Вы находитесь на странице: 1из 9

CONSIDERAES SOBRE FILOSOFIA DA TECNOLOGIA

Palestra proferida pelo Prof.Dr. Joo Epifnio Regis Lima em 27-11-07, por ocasio da I CONFERNCIA BRASILEIRA DE COMUNICAO E TECNOLOGIAS DIGITAIS da UMESP.

Estamos diante do primado do Homo faber em relao ao Homo sapiens, como quer Bergson (1907)? Ter razo Hannah Arendt (1968) ao afirmar que os homens so condicionados pelas mquinas? Deve o homem se adaptar s mquinas ou as mquinas natureza humana? Somos ns a condio da existncia das mquinas ou elas nossa condio de existncia? Quais so as relaes possveis entre tecnologia, ideologia e poltica? perguntamos com Habermas (1963) e Marcuse (1964). Contra a tese tecnocrtica, podemos pensar em uma tcnica ou tecnologia neutra, como Aristteles? Ou representa a tcnica enredamento no Gestell heideggeriano, armao-armadilha que, paradoxalmente, parece velar e desvelar o ser a um s tempo?

Nesse ensaio, pretende-se, de modo geral, abordar a polissemia da problemtica tecnolgica por meio do estudo do conceito de tcnica e de tecnologia e do levantamento das implicaes filosficas engendradas por esses conceitos em questes de ordem poltica, econmica, social e cultural.

Concepes de tcnica como transgresso ou como instrumento de libertao parecem atravessar a histria. A antigidade clssica, por exemplo, testemunha a convivncia de uma noo de tcnica como transgresso apoiada no sacrilgio da origem divina como roubo, no mito de Prometeu com outra, Aristotlica, que concebe a neutralidade da tcnica a partir do modo artificial como a matria enformada (o que permite distinguir objetos naturais de artificiais) e que serve de instrumento para que o homem realize plenamente seu ser. Essa convivncia paradoxal est entre as questes que merecem

2 nossa ateno. o caso, igualmente, da contradio entre, de um lado, o elogio da tcnica cuja funo ornar a casa de Deus feito em tratados medievais como o Tratado sobre as diversas artes do monge Tefilo (sc. XII) e, de outro, seu carter proibitivo em prticas que representam desafio aos desgnios divinos disseco de cadveres, por exemplo, para estudo da medicina.

Do sculo XVI ao XVIII, parece ser de otimismo a postura adotada com relao tcnica. O contexto histrico de emancipao da burguesia, aliada ao advento do capitalismo e da revoluo cientfica do sculo XVII, o que culminar no Iluminismo, bem o esclarecem. So exemplos clssicos Francis Bacon (1620), que preconiza obedecer a natureza somente para poder domin-la, o prprio Descartes (1637) e, posteriormente, Diderot. O Sculo das Luzes traz, em seu seio, a cooperao entre capitalismo e tcnica na Revoluo Industrial e cria as condies para a crtica posterior a vrios de seus procedimentos, que utilizam a tcnica no apenas para o domnio da natureza, mas do prprio homem pelo homem. Assim tem lugar a crtica de Rousseau (1753) a uma tcnica que, apesar de progredir, no melhora a relao entre os homens. Destarte, o sculo XIX testemunhar o convvio entre o otimismo positivista de Auguste Comte (1848) derradeiro continuador da tradio iluminista e a crtica marxista tcnica alienante.

Dessa crtica marxista vir uma srie de trabalhos de alta relevncia questo da tcnica, principalmente no perodo ps-guerra. assim que Hannah Arendt (1968) examina as conseqncias da transio das ferramentas subordinadas ao homem s mquinas subordinadoras do homem, que Marcuse (1964) discutir a no neutralidade do carter poltico da tcnica, tecnocracia abordada por Habermas (1963) no contexto do trip ideolgico tecnicismo-cientificismo-capitalismo 1 . A essas anlises cumpre acrescentar a abordagem metafsica e existencialista da tcnica realizada por
1

Em minha dissertao de mestrado, intitulada Vozes do Silncio: cultura cientfica, ideologia e alienao no discurso sobre vivisseco (USP, 1995), tive a oportunidade de aplicar o instrumental terico de anlise de Habermas, Horkheimer e Adorno sobre cientificismo, tecnicismo e capitalismo a uma reflexo acerca de um uso especfico da tcnica, circunscrito s cincias biolgicas: a vivisseco (utilizao de animais para experimentos cientficos).

3 Heidegger (1953), abordagem que apresenta a tcnica como modo de manifestao do ser vinculado ao que ele chama de existncia inautntica, diferentemente do modo como essa manifestao se dava antes da era industrial, quando era compatvel com a existncia autntica. Essa abordagem existencialista heideggariana pe a questo sobre se conhecemos melhor o homem pelo estudo de sua tcnica ou se s podemos compreender a tcnica conhecendo o homem. A maneira como Heidegger introduz o conceito de Gestell, essncia da tcnica moderna que opera como armao-armadilha para o homem que tem suas possibilidades de escolha reduzidas quelas oferecidas pela prpria tcnica, aponta para um corolrio indisfarvel: a questo da tica. A dificuldade aqui reside em saber se, sendo o homem refm do Gestell, estar dispensado de responsabilidade tica com relao tcnica.

Mas pensar a filosofia da tecnologia requer, antes de mais nada, considerar como a tecnologia e as noes correlatas de tcnica, utenslio, instrumento etc pode constituir-se em problema filosfico. Em termos epistmicos, devemos considerar a filosofia da tecnologia como uma criteriologia de terceira ordem, sendo a tecnologia, ela mesma, uma criteriologia de segunda ordem que se relaciona com e se nutre da natureza, pertencente primeira ordem nesta hierarquia. Assim, a filosofia da tecnologia necessita de um certo afastamento das questes com as quais o tecnlogo lida diariamente em seu ofcio, apesar da necessidade de nunca perd-las de vista. So questes da esfera deste ramo da filosofia, alm das anteriormente levantadas, aquelas que indagam acerca, por exemplo, da existncia de progresso tecnolgico, da diferena entre progresso cientfico e tecnolgico, da diferena entre cincia e tecnologia, da diferena entre cincia pura, cincia aplicada e tecnologia, da diferena entre tcnica e tecnologia, dos padres de xito tecnolgico e sobre como diferem dos padres de xito cientfico ou, por exemplo, econmico, bem como acerca da relao entre engenharia e inveno ou acerca da natureza da tecnologia e de seu significado tico, social, econmico, poltico e metafsico.

H quatro abordagens fundamentais das questes conceituais relativas natureza da tecnologia. Podemos pensar em uma primeira abordagem,

4 epistemolgica, na qual se examina o status epistmico da tecnologia, que por vezes considerada modo de conhecimento autnomo. A segunda abordagem, antropolgica, estuda a tecnologia em relao natureza do homem. A terceira, sociolgica, aborda a tecnologia como caracterstica definidora do pensamento e da ao na sociedade moderna. A quarta, de carter metafsico e existencial, encontra em Heiddeger seu principal expoente.

Alm das reflexes acerca da natureza da tecnologia, ainda poderamos considerar, na esteira de Carl Mitcham e Robert Mackey (1983), aquelas concernentes ao significado tico e poltico da tecnologia ou crtica de natureza religiosa, que no estamos abordando nesse ensaio.

So representantes da abordagem epistemolgica James Feibleman, Henryk Skolimowski, I. C. Jarvie e Mario Bunge. Segundo Feibleman (1966), devemos distinguir cincia pura de cincia aplicada, bem como tecnologia de cincia aplicada. A primeira distino deve dar-se com base nos fins estabelecidos: cincia pura visa conhecimento, enquanto que cincia aplicada visa a prtica. A tecnologia, por sua vez, est relacionada aplicao concreta das teorias da cincia aplicada. Assim, tecnologia entendida como habilidade (skill). A distino entre cincia e tecnologia deve ser estendida filosofia, ou seja, filosofia da cincia difere de filosofia da tecnologia. A identificao de tecnologia com habilidades traz dificuldades. Feibleman no especifica em que medida as habilidades ligadas tecnologia diferem daquelas presentes no esporte, na guerra, nas artes ou na produo de um discurso.

Skolimowski (1968), que tambm diferencia cincia de tecnologia, aponta a eficincia como caracterstica central e objetivo de toda atividade tcnica, alm de princpio instrumental de progresso. Para ele, cada atividade tcnica tem seu prprio princpio de eficincia. Portanto seria, nesse caso, mais adequado falar em filosofia das tecnologias (no plural) e no da tecnologia (no singular), j que Skolimowski se mostra sensvel s particularidades das diferentes prticas tecnolgicas.

5 Jarvie (1967) identifica tecnologia com atividade prtica em geral e no apenas com o princpio universal de eficincia proposto por Skolimowski. Para ele, elementos histricos so fundamentais para a determinao dos caminhos a serem trilhados pela tecnologia, mas Jarvie no reduz sua abordagem ao relativismo, impondo os limites das cincias fsicas como exigncia e parmetro indispensvel para definir as possibilidades tecnolgicas. A tecnologia considerada, aqui, modo de conhecimento que difere do modo de conhecimento cientfico. Tecnologia, mais uma vez, no cincia aplicada. Jarvie critica a distino entre conhecimento terico (saber que) e conhecimento prtico (saber como, know how). Observa que todo

conhecimento, do ponto de vista antropolgico, tem carter prtico ou tecnolgico. Portanto, conhecimento tcnico um tipo de saber que e todo saber que um tipo de saber como. Critica tambm o status de inferioridade normalmente atribudo ao conhecimento prtico em relao ao terico, do qual tido como dependente por ser dele mera aplicao.

Contrariamente aos autores supracitados, Mario Bunge (1968) identifica tecnologia com cincia aplicada. Em sua viso, teorias tecnolgicas so teorias cientficas de ao. Prope dois tipos de teorias tecnolgicas: as substantivas aplicaes diretas de teorias cientficas pr-existentes e as operacionais norteadoras e regentes de sistemas complexos, como na teoria do jogo, da deciso e da avaliao. Bunge distingue tcnica de tecnologia. A tcnica, pr-cientfica, tida como convencional, mais dependente da tradio cultural e resultado de tentativa e erro. Por outro lado, a tecnologia trabalha com regras racionais baseadas em leis cientficas. So claros, porm, os limites dessa proposta, que no considera o carter convencional das teorias cientficas nem sua vinculao com os determinantes culturais, como mostraram Thomas Kuhn e Paul Feyerabend.

A abordagem antropolgica da filosofia da tecnologia tem em Lewis Mumford um de seus representantes. Segundo Mumford (1967), a importncia dada cincia e tecnologia em nossa sociedade contempornea vem de considerarmos o homem como Homo faber, o que para ele um erro. Argumenta que os animais tambm empregam tcnicas. O uso de ferramentas

6 parte do que chama de Biotcnica, entendida como equipamento para a vida. Sendo assim, qualquer animal dotado de tal equipamento. O verdadeiro diferencial humano est no desenvolvimento de linguagem e de cultura. Linguagem e cultura so geradas pelo excesso de energia psquica proveniente da hipertrofia do crebro humano ao longo da evoluo. Essa energia foi, para Mumford, condio necessria para a capacidade de usar ferramentas ao modo humano. O conceito de Biotcnica, ou seja, tecnologia orientada para a vida, central na teoria de Mumford. Essa orientao tecnolgica para a vida ter-se-ia perdido quando o trabalho e o poder passaram a ter primazia sobre a vida. Isso teria acontecido com o surgimento da monotcnica, ligada ao poder e geradora das Megamquinas. As primeiras Megamquinas, organizaes sociais mecaniformes, teriam surgido, segundo Mumford, h cinco mil anos. Seriam elas as megaorganizaes de escravos egpcios para a construo de pirmides e os exrcitos espartano e persa. Nesse contexto, a emancipao do homem dos determinantes do poder e do trabalho e a recuperao da Biotcnica e da orientao da tecnologia para a vida somente podem dar-se com a rejeio da idia de Homo faber e da monotcnica.

Um representante da abordagem sociolgica da filosofia da tcnica Jacques Ellul (1964). Em seu livro A sociedade tecnolgica, aponta a tecnologia no como elemento isolado, mas como seu componente central e como atitude global de estar no mundo. A tecnologia controla o homem, que tem a iluso de ter controle sobre ela. O problema principal para Ellul que a tecnologia apresenta um modo paradoxal de operar: resolve problemas apenas por meio da criao de novos problemas e isso no tem fim. Outras questes dizem respeito possibilidade do homem ser senhor e mestre em um mundo de meios. Ellul pergunta tambm sobre a possibilidade da emergncia de uma nova sociedade, sendo a tecnologia apenas um de seus elementos. A resposta a essas questes negativa, independentemente de qualquer tipo de esforo. Ellul ctico com relao possibilidade de uma grande mudana no homem.

Com relao s investigaoes filosficas acerca da natureza da tecnologia de carter metafsico, podemos destacar, alm do j mencionado

7 Heidegger, Friedrich Dessauer, primeiro a escrever uma obra com o ttulo

Filosofia da Tcnica, em 1927. Dessauer apresenta uma teoria derivada do idealismo kantiano, na qual, ao contrrio de Kant, defende a possibilidade de acessar a coisa-em-si no que se refere tecnologia. Dessauer refere-se ao que chama de quarto domnio de formas pr-estabelecidas. Essas formas, nmenos, semelhantes s Idias platnicas, encerram a verdade e o ser dos objetos tecnolgicos que passaro pelo processo de inveno. A inveno concebida como um processo no qual o inventor, lidando com seus propsitos, com as leis da natureza e com trabalho mental interno, tem acesso s idias que possuem uma realidade metafsica anterior ao momento em que so trazidas para o mundo fsico. A inveno, uma vez completada, revelar no objeto tecnolgico a verdade absoluta a seu respeito.

Em Heidegger (1953), como vimos, a idia de desvelamento do ser est presente na revelao da energia da natureza, estocada como Bestand. Essa revelao d-se emoldurada pela armao-armadilha da Gestell, limitadora das possibilidades de ao e de escolha dos Dasein, o que lhes confere existncia inautntica.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ARENDT, H. Condition de l'homme moderne (1968), trad. G. Fradier, d. Calmann-Lvy, 1961-1963, p. 165. BACON, La Nouvelle Atlantide So Paulo, Nova Cultural, 1999 (Coleo Os pensadores). _________. Novum Organum, (1620) So Paulo, Nova Cultural, 1999 (Coleo Os pensadores). BERGSON, H., Lvolution cratrice (1907), d. PUF, coll. "Quadrige", 1996.

BUNGE, M. Scientific laws and rules. Contemporary philosophy: a survey. Florence, La Nuova Italia Editrice, v.2, 1968. COMTE, A., Curso de Filosofia Positiva, (1848). So Paulo, N. Cultural, 1999 (Coleo Os pensadores). DESCARTES, R. Discours de la mthode (1637). So Paulo, Nova Cultural, 1999 (Coleo Os pensadores). ELLUL,J. The technological society. Trad. J. Wilkinson. New York, Knopf, 1964. FEIBLEMAN, J. K. Technology as skills. Technology and Culture , VII, N3, 1966, p. 318-328. JARVIE. I.C., Is technology unnatural? Listener, v.78, March, 1967. HABERMAS, J. A tcnica e a cincia como ideologia. Rio de Janeiro, Edies 70, [s.d.], (Coleo Biblioteca de filosofia contempornea, vol.3). ________________. O discurso filosfico da modernidade. So Paulo, Martins Fontes, 2003. ________________ . La Technique et la Science comme idologie (1963), trad. J.-R. Ladmiral, Paris, d. Denol, 1973, pp. 45- 46. HEIDEGGER, M. La question de la technique (1953), in Essais et Confrences, trad. A. Prau, Gallimard, coll. Tel, 1980. ______________ Martin Heidegger interrog par " Der Spiegel ". Rponses et questions sur l'histoire et la politique, trad. Launay, Mercure de France, 1977. MARCUSE, H., L'Homme unidimensionnel (1964), d. de Minuit, 1968, p.177.

9 MITCHMAN, C. e MACKEY, R. (org) Philosophy and Technology: readings in the Philosophical Problems of Technology. New York, Free Press, 1983. MUMFORD, L. The myth of the machine. New York, H.B. Jovanovich, 2 vols., 1967-1970. RDIGER, F. Martin Heidegger e a questo da tcnica: prospectos acerca do futuro do homem. Paran, Sulina, 2006. ROUSSEAU, Discurso sobre a origem da desigualdade entre os homens, (1753). So Paulo, Nova Cultural, 1999 (Coleo Os pensadores) __________, Discurso sobre as cincias e as artes, 1750. So Paulo, Nova Cultural, 1999 (Coleo Os pensadores). SKOLIMOWSKY, H. Technology and Philosophy. Contemporary philosophy: a survey. Florence, La Nuova Italia Editrice, v.2, 1968.

Вам также может понравиться