

PACOTEDEEXERCCIOSPARAAGENTEADMINISTRATIVODOMINISTRIODOTURISMO

(14/7/2008) em
4

Moradoras risco em foram

de

um

abrigo na

para Baixada de

menores Santista

situao duas

de

Mongagu, ontem leses

(SP), Os

crianas

vtimas nas

maus-tratos, o de oito

dentro da casa de assistncia social, mantida pela prefeitura. dois meninos sofreram orelhas: meses ficou com o rosto inchado e apresentou vermelhido, e o de trs anos teve forte sangramento e foi internado. A
10

impresso penduradas tutelar,

que pela Ailton

d de da

que Foi

as que,

crianas tortura, acionado o

foram disse o pela

puxadas,

orelha.

uma

conselheiro at o

Abreu, cidade.

Guarda Municipal, foi at o lugar e acompanhou os garotos


13

Hospital

Municipal

Segundo

conselheiro

tutelar, o menino de oito meses foi medicado e liberado, mas o outro corre o risco de perder a orelha por necrose (morte
16

celular)

permanece uma

internado. criana

Ele

est

com

orelha nasceu

dilacerada, e no fala.

raqutica,

mida,

que

prematura e a me era etlica (alcolatra). Ele tem trs anos


19

Rejane Lima. Internet: <http://noticias.limao.com.br> (com adaptaes). Acesso em 20/5/2010.

CASO 2 (17/1/2008)
22

Um

rapaz o ela

de

dezesseis na

anos

suspeito (14). Centro

de ter espancado o filho de um ms, em Candiota (RS). A criana Nesta foi levada para (17), hospital segunda-feira internada no quinta-feira permanece

25

de Tratamento Intensivo (CTI) de uma unidade de sade de Bag (RS) em estado grave. Segundo o a Conselho disse Tutelar, que ela o pai havia disse sido que vtima o de

28

beb havia cado da cama e quebrado um brao. O mdico que atendeu criana

PACOTEDEEXERCCIOSPARAAGENTEADMINISTRATIVODOMINISTRIODOTURISMO

agresso,
31

apresentava

leses

pelo

corpo

precisava

ser

levada para Bag. A Fundao Alegre. polcia de O disse que Lus o pai usa crack e fugitivo de pediu da a

Atendimento

Socioeducativo Eduardo Sandin

(Fase) Benites

Porto

34

delegado

internao do rapaz.
Internet: <http://g1.globo.com>. Acesso em 20/5/2010.

5.

Assinale a alternativa correta acerca das ideias do texto II.

(A) Moradoras de um abrigo para menores em situao de risco em Mongagu, na Baixada Santista (SP), viram que duas crianas foram ontem vtimas de maus-tratos, dentro da casa de assistncia social, mantida pela prefeitura. (B) No caso 1, o conselheiro tutelar foi testemunha de que as duas crianas foram puxadas, penduradas pela orelha. (C) No caso 1, o conselheiro tutelar, em depoimento polcia, declarou que o menino de oito anos ficou com o rosto inchado e apresentou vermelhido, e o de trs meses teve forte sangramento e foi internado. (D) As investigaes policiais levaram certeza na identificao do agressor do beb do caso 2. (E) A exposio de detalhes, como idade das vtimas, local com apresentao da cidade e do estado, datas com dia da semana e do ms, contribui para dar credibilidade s informaes apresentadas no texto II. Resposta E Comentrio Alternativa A: as duas crianas crianas vtimas de maustratos so as prprias moradoras do tal abrigo. Como aqui se tentou passar a ideia que de so pessoas distintas, a alternativa est errada.

PACOTEDEEXERCCIOSPARAAGENTEADMINISTRATIVODOMINISTRIODOTURISMO

Alternativa B: o conselheiro tutelar estava em outro lugar; ele se dirigiu ao abrigo depois que foi acionado pela Guarda Municipal. L chegando, viu o estado dos meninos e disse haver a impresso de que foram puxados, pendurados pela orelha. Item errado. Alternativa C: no texto no h a informao de algum depoimento do conselheiro polcia. Alm disso, a banca alterou as idades das crianas: o certo oito meses e trs anos, e no oito anos e trs meses. Alternativa D: sobre o rapaz de dezesseis anos, pesa por enquanto apenas a suspeita de ter sido ele o agressor. Alternativa E: sim, a exposio desses detalhes concorre para a veracidade dos fatos.

6.

Os parnteses usados no texto II no tm como objetivo

(A) indicar possibilidades alternativas de leitura. (B) prestar esclarecimento sobre localizaes. (C) esclarecer significado de termos utilizados. (D) identificar datas com maior preciso. (E) informar sigla.

Resposta A Comentrio Alternativa A: esta opo descabida; os parnteses no so usados com essa finalidade. Alternativa B: a cidade de Candiota localiza-se no Rio Grande do Sul, que no texto (CASO 2) foi indicado por meio da expresso (RS), semelhantemente ao que aconteceu com a cidade de Bag (l. 26).

PACOTEDEEXERCCIOSPARAAGENTEADMINISTRATIVODOMINISTRIODOTURISMO

Alternativa C: no CASO 1, os termos necrose (l. 15) e etlica (l. 18) tm seus significados esclarecidos por meios das expresses entre parnteses. Alternativa D: no CASO 2, os dias segunda-feira (l. 23) e quinta-feira (l. 24) so precisados por meio das datas (14) e (17), respectivamente. Alternativa E: no CASO 2, (CTI) (l. 25) e (Fase) (l. 33) significam, respectivamente, Centro de Tratamento Intensivo e Fundao de Atendimento Socioeducativo.

7.

Com relao ao texto II, assinale a alternativa correta.

(A) Na passagem Um rapaz de dezesseis anos suspeito de ter espancado o filho de um ms (linhas 21 e 22), a preposio de, na segunda ocorrncia, pode ser substituda, sem prejuzo semnticogramatical, pela preposio por. (B) Os dois-pontos na linha 6 tm a funo de apresentar uma retificao. (C) O caso 2 predominantemente dissertativo. (D) No caso 1, as seguintes reescrituras no prejudicariam o sentido original do texto, pois no alterariam a ordem das sequncias dos fatos: (1) as crianas foram penduradas pela orelha, puxadas (linhas 9 e 10); (2) o menino de oito meses foi liberado e medicado (linha 14). (E) A expresso Nesta quinta-feira (17) (linha 24) no pode ser inteiramente entendida com dados do texto, pois no se pode precisar o ms e o ano em que o fato se deu. Resposta A Comentrio Alternativa A: a preposio de rege o complemento do adjetivo suspeito e indica o motivo da suspeita. A troca pela preposio por preserva os aspectos semntico-gramaticais.

PACOTEDEEXERCCIOSPARAAGENTEADMINISTRATIVODOMINISTRIODOTURISMO

Alternativa B: o que se segue aps os dois-pontos uma continuidade do que foi dito anteriormente e, ao mesmo tempo, um esclarecimento mais preciso do que aconteceu com cada um dos dois meninos. Assim, os dois pontos anunciam a concluso de toda a ideia.

Alternativa C: vimos na questo 3 (letra A) o que vem a ser um texto dissertativo (argumentativo); portanto sabemos que o CASO 2 distancia-se dele. Na verdade temos aqui um tipo de texto informativo (dissertativo informativo ou expositivo), cujo objetivo passar conhecimento para o leitor. Nessa tipologia textual, no se faz a defesa de uma ideia. muito frequente em livros didticos e paradidticos (material complementar de ensino), enciclopdias, jornais, revistas (cientficas, informativas, etc.). Leia outro exemplo: A histria do celular recente, mas remonta ao passado e s telas de cinema. A me do telefone mvel a austraca Hedwig Kiesler (mais conhecida pelo nome artstico Hedy Lamaar), uma atriz de Hollywood que estrelou o clssico Sanso e Dalila (1949). Hedy tinha tudo para virar celebridade, mas pela inteligncia. Ela foi casada com um austraco nazista fabricante de armas. O que sobrou de uma relao desgastante foi o interesse pela tecnologia. J nos Estados Unidos, durante a Segunda Guerra Mundial, ela soube que alguns torpedos teleguiados da Marinha haviam sido interceptados por inimigos. Ela ficou intrigada com isso, e teve a idia: um sistema no qual duas pessoas podiam se comunicar mudando o canal, para que a conversa no fosse interrompida. Era a base dos celulares, patenteada em 1940.
Percebeu que, como no CASO 2, neste exemplo no h a presuno de convencer ningum a respeito de algo? Ele Limita-se apenas a transmitir ao leitor uma informao sobre o surgimento do aparelho celular, de forma imparcial e objetiva. Alternativa D: claro que as alteraes mudam o sentido do texto. Na primeira reescritura, constri-se a ideia de que as crianas

PACOTEDEEXERCCIOSPARAAGENTEADMINISTRATIVODOMINISTRIODOTURISMO

tiveram a orelha rasgada porque, aps serem penduradas por meio dela, foram puxadas. Na segunda, d-se a entender que o menino recebeu alta do Hospital Municipal e, em lugar diferente dele, foi medicado. Nenhuns desses sentidos so coerentes com o texto original. Alternativa E: a expresso destacada deve ser entendida dentro do contexto em que se insere. Nele, h inicialmente meno exata do ms e do ano considerados: (17/1/2008). 8. Assinale a alternativa que est de acordo com os padres de redao de correspondncias oficiais. (A) Prezada diretoria. (B) Informo-lhe que, na prxima reunio, Vossa Senhoria dever expor vossa sugesto para a melhoria das novas instalaes da biblioteca. (C) Anunciou o locutor, em cadeia nacional: "Vamos ouvir a palavra do Excelentssimo Senhor Presidente da Repblica...". (D) Informo a todos que Vossa Santidade, o Papa Bento XVI, j se encontra na sala de audincias para conceder entrevistas aos ilustres jornalistas. (E) Eminentssimo Reitor, temos a honra de convidar-lhe para a solenidade de abertura do seminrio. Resposta C Comentrio Alternativa A: o uso de pronome de tratamento, formal ou informal, leva o verbo e os outros pronomes relacionados para a terceira pessoa (do singular ou do plural, conforme o caso). Eis a correo: informo-lhe. Alm disso, o particpio deve concordar em gnero com o gnero da pessoa referida: ser comunicada (a referncia a coordenadora). Finalmente, o pronome essa deveria ser substitudo por esta, pois entendemos que a diretoria se situa, no espao, prximo ao enunciador e distante do interlocutor. coordenadora, informo-vos que Vossa Senhoria ser

comunicado em tempo hbil acerca das decises tomadas por essa

PACOTEDEEXERCCIOSPARAAGENTEADMINISTRATIVODOMINISTRIODOTURISMO

Alternativa B: ocorreu aqui um erro j apontado acima, o emprego do pronome possessivo vossa (segunda pessoa) em vez de sua (correspondente terceira pessoa). Alternativa D: quando se fala da pessoa (como ocorreu em relao ao Papa Bento XVI), o termo correto Sua; quando se fala com ela, o termo adequado Vossa. Alternativa E: o vocativo usado para reitor Magnfico Reitor. Alm disso, no recomendado na redao oficial o uso de expresses como tenho a honra de, cumpre-me informar, sem mais para o momento, venho por meio desta etc. Elas tiram a objetividade e a conciso caractersticas do texto administrativo. Por fim, o verbo convidar transitivo direto; portanto seu complemento no pode ser o pronome oblquo tono lhe (cf. questo 3, letra C). Eis a correo: convid-lo. Assim encerramos esta aula demonstrativa. Espero que tudo isso sirva de incentivo a voc que almeja o cargo de agente administrativo do Ministrio do Turismo. As provas j esto marcadas: 31 de outubro de 2010.

Fique com Deus e um forte abrao! Professor Albert Iglsia

PACOTEDEEXERCCIOSPARAAGENTEADMINISTRATIVODOMINISTRIODOTURISMO

QUESTES SEM COMENTRIOS

Texto I, para responder s questes de 1 a 4.


1

A a de sade se

violncia e a

intrafamiliar de

e vida

institucional de milhares

sempre de

afetou e

qualidade so

crianas por erros Mas e

jovens no Brasil. Em nosso pas, formas agressivas e cruis


4

relacionar e para de

frequentemente por e e que de violar, abrigos para essa

usadas ou corrigir

pais, como de est esse so e

educadores estratgias
7

responsveis educar

internatos,

comportamento reconhecido tipo de nocivos. abusar infncia

crianas alm

adolescentes.

cientificamente ferir, da

mentalidade

atuao, Bater, e

serem

contraproducentes, negligenciar ser usados no por vrios

10

menosprezar,

so verbos que no devem adolescncia

trato da motivos:

13

muitos estudos mostram que a violncia, da qual a pessoa vtima nos primeiros anos de vida, deixa sequelas por toda a existncia;

16

a criana e o jovem no so objeto ou propriedade dos pais ou de qualquer adulto pela e, sim, sujeitos de direitos e pelo especiais reconhecidos Constituio Brasileira

19

Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA); essa violncia que ocorre silenciosamente dentro das

famlias e na sociedade, como se fosse um fenmeno banal,


22

potencializadora da violncia social em geral; as pessoas quando vtimas se de violncia adultas, na infncia podem seus

repeti-la
25

tornam

especialmente

com

prprios filhos ou com outras crianas e adolescentes com as quais se relacionam socialmente.

PACOTEDEEXERCCIOSPARAAGENTEADMINISTRATIVODOMINISTRIODOTURISMO

Enfim,
28

quando

violncia e os

uma

forma

de

relao

que se estabelece no interior das famlias ou na convivncia social, como um que preciso de os denunci-la a ser com so desnaturaliz-la, resolvido, conflitos. e normais Nunca at tratando-a formas demais na problema buscando

31

civilizadas lembrar

trabalhar conflitos

desejveis

sociedade, pois indicam a pluralidade de vises, de desejos e


34

projetos. O mal, portanto, no est em express-los, mas em suprimir a oportunidade do debate, do dilogo e do exerccio da tolerncia. No caso das crianas e dos adolescentes, geralmente os pais, responsveis e adultos tendem a acabar com as divergncias de ideias e de comportamentos e com o conflito de geraes, por meio da dominao adultocntrica, da imposio de sua vontade, ou por meio de gestos e aes violentos.
Brasil. Ministrio da Sade. Secretaria de Assistncia Sade. Notificao de maus-tratos contra crianas e adolescentes pelos profissionais de sade: um passo a mais na cidadania em sade. (Srie A. Normas e Manuais Tcnicos, n. 167). Braslia, 2002, p. 10-11 (com adaptaes).

37

40

1.

Com relao s ideias do texto I, assinale a alternativa correta.

(A) As consequncias da violncia contra crianas e adolescentes so ainda resultantes de especulaes, pois no h estudos cientficos relacionados ao grau de nocividade de agresses fsicas e psicolgicas sobre a mente jovem. (B) Estudos cientficos constatam que o adulto em geral no afetado pelos maus-tratos sofridos durante sua infncia, uma vez que as agresses so, aos poucos, apagadas da memria, assim como as boas lembranas.

PACOTEDEEXERCCIOSPARAAGENTEADMINISTRATIVODOMINISTRIODOTURISMO

(C) A violncia, no seio familiar, chaga nascida da

inexistncia de amor

nas sociedades modernas, passa a afetar at mesmo a sade e a qualidade de vida de milhares de crianas e jovens no Brasil. (D) As agresses criana que ocorrem dentro do silncio das famlias e da sociedade podem produzir vtimas que, quando adultos, as multiplicaro, no s com seus prprios filhos, mas com outras pessoas, nas relaes sociais. (E) Os pais brasileiros recorrem, por vezes, a meios violentos para punir exemplarmente comportamento. crianas e adolescentes que apresentam mau

2.

Quanto aos aspectos gramaticais e semnticos do trecho Enfim, quando a violncia uma forma de relao que se estabelece no interior das famlias ou na convivncia social, preciso denunci-la e desnaturaliz-la, tratando-a como um problema a ser resolvido, buscando formas civilizadas de trabalhar com os conflitos. (linhas de 27 a 31), assinale a alternativa correta.

(A) O verbo desnaturalizar (linha 29) empregado como antnimo de naturalizar e com o sentido de privar ou abrir mo de nacionalidade ou de cidadania. (B) A sequncia tratando-a como um problema a ser resolvido, sem prejuzo gramatical, pode ser reescrita da seguinte forma: considerando-a como um problema a resolver. (C) A vrgula logo aps a palavra social opcional e foi adotada no texto como recurso de nfase. (D) O emprego das aspas em desnaturaliz-la e em civilizadas tem a mesma razo: ironia.

PACOTEDEEXERCCIOSPARAAGENTEADMINISTRATIVODOMINISTRIODOTURISMO

(E)

Em preciso denunci-la e desnaturaliz-la, os trs acentos grficos so usados em virtude da aplicao da mesma regra de acentuao.

3.

Considere o seguinte trecho: Nunca demais lembrar que os conflitos so normais e at desejveis na sociedade, pois indicam a pluralidade de vises, de desejos e projetos. O mal, portanto, no est em express-los, mas em suprimir a oportunidade do debate, do dilogo e do exerccio da tolerncia. (linhas de 31 a 36). Quanto aos aspectos gramaticais e semnticos desse trecho, assinale a alternativa correta.

(A) O trecho uma sequncia narrativa. (B) O trecho construdo com dois perodos, estabelecendo adversidade do primeiro em relao ao segundo. (C) O pronome os em express-los pode ser substitudo por lhes sem alterao de sentido e sem ferir as normas gramaticais. (D) No segundo perodo, h elipse do sujeito para evitar repetio desnecessria, dando maior leveza e conciso construo. (E) Em O mal, portanto, no est em express-los, o termo mal tem o mesmo sentido e pertence mesma classe de palavra que mal na seguinte frase: Expressa-se mal o conflito.

4.

As ideias do texto I sero mantidas e a correo gramatical ficar preservada ao se substituir

(A) intrafamiliar (linha 1) por entre famlias. (B) para educar e para corrigir erros (linha 6) por para educao e correo de erros. (C) no devem ser usados (linha 11) por no se deve usar. (D) da qual (linha 13) por cuja.

PACOTEDEEXERCCIOSPARAAGENTEADMINISTRATIVODOMINISTRIODOTURISMO

(E)

das e dos (linha 36) por de as e de os.

Texto II, para responder s questes de 5 a 7.


1

CASO 1 (14/7/2008) em situao duas de (SP), Os Moradoras risco em foram de um abrigo na para Baixada de menores Santista

Mongagu, ontem leses

crianas

vtimas nas

maus-tratos, o de oito

dentro da casa de assistncia social, mantida pela prefeitura. dois meninos sofreram orelhas: meses ficou com o rosto inchado e apresentou vermelhido, e o de trs anos teve forte sangramento e foi internado. A
10

impresso penduradas tutelar,

que pela Ailton

d de da

que Foi

as que,

crianas tortura, acionado o

foram disse o pela

puxadas,

orelha.

uma

conselheiro at o

Abreu, cidade.

Guarda Municipal, foi at o lugar e acompanhou os garotos


13

Hospital

Municipal

Segundo

conselheiro

tutelar, o menino de oito meses foi medicado e liberado, mas o outro corre o risco de perder a orelha por necrose (morte
16

celular)

permanece uma

internado. criana

Ele

est

com

orelha nasceu

dilacerada, e no fala.

raqutica,

mida,

que

prematura e a me era etlica (alcolatra). Ele tem trs anos


19

Rejane Lima. Internet: <http://noticias.limao.com.br> (com adaptaes). Acesso em 20/5/2010.

CASO 2 (17/1/2008)
22

Um

rapaz o ela

de

dezesseis na

anos

suspeito (14). Centro

de ter espancado o filho de um ms, em Candiota (RS). A criana Nesta foi levada para (17), hospital segunda-feira internada no quinta-feira permanece

PACOTEDEEXERCCIOSPARAAGENTEADMINISTRATIVODOMINISTRIODOTURISMO

25

de Tratamento Intensivo (CTI) de uma unidade de sade de Bag (RS) em estado grave. Segundo o a Conselho disse leses Tutelar, que pelo ela o pai havia e disse sido que vtima o de ser

28

beb havia cado da cama e quebrado um brao. O mdico que atendeu criana agresso, apresentava corpo precisava

31

levada para Bag. A Fundao Alegre. polcia de O disse que Lus o pai usa crack e fugitivo de pediu da a

Atendimento

Socioeducativo Eduardo Sandin

(Fase) Benites

Porto

34

delegado

internao do rapaz.
Internet: <http://g1.globo.com>. Acesso em 20/5/2010.

5.

Assinale a alternativa correta acerca das ideias do texto II.

(A) Moradoras de um abrigo para menores em situao de risco em Mongagu, na Baixada Santista (SP), viram que duas crianas foram ontem vtimas de maus-tratos, dentro da casa de assistncia social, mantida pela prefeitura. (B) No caso 1, o conselheiro tutelar foi testemunha de que as duas crianas foram puxadas, penduradas pela orelha. (C) No caso 1, o conselheiro tutelar, em depoimento polcia, declarou que o menino de oito anos ficou com o rosto inchado e apresentou vermelhido, e o de trs meses teve forte sangramento e foi internado. (D) As investigaes policiais levaram certeza na identificao do agressor do beb do caso 2. (E) A exposio de detalhes, como idade das vtimas, local com apresentao da cidade e do estado, datas com dia da semana e do ms, contribui para dar credibilidade s informaes apresentadas no texto II.

PACOTEDEEXERCCIOSPARAAGENTEADMINISTRATIVODOMINISTRIODOTURISMO

6.

Os parnteses usados no texto II no tm como objetivo

(A) indicar possibilidades alternativas de leitura. (B) prestar esclarecimento sobre localizaes. (C) esclarecer significado de termos utilizados. (D) identificar datas com maior preciso. (E) informar sigla.

7.

Com relao ao texto II, assinale a alternativa correta.

(A) Na passagem Um rapaz de dezesseis anos suspeito de ter espancado o filho de um ms (linhas 21 e 22), a preposio de, na segunda ocorrncia, pode ser substituda, sem prejuzo semnticogramatical, pela preposio por. (B) Os dois-pontos na linha 6 tm a funo de apresentar uma retificao. (C) O caso 2 predominantemente dissertativo. (D) No caso 1, as seguintes reescrituras no prejudicariam o sentido original do texto, pois no alterariam a ordem das sequncias dos fatos: (1) as crianas foram penduradas pela orelha, puxadas (linhas 9 e 10); (2) o menino de oito meses foi liberado e medicado (linha 14). (E) A expresso Nesta quinta-feira (17) (linha 24) no pode ser inteiramente entendida com dados do texto, pois no se pode precisar o ms e o ano em que o fato se deu. 8. Assinale a alternativa que est de acordo com os padres de redao de correspondncias oficiais.

PACOTEDEEXERCCIOSPARAAGENTEADMINISTRATIVODOMINISTRIODOTURISMO

(A) Prezada diretoria.

coordenadora,

informo-vos

que

Vossa

Senhoria

ser

comunicado em tempo hbil acerca das decises tomadas por essa

(B) Informo-lhe que, na prxima reunio, Vossa Senhoria dever expor vossa sugesto para a melhoria das novas instalaes da biblioteca. (C) Anunciou o locutor, em cadeia nacional: "Vamos ouvir a palavra do Excelentssimo Senhor Presidente da Repblica...". (D) Informo a todos que Vossa Santidade, o Papa Bento XVI, j se encontra na sala de audincias para conceder entrevistas aos ilustres jornalistas. (E) Eminentssimo Reitor, temos a honra de convidar-lhe para a solenidade de abertura do seminrio. GABARITO 1 D; 2 B; 3 D ; 4 B; 5 E; 6 A; 7 A; 8 C.

PACOTEDEEXERCCIOSPARAAGENTEADMINISTRATIVODOMINISTRIODOTURISMO

AULA DEMONSTRATIVA INFORMTICA PROFESSOR ALEXANDRE LNIN


Ol, amigos! Meu nome Alexandre Lnin Carneiro. Sou Analista de Planejamento e Oramento do Ministrio do Planejamento, da rea de Tecnologia da Informao. Trabalho na Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratgicos SPI, na Coordenao de Sistemas de Planejamento. Sou professor de informtica desde os 18 anos (1990), tendo lecionado em cursos tcnicos, graduao e ps-graduao. Sou Mestre em Cincia da Computao pela UnB, com formao na rea de Inteligncia Artificial. No servio pblico, fui funcionrio do Serpro, IBAMA e Receita Federal. Sempre trabalhando na rea de informtica. Decidi ingressar no servio pblico em 2004. Depois de alguns quases naquele ano, resolvi dedicar-me arte de estudar para concursos. No incio acreditava que o meu conhecimento e experincia eram suficientes para ser aprovado em um bom cargo pblico. Especialmente porque fui aprovado logo no primeiro concurso que fiz (STJ). Mas ser aprovado no tudo, preciso ficar dentro das vagas! Assim, depois de quase no STJ, obtive outro quase na Polcia Federal. Neste fiquei na redao por 0,04 ponto. Ficou evidente a necessidade de ajuda e fiz cursos para aperfeioar meus conhecimentos e, em especial, para aprender como se deve fazer uma prova de concurso. Percebi que to importante quanto saber o contedo aprender a fazer a prova! Os resultados comearam a aparecer um ano depois. Fui aprovado para alguns bons cargos, tendo tomado posse nos seguintes: Serpro, Analista Ambiental e Analista-Tributrio da Receita Federal do Brasil. Continuei estudando agora com mais dificuldade por conta do pouco tempo para chegar ao meu objetivo: ciclo de gesto. Precisei adaptar-me aos novos desafios de trabalhar durante o dia na Receita, lecionar noite e estudar nas horas vagas e finais de semana. Aprendi muito sobre como estudar com pouco tempo, como selecionar material e como fazer isto usando o

PACOTEDEEXERCCIOSPARAAGENTEADMINISTRATIVODOMINISTRIODOTURISMO

computador. Em 2008 fui aprovado para o cargo de Analista de Planejamento e Oramento, meu atual emprego e onde pretendo permanecer. uma alegria poder participar desta empreitada com vocs. Em nossos encontros aqui no Ponto, quero facilitar o aprendizado dos tpicos exigidos para a prova de Microinformtica do concurso par ao Ministrio do Turismo/2010 (todos os cargos). Pretendo transmitir minha experincia no estudo da disciplina, compartilhar dicas importantes e esclarecer pontos muito explorados pelas bancas pela facilidade de confundir os candidatos. Vamos l, comecemos ainda hoje! Portanto, no perca tempo. Venha comigo neste curso de informtica em exerccios. Minha tarefa ser transmitir o contedo com didtica e objetividade, de forma a facilitar o aprendizado. Por meio de exerccios escolhidos a dedo, abordaremos o contedo do edital com seriedade e dedicao. Alm disso, vou rechear nossas aulas com dicas e macetes para que voc aprenda a fazer a prova! Quero destacar que o nosso curso foi preparado procurando utilizar as questes mais recentes da FUNIVERSA. No entanto, quando no encontrar questes em nmero suficiente ou que abordem o assunto pretendido, utilizarei questes de outras bancas renomadas, sempre atentando para as mais recentes. As dvidas vindouras sero solucionadas por meio de frum especfico para nossa turma. A qualquer momento voc pode e DEVE enviar suas dvidas ao nosso frum. de suma importncia no deixar acumular as dvidas! Sou um professor preocupado com o frum de dvidas e procure responder a todas as perguntas no menor tempo possvel.

No deixe a dvida para o dia da prova! Use nosso frum sempre que precisar!

PACOTEDEEXERCCIOSPARAAGENTEADMINISTRATIVODOMINISTRIODOTURISMO

Hoje, apresento uma aula demonstrativa da disciplina Microinformtica em Exerccios para todos os cargos do concurso para o Ministrio do Turismo 2010. Ao todo sero ministradas quatro aulas em formato de exerccios comentados, alm desta aula demonstrativa. Eis os assuntos que trabalharemos neste curso (extrados do edital):

1. Sistema Operacional Windows 7. 2. Microsoft Word 2007. 3. Microsoft Excel 2007. 4. Microsoft PowerPoint 2007. 5. Conceitos, servios e tecnologias relacionados a internet e a correio eletrnico. 6. Internet Explorer 8 (item retificado em 25/08/2010) e Outlook Express 2007. 7. Noes relativas a softwares livres. 8. Noes de hardware e de software para o ambiente de microinformtica. Ao montar as aulas, optei por no seguir a sequncia do edital. Procurei deixar os temas associados em aulas consecutivas, para facilitar o aprendizado e antecipar dvidas. Veja abaixo a organizao do contedo. Aula 0. Aula Demonstrativa: Exerccios diversos. Aula 1. Conceitos, servios e tecnologias relacionados a internet e a correio eletrnico. 6. Internet Explorer 8 e Outlook Express 2007. Aula 2. Sistema Operacional Windows 7. Aula 3. Microsoft Word 2007. Microsoft Excel 2007. Microsoft PowerPoint 2007. Aula 4. Noes relativas a softwares livres. Noes de hardware e de software para o ambiente de microinformtica.

Para esta aula demonstrativa fiz uma seleo de 10 exerccios que permitiro abordar pontos importantes relacionados ao tema Internet. Nos primeiros exerccios busquei conceituar Internet e ir aprofundando aos poucos. Em

PACOTEDEEXERCCIOSPARAAGENTEADMINISTRATIVODOMINISTRIODOTURISMO

alguns momentos, como logo no incio, fiz um resumo do assunto para que possamos nivelar o conhecimento e preparar para a soluo dos testes.

ATENO: esta uma aula demonstrativa para que voc possa avaliar meu trabalho. Para esta demonstrao, selecionei 10 (dez) questes.

Ao final da aula todos os exerccios da aula esto listados, sem os comentrios e gabaritos. Voc poder, se desejar, imprimir a lista e fazer como um simulado. Primeiramente, permita-me falar sobre alguns conceitos bsicos sobre Internet. A internet uma rede de computadores de alcance mundial. Uma rede de computadores formada pela conexo de computadores, permitindo a troca de mensagens entre eles. Imagine a rede telefnica, onde podemos falar com qualquer telefone conectado a ela. A tecnologia empregada para realizar a conexo entre os telefones pode ser das mais diversas, no importa. Independente da tecnologia utilizada pelo telefone ou da operadora que o controla, possvel estabelecer a comunicao entre dois pontos da rede telefnica. No caso dos computadores, acontece o mesmo. Mesmo que os

computadores de uma rede sejam de fabricantes diferentes, utilizando sistemas diferentes, possvel que estejam conectados e que troquem mensagens. E olha que podem utilizar tecnologias diferentes para realizar a conexo! Na Internet, existe a conexo entre redes inteiras. Usando a mesma idia de conectar os computadores em uma rede, a internet conecta redes: uma rede de redes. O que permite que os computadores desta enorme rede conversem uns com os outros uma padronizao da forma de comunicao. Podemos

PACOTEDEEXERCCIOSPARAAGENTEADMINISTRATIVODOMINISTRIODOTURISMO

pensar nisso como uma linguagem nica para comunicao. o chamado protocolo de comunicao, que determina as regras de como realizar a comunicao. No caso da Internet, o protocolo na verdade um conjunto deles o TCP/IP (Transmition Control Protocol / Internet Protocol). Mas no pense que so apenas dois protocolos, so dezenas de protocolos que realizam as mais diversas atividades na Internet. O nome do pacote de TCP/IP (tambm chamado de pilha TCP/IP) deve-se ao fato de que, inicialmente, eram apenas estes dois protocolos. Depois, com o tempo, outros protocolos foram acrescidos, ampliando os servios prestados pela Internet. Podemos dizer que a Internet ficou mais conhecida aps o surgimento da Web (World Wide Web - WWW). A Web, por meio do protocolo HTTP (HyperText Transfer Protocol protocolo de transferncia de hipertextos), permitiu aos usurios da rede experimentar um novo tipo de texto o hipertexto onde possvel realizar uma leitura no sequencial, saltando de um texto para outro por meio de hiperlinks (ou apenas links). Alm disso, as pginas da web (que obedecem ao padro do hipertexto) permitem congregar vrios tipos de mdia (som, imagens, texto etc) em um mesmo local, facilitando a criao de documentos informativos e atrativos ao mesmo tempo. Mas nem s de navegao por meio dos hiperlinks web vive a rede mundial. Diversos protocolos foram aparecendo e integrando-se pilha TCP/IP. Utilizando estes protocolos, as pessoas foram criando aplicaes Internet. Mensagens eletrnicas (e-mail), transferncia de arquivos, transferncia de udio e vdeo, acesso remoto a computadores, so bons exemplos de servios que podemos encontrar na rede mundial. E para participar de tudo isto basta que seu computador esteja conectado rede de alguma forma. preciso que ele obtenha um nmero especial, chamado nmero IP, para que a comunicao possa ser endereada para ele e, claro, para que o computador possa informar o remetente das mensagens. Esta conexo feita por meio de uma rede de acesso, normalmente um provedor de acesso. Essa comunicao acontece via

PACOTEDEEXERCCIOSPARAAGENTEADMINISTRATIVODOMINISTRIODOTURISMO

enlaces (links) de comunicao, constitudos de diversos tipos de meios fsicos (por exemplo, os cabos coaxiais e as fibras pticas). Resumindo, a Internet um sistema global de redes de computadores interconectados. Estes computadores utilizam uma linguagem universal para comunicar-se e oferecer inmeros servios a bilhes de usurios. A Internet uma rede de redes de computadores que trabalha com protocolos padronizados de comunicao, congregando milhes de redes privadas, governamentais, acadmicas e empresariais, mesmo estando estas redes interligadas por diferentes tecnologias eletrnicas e pticas. Existe uma vasta gama de informaes e servios disponveis na grande rede, notadamente as pginas com multimdia, o correio eletrnico e a transferncia de arquivos. Feitas as devidas apresentaes, vamos aos exerccios que nos permitiro aprofundar os conhecimentos sobre Internet. Comeo por uma questo mais antiga, mas que vai abrir caminho para as demais.

Observe que no uma questo da FUNIVERSA e bem antiga. Mas para iniciar os estudos tima!

Questo 01 (FCC - 2006 - TRF - 1 REGIO) A World Wide Web, www ou simplesmente Web um a) conjunto de protocolos HTTP. b) sinnimo de Internet. c) sistema de hipertexto. d) web browser para interagir com pginas web.

PACOTEDEEXERCCIOSPARAAGENTEADMINISTRATIVODOMINISTRIODOTURISMO

GABARITO: C

Comentrios: A World Wide Web um sistema de hipertexto. Quando digitamos um endereo Internet em um navegador web (browser), estamos solicitando um recurso (geralmente um documento hipertexto) por meio do protocolo HTTP. Ento, a Web um sistema de hipertexto onde podemos saltar de um texto para outro utilizando hiperlinks. Observe as alternativas. Todas possuem relao com a Web. Letra A: item FALSO. Este item afirma que a WWW um conjunto de protocolos HTTP, o que no verdade. Na verdade, o protocolo HTTP um protocolo que permite a transferncia de documentos em formato hipertexto. Ele d suporte para as operaes da Web, mas no a prpria Web. Letra B: INCORRETO. A Web no a Internet. O sistema de documentos WWW um dos servios disponveis na Internet, mas no a prpria Internet. Letra C: Aqui est a resposta correta da questo. A World Wide Web um sistema de hipertexto. Letra D: J o item d, apesar de conter uma informao vlida, est INCORRETO. O browser (navegador) um aplicativo utilizado para interagir com pginas web, mas no o sistema Web. O navegador um programa que permite visualizar a informao contida em uma pgina da Web. A Web um sistema cliente-servidor, ou seja, existem componentes que funcionam como clientes, solicitando recursos e outros componentes que recebem tais pedidos e os processam, os servidores. Quando digitamos um endereo em um navegador Internet, estamos realizando uma solicitao, participando como cliente. O servidor, ao receber o

PACOTEDEEXERCCIOSPARAAGENTEADMINISTRATIVODOMINISTRIODOTURISMO

pedido, responde encaminhando o recurso solicitado. Esta uma tpica comunicao cliente-servidor. Uma parte da aplicao executada no servidor e outra no cliente.

Questo 02 (FUNIVERSA - 2010 - CEB) Com o advento da Internet e a popularizao do seu uso como fonte de informao para os mais diversos assuntos, surgiu o problema de localizao da informao, uma vez que existem milhes de sites distribudos em quase todos os pases do mundo. Para solucionar esse problema, foram criados os sistemas de busca, que so sites dedicados localizao e indexao da informao. Assinale a alternativa que contm apenas nomes de sites com sistema de busca de informao na Internet.

(A) Google, Ask.com, AltaVista. (B) Dot.com, CorreioWeb, UOL. (C) Bondfaro, Buscap, CataPreo. (D) Mercado Livre, Amazon, E-Bay. (E) Orkut, BlogSpot, Twitter. GABARITO: A Comentrios: O que chamamos de ferramentas de busca e pesquisa na Internet tambm conhecido como motor de busca e foi projetado para procurar informaes na World Wide Web. Os resultados da pesquisa so normalmente apresentados em uma lista de resultados e so chamados hits. A informao pode consistir de pginas web, imagens, informaes e outros tipos de arquivos. Alguns motores de busca tambm extraem dados disponveis em bases de dados ou diretrios abertos. Ao contrrio dos diretrios Web, que so mantidos por editores humanos, os motores de busca funcionam

PACOTEDEEXERCCIOSPARAAGENTEADMINISTRATIVODOMINISTRIODOTURISMO

por meio de programas de computador (algoritmicamente) ou uma mistura entre um programa de computador (um algoritmo) e a ao humana.

Os

chamados

motores

de

busca

trabalham

armazenando

informaes sobre pginas web, obtidas por meio de programas robs enviados aos sites para coletar informaes fornecidas pelos arquivos HTML do site. As pginas tambm podem ser obtidas por um sistema chamado Web crawler (tambm conhecido como spider): . um browser automatizado que segue cada link de um determinado site armazenando todas as pginas visitadas. Depois disso, o contedo de cada pgina analisado para determinar como dever ser indexado (por exemplo, as palavras-chave so extradas de ttulos, cabealhos ou campos especiais chamados meta tags). Esta montanha de dados sobre as pginas armazenada em um banco de dados e disponibilizado para uso nas pesquisas futuras. A finalidade de utilizar um ndice permitir que a informao seja encontrada o mais rpido possvel. Alguns motores de busca, como Google, armazenam todo ou parte da pgina original assim como informaes sobre as pginas web, enquanto outros, como o AltaVista, armazenam cada palavra de cada pgina encontrada. Esta pgina em cache (aquela que o Google armazenou) sempre guarda o prprio texto de busca, uma vez que o que foi indexado, e isso pode ser muito til quando o contedo da pgina atual foi atualizado e os termos de busca no so mais os que foram armazenados no incio. Veja o resultado de uma busca que fiz em meu computador. Os resultados que voc obtiver podem ser diferentes dos meus, pois o sistema Google possui mecanismos de personalizar alguns detalhes dos hbitos de pesquisas de seus usurios e eu uso alguns itens adicionais em meu navegador.

PACOTEDEEXERCCIOSPARAAGENTEADMINISTRATIVODOMINISTRIODOTURISMO

Observou o link (azul) abaixo do boto Pesquisar? a pesquisa avanada. Clicando neste link, uma pgina com vrios campos de configurao da pesquisa mostrada para o usurio.

Basta preencher os campos que desejar e clicar no boto Pesquisa Google ou, se for uma pesquisa por uma pgina especfica, clicar no boto apropriado.

PACOTEDEEXERCCIOSPARAAGENTEADMINISTRATIVODOMINISTRIODOTURISMO

Questo 03 (FUNIVERSA - 2010 - CEB) Com base no conceito de Internet e intranet, julgue os itens que se seguem. I Internet e intranet baseiam-se no uso de um mesmo conjunto de protocolos de rede. II A intranet uma rede projetada de acordo com os padres da Internet, mas para o processamento de informaes somente dentro de uma organizao. III Se um usurio desejar acessar dados da Internet e da intranet ao mesmo tempo, ele deve utilizar navegadores diferentes por questo de incompatibilidade de tecnologia.

Assinale a alternativa correta. (A) Nenhum item est certo. (B) Apenas os itens I e II esto certos. (C) Apenas os itens I e III esto certos. (D) Apenas os itens II e III esto certos. (E) Todos os itens esto certos.

GABARITO: B Comentrios: vamos analisar cada item da questo separadamente.


I Internet e intranet baseiam-se no uso de um mesmo conjunto de protocolos de rede. VERDADE! A Internet utiliza o conjunto de protocolos TCP/IP. A intranet tambm.

PACOTEDEEXERCCIOSPARAAGENTEADMINISTRATIVODOMINISTRIODOTURISMO

II A intranet uma rede projetada de acordo com os padres da Internet, mas para o processamento de informaes somente dentro de uma organizao. CERTO. A intranet uma rede de computadores privada, que trabalha com os protocolos da Internet e, portanto, capaz de oferecer os mesmos servios: navegao em documentos hipertexto e e-mail, por exemplo.

III Se um usurio desejar acessar dados da Internet e da intranet ao mesmo tempo, ele deve utilizar navegadores diferentes por questo de incompatibilidade de tecnologia. Errado! O navegador utilizado pode ser o

mesmo. As tecnologias so as mesmas!

Questo 04 (FUNIVERSA - 2010 - CEB) Em relao ao correio eletrnico, correto afirmar que (A) spams so mensagens eletrnicas no solicitadas, enviadas em massa. (B) a instalao de um software de correio eletrnico no computador imprescindvel para se enviar uma mensagem eletrnica. (C) cookie um tipo especial de mensagem eletrnica. (D) o nome do usurio deve sempre ser colocado direita do smbolo @, em um endereo de e-mail. (E) o protocolo http utilizado exclusivamente para descarregar as mensagens de um servidor de e-mail.

Gabarito: A Comentrios: (A) Os spams so mesmo mensagens eletrnicas no solicitadas, geralmente enviadas em massa. No confundir com vrus, apesar de este tipo de mensagem muitas vezes funcionar como portadora de vrus ou softwares maliciosos.

PACOTEDEEXERCCIOSPARAAGENTEADMINISTRATIVODOMINISTRIODOTURISMO

(B) Errado. No preciso instalar um programa para enviar um email. preciso possuir uma conta em um servidor de e-mail e acesso Internet. possvel, por exemplo, utilizar-se de um Webmail. Atualmente, existem duas formas principais de acessar os e-mails: via software cliente instalado no computador local ou via webmail, que so programas que funcionam diretamente no navegador internet (sem precisar instalar no computador do usurio). Os programas clientes de correio que precisam ser instalados no computador do usurio, quando corretamente configurados, acessam a conta do usurio no servidor de e-mail, permitindo o envio e recebimento de mensagens. Estes programas (por exemplo Outlook, Thunderbird, Outlook Express, Evolution Mail), quando conectados Internet, copiam as mensagens para o computador local, permitindo a gesto das mensagens eletrnicas mesmo aps o usurio desconectar-se da Internet. Neste caso podemos, por exemplo, quando conectados, copiar as mensagens para nosso computador e, em seguida, encerrar a conexo. Aps este procedimento, possvel trabalhar as mensagens sem estar conectado: ler, responder, arquivar, apagar etc. Quando desejarmos efetivar as operaes realizadas, ser preciso conectarmos novamente Internet e solicitar ao software de correio que execute as operaes. comum chamar o trabalho realizado sem a conexo Internet de off-line. Portanto, os clientes que so instalados no computador permitem o trabalho off-line. (C) Nada disso. Um cookie um pequeno texto que os sites podem enviar aos navegadores para que nas visitas posteriores o stio obtenha dados sobre a visita do usurio e possa facilitar a visita. Por exemplo, ao retornar ao site que enviou um cookie para o navegador, este reenvia os dados para o servidor dono do cookie que poder identificar o usurio e suas preferncias de navegao. A transmisso de cookies, por padro, invisvel ao usurio. Mas voc pode configurar seu navegador para lhe alertar sobre a presena de cookies, ver os cookies armazenados e at elimin-los. Mitos sobre cookies:

PACOTEDEEXERCCIOSPARAAGENTEADMINISTRATIVODOMINISTRIODOTURISMO

Um cookie pode descobrir email ou informaes pessoais. Falso. Um cookie s tem (ou uma referncia a) informaes que j foram fornecidas ou podem ser obtidas diretamente pelos sites.

Cookies podem transmitir vrus ou spyware. Falso. Um cookie no contm cdigo, um texto.

(D) o nome do usurio deve sempre ser colocado direita do smbolo @, em um endereo de e-mail. ERRADO. A forma correta <nome de usurio>@<domnio servidor de email>. (E) Item Falso. A World Wide Web (tambm chamado de sistema WWW ou simplesmente de Web) um sistema que usa o protocolo HTTP (HyperText Transfer Protocol) para comunicao. Este protocolo http permite a transferncia de arquivos hipertexto, criados via linguagem HTML (HyperText Markup Language). O hipertexto em conjunto com o Hyperlink, permite a navegao entre as diversas pginas da WWW contendo textos, imagens, sons e outros recursos. A facilidade de saltar de um documento para outro por meio do Hyperlink, aliada hipermdia presente nestes documentos, talvez seja uma das chaves para o sucesso da WWW.

Questo 05 (FUNIVERSA - 2010 - CEB) O correio eletrnico, ou e-mail, uma ferramenta que possibilita o recebimento e envio de mensagens entre pessoas fisicamente distantes, que se comunicam pela Internet. Assinale a alternativa que apresenta apenas nomes de programas de computador usados para recebimento e envio de emails. (A) Firefox, Internet Explorer, Picasa. (B) Microsoft Word, Messenger, Netscape. (C) Outlook, Thunderbird, Eudora. (D) Orkut, Twitter, BlogSpot.

PACOTEDEEXERCCIOSPARAAGENTEADMINISTRATIVODOMINISTRIODOTURISMO

(E) Nero, Photoshop, AutoCAD.

GABARITO: C Comentrios: (A) Firefox e Interne Explorer so navegadores WEB. Podem at possibilitar o acesso a um webmail, mas no so programas para envio de mensagens. J o Picasa, um programa para gerenciar fotos, imagens, vdeos. (B) Word = processador de textos. Messenger = mensagens instantneas. Netscape = navegador web. (C) todos so programas clientes de e-mail.

(D) Orkut = comunidade virtual; Twitter = microblog; BlogSpot = blog. Blog um dirio online. (E) Nero = programa para gravar CDs e DVDs; Photoshop = editor de fotos / imagens; AutoCAD = programa para arquitetura e engenharia.

Questo 06 (FUNIVERSA - 2010 - CEB) O aplicativo Internet Explorer instalado juntamente com o Windows XP. A ltima verso do aplicativo lanada em 2009 foi a do Windows Internet Explorer 8. A funo principal desse aplicativo (A) criar e editar textos prprios para uso na Internet. (B) proporcionar conversas (chat) via Internet. (C) acessar e apresentar pginas e sites da Internet. (D) gravar e restaurar backups. (E) editar imagens, textos e vdeos para publicao na Internet.

PACOTEDEEXERCCIOSPARAAGENTEADMINISTRATIVODOMINISTRIODOTURISMO

GABARITO: C Comentrios: O Internet Explorer um Navegador Web. Este tipo de programa permite navegar na world wide web (www). Ele consegue comunicar-se com os servidores web e apresentar pginas HTML para os usurios.

Questo 07 (FUNIVERSA - 2010 - CEB) O Internet Explorer um aplicativo desenvolvido pela Microsoft Corporation que possibilita o acesso a sites e pginas de hipertexto da Internet. Assinale a alternativa que apresenta o nome de um software que tem a mesma finalidade do Internet Explorer. (A) Photoshop (B) Chrome (C) Google Earth (D) MSN Messenger (E) Acrobat Reader

GABARITO: D Comentrios: O Chrome, fabricado pelo Google, um navegador web.

Questo 08 (FUNIVERSA - 2010 - CEB) Acerca da utilizao do Internet Explorer instalado em um computador com sistema operacional Windows XP, assinale a alternativa correta.

PACOTEDEEXERCCIOSPARAAGENTEADMINISTRATIVODOMINISTRIODOTURISMO

(A) Ao se clicar o cone

, aberta uma janela para permitir a configurao

das opes de segurana. (B) possvel salvar a pgina web localmente no disco rgido para poder consultar quando o acesso Internet no estiver disponvel. (C) Ao se clicar o cone pasta de favoritos. (D) Ao se clicar o cone , o navegador exibir a pgina web armazenada , a pgina atualmente exibida ser armazenada na

por ltimo na pasta de favoritos. (E) Atualmente, o Internet Explorer o nico navegador web disponvel para microcomputadores.

GABARITO: B Comentrios: A nica correta a letra B. No menu arquivo do IE podemos encontrar a opo Salvar Como, que permite gravar a pgina atual em formato que poder ser aberto no navegador posteriormente, mesmo quando o acesso Internet no estiver disponvel.

Questo 09 (FUNIVERSA - 2010 - CEB) Assinale a alternativa que apresenta um endereo de acesso Internet (URL) seguro. (A) http://www.homebanking.com.br (B) tls://prouni.mec.gov.br (C) https://prouni.mec.gov.br (D) ftp://www.mec.gov.br (E) ssl://www.homebanking.com.br

PACOTEDEEXERCCIOSPARAAGENTEADMINISTRATIVODOMINISTRIODOTURISMO

GABARITO: C Comentrios: O HTTPS (HyperText Transfer Protocol Secure) uma variao do protocolo HTTP que utiliza mecanismos de segurana. Ele permite que os dados sejam transmitidos atravs de uma conexo criptografada e que se verifique a autenticidade do servidor e do cliente. Geralmente o HTTPS utilizado para evitar que a informao transmitida entre o cliente e o servidor seja visualizada por terceiros. O endereo dos recursos na Internet que esto sob o protocolo HTTPS inicia-se por 'https://'. Um bom exemplo o uso do HTTPS em sites de compras online. Na questo em anlise, a nica opo que iniciar por HTTPS:// a letra C.

Para fechar, vamos a uma questo da FCC.


Questo 10 (FCC - 2008 - TCE-AL - Analista de Sistemas) O URL acessado para verificar e fazer o registro de um domnio para a internet no Brasil a) http://www.registro.com.br/ b) http://www.registro.cgi.br/ c) http://registro.br d) http://cgi.org.br/ GABARITO: C

Comentrios: Um nome de domnio um rtulo de identificao para um computador, recurso ou servio conectado Internet ou a uma rede privada. Existe um sistema de nomes de domnio (DNS Domain

PACOTEDEEXERCCIOSPARAAGENTEADMINISTRATIVODOMINISTRIODOTURISMO

Name System) que determina as regras para a criao de nomes de domnio vlidos na Internet, bem como quem administra tais domnios.
O mais importante aqui que os nomes de domnios so associados a cada computador da rede por meio de um nmero, chamado nmero IP (Internet Protocol). A chave da questo que voc pode conversar com um computador por meio do nmero IP, mas bem mais fcil memorizar um nome, no ? Como na telefonia. Cada telefone do mundo possui um nmero (cada computador na Internet possui um nmero IP), mas preferimos anotar esse nmero em uma agenda, formando uma tabela que associa o nome com o nmero (o mesmo acontece na Internet). A grande diferena (aparente) que ns armazenamos os nmeros que nos interessam em nossa agenda, enquanto na Internet estas tabelas esto armazenadas em computadores especiais, os servidores do sistema de nomes de domnio. Observe o exemplo a seguir.

Categoriaounvelgenrico. Ajuda a classificar o domnio

raiz

pontodosconcursos

.co

.br

NomedoHost (computador,recurso).

pas

Uma vez que o Sistema de Nomes de Domnio (DNS) armazena os nomes de forma hierrquica e distribuda, existem vrios computadores que armazenam partes da tabela mundial e, quando precisam, uns perguntam aos outros. dessa forma que podemos digitar um nome no campo de endereo do nosso navegador e ele responde com um site da Internet. O sistema DNS responsvel por converter o nome em um nmero. Hoje existem 13 servidores DNS principais (chamados de servidores raiz) espalhados no mundo e sem eles a Internet no funcionaria. Destes 13, dez

PACOTEDEEXERCCIOSPARAAGENTEADMINISTRATIVODOMINISTRIODOTURISMO

esto localizados nos EUA, um na sia e dois na Europa. Para aumentar a quantidade de servidores disponveis, uma vez que os clientes consultam a base para recuperar o endereo IP de um recurso, foram criadas, desde 2003, vrias rplicas e espalhadas pelo mundo, inclusive o Brasil. Aqui, o responsvel pelo gerenciamento dos domnios brasileiros, o registro.br. Para acessar um determinado recurso de um domnio, devemos especificar qual o protocolo utilizaremos e o recurso desejado. possvel, para alguns casos e configuraes de servidores, no especificar o recurso desejado quando este o recurso padro daquele domnio, para aquele protocolo. A este endereamento completo, com protocolo, nome de domnio e recurso, chamamos de URL. A forma de apresentao de um URL :

<protocolo>://<nome do domnio>/<localizao no domnio>/<recurso>


onde: <protocolo> o protocolo utilizado para acessar o recurso <nome do domnio> o nome do servidor que fornece o servio <localizao no domnio> o local onde o recurso desejado est armazenado no servidor (em geral uma pasta no servidor). <recurso> o recurso propriamente dito (arquivo, por exemplo) Veja o exemplo a seguir: recurso protocolo NomedoDomnio

http://www.pontodosconcursos.com.br/index.asp.

servidor

finalidade

pas

PACOTEDEEXERCCIOSPARAAGENTEADMINISTRATIVODOMINISTRIODOTURISMO

A primeira parte do endereo http:// - indica o protocolo em uso, no caso o HTTP. A segunda parte, www.pontodosconcursos.com.br, identifica o nome do domnio (nome do servidor) ou o endereo Internet onde a informao est localizada. A ltima parte, index.asp, o caminho, no servidor, do recurso solicitado. Lembre-se de que esta ltima parte pode ser omitida, existindo um recurso padro disponibilizado pelo servidor neste caso.
Voltando questo em anlise: O URL acessado para verificar e fazer o registro de um domnio para a internet no Brasil a) http://www.registro.com.br/ b) http://www.registro.cgi.br/ c) http://registro.br d) http://cgi.org.br/

GABARITO: C. O URL acessado para verificar e fazer o registro de um domnio para a internet no Brasil http://registro.br.

PACOTEDEEXERCCIOSPARAAGENTEADMINISTRATIVODOMINISTRIODOTURISMO

LISTA DE QUESTES COMENTADAS NESTA AULA.


Questo 01 (FCC - 2006 - TRF - 1 REGIO) A World Wide Web, www ou simplesmente Web um a) conjunto de protocolos HTTP. b) sinnimo de Internet. c) sistema de hipertexto. d) web browser para interagir com pginas web.

Questo 02 (FUNIVERSA - 2010 - CEB) Com o advento da Internet e a popularizao do seu uso como fonte de informao para os mais diversos assuntos, surgiu o problema de localizao da informao, uma vez que existem milhes de sites distribudos em quase todos os pases do mundo. Para solucionar esse problema, foram criados os sistemas de busca, que so sites dedicados localizao e indexao da informao. Assinale a alternativa que contm apenas nomes de sites com sistema de busca de informao na Internet.

(A) Google, Ask.com, AltaVista. (B) Dot.com, CorreioWeb, UOL. (C) Bondfaro, Buscap, CataPreo. (D) Mercado Livre, Amazon, E-Bay. (E) Orkut, BlogSpot, Twitter.

Questo 03 (FUNIVERSA - 2010 - CEB) Com base no conceito de Internet e intranet, julgue os itens que se seguem. I Internet e intranet baseiam-se no uso de um mesmo conjunto de protocolos de rede. II A intranet uma rede projetada de acordo com os padres da Internet, mas para o processamento de informaes somente dentro de uma organizao. III Se um usurio desejar acessar dados da Internet e da intranet ao mesmo tempo, ele deve utilizar navegadores diferentes por questo de incompatibilidade de tecnologia.

PACOTEDEEXERCCIOSPARAAGENTEADMINISTRATIVODOMINISTRIODOTURISMO

Assinale a alternativa correta. (A) Nenhum item est certo. (B) Apenas os itens I e II esto certos. (C) Apenas os itens I e III esto certos. (D) Apenas os itens II e III esto certos. (E) Todos os itens esto certos.

Questo 04 (FUNIVERSA - 2010 - CEB) Em relao ao correio eletrnico, correto afirmar que (A) spams so mensagens eletrnicas no solicitadas, enviadas em massa. (B) a instalao de um software de correio eletrnico no computador imprescindvel para se enviar uma mensagem eletrnica. (C) cookie um tipo especial de mensagem eletrnica. (D) o nome do usurio deve sempre ser colocado direita do smbolo @, em um endereo de e-mail. (E) o protocolo http utilizado exclusivamente para descarregar as mensagens de um servidor de e-mail.

Questo 05 (FUNIVERSA - 2010 - CEB) O correio eletrnico, ou e-mail, uma ferramenta que possibilita o recebimento e envio de mensagens entre pessoas fisicamente distantes, que se comunicam pela Internet. Assinale a alternativa que apresenta apenas nomes de programas de computador usados para recebimento e envio de e-mails. (A) Firefox, Internet Explorer, Picasa. (B) Microsoft Word, Messenger, Netscape. (C) Outlook, Thunderbird, Eudora. (D) Orkut, Twitter, BlogSpot. (E) Nero, Photoshop, AutoCAD.

Questo 06 (FUNIVERSA - 2010 - CEB)

65 www.pontodosconcursos.com.br

PACOTEDEEXERCCIOSPARAAGENTEADMINISTRATIVODOMINISTRIODOTURISMO

O aplicativo Internet Explorer instalado juntamente com o Windows XP. A ltima verso do aplicativo lanada em 2009 foi a do Windows Internet Explorer 8. A funo principal desse aplicativo (A) criar e editar textos prprios para uso na Internet. (B) proporcionar conversas (chat) via Internet. (C) acessar e apresentar pginas e sites da Internet. (D) gravar e restaurar backups. (E) editar imagens, textos e vdeos para publicao na Internet.

Questo 07 (FUNIVERSA - 2010 - CEB) O Internet Explorer um aplicativo desenvolvido pela Microsoft Corporation que possibilita o acesso a sites e pginas de hipertexto da Internet. Assinale a alternativa que apresenta o nome de um software que tem a mesma finalidade do Internet Explorer. (A) Photoshop (B) Chrome (C) Google Earth (D) MSN Messenger (E) Acrobat Reader

Questo 08 (FUNIVERSA - 2010 - CEB) Acerca da utilizao do Internet Explorer instalado em um computador com sistema operacional Windows XP, assinale a alternativa correta. (A) Ao se clicar o cone opes de segurana. , aberta uma janela para permitir a configurao das

(B) possvel salvar a pgina web localmente no disco rgido para poder consultar quando o acesso Internet no estiver disponvel. (C) Ao se clicar o cone de favoritos. , a pgina atualmente exibida ser armazenada na pasta

(D) Ao se clicar o cone , o navegador exibir a pgina web armazenada por ltimo na pasta de favoritos.

66 www.pontodosconcursos.com.br

PACOTEDEEXERCCIOSPARAAGENTEADMINISTRATIVODOMINISTRIODOTURISMO

(E) Atualmente, o Internet Explorer o nico navegador web disponvel para microcomputadores.

Questo 09 (FUNIVERSA - 2010 - CEB) Assinale a alternativa que apresenta um endereo de acesso Internet (URL) seguro. (A) http://www.homebanking.com.br (B) tls://prouni.mec.gov.br (C) https://prouni.mec.gov.br (D) ftp://www.mec.gov.br (E) ssl://www.homebanking.com.br

Questo 10 (FCC - 2008 - TCE-AL - Analista de Sistemas) O URL acessado para verificar e fazer o registro de um domnio para a internet no Brasil a) http://www.registro.com.br/ b) http://www.registro.cgi.br/ c) http://registro.br d) http://cgi.org.br/

67 www.pontodosconcursos.com.br

Вам также может понравиться