Вы находитесь на странице: 1из 2

Globo.

com

http://revistagloborural.globo.com/EditoraGlobo/componentes/article/...

Fossa nova Edio 233 - Mar/05


O Ministrio da Sade adverte: a falta de gua tratada e de esgoto sanitrio provocam diarria, hepatite, salmonelose e clera, doenas que resultam em cerca de 75% das internaes hospitalares. No campo, a comumente usada fossa negra contamina os lenis freticos, fazendo da gua usada pelo agricultor um veneno potente. A Embrapa Instrumentao Tecnolgica, em So Carlos, SP, desenvolveu um sistema barato e eficiente para livrar o produtor dessas doenas e ainda ajud-lo no cultivo de suas lavouras. A fossa sptica biodigestora, alm de evitar a contaminao do lenol fretico, produz um adubo orgnico lquido que pode ser utilizado em hortas e pomares. A tcnica simples. Trs caixas-d'gua conectadas entre si so enterradas para manter o isolamento trmico. A primeira delas ligada ao sistema de esgoto e recebe, uma vez por ms, 20 litros de uma mistura com 50% de gua e 50% de esterco bovino fresco. Este material, junto com as fezes humanas, fermenta. A alta temperatura e a vedao das duas primeiras caixas eliminam os patgenos. No final do processo, o lquido est sem micrbios e pode ser usado como adubo. Pelos estudos da Embrapa, esse tipo de sistema ideal para uma famlia composta por cinco pessoas que despejam 50 litros de gua e resduos por dia. Se houver mais gente, a sugesto colocar mais uma caixa de mil litros. Segundo o pesquisador Antonio Pereira de Novaes, o custo da fossa de mil reais. Para as propriedades que j esto com os lenis freticos contaminados, a Embrapa recomenda o uso de um clorador entre o cano de captao de gua do poo e o reservatrio. Isso elimina os microorganismos e garante gua potvel.

Tcnica prev a conexo de trs caixas-d'gua entre si, devidamente enterradas para preservar isolamento trmico

uma vez por ms, acrescentar mistura esterco e gua 1. mistura com 50% de gua e 50% de esterco bovino fresco 2. A gua desta caixa pode ser usada para fertirrigao... 3. ... ou liberada para o subsolo, sem risco para o lenol fretico Montagem 1. Para montar a fossa sptica biodigestora voc vai precisar de trs caixas-d'gua de mil litros cada. Como ficaro enterradas, recomenda-se o uso de caixas de fibra de vidro ou de cimento, pois esses materiais suportam altas temperaturas e duram mais. Antes de cavar os buracos no solo para colocar as caixas, voc vai precisar fur-las para inserir os tubos de PVC. Utilize uma serra copo diamantada de 100 milmetros para fazer os furos. Caso no tenha essa ferramenta, marque o furo usando o cano como modelo e, com uma broca de vdia, de um quarto de polegada, faa pequenos orifcios. Com uma talhadeira, finalize o buraco e depois o lime com uma grosa. Os tubos e conexes devem ser vedados com cola de silicone na juno com a caixa.

1 de 2

03/05/2012 22:52

Globo.com

http://revistagloborural.globo.com/EditoraGlobo/componentes/article/...

2. Cave no solo trs buracos de aproximadamente 80 centmetros cada para colocar as caixas. Conecte o sistema exclusivamente ao vaso sanitrio. No o ligue a tubos de pias, pois a gua que vem delas no patognica. Alm disso, sabo e detergente inibem o processo de biodigesto. 3. Utilize um tubo de PVC de 100 milmetros para ligar a privada primeira caixa. Para facilitar a vazo, deixe este cano com uma inclinao de 5% entre o vaso e o sitema. Para no correr o risco de sobrecarrega, no use vlvulas de descarga. Prefira caixas que liberem entre sete e dez litros de gua a cada vez que acionada. Coloque uma vlvula de reteno (a) antes da entrada da primeira caixa para colocar a mistura de gua e esterco bovino. 4. Ligue a segunda caixa primeira com um cano curva de 90 graus (b). Feche as duas tampas com borracha de vedao de 15 por 15 milmetros (c) e coloque um cano em cada uma delas que servir de chamin (d) para liberar o gs metano acumulado. No vede a terceira caixa, pois por ela que voc ir retirar o adubo lquido. Entre as trs caixas, coloque um T de inspeo para o caso de entupimento (e). 5. Caso voc no queira utilizar o adubo, faa na terceira caixa um filtro de areia para permitir a sada de gua sem excesso de matria orgnica. Coloque no fundo uma tela de nylon fina. Sobre ela, ponha uma camada de dez centmetros de pedra britada nmero trs e dez centmetros da de nmero um, nessa ordem, e mais uma tela de nylon (f). Depois, coloque uma camada de areia fina lavada. Instale um registro de esfera de 50 milmetros para permitir que essa gua v para o solo (g).

Voltar

Imprimir

Copyright 2002 - Editora Globo S.A. - Termos legais proibida a reproduo do contedo desta pgina em qualquer meio de comunicao, eletrnico ou impresso, sem autorizao escrita da Editora Globo S.A.

2 de 2

03/05/2012 22:52

Вам также может понравиться