Вы находитесь на странице: 1из 2

DOS DISSDIOS COLETIVOS

O presente trabalho ir tratar dos assuntos pertinentes ao Dissidio Coletivo, que so aqueles que envolvem pleitos de uma coletividade. Assim dado um conflito trabalhista, uma vez que tal questo seja posta em julgamento sua soluo ser imposta de modo coercitivo s partes envolvidas. Com vistas a melhor forma de esclarecer o significado ora tratado ser definindo o termo dissidio coletivo a seguir.

Dissdio coletivo consiste no procedimento de soluo de conflitos coletivos de trabalho perante a jurisdio. , portanto, um dos meios de composio dos conflitos coletivos. Disso se infere que, nos dissdios coletivos, o interesse controvertido de todo um grupo, genrica e abstratamente considerado, ou seja, o interesse, no dissdio coletivo, transindividual, e a sua soluo dever ocorrer pela via jurisdicional. Nem sempre as relaes de trabalho se desenvolvem com normalidade e harmonia; muitas vezes se produzem perturbaes, disso resultando os conflitos. Estes surgem quando uma das partes lesa o direito da outra, quando divergem na interpretao ou alcance de uma norma, ou quando crem que necessrio mudar as condies existentes. Em todas essas situaes ou noutras anlogas produz-se uma distoro nas relaes que se mantinham e isto resulta num conflito. Assim sendo, o conflito coletivo de trabalho formaliza-se mediante uma relao de litgio estabelecida entre uma coletividade homognea de trabalhadores e uma empresa ou grupo de empresas, que tem como matria ou objeto prprio a confrontao de direitos ou interesses comuns categoria profissional.

DISTINO

Cabe esclarecer em sequencia que h certas distines entre os dissdios individuais e os dissdios coletivos. O principal objeto do tema em questo (dissidio coletivo) a criao de novas condies de trabalho para a categoria. Nos dissdios individuais, o objeto a aplicao dos direitos individuais do trabalhador. Nas aes de cumprimento, o pedido a aplicao das determinaes previstas em uma norma coletiva j existente. Nos dissdios coletivos, a indeterminao dos sujeitos que so alcanados pela norma coletiva a caracterstica principal. A sentena normativa aplicada erga omnes,

ou seja, ser aplicada perante todos aqueles que pertenam ou venham a pertencer categoria profissional ou econmica. O dissidio coletivo visa interpretao de determinada norma jurdica ou a criao, modificao ou extino das condies de trabalho para a categoria. No dissidio individual as partes so pessoa fsica contra uma pessoa jurdica ou fsica. No dissidio coletivo, as partes envolvidas so indeterminadas, pois a controvrsia compreende toda a categoria profissional e econmica, no dissidio individual as partes so perfeitamente determinadas, individualizadas. Sendo assim, distingue-se o dissidio coletivo dos dissdios individuais, pois nestes, h abstratos e coletivos enquanto no seguinte os interesses so concretos e individuais postulados.

CARACTERISTICA

Uma das caractersticas da soluo dos conflitos coletivos pelo Judicirio trabalhista que se profere uma sentena de carter normativo, onde, h a criao do direito na prpria deciso, substituindo a conveno ou acordo coletivos anteriores. Do mesmo modo que os conflitos coletivos de trabalho dividem-se em conflitos de natureza econmica e natureza jurdica, tambm os dissdios coletivos, entendidos como procedimentos para soluo jurisdicional dos conflitos coletivos de trabalho, classificam-se em econmicos e jurdicos. Assim, quando o que se pretende a criao de normas e condies de trabalho, o dissdio ter carter econmico. De outra banda, quando os conflitos so fundados em normas preexistentes em torno da qual divergem as partes, quer na sua aplicao, quer na sua interpretao, estar-se- diante de dissdio de ndole jurdica.

Вам также может понравиться