Вы находитесь на странице: 1из 4

David Vitor Wendel Ivson

Num amplificador classe B existe um sinal de sada durante, apenas, meio ciclo do sinal de entrada. Isto est ilustrado na Figura 1 Observe que o sinal de entrada est acima da linha de interrupo durante um meio ciclo e abaixo da linha de interrupo, durante o meio ciclo seguinte. Durante o meio ciclo em que o sinal est abaixo da linha de interrupo, no h sinal de sada do amplificador.

O formato de onda de sada para o amplificador de classe B mostra que constitudo de uma srie de meios ciclos. Como anteriormente, os formatos da onda de sada so invertidos, isto , so defasados de 180, com o sinal de entrada. Tambm, possuem maior amplitude que o sinal de entrada.

Voc poderia perguntar se haveria alguma vantagem na operao de um amplificador em classe B, sobre a operao em classe A. Uma vantagem muito importante seu maior rendimento. Voc pode pensar dos amplificadores como se fossem gente. Se voc der para eles um pouco de tempo de folga, eles iro trabalhar de forma mais eficiente. O fato de um amplificador ser desligado durante metade do ciclo de entrada significa que

o amplificador possui um perodo de repouso. O rendimento de um amplificador de classe B muito maior que o rendimento de um amplificador de classe A. O rendimento de um amplificador uma medida de quanta potncia de sinal ele pode fornecer, em comparao com a potncia contnua necessria para operar o amplificador matematicamente. rendimento percentual = potncia do sinal de sada x 100 potncia contnua de entrada Alguns dispositivos amplificadores so muito mais eficientes do que outros. Porm, qualquer dispositivo amplificador (vlvula, transistor bipolar ou transistor FET) ser mais eficiente como amplificador classe B, em comparao com o mesmo dispositivo operado como classe A. Um amplificador classe B pode ser usado nos casos onde a distoro do sinal de sada no constitui nenhum problema. A distoro uma medida de quanto o sinal e sada difere do sinal de entrada. Um sinal altamente distorcido um sinal no qual a forma do sinal de sada no parece muito com o sinal de entrada. O sinal de sada de um amplificador no qual o sinal de sada contm, apenas, meio ciclo do sinal. Dois amplificadores classe B podem se ligados de tal forma que um amplifica apenas o meio ciclo positivo do sinal e o outro amplifica apenas o meio ciclo negativo do sinal. Estes dois amplificadores eficientes produzem uma sada no distorcida, conforme indicado na Figura 2 Os dois meios ciclos foram combinados num componente de circuito, como, por exemplo, um transformador, de modo que o sinal de sada contm ambos os meios ciclos.

A Figura 01 d o princpio de operao do amplificador classe B. A polarizao colocada no ponto de corte do componente amplificador. Nessa condio, um semiciclo do sinal completamente removido da sada.

Por ser nula a corrente na ausncia de sinal, a eficincia energtica superior dos anteriores. Entretanto, a remoo de um semiciclo na sada representa uma severa distoro e podese imaginar que no serve para udio por exemplo. Mas o problema pode ser contornado com um arranjo conforme Figura 02, chamado de push-pull: o transformador de entrada Te aplica sinais de fases opostas em cada transistor e, na sada, os semiciclos so recombinados pelo transformador Ts, voltando o sinal ao seu formato original.

Fig 01

No caso de transistores, h uma distoro adicional porque eles s conduzem acima de uma certa tenso (cerca de 0,6 V). Mas um ajuste adequado de polarizao e outros recursos permitem obter timos amplificadores de potncia para udio. A qualidade do amplificador depende tambm de outros fatores, como o uso de transformadores de baixa distoro.

Вам также может понравиться