Вы находитесь на странице: 1из 3

1-O que vem ser um sistema operacional? E um conjunto de instrues executadas pelo processador.

Sua funo e controlar o funcionamento de um computador, gerenciando a utilizao e o compartilhamento de seus diversos recursos como processador, memorias e dispositivos de entrada e sada.

Funes de um sistema operacional?

Um sistema operacional possui as seguintes funes: 1. 2. 3. 4. gerenciamento de processos; gerenciamento de memria; sistema de arquivos; entrada e sada de dados.

2- o que seria so como maquina estendida (top-down) ?


SO como mquina estendida: faz o papel de intermedirio entre o aplicativo (programa) e os componentes fsicos do computador (hardware). Fornece ao programador ou usurio uma forma mais conveniente para as operao do computador ,ou seja, decodifica a linguagem de baixo nvel facilitando o manuseio do utilizador. 3- o que seria so como gerenciador de recursos (bottom-up) ? Gerenciar os dispositivos que compem o computador, ou seja, controla quais aplicaes

(processos) podem ser executadas, quando, que recursos (memria, disco, perifricos) podem ser utilizados.
Ex.: Se dois processos querem acessar um mesmo recurso, por exemplo, uma impressora, o SO responsvel por estabelecer uma ordem para que ambos os processos possam realizar sua tarefa de utilizar a impressora. Uso do HD. Uso da memria 4-o que seria CPU bound e I/O bound ?

CPU bound: processos que fazem muito uso da CPU. Ex: jogos eletrnicos que utilizam recursos grficos em 3D de alta complexidade. I/O bound: processos que fazem pouco uso da CPU.

Ex: processos de entrada e sada como a de um usurio querendo copiar um arquivo para o pen drive.

5 O que Spooling? A tcnica de Spooling consiste em colocar jobs(programa) em um buffer, uma rea da memria ou de um disco onde um dispositivo pode acessa-la quando estiver preparada.
6- Sistemas em Batch (lote) Consistia em coletar um conjunto de Jobs (programas ) e fazer a gravao desse conjunto para uma fita magntica. 7-Sistema monoprogamaveis ?
Um nico programa na memria; Processador, memria e perifricos dedicados a um nico programa; Enquanto um programa aguarda por um evento o processador permanece ocioso.

8- Sistemas Multiprogramveis/Multitarefa ? Vrios programas compartilham os recursos; Enquanto um programa espera por uma operao de E/S outros programas podem ser processados; Apresenta maior produtividade que o modelo monoprogramvel;

9-Sistemas Operacionais Distribudos?

Apresenta-se como um sistema operacional centralizado, mas que, na realidade, tem suas funes executadas por um conjunto de mquinas independentes. 10-Sistemas Operacionais em Rede? Usurios conhecem a localizao dos recursos que esto utilizando e no tm a viso de um sistema centralizado

Вам также может понравиться