Вы находитесь на странице: 1из 12

Idade Moderna - Renascimento

O Homem como centro do Universo


"O homem a medida de todas as coisas, das coisas que so, enquanto so, das coisas que no so, enquanto no so. Protgoras (492 a.C) O Renascimento, movimento artstico, cientfico e literrio, aconteceu na Europa entre os sculos XV e XVI. Nessa poca houve a valorizao dos estudos em torno do Homem - Antropocentrismo - e busca de conhecimentos nas obras e Mitologia da Antiguidade Clssica - Grcia e Roma. O Homem da Renascena intitulou a Idade Mdia como um perodo de "Trevas Culturais", por terem sido esquecidos os modelos da cultura greco-romana. Da surgiu o termo renascena ou renascimento na cultura e nas artes.
Homem Vitruviano Leonardo Da Vinci
http://infosol.files.wordpress.com/2008/05/homemvitruviano.jpg

Novas perspectivas na pintura


Graas perspectiva os pintores renascentistas conseguem criar o que at ento era inconcebvel: espaos reais sobre uma superfcie plana.

A Lamentao Giotto - Capela Strovegni


http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Giotto_di_Bondone_009.jpg

O casamento da Virgem - Rafael Sanzio (1504)


http://afilosofia.no.sapo.pt/Raffaello02.jpg

Nascimento de Venus Sandro Botticelli - Galeria Uffizi


http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Sandro_Botticelli_046.jpg

A arte renascentista foi inovadora quanto ao de explorar a tridimensionalidade e a perspectiva na pintura, estudos j esboado por artistas do final da Idade Mdia - Giotto e Botticelli - assim como o uso de cores mais vibrantes, efeitos de luz e sombra, a inveno da tinta a leo e uma nova tcnica: o sfumato.

Artistas - gnios eclticos

Criao do Homem Michelngelo - Detalhe de Afresco do teto da Capela Sistina http://www.webexhibits.org/colorart/i/michelangelo-creation-adam-.jpg

Monalisa Leonardo Da Vinci -Museu do Louvre http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Mona_Lisa.jpeg

A atitude Transdisciplinar no nova. Ela est, por exemplo, no Renascimento (...) em Leonardo da Vinci (...)
Carlos Antonio L. Brando, 2008

Desenho de Anatomia Humana - da Vinci


Humanahttp://www.webluxo.com.br/menu/artes/leonardo_da_vinci.jpg

Escavadeira - da Vinci ahttp://www.sbimunologia.com.br/sbinarede/SBInarede64/Escavadeira.jp g

Os artistas do Renascimento so, hoje, considerados como gnios eclticos, pois eram, ao mesmo tempo, estrategistas, escultores, arquitetos, cientistas, escritores, poetas e inventores e cada um mostrando um estilo pessoal, j que o perodo marcado pelo ideal de liberdade e, consequentemente, pelo individualismo.

Escultura do corpo humano no auge


A representao do corpo humano na escultura atingiu o auge durante o Renascimento, nas produes de Verrocchio, Donatello, Michelangelo, Brunelleschi e outros, com inspirao na temtica mitolgica greco-romana e em personagens bblicas. A escultura deixa de ser um mero elemento decorativo da arquitetura, para assumir sua posio independente e de importncia na arte da Renascena.

David - Michelangelo Buonarotti


http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Michelangelo%27 s_Pieta_5450_cropncleaned.jpg

Indumentria mais complexa


Com o crescimento das cidades, aumentou o nmero de comerciantes e artesos especializados na produo de roupas. Uma nova racionalidade marcou tanto a indumentria masculina quanto a feminina com o surgimento de modelagens mais complexas e mais ajustadas s formas do corpo. A vestimenta masculina, tpica da poca, especialmente entre a nobreza, era uma espcie de jaqueta pesada, combinando com uma saia que cobria as pernas, at os joelhos. Os homens tambm usavam sapatos com pontas finas (quanto mais fina a ponta, maior o grau de nobreza), e dispunham de uma grande variedade de chapus. As mulheres, por sua vez, passaram a usar chapus e vestidos muito enfeitados, colados ao busto e com ampla saia. A burguesia, em ascenso na poca, passou a imitar o gosto e os modos da nobreza, e os transformaria, estendendo-os para as outras camadas da sociedade.

Msica em transformao
Do sculo XV ao final do sculo XVI, a msica europia teve grande desenvolvimento. A cano polifnica atingiu, no Renascimento, seu auge de complexidade. A msica vocal profana e a msica instrumental se igualaram, em status, msica sacra. Surgiu a demanda por partituras escritas. Os compositores passaram a assinar suas obras, pois, na Idade Mdia, a maioria das peas era annima. Entre os msicos mais populares do Renascimento, esto: Josquin des Prez, Johannes Ockeghem, Guillaume Dufay, John Dowland e Giovanni Perluigi da Palestrina.
http://www.cantusfirmus.art.br/o_concerto.html

http://www.astrolabiomusic.com.br/mediac/400_0/media/ Historia$20da$20musica.jpg

Dana afinada ao esprito da poca


Que obra de arte o homem: to nobre no raciocnio; to vrio na capacidade; em forma e movimento, to preciso e admirvel, na ao como um anjo; no entendimento como um Deus; a beleza do mundo, o exemplo dos animais. Hamlet - William Shakespeare

Durante o Renascimento, a dana passou por transformaes de modo a se tornar mais disciplinada, devido necessidade de se organizar e guardar os passos para a criao de um repertrio de movimentos. A dana dessa forma se afinou ao esprito da poca aparecendo assim o espetculo, o balleto - gnero ainda no definido misto de msica, canto, e at equitao, no qual a dana aparecia como um elemento a costurar essa composio. A dana na Renascena dividiu-se em: danas populares, danas da corte e os balletos. Estes constituram as razes do teatro de dana moderno ou a dana no teatro, no qual o pblico apenas observador do espetculo.
fonte: www.conexaodanca.art.br

Arte - inspirao para a Cincia Moderna


A nova forma de se representar a geometria do espao nas artes, (...) influenciou, (...) a nova concepo de mundo que a Cincia Moderna viria revelar. Manifestouse pela unificao do cu e da terra, da mecnica celeste e da mecnica terrestre, iniciada de maneira mais sinttica por Galileu e concluda com Newton. A indita concepo espacial adotada pela cincia no viria, portanto, do interior da filosofia natural, mas, sim do mundo das artes (...) .
http://modernaciencia.blogspot.com/2008/03/persp ectiva-arte-como-fonte-inspiradora.html

Xilogravura do Sc. XVI - Bettmann Archive http://homepage.mac.com/kvmagruder/images/boorstin.jpg

A descoberta do Universo a descoberta de nosso crebro Peter Winiwarter

Alterao na viso e concepo do mundo


O Renascimento foi, portanto, um perodo de alterao na viso e concepo de mundo - uma viso do futuro, olhando para o passado. As cidades se desenvolveram, enfatizou-se a individualidade dentro de uma coletividade com uma srie de mudanas entre as relaes de trabalho e de produo. A expanso das navegaes martimas foi inevitvel e em consequencia disso, os descobrimentos de novas terras, ampliando-se fronteiras, comrcio de mercadorias e influncias artsticas e culturais.

infante Dom Henrique e a Escola de Sagres.


http://www.brasilescola.com/upload/e/Pioneirismo%20Lusitano%20%20BRASIL%20ESCOLA.jpg

O Homem moderno: um novo Homem

...a um momento esttico sucedera um momento dinmico. O homem novo, o homem moderno, era um homem que ia se fazendo, construindo, e, estava consciente disso. Era, precisamente, o homem do Renascimento. Agnes Heller

Apresentao no Templo - Giovanni Bellini (1460-64) detalhe dos Mecenas http://4.bp.blogspot.com/__d2B9sUpUVU/STMlpvxwbzI/AAAAAAA ACME/axCoE0ufLG8/s400/037presf.jpg

Renascimento

Вам также может понравиться