Вы находитесь на странице: 1из 3

II.

A Arte no Egito Antigo


Bastante complexa em sua organizao social e muito rica em suas realizaes culturais a civilizao egpcia estava intimamente ligada a religio. Eles acreditavam numa vida aps a morte e achavam que essa vida era mais importante do que a que viviam no presente. Por esse motivo a arte egpcia concretizou-se, desde o incio, nos tmulos, nas estatuetas e nos vasos deixados junto aos mortos.

A sociedade egpcia possua uma estrutura bem definida. De um lado estavam os faras cercados por nobres e sacerdotes. De outro, os comerciantes, artesos e camponeses. E numa situao marginalizada, estavam os escravos, parte significativa da populao. Os egpcios foram arquitetos notveis. Eles construram templos, tmulos, palcios, obeliscos, avenidas, esfinges, colunas e monumentos. Os templos eram construdos para abrigar os deuses. Em seus interiores eram encontradas representaes de cenas de rituais funerrios e esttuas de

deuses. Alm dos templos, ganharam destaque os obeliscos, que eram monumentos em forma de agulha, feitos de um nico bloco de granito. A base quadrada ganha altura e termina em ponta de quatro faces. Nas faces dos obeliscos e dos templos, aparecem incises da escrita sagrada egpcia os hierglifos. As esfinges eram imponentes construes. Possuam o rosto do fara e o corpo do leo.A arte egpcia serviu de veculo para a difuso dos preceitos e crenas religiosas. Ela era muito padronizada e no possibilitava que houvesse uma interpretao pessoal. Os artistas egpcios froram criadores de uma arte annima, pois a obra deveria revelar o domnio da tcnica de execuo e no o estilo do artista.

Na pintura e nos baixos relevos haviam muitas regras, dentre elas a lei da frontalidade. Essa lei determina que o tronco da pessoa fosse representado sempre de frente, enquanto sua cabea, pernas e ps fossem representados de perfil. Nas figuras humanas os olhos aparecem alargados como se contemplassem algo de perfil, porm, o contorno fechado, como se estivessem olhando de frente. As pinturas representavam cenas de caa e pesca, festas com msicos e bailarinos, trabalhos agrcolas nas diferentes estaes do ano e opulentos rituais. A figura do chefe era maior que as figuras dos demais para representar sua autoridade. A escultura egpcia desenvolveu uma expressividade que surpreende o

observador. A esttua revela dados particulares do retratado. Um bom exemplo disso a imagem de um escriba, representado no gesto tpico de sua funo. Os faras acreditavam na imortalidade atravs da imagem. Assim, faras, escribas, funcionrios do Estado, sacerdotes e deuses foram esculpidos de formas monumentais. O escultor egpcio tinha o dever de "manter viva", por meio de seus trabalhos, a figura a ele requisitada. As esttuas eram feitas de granito, bronze, ouro, cobre e madeira. A escrita egpcia era feita em papiro - planta que com a casca se faziam cestos, esteiras e at tangas para os menos favorecidos. Arrancando-se a casca, o papiro era transformado em folhas para escrever. As letras do alfabeto, os hierglifos(escrita sagrada), foi um sistema de escrita feita atravs de imagens. Eles utilizavam centenas de sinais. Um desenho podia representar uma ou mais letras ou at uma palavra. Aps a morte de Ramss II, o poder real tornou-se muito fraco. O Egito foi invadido sucessivamente pelos etopes, persas, gregos e romanos. Essa invases foram aos poucos desorganizando a sociedade egpcia e sua arte foi perdendo suas caractersticas e refletindo a prpria crise poltica do Imprio. http://www.youtube.com/watch?v=oVQVhTqjSRc http://www.youtube.com/watch?v=efk9Kk56jeA http://www.youtube.com/watch?v=Gt0M_bcSEFc http://www.youtube.com/watch?v=qEp1ZW0IYi Ilustraes para colorir:

Вам также может понравиться