Вы находитесь на странице: 1из 2

Comunicao empresarial

FOLHA O que a narrativa transmdia e como isso afeta o jeito que as pessoas se divertem e aprendem? GEOFFREY LONG A narrativa transmdia a arte de contar uma nica histria por meio de vrios meios. Nas adaptaes, a mesma histria recontada em filmes ou quadrinhos, mas na narrativa transmdia o primeiro captulo pode ser contado em um filme e o segundo em um quadrinho. E isso s com os velhos meios - muitas histrias transmdia agora so contadas em sites como YouTube, Twitter, Facebook, at realidade aumentada e sistemas de localizao. O aumento da popularidade da narrativa transmdia est diretamente ligado aceitao generalizada da internet. FOLHA Qual meio ou rede social ir ajudar a contar as histrias nos prximos anos? LONG Todas as mdias e redes sociais contam histrias. Toda vez que voc olha uma foto no Facebook, uma histria. O que est mudando como essas plataformas esto sendo usadas para compartilhar histrias de fico. Ns j vimos vdeos no YouTube sendo usados para contar histrias como lonelygirl15, mas agora estamos vendo histrias sendo ditas no Facebook e no Twitter. A prxima grande onda deve vir dos sistemas de realidade aumentada que estamos vendo aparecer nos smartphones e as funes de localizao. FOLHA Voc acha que o Twitter afeta o jeito que as pessoas contam histrias? LONG A coisa impressionante sobre o Twitter, pelo que tenho visto, o quo rpido colocou os blogs na sombra. As pessoas postavam textos longos, algumas vezes por semana. Agora, aquelas histrias foram substitudas por tweets e status de Facebook. como se algum tivesse levado os DVDs e deixado apenas pequenos biscoitos da sorte. Dito isso, algumas pessoas esto usando o Twitter com habilidade para contar histrias interessantes. As melhores so aquelas centradas na questo do tempo, ligada ao site. Ento, as histrias acontecem em tempo real. Brent Spiner, que participou do Star Trek: The Next Generation, tem contado umas histrias ps-modernas no Twitter como se elas estivessem realmente acontecendo com ele. uma mistura fantstica do ficcional com o real. Eu tambm soube de pessoas criando contas de Twitter para alguns personagens de suas histrias. Ento, no meio do dia, eu posso olhar minha pgina do Twitter e ver perfis reais e ficcionais. muito divertido. Especialmente quando um personagem ficcional engata uma conversa com um real. FOLHA H quanto tempo voc trabalha nessa rea? LONG Eu trabalho com narrativa transmdia desde 2005, mas sempe fui interessado na rea das narrativas. Eu cresci com Star Wars e Transformers, cujo universo trazia filmes, programas de televiso, quadrinhos e brinquedos. Eu sempre fiquei intrigado como algo que acontecia na TV poderia se relacionar com o que eu lia nos quadrinhos. Uma razo pela qual as narrativas transmdia so atrativas para mim que elas unificam a linha da histria. Outra coisa que me fascina que cada captulo pode tirar vantagem de propriedades nicas de cada meio. O que

Frum avaliativo I

Comunicao empresarial

empolgante que agora os contadores de histria esto descobrindo as possibilidades de plataformas emergentes como o Twitter, o Facebook e a realidade aumentada. FOLHA Voc tambm um analista de mdias sociais. Pode apontar como ser a rede social do futuro? LONG Realidade aumentada, sistemas baseados em funes de localizao e smartphones, todos juntos. FOLHA Sobre o seu trabalho no Singapore-MIT GAMBIT Game Lab. Como isso tenta mudar o jeito como as pessoas fazem e jogam videogames? LONG O Singapore-MIT GAMBIT Game Lab olha possveis direes para o desenvolvimento e a produo dos games. No nosso primeiro ano, por exemplo, ns produzimos um jogo que pode ser jogado por cegos. No segundo ano, produzimos um game em que o usurio pode desenhar seu personagem e cada limitao do trao usada nas fases. O GAMBIT espera expandir o jeito como a indstria e o pblico pensam os games.

REFERNCIA Disponvel em: http://circuitointegrado.folha.blog.uol.com.br/arch2009-08-16_2009-08-22.html . Acesso em: 18/03/2011.

Frum avaliativo I

Вам также может понравиться