Вы находитесь на странице: 1из 29

Centro Universitrio da Cidade

ESCOLA DE CINCIAS JURDICAS

PS-GRADUAO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL

AS AES CAUTELARES E O NOVO CDIGO DE PROCESSO CIVIL

BARBARA MAGGESSI BEBIANNO

Rio de Janeiro 2011

Centro Universitrio da Cidade

ESCOLA DE CINCIAS JURDICAS

BARBARA MAGGESSI BEBIANNO

AS AES CAUTELARES E O NOVO CDIGO DE PROCESSO CIVIL

Artigo Cientfico Apresentado ao Curso de ps-graduao em Cincias Jurdicas, do Centro Universitrio da Cidade UniverCidade para a obteno do grau de especialista em Direito Civil e Processo Civil.

Professor Orientador: Paula Calainho

Rio de Janeiro 2011

INTRODUO Longe da inteno de esgotar to amplo tema, o presente artigo pretende, modestamente, trazer baila questes prticas acerca das aes cautelares nos moldes como se apresentam atualmente e como podero ou, provavelmente, viro a ser com a entrada em vigor do Novo Cdigo de Processo Civil. Desta forma, inicia-se uma breve exposio acerca do papel do Estado no que concerne prestao jurisdicional eficiente e eficaz, garantindo, assim, a sua prpria estrutura. Passa-se, ento, a um breve histrico do processo cautelar no Brasil, seus primeiros esboos at que tomasse a configurao que hoje se conhece. Em momento posterior entra-se em uma sucinta descrio das aes cautelares inominadas, no poder geral de cautela, para, ento, adentrar-se especificamente nas aes cautelares nominadas, conforme molde hoje vigente. Na sequncia, como objeto principal do tema apresentado, encontra-se uma anlise das mudanas propostas, do novo formato do Cdigo de Processo Civil, da supresso de algumas partes hoje existentes, bem como das modificaes implementadas, surgimento de novas figuras processuais, ao menos com nomenclaturas diferenciadas do que hoje se conhece, como, por exemplo, a tutela de evidncia. Por derradeiro, faz-se uma breve comparao no que concerne s mudanas propostas e o formato atual do Cdigo de Processo Civil, analisando os pontos positivos e negativos de um e de outro.

AS AES CAUTELARES E O NOVO CDIGO DE PROCESSO CIVIL Nos dias de hoje comprova-se, por tudo o que se v e ouve, que mais apropriado conciliar do que litigar. Entretanto, nem sempre a pretenso deduzida por um indivduo acatada por outro e, desta forma, surgem os processos. Muitas vezes o ajuizamento de uma simples ao suficiente para resolver os conflitos existentes entre as partes litigantes. Outras vezes, como notrio, no suficiente que apenas se ajuze uma determinada ao, preciso que o direito esteja preliminarmente

protegido, a fim de que a ameaa iminente no se concretize ou no agrave a situao daquele que entende que seu direito tenha sido vilipendiado. Para os casos de real risco, seja de dano, de perda de documento, falecimento de pessoas, deteriorao de coisas e incontveis outras possibilidades, criou-se o instituto das aes cautelares, objeto do presente trabalho. de suma importncia, antes de entrar na seara das aes cautelares propriamente ditas, considerarmos a tutela jurisdicional do Estado como um todo, para que se exponha a razo pela qual houve a necessidade de se proteger os direitos dos jurisdicionados, antes mesmo de se decidir se o direito objeto das lides viria a ser legtimo ou no.1 Idos os tempos em que, pela fora, pelo poder, pela influncia, os indivduos melhor estruturados eram os nicos que efetivamente gozavam os seus direitos. Ressalte-se que, por incontveis vezes, por serem a parte mais forte, por um ou outro motivo, exerciam e protegiam direitos que no lhe eram legtimos. Em pocas em que a autotutela era a nica forma de defesa de direitos, muitos atropelos foram cometidos, muitas injustias assolaram os indivduos, que no possuam, desta forma, nenhum brao forte que lhes defendesse dos desmandos dos mais poderosos e dos mais fortes. Quando o Estado surgiu, na forma como hoje se conhece, e tomou para si o exerccio de dizer o direito, a jurisdio, este retirou dos seus jurisdicionados a alternativa de defenderem seus direitos com as prprias mos, ou seja, houve alguma inteno de que existisse equilbrio entre as partes litigantes e imparcialidade daquele que fosse, efetivamente, dizer o direito. Entretanto, surgiram outros impasses. Entre o instante em que o Estado dizia o direito e este efetivamente recebia a sua proteo, garantindo ao jurisdicionado o seu exerccio pleno, inmeras eram as possibilidades e mesmo as ocorrncias em que o prprio direito se esvaziava em si mesmo, pelo decurso de tempo, pela m f da outra parte, pela perda do objeto, pelo falecimento de pessoas, pela deteriorao de documentos e outros tantos bices ao exerccio do direito pleiteado, prejudicando, pois, a eficcia da atuao do Estado.

DALLARI, Dalmo De Abreu Elementos de Teoria Geral do Estado 26 Edio So Paulo: Saraiva, 2007.

Voltando rapidamente estrutura do Estado, tem-se que este se sustenta sobre trs pilares, que so o povo/populao, territrio e o governo soberano. Ora, como em uma equao matemtica, foroso que se reconhea que, se um dos pilares for abalado, no se poder mais falar em Estado. A jurisdio , de fato, uma das inmeras atribuies do Estado, constitui-se, portanto, importante fora de sustentao do governo soberano. A razo? simples: O Estado precisa poder executar suas decises com utilidade e eficincia, sob pena de ser desacreditado e voltar, desta forma, muito passos na histria. Tem de haver contraprestao estatal quando se adentra a seara da defesa dos direitos das pessoas como um todo. Do contrrio, volta-se autotutela, destacando que no foi a mesma extinta do ordenamento jurdico, mas absolutamente restrita aos casos previstos na legislao vigente. Evoluo Histrica do Direito Processual Cautelar no Brasil Apresentando um sucinto esquema da evoluo processual no Brasil, tem-se que em 1850 houve a primeira sistematizao das aes cautelares com o advento do Regulamento n 737, que disciplinou o processo comercial e tratou, em seu ttulo VII, dos processos preparatrios, preventivos e incidentes. J no ano de 1869, o Baro de Ramalho, em sua obra Praxe Brasileira, tratava do depsito de animal, como preliminar da ao redibitria, da consignao ou depsito do preo como preliminar da ao de retrovenda, do sequestro e do arresto ou embargo. Sete anos depois, o Conselheiro Antnio Joaquim Ribas, elaborou a Consolidao das Leis do Processo Civil, distinguindo nos artigos 883 e seguintes, as aes preparatrias ou incidentais. Em 1880, com o Decreto n 763, de 19.9.1880, o Regulamento n 737 passou a reger tambm o processo civil. Muito depois, em 1939, tendo em conta a ocorrncia da unificao do processo em nvel nacional, o Diploma Processual deste ano passou, ento, a disciplinar as medidas de cunho preparatrio, preventivo e incidental.

Em 1973, em outro largo lapso temporal, entrou em vigor o Cdigo de Processo Civil, ainda em vigor, tendo como caracterstica o estabelecimento de procedimentos cautelares tpicos e atpicos e, ainda, a possibilidade de requerimento de medidas cautelares insertas no prprio contedo de outras demandas, como mais uma tentativa de garantir a efetividade da prestao jurisdicional.2 Hoje, trinta e oito anos depois da entrada em vigor do atual Cdigo Processual Civil, o Brasil sem encontra s portas da entrada em vigor do Novo Cdigo de Processo Civil, objeto do presente trabalho, na esfera das cautelares, cuja exposio de motivos se mostra assaz inclinada a solver os problemas da morosidade, excesso de recursos e outros bices satisfatria tutela jurisdicional estatal, que sero igualmente discutidos. No se olvide, entretanto, que h muitos obstculos a serem superados pela frente, at que se possa falar em efetividade razovel da prestao jurisdicional. No se pode declarar de forma leviana que o nico problema enfrentado pelo pas so as leis. Em verdade trata-se de um conjunto de fatores impeditivos da boa prestao jurisdicional. Fatores estes que se iniciam no somente pelo contedo das leis, mas pelo comprometimento dos serventurios da justia como um todo, pelos rgos julgadores, pelo excesso de formalidades, pela dificuldade no acesso ao Poder Judicirio. Tais problemas merecem ateno, sob pena de se imputar somente s leis a responsabilidade jurisdicionados. A palavra cautela guarda em si um universo de significados, interessando, muitos, ao mundo do Direito. Cautela proteo, guarda, prudncia, cuidado. E o que significaria cuidado para o Direito, seno a prpria garantia do exerccio pleno dos direitos? Um processo, em sentido amplo, tem seu incio, seu desenvolvimento e sua concluso. Desafortunadamente, o que se vem noticiando so problemas que ocorrem entre o incio e o final do processo, onde, dada a demora, entre outros fatores, as partes em litgio terminam por ter, um sem nmero de vezes, sentenas de procedncia, de reconhecimento de seus direitos, sem, no entanto, poder exerc-lo. o conhecido e popular ganhar, mas no levar, seja pela
DUARTE, Marcio Falco - Ao cautelar e satisfatividade - Jus Navigandi, Teresina, ano 4, n. 36, nov. 1999. Disponvel em: <http://jus.uol.com.br/revista/texto/866>. Acessado em 8 de julho 2011.
2

pelo

comprometimento

do

efetivo

exerccio

dos

direitos

pelos

perda do objeto, seja pelo exaurimento da existncia de um das partes, seja pela perda de documentos, provas, enfim, pela gigantesca gama de fatos de possvel ocorrncia no lapso temporal da durao do processo. Tal problema no tem sido satisfatoriamente sanado, causando o que se pode rotular de descrdito em relao ao Poder Judicirio. No so poucos os jurisdicionados, em sentido amplo, que preferem aceitar, calados, os danos causados a direitos seus, a entrarem na seara judicial, terem despesas e, ao final, no terem soluo satisfatria para os problemas apresentados ao Estado. Tudo vem demorando absurdamente para obter soluo, no h efetividade na prestao jurisdicional na maioria das vezes e as pessoas desistem de seus direitos e no acreditam mais no Estado. A continuar desta forma, o Estado estar ameaado, basta uma anlise lgica dos fatos atuais. Um bom exemplo dos riscos a que a ineficincia da prestao jurisdicional pode expor os titulares de direitos a concesso de alimentos. Quem precisa dos alimentos tem pressa, porque precisa sobreviver. Se o Estado demora, em sua burocracia e engessamento atuais, a prestao perder sua razo de ser, o alimentando ter morrido de fome em menos de um ms, sem a proteo efetiva do Estado. Como este h inmeros outros exemplos em que direitos so expostos a riscos desnecessrios quando o Estado, tutor dos direitos, deveria ser o guardio precpuo dos mesmos e, por conseguinte, o principal interessado na sua proteo, mas, por uma enorme gama de motivos que sero expostos ao longo do trabalho apresentado, simplesmente deixa seus jurisdicionados merc da sorte. As aes cautelares foram criadas no intuito de garantir a efetividade de um processo futuro. So aes cuja deciso jamais transita em julgado, podendo ser modificadas conforme necessitar o caso concreto em discusso, dependem sempre de um processo principal, no

comportam a dilao probatria dos processos comuns de conhecimento e, exatamente por isso tm a provisoriedade como caracterstica intrnseca.3 Interessante, tambm, que se registre, que as cautelares podem ter natureza preparatria, quando ajuizadas antes da demanda principal, ou podem, ainda, ter natureza incidental, quando se mostrem necessrias no curso do processo principal. Outro fato no menos importante de se registrar o que concerne espcie de ao cautelar a ser intentada. H as cautelares nominadas, que so as expressamente previstas no Cdigo de Processo Civil, cujo procedimento encontra-se descrito pormenorizadamente no corpo do referido diploma legal e h, tambm, as cautelares inominadas, que tm cerne direto no poder geral de cautela do juzo, no qual, mesmo no havendo previso especfica da cautela a ser tomada, poder ser concedida medida asseguradora. A criao das aes cautelares, como hoje se conhece foi, portanto, uma tentativa do Estado de proteger a efetividade dos processos em curso e da mesma forma os futuros, de certo que, bem ajustados os procedimentos, aparando-se o que for excessivo, as aes cautelares se mostraro absolutamente em perfeita consonncia com os objetivos para os quais foram criadas. Para se ter um comparativo eficaz entre um determinado ponto atual e outro futuro, indispensvel que se apresentem ambos, a fim de que o quadro comparativo final seja o mais fiel possvel realidade dos fatos. Desta forma, passa-se a analisar como se apresentam as aes cautelares atualmente. Atualmente o processo cautelar se encontra inserido no Cdigo de Processo Civil de 1973, a partir do artigo 796.4 H apontamentos merecedores de destaque no Cdigo em vigncia. O primeiro deles a excepcionalidade da determinao de medidas cautelares pelo juiz sem que as partes sejam ouvidas. Estas s sero adotadas em casos de absoluta necessidade, dada a possibilidade de

JNIOR, Humberto Theodoro Curso de Direito Processual Civil Vol. II 40 Edio Editora Forense 2006.
4

Cdigo de Processo Civil Lei N 5.869/73.

que tais medidas se tornem mesmo um adiantamento dos efeitos da tutela, tendo quase uma natureza satisfativa. Outro ponto interessante, dizendo respeito diretamente ao poder geral de cautela, o prescrito pelo artigo 798 do Cdigo atual, onde permite que o juiz possa determinar as medidas acautelatrias que julgar necessrias, sempre que houver fundado receio de que uma das partes de um processo, antes que se d o julgamento do mesmo, possa causar leso grave ou de difcil reparao ao direito da outra parte. Por qual razo se ocuparia o legislador de permitir tal ato? Simples. Pelo j explicado risco de que a prestao final da jurisdio pelo Estado se torne intil, pela perda do objeto, pela perda de provas, ou mesmo de pessoas. Muito til que se trace algumas diferenas entre o instituto da antecipao de tutela e a tutela cautelar, confuso muito comum entre os profissionais do direito. Enquanto a tutela cautelar se destina a assegurar a efetividade da tutela satisfativa do direito material, a antecipao de tutela j contm em seu bojo a prpria satisfao do direito material.5 Uma das cautelas que se recomenda aos advogados o cuidado no endereamento da petio inicial cautelar, tendo em conta que deve a mesma ser requerida ao juiz da causa, caso esta seja incidental ou ao juzo competente para o julgamento do processo principal, cumprindo literalmente os ditames do artigo 800 do Cdigo de Processo Civil. Fator que merece igual ateno o prazo fixado em lei para a proposio da ao principal quando a ao cautelar for preparatria, porque a medida concedida perde sua eficcia aps trinta dias, sendo este o mesmo prazo para ajuizamento da ao principal. Perde-se, ainda, a eficcia da medida cautelar se a mesma no for executada dentro de trinta dias ou, tambm, se o juiz declarar extinto o processo principal, julgando, ou no, seu mrito. Ressalta-se que, independentemente da razo pela qual se d a cessao da medida cautelar concedida, a parte no poder repetir o pedido, salvo nos casos em que haja novo fundamento para a sua concesso.
MARINONI, Luiz Guilherme; ARENHART, Srgio Cruz Processo Cautelar 2 Edio So Paulo Editora Revista dos Tribunais 2010.
5

Ressalvados os casos em que o juzo acolha decadncia ou prescrio do direito arguido pela parte, o fato do indeferimento da medida cautelar requerida no influencia o julgamento do feito principal, tampouco impede o ajuizamento do mesmo. Como todo dano injustamente causado, responder o requerente da medida cautelar pelos prejuzos causados pela concesso da mesma sempre que a sentena proferida no processo principal lhe for desfavorvel, se no promover a citao do requerido dentro do prazo de cinco dias quando a medida lhe for concedida sem ouvir a outra parte, se ocorrer a cessao da eficcia da medida cautelar concedida em quaisquer dos casos elencados no artigo 808 do mesmo diploma legal ou, por derradeiro, se o juzo acolher a arguio de prescrio ou decadncia do direito do autor, destacando que a indenizao cabvel dever ser liquidada nos prprios autos da ao cautelar. Necessrio e til discutir-se acerca das aes cautelares nominadas, elencadas a partir do artigo 813 do Cdigo de Processo Civil, para melhor prover, em momento futuro, argumentos de diferenciao entre o que hoje se verifica e o que ser modificado futuramente. So quatorze as medidas cautelares nominadas atualmente no Cdigo de Processo Civil e, desta forma, passa-se ao estudo das mesmas. Arresto A primeira medida cautelar o arresto. Previsto no artigo 813 do Cdigo de Processo Civil, o arresto cabvel sempre que o devedor, sem domiclio certo, intenta ausentar-se ou alienar seus bens ou deixa de pagar obrigao no prazo estipulado ou, ainda, tendo domiclio certo, se ausenta ou tenta se ausentar de maneira furtiva, ou tenta fraudar a execuo. O rol do artigo 813, j mencionado exemplificativo, no taxativo. O arresto presta-se sempre execuo por quantia certa. Destaca-se que o arresto no se atm especificidade do objeto, tendo por escopo preservar um determinado valor patrimonial. indispensvel concesso do arresto que se proceda apresentao da prova literal da dvida, lquida e certa, ou a prova documental, ou justificao de algum dos casos de cabimento do mesmo. Ressalta-se que a sentena lquida ou ilquida, que tenha recurso pendente, que tenha condenado o devedor a pagamento em dinheiro ou mesmo de prestao que se possa

converter em dinheiro, equipara-se prova literal da dvida lquida e certa, sendo, pois, passvel de arresto. O objeto do arresto so os bens do devedor, mveis, ou imveis, desde que se encontrem inseridos no rol dos bens passveis de penhora, ou seja, onde no haja restrio mesa nos termos legais, tendo-se em vista que o mesmo ser convertido, futuramente, em penhora. Em suma, so arrestveis todos os bens penhorveis6, conforme bem explicita Humberto Theodoro Jnior. A parte legitimada a propor a ao de execuo ser a parte legitimada a propor a ao cautelar de arresto. O juzo competente para o ajuizamento do arresto ser, pois, o competente para a ao principal. O arresto se processa nos moldes das prescries dos artigos 802 e 803 do Cdigo de Processo Civil. No que concerne sua execuo, a prescrio do artigo 821, do Cdigo de Processo Civil, informa que sejam aplicadas ao arresto todas as disposies referentes penhora, ou seja, mediante a apreenso e depsito dos bens, com a lavratura do auto de arresto, empregando-se, quando necessrio, fora policial. O depsito essencial medida de arresto, pois deve-se levar em conta que a garantia da execuo futura poderia ficar frustrada, caso no houvesse pessoa responsvel pela guarda dos objetos afetados. O depositrio poder ser escolhido pelo juiz do feito, previamente, ou pelo oficial de justia encarregado do cumprimento do mandado. Destaque-se que o ru poder, igualmente, ser nomeado como depositrio, desde que o autor do feito concorde com tal nomeao. , por derradeiro, curial que o depositrio assine o auto de arresto, dando, pois, recibo dos bens que lhe foram confiados. H casos em que a medida de arresto poder ser suspensa, nos exatos termos do artigo 819 do Cdigo de Processo Civil, a saber:

JNIOR, Humberto Theodoro Curso de Direito Processual Civil Vol. II 40 Edio Editora Forense 2006.

10

I Tanto que intimado, pagar ou depositar em juzo a importncia da dvida, mais honorrios de advogado que o juiz arbitrar e custas; II Dar fiador idneo, ou prestar cauo para garantir a dvida, honorrios do advogado do requerente e custas. Desta forma, dados os casos supramencionados, perde-se, pois, o objeto da ao. Conforme prev o artigo 819, em seu inciso II, o arresto poder ser suspenso quando, ao invs de pagamento ou consignao, o ru der fiador idneo ou prestar cauo real ou fidejussria. No tocante aos efeitos do arresto, tem-se que o primeiro deles a afetao do bem apreendido futura execuo. Outro efeito assaz interessante a perda da posse direta do bem apreendido sem que, no entanto, o demandado perca a propriedade do bem e mantendo o mesmo a sua posse indireta. A disponibilidade do bem no afetada, sendo possvel a sua alienao. Entretanto, a alienao ineficaz em relao ao credor, no lhe podendo ser oponvel. Assim sendo, a alienao no desembaraa o bem apreendido em arresto, no impedindo a posterior incidncia, sobre o mesmo bem, de penhora. Extingue-se o arresto nos exatos termos do artigo 820 do Cdigo de Processo Civil, pelo pagamento, pela novao ou pela transao. So formas que liberam do pagamento da dvida, portanto, o pagamento, a novao, a remisso, a renncia e a transao, que extinguem, pois, a pretenso do direito material que seria julgada no feito principal e, desaparecendo o feito que julgar o mrito, desaparecer, tambm, o objeto da ao cautelar. Sequestro A segunda medida cautelar a ser comentada o sequestro. O sequestro medida cautelar que se destina a preservar ulterior execuo para entrega de coisa. O sequestro

11

sempre ter por objeto bem cuja propriedade se discute, tendo em conta que tal discusso, normalmente, o objeto da ao principal, especificado e determinado.7 No sequestro a coisa apreendida importa apenas o desapossamento do bem e no implica restrio de domnio, podendo o requerido praticar qualquer ato de alienao em relao a ela, que, embora vlido, ser considerado ineficaz no que diz respeito ao requerente. O requerido no pode transferir a posse do bem apreendido, porque s a detm, no como dono, mas como simples depositrio. O sequestro gera direito de preferncia, constituindo garantia real sobre a coisa, gerando direito de sequela, no qual o beneficirio pode perseguir a coisa e reivindic-la das mos de quem quer que injustamente a possua, podendo, ainda, fazer uso da solicitao de fora judicial para proceder sua recuperao. Concedido o sequestro e apreendido o bem, tal medida ter vigor at que seja satisfeito o direito tutelado. Sendo certo que no cabe a decretao do sequestro de ofcio, exige o mesmo, alm dos requisitos genricos de concesso de toda medida cautelar, o fumus boni iuris e o periculum in mora, sendo, pois, admitido em todos os casos em que houver plausibilidade de ocorrer dano de difcil ou incerta reparao ao bem objeto da lide. O sequestro poder incidir sobre bens mveis, semoventes ou imveis, quando lhes for disputada a propriedade ou a posse, havendo fundado receio de rixas ou danificaes, poder incidir sobre os frutos e rendimentos do imvel reivindicado, se o ru, depois de condenado por sentena ainda sujeita a recurso, os dissipar, dos bens do casal, nas aes de separao judicial e de anulao de casamento, se o cnjuge os estiver dilapidando e nos demais casos expressos em lei. Cauo A terceira medida a ser comentada a cauo, que existe quando o responsvel por uma prestao coloca disposio do credor um bem jurdico que, no caso de inadimplemento, possa cobrir o valor da obrigao.

CMARA, Alexandre Freitas Lies de Direito Processual Civil - Vol III 12 Edio Editora Lumen Juris 2005.

12

Toda vez que a cauo for determinada no bojo de um processo no haver necessidade de instaurar-se procedimento especfico para a sua efetivao; a cauo ser prestada de plano, por determinao judicial ou a requerimento da parte interessada, cabendo ao juiz decidir de sua idoneidade e adequao, sem que para tanto seja instaurado um procedimento autnomo. Entretanto, quando a cauo for exigida sem que haja ainda um processo em curso (cauo preparatria), dever ser instaurado um processo autnomo de cauo, cujo procedimento encontra-se previsto nos arts. 829 e seguintes do CPC. A cauo pode ser prestada pelo prprio interessado ou por terceiro. O procedimento autnomo de cauo pode ser iniciado por aquele que for obrigado a prest-la ou por aquele em cujo favor h de ser dada a garantia. O juiz julgar de plano, se no houver contestao, se a cauo oferecida ou prestada for aceita, ou se no houver necessidade de produo de outras provas. Quando for procedente o pedido, no processo iniciado por quem deve prestar a cauo, o juiz determinar que seja tomada por termo a cauo oferecida, dando-a por prestada. Procedente o pedido no processo de cauo iniciado pela pessoa em cujo favor ela h de ser prestada, o juiz fixar prazo para que o requerido a apresente, sob pena de impor a sano cominada para a falta de apresentao. Ser sempre possvel requerer o reforo da cauo quando a garantia deixar de ser suficiente, sendo desfalcada. Busca e Apreenso A quarta medida a busca e apreenso, que ocorrer sempre que o mandamento do juiz seja no sentido de que se faa mais do que quando se manda exibir a coisa para se produzir ou exercer algum direito e se no preceitua o devedor, ou possuidor da coisa, a que se apresente. A medida da busca e apreenso pode apresentar-se como simples meio de execuo de outras providncias cautelares, como sequestro, arresto, mas pode tambm ser o fim exclusivo

13

de uma ao cautelar, como se d quando na aplicao do procedimento regulado pelos artigos 839 a 843 do CPC. O requerente declinar, na petio inicial, as razes que justificam a concesso da medida e a cincia de estar a coisa ou a pessoa no lugar designado. A liminar poder ser deferida de plano ou aps justificao prvia, que se realizar em segredo de justia, se for indispensvel. Deferida a liminar, ser expedido mandado com a indicao do lugar em que a diligncia dever ser efetuada e com a descrio da pessoa ou coisa a ser apreendida. O mandado dever estar assinado pelo juiz de quem emanar a ordem, sendo o mesmo cumprido na forma do artigo 842 e, finda a diligncia, dever ser lavrado auto circunstanciado pelos oficiais de justia, que colhero as assinaturas das testemunhas. Ao Cautelar de Exibio A quinta medida cautelar a ser apreciada a ao cautelar de exibio, que consiste em trazer a pblico, submeter faculdade de ver e tocar; tirar a coisa do segredo em que se encontra, em mos do possuidor; o direito exibio tende a constituir ou assegurar a produo da prova ou, s vezes, a garantir o exerccio de um simples direito de conhecer e fiscalizar o objeto em poder de terceiro. No visa a ao de exibio a privar o demandado da posse de bem exibido, tendo-se em conta que, feito o exame, ocorre normalmente a restituio da mesma a quem a exibe. Pode ocorrer como incidente na fase probatria da ao de conhecimento, como medida cautelar preparatria e como ao autnoma ou principal de exibio. O pedido de liminar possvel no tocante exibio, mas, normalmente, aguarda-se uma sentena que condene o requerido a proceder exibio. Produo Antecipada de Prova A sexta medida prevista no atual Cdigo de Processo Civil a produo antecipada de prova, que leva em conta que h um momento oportuno para que as provas sejam produzidas. No entanto, possvel que a demora traga perigo e at mesmo comprometa a produo de

14

determinada prova, o que permitir que a sua produo seja antecipada. Poder ser requerida de forma preparatria ou mesmo incidental, quando j houver um feito em curso. A antecipao da prova oral ser determinada sempre que a parte ou testemunha tiver de ausentar-se ou quando, por motivo de idade ou de molstia grave, houver justo receio de que no momento oportuno elas no mais existam ou estejam impossibilitadas de depor. Importante e indispensvel a adoo de tal medida, at mesmo porque, inmeras so as vezes em que perde-se a produo da prova testemunhal pelo falecimento da testemunha, quando aquela era a nica testemunha hbil a comprovar as alegaes formuladas por uma das partes um determinada lide, ou pior, havendo casos em que se perde a nica prova existente em favor de quem a produziria. A antecipao de percia ser deferida quando houver fundado receio de que venha a tornar-se impossvel ou muito difcil a verificao de certos fatos na pendncia da ao, seguindo o procedimento previsto nos artigos 420 a 439, podendo as partes formular quesitos e indicar assistentes tcnicos. Na petio inicial o requerente justificar sumariamente a necessidade de antecipao, mencionando com preciso os fatos sobre os quais h de recair a prova. O ru ser citado para acompanhar a prova, devendo ser tambm citados todos aqueles que participaro do contraditrio no processo principal. E indispensvel que se proceda nos exatos termos supramencionados, pois, do contrrio, a prova antecipada no poder ser utilizada contra aqueles que participaro do contraditrio no processo principal. Desta forma, se autor ou ru pretenderem, no processo principal, fazer a denunciao da lide a um terceiro, eles devero comunic-lo ao juiz, que mandar intimar o interessado a, querendo, acompanhar a prova. No poder o ru contestar questes referentes ao objeto do litgio. Produzida adequadamente a prova, o juiz a homologar e os autos permanecero em cartrio, sendo lcito aos interessados solicitar as certides que entenderem necessrias e afins aos seus respectivos interesses.

15

Alimentos Provisionais A stima medida cautelar so os alimentos provisionais, que tm cabimento absolutamente lgico. Como o sustento da pessoa natural necessidade primria inadivel, no pode o seu atendimento ser procrastinado at a soluo definitiva da pendncia entre devedor e credor de alimentos, sob pena de comprometer mesmo a sobrevivncia do indivduo credor de alimentos e, sendo a vida o bem maior tutelado pelo Estado, todos os procedimentos que lhe sejam inerentes devem ser seguidos de pronto. Desta forma, deu-se a instituio de uma medida cautelar - os alimentos provisionais com a finalidade precpua de socorrer o necessitado na pendncia do processo principal de alimentos. Entende-se, de tal sorte, por alimentos provisionais os que a parte pede para seu sustento e para os gastos processuais, enquanto durar a demanda. Alimentos so prestaes destinadas a satisfazer as necessidades vitais daqueles que no podem prov-las por si. Interessante citar que, em muitos casos, pessoas comuns, no militantes no ramo do Direito, acreditam que pelo nome dado a este instituto, trata-se apenas de alimentos em seu sentido literal, como comida. bvio que, orientados por profissional habilitado, tero pleno entendimento de que alimentos abrangem no somente comida, como todos os outros bens e direitos inerentes sobrevivncia de um indivduo, vestimentas, educao, lazer, transporte, entre outros. Na petio inicial, que dever respeitar e cumprir os requisitos dos artigos 282 e 801, do Cdigo de Processo Civil, o requerente expor as suas necessidades e as possibilidades do alimentante. Havendo urgncia, o juiz conceder liminar, fixando os alimentos provisionais, sem audincia do requerido. Fora disto, seguir as regras de procedimento geral das aes cautelares. Esta ao dever ser processada no 1 grau de jurisdio, ainda que a causa principal encontre-se pendente de julgamento nos tribunais.

16

Arrolamento de Bens A oitava medida cautelar, arrolamento de bens, tem por finalidade deixar registrada a existncia de determinados bens, protegendo-os de extravio ou dissipao, devendo, por bvio, haver fundado temor do desaparecimento ou extravio dos bens. No se confunde a cautelar de arrolamento de bens com o arrolamento de bens que ocorre nas aes de inventrio. Apenas a ttulo ilustrativo, tal ao, na prtica, mais utilizada na separao litigiosa, podendo ser, tambm, preparatria ou incidental. A petio inicial, alm dos requisitos gerais expressos nos artigos 282 e 801 do Cdigo de Processo Civil, dever explicitar o direito do requerente aos bens e os fatos em que se funda o seu temor de extravio ou dissipao. Feito isto, o juiz designar audincia de justificao, dando ao requerente oportunidade de demonstrar que seu temor justificado. Desta forma o ru ser ouvido, se disto no resultar comprometimento finalidade da medida. Quedando-se o juiz convencido do perigo alegado pela parte requerente, este deferir o arrolamento, nomeando um depositrio, que lavrar um auto descritivo de todos os bens e das ocorrncias que tenham interesse para a sua conservao. Tendo em vista que o procedimento de arrolamento no se limita a descrever os bens, mas implica, tambm, em sua entrega a um depositrio, restringindo-se os direitos do titular, o prazo de caducidade de 30 dias haver de ser obedecido para a propositura da ao principal, sob pena de perda da eficcia da medida concedida. Justificao A nona medida cautelar, a justificao consiste em documentar, por meio da oitiva de testemunhas, a existncia de algum fato ou relao jurdica, que poder, ou no, ser utilizada em processo futuro. Embora inserida entre as aes cautelares, ela no tem natureza cautelar, mas de mera documentao, no demandando a indispensabilidade de demonstrao do fumus boni juris e do periculum in mora.

17

Dever o interessado na justificao, expor o fato ou relao jurdica que pretende ver justificada, sendo-lhe permitido juntar documentos cuja vista ser dada aos interessados. Estes sero citados para acompanhar a produo da prova testemunhal, podendo reinquirir e contraditar as testemunhas. No sendo, entretanto, possvel a citao pessoal dos interessados, porque so incertos ou porque no foram localizados, haver necessidade de interveno do MP, como fiscal da Lei, que acompanhar a oitiva das testemunhas. O julgamento se d por sentena, na qual o juiz no se pronunciar sobre o mrito da prova colhida, limitando-se a verificar se foram observadas as formalidades legais. Desta feita, quarenta e oito horas aps a deciso, os autos sero entregues ao requerente, no se admitindo defesa, nem recurso. Protestos, Notificaes e Interpelaes A dcima medida cautelar prevista, se divide, na verdade, em trs ramificaes e so: Protestos, notificaes e interpelaes, que so procedimentos nos quais o juiz se limita a comunicar a algum acerca de uma manifestao de vontade, com o fim nico de prevenir responsabilidade ou impedir que o destinatrio possa, futuramente, alegar ignorncia. Levam, em suma, a algum, o conhecimento inequvoco de determinada manifestao de vontade. Geralmente visam conservao de direitos, produzindo efeitos somente no plano do direito material (interrupo da prescrio, constituio em mora, denncia). Constituem procedimento unilateral, no contencioso, que pode ocorrer na forma judicial ou extrajudicial. A utilizao equivocada das terminologias legais (protesto, notificao, interpelao) no prejudica o seu promovente, ou a validade ou eficcia do ato, se a finalidade de comunicar foi atingida. Protesto Protesto o ato judicial de comprovao ou documentao de inteno do promovente. Por intermdio dele, o interessado externa uma reclamao, para que no seja prejudicado. Previne responsabilidade, promove a conservao e a ressalva de direitos j existentes. Dele o interessado apenas recebe cincia. O protesto produz efeito por si mesmo, sem dependncia de algum ato da parte contra quem se protesta.

18

Quando o interessado pedir que o protesto seja ouvido por todos, dever promover a publicao de editais. O protesto gera a interrupo da prescrio. Contudo, necessrio que o credor declare expressamente no protesto judicial que o seu objetivo interromper a prescrio, no bastando, pois, um protesto genrico, sem a exposio de seus fundamentos e finalidades. Notificao A notificao ato que consiste em dar conhecimento a algum que pode provocar no notificado uma atividade positiva ou negativa. Por ela assinala-se o conhecimento de qualquer inteno do requerente que se repute juridicamente relevante. A notificao poder ser condio para o exerccio de certas aes ou para que algum outro ato se torne vlido ou eficaz, segundo exigncia de lei especial. Interpelao A interpelao o ato no qual se visa exigir o cumprimento de uma obrigao. Servir ao credor para que faa ao devedor a exigncia de cumprimento da obrigao, podendo, no silncio, ficar constitudo em mora. Nas obrigaes sem prazo assinado, o devedor ser constitudo em mora pela interpelao. A cincia do devedor deve ser precisa e clara, de modo que ele saiba no somente o dia em que dever cumprir a obrigao, mas, ainda, o modo, lugar e hora, caso seja necessrio especificar estas circunstncias. O valor do dbito mencionado na interpelao, ainda que excessivo, no descaracteriza a sua finalidade, constituindo, assim mesmo, o devedor em mora. A discusso acerca do valor deve ser reservada para ao prpria. O requerente distribuir a petio inicial expondo as razes de fato e de direito pelas quais pretende o protesto, a notificao ou a interpelao, ressaltando, aqui, que no h necessidade de indicar a ao principal a ser proposta, nem de ajuizar qualquer demanda principal dentro do prazo de 30 dias. O juiz indeferir o pedido quando o requerente no demonstrar legtimo interesse e quando da medida puderem resultar dvidas e incertezas, capazes de impedir a formao de contrato ou negcio lcito.

19

O indeferimento liminar ser feito por sentena contra a qual caber apelao. Se a medida for deferida, o juiz determinar a intimao do requerido e no a sua citao, tendo em vista que no se admite defesa nesse procedimento. Feita a intimao, o juiz determinar que os autos sejam entregues ao requerente, aps o decurso do prazo de quarenta e oito horas, independentemente de translado, tendo em vista que no h sentena nestes procedimentos. Homologao do Penhor Legal A dcima primeira medida cautelar, a homologao do penhor legal, uma garantia instituda pela lei para assegurar o pagamento de determinadas dvidas, cuja natureza reclama tratamento especial. uma garantia instituda pela lei, pela qual o devedor, ou terceiro, entrega ao credor uma coisa mvel com o fim de sujeit-la, por vnculo real, ao pagamento da dvida. O Cdigo Civil reconhece o penhor legal em duas situaes que esto previstas no artigo 1.467. A primeira relacionada ao contrato de hospedagem, recaindo o penhor sobre bagagem do hspede, e a segunda concernente ao contrato de locao de prdio rstico ou urbano, quando o penhor recair sobre os bens do inquilino que estiverem guarnecendo o imvel. O credor entra na posse desses bens do devedor imediatamente, em face do risco sofrido pelo seu crdito, necessitando da homologao judicial desta garantia legal para atestar a sua regularidade. Quando o devedor resistir a entregar os bens, o credor poder pleitear o sequestro deles para entrar na sua posse efetiva, obtendo a homologao a seguir. A homologao judicial condio de existncia e eficcia da especial proteo conferida pelo penhor legal, dando ao credor pignoratcio o direito de excutir a coisa empenhada e a preferncia no pagamento a outros credores. A petio inicial dever ser instruda com a conta pormenorizada das despesas, a tabela de preos e a relao dos objetos retidos. Desta forma, o devedor ser citado para, em vinte e quatro horas, pagar ou apresentar defesa, que s poder consistir nas alegaes prescritas pelo artigo 875, do Cdigo de Processo Civil.

20

Estando o pedido suficientemente provado, o juiz poder homologar de plano o penhor legal, neste caso dispensando qualquer tipo de instruo, mas no a citao do devedor. Homologado o penhor, os autos sero entregues, aps quarenta e oito horas, ao credor, independentemente de translado. No sendo homologado, os bens sero restitudos ao ru, no se constituindo, desta forma, a garantia. Posse em Nome do Nascituro A dcima segunda medida cautelar a posse em nome do nascituro, que tem por finalidade permitir mulher provar que est grvida, garantindo, com isso, os direitos do nascituro, que o indivduo que j foi concebido, mas, no entanto, ainda no nasceu. A personalidade civil da pessoa comea do seu nascimento com vida. Contudo, a lei confere proteo ao ser biolgico j concebido, antecipando, desta maneira, a eficcia que teria se j houvesse nascido. Todavia, para que o nascituro obtenha a proteo assegurada, h a necessidade de que a mulher prove o seu estado de gravidez, para garantir ou exercer, em nome do mesmo, os direitos dos quais ainda no se pode valer, dado que ainda no nasceu. Por intermdio desta ao, separado o patrimnio que possa caber ao nascituro e entregue a quem detm o seu poder familiar para o fim de proteg-lo, assumindo o responsvel a funo de gestor de negcios do nascituro, defendendo os interesses deste com aes e providncias que entender necessrias. Para assegurar o patrimnio do nascituro, seu representante legal poder pedir habilitao no inventrio do de cujus de quem herdeiro legal ou testamentrio, ou legatrio, e a investidura nos direitos da decorrentes. Interessante que se destaque, que nesta ao s se discutir a gravidez ou no da genitora, no podendo a mesma incluir em seu bojo quaisquer questes relativas paternidade, condio de herdeiro ou legatrio, ou questo prejudicial sobre o estado pstumo, ou seja, se o patrimnio fora nulo, se ele adulterino, devendo tais argies ser objeto das aes prprias.

21

Ao de Atentado A dcima terceira cautelar, ao de atentado, tem por finalidade documentar a constatao de violao da situao ftica por uma das partes e recompor ou restabelecer a situao como era antes, ou seja, o meio de exercitar a pretenso de restituio ao estado de antes (status quo) para que a situao de fato possa aguardar a soluo do processo tal como se achava ao ajuizar-se o feito. Esta ao poder ter, ainda, por finalidade, esta de natureza material, a condenao do requerido ao ressarcimento dos danos sofridos pelo requerente. Tal disposio encontra-se no artigo 881 do Cdigo de Processo Civil Para que se configure o cabimento desta ao cautelar, indispensvel a pendncia da lide, ou processo em curso, a inovao do estado de fato anterior, a ilegalidade da inovao e a demonstrao do prejuzo decorrente desta, sendo o mesmo conseqncia de ato da parte. Desta forma, reitera-se que tal medida s cabvel incidentalmente, no sendo possvel sua interposio de forma preparatria. A ausncia de quaisquer dos requisitos supramencionados importa no descabimento da ao de atentado ou, se j ajuizada, na extino do feito sem julgamento de mrito. Protesto e Apreenso de Ttulos Por derradeiro, na dcima quarta posio das cautelares nominadas, o protesto e a apreenso de ttulos so medidas cautelares que, embora tratadas no Cdigo de Processo Civil na mesma seo, so medidas diferentes no que concerne sua natureza e tambm sua finalidade. Protesto O protesto o ato formal e solene pelo qual se prova tanto a inadimplncia, quanto o descumprimento de obrigao que se tenham originado em ttulos, bem como demais documentos comprobatrios de dvida. A sua finalidade precpua , portanto, comprovar o no-pagamento, a recusa do aceite ou sua falta ou mesmo a devoluo do ttulo. A Lei de protesto de ttulos de crdito, N 9492 de 1997, prev dois tipos de protesto, a saber: o protesto por falta de pagamento, sempre aps o vencimento do ttulo e o protesto por

22

falta de aceite ou de devoluo, caso o ttulo ainda no tenha ultrapassado a data limite de seu vencimento. O protesto no um processo, tampouco tem natureza cautelar, sendo, pois, um procedimento administrativo extrajudicial, que no est vinculado autorizao judicial e regulado em lei prpria. Desta forma, h discusso doutrinria acerca da propriedade ou no de estar o mesmo inserido entre os procedimentos cautelares. Apreenso de Ttulo A apreenso de ttulo de crdito no restitudo ou sonegado pelo emitente, sacado ou aceitante, medida relacionada com a formao e a integrao do ttulo cambial. A legislao cambial estabelece situaes em que o ttulo, para que seja aperfeioado e regularmente constitudo, deva contar com a participao do emitente, do sacado, do sacador, do aceitante, que devero restitu-lo oportunamente no prazo fixado ou at a data do vencimento. A medida que ora se apresenta tem por finalidade a apreenso do ttulo retido de maneira indevida, por aquele que deveria ter praticado algum ato cambial que contribusse para sua formao. No bojo do pedido inicial, dever o requerente fazer prova de sua posio de credor, bem como de que o ttulo se encontra em poder do demandado. Em sentido oposto ao do protesto de ttulos, a apreenso implica, necessariamente, na interveno judicial. Ressalte-se, por derradeiro, que a apreenso de ttulo no possui em seu mago nenhum carter cautelar, porque providncia satisfativa de direito material do credor, mas, embora no tenha carter cautelar, deve ser observado, quanto ao seu procedimento, o prescrito pelo artigo 812 do Cdigo de Processo Civil, quando determina que sejam aplicadas aos procedimentos cautelares especficos as disposies gerais do processo cautelar, implicando, deste modo, em que o pedido siga as disposies dos artigos 802 e 803 do mesmo diploma legal.

23

O Projeto do Novo Cdigo Com a proximidade e real possibilidade de entrada em vigor do Novo Cdigo de Processo Civil, conforme j amplamente divulgado, algumas alteraes devem ser objeto de ateno e, sendo este o objetivo principal do presente trabalho, passa-se, ento, a analisar as futuras mudanas e seus reflexos prticos no que diz respeito s aes cautelares. No projeto do Novo Cdigo, em seu artigo 283, h a denominada tutela de urgncia cautelar e satisfativa, estabelecendo, em sntese, que devero estar presentes o fumus boni iuris e o periculum in mora de maneira evidente. Alguns doutrinadores entendem que a redao do mencionado artigo merece reparos 8: afirmam que, j de incio, induz confuso entre tutela antecipatria e tutela cautelar, exigindo para a concesso de ambas as medidas, a configurao do risco de dano irreparvel ou de difcil reparao. Tal risco, sob o ponto de vista tcnico, perfaz pr-requisito para a concesso de tutela cautelar, no tutela antecipatria, que cabvel quando existe perigo na simples demora, pondo em risco o prprio direito com o provimento jurisdicional tardio. A permanecer no formato em que foi originariamente apresentado, sem maiores modificaes, o projeto, diferentemente do Cdigo ainda em vigor, no traz em seu bojo a previso das medidas cautelares nominadas, precisamente nos moldes do que , ainda hoje, o contedo do Livro III. Na verdade, h ali dispositivos que nada possuem de cautelares, sendo este o entendimento de muitos doutrinadores. Assim sendo, foram alocadas na parte de procedimentos especiais, como, alis, deveria ter sido desde o incio. O artigo 284 do Novo Cdigo descreve, claramente, o mesmo poder geral de cautela atribudo aos magistrados pelo atual Cdigo, quando informa que Em casos excepcionais ou expressamente autorizados por lei, o juiz poder conceder medidas de urgncia de ofcio. Neste ponto no houve alterao. Entretanto, no que diz respeito s medidas cautelares nominadas, houve muitas mudanas, conforme segue a anlise. Na parte geral, em seu artigo 5, h a primeira meno s medidas de urgncia.9

MARINONI, Luiz Guilherme; MITIDIERO, Daniel. O Projeto do CPC Crtica e Propostas 1 Edio editora Revista dos Tribunais 2010. Art. 5 - As partes tm direito de participar ativamente do processo, cooperando entre si e com o juiz e fornecendo-lhe subsdios para que profira decises, realize atos executivos ou determine a prtica de medidas de urgncia.
9

24

O artigo 9 traz nova meno, no que diz respeito prolao de decises sem que a outra parte seja previamente ouvida.10 Adiante, transferido para o Captulo II, a partir do artigo 271 do Projeto do Novo Cdigo de Processo Civil, encontra-se prevista a Produo Antecipada de Provas. Importante que se ressalte que tal instituto no mais se encontra elencado entre as medidas cautelares inominadas, bem como a fundamentao concernente possibilidade de que sua produo viabilize a tentativa de conciliao, previso esta inexistente no Cdigo atual. Na mesma esteira a justificativa no sentido de que a produo da referida prova possa, em tese, justificar ou mesmo evitar o ajuizamento da ao. A Justificao vem igualmente fora dos Procedimentos Cautelares, apresentando-se no Captulo III, seguindo o procedimento previsto na produo antecipada de provas. O mrito continuar no sendo apreciado, sendo apenas fiscalizado pelo julgador o cumprimento das formalidades legais previstas, sendo os autos, posteriormente, entregues ao requerente da justificao aps a finalizao da mesma. O procedimento da Exibio, previsto no Captulo IV, do Projeto, permanecer com o mesmo contedo atual, com a previso de aplicabilidade a este das regras contidas em relao aos Captulos I e II, respectivamente Disposies Gerais e Produo Antecipada de Provas. Interessante que se destaque que todas as medidas at ento apresentadas, encontramse no Ttulo VII Das Provas, no mais previstas como medidas cautelares, embora algumas ainda preservem suas caractersticas de natureza cautelar. Em sntese, as demais medidas cautelares, hoje previstas, no se encontram includas no projeto do Novo Cdigo. Entretanto, o poder geral de cautela, j vastamente comentado, permite que o julgador determine medidas de urgncia sempre que julg-las necessrias ao bom e pleno exerccio dos direitos, bem como para a proteo dos mesmos. Merece, por derradeiro, especial ateno, a Tutela da Evidncia, que ser brevemente comentada. Enquanto a tutela de urgncia exige elementos que evidenciem a plausibilidade do direito e a demonstrao do risco de dano irreparvel ou de difcil reparao, a tutela de evidncia, prevista no artigo 285 do projeto do Novo Cdigo, pode, em determinados casos, dispensar a demonstrao do risco.

Art.9 - No se proferir sentena ou deciso contra uma das partes sem que esta seja previamente ouvida, salvo se se tratar de medida de urgncia ou concedida a fim de evitar o perecimento de direito.

10

25

A dispensa mencionada merece especial ateno, tendo em vista que somente nestes casos deferir-se- a tutela de evidncia, mesmo porque seria uma inexplicvel contradio que tal medida fosse concedida sem a exigncia de pr-requisitos muito bem delimitados, vez que o risco de dano para uma das partes deve ser evitado de toda maneira que seja vivel, fazendo com que medidas extremas sejam, obviamente, adotadas somente em casos extremos e da forma menos agressiva possvel. Assim, ser deferida a tutela de evidncia em apenas quatro casos, que se passam a expor. Quando ficar caracterizado o abuso do direito de defesa ou o manifesto propsito protelatrio do requerido. Ora, tal previso encontra-se, hoje, inserida no inciso II, do artigo 273 do Cdigo de Processo Civil, tendo havido apenas a sua reproduo em local diverso, no mais tratando literalmente da tutela antecipada. Quando um ou mais dos pedidos cumulados ou parcela deles mostrar-se incontroverso, caso em que a soluo ser definitiva, nos termos do 6 do artigo 273 do Cdigo atual, sem modificao significativa. Quando a inicial for instruda com prova documental irrefutvel do direito alegado pelo autor a que o ru no oponha prova inequvoca. Neste caso no h correspondncia no atual Cdigo. interessante esta previso, tendo em vista que, no caso do autor dispor de meio com o qual ajuizar o feito com provas irrefutveis de seu direito, ter o mesmo, praticamente, um adiantamento da prpria prestao jurisdicional, fazendo, desta forma, com que se alcance a to desejada celeridade, rara atualmente. O ltimo caso de concesso da tutela de evidncia ocorre quando a matria for unicamente de direito e houver jurisprudncia firmada em julgamento de casos repetitivos ou smula vinculante. Outro importantssimo caso sem previso atualmente, mas que, sem sombra de dvida, prima pela celeridade processual e pela eficcia da prestao jurisdicional. Em sntese, nota-se que a preocupao do legislador no Projeto do Novo Cdigo foi, principalmente, com a celeridade dos feitos em trmite junto ao Poder Judicirio, bem como a prestao de uma tutela jurisdicional eficiente e eficaz, onde os direitos protegidos no se percam no tempo. Ponto importante, que no pode, tampouco deve passar em branco, foi a preocupao em discorrer sobre todos os assuntos do contedo do Projeto de forma clara, numa linguagem bastante cristalina, de modo a afastar, de uma vez por todas, a possibilidade de excluso do indivduo pela ignorncia da linguagem utilizada pelos legisladores. Uma lei, para ser plena, deve ser inteligvel, deve estar ao alcance daquele ao qual direcionada, evitando alegaes

26

inerentes ao seu desconhecimento, deve tornar do conhecimento de todo e qualquer jurisdicionado, de forma clara, o seu contedo, para que se torne, tambm, exigvel o seu cumprimento. H, colaborando com toda a inovao trazida pelo projeto, os primeiros passos decisivos para a entrada definitiva na esfera dos processos digitais, imprimindo mais celeridade tramitao dos feitos, sem esquecer que tal acontecimento zela, tambm, pela economia, com menor gasto de papel e consumveis, bem como pela preservao do meio ambiente, que tem sido objeto de discusso entre inmeros pases do mundo, mostrando, desta forma, que o Brasil em nada fica devendo s grandes potncias. A reduo do nmero de recursos tambm fator decisivo para que se alcance a prestao da tutela jurisdicional do Estado de forma efetiva. De pouco ou nada resolveria existirem leis para proteger direitos que no se possam realizar e exercer efetivamente. Desta forma, o Projeto vem reacender a esperana da comunidade jurdica e dos jurisdicionados de um Estado mais forte, mais eficiente e muito mais respeitado, por executar devidamente a funo justificadora que o fez, tempos atrs, tomar para si o encargo de dizer o direito e, de certo, efetivar o direito, conforme caracterstica que lhe intrnseca.

27

BIBLIOGRAFIA CMARA, Alexandre Freitas. Lies de Direito Processual Civil. Vol I 21 Edio Editora Lumen Juris 2011. CMARA, Alexandre Freitas. Lies de Direito Processual Civil. Vol. II 21 Edio Editora Lumen Juris 2011. CMARA, Alexandre Freitas Lies de Direito Processual Civil Vol. III 12 Edio Editora Lumen Juris 2005. DALLARI, Dalmo De Abreu Elementos de Teoria Geral do Estado 26 Edio Editora Saraiva - 2007. DIDIER JR, Fredie Souza. Curso de Direito Processual Civil - Vol. 2 3 edio Editora Juspodivm Bahia - 2010 DUARTE, Marcio Falco - Ao cautelar e satisfatividade - Jus Navigandi, Teresina, ano 4, n. 36, nov. 1999. Disponvel em: <http://jus.uol.com.br/revista/texto/866>. Acessado em 8 de julho 2011. FUX, Luiz. Curso de Direito Processual Civil - Vol. 2 - 3 edio - Editora Forense 2010. JNIOR, Humberto Theodoro Curso de Direito Processual Civil Vol. II 40 Edio Editora Forense 2006. MARINONI, Luiz Guilherme; ARENHART, Srgio Cruz Processo Cautelar 2 Edio So Paulo Editora Revista dos Tribunais 2010. MARINONI, Luiz Guilherme; MITIDIERO, Daniel - O Projeto do CPC Crtica e Propostas 1 Edio editora Revista dos Tribunais 2010. NERY JR, Nelson; NERY, Rosa Maria de Andrade - Cdigo de Civil Comentado - 11 Edio Revisada - Editora Revista dos Tribunais - 2010.

Вам также может понравиться