Вы находитесь на странице: 1из 14

INTRODUO O propsito do presente estudo diz respeito ao estado atual da informatizao do Judicirio brasileiro e da adoo do modelo de processo judicial

digital, averiguando os seus limites e possibilidades a partir do advento da Lei n. 11.419/2006. Com efeito, o referido diploma legal cuidou de regulamentar a informatizao do processo judicial, com a alterao de certos dispositivos e regras gerais do Cdigo de Processo Civil (Lei n. 5.869, de 11 de janeiro de 1973). Contudo, em funo das confessadas limitaes do autor, por opo metodolgica o texto est centrado nos impactos da Lei n. 11.419/2006 no campo da informatizao do processo judicial cvel, nada obstante o artigo 1, 1, do referido diploma legal apontar que aplica-se o disposto nesta Lei, indistintamente, aos processos civil, penal e trabalhista, bem como aos juizados especiais, em qualquer grau de jurisdio. Apesar da tentativa de delimitao e circunscrio da matria ao campo do processo cvel, no sero examinados os pressupostos epistemolgicos inerentes teoria geral do processo civil e tampouco as diretrizes do processo civil contemporneo, alardeado na perspectiva de um processo de resultados. Alm disso, preciso advertir, desde logo, que o enfoque deste trabalho no est relacionado com a descrio dos meios tecnolgicos e ferramentas aplicadas na esfera da informatizao do processo judicial, os quais so abordados apenas em carter secundrio, visando auxiliar a compreenso dos institutos processuais discutidos. Da mesma forma, preciso ressaltar que o presente estudo foi idealizado luz de escassa produo bibliogrfica, sujeitando-se s crticas posteriores que possam surgir em funo das posies externadas, com a depurao subseqente dos temas examinados. Sendo assim, o primeiro captulo foi idealizado com vistas a situar as regras e princpios referentes ao processo eletrnico na perspectiva das normas processuais, abordando a importncia das tcnicas de soluo de conflito e da funo jurisdicional. Trata-se ainda, neste particular, de situar o processo eletrnico na perspectiva do regramento tradicional conferido pela teoria geral do processo civil, com nfase ainda para a questo da eficcia temporal da norma processual, haja vista os impactos da legislao nova em relao aos processos findos e pendentes de julgamento. Por sua vez, o segundo captulo buscou contextualizar os marcos legais da Poltica Nacional de Informtica brasileira (Lei n. 7.232/1984) e a regulamentao legal subseqente do uso da internet no Brasil, alcanando, por derradeiro, o emprego das novas tecnologias no campo do processo judicial brasileiro e a evoluo legal da matria. O ltimo captulo ocupa-se da discusso acerca das questes atinentes segurana jurdica num ambiente de processo digital, com a tentativa de sistematizao das tecnologias atinentes assinatura digital.

Captulo 1. O processo eletrnico no contexto da teoria geral do processo civil.


O objetivo do presente captulo traar a relao entre o processo civil e a funo jurisdicional, na perspectiva de atuao do direito material e realizao dos direitos fundamentais. Da mesma forma, de se observar que a sistematizao do processo eletrnico deve estar lastreada dentro da perspectiva instrumental vivenciada pelo direito processual civil. Assim, a Lei n. 11.419/2006, ao tratar da informatizao do processo jurisdicional, volta-se ao aperfeioamento da prestao jurisdicional. nesse contexto que se insere o conjunto de normas que regem o denominado processo eletrnico. So normas processuais e, como tal, devem ser interpretadas. Alm disso, cabe destacar, desde logo, que as regras referentes ao processo eletrnico apenas exteriorizam uma maneira diferente e ao que parece mais eficaz de se realizar certos tipos de atos processuais, com vistas a permitir a soluo de determinados conflitos de interesses e demais situaes submetidas apreciao do Poder Judicirio. Contudo, o modelo de processo eletrnico ressente-se de pressupostos epistemolgicos prprios, capazes de nortear o balizamento da matria e conferir solues inovadoras na prestao jurisdicional. Por fim, foi abordado ainda o tema da sucesso de leis processuais no tempo, com a contextualizao do fenmeno a partir da idia de converso dos processos tradicionais ao modelo de processo eletrnico.

1.1. O processo civil e a funo jurisdicional. O processo civil , resumidamente, uma tcnica de soluo imperativa de conflitos 1. Trata-se, assim, da regulamentao do conjunto de princpios e normas destinados a reger a soluo de conflitos mediante o exerccio do poder estatal 2. Conforme sintetizado por Cndido Rangel DINAMARCO, aceitvel concluir que a funo jurisdicional seja regulada por um conjunto de regras jurdicas destinadas a (i) assegurar e otimizar determinados resultados dessa atividade; (ii) garantir a participao efetiva de todos os interessados na soluo das avenas submetidas apreciao estatal; e, por ltimo, (iii) delimitar ainda os contornos da atuao de cada um dos sujeitos processuais. Da porque, tem-se que as normas processuais entram em cena quando um determinado sujeito de direitos comparece perante o Estado-juiz e formula uma determinada pretenso, pleito esse que, observadas certas condicionantes, culminar na instaurao de um processo. Sendo assim, a funo jurisdicional voltada s tarefas de certificao e satisfao de direitos 3. Em outras palavras, o fenmeno processual responsvel pela tarefa de recriao do
1 DINAMARCO, Cndido Rangel. Instituies de direito processual civil, So Paulo : Malheiros, 2001, Vol. I, p. 35. 2 DINAMARCO, Cndido Rangel. Ob. Cit., p. 37. Duas so as obrigaes do Estado ao prestar o servio judicial: certificar e 3 proporcionar a satisfao do direito. H situaes em que uma s atividade proporcionar ao jurisdicionado tanto a certificao quanto a satisfao do seu direito. Outras, no entanto, exigiro atividades distintas, realizadas em fases distintas, permitindo uma pausa entre elas, para eventual interposio de recurso (CALMON, Petrnio. Sentena e ttulos executivos judiciais. In: RENAULT, Srgio; BOTTINI, Pierpaolo (Coords.). A nova execuo de ttulos judiciais: comentrios Lei n. 11.232/05. p. 95).

tempo (o ritual permite tambm que a sociedade participe dessa criao4). Logo, o que distingue, ontologicamente, o direito material e o direito processual que esta vertente normativa cuida das relaes estabelecidas entre os sujeitos processuais, disciplinando a posio de cada um deles no processo; em contrapartida, as regras referentes ao bem jurdico objeto primrio do interesse das pessoas - esto situadas na rbita do direito substancial. Pode-se dizer, portanto, que o direito processual, do ponto de vista de sua funcionalidade, um instrumento voltado tutela jurisdicional 5 do direito material 6 e da realizao dos direitos fundamentais. As normas processuais, por via de conseqncia, so teis enquanto permitirem a revelao da norma substancial a ser aplicada em determinado caso concreto, na dimenso da Constituio. Contudo, a distino delineada entre os dois planos normativos no pode negar a inequvoca relao entre os mesmos, tal como apontado por Cssio Scarpinella BUENO: Essa distino no deve significar repdio a inescondveis, at porque indispensveis, pontos de contato entre um e outro plano de normas. A afirmao e a reafirmao da autonomia cientfica no estudo do direito processual civil no precisam negar que h comunicao entre aqueles diversos planos. Houve justificvel razo histrica, poltica e at mesmo cientfica para tanto. No mais, contudo. O que h, a bem da verdade, um verdadeiro sistema de vasos-comunicantes entre os planos do direito material e do direito processual civil que, se certo, mantm a existncia autnoma de cada um daqueles planos, autoriza um pensar conjunto nas mais diversas perspectivas e possibilidades. O direito processual civil alimenta-se necessariamente das normas existentes no plano material e tem em mira, no seu prprio funcionamento, a devoluo, quele plano, das mesmas normas, devidamente filtradas e concretizadas pela atuao necessria e indispensvel do Estado-juiz. A nfase do estudo do direito processual civil na atualidade repousa em uma necessria e saudvel simbiose entre a compreenso destes planos de normas jurdicas, portanto 7.

4 SPENGLER, Fabiana Marion. Tempo, direito e constituio: reflexos na prestao jurisdicional do estado, Porto Alegre : Livraria do advogado, 2008, p. 44. 5 Tutelar aqui significa proteger, realizar concretamente um direito, criar condies de que aquilo que deveria-ser na perspectiva do plano material seja. Impor, em ltima anlise, a observncia das normas materiais. Mesmo que a observncia das normas materiais tenha que ser filtrada por normas diversas, de outra qualidade, as normas processuais. Quem tem autoridade e legitimidade para impor o cumprimento das prescries derivadas do plano material o prprio Estado, que, historicamente, reservou para si este poder, que reservou, historicamente, para si o monoplio da fora fsica. A atuao estatal voltada para o atingimento daquela finalidade o objeto de estudo do direito processual civil (BUENO, Cssio Scarpinella. Curso sistematizado de direito processual civil, teoria geral do direito processual civil, So Paulo : Saraiva, 2007, Vol. 1, p. 6). 6 As normas do plano material (normas materiais, para encurtar) regulam condutas as mais diversas, impem deveres, direitos, criam situaes jurdicas e assim por diante. So as normas primrias a que fez referncia o pargrafo anterior. As normas do plano processual (normas processuais) regulam o que fazer quando as normas materiais no so cumpridas ou, ainda, quando o seu cumprimento voluntria ou espontaneamente ameaado. As normas processuais correspondem, para empregar a nomenclatura do pargrafo anterior, s normas secundrias (BUENO, Cssio Scarpinella. Ob. Cit., p. 4). 7 BUENO, Cssio Scarpinella. Ob. Cit., p. 45.

Por outro lado, ao se relegar para um segundo plano as construes de cunho formalstico 8, prprias de um tempo em que era necessrio conferir cientificidade ao direito processual, os processualistas se voltaram para outro aspecto fundamental de sua cincia 9, qual seja, a afirmao do carter instrumental do processo 10, com vistas a realar sua efetividade enquanto mecanismo de realizao de justia. A instrumentalidade do processo representa uma viso externa do fenmeno processual, rompendo com o processualismo cientfico que eclodiu na metade do sculo XIX na Europa 11. A bandeira do instrumentalismo chancelar a essncia e finalidade principal da atividade jurisdicional, possibilitando aos operadores do direito a realizao de uma justia mais clere e racional. A decantada efetividade, ao seu turno, insere-se numa viso endoprocessual, pois propugna uma atividade judicante, voltada a fornecer ao usurio da prestao jurisdicional uma resposta que satisfaa seus anseios de justia. Assim que a instrumentalidade constitui o ncleo e sntese dos movimentos pelo aprimoramento do sistema processual, balizando inclusive as constantes reformas que vm alterando a legislao em vigor. Com efeito, h alguns anos a legislao processual vem passando por microrreformas 12,
8 A respeito do tema, chama ateno a lio de Carlos Alberto Alvaro de OLIVEIRA, eis que a cincia processual, num primeiro momento, foi instada a isolar-se com vistas a conquistar sua autonomia em relao ao direito material, cercando-se, como tal, de garantias de cunho formalstico: Nesse contexto, o elemento formal insinua-se mediante rgida previso dos atos processuais, em vista da exigncia de certeza jurdica e o acolhimento do princpio da abstrata igualdade das partes, de modo a melhor garantir as posies individuais dos litigantes e a disponibilidade privada da tutela jurisdicional. A soluo para abreviar a demora e a lentido do processo buscada principalmente por meio do afastamento das formas suprfluas. A tentativa restringe-se, portanto, a atacar o reinado da forma em sentido estrito, deixando-se em segundo plano qualquer esforo de lidar com as condicionantes mais amplas do formalismo, ou a forma em sentido estrito, capazes de to nefastas conseqncias. (OLIVEIRA, Carlos Alberto Alvaro de. Do formalismo no processo civil. So Paulo: Saraiva, 1997. p. 43-44) 9 Ressalta-se, assim, a sempre prestigiosa contribuio de Ovdio A. Baptista da SILVA: A tentativa de eliminao dos insuprimveis vnculos de ligao entre direito material e processo fez-se com tal profundidade e eficcia que somente agora, passados bem mais de cem anos, tornou-se possvel no ainda o resgate, mas uma tmida tentativa de recuperar a idia de que a jurisdio e, portanto, o processo so instituies criadas pelo Estado com a exclusiva finalidade de realizar a ordem jurdica que ele prprio estabelece. Em ltima anlise, apenas agora foi possvel cincia processual pensar seriamente na funo instrumental do processo. (SILVA, Ovdio A. Baptista da. Jurisdio e execuo na tradio romanocannica. 2. ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1997. p. 164) 10 Alis, na obra A instrumentalidade do processo (monografia clssica acerca do tema), Cndido Rangel Dinamarco j advertia para a chegada do terceiro momento metodolgico do direito processual, caracterizado pela conscincia da instrumentalidade como importantssimo plo de irradiao de idias e coordenador dos diversos institutos, princpios e solues. (DINAMARCO, Cndido Rangel. A instrumentalidade do processo. 4. ed. So Paulo: Malheiros, 1994. p. 21) 11 De fato, com Von Blow, Adolf Wach e outros, tomaram corpo as grandes construes do processo civil, com a formulao de institutos, princpios e regras que aliceram at hoje a estrutura da cincia processual. O rompimento com o sincretismo jurdico (primeira fase) que perdurava at ento deu lugar viso diferenciada entre os planos substancial e processual. O problema que faltou, nessa segunda fase da evoluo do direito processual, uma postura crtica. O processo, enquanto mecanismo tcnico predisposto realizao da ordem jurdica material era visto sem uma preocupao deontolgica, onde se perquirissem os resultados alcanados na vida das pessoas. 12 Cndido Rangel DINAMARCO, em feliz percepo, sintetizou o fenmeno com as seguintes palavras: Optou-se por reformar setorialmente o Cdigo, retocando-lhe alguns institutos e introduzindo inovaes em alguns captulos, numa ttica de guerrilha e no de guerra total. Por isso que cada um desses projetos uma minirreforma, embora se saiba que a soma de todos eles acaba por introduzir uma profunda alterao no Cdigo mesmo e sobretudo na feio do processo civil brasileiro. (DINAMARCO, Cndido Rangel. Fundamentos do processo civil moderno. 5. ed. So Paulo: Malheiros, 2002. v. 1. p. 307).

coadunando-se com o aperfeioamento dos pontos de estrangulamento da prestao jurisdicional. A Lei n. 11.419/2006 insere-se dentro desta perspectiva de aperfeioamento da prestao jurisdicional. neste contexto que se insere o conjunto de normas que regem o denominado processo eletrnico. So normas de carter processual, voltadas a regular a prtica de atos no mbito do processo; porm, ontologicamente, no diferem das demais normas processuais e, como tal, devem ser interpretadas. Sendo assim, cabe destacar que, em princpio, as regras referentes ao processo eletrnico apenas exteriorizam uma maneira diferente e ao que parece mais eficaz de se realizar alguns atos processuais, com vistas a permitir a soluo de determinados conflitos de interesses e ainda viabilizar a administrao pblica de interesses privados 13. Porm, as possibilidades oferecidas pelos recursos digitais e eletrnicos conhecidos, plataformas e bases tecnolgicas disponveis, softwares, etc., podem descortinar verdadeiras mudanas paradigmticas na seara processual, contribuindo para uma melhor otimizao da atividade jurisdicional. H que se aceitar que a revoluo informacional est em seus primrdios. Ela , primeiramente, uma revoluo tecnolgica de conjunto, que se segue revoluo industrial em vias de terminar. Mas muito mais do que isso: constitui o anncio e a potencialidade de uma nova civilizao, ps-mercantil, emergente ultrapassagem de uma diviso que ope os homens 14. Embora no seja a locuo mais adequada para se referir ao processo eletrnico (que no virtual, diga-se de passagem), oportuno transcrever a observao de Lvy, ao salientar que a virtualizao consiste justamente a essncia, ou a ponta fina, da mutao em curso. Enquanto tal, a virtualizao no nem boa nem m, nem neutra 15. Logo, nas palavras deste autor, antes de tem-la, conden-la ou lanar-se s cegas, cabe o esforo sincero de pensar, compreender a amplitude da digitalizao do processo judicial e as mudanas paradigmticas que podem ser descortinadas a partir da. de se adiantar, desde logo, que a idealizao de um sistema jurisdicional calcado no emprego de um modelo de processo eletrnico no se resume perspectiva de documentos digitalizados ou transmisso eletrnica de dados. De qualquer forma, h que se firmar a premissa de que as tcnicas processuais devem ser compreendidas na perspectiva de realizao dos direitos fundamentais. Com efeito, Cssio Scarpinella BUENO reala que:
13 Para Cassio Scarpinella BUENO, a jurisdio voluntria insere-se como uma espcie diferenciada de funo jurisdicional: Embora haja e isto irrecusvel peculiaridades nos chamados procedimentos especiais de jurisdio voluntria, que bem os apartam dos procedimentos da jurisdio no-voluntria, mesmo que se pudesse questionar a razo pela qual, diante da ausncia de conflito entre os envolvidos ou, at mesmo, de direitos indisponveis, confiar ao Poder Judicirio a administrao de determinados interesses privados, por mais relevantes que eles sejam, o que no pode ser negado, falta de qualquer violao ao modelo constitucional do processo civil (v., em especial, o Captulo I da Parte II), que os casos de jurisdio voluntria so opes polticas feitas pelo legislador brasileiro que impem, em determinados casos, a necessria atuao do Estado-juiz. O que releva destacar, portanto, que algumas situaes de direito privado precisam necessariamente passar pelo crivo do Judicirio para que surtam seus regulares efeitos na esfera jurdica, quer perante os envolvidos (interessados), quer perante terceiros (BUENO, Cssio Scarpinella. Ob. Cit., p. 17). 14 LOJKINE, Jean. A revoluo informacional, trad. Jos Paulo Netto, So Paulo : Cortez, 1995, p. 11. 15 LVY, Pierre. O que o virtual? Trad. Paulo Neves, 3 reimpresso, So Paulo : Ed. 34, 1999, p. 12.

Se a nfase do constitucionalismo atual justamente o asseguramento dos direitos fundamentais (na Constituio brasileira, vale o destaque dos arts. 1, III, e 3), o direito processual civil como um todo e, em particular, o prprio processo, como mecanismo de atuao do prprio Estado Democrtico e de Direito, no podem ficar aqum deste desiderato constitucional. dizer de forma bem direta: o direito processual civil e todos os seus institutos devem ser compreendidos de maneira a realizar os direitos fundamentais tais quais assegurados no plano constitucional 16. Em outras palavras, a eficincia alardeada dos meios eletrnicos no pode suprimir a dimenso de realizao dos direitos fundamentais. Afinal, enquanto manifestao do poder estatal, a jurisdio deve revelar os fins do Estado constitucional, tal como observado por Luiz Guilherme MARINONI: O processo no pode ser alheio ao seu produto, isto , legitimidade da deciso. O processo deve produzir decises legtimas, ou seja, decises adequadas aos direitos fundamentais. Nem se diga que o processo apenas prepara a deciso, e por isso nada tem a ver com a sua legitimidade. Essa forma de pensar faria com que a legitimidade da deciso fosse absorvida pela legitimao da jurisdio pelo procedimento, na linha de Luhmann. Ao se admitir essa ltima idia, no importaria a legitimidade da deciso, mas apenas a legitimidade do procedimento, uma vez que apenas essa seria suficiente para legitimar a deciso. Porm, no basta um procedimento legtimo. No Estado constitucional, a jurisdio realiza os seus fins, apenas quando a lei aplicada na dimenso dos direitos fundamentais 17. E, da mesma forma, guisa de propiciar uma correta exegese do assunto, o postulado da mxima eficincia em matria processual no pode ultrapassar as garantias constitucionais. Conforme salienta Luiz Guilherme MARINONI, no suficiente um procedimento legtimo: O procedimento, visto como garantia de participao das partes, relaciona-se com o devido processo legal (em sentido processual). Somente o devido processo legal o procedimento que obedece aos direitos fundamentais processuais ou s garantias de justia processual insculpidas na Constituio, tais como o contraditrio, a imparcialidade do juiz, a publicidade e a motivao. A observncia do devido processo legal ou do procedimento legal legitima o exerccio da jurisdio e, de outro ngulo, constitui garantia das partes diante do poder estatal 18. H que se aceitar, desta forma, que as tcnicas de acelerao processual no podem suplantar o ncleo daquilo que alguns denominam modelo de processo constitucional. Assim, alm de o processo ter que ser
16 BUENO, Cssio Scarpinella. Ob. Cit., p. 56. 17 MARINONI, Luiz Guilherme. Curso de processo civil, Volume 1, Teoria geral do processo, So Paulo : Editora Revista dos Tribunais, 2006, p. 452. 18 MARINONI, Luiz Guilherme. Ob. Cit., p. 452/453.

conforme o modelo constitucional do processo, ele deve ser interpretado e aplicado com os olhos voltados realizao concreta de valores e situaes jurdicas que so a ele exteriores, passando, necessariamente, pelos valores que a prpria Constituio exige que, pelo direito processual civil, considerado como um todo, sejam devidamente realizados 19. Conforme ressalvado pelo prof. Jos Alfredo de Oliveira BARACHO, os estudos dos institutos do processo no podem ignorar seu intimo relacionamento com a Constituio, principalmente tendo em vista os instrumentos indispensveis quantia e modalidades de defesa dos direitos fundamentais do homem 20. 1.2. Os avanos tecnolgicos, o surgimento do processo digital e a carncia de pressupostos epistemolgicos prprios. A evoluo tecnolgica permitiu a convergncia de plataformas diversas para o processamento da informao. H alguns anos, a internet no passava de um esboo; porm, as revolues tecnolgicas impulsionaram o individuo para certas realidades de difcil compreenso. Trata-se, em certa medida, de um processo de mundializao, com o desencantamento do mundo, em que a humanidade caminha para uma certa homogeneizao da cultura. Otvio IANNI faz meno ao processo de ocidentalizao do mundo contemporneo, alicerado na mundializao de determinados modos de vida e signos, influenciados pela imposio dos mercados. Para ele, a ocidentalizao tende a conferir sua luz a tudo o que toca, descobre, recobre, modifica, ilumina. As coisas, as gentes, as idias, os espaos e os tempos, o real e o imaginrio, podem alterar-se um pouco ou muito, de modo lento ou repentino. Uma iluminao geral, em que se banha tudo o que encontra e alcana, perto e longe 21. Paralelamente ao fenmeno, nota-se ainda um certo declnio do Estadonao, com o reconhecimento de que suas polticas governamentais ficam refns desse novo panorama globalizado 22. Com efeito, os influxos da globalizao fizeram por deslocar os centros decisrios de poder, de sorte a transformar o conceito clssico de soberania em figura retrica 23. Kenichi OHMAE, neste particular, sustenta que o Estado-nao tornou-se uma unidade organizacional antinatural at mesmo disfuncional para se pensar sobre a atividade econmica 24. Portanto, na era pr-industrial, os meios de produo estavam assentados no domnio da terra e da propriedade. Com o advento da era industrial, o poder econmico era descortinado a partir do domnio dos meios
19 BUENO, Cssio Scarpinella. Ob. Cit., p. 86. 20 BARACHO, Jos Alfredo de Oliveira. Processo e constituio: o devido processo legal, In Revista da Faculdade de Direito, Belo Horizonte, n. 23/24/25, v. 28, 1982, p. 59. 21 IANNI, Otavio. A sociedade global, 5 ed., Rio de Janeiro : Civilizao brasileira, 1997, p. 12. 22 LIMA, Abili Lzaro Castro de. Globalizao econmica, poltica e direito: anlise das mazelas causadas no plano poltico-jurdico, Porto Alegre : Fabris, 2002, p. 155. 23 A partir da poca em que a globalizao se constitui em uma nova realidade, conformando uma nova totalidade histrica, quando as fronteiras so modificadas ou anuladas, a soberania transforma-se em figura retrica. Objetivamente, a sociedade nacional revela-se uma provncia da sociedade global (IANNI, Octvio. Ob. cit., p. 91). 24 OHMAE, Kenichi. O fim do estado-nao a ascenso das economias regionais, Rio de Janeiro : Campus, 1996. p. 10.

de produo. Contudo, na era da informao, no h exagero em afirmar que a liberdade individual medida pelo grau de acesso informao. No por outra razo, Liszt VIEIRA, ao tratar da interconexo entre a revoluo informtica e das comunicaes, aponta que as conexes tecnolgicas aproximaram os mercados e influenciaram na vida econmica das Naes: dcada de 80, aps a crise de meados dos 70/80, inicia-se uma nova histria: o mundo industrial sacudido por uma profunda reestruturao capitalista, sustentada tecnicamente na revoluo informtica e das comunicaes, tornando possvel a descentralizao espacial dos processos produtivos. A nova tecnologia influi em todos os campos da vida econmica e revoluciona o sistema financeiro, pela conexo eletrnica dos distintos mercados. Esse processo complementado pelas privatizaes, desregulamentao e flexibilizao dos mercados, agudizao da concorrncia internacional entre capitais privados e capitalismos nacionais, compondo-se um quadro que modifica o funcionamento do mercado mundial, acelerando a internacionalizao e gerando um conjunto de fenmenos novos, ... 25.
Na

Sendo assim, os modelos normativos tradicionais permanecem alheios ao grau de integrao vivenciado na sociedade da informao; ou, quando muito, repetem frmulas e solues normativas prprias de uma viso reducionista da complexidade inerente ao mundo contemporneo. Vale dizer: o interesse dos mercados e a dinmica oriunda das mudanas influenciadas pelas novas ferramentas tecnolgicas acabam gerando lacunas nos ordenamentos jurdicos nacionais, ocasionando fenmenos para os quais no existem respostas acabadas. Com acuidade, Antonio Eduardo Ripari NEGER observa que: As grandes redes de computadores e telecomunicaes em geral s funcionam porque todos os seus componentes, independentemente da topologia e geografia, comunicam-se por meio de protocolos comuns, entendidos por todos, onde as requisies e respostas so encadeadas de forma harmnica operao do sistema. O mesmo no se pode dizer dos ordenamentos jurdicos dos Estados. A diversidade de interpretaes, abordagens, institutos e valores tutelados pelas jurisdies compatvel imprevisibilidade da natureza humana 26. Portanto, a questo central que se coloca diz respeito busca de um referencial epistemolgico compatvel com o estado atual da tcnica, eis que os paradigmas de fundamentao disponibilizados pela cincia processual parecem no refletir as profundas transformaes sociais e econmicas apontadas acima. Por outro lado, no se trata apenas de buscar uma normatizao regulatria dos avanos tecnolgicos, haja visa que o conhecimento cientfico avana de forma a suplantar qualquer previso. E, neste sentido, a concepo de um modelo de processo eletrnico ressente-se de idntica carncia, pois alguns referenciais epistemolgicos so adaptados a frceps, herdados do modelo tradicional. Apenas para ficar num
25 VIEIRA, Liszt, Cidadania e globalizao, 2 ed., Rio de Janeiro : Record, 1997, p. 76/77. 26 NEGER, O ordenamento jurdico em face da realidade tecnolgica, In Novas fronteiras do direito na era digital / coordenadores Ivette Senise Ferreira e Luiz Olavo Baptista, So Paulo : Saraiva, 2002, p. 16.

nico exemplo, de se ressaltar que a implantao do processo eletrnico no refletiu na idealizao de um novo sistema de repartio de competncias. Ou seja, ainda que se cogite de um processo eletrnico, com a disperso de acesso da decorrente por parte dos usurios que no esto atrelados, necessariamente, a uma base territorial limitada geograficamente -, perceptvel que os operadores jurdicos continuam adstritos aos critrios processuais delineadores da competncia funcional e territorial, esta ltima marcada pela diviso das comarcas e circunscries territoriais. Ao que parece, a partir da realidade do processo eletrnico, far-se-ia possvel delinear um novo modelo de diviso de competncias (funcional e territorial) 27, observados os ditames legais e demais garantias constitucionais do processo. Neste sentido, poder-se-ia cogitar do emprego da estatstica para atender o ditame do art. 93, XIII, da Constituio Federal, com a criao de rgos jurisdicionais capacitados para empreender as solues tecnolgicas propiciadas pelo processo eletrnico. Ora, parece acertado constatar que a criao de um espao digital impe a derrocada dos limites fsicos, territoriais e geo-polticos, que influenciaram a diviso de competncias na esfera do Poder Judicirio. Logo, a formatao do processo eletrnico est a exigir uma racionalidade prpria, construda a partir de outros pressupostos epistemolgicos, dissociados dos paradigmas tradicionais. 1.3. Acelerao do tempo, tcnicas processuais e processo eletrnico.

Convm destacar ainda que, no mundo contemporneo, observa-se uma crescente demanda pelas solues urgentes, seja pelo surgimento de novos direitos, seja pela exigncia de superao da morosidade dos processos. So demandas previsveis, eis que a ps-modernidade marcada pelas intensidades aceleradas. No universo da pressa, os prazeres da ociosidade so relegados a um segundo plano (a famlia e a empresa digladiam-se antagonicamente 28), afinal, preciso fazer mais, no menor tempo possvel 29. A fuga, a negao e a protelao so as solues tomadas em um mundo onde ningum tem mais tempo para ningum 30. De outro lado, multiplicidade dos tempos presentes 31, contrape-se conscincia
A distribuio do poder computacional consensualmente a melhor topologia, 27 fundamento operacional da rede mundial de computadores, a Internet (NEGER, O ordenamento jurdico em face da realidade tecnolgica, In Novas fronteiras do direito na era digital / coordenadores Ivette Senise Ferreira e Luiz Olavo Baptista, So Paulo : Saraiva, 2002, p 5). 28 OLIVEIRA, Rosiska Darcy de. Reengenharia do tempo, Rio de Janeiro : Rocco, 2003. 29 Num sistema fundado no princpio proprietrio, o homem concreto no existe, o que existe aquele desprovido de fomes, sonhos, paixes. O sujeito-proprietrio no o homem do tempo presente e da vida presente (CORTIANO JUNIOR, Eroulths. O discurso jurdico da propriedade e suas rupturas: uma anlise do ensino do direito de propriedade, Rio de Janeiro-So Paulo : Renovar, 2002, p. 131).

30 BRADBURY, Ray. Fahrenheit 451, Rio de Janeiro : Globo, 2007, p. 45. 31 Os tempos sociais so mltiplos, ligados entre si de acordo com modalidades complexas. Toda sociedade revela diferenas setoriais no que diz respeito temporalidade, presena ativa do tempo e de seus efeitos. Alguns setores podem ser tidos como lentos: o do sagrado, do religioso, que se refere ao passado fundador tentando eterniz-lo, resistir aos ataques da histria, manter uma conformidade [...] Muitos setores podem ser considerados os mais rpidos nas sociedades da modernidade: o das cincias e das tecnologias de aplicao, em contnua expanso e detentoras de uma crescente capacidade de afetar o homem em sua prpria natureza. (BALANDIER, Georges. A desordem: elogio do movimento, Bertrand

onipresente do tempo 32. Neste choque de temporalidades, preciso advertir que o fetiche pela velocidade ou a cinese social no transferem ao legislador a capacidade ou o poder de decidir a questo da durao do processo ao arrepio das garantias das partes e da prpria jurisdio. H um limite do indecidvel, barreiras pelas quais no possvel ultrapassar (legislar) sem se violar preceito constitucional 33. Escrevendo sobre o assunto, a partir da experincia italiana, Vittorio DENTI sugere que, com o crescimento da economia de base industrial, a urgncia passa a ser um reclamo intrnseco proteo dos direitos, notadamente nos setores em que h a cognio exauriente pouco acrescenta proteo dos direitos, como, por exemplo, no tocante tutela das pessoas, do meio ambiente, dos consumidores, etc. Tais cenrios, de acordo com o autor, induzem a necessidade de se repensar o quadro dos remdios e tcnicas processuais para a tutela das novas geraes de direitos, antes largamente dominados pelo mito de que somente aps a coisa julgada far-se-ia possvel alterar a realidade concreta 34. Demais disso, alguns autores italianos, como o caso de Mario Casella, chegam at mesmo a visualizar um futuro dominato della rapidit e dalla provvisoriet dei provvedimenti, appunto, di urgenza35, com nfase pela celeridade, pela simplicidade e pela ampliao das tcnicas sumrias. Ou seja, il tempo intenso come un bene in s e per s, influente in modo decisivo sulloggetto del diritto 36. bem verdade que mostrou-se inconsistente a impresso dominante nos sculos XIX e XX, que imaginava que a tcnica exauriente do procedimento ordinrio revelava-se adequada para a tutela das diferentes espcies de pretenses deduzidas em juzo 37. De fato, o procedimento ordinrio revelou-se completamente insuficiente para assegurar uma tutela jurisdicional efetiva a todas as situaes de vantagem, ou seja, a todos os direitos que reclamam uma tutela de urgncia. Ou seja, como os procedimentos comuns da seara do processo de conhecimento foram idealizados sem a possibilidade de concesso de provimentos liminares, no foi difcil perceber a inadequao desta tcnica para a tutela dos novos direitos (direito proteo da marca comercial, direitos ligados proteo da concorrncia desleal, direitos da personalidade, etc.). Parece acertado concluir que a ideologia abstencionista do Estado liberal 38 influenciou a formatao destes dogmas na esfera processual,
Brasil, p. 68). 32 ELIAS, Norbert. Sobre o tempo, Jorge Zahar, p. 109. 33 GOMES, Dcio Alonso. (Des)acelerao processual: abordagens sobre dromologia na busca do tempo razovel do processo penal, Rio de Janeiro : Lumen Iuris, 2007, p. 80. 34 DENTI, Vittorio. La tutela durgenza. Atti del XV convegne nazionale (Bari, 4-5 ottobre, 1985), Castello : Rimini-Maggioli, 1986, p. 167. 35 CASELLA, Mario. Il nuovo processo cautelare. In Rivista di diritto processuale, Padova, n. 4, p. 1005-1036, ottobre/dicembre, 1995, p. 1007 (traduo livre: dominado pela rapidez e pela transitoridade das medidas, precisamente, de urgncia). 36 Idem, Ibidem (traduo livre: o tempo compreendido como um bem em si e para si, influente de modo decisivo sobre o objeto do direito). O sistema tradicional de tutela dos direitos, estruturado sobre o procedimento ordinrio 37 e as sentenas da classificao trinria, absolutamente incapaz de permitir que os novos direitos sejam absolutamente tutelados. Esse modo de conceber a proteo dos direitos no levou em considerao a necessidade de tutela preventiva, nem obviamente os direitos que atualmente esto a exigir tal modalidade de tutela (MARINONI, Luiz Guilherme. Tutela inibitria, 2 ed., So Paulo : Revista dos Tribunais, p. 14). 38 O Estado liberal elegeu como dogma absoluto a preservao da liberdade humana. O

culminando na exigncia da suposta certeza, almejada to-somente a partir da cognio exauriente. A sentena condenatria serviu como um signo dos postulados do Estado liberal: tutela ressarcitria para evitar qualquer sorte de coercibilidade pessoal, alcanada aps a certeza emprestada pela cognio exauriente. Deste modo, preservava-se a idia de transtemporalidade do buscada pelo Cdigo Civil napolenico (de 1804). Assim, a escola historicista com o mito da codificao tripudiava sobre o passado e afastava o futuro. Nada mais coerente na perspectiva cientificista que se descortinou naqueles tempos. Ocorre, entretanto, que a aceitao destes postulados incompatvel com os contornos da prestao jurisdicional modelada para um modelo de Estado intervencionista, notadamente frente s necessidades prestacionais da sociedade contempornea. Em razo dessa premente exigncia de acelerao do tempo 39, tem-se que o legislador inaugura o modelo de processo eletrnico, com a promessa velada de maior eficincia do sistema processual. Contudo, a razoabilidade temporal deve ser sopesada na perspectiva de um tnue e sutil equilbrio. Equilbrio do ciclista, parafraseando VIRILIO 40. O ciclista, a fim de no perder o equilbrio, no pode andar em baixa velocidade. Tambm a alta velocidade lhe prejudicial. Assim deve ser a reconstruo histrica propiciada pelo processo; numa velocidade compassada, no necessariamente constante ou retilnea, sob pena de violao de garantias processuais. 1.4. O processo eletrnico e a eficcia temporal da norma processual. Por fim, h que se ressalvar que as normas institudas do processo eletrnico esto sujeitas, tal como s demais normas processuais, eficcia temporal das mesmas, na forma disciplinada pela Lei de Introduo ao Cdigo Civil e ainda pelo cnone constitucional do art. 5, XXXVI, da Constituio Federal (A lei no prejudicar o direito adquirido, o ato jurdico perfeito e a coisa julgada). Trata-se, assim, de reconhecer que, diante da sucesso de normas processuais no tempo, coloca-se a questo de se determinar qual a norma aplicvel a um determinado processo isoladamente considerado (a velha ou a nova). Por bvio, os processos findos no so atingidos pelo advento da nova lei processual de informatizao dos processos judiciais. Quando muito, poderse- cogitar da aplicao das tcnicas de digitalizao e conservao dos autos de processos findos. Com efeito, o 5 do art. 12 da Lei n. 11.419/06 dispe que a digitalizao de autos em mdia no digital, em tramitao ou j
art. 1.142 do Cdigo de Napoleo expresso a respeito: Toda obrigao de fazer ou no fazer resolve-se em perdas e danos e juros, em caso de descumprimento pelo devedor. Imunizavase a vontade humana, sob o dogma e signo de sua incoercibilidade. Alvo de constrangimentos abusivos, no perodo das monarquias absolutas, agora deveria ser preservada a qualquer custo, no devendo, ento, o Estado, de forma alguma, intervir nas relaes sociais (OLIVEIRA, Robson Carlos de. O princpio constitucional da razovel durao do processo, explicitado pela EC 45, de 08.12.2004, e sua aplicao execuo civil: necessidade de que poder judicirio atravs dessa norma-princpio flexibilize as regras jurdicas e passe a apliclas, garantindo um efetivo e qualificado acesso justia, In Reforma do judicirio: primeiros ensaios crticos sobre a EC n. 45/2004 / Coordenao Teresa Arruda Alvim Wambier ... [et. al.], So Paulo : Revista dos Tribunais, 2005. p. 668). 39 Vide, neste sentido: GAJARDONI, Fernando da Fonseca. Tcnicas de acelerao do processo, So Paulo : Lemos & Cruz, 2003. 40 VIRILIO, Paul. A inrcia polar. Dom Quixote (Coleo Cincia Nova),1993.

arquivados, ser precedida de publicao de editais de intimaes ou da intimao pessoal das partes e de seus procuradores, para que, no prazo preclusivo de 30 (trinta) dias, se manifestem sobre o desejo de manterem pessoalmente a guarda de algum dos documentos originais. O alcance da digitalizao sugerida diz respeito apenas conservao dos processos arquivados, sem qualquer prejuzo para os atos processuais praticados. Os processos a serem iniciados permitem aplicao desta lei nova e, no caso especfico da Lei n. 11.419/06, h que se reconhecer que, at o momento, os avanos na matria e a efetivao dos seus postulados ainda so tmidos e no alcanaram aplicao massificada. No entanto, h que se discutir, desde logo, se a disciplina jurdica referente ao processo eletrnico pode ser empregada para as demandas em curso. No plano da teoria geral do processo civil, costuma-se afirmar que a sucesso temporal de normas processuais no que tange aos processos em curso pode ser resolvida e equacionada de acordo com trs sistemas ou vertentes concebidas ao longo da histria do direito processual civil, a saber: (i) sistema da unidade processual: para esta vertente, h que se firmar a premissa de que, embora formado por vrios atos processuais, o processo deve ser visto de forma una; logo, h que ser regido por uma nica lei processual. Assim, por via de conseqncia, as leis processuais novas so inaplicveis em relao aos processos em curso. De acordo com este sistema, aplicar-se-ia, por via de conseqncia, a lei velha at o trmino do processo j iniciado. (ii) sistema das fases processuais: de acordo com esta corrente, possvel identificar algumas fases processuais autnomas no mbito da relao processual padro, a saber, a fase postulatria, a fase instrutria, a fase decisria e a fase recursal, de sorte que cada uma delas deve ser regida por uma nica lei processual. Logo, cada fase processual deve ser regida por uma nica norma processual e, por conseguinte, quando muito, a lei processual nova aplicar-se- no tocante fase processual subseqente (ainda no iniciada). (iii) sistema do isolamento dos atos processuais: de acordo com esta ltima corrente, a lei processual nova no atinge os atos processuais consumados, mas se aplica em relao aos atos subseqentes, a serem praticados, independentemente da caracterizao de fases processuais ou insero nas mesmas. Conforme ressalvado por Cndido Rangel DINAMARCO, tal , ao mesmo tempo, o fundamento e o significado da regra da aplicao imediata da lei processual, que no importa retroatividade e traz em si a preservao das situaes jurdicas consumadas sob o imprio da lei revogada 41. Saliente-se, assim, que esta terceira vertente substancia o sistema adotado no Brasil, consoante dico do art. 2 do CPP e ainda do art. 1.211, do CPC (ao entrar em vigor, suas disposies aplicar-se-o desde logo aos processos pendentes 42.
41 DINAMARCO, Cndido Rangel. Instituies..., p. 97. 42 Contudo, em alguns casos, a lei processual comportou aplicao retroativa, tal como ocorreu com as disposies da Lei n. 8.009/90, matria j sumulada perante o TRF da 04 Regio: Smula n. 10. A impenhorabilidade da Lei n. 8.009/90 alcana o bem que, anteriormente ao seu advento, tenha sido objeto de constrio judicial (DJ 20.05.93). Idntico

Desta forma, buscando responder o questionamento lanado acima, tem-se que, do ponto de vista da sucesso temporal, no h nenhum bice legal converso dos processos que tramitam de acordo com a sistemtica tradicional para o modelo digital ou eletrnico. Com efeito, a crescente informatizao dos rgos jurisdicionais poder resultar de forma gradativa na absoro e adequao dos processos tradicionais, com a converso dos mesmos para o modelo idealizado de processo eletrnico. A opo dever ser norteada pela convenincia e pela capacidade de adaptao e converso dos rgos jurisdicionais nacionais. Por certo, tais rgos jurisdicionais ainda no dispem de recursos humanos e meios tcnicos capazes de abarcar a converso de todos os processos em curso. No se trata, assim, de conceber a mera digitalizao destes feitos, pois, conforme se pretende explicitar mais adiante, a formatao do processo eletrnico no se resume perspectiva de documentos digitalizados. Nada impede, por outro lado, que a informatizao dos processos em curso venha a abarcar certas etapas ou fases processuais. Nada obsta, por exemplo, que determinado processo que esteja em curso pela sistemtica tradicional, venha a tramitar eletronicamente na esfera recursal. Com efeito, o art. 8 da Lei n. 11.419/06 dispe que os rgos do Poder Judicirio podero desenvolver sistemas eletrnicos de processamento de aes judiciais por meio de autos total ou parcialmente digitais, utilizando, preferencialmente, a rede mundial de computadores e acesso por meio de redes internas e externas. Os tribunais, diga-se de passagem, esto em melhores condies para absoro das mdias digitais, comparativamente aos rgos jurisdicionais de primeira instncia.

entendimento restou esposado pelo Superior Tribunal de Justia, com o advento da Smula de n. 205: A Lei n. 8.009, de 29 de maro de 1990, aplica-se penhora realizada antes de sua vigncia.

Sntese do que foi estudado no 1 (primeiro) captulo:


01) O objetivo do processo civil e da funo jurisdicional consiste na atuao do direito material e realizao dos direitos fundamentais. A sistematizao do processo eletrnico deve estar estruturada sob a perspectiva instrumental vivenciada pelo direito processual civil. Assim, a Lei n. 11.419/2006, ao tratar da informatizao do processo jurisdicional, volta-se ao aperfeioamento da prestao jurisdicional. nesse contexto que se insere o conjunto de normas que regem o denominado processo eletrnico. So normas processuais e, como tal, devem ser interpretadas. Alm disso, cabe destacar, desde logo, que as regras referentes ao processo eletrnico apenas exteriorizam uma maneira diferente e ao que parece mais eficaz de se realizar certos tipos de atos processuais, com vistas a permitir a soluo de determinados conflitos de interesses e demais situaes submetidas apreciao do Poder Judicirio. Contudo, o modelo de processo eletrnico ressente-se de pressupostos epistemolgicos prprios, capazes de nortear o balizamento da matria e conferir solues inovadoras na prestao jurisdicional. Por fim, foi abordado ainda o tema da sucesso de leis processuais no tempo, com a contextualizao do fenmeno a partir da idia de converso dos processos tradicionais ao modelo de processo eletrnico.

Вам также может понравиться