Вы находитесь на странице: 1из 10

PONTUAO

(Celso Cunha )

I - Introduo: sinais pausais e sinais meldicos


A lngua escrita no dispe dos inumerveis recursos rtmicos e meldicos da lngua falada. Para suprir esta carncia, ou melhor, para reconstituir aproximadamente o movimento vivo da elocuo oral, serve-se da PONTUAO. Os sinais de pontuao podem ser classificados em dois grupos: O primeiro grupo compreende os sinais que, fundamentalmente, se destinam a marcar as PAUSAS: a) a VRGULA (,) b) o PONTO (.) c) o PONTO-E-VRGULA (;) O segundo grupo abarca os sinais cuja funo essencial marcar a MELODIA, a ENTONAO: a) os DOIS PONTOS (:) b) o PONTO DE INTERROGAO (?) c) o PONTO DE EXCLAMAO (!) d) as RETICNCIAS (...) e) as ASPAS (" ") f) os PARNTESES ( ( ) ) g) os COLCHETES ( [ ] ) h) o TRAVESSO (--)

II - Sinais que marcam sobretudo a pausa


1. a VRGULA (,) A VRGULA marca uma pausa de pequena durao. Emprega-se no s para separar elementos de uma orao, mas tambm oraes de um s perodo.

1.1. Emprego da vrgula no interior da orao No INTERIOR DA ORAO a vrgula serve 1) Para separar elementos que exercem a mesma funo sinttica (sujeito composto, complementos, adjuntos), quando no vm unidos pelas conjunes e, ou e nem. Exemplos:

As nuvens, as folhas, os ventos no so deste mundo. (A. MAYER) Ela tem sua claridade, seus caminhos, suas escadas, seus andaimes.(C. MEIRELES)
2) Para separar elementos que exercem funes sintticas diversas, geralmente com a finalidade de real-los. Em particular, a VRGULA usada: a) para isolar o aposto, ou qualquer elemento de valor meramente explicativo: Ele, o pai, um mgico. ( ADONIAS FILHO) b) para isolar o vocativo: Moo, sertanejo no se doma no brejo. (J. A. DE ALMEIDA)

c) para isolar o adjunto adverbial antecipado: Depois de algumas horas de sono, voltei ao colgio. (R. POMPIA) d) para isolar os elementos pleonstico ou repetidos: Ficou branquinha, branquinha. Com os desgostos humanos. (O. BILAC) 3) Emprega-se ainda a vrgula no interior da orao: a) para separar, na datao de um escrito, o nome do lugar: Tefilo Otoni, 10 de maio de 1917. b) para indicar a supresso de uma palavra (geralmente o verbo) ou de um grupo de palavras: Veio a velhice; com ela, a aposentadoria. (H. SALES)

1.2. Emprego da vrgula entre oraes ENTRE ORAES, emprega-se a vrgula: 1) Para separar as oraes coordenadas assindticas: Levantava-me, passeava, tamborilava nos vidros das janelas, assobiava. (M. DE ASSIS) 2) Para separar as oraes coordenadas sindticas, salvo as introduzidas pela conjuno e: Cessaram as buzinas, mas prosseguia o alarido nas ruas. (A. M. MACHADO) Observao: 1) Separam-se por VRGULA as oraes coordenadas unidas pela conjuno e, quando tm sujeito diferente. Exemplo: O silncio comeu o eco, e a escurido abraou o silncio. (G. FIGUEIREDO) Costuma-se tambm separar por VRGULA as oraes introduzidas por essa conjuno quando ela vem reiterada: Trabalha, e teima, e lima, e sofre, e sua! (O. BILAC) 2) Das CONJUNES ADVERSATIVAS, mas emprega-se sempre no comeo da orao; porm, todavia, contudo, entretanto e no entanto, podem vir ora no incio da orao, ora aps um dos seus termos. No primeiro caso, pe-se uma VRGULA antes da conjuno; no segundo, vem ela isolada por vrgulas. Compare-se este perodo de Machado de Assis:

-- V aonde quiser, mas fique morando conosco.


aos seguintes:

-- V aonde quiser, porm fique morando conosco.. -- V aonde quiser, fique, porm, morando conosco.
Em virtude da acentuada pausa que existe entre as oraes acima, podem ser elas separadas, na escrita, por PONTO-EVRGULA. Ao ltimo perodo mesmo a pontuao que melhor lhe convm: -- V aonde quiser; fique, porm, morando conosco. 3 ) Quando conjuno conclusiva, pois vem sempre posposto a um termo da orao a que pertence e, portanto, isolado por vrgulas: No pacteia com a ordem; , pois, uma rebelde. (J. RIBEIRO) As demais conjunes conclusivas (logo, portanto, por conseguinte, etc.) podem encabear a orao ou pospor-se a um dos seus termos. semelhana das adversativas, escrevem-se, conforme o caso, com uma vrgula anteposta, ou entre vrgulas. 3) Para isolar as oraes intercaladas: -- Se o alienista tem razo, disse eu comigo, no haver muito que lastimar o Quincas Borba. (M. DE ASSIS)

4) Para isolar as oraes subordinadas adjetivas explicativas: Pastor, que sobes o monte, Que queres galgando-o assim? (O. MARIANO) 5) Para separar as oraes subordinadas adverbiais, principalmente quando antepostas principal: Quando tio Severino voltou da fazenda, trouxe para Luciana um periquito. (G. RAMOS) 6) Para separar as oraes reduzidas de gerndio, de particpio e de infinitivo, quando equivalentes a oraes adverbiais: No obtendo resultado, indignou-se. (G. RAMOS) Acocorado a um canto, contemplava-nos impassvel. (E. DA CUNHA) Ao falar, j sabia da resposta. (J.AMADO) Observaes: 1) Toda orao ou todo termo de orao de valor meramente explicativo pronunciam-se entre pausas; por isso, so isolados por vrgula, na escrita; 2) Os termos essenciais e integrantes da orao ligam-se uns com os outros sem pausa; no podem, assim, ser separados por vrgula. Esta a razo por que no admissvel o uso da vrgula entre uma orao subordinada substantiva e a sua principal; 3) H uns poucos casos em que o emprego da vrgula no corresponde a uma pausa real na fala; o que se observa, por exemplo, em respostas rpidas do tipo: Sim, senhor. No, senhor.

2. O PONTO (.) 1. O PONTO assinala a pausa mxima da voz depois de um grupo fnico de final descendente. Emprega-se, pois, fundamentalmente, para indicar o trmino de uma orao declarativa, seja ela absoluta, seja a derradeira de um perodo composto:

Nada pode contra o poeta. Nada pode contra esse incorrigvel que to bem vive e se arranja em meio aos destroos do palcio imaginrio que lhe caiu em cima. (A. M. MACHADO)
2. Quando os perodos (simples ou compostos) se encadeiam pelos pensamentos que expressam, sucedem-se uns aos outros na mesma linha. Diz-se, neste caso, que esto separados por um PONTO SIMPLES. Observao O PONTO tem sido utilizado pelos escritores modernos onde os antigos poriam PONTO-E-VRGULA ou mesmo VRGULA.

A msica toca uma valsa lenta. O desnimo aumenta. Os minutos passam. A orquestra se cala. O vento est mais forte. (E. VERSSIMO).
3. Quando se passa de um grupo a outro grupo de idias, costuma-se marcar a transposio com um maior repouso da voz, o que, na escrita, se representa pelo PONTO-PARGRAFO. Deixa-se, ento, em branco o resto da linha em que termina um dado grupo ideolgico, e inicia-se o seguinte na linha abaixo, com o recuo de algumas letras. Assim:

L embaixo era um mar que crescia. Comeara a chuviscar um pouco. E o carro subia mais para o alto, com destino casa de Amncio, que era a melhor da redondeza. (J. L. DO REGO)
4. Ao PONTO que encerra um enunciado escrito d-se o nome de PONTO-FINAL.

3. O PONTO-E-VRGULA (;)

1. Como o nome indica, este sinal serve de intermedirio entre o PONTO e a VRGULA, podendo aproximar-se ora mais daquele, ora mais desta, segundo os valores pausais e meldicos que representa no texto. No primeiro caso, equivale a uma espcie de PONTO reduzido; no segundo, assemelha-se a uma VRGULA alongada. 2. Esta impreciso do PONTO-E-VRGULA faz que o seu emprego dependa substancialmente de contexto. Entretanto, podemos estabelecer que, em princpio, ele usado: 1) Para separar num perodo as oraes da mesma natureza que tenham certa extenso: Todas as obras de Deus so maravilhosas; porm a maior de todas as maravilhas a existncia do mesmo Deus. (M. DE MARIC) 2) Para separar partes de um perodo, das quais uma pelo menos esteja subdividida por VRGULA: Chamo-me Incio; ele, Benedito. (M. DE ASSIS) 3) Para separar os diversos itens de enunciados enumerativos (em leis, decretos, portarias, regulamentos, etc.), como estes que iniciam o Artigo 1 da Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional:

Art. 1 A educao nacional, inspirada nos princpios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por fim: a) a compreenso dos direitos e deveres da pessoa humana, do cidado, do Estado, da famlia e dos demais grupos que compem a comunidade; b) o respeito dignidade e s liberdades fundamentais do homem; c) o fortalecimento da unidade nacional e da solidariedade internacional; d) o desenvolvimento integral da personalidade humana e a sua participao na obra do bem comum (...)
4. Valor meldico dos sinais pausais Dissemos que a VRGULA, o PONTO e o PONTO-E-VRGULA, marcam sobretudo -- e no exclusivamente -- a pausa. No correr do nosso estudo, ressaltamos at algumas das suas caractersticas meldicas. o momento de sintetiz-las: a) o PONTO corresponde sempre final descendente de um grupo fnico; b) a VRGULA assinala que a voz fica em suspenso, espera de que o perodo se complete; c) o PONTO-E-VRGULA denota em geral uma dbil inflexo suspensiva, suficiente, no entanto, para indicar que o perodo no est concludo.

III - Sinais que marcam sobretudo a melodia


1. Os DOIS PONTOS (:) Os DOIS PONTOS servem para marcar, na escrita, uma sensvel suspenso da voz na melodia de uma frase no concluda. Empregam-se, pois, para anunciar: 1) uma citao (geralmente depois de verbo ou expresso que signifique dizer, responder, perguntar e sinnimos): Eu lhe responderia: a vida iluso... (A. PEIXOTO) 2) uma enumerao explicativa: Viajo entre todas as coisas do mundo: homem, flores, animais, gua... (C. MEIRELES) 3) um esclarecimento, uma sntese ou um conseqncia do que foi enunciado: Ternura teve uma inspirao: atirar a corda, la-la. (A. M. MACHADO) No sou alegre nem sou triste: sou poeta. (C. MEIRELES) Observao:

Depois do vocativo que encabea cartas, requerimentos, ofcios, etc. costuma-se colocar DOIS-PONTOS, VRGULA, ou PONTO, havendo escritores que, no caso, dispensam qualquer pontuao. Assim: Prezado senhor: Prezado senhor. Prezado senhor, Prezado senhor Sendo o vocativo inicial emitido com entoao suspensiva, deve ser acompanhado, preferentemente, de DOIS-PONTOS ou de VRGULA, sinais denotadores daquele tipo de inflexo.

2. O PONTO DE INTERROGAO (?) 1. o sinal que se usa no fim de qualquer interrogao direta, ainda que a pergunta no exija resposta: Sabe voc de uma novidade? (A. PEIXOTO) 2. Nos casos em que a pergunta envolve dvida, costuma-se fazer seguir de RETICNCIAS o PONTO-DE-INTERROGAO: _ Ento?...que foi isso?...a comadre?... (ARTUR AZEVEDO) 3. Nas perguntas que denotam surpresa, ou naquelas que no tm endereo nem resposta, empregam-se por vezes combinados o PONTO-DE-INTERROGAO E O PONTO-DE-EXCLAMAO: Que negcio esse: cabra falando?! (C. D. DE ANDRADE) Observao: O PONTO-DE-INTERROGAO nunca se usa no fim de uma interrogao indireta, uma vez que esta termina com entoao descendente, exigindo, por isso, um PONTO. Comparem-se: -- Quem chegou? [= INTERROGAO DIRETA] -- Diga-me quem chegou. [= INTERROGAO INDIRETA]

3. O PONTO DE EXCLAMAO (!) o sinal que se pospe a qualquer enunciado de entoao exclamativa. Emprega-se, pois, normalmente: a) depois de interjeies ou de termos equivalentes, como os vocativos intensivos, as apstrofes: Oh! dias de minha infncia! (C. DE ABREU) Deus! Deus! onde ests que no respondes? (C. ALVES) b) depois de um imperativo: Corao, pra! ou refreia, ou morre! (A. DE OLIVEIRA) Observao: A interjeio oh! (escrita com h), que denota geralmente surpresa, alegria ou desejo, vem seguida de PONTO-DEEXCLAMAO. J interjeio de apelo , quando acompanhada de vocativo, no se pospe PONTO-DE-EXCLAMAO; este se coloca, no caso, depois do vocativo. Comparem-se os exemplos do item a.

4. As RETICNCIAS (...) 1. As RETICNCIAS marcam uma interrupo da frase e, conseqentemente, a suspenso da sua melodia. Empregam-se em casos muito variados. Assim: a) para indicar que o narrador ou o personagem interrompe uma idia que comeou a exprimir, e passa a consideraes acessrias: -- A tal rapariguinha... No digam que foi a Pncia que contou. Menos essa, que no quero enredos comigo! (J. DE ALENCAR)

b) para marcar suspenses provocadas por hesitao, surpresa, dvida, timidez, ou para assinalar certas inflexes de natureza emocional de quem fala: Fiador... para o senhor?! Ora!... (G. AMADO) Falaram todos. Quis falar... No pude... Baixei os olhos... e empalideci... (A. TAVARES) c) para indicar que a idia que se pretende exprimir no se completa com o trmino gramatical da frase, e que deve ser suprida com a imaginao do leitor: Agora que entendo tudo: as atitudes do pai, o recato da filha... Eu ca numa cilada... (J. MONTELLO) 2. Empregam-se tambm as RETICNCIAS para reproduzir, nos dilogos, no uma suspenso do tom da voz, mas o corte da frase de um personagem pela interferncia da fala de outro. Se a fala do personagem continua normalmente depois dessa interferncia, costuma-se preceder o seguimento de reticncias:

-- Mas no me disse que acha... -- Acho. --...Que posso aceitar uma presidncia, se me ofereceram? -- Pode; uma presidncia aceita-se. (M. DE ASSIS)
3. Usam-se ainda as RETICNCIAS antes de uma palavra ou de uma expresso que se quer realar: E teve um fim que nunca se soube... Pobrezinho... Andaria nos doze anos. Filho nico. (S. LOPES NETO)

5. As ASPAS (" ") 1. Empregam-se principalmente: a) no incio e no fim de uma citao para distingui-la do resto do contexto: O poeta espera a hora da morte e s aspira a que ela "no seja vil, manchada de medo, submisso ou clculo". (MANUEL BANDEIRA) b) para fazer sobressair termos ou expresses, geralmente no peculiares linguagem normal de quem escreve (estrangeirismos, arcasmos, neologismos, vulgarismos, etc.): Era melhor que fosse "clown". (E. VERSSIMO) c) para acentuar o valor significativo de uma palavra ou expresso: A palavra "nordeste" hoje uma palavra desfigurada pela expresso "obras do Nordeste" que quer dizer: "obras contra as secas". E quase no sugere seno as secas. (G. FREYRE) Observao: No emprego das ASPAS, cumpre atender a estes preceitos do Formulrio Ortogrfico: "Quando a pausa coincide com o final da expresso ou sentena que se acha entre ASPAS, coloca-se o competente sinal de pontuao depois delas, se encerram apenas uma parte da proposio; quando, porm, as ASPAS abrangem todo o perodo, sentena, frase ou expresso, a respectiva notao fica abrangida por elas:

"A temos a lei", dizia o Florentino. "Mas quem as h de segurar? Ningum." (R. BARBOSA.) "Msera! tivesse eu aquela enorme, aquela Claridade imortal, que toda a luz resume!" (M. DE ASSIS)

6. Os PARNTESES ( ( ) ) 1. Empregam-se os PARNTESES para intercalar num texto qualquer indicao acessria. Seja, por exemplo: a) uma explicao dada, uma reflexo, um comentrio margem do que se afirma: Os outros (ramos uma dzia) andavam tambm por essa idade, que o doce-amargo subrbio da adolescncia. (P. MENDES CAMPOS) b) uma nota emocional, expressa geralmente em forma exclamativa, ou interrogativa: Havia a escola, que era azul e tinha Um mestre mau, de assustador pigarro...

(Meu Deus! que isto? que emoo a minha Quando estas coisas to singelas narro?) (B. LOPES)
Observao: Entre as explicaes e as circunstncias acessrias que costumam ser escritas entre PARNTESES, incluem-se as referncias a data, a indicaes bibliogrficas, etc.:

"Boa noite, Maria! Eu vou-me embora." (CASTRO ALVES. Espumas Flutuantes, Bahia, 1870, p. 71)
2. Usam-se tambm os PARNTESES para isolar oraes intercaladas com verbos declarativos: Uma vez (contavam) a polcia tinha conseguido deitar a mo nele. (A. DOURADO) O que se faz mais freqentemente por meio de vrgulas ou de travesses.

7. Os COLCHETES ( [ ] ) Os COLCHETES so uma variedade de PARNTESES, mas de uso restrito. Empregam-se: a) quando numa transcrio de texto alheio, o autor intercala observaes prprias, como nesta nota de SOUSA DA SILVEIRA a um passo de CASIMIRO DE ABREU: Entenda-se, pois: "Obrigado! obrigado [pelo teu canto em que] tu respondes [ minha pergunta sobre o porvir (versos 1112) e me acenas para o futuro (versos 14 e 85), embora o que eu percebo no horizonte me parea apenas uma nuvem (verso 15)]." b) quando se deseja incluir, numa referncia bibliogrfica, indicao que no conste da obra citada, como neste exemplo: ALENCAR, Jos de. O Guarani, 2 ed. Rio de Janeiro, B. L. Garnier Editor [1864].

8. O TRAVESSO (--) Emprega-se principalmente em dois casos: a) Para indicar, nos dilogos, a mudana de interlocutor: -- Muito bom dia, meu compadre. -- Por que no apeia, compadre Vitorino? -- Estou com pressa. (J. LINS DO REGO) b) Para isolar, num contexto, palavras ou frases. Neste caso, usa-se geralmente o TRAVESSO DUPLO: Duas horas depois -- a tempestade ainda dominava a cidade e o mar -- o "Canavieiras" ia encostando no cais. (J. AMADO) Mas no raro o emprego de um s TRAVESSO para destacar, enfaticamente, a parte final de um enunciado: Um povo tanto mais elevado quanto mais se interessa pelas coisas inteis -- a filosofia e a arte. (J. AMADO) Observao: "Emprega-se o travesso, e no o hfen, para ligar palavras ou grupo de palavras que formam, pelo assim dizer, uma cadeia na frase: o trajeto Mau-Cascadura; a estrada de ferro Rio-Petrpolis; a linha area Brasil-Argentina; o percurso Barcas-Tijuca; etc." (Formulrio Ortogrfico).

OBSERVAES DE OUTRO GRAMTICO


Luiz Antonio Sacconi
preciso erradicar de vez a concepo errnea de que existe em alguns espritos de que no se usa a vrgula antes de e em hiptese nenhuma. A ttulo de mera curiosidade, eis cinco casos de emprego obrigatrio da vrgula antes de e:

a) quando o e equivale a mas, caso em que se classifica como conjuno adversativa. Exemplos: Quem cabritos vende, e cabras no tm, dalgures lhe vm. (e = mas) Juara fuma, e no traga. (e=mas) Todo poltico promete, e no cumpre. (e=mas) b) quando o e d incio a outra orao no perodo, sendo deferentes os sujeitos. Ex.: Uma mo lava a outra, e a poluio suja as duas. Os soldados ganham as batalhas, e os generais recebem o crdito. c) quando entre um sujeito e outro aparece um termo imediatamente anterior separado por vrgulas. Ex.: A casa, muito antiga, e o edifcio, modernssimo, formavam visvel contrate. d) nas frases deste tipo: D-me um ponto de apoio, e suspenderei a terra e o cu (Arquimedes) Fala pouco e bem, e ter-te-o por algum! Essa vrgula facultativa, dependendo da maior ou menor necessidade de nfase que sequeira transmitir segunda orao. e) quando se deseja pequena pausa para em seguida dar nfase ao termo imediatamente posposto ao e. Ex.: Algumas coisas precisam ser esclarecidas, e logo! Os jovens querem ser fiis, e no perdem. Os velhos querem ser infiis, e no podem. A referida pausa, nesses casos, to deseja e significativa, que os autores modernos preferem substituir a vrgula pelo ponto. Ex.: Algumas coisas precisam ser esclarecidas. E longo! Em vez de vrgula e do ponto, pode aparecer nesse caso o travesso, que sugere pausa maior que a vrgula, porm. Ex.: Um homem arrebata o primeiro beijo, suplica pelo segundo, pede o terceiro, toma o quarto, aceita o quinto e agenta todos os outros. f) antes de vice-versa. Ex.: As oraes causais no aceitam normalmente os artifcios que se empregam para as oraes explicativas, e vice-versa. g) antes do ltimo membro de uma enumerao. Ex.: O Brasil o maior produtor mundial de mamona; o Mxico produz muita prata, petrleo e mercrio, e o Chile rico em cobre. h) nos polissndetos. Ex.: A criana chorava, e berrava, e gritava, e esperneava, e fazia todo o mundo louco! i) antes das expresses E NEM, E NEM AO MENOS, E NEM SEQUER. Ex.: Ela chegou, e nem quis saber de ns.

CAIXA POSTAL
Num sobrescrito ou envelope e no cabealho das correspondncias,usa-se a vrgula aps cada elemento ou item. Ex.: Nossa Editora, Caixa Postal 1501 14 001, Ribeiro Preto, SP. Depois de caixa postal no se usa a vrgula.

OBSERVAES DO PROFESSOR No endereo, com rua e nmero da casa, a numerao no corresponde ordem, porque se pulam os nmeros, portanto, h, de fato, um aposto subentendido. Exemplo: Rua Marechal Deodoro, (casa de nmero) 155. Casa de nmero: aposto subentendido. Na numerao de apartamento, caixa postal, sala, seo o nmero corresponde a uma ordem seqencial, por isso no precisa da vrgula. Ex.: apartamento 67, caixa postal 25, seo 4, telefone 3622 9445, sala 7.

O poder da vrgula
Na Inglaterra, certa vez, um oficial foi condenado morte. Seu pedido de perdo recebeu a seguinte sentena do rei: Perdoar impossvel, mandar para a forca! Antes de a mensagem ser enviada ao verdugo, passou pelas mos da generosa rainha,d que,compadecida da sorte do oficial, tomou de uma caneta e alterando a posio da vrgula, simplesmente mudou o significado da mensagem:

Perdoar,impossvel mandar para forca!


Na antigidade, um imperador estava indignado com a populao de uma cidade, sem dvida, por motivos polticos. O governador, ento, passa-lhe um telegrama:

Devo fazer fogo ou poupar a cidade?


A resposta do monarca foi:

Fogo, no poupe a cidade!


O telegrafista, por questes humanitrias ou porque qualquer outro motivo, trocou a posio da vrgula. E a resposta ficou assim:

Fogo no, poupe a cidade!

EXERCCIOS
1. Certo/errado 1.( ) Possua lavouras, de trigo, linho, arroz e soja. 2.( ) Bem-vindo sejas aos campos dos tabajaras, senhores da aldeia. 3.( ) O aluno enlouquecido queria decorar todas as regras. 4 ( ) Ganhamos pouco; devemos portanto economizar. 5.( ) O dinheiro, ns o trazamos preso ao corpo. 6.( ) Amanh de manh o Presidente viajar para a Bsnia. 7.( ) A mocinha sorriu, piscou os olhinhos e entrou, mas no gostou do que viu. 8.( ) A noite no acabava, e a insnia a encompridou mais ainda. 9.( ) Embora estivesse agitado resolveu calmamente o problema. 10. ( ) A riqueza que flor belssima causa luto e tristeza. 11. ( ) Convinha a todos, que voc partisse. 12. ( ) Uns diziam que se matou; outros que fora para Gois. 13. ( ) No congresso, sero analisados os seguintes temas: a) maior participao da comunidade, b) descentralizao econmico-cultural, c) eleio de dirigentes comunitrios, d) cesso de lotes s fami1ias carentes. 14. ( ) Duas coisas lhe davam superioridade, o saber e o prestgio. 15. ( ) A casa no cara do cu por descuido fora construda pelo major.

2. Pontue o perodo seguinte: Irs voltars no morrers a) com sentido de que no vai morrer: R.

b) com sentido de que vai morrer: R.

3. Coloque vrgulas no perodo abaixo se for necessrio. "O diretor de Recursos Humanos da Empresa Brasileira de Correios e Telgrafos declarou que no haver demisses neste ms."

4) Seguem-se trs trechos que devem ser pontuados. Reescreva-os: a) Esta manh como eu pensasse na pessoa que ter sido mordida pela viva veio a prpria viva ter comigo achei-a na sala, com seu vestido preto de costume fi-la sentar no canap sentei-me na cadeira ao lado e esperei que falasse conselheiro disse ela que acha que faa caso ou fico viva nem uma coisa nem outra no zombe conselheiro no zombo minha senhora (Machado de Assis, Memorial de Aires) R.

b) No obstante o seu temperamento combativo e bomio Jos do Patrocnio era profundamente religioso de regresso de Paris, trouxe ele um carro a vapor que seria o av do automvel desembarcado o monstro o jornalista montou na bolia e tomba aqui tropea acol foi encrav-lo inutilizado num buraco da Tijuca j sei por que foi disse Patrocnio de repente batendo na testa porque no o batizei estava pago o miservel e penalizado qual sem religio e com estas ruas sem calamento no h progresso possvel (Humberto de Campos). R.

c) Certo dia morreu-lhe em casa uma pretinha sendo necessrio para enterr-la um atestado mdico distrado o romancista saiu e ao chegar cidade encontrou-se com o Baro de Capanema que lhe perguntou aonde ia Macedo contou-lhe o que ocorrera em casa e a sua atrapalhao para o enterro agora o pior terminou o mdico um mdico para o atestado um mdico perguntou Capanema espantado e sacudindo o brao aqui est um e riram-se os dois (Humberto de Campos) R.

Вам также может понравиться