Вы находитесь на странице: 1из 20

OS OUTROS NOMES DO URBANISMO: PLANEJAMENTO, PROJETO E DESENHO URBANOS

OS OUTROS NOMES DO URBANISMO: PLANEJAMENTO, PROJETO E


DESENHO URBANOS* THE OTHER NAMES OF URBANISM: URBAN PLANNING, PROJECT AND DESIGN
Hlio Novak*

RESUMO
Este trabalho esclarece o significado de nomes que identificam algumas facetas do urbanismo contemporneo: PUR, planejamento estratgico, desenho e projeto urbanos. Conclui que eles advm mais de variaes temporais que de divergncias conceituais importantes, pois o urbanismo atual muito complexo e abrange problemas a classificar como dependentes da poltica urbana, vinculados ao planejamento ambiental ou tratados diretamente pela sua prpria dimenso morfolgica. Palavras-chave: Urbanismo; Planejamento urbano; Projeto urbano; Desenho urbano.

ABSTRACT
This paper clarifies the meaning of names that identify some aspects of contemporary urbanism: city and regional planning, strategic planning, urban design and urban project. It concludes that they arise from temporal variations rather than from relevant conceptual divergences, for todays urbanism is very complex and involves problems to be classified as dependent of urban policies, linked to environmental planning or directly treated for their own morphological dimension. Key words: Urbanism; Urban planning; Urban project; Urban design.

Arquiteto pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre e doutor em Cincias pelo Programa de Ps-graduao em Engenharia da Produo da Coppe/UFRJ, professor aposentado do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Cadernos de Arquitetura e Urbanismo, Belo Horizonte, v. 13, n. 14, p. 127-146, dez. 2006

127

HLIO NOVAK

cidade se apresenta aos nossos olhos como a esfinge aos de dipo, trazendo o ultimato terrvel: decifra-me ou devoro-te! S ao urbanismo incumbe decifr-la, pois constitui uma vontade de ao e, portanto, a perspectiva de exercer um poder que modifique o espao da cidade (LACAZE, 1993).1 Presume-se que essa interveno melhore a ordenao urbanstica da cidade e que tal melhoria traga benefcios comunidade envolvida, reduzindo a iniqidade e aperfeioando a igualdade e a solidariedade social. Espera-se tambm que contribua para conservar o meio ambiente e o patrimnio urbano, j que se torna cada vez mais evidente a necessidade de respeito cultural e de apropriao social do espao nas cidades. Em conjunto, so essas exigncias que constituem a problemtica do urbanismo em nossos dias. Em conseqncia, o urbanismo apresenta hoje diversas facetas, que, apesar de parecerem radicalmente opostas, tratam basicamente da mesma coisa e de modos bastante parecidos. Uma o planejamento urbano e regional ou PUR, entendido como atividade separada e mais bem dotada cientificamente do que o prprio urbanismo. A ele ope-se o chamado planejamento estratgico, que, desde a renovao de Barcelona para a Olimpada de 1992, adquiriu fama de eficincia e colocou em xeque o PUR tradicional. H ainda o desenho e o projeto urbanos, reas mal definidas, muitas vezes confundidas entre si e com o prprio urbanismo.

Essa observao no encerra qualquer corporativismo, j que a atividade do urbanismo multidisciplinar por natureza (NOVAK; CAMPELLO, 2005, p. 126). Ainda que o espao fsico tridimensional da cidade seja mais ou menos adstrito aos arquitetos, aquele s um aspecto desta, e o espao social que ela subentende formado por esse e diversos outros sistemas inter-relacionados (SANTOS, 1997, p. 14). Tais sistemas so objetos de estudo de outros especialistas (gegrafos, estatsticos, socilogos, economistas, advogados e at filsofos), cujos aportes so absolutamente fundamentais para basear o planejamento fsico. Ver Novak (2001, captulo 3 O espao e a estrutura das cidades p. 82-117).

128

Cadernos de Arquitetura e Urbanismo, Belo Horizonte, v. 13, n. 14, p. 127-146, dez. 2006

OS OUTROS NOMES DO URBANISMO: PLANEJAMENTO, PROJETO E DESENHO URBANOS

URBANISMO VERSUS PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL


Quando se fala de urbanismo, depara-se com vrias confuses terminolgicas. Esse substantivo indica tanto o conjunto de medidas tomadas para o desenvolvimento racional e humano da cidade (LOVISOLO, 1992, p. 1.131), como a atividade profissional envolvida no estudo e estabelecimento dessas medidas. Todavia, ainda que o uso de palavras iguais para indicar coisas distintas seja um aborrecimento, mais importante esclarecer o uso de vocbulos que parecem opostos entre si e s vezes ao prprio conceito de urbanismo, quando, de fato, no h divergncia e as palavras no tratam de coisas to diferentes assim. Conceitos supostamente dicotmicos, assim sero abordados aqui, mas ficar demonstrado que antes se complementam do que se excluem. Origens do urbanismo O termo urbanismo, como vimos, tem vrias conotaes. A priori podese afirmar apenas que ele trata das cidades e, como estas existem desde a aurora da civilizao, tambm razovel supor que ele exista desde ento. A palavra civilizao vem do latim civitas e civis, cidade e cidado. Tambm a raiz latina urbs remete cidade, mas ao governo da cidade e polidez civilizada dos antigos romanos. Dela derivam urbano, urbanizado e a presuno nem sempre procedente de civilidade no ambiente da cidade.

Figura 1. Runas da civitas romana: reconstituio livre do foro de Jlio Csar (STACCIOLI, 1962, p. 19).

Cadernos de Arquitetura e Urbanismo, Belo Horizonte, v. 13, n. 14, p. 127-146, dez. 2006

129

HLIO NOVAK

J a palavra plis na grafia grega produziu as nossas poltica (a soluo dos problemas sociais pela negociao) e polcia (a soluo dos problemas sociais pela imposio). Tais influncias mostram que j num passado remoto as sociedades se organizavam em funo das cidades, cadinhos onde se fundiam os valores coletivos e a vida poltica.

Figura 2. A plis grega, sc. 5 a.C: plano de Mileto, no projeto de Hipdamo (FERREIRA DOS SANTOS, 1988, p. 105).

As influncias culturais da cidade ultrapassam a raiz indo-europia da cultura, pois as cidades do antigo Egito, da China ou das civilizaes prcolombianas da Amrica guardam traos comuns com as da Europa, ainda que no em todos os exemplos (Fig. 3). Isso ocorre porque em todos os lugares as cidades foram projetadas em funo de necessidades humanas similares, ou modificadas segundo planos preconcebidos para atender a tais necessidades, ou apenas minimamente mantidas e administradas, arranjadas, enfim, com esse objetivo. Tudo isso por efeito de artes urbanas anteriores ao urbanismo de hoje e dele diferenciadas, segundo Choay (1965, p. 8), por no possurem pretenso cientfica (o que correto), nem refletirem sobre ou criticarem o seu objeto (o que , no mnimo, duvidoso). Bardet (1959, p. 13) e Merlin (1996, p. 57) informam que o termo urbanismo foi usado pela primeira vez no seu sentido atual em 1910, num nmero do Boletim da Sociedade de Geografia de Neuchtel (Bulletin de la Socit

130

Cadernos de Arquitetura e Urbanismo, Belo Horizonte, v. 13, n. 14, p. 127-146, dez. 2006

OS OUTROS NOMES DO URBANISMO: PLANEJAMENTO, PROJETO E DESENHO URBANOS

Figura 3. Plano de Copn, cidade maia na atual Honduras (desenho do autor baseado em GALLION; EISNER, 1972, p. 65).

Neauchteloisienne de Geographie), em que Pierre Clerget o definia como o estudo sistemtico dos mtodos que permitem adaptar o habitat, e mais particularmente o habitat urbano s necessidades dos homens. O autor comenta:
Essa definio [a de Choay, citada acima] situa bem os trabalhos dos tericos que pretenderam fundar o urbanismo. Ela corresponde menos bem a um campo profissional que tomou rapidamente uma dimenso concreta e focaliza apostas (inclusive financeiras) importantes. O Grand Dictionnaire Encyclopdique Larousse (1962;1985) o define como a arte de arranjar e organizar as aglomeraes humanas e, de modo mais preciso, a arte de dispor o espao urbano ou rural no sentido mais lato (edifcios de habitao, de trabalho, de lazer, redes de circulao e de trocas) para obter seu melhor funcionamento e melhorar os rendimentos sociais... (Ibid. p. 3)

E mais:
... arranjar o espao, quer dizer dispor com ordem. Trata-se de um ato voluntrio que visa criar uma situao ordenada, julgada prefervel, a este ttulo, a uma situao resultante do jogo espontneo dos atores. Esta ao se exerce no espao urbano ou rural (mas o arranjo pode ser concebido s escalas mais diversas, daquela do planeta at a de um local). Ela exercida tambm no tempo, pois a disposio ordenada depende daquilo que seja disposto antes e comanda aquilo que ser disposto em seguida. Por outro lado, o urbanismo diz respeito a todas as construes e redes, mas tambm pode lhes ser juntado o espao no construdo. Enfim, a definio do Grand Larousse do sculo XX precisa bem os objetivos: comodidade, economia e harmonia nas funes e relaes exercidas pelos homens. (loc. cit.)

Cadernos de Arquitetura e Urbanismo, Belo Horizonte, v. 13, n. 14, p. 127-146, dez. 2006

131

HLIO NOVAK

Ainda que a palavra e a atividade que ela denomina datem do incio do sculo XX, a mesma fonte informa que autores anteriores tinham enunciado conceitos prximos e realizado planificaes que remetem ao urbanismo atual. So exemplos Coyer e Mercier, que empregaram na prpria Frana e j no sculo XVIII o vocbulo com o sentido de cincia da urbanidade, Ildefonso Cerd, o autor do plano de alargamento de Barcelona, que j em 1867 falava em urbanizacin, alm de Camillo Sitte e S. Stben, que em 1889 e 1890 respectivamente fizeram referncia a stdtebau. So palavras de significado convergente ao do nosso urbanismo, mas a espanhola se refere mais ao processo de desenvolvimento urbano que ao de ao consciente sobre ele, e a alem indica antes a arte de construir as cidades que os mtodos usados para chegar a esse fim. Tambm a expresso inglesa equivalente, town planning, j se havia imposto em 1909, atravs da obra de Raymond Unwin, Town planning in practice, e do Town planning act. O contedo cientfico do urbanismo Ainda que todas as teorias do urbanismo, das de Cerd s de Le Corbusier, se digam cientficas, jamais houve consenso sobre isso ou sobre em que aspectos seriam assim.

Figura 4. Ildefonso Cerd, 1859: plano de alargamento de Barcelona (croqui do autor baseado em FERREIRA DOS SANTOS, 1988, p. 109).

Cerd d sua urbanizacin status de cincia por coletar sistematicamente tanto informaes socioeconmicas como as referentes s potencialidades do stio para analis-las de forma a permitir legislar integral e corretamente

132

Cadernos de Arquitetura e Urbanismo, Belo Horizonte, v. 13, n. 14, p. 127-146, dez. 2006

OS OUTROS NOMES DO URBANISMO: PLANEJAMENTO, PROJETO E DESENHO URBANOS

sobre o espao urbano, condio referendada por Geddes (1994) j no incio do sculo XX. Mostrava com isso estar 50 anos frente do seu tempo. Le Corbusier (1971), ao contrrio, impede o progresso da reflexo quando assegura haver amplas provas da cientificidade do urbanismo, mas no as mostra. Talvez o veja assim por imagin-lo uma geometria de ngulos retos, mas tem interesse bvio em dar suporte sua certeza de gerar planos cheios de justia, verdade e exatido.

Figura 5. Le Corbusier, 1933: a cidade radiosa (GALLION; EISNER, 1972, p. 398).

Se o enquadramento do urbanismo como cincia inadequado, talvez seja s uma tcnica que usa procedimentos e mtodos cientficos. Todavia, os procedimentos e mtodos usados pelo urbanismo so em geral temas de controvrsia e debate, e o melhor exemplo disso a corrente de planejamento que usa modelos matemticos. Mesmo no planejamento de transportes, em que tais modelos tm sido abundantemente desenvolvidos, a crtica freqente, ainda que vindo majoritariamente dos que no participam da sua elaborao, como ironiza Merlin (1996, p. 59) com muita propriedade. Ora, se no cincia nem tcnica afim, talvez o urbanismo seja uma arte. Todavia, se a arte definida como um conjunto de regras para bem realizar alguma coisa ou como o carter, expresso ou concepo do que belo (LOVISOLO, 1992, p. 88), fica novamente difcil enquadr-lo a, pois suas nicas regras, que mudam no tempo e no espao, so as do direito urbanstico, que constitui apenas um aspecto do todo. Ele tampouco se enquadra na outra acepo, a da arte como beleza, pois essa raramente um objetivo prioritrio do urbanismo e at por isso raramente atingido. Talvez pela indefinio do seu enquadramento epistemolgico se tenha gerado uma luta no declarada para anex-lo a alguma das vrias reas do saber. No Brasil, os arquitetos se preocuparam tanto com isso que h alguns anos passamos a nos formar arquitetos e urbanistas.2 No obstante, isso s

Seguimos nisso uma tradio francesa, exemplificada pela famosa declarao de Le Corbusier de que o urbanista no outra coisa que o arquiteto.

Cadernos de Arquitetura e Urbanismo, Belo Horizonte, v. 13, n. 14, p. 127-146, dez. 2006

133

HLIO NOVAK

resultou na transformao do planejamento urbano e regional de uma das reas de interesse do urbanismo numa prtica com ele concorrente porque aberta aos no arquitetos. Por usar s vezes mtodos matemticos e congregar engenheiros, gegrafos e economistas, alm de juristas, filsofos, socilogos e at arquitetos, o PUR se v e fala de si mesmo como atividade cientfica. Todavia, um dos seus mais importantes e irresolvidos debates internos centrado exatamente nessa crena, e nem mesmo a especificao da existncia de duas ordens distintas de racionalidade uma funcional, que relacionaria meios a fins dados, e a outra substantiva, cuja funo seria definir os fins apropriados (MANHEIM, 1949) capaz de resolver o problema epistemolgico fundamental do planejamento. No h, pois, como acreditar que seu contedo cientfico seja superior ou diverso do que caracteriza urbanismo, e assim no existe diferena substantiva entre os dois. Em seguida se ver que tampouco h diferena funcional. Isso mostrado pelo fato de, designados como urbanistas ou como planejadores urbanos, lidarmos todos e do mesmo modo com nossos assuntos fundamentais. O mais marcante desses assuntos o espao, um bem raro cujo uso necessrio organizar racionalmente. Se a escassez no intrnseca a nenhum bem, mas nasce do desejo humano por eles, a raridade do espao se torna evidente e explica a razo de o solo ter um preo. Como, por outro lado, o mercado socialmente cego e insensvel e preciso garantir acesso a usos pouco competitivos, mas socialmente julgados prioritrios do espao tais como o destinado habitao de interesse social, s reas verdes e aos equipamentos pblicos o poder pblico forado a desenvolver ao menos nominalmente polticas fundirias que controlem o uso do solo urbano para que o espao das cidades possa ser organizado. Quer como urbanistas, quer como planejadores urbanos, atuamos nessa problemtica e de forma idntica: preparando e realizando as intervenes no mercado, que so exata e contraditoriamente aquilo que lhe assegura a liberdade. Outro problema-chave a mobilidade das pessoas, coisa que exige especial ateno, pois a organizao espacial da cidade muda radicalmente com mudanas nos sistemas de transporte. Na Roma antiga as pessoas andavam a p, a 4km/h. Nas grandes cidades do sculo XIX, em nibus puxados por cavalos a 8km/h. Entre as duas guerras mundiais em trem suburbano e metropolitano a 25km/h. Nas cidades de hoje em automvel a 50km/h se no h congestionamento. Assim fcil imaginar como o trabalhar, o morar e o ir s compras, s aulas ou aos divertimentos mudaram ao longo do tempo. Apelidados de planejadores urbanos ou de urbanistas, lidaremos com isso de modo muito semelhante. Em resumo, o tratamento dado aos dois problemas deixa bvio que tam-

134

Cadernos de Arquitetura e Urbanismo, Belo Horizonte, v. 13, n. 14, p. 127-146, dez. 2006

OS OUTROS NOMES DO URBANISMO: PLANEJAMENTO, PROJETO E DESENHO URBANOS

bm funcionalmente no h diferena entre urbanismo e planejamento urbano e que este, como uma das mais importantes vertentes da atividade daquele, continua sendo, na verdade, uma das suas reas de interesse fundamentais.

OS PLANEJAMENTOS, O DESENHO E O PROJETO URBANOS


Desde a Primeira Revoluo Industrial o crescimento desmesurado das cidades preocupa constantemente os interessados. Bardet (1959), por exemplo, ainda que escrevesse em 1945, continuava impressionado pela progresso da populao europia de 180 para 460 milhes de habitantes entre 1800 e 1914, apesar de a Europa ter exportado no menos de 100 milhes de pessoas para as Amricas no perodo. No entanto, aos olhos de agora, a urbanizao europia no sculo XIX parece at moderada relativamente ao crescimento paroxsmico das cidades no mundo inteiro na segunda metade do sculo XX. O tema se tornou preocupao to geral que os jornais o comentam em tom alarmista e a prpria ONU trabalha diversos projetos sobre o que chama de megacidades. A busca da cidade ideal e o planejamento urbano e regional Bardet escreveu que todo o drama do urbanismo atual consiste no divrcio entre as formas urbanas caducas e pesadas e o ser urbano em prodigiosa transformao (1959, p. 6). Como outros estudiosos, v na complexidade e escala dos problemas com que o urbanismo precisa lidar as caractersticas de uma questo urbana. Ora, esse tipo de afirmao leva a postular um caos urbano que seria o responsvel pela contradio e a propor como soluo a restaurao de caractersticas antigas, conhecidas e testadas, ou a renovao das formas e da maneira de viver para definir uma nova ordem urbana.3 As duas alternativas escolhem ignorar que cada cidade produto da sociedade que as desenvolve, e isso lhes permite a iluso de que, mexendo numas poucas caractersticas do espao urbano, a prpria sociedade se modificar. Se as coisas corressem assim, a cidade real poderia se tornar cidade ideal, objetivo nada novo, mas sempre inalcanado, apesar de o pensamento utpico a respeito ter sido historicamente mais realista.

Choay (1965) classifica os primeiros como urbanistas culturalistas e os outros como urbanistas progressistas.

Cadernos de Arquitetura e Urbanismo, Belo Horizonte, v. 13, n. 14, p. 127-146, dez. 2006

135

HLIO NOVAK

Figura 6. Scamozzi, 1593: planta da cidade ideal de Palma Nuova, perto de Veneza (ROSENAU, 1988, p. 72).

Entre os antigos, Aristteles (1952) preferia a cidade real e discutia detalhadamente a maneira de torn-la boa pela utilizao de princpios entronizados por urbanistas prticos, como Hipdamo e seus seguidores (Fig. 1). J Plato (1952) concebe uma cidade ideal, que refletiria o Estado ideal por ele definido. essa a idia utpica que a histria vai perseguir e, quando Thomas More concebe em 1561 sua cidade ideal, Amaurot, esta era ideal exatamente por ser a capital da ilha de Utopia... Eles eram mais realistas que os novos utopistas, porque imaginavam mudar a sociedade, que, uma vez transformada, produziria uma cidade tambm diferente. Nenhum deles pretendeu mudar as cidades s fisicamente sem conectar as mudanas s questes econmica e social, exceto os que quiseram modific-la esteticamente, com objetivos modsticos ou do interesse de grupos dominantes. No sculo XIX, porm, o pressuposto tradicional das utopias subvertido e se passa a admitir que o modelo fsico da cidade tem o poder de moldar outras caractersticas da sociedade. Isso jamais foi demonstrado, mas o fracasso tem sido incapaz de modificar essa nova busca pela cidade ideal. Traioeiro, o conceito de ideal implica a desvalorizao sistemtica do existente, que, por contraste, passa a ser confundido com o problemtico. Em conseqncia, supe-se que s algo novo e planejado pode resolver os problemas, e isso se torna uma condio necessria para atingir a situao ideal. Somada presuno de cientificidade do urbanismo pressuposto absoluto da sua prpria validade tal idia leva a um planejamento urbano totalizador, integral e integrado (comprehensive, em ingls), hipertrofiandoo em face do urbanismo de que fazia parte. Entra-se na era de ouro dos planos diretores (master plans, em ingls), que vo por longo tempo se confundir com a prpria idia de urbanismo. No Brasil e na Frana, a semelhana do urbanismo com a arquitetura colabora para isso.

136

Cadernos de Arquitetura e Urbanismo, Belo Horizonte, v. 13, n. 14, p. 127-146, dez. 2006

OS OUTROS NOMES DO URBANISMO: PLANEJAMENTO, PROJETO E DESENHO URBANOS

Reaes ao planejamento totalizador e ao plano diretor integrado Fazer um plano diretor desse tipo uma estratgia problemtica, pois exige pesquisas imensas e custosas, alm de longos prazos de desenvolvimento, durante os quais as condies urbanas mudam. Alm do mais, a desvalorizao sistemtica daquilo que existe conduz a polticas de demolio e reconstruo totais. Ao final, nem o plano, nem a poltica de terra arrasada que subentende so capazes de gestar a pretendida cidade ideal, ainda que o processo se arraste por dcadas a custos estratosfricos. Tais inconvenientes geram reaes, que ocorrem a partir dos anos 1960 em vrias frentes mais ou menos simultneas. J em fins dos 1950, no planejamento de Karachi, capital do Paquisto, prope-se uma metodologia nova, chamada de planejamento na ao, que pretende simplificar as bases das intervenes, reduzindo radicalmente os diagnsticos formais e evitando confrontos diretos com os interesses existentes (KOENIGSBERGER, s.d.). A falta de participao popular no planejamento tambm criticada, o que faz surgirem nos Estados Unidos propostas bastante radicais, como o planejamento advocacional (DAVIDOFF; REINES, 1972) e a arquitetura de guerrilha (GOODMAN, 1972). No Brasil da ditadura militar, essa preocupao s encontra ecos isolados na urbanizao pela Codesco (Companhia de Desenvolvimento de Comunidades) da favela de Brs de Pina no Rio de Janeiro e noutros trabalhos de Carlos Nelson Ferreira dos Santos como arquiteto, urbanista e professor.

Figura 7. Leo Krier, 1986: negao da modernidade em proposta para Londres (DEL RIO, 2000, p. 80).

Cadernos de Arquitetura e Urbanismo, Belo Horizonte, v. 13, n. 14, p. 127-146, dez. 2006

137

HLIO NOVAK

Na mesma poca, o iderio do urbanismo modernista, em especial sua doutrina do homem tipo, cuja vida urbana se reduzia s variveis habitar, trabalhar, circular e cultivar o corpo e o esprito, sofre um bombardeio aniquilador. O alvo mais claro a cidade de superquadras com seus edifcios parecidos e repetitivos. Em conseqncia, revalorizam-se as ruas e quadras curtas, em que usos do solo e prdios de idade e padro variveis se misturam, visando a criar um ambiente seguro e agradvel (JACOBS, 1974) (Fig. 7).

Figura 8. Christopher Alexander, 1971: esquema de ligaes em rvore de Braslia (FERREIRA DOS SANTOS, 1988, p. 111).

Um dos flancos do urbanismo modernista foi destroado pela crtica ao empobrecimento do seu sistema virio quando comparado ao das velhas cidades. A tpica estrutura modernista ocorria em rvore, capaz de poucas ligaes em cada ponto e sem termo de comparao com aquela tradicional em semi-retcula, que permitia s cidades uma grande riqueza de ligaes, correspondendo melhor s necessidades urbanas (ALEXANDER, 1965) (Fig. 8).

Figura 9. Martin; March, 1966: implantaes em pavilho, banda e ptio (FERREIRA DOS SANTOS, 1988, p. 112).

138

Cadernos de Arquitetura e Urbanismo, Belo Horizonte, v. 13, n. 14, p. 127-146, dez. 2006

OS OUTROS NOMES DO URBANISMO: PLANEJAMENTO, PROJETO E DESENHO URBANOS

O ataque ao outro flanco condenava a negao modernista do traado urbano em tabuleiro de xadrez, demonstrando, em termos de eficincia espacial, a superioridade dos arranjos passveis de a serem edificados sobre a implantao modernista de edifcios muito altos e afastados (MARTIN; MARCH, 1975) (Fig. 9). Ps-modernismo na arquitetura e novidades no urbanismo No por coincidncia, a arquitetura modernista tambm comea a sofrer intensa crtica por seu desinteresse em pesquisa e por no dar importncia contextualizao urbana das edificaes que prope. Como ocorre em paralelo a valorizao de aspectos semiolgicos e simblicos das arquiteturas tradicionais e at do patrimnio arquitetnico vernacular, a convergncia de todas essas tendncias acaba por ser entendida como a morte definitiva da arquitetura dominante. Nesse ponto o modernismo substitudo por uma outra arquitetura, ps-moderna, como se convencionou cham-la (JENCKS, 1978). Todos esses acontecimentos vo originar no urbanismo propostas metodolgicas supostamente novas e batizadas com os nomes cativantes de desenho urbano, planejamento estratgico e projeto urbano. Todavia, o planejamento estratgico no realmente coisa nova, mas uma ressurgncia das idias do velho e j comentado planejamento na ao. O desenho urbano tambm antigo, deitando razes nos anos 1960 e nos trabalhos de Lynch, Cullen e outros autores ocupados fundamentalmente com a forma urbana, que continua a ser a principal preocupao sob a nova designao. Na verdade, no se prope a ser uma metodologia pronta e acabada, mas um campo disciplinar para onde convergem mtodos de anlise e atuao de diversas disciplinas. Usa para isso quatro armas analticas: a anlise visual, a percepo do meio ambiente, o comportamento ambiental e a morfologia urbana.

Figura 10. Morfologia urbana da estrutura de trs cidades de colonizao japonesa, baseada na escola; alem, na rua principal / rio; italiana, na igreja (YAMAKI apud DEL RIO, 2000, p. 82).

Seja como for, o desenho urbano se v como parte do planejamento (DEL RIO, 2000, p. 57-59), permeando-o dos seus objetivos gerais s suas reco-

Cadernos de Arquitetura e Urbanismo, Belo Horizonte, v. 13, n. 14, p. 127-146, dez. 2006

139

HLIO NOVAK

mendaes especficas. Assim se pode dizer que pretende nortear a elaborao do plano e ser, ao mesmo tempo, um produto dele. A expresso projeto urbano tambm vem dos anos 1960, quando se declara oposta ao urbanismo de planejamento, para conotar projetos unitrios de arquitetura de aprecivel dimenso e complexidade, que pretendiam configurar de forma exemplar e para alm dos seus limites fsicos o que deveria ser a cidade moderna (PORTAS, 1998). Nos anos 1970, uma crise fiscal assola as prefeituras europias e obriga as intervenes a diminurem de escala. Em nova leva de projetos urbanos, os arquitetos so chamados a trabalhar em fragmentos da cidade, atravs de projetos que conservavam a marca do autor, mas eram incorporados ao tecido urbano preexistente.4 Finalmente, uma terceira gerao emerge nas ltimas dcadas, mantendo os arquitetos como protagonistas dos projetos, mas, ao mesmo tempo, como programadores desses projetos, animadores que buscam aproveitar as oportunidades que as cidades provoquem e acionar parceiros que possam viabilizar a sua implementao. Aparentemente diferente do desenho urbano, comunga com ele na considerao de uma relao biunvoca projeto versus plano, na qual, ao mesmo tempo em que o projeto detalha o plano, tambm induz a emergncia de outros projetos urbanos. Moscato (2003) responsabiliza essa ntima associao entre plano e projeto urbano pela traduo do significado de plano para o futuro da cidade. Define assim o projeto urbano como a forma de materializar as decises do plano, evidenciando para a populao o modelo de cidade escolhido e resolvendo a contradio entre o plano de conjunto e o urbanismo de fragmentos. Em resumo, o planejamento continua a ser, sob outros nomes, uma das partes mais importantes do urbanismo. O plano estratgico se apresenta como alternativa ao master plan, mas no resolve os problemas que este gera, porque no atinge a sua causa profunda a viso que o planejador tem da cidade como entidade problemtica a renovar para tornar-se perfeita. Seu inegvel avano perceber o resultado desse equvoco o excessivo dispndio de tempo e recursos , mas a soluo que traz de tratar a cidade como empresa tambm equivocada. Mas aqui importa apenas ver que as duas propostas de planejamento no se opem e podem at se complementar. Quanto ao desenho e ao projeto urbanos, arriscaramos dizer que no tm diferenas significativas. O primeiro nome mais usado nos Estados Unidos e na Gr-Bretanha, enquanto o outro domina o restante da Europa. Nuno Portas v no projeto urbano um instrumento privilegiado do planejamento estratgico, mas o mesmo se pode dizer do desenho urbano, relativa-

Mais ou menos o que se fez no Rio de Janeiro um pouco depois, no programa RioCidade.

140

Cadernos de Arquitetura e Urbanismo, Belo Horizonte, v. 13, n. 14, p. 127-146, dez. 2006

OS OUTROS NOMES DO URBANISMO: PLANEJAMENTO, PROJETO E DESENHO URBANOS

mente a qualquer tipo de planejamento. Retomando Rossi (2000), que chama de fatos urbanos prpria cidade e a certos aspectos, fragmentos e construes significativas dentro dela, prope-se aqui definir o projeto ou o desenho urbano como o projeto ou o desenho dos fatos urbanos.

Figura 11. Kenzo Tange: projeto urbano da Baa de Tokio (1960) (MONTANER, 1997, p. 117).

A TTULO DE CONCLUSO: COMO DEVEMOS ENTENDER AS MUDANAS TEMPORAIS HAVIDAS NO URBANISMO


As questes terminolgicas examinadas advm de variaes temporais da concepo do urbanismo. A origem da que ocorreu no sculo XIX foi a mudana universal trazida pela Primeira Revoluo Industrial. Para entender por que ocorreu, deve-se lembrar que, como as sociais, as relaes espaciais no so randmicas, mas ordenadas. At os animais diferenciam espaos e os criam para indicar que esto aqui e no l. Os seres humanos notam, anotam e descrevem as distines por meio da linguagem e ainda as fazem atravs da construo. Nesse sentido, linguagem e arquitetura se completam, expressando o processo cognitivo de distinguir lugares (RAPOPORT, 1984, p. 27). A estruturao do significado acompanha a do espao e ocorre, ou por comportamento ritual, que confere significado ao comportamento, ou por marcao de lugares, que lhes confere significado. Estas, alm da estruturao do tempo e da comunicao, so propriedades da mente individual, que as converte em necessidades sociais. Os gatos, por exemplo, animais pouco territoriais, estruturam o tempo, programando seus movimentos para evitarse, e isso indica que, como a estruturao do tempo, a do espao e a do

Cadernos de Arquitetura e Urbanismo, Belo Horizonte, v. 13, n. 14, p. 127-146, dez. 2006

141

HLIO NOVAK

significado ocorrem para estruturar a comunicao (como interagir, exercer um domnio, evitar os perigos etc.). Os quatro tipos de estruturao constituem diferentes sistemas de ordenao, cuja expresso fsica o meio ambiente construdo. O processo de ordenar sempre o mesmo, mas a forma de faz-lo e os meios utilizados so diferenciados pela cultura. Por isso, ainda que no passado o espao e o significado coincidissem e expressassem fisicamente as formas de domnio, essa convergncia no mais a regra hoje em dia. Tambm a articulao do espao com o tempo era normal em outras pocas, mas hoje pode ocorrer ou no, pois tornou-se to comum as pessoas estarem separadas simultaneamente no espao e no tempo como em apenas um deles. Ao tempo em que essas convergncias eram usuais, os esquemas de ordenao baseavam-se geralmente no sagrado, pois a religio e o rito eram aspectos centrais das culturas antigas. Uma conseqncia disso para o urbanismo era torn-lo atividade arriscada, pois entendia-se que o simples traado do plano de uma cidade colocava em questo a ordem da natureza desejada pelos deuses. Conseqentemente, era necessrio que os padres traassem rituais precisos para fundar cidades, construir edifcios e at mesmo pontes, j que os rios foram divinizados por muito tempo. At a Idade Mdia, sero as ordens religiosas que interviro nesse domnio, ao ponto em que o Papa leva ainda hoje o nome de pontifex maximus, o grande construtor de pontes (LACAZE, 1995, p. 27). Por essa razo somente no sculo XIX, quando a Revoluo Industrial rompe os antigos esquemas de ordenao, que aparecem reflexes sobre o urbanismo no seu sentido atual, colocando em pauta uma questo urbana, que reunia a insalubridade das cidades a uma supostamente perdida ordem urbana tradicional. Duas guerras mundiais e a crise de 1929 fizeram da primeira metade do sculo XX um perodo de estagnao urbanstica, mas a destruio macia das cidades europias obrigou a um imenso esforo de reconstruo depois de 1945. Ocorre ento um vivo debate, no qual os modernistas querem construir as cidades do futuro e os culturalistas refazer as do passado. Tanto num caso como no outro, o master plan mostra claramente os seus inconvenientes, o que faz com que sejam criadas alternativas a ele. Com a Segunda Revoluo Industrial, novos problemas urbansticos somam-se aos antigos e o urbanismo tem de se renovar para enfrent-los. A complexidade leva hoje a classificar os problemas urbanos em categorias, uma das quais rene os dependentes das polticas urbanas, outra os vinculados abordagem ambiental do planejamento urbano e a terceira, os problemas que a dimenso morfolgica do urbanismo tem de enfrentar, ainda que com o apoio de outras reas (economia, engenharia de transportes). Os do primeiro tipo se referem aos temas fundamentais do espao econ-

142

Cadernos de Arquitetura e Urbanismo, Belo Horizonte, v. 13, n. 14, p. 127-146, dez. 2006

OS OUTROS NOMES DO URBANISMO: PLANEJAMENTO, PROJETO E DESENHO URBANOS

mico, do modo de vida urbano e da apropriao do espao urbano pelos habitantes. Nos nossos dias, o espao urbano modificado em prazos muito curtos por uma economia sujeita a fortes mutaes tecnolgicas, que atingem a cidade imediata e s vezes devastadoramente. Assim, nos lugares em que as atividades se tornam obsoletas, os quarteires e as cidades decaem, as suas imagens sociais se degradam e o valor dos imveis diminui (LACAZE, 1995, p. 17-18). Ao contrrio, onde a propenso a se instalar tende a aumentar, uma espiral inversa eleva o valor dos bens. O urbanismo precisa lidar com tais tendncias para faz-las infletir, ou simplesmente para antecip-las e tem de faz-lo multidisciplinarmente atravs do planejamento urbano e regional. Mesmo que o modo de vida no campo e na cidade se assemelhem, como atualmente, o espao urbano continua privilegiado pela facilidade de ocorrncia de relaes sociais e pela intensidade destas. Por essa razo e porque a globalizao coloca os lugares de encontro sob a ameaa simultnea dos shopping centers, da cultura eletrnica e do e-business, so crescentemente crticas as decises relativas sua criao/manuteno, revitalizao, restaurao ou renovao e a como faz-las. Como a apropriao do espao fator decisivo de sucesso nas operaes de organizao urbanstica ou de construo, preciso que as polticas urbanas levem em conta as caractersticas reais da clientela usuria. Caso isso no ocorra, a maneira como o pblico deveria apropriar o espao no projeto e aquela como o faz na realidade divergem, decretando o insucesso da obra. A principal causa do fracasso , pois, ver os usurios como mera mdia estatstica, o que os torna supostamente no entidades polticas, cujas personalidades, necessidades e desejos so ignorados. Os problemas da segunda categoria provm da viso realstica de que tanto a cidade ideal como a sua busca atravs do planejamento urbano so mitos (NOVAK, 1980). Nas nossas cidades continua sendo perseguido um planejamento supostamente racional, mas em total descompasso com uma gesto urbana negociada com interesses que usam amplamente a cooptao, a corrupo e o lobby como formas de presso (ROLNIK, 1992). Nos nossos dias, um planejamento urbano e regional no pode pretender mais que corrigir aspectos marginais das polticas em curso, e a nica vertente em que esse escopo pode ser alargado a ambiental, pois nessa rea a ordenao urbanstica no tem finalidade se no obedecer a premissas de conservao, recuperao e melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida. Mesmo a s pode caber ao planejamento facilitar o desenvolvimento sustentvel atravs do suprimento de dados e do desenvolvimento e disseminao de indicadores

Cadernos de Arquitetura e Urbanismo, Belo Horizonte, v. 13, n. 14, p. 127-146, dez. 2006

143

HLIO NOVAK

relevantes. Como os problemas ambientais se avolumam no ambiente urbano brasileiro com o aumento de enchentes, a difcil gesto dos resduos slidos e a poluio crescente do ar fica bvio que os parmetros de ordenao urbanstica a eles relativos precisam ser alterados, articulando-se os problemas ambientais aos sociais e cada vez mais s questes da criminalidade e do trfico. No faz-lo significa abdicar luta por uma existncia melhor, conformando-nos com nosso enterro nos lamaais das enchentes e sufocao pela poluio do ar. Finalmente, na terceira categoria incluem-se os problemas que podem ser resolvidos diretamente pela dimenso morfolgica do urbanismo, lanandose mo do chamado desenho urbano: as questes fsico-urbansticas relativas habitao e ao binmio uso do solo/transportes urbanos. Hoje se pode usar um verdadeiro arsenal para essa finalidade. De um lado esto os instrumentos clssicos do zoneamento, leis de uso e ocupao do solo e cdigos de obras; do outro os chamados projetos urbanos. So dispositivos soltos, sem muita ligao entre si, e provavelmente isso continuar assim, pois a performance dos mecanismos que costurariam todos esses aspectos os j debatidos planos diretores e estratgicos tem sido to fraca que a sua utilidade resulta discutvel.

Referncias
ALEXANDER, Christopher. A city is not a tree. New York: Architectural Forum, abril/maio, 1965. ARISTTELES. The works of Aristotle. Chicago: University of Chicago Press/ William Benton Publisher, 1952. BARDET, Gaston. El urbanismo. Buenos Aires: Editora Universitria de Buenos Aires, 1959. CHOAY, Franoise. Lurbanisme, utopies et realits, une anthologie. Paris: Seuil, 1965. DAVIDOFF, Paul; REINES, Thomas A. A choice theory of planning. In: FALUDI, A. (Org.). A reader in planning theory. London: Pergamom Press, 1972. mimeo. DEL RIO, Vicente. Introduo ao desenho urbano no processo de planejamento. So Paulo: Pini, 2000. FERREIRA DOS SANTOS, Carlos Nelson. A cidade como um jogo de cartas. So Paulo: Projeto Editores, 1988. GALLION, Arthur B.; EISNER, Simon. Urbanismo, planificacin y diseo. Mxico: Compaa Editorial Continental, 1972. GEDDES, Patrick. Cidades em evoluo. Campinas: Papirus, 1994.

144

Cadernos de Arquitetura e Urbanismo, Belo Horizonte, v. 13, n. 14, p. 127-146, dez. 2006

OS OUTROS NOMES DO URBANISMO: PLANEJAMENTO, PROJETO E DESENHO URBANOS

GOODMAN, Robert. After the planners. Middlesex, England: Penguin, 1972. JACOBS, Jane. Death and life of great american cities: the failure of town planning. London: Penguin Books, 1974. JENCKS Charles A. The language of post-modern architecture. London: Academy Editions, 1978. KOENIGSBERGER, Otto. Action Planning. 1980. (mimeo). LACAZE, Jean-Paul. La ville et Iurbanisme. Paris: Flammarion, 1995. LACAZE, Jean-Paul. Os mtodos do urbanismo. Campinas: Papirus, 1993. LE CORBUSIER. Planejamento urbano. So Paulo: Perspectiva, 1971. LOVISOLO, Elena (Ed.). Dicionrio da lngua portuguesa. So Paulo: Nova Cultural, 1992. MANHEIM. Karl. Man and society in an age of reconstruction. New York: Harcourt Brace, 1949. MARTIN, Leslie; MARCH, Lionel. Teoria 4. In: MARTIN, Leslie; MARCH, Lionel; ECHENIQUE, Marcial (Org.). La estructura del espacio urbano. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 1975. p. 61-65. MERLIN, Pierre. Lurbanisme. Paris: Presses Universitaires de France, 1996. MONTANER, Josep Maria. Despus del movimiento moderno. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 1997. MOSCATO, Jorge. O bairro est mudando: tudo o que slido desmancha no ar. In: MACHADO, Denise Barcelos Pinheiro; PEREIRA, Margareth da Silva; SILVA, Rachel Coutinho Marques da (Org.). Urbanismo em questo. Rio de Janeiro: Prourb-FAU/UFRJ, 2003. p. 273-278. NOVAK, Hlio; CAMPELLO, Mauro S. Projeto urbano: ensino e interface com as disciplinas complementares. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAO NACIONAL DE PS-GRADUAO E PESQUISA EM PLANEJAMENTO URBANOS E REGIONAL, 11, 2005, Salvador. Anais... Salvador: Anpur, 2005. p. 1-19, CD. NOVAK, H. As dimenses do crescimento urbano e a estruturao do espao em cidades de porte mdio: os casos de Juiz de Fora, Contagem e Uberlndia, no Estado de Minas Gerais. 2001. Tese (Doutorado) Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenao dos Programas de Ps-graduao de Engenharia, Rio de Janeiro. NOVAK, H. Estes fantsticos planejadores e seus mitos maravilhosos: uma discusso sobre a questo urbana, diversas teorias sobre planejamento e a busca da cidade ideal. 1980. Dissertao (Mestrado) Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenao dos Programas de Ps-graduao de Engenharia, Rio de Janeiro. PLATO. The dialogues of Plato. Chicago: University of Chicago Press, 1952. PORTAS, Nuno. Lemergenza del progetto urbano. Revista Urbanstica, Roma, n. 110, p. 1-6, jun. 1998. RAPOPORT, Amos. Origens culturais da arquitetura. In: SNYDER, J. C.; CATANESE, A. (Coord.). Introduo arquitetura. Rio de Janeiro: Campus, 1984. p. 26-42.

Cadernos de Arquitetura e Urbanismo, Belo Horizonte, v. 13, n. 14, p. 127-146, dez. 2006

145

HLIO NOVAK

ROLNIK, Rachel. Dirio Oficial do Municpio de So Paulo. So Paulo, 1992. ROSENAU, Helen. A cidade ideal: evoluo arquitectnica na Europa. Lisboa: Presena, 1988. ROSSI, Aldo. A arquitetura das cidades. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 2000. SANTOS, Milton. Espao e mtodo. So Paulo: Nobel, 1997. STACCIOLI, R. A. Roma como fue y como es: con reconstrucciones de los monumentos de la Roma antigua. Roma: Vision S.R.L., 1962.

Endereo para correspondncia Av. Rui Barbosa, 636/904 22250-020, Rio de Janeiro RJ e-mail: eloi@predialnet.com.br

146

Cadernos de Arquitetura e Urbanismo, Belo Horizonte, v. 13, n. 14, p. 127-146, dez. 2006

Вам также может понравиться