Вы находитесь на странице: 1из 15

SEMINRIO TEOLGICO BATISTA DE PRESIDENTE PRUDENTE

OSVALDO RAFAEL FRUTUOZO DA SILVA

A BBLIA A NICA REVELAO VERDADEIRA DE DEUS ?

Presidente Prudente Abril de 2012

OSVALDO RAFAEL FRUTUOZO DA SILVA

A BBLIA A NICA REVELAO VERDADEIRA DE DEUS ?

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Bacharel em Teologia do Seminrio Teolgico Batista de Presidente Pudente, como parte dos pr-requisitos para obteno da mdia bimestral da disciplina Teologia Sistemtica I.

PROFESSOR: PR. WHITSON RIBEIRO DA ROCHA

Presidente Prudente Abril de 2012.

SUMRIO

1 INTRODUO ..................................................................................................................... 3 1.1 CONSIDERAES INICIAIS ................................................................................................. 3 2 A COGNOSCIBILIDADE DE DEUS ................................................................................. 4 3 A REVELAO DE DEUS ................................................................................................ 6 3.1 REVELAO GERAL .......................................................................................................... 7 3.1.1 Revelao Geral Na Natureza .................................................................................. 8 3.1.2 Revelao Geral na histria ..................................................................................... 9 3.1.3 Revelao Geral na personalidade humana............................................................ 10 3.2 REVELAO ESPECIAL .................................................................................................... 11 4. CONCLUSO..................................................................................................................... 13 BIBLIOGRAFIA .................................................................................................................... 14

1 INTRODUO

1.1 Consideraes Iniciais

A atual secularizao e relativizao do pensamento tm levado muitas pessoas a questionar tudo que considerado como absoluto ou constante. Como cristos vivendo neste ambiente devemos erguer a bandeira de Cristo e firmar-se em sua Palavra, estando prontos a responder todo e qualquer questionamento quanto a nossa f. Um dos pontos da f crist mais atacada pelos relativistas a Bblia, considerada por ns, cristos, a nossa nica regra infalvel de f e prtica. Este presente trabalho tem por objetivo responder a pergunta a Bblia a nica revelao verdadeira de Deus?, buscando apoio nos textos e ponderaes de diversos telogos e na prpria Bblia acerca do modo como Deus se revela ao homem.

2 A COGNOSCIBILIDADE DE DEUS

ponto pacfico entre a maioria dos cristos de que Deus no pode ser compreendido completamente, mas bblico que devemos conhec-lo como uma condio a salvao, como vemos em Joo 17:3, que diz: E a vida eterna esta: que te conheam, a ti s, por nico Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. (Almeida Corrigida e Revisada Fiel). Levante-se ento a questo: como conhecer Deus se Ele est muito acima da nossa de compreenso? A resposta a esta pergunta que s podemos conhecer a Deus, se Ele se revelar a ns, e foi isto o que Ele fez. Ao explicar a viso dos reformadores acerca da cognoscibilidade de Deus, Berkhof (2001, p.21) diz [...] o verdadeiro conhecimento de Deus s pode ser adquirido graas auto-revelao divina, e somente pelo homem que aceita isso com f semelhante de uma criana.. De semelhante modo, Thiessen (1989, p. 10) tambm aborda esta questo em seu livro Palestras Introdutrias Teologia Sistemtica, quando diz:
Certamente, nunca poderamos conhecer a Deus se Ele no se tivesse revelado a ns. Mas o que queremos dizer com revelao? Para ns, o ato de Deus pelo qual Ele Se mostra ou comunica verdade mente; pelo qual Ele torna manifesto s Suas criaturas aquilo que no pode ser conhecido de nenhuma outra maneira.

H, portanto, o entendimento que a teologia s possvel se houver a Revelao de Deus, haja vista que, se no houvesse a auto-revelao de Deus, nunca seria possvel discutir qualquer assunto acerca de Deus, seus atributos, aes, propsitos, etc. Como explana Cheung (2001, p.6), uma das condies que torna possvel a construo de um sistema teolgico provar que este conhecimento possvel, portanto a teologia s possvel porque Deus se revelou a ns.

Por prosseguimento de construo de pensamento, chegamos questo: Como Deus se revela a ns? Como o homem pode conhec-lo?

3 A REVELAO DE DEUS

Entende-se por revelao de Deus, a transmisso por parte de Deus, de conhecimento de Si prprio ao homem, pela qual Ele se faz conhecido. Berkhof (2001, p.25) traz uma reflexo sobre a revelao de Deus como conhecimento por meio da auto-revelao de Si prprio:
Noutras palavras, o homem s pode conhecer a Deus na medida em que Este ativamente se faz conhecido. Deus , antes de tudo, o sujeito que transmite conhecimento ao homem, e s pode tornar-se objeto de estudo do homem na medida em que este assimila e reflete o conhecimento a ele transmitido pela revelao. Sem a revelao, o homem nunca seria capaz de adquirir qualquer conhecimento de Deus.

Entende-se atravs da citao acima, que Deus s pode tornar-se objeto de estudo se assim o quiser, este conhecimento direcionado ao homem limita-se a maneira como Deus escolhe se revelar e vai at onde Ele permite se revelar. Aps esta conceituao da Revelao de Deus, chega-se a necessidade de entender a forma como Deus escolheu-se revelar ao homem. Ao responder a questo Se Deus existe, como ser que possvel conhecelo?, Myatt e Ferreira (2002, p.19) responde que h duas possibilidades, a primeira que a partir de sua mente, o ser humano pode refletir acerca do mundo e assim chegar ao conhecimento de Deus, esta a chamada revelao geral, onde Deus conhecido por meio da natureza, ela esta disponvel a todos os seres humanos; a segunda possibilidade a de conhecer a Deus por meio de uma revelao sobrenatural, est conhecida como revelao especial, onde Deus se revela atravs de eventos, pessoas e livros de modo a comunicar-se com povos especficos. De igual maneira Berkhof (2001, p. 27) tambm entende que h duas espcies de revelao de Deus, quando explana que A Bblia atesta uma dupla revelao de

Deus: uma revelao na natureza que nos cerca, na conscincia humana, e no governo providencial do mundo; e uma revelao encarnada na Bblia como palavra de Deus.. Erickson (1997, p. 41) tambm faz uma distino entre os dois modos de revelao de Deus entendendo que a revelao geral aquela pelo qual Deus comunica de Si mesmo a todas as pessoas, em todo o espao e tempo, enquanto a revelao especial aquela que consiste em comunicaes particulares a pessoas especficas, em tempos especficos e em lugares especficos. Sendo assim, de um modo geral, os telogos entendem que h duas formas de revelao de Deus, a Geral e a Especial, as quais sero abordadas separadamente a seguir.

3.1 Revelao Geral

A Revelao Geral se refere auto manifestao de Deus atravs da natureza, da histria e da personalidade do homem. Ela possui duas caractersticas bsicas: acessvel a todas as pessoas em todos os tempos e o seu contedo menos detalhado ou particularizado que a Revelao Especial. Para Thiessen (1989, p.10) a Revelao Geral destinada e acessvel a todas as criaturas inteligentes, tendo por finalidade satisfazer a necessidade natural do homem e o desejo de sua alma em buscar a Deus. Ao elucidar seu entendimento acerca da Revelao Geral, Berkhof (2001, p.28) diz que esta se encontra enraizada na criao e endereada a razo humana, com o proposito mximo do conhecimento de Deus e viabilizao da comunho com Ele. Obstante, devido aos efeitos da queda e do pecado, a Revelao Geral no leva tem um fim salvfico. A este respeito Myatt e Ferreira (2002, p.26) comenta:

A Bblia no d esperana de que algum possa ser salvo somente atravs da revelao geral. A obra missionria altamente importante porque, sem o testemunho do evangelho, o pecador s tem a revelao geral, que no suficiente para sua salvao. A teologia natural, sem a luz da Bblia, questionvel porque a mente cada sempre produz uma interpretao errada.

Alm desta implicao da Revelao Geral, Erickson (1997, p. 52-53 ) levanta seis pontos que devem ser considerados, que podem ser assim entendidos: a-) Toda pessoa possui um conhecimento de Deus, embora este possa ser suprimido, tornando-se inconsciente e irreconhecvel; b) H a possibilidade de se ter algum conhecimento da verdade sem a Revelao Especial; c) Deus justo ao condenar os que nunca ouviram o evangelho, pois estes so responsveis por suprimir a verdade e no atentar para a Revelao Geral, sendo assim deve haver maior esforo missionrio, pois ningum inocente; d) A Revelao Geral explica o grande nmero de religies existentes, que na verdade resultado da busca do homem pelo conhecimento de Deus; e) A criao e o evangelho so revelaes compreensveis e coerentes de Deus; f) O conhecimento e moralidade presente nas pessoas (crentes e descrentes) no vem deles mesmos. Conceitua-se, portanto, que a Revelao Geral se manifesta na natureza, na histria e na natureza humana, o que ser discutido nas subsees a seguir.

3.1.1 Revelao Geral Na Natureza

Deus se revela atravs da natureza, deixando sinais de si mesmo no mundo que criou, de forma que ao olhar e buscar entender esta criao, o homem possa se achegar a Deus. Apresentando algumas passagens bblicas acerca da revelao na natureza, Thiessen (1989, p.11) expe que de maneira geral os homens sempre viram a revelao de Deus na natureza, e que no decorrer da Bblia expressaram a convico desta revelao por

meio da poesia (salmos e provrbios), profecias e relatos, isto pode ser visto em textos como Salmos 8:1,3; 19:1,2; Isaas 40:12-14, 26; Atos 14: 15-17; Romanos 1:19,20. Ao explicar um trecho do texto de Romanos 1:20, Grudem (2010, p.98) diz:
O mundo tambm d farto testemunho da existncia de Deus. Paulo diz que a eterna natureza e divindade de Deus so claramente percebidas por meio das coisas que foram criadas (Rm 1:20). Essa vasta referncia s coisas que foram criadas sugere que em certo sentido toda coisa criada evidencia o carter de Deus.

Portanto, a Revelao Geral disposta na criao, de maneira a evidenciar o Seu criador.

3.1.2 Revelao Geral na histria

A Revelao de Deus pode ser percebida nos acontecimentos histricos da humanidade, que podem ser entendidos como a ao divina em favor de povos e pessoas especficas, o exemplo mximo e mais evidente a revelao de Deus ao povo de Israel. Buscando elucidar o entendimento acerca da Revelao de Deus na histria Bavink (2001, p. 43) explana que:
[...] a histria da humanidade, quando vista luz da Escritura, exibe um plano e um padro que aponta para o governo de todas as coisas por um ser supremo. verdade que essa idia encontra todo tipo de objees e dificuldades tanto na vida de indivduos quanto na de naes. Todavia notvel que qualquer pessoa que faa um estudo srio da histria supe que a histria algo no qual o planejamento e a ordem so evidentes e que faz de sua tarefa a descoberta e a continuidade desse planejamento e dessa ordem. A histria e a filosofia da histria esto baseadas na f, na providncia de Deus.

O embasamento bblico manifestao da Revelao Geral na histria humana pode ser encontrado em textos como At. 17-26-27, e mais especificamente nos relatos do cuidado de Deus para com povo de Israel (Dt. 28:10, 7:1, Js. 6:2, etc). Ao comentar o trecho de Atos dos Apstolos supracitado, Myatt e Ferreira (2002, p. 24) profere que a declarao de Paulo de que Deus ordenou os tempos e os lugares

10

das raas que Ele criou mostra a soberania de Deus acerca da histria. O v. 27 apoia a ideia de que Deus se revelou atravs da histria para que os povos possam conhec-lo. Esta manifestao de Deus na histria , portanto o reconhecimento de que Ele age no decorrer da histria da humanidade de forma a levar povos e pessoas a reconheclo como Deus, e o seu governo sobre os tempos.

3.1.3 Revelao Geral na personalidade humana

A terceira forma da Revelao Geral de Deus a manifestao na personalidade humana, a qual vista na estrutura fsica e capacidade mental dos homens, entretanto, mais perceptvel nas suas qualidades morais, espirituais e na sua natureza religiosa. Ao dissertar a respeito do texto bblico de Romanos 2:14-15, Myatt e Ferreira (2002, p. 24) descreve como exemplo desta revelao, o fato das pessoas que mesmo no tendo a Lei Mosaica em considerao mas vivem como se tivessem, estes so uma evidncia de que Deus se revela na natureza e no corao humano, ou sede dos pensamentos (kardia), gravando em sua mente o contedo da lei moral. A respeito desta Revelao, Bavink (2001, p. 45) escreve:
Ela uma capacidade, uma sensibilidade, uma direo para encontrar Deus em Suas obras e entender Sua revelao. uma conscincia do divino em ns que nos torna capazes de ver o divino fora de ns mesmos, assim como o olho nos torna capazes de detectar luz e cor, e o ouvido nos habilita a perceber os sons. Trata-se, como disse Calvino, de um senso de divindade, ou, como Paulo o descreveu, de uma habilidade para ver as coisas invisveis de Deus, isto , Seu eterno poder e domnio, nas coisas visveis da criao.

Outro aspecto onde esta manifestao da Revelao geral pode ser percebida na natureza religiosa do homem, que intrinsecamente busca pelo transcendente, esta procura

11

pode ser visualizada no incontvel nmero de religies e sistemas de crenas existentes, todos com a finalidade de ligar o ser humano com o divino. Reconhece-se, ento, na personalidade humana, ou seja suas capacidades, moralidade, intelecto e natureza religiosa, uma clara Revelao Geral de Deus.

3.2 Revelao Especial

A Revelao Especial entendida como aquela, onde, Deus d a conhecer a Si prprio de modo mais claro e objetivo a povos especficos, em lugares e momentos especficos. Acerca desta Revelao Erickson (1997, p. 55-56) conceitua-a como a auto manifestao de Deus a pessoas especficas em tempos e lugares determinados, de forma que estes tenham um relacionamento redentor com Ele. Devido a perda do relacionamento direto com Deus, devido a queda, o homem precisa de uma revelao maior do que a Geral para que possa conhecer a Deus plenamente. Diferentemente da Revelao Geral, o objetivo evidente da Revelao Especial salvfico, pois atravs dela que o ser humano pode conhecer o plano redentor de Deus para salvar pecadores atravs de Jesus Cristo. Ao explicar o conceito evanglico acerca da Revelao Especial, Myatt e Ferreira (2002, p. 28) diz:
Os evanglicos dizem que Deus pode se comunicar racionalmente aos seres humanos atravs da linguagem humana. Ele tem feito isso mediante os profetas, eventos histricos como o xodo, os sonhos, as vises, a lei de Moiss, os apstolos, e, mais importante, a pessoa de Jesus Cristo. A revelao especial de Deus foi escrita na Bblia inerrante, de modo que a Bblia em si faz parte da revelao especial. Depois que a Bblia foi completada, no h mais revelaes especiais com autoridade igual.

12

H entendimento de que a Bblia seja a Revelao Especial de Deus para ns, nela encontramos relatos da revelao de Deus para pessoas e naes especficas, Ele se revela aos profetas, aos autores bblicos, fazendo milagres e prodgios, respondendo as oraes, entre outros inmeros atos divinos expostos nas Escrituras, porm a revelao de Deus mais importante e evidente na Bblia aconteceu na obra redentora e pessoa de Jesus Cristo. Em Hebreus 1:1-2 temos um apoio claro a isto: Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a ns falou-nos nestes ltimos dias pelo Filho, A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez tambm o mundo. (Almeida Corrigida e Revisada Fiel).

13

4. CONCLUSO

Aps a reflexo acerca da possibilidade do conhecimento de Deus, e do modo como Ele se revela ao homem, conclui-se que a Bblia no a nica revelao verdadeira de Deus, pois Ele tambm se revela verdadeiramente atravs da Revelao Geral (natureza, histria e personalidade humana). preciso destacar que esta Revelao Geral presente na criao, nos eventos histricos e na conscincia humana no a mais completa que se pode ter de Deus e tambm no apresenta o plano salvador de Deus para o homem pecador, porm, quando enxergada pela tica correta, ela apresenta verdades acerca de Deus. Ao explanar acerca da Bblia como revelao particular de Deus, Berkhof (2001, p. 30) diz:
Ela uma testemunha e um sinal da revelao de Deus. O mesmo pode-se dizer, embora num sentido subordinado, da pregao do Evangelho. Mas, seja qual for a mediao pela qual a Palavra de Deus venha ao homem no momento existencial da sua vida, ela sempre reconhecida pelo homem como uma palavra diretamente dita a ele, e vinda perpendicularmente do alto. Este reconhecimento efetuado por uma operao especial do Esprito Santo, pelo qual se pode denominar Testimonium Spiritus Santcti individual

Para explicar esta ao do Esprito Santo no homem, para a Revelao de Deus nas Escrituras, Myatt e Ferreira (2002), cita Calvino:
Segundo Joo Calvino, o testemunho do Esprito superior a todos os argumentos. Deus na Sua Palavra a nica testemunha adequada a respeito de Si mesmo, e, de maneira semelhante, Sua Palavra no ser verdadeiramente crida nos coraes dos homens at que tenha sido selada pelo testemunho do Seu Esprito. O mesmo Esprito que falou atravs dos profetas deve entrar em nosso corao para convencer-nos que eles entregaram fielmente a mensagem que Deus lhes deu (CALVINO, Institutas, I.7 apud MYATT; FERREIRA, ,p. 29).

Portanto, uma assertiva mais correta seria: a Bblia a revelao mais completa que se pode ter de Deus, por que Deus continua a falar por meio das Escrituras e da iluminao do Esprito Santo, a qual capacita o homem a entender e responder ao plano salvfico de Deus para o homem atravs de Cristo.

14

BIBLIOGRAFIA
BAVINK, Hermann. Teologia Sistemtica. 1. ed. Santa Brbara dOeste: SOCEP, 2001.

BERKHOF, Louis. Teologia Sistemtica. 2. ed. So Paulo: Cultura Crist, 2001.

CHEUNG, Vincent. Teologia Sistemtica. Traduo e reviso: Felipe Sabino de Arajo Neto e Vanderson Moura da Silva. Cuiab: Monergismo, 2006. Disponvel em: < http://www.monergismo.com/textos/livros/teologia_sistematica_completa_cheung.pdf>. Acesso em: 06 abr. 2012.

ERICKSON, Millard J. Introduo Teologia Sistemtica. 1 ed. So Paulo: Vida Nova, 1997.

GRUDEM, Wayne. Teologia Sistemtica. 2 ed. So Paulo: Vida Nova, 2010.

MYATT, Alan; FERREIRA, Franklin. Teologia Sistematica. Faculdade Teolgica Batista de So Paulo e Seminrio Teolgico Batista do Sul do Brasil, Rio de Janeiro. 2002

THIESSEN, Henry Clarence. Palestras Introdutrias Teologia Sistemtica. 2. ed. So Paulo: Imprensa Batista Regular do Brasil, 1989.

Вам также может понравиться