Вы находитесь на странице: 1из 7

As emergncias podem ocorrer de repente e sem aviso prvio.

Emboraexista legislao e programas de gesto de emergnciaeficientes, as pessoas e as famlias tm um papel importante na preparao para as crises, pois os servios de emergncia e outros recursospblicos podem estar sob forte presso. importante que as pessoas se preparem para serem autossuficientes por pelo menos trs (3) dias imediatamente aps ou durante uma emergncia. Particularmente os cidados com deficincias e/ou necessidades especiais, incluindo pessoas idosas com necessidades especiais.

A Preparao para emergncia inclui o desenvolvimento e a prtica de um plano familiar de resposta a essa emergncia e a preparao de um kit de sobrevivncia para emergncia, com especial ateno queles com deficincias fsicas, visuais, auditivas e/ou outras deficincias no visveis, de acordo com as necessidades especiais de cada pessoa,

Na elaborao do Kit de Sobrevivncia para Emergncias destaca os itens bsicos que cada indivduo deve guardar em um local de fcil acesso para ajud-lo a ser autossuficiente por pelo menos trs (3) dias, imediatamente aps ou durante uma emergncia.

Lanternas e pilhas Rdio e pilhas ( Pilhas sobressalentes para o rdio, lanterna, dispositivos de assistncia, etc.) Kit de primeiros socorros Telefone que funcione durante uma interrupo de energia Velas e fsforos/ isqueiro Chaves extras do carro e dinheiro Documentos importantes (identificao) Garrafas de gua potvel Alimentos no perecveis Abridor de lata manual Roupas e calados Cobertores ou sacos de dormir Papel higinico Produtos vrios de higiene pessoal Medicamentos Mochila/sacola de viagem Apito (para chamar a ateno, se necessrio)

Os itens do kit de sobrevivncia listados neste guia so somente uma sugesto e podem ou no se aplicar a todas as situaes de emergncia e/ou a uma pessoa com necessidades especiais. Portanto, voc deve decidir quais itens essenciais incluir para voc e os membros da sua famlia. Durante uma emergncia talvez no haja energia eltrica Durante uma emergncia talvez voc tenha que ir para um abrigo de evacuao de emergncia. Recomenda-se que voc e a sua famlia tenham uma pessoa de contato designada que resida fora da sua comunidade imediata. Desse modo, no caso de uma evacuao, os membros da famlia podero facilmente notificar uns aos outros, ligando para a pessoa de contato designada. Embale e armazene todos os itens de sobrevivncia de emergncia (incluindo medicamentos, suprimentos mdicos e/ou dispositivos de auxlio) em um continerde fcil acesso e de fcil transporte,caso precise deixar a sua casa Selecione uma rede de indivduos no trabalho e em casa que sero capazes de ajud-lo durante uma emergncia. (Assegure-se de informar sua rede deajuda aonde voc guarda o seu kit de sobrevivncia para emergncias.) Prepare uma lista de alimentos ou medicamentos aos quais voc seja alrgico e detodos os medicamentos que voc est levando. Fornea uma cpia da lista sua rede de ajuda designada e tambm guarde uma cpia em seu kit de sobrevivncia de emergncia, uma com voc, uma em casa, outra em seu local de trabalho e emseu carro (se aplicvel). Em sua lista de medicamentos, especifique a razo para cada medicamento que voc faz uso (por exemplo, a condio mdica que est sendo tratada), incluindo onome genrico, a dosagem, a freqncia e o nome e as informaes de contato domdico que prescreve os medicamentos

Se voc tiver filhos com deficincias ou necessidades especiais, prepare uma listasimilar para cada criana e fornea-a pessoa responsvel pelos cuidados da criana, escola, aos membros de contato de emergncia, etc. Se voc sofrer de alergia, condio mdica crnica ou precisar de medicamentosespeciais, talvez deva considerar ter e usar um bracelete ou identificao do MedicAlert , como parte do seu plano de preparao para emergncias.

Verifique regularmente as datas de vencimento de todos os medicamentos, garrafas de gua e alimentos enlatados/empacotados do seu kit de sobrevivncia para emergncias. melhor substituir alimentos e garrafas de gua pelo menos uma vez por ano. Prepare uma lista com as informaes de contato de todas as pessoas do seu contatode emergncia e fornea uma cpia da sua rede de contatos designada no trabalhoe/ou em casa. Tambm guarde uma cpia em seu kit de sobrevivncia, uma com voc,outra em casa, e mais uma em seu local de trabalho e em seu carro (se aplicvel). Fornea as instrues, por escrito, para a sua rede de contatos de como ajudar voce o seu animal de servio (se aplicvel), durante uma emergncia. Etiquete todos os seus equipamentos de necessidades especiais e anexe cartes deinstrues plastificados de como usar, restaurar e/ou mover cada dispositivo deauxlio durante uma emergncia. Uma vez que os seus medicamentos, dispositivos de auxlio, etc. talvez mudem aolongo do tempo, aconselhvel voc avaliar regularmente as suas necessidades eincorporar qualquer mudana em seu suprimento do kit de sobrevivncia paraemergncias e em seu plano familiar de emergncia. Se as suas necessidades pessoais exigirem cuidados regulares e/ou aparatos desuporte vida, pea sua rede de contatos para entrar em contato com vocimediatamente, se ocorrer uma emergncia ou se as autoridades locais emitirem uma ordem de evacuao. Carregue um alarme pessoal que emita um barulho alto para chamar a ateno das pessoas nas imediaes. Se a sua vida depender de equipamentos/aparatos de suporte vida, desenvolva um plano auxiliar de emergncia que assegurar que o equipamento/aparato funcioneno caso de falta de energia. Instale alarmes de fumaa em todos os andares da sua casa e no lado de fora detodos os dormitrios. Teste os alarmes de fumaa mensalmente apertando o boto de teste. Substitua aspilhas do alarme a cada seis meses e sempre que houver um aviso de bateria fraca. Desenvolva e pratique um plano domstico de fuga de incndio ou consulte o plano desegurana contra incndio do seu prdio, de modo que todos em sua casa saibam o quefazer no caso de um incndio. Pratique o seu plano de emergncia com a sua rede de contatos pelo menos duasvezes por ano. Se, durante uma emergncia a sua rede de suporte no puder ajudlo por qualquer motivo, pea outras pessoas ao seu redor para ajudar voc. Lembre-se de inform-los sobre as suas necessidades especiais e como eles podem melhoroferecer assistncia a voc.

Consideraes importantes para agentes de proteo e socorro Pergunte Primeiro se a pessoa precisa ou quer a sua ajuda no apenas deduza que ela quer. Deixe que a pessoa identifique a melhor maneira de ajud-la. No toque na pessoa, em seu animal de servio e/ou em seu dispositivo/equipamento de auxlio sem permisso dela. Siga as instrues colocadas no equipamento para necessidades especiais e/ou dispositivos de auxlio durante uma emergncia. Evite tentar levantar, apoiar ou ajudar algum a se movimentar, a menos que voc esteja familiarizado com as tcnicas de segurana. Nunca d alimentos ou lquidos para uma pessoa inconsciente ou que no reage. Esteja ciente de que algumas pessoas com deficincias podem precisar que voc use luvas sem ltex para reduzir a disseminao de infeco viral delas. Pergunte pessoa com necessidades especiais se ela tem reas do corpo com sensibilidade reduzida e se voc precisa verificar essas reas quanto a leses aps um desastre.

DEFECINTES AUDITIVOS
Uma pessoa pode ser surda, quase surda ou ter dificuldadepara ouvir. A distino entre esses termos baseia-se na linguagem do indivduo e nos meios de comunicao e no no grau de perda da audio. Em uma emergncia, o mtodo pelo qual os alertas de emergncia so emitidos se tornam crticos para como umapessoa com perda de audio capaz de reagir e seguir asinstrues de segurana.

Seu Plano de Emergncia:


Se a sua rede de ajuda estiver indisponvel durante uma emergncia, busque ajuda de outras pessoas com as quais voc pode comunicar a sua perda de audio atravs de uma linguagemfalada, movendo os seus lbios sem emitir sons, apontando para o seu ouvido, usando gestos ou se aplicvel, Apontando para o seu aparelho de surdez. Tenha um lpis e um papel mo para comunicao por escrito. Consiga um pager que esteja conectado a um sistema de paging de emergncia em seu local de trabalho e/ou no prdioonde voc mora. Instale um sistema de deteo de fumo que inclua alarmes de fumaa e luzes que piscam ou vibradores para chamar a sua ateno se o alarme soar. Teste os alarmes de fumaa mensalmente apertando o boto de teste. Substitua as baterias nos alarmes operados com baterias a cada seis meses e sempre que houver um aviso debateria fraca. Mantenha um carto plastificado em seu kit de sobrevivncia pessoale junto com voc que o identifique como surdo ou com deficincia de audio e que explique como se comunicar com voc.

Ajudando Pessoas com Deficincias


Chame a ateno da pessoa por meio de um sinal visual ou de um leve toque em seu brao antes de falar com ela. Olhe para a pessoa e faa contato visual ao falar com ela, uma vez que ela talvez precise ler os lbios. Fale prximo pessoa. Fale de modo claro e natural. Use gestos para ajudar a explicar o significado do que voc est tentandocomunicar pessoa. Escreva uma mensagem se houver tempo e tenha um lpis e papel mo.

Evite aproximar-se da pessoa por trs. Evite gritar ou falar de

modo no natural, vagarosamente.

No faa rudos altos, uma vez que os aparelhos para surdez amplificam os sons e podem criar um choque fsicopara o usurio. Nota: Geralmente as pessoas surdas oucom problemas de audio precisaro de informaes apresentadas em formato de texto.

Itens Adicionais
Kit de Sobrevivncia para Emergncias Blocos extras de papel e lpis paracomunicao. Lanterna, apito ou matraca.

Frases essenciais pr-impressas quevoc usaria durante uma


emergncia.

Dispositivos de auxlio de acordo comas suas necessidades (por


exemplo, aparelho para surdez, pager, amplificador pessoal, etc.).

Dispositivos de notificao visual portteis que permitem que voc


saibase uma pessoa est batendo porta, tocando a campainha,

ou chamando ao telefone.

Baterias extras para os dispositivos de auxlio. CommuniCard (produzido pela The Canadian Hearing Society) que
explicaa sua perda de audio e tambm ajuda a identificar como o resgate ou os assistentes podem se comunicar com voc durante uma emergncia.

Qualquer outro suprimento de contingncia indispensvel s


suas necessidades especiais.

Вам также может понравиться